• Nenhum resultado encontrado

CURSO O CACHORRO EDUCADO 1 CURSO O CACHORRO EDUCADO. Julio Fernandes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO O CACHORRO EDUCADO 1 CURSO O CACHORRO EDUCADO. Julio Fernandes"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CURSO

O CACHORRO EDUCADO

Julio Fernandes

(2)

ÍNDICE

1. Informações iniciais ... 3

2. Como funciona o método de adestramento ... 6

3. Ações iniciais ... 11

4. Os primeiros ensinamentos ... 13

5. Obtendo a atenção total de seu cão ... 18

6. O local correto das necessidades ... 25

7. Passeio de coleira ... 34

8. Passeio junto sem guia ... 41

9. Liderança do seu cão ... 47

10. Evitar que o cão pule nas pessoas ... 53

11. Lidando com a agressividade e ciúmes ... 55

12. Como reagir ao cão que morde ... 58

13. Ensinando a sentar e sair ... 60

14. Ensinando a deitar e sair - parte 1 ... 68

15. Ensinando a deitar e sair - parte 2 ... 73

16. Controlando o latido ... 79

17. A busca por objetos ... 87

18. Ensinando a dar a pata ... 90

(3)

1. Informações iniciais

Parabéns por adquirir o curso de adestramento O Cachorro Educado. Você vai aprender como educar seu cão com os métodos mais saudáveis para ele. Seu cão aprenderá a ser obediente com seus comandos e fará truques incríveis, sem que você brigue ou puna, e sem que jamais você bata em seu companheiro.

As técnicas que você vai aprender neste curso são totalmente baseadas em reforço positivo e seguem a filosofia do ‘adestramento com clicker’, o qual eu vou explicar com mais detalhes daqui a pouco. Essas técnicas são as mesmas usadas para treinar os animais que aparecem nos filmes de Hollywood a fazerem coisas incríveis e obedecerem a comandos com perfeição.

E a melhor parte deste treinamento é que ele é divertido para você e para seu cão. Todo o sistema de reforço positivo se baseia em fortalecer a relação do cão com seu dono ao mesmo tempo em que você mostra o quanto gosta dele.

Sobre o conteúdo do curso

Este curso de adestramento está dividido em 19 aulas que você pode ouvir ou ler neste e-book, cada aula contem uma habilidade ou comportamento. Eu recomendo que você ouça os 4 primeiros capítulos e aplique os exercícios contidos neles. Depois você pode explorar as diferentes habilidades que deseja desenvolver com seu cão, na sequência que for mais conveniente para você.

Alguns truques exigem que o seu amigo já tenha aprendido outra habilidade anterior, por exemplo: o cão tem que saber sentar antes de deitar e ficar. No começo de cada aula, você terá a informação do que será necessário.

(4)

O método que iremos usar se baseia no ‘adestramento com clicker’. É um método quase totalmente baseado em reforço positivo, ensinando seu cão sem nenhum reforço negativo ou punição.

Como funciona o reforço positivo?

Os métodos antigos de adestramento usavam a punição como forma de evitar um comportamento indesejado. Por exemplo, se o cão puxasse a coleira, ele era sufocado pelo enforcador. Se o cão fizesse xixi no lugar errado, batiam nele com um jornal enrolado (para fazer barulho), etc. Assim o cão aprende a temer aquele comportamento.

O conceito do reforço positivo é o oposto - ao invés de punir o cão por fazer algo errado, você o recompensa por fazer as coisas certas, usando elogios, carinho e petiscos. Seu amigo vai aprender a fazer as ações corretas e vai querer fazê-las. Ele saberá que são essas ações que o fazem feliz e que lhes proporciona recompensas.

Ao invés de punir o seu cão por ter feito besteira, você vai recompensá-lo pelo seu bom comportamento com elogios, carinhos e petiscos controlados.

Agora, você precisa ensinar seu cão a identificar exatamente quando você aprova alguma coisa que ele fez, e é esse comportamento que você quer que ele aprenda. Então no exato momento que ele fez o comportamento desejado, você vai comunicar isso a ele usando uma palavra de comando que o cachorro vai saber identificar, seguido de um elogio e um petisco. Toda vez que ele realizar aquilo que você quiser que ele faça, você elogia e lhe dá um petisco. Eu uso a palavra “Yes!”, mas você pode usar qualquer uma que quiser. Escolha uma palavra que você reserve apenas para usar como reforço, e que não seja muito comum no vocabulário usado com ele no dia a dia. Você pode usar um clicker também ao invés da palavra comando.

No caso em que você queira eliminar um comportamento, você pode usar a técnica de privação de atenção. Por exemplo:

(5)

Você comanda ao cão que fique no lugar, porém alguma coisa que você está fazendo chama a atenção dele, e ele se levanta. Você quer que ele fique no lugar. A maneira de agir é você parar de fazer o que chamou atenção do cão, e você pode até virar-se de costas para ele.

Eles entendem a linguagem corporal melhor do que a falada. Quando ele volta para a posição de ‘fica’, aí você elogia e recompensa. Você acaba de dizer ao seu cachorro: “se você sair da posição, a coisa que estava despertando seu interesse desaparece e você perde minha atenção. Mas se você ficar na posição de ‘fica’ você é elogiado, recompensado e vai ter minha atenção”.

Reforço positivo serve também para substituir um mau comportamento por um bom comportamento. O que você faz é se concentrar naquilo que você quer que ele faça, e não naquilo que você quer que ele não faça. Por exemplo, se o cão morde seus sapatos e móveis, dê a ele brinquedos que ele possa morder que tenham texturas semelhantes àqueles que ele gosta. Você o ensina a morder os brinquedos dele e não os seus.

O adestramento deve ser iniciado com filhotinhos a partir de 5 ou 6 semanas e a primeira aula está no capítulo 4: “Os primeiros ensinamentos”. O adestramento também pode ser aplicado em cães adultos e até cães mais velhos, as técnicas são as mesmas também começam na primeira aula no capítulo 4.

Mesmo cães mais velhos, melhoram muito com um programa de adestramento bem feito. Eles podem não aprender todos os truques que você gostaria, mas com paciência e repetição eles vão aprender a se comportar melhor e a obedecer alguns comandos.

(6)

2. Como funciona o método de adestramento

O treinamento com clicker:

O adestramento com clicker é um método muito poderoso e com ele você pode ensinar basicamente qualquer comportamento ao seu cachorro. O clicker é um pequeno dispositivo plástico com um botão no meio que, quando pressionado, emite um click. Você pode comprá-lo em boas pet shops ou na internet.

O uso do clicker é muito simples. Você pode encontrar na Internet alguns vídeos demonstrando como o clicker funciona. Na sua área exclusiva do site O Cachorro Educado, você tem acesso a links com alguns desses vídeos.

Funciona assim: Você segura o clicker na sua mão durante as sessões de adestramento e toda vez que o cão fizer algo na direção do comportamento que você quiser ensiná-lo, você clica. Por exemplo, vamos dizer que você quer ensinar seu cão a ir para sua caminha quando você dá o comando. Siga as instruções abaixo, que você pode executar com o seu cão mesmo se ele não for treinado :

Você coloca a caminha num canto de uma sala onde só você e o cão estão; Você tem petiscos perto de você ou no seu bolso e fica quieto no meio da sala;

Não fala com seu cão, não olha diretamente para ele e não lhe dá atenção;

Quando ele fizer qualquer movimento na direção da caminha você clica, elogia e dá um petisco.

O cão vai aprendendo que toda vez que ele andar naquela direção, você clica, elogia e dá o petisco. Ele vai pensando: “andar naquela direção deve ser uma coisa boa”, e continua indo cada vez mais longe, até que ele chega na caminha. Aí você clica, elogia com mais animação e dá dois petiscos.

(7)

É um sucesso importante!

Em poucas palavras, é assim que funciona. Você clica toda vez que ele vai progredindo na direção do comportamento desejado. Como o som do click é bem curto e definido, e é um som que o cão não está acostumado a ouvir no seu dia-a-dia, o click indica para o cão exatamente qual é o comportamento que você espera dele. Esta é uma maneira de se comunicar com seu cão que ele entende com facilidade. Quando seu cão está fazendo exatamente aquilo que você quer, seu amigo escuta o click e entende imediatamente o que tem que fazer. É simples.

Um exemplo:

Imagine que você está ensinando o cão a sentar. Ele senta. Você elogia e ele se levanta para receber o carinho e o petisco. Daí ele não sabe se o comportamento certo é sentar, levantar ou ir até você. Agora se você clica no exato momento que ele faz o comportamento, fica claro para ele o que é que está lhe gerando o reforço.

Em meu convívio com o Toby, prefiro usar uma palavra-ponte, pois alguns cães que eu já treinei tinham medo do clicker. Não sei se é porque eles têm a audição muito aguçada e o click é muito alto, ou simplesmente é um som estranho, mas alguns tinham medo do clicker e fugiam quando eu aparecia. Outro motivo é que com a palavra, você pode sempre reforçar o cão, mesmo se não estiver com o clicker na mão. Só não se esqueça de dar um petisco logo em seguida.

O treinamento da palavra-ponte:

Outra maneira de usar esta mesma técnica é usando uma palavra ao invés do click. Essa palavra é chamada de palavra-ponte, pois faz a ponte entre o momento que o cão executou o comportamento correto e o momento seguinte quando ele ganha o petisco e recebe o elogio. Eu uso a palavra ‘Yes!’.

Você pronuncia com um tom de voz mais alto e agudo que a sua voz normal. Assim o cão identifica sem dúvida alguma que foi isso que você

(8)

falou. Toda vez que ele escuta ‘Yes!’ ele sabe que você está elogiando o comportamento que ele está fazendo naquele exato instante.

A palavra-ponte não só é uma forma de comunicação que o seu cãozinho compreende, mas ele percebe que algo faz você feliz;

Você dá atenção a ele, você dá os petiscos a ele. E isso vai fortalecendo a relação do cão com seu dono. O cão fica feliz de fazer os truques que você ensina, fica feliz de obedecer a seus comandos. Você obviamente é um dono muito mais satisfeito tendo um cão educado e obediente. É positivo para todos.

Você pode escolher outra palavra que você achar melhor, mas é importante que o cão possa distinguir essa palavra com muita clareza. Na verdade, isso vale para todos os comandos que você vai ensiná-lo. Você deve sempre usar um tom de voz firme, alto e ligeiramente mais agudo que o seu tom normal.

É muito importante que você só use as palavras com esse tom quando estiver adestrando o cachorro. Você não quer que ele escute estes sons no dia-a-dia dele. Senão isso só vai confundir seu cão e atrapalhar o adestramento.

É importante também que você instrua as outras pessoas da casa para não usarem estas palavras com esse tom de voz, a não ser que estejam familiarizadas com o programa de adestramento e que saibam usá-las. É comum que crianças vejam você repetindo as palavras-comando com seu cão e elas comecem a fazer o mesmo. Você tem que explicar a elas que elas não podem falar estas palavras na frente do cachorro.

A palavra-ponte serve para mostrar ao cachorrinho em que momento específico ele teve um bom comportamento.

Tenha também uma palavra ou expressão de elogio, tipo “Muito bem” que ele sempre possa distinguir. Tudo isso ajuda a deixar as mensagens bem claras para eles.

(9)

Bom, você já sabe como escolher sua palavra-ponte e o que fazer com ela. Daqui para frente no curso, para simplificar, vou apenas usar ‘Yes’. Se você preferir usar o clicker, as técnicas são essencialmente as mesmas, com a única diferença que toda vez eu me referir ao ‘Yes’, você substitui por um click.

Uma última coisinha que eu quero reforçar antes de prosseguirmos – durante toda essa fase do adestramento você deverá sempre:

Dizer ‘Yes’! Dar o petisco

Fazer cafuné e elogiar o seu cachorro

Isto é muito importante. Não saia dando comandos para ele durante o dia, fora das aulas, sem lhe dar o ‘Yes’ e o reforço, isso vai confundir a cabecinha dele e fazer o adestramento muito mais difícil para você e para ele.

Talvez você ache que tanto petisco possa fazer algum mal ao seu cachorrinho. Depois que ele estiver totalmente treinado, tiver aprendido todos os comportamentos e truques que você quer ensinar, e depois que ele estiver obedecendo todos os seus comandos, daí você vai começar a falar apenas ‘Yes’ com elogio e carinho, sem o petisco. Depois você pode também diminuir o carinho e o elogio.

Por exemplo, com meu cão, que já tem 4 anos, eu não dou mais petiscos, mas ainda uso a palavra ‘Yes’ na maioria das vezes que ele executa um comando e, se ele estiver ao alcance da minha mão, ainda faço um carinho toda vez que ele acerta. Isso mantém os comandos sempre frescos na cabeça do cachorro.

A maior recompensa para seu cão, acredite, é a satisfação que ele pode sentir ao perceber que está agradando a você.

Porém, se no futuro, ele não estiver respondendo a algum comando porque esqueceu ou porque faz tempo que você não usa, faça umas

(10)

poucas sessões de adestramento e ele vai relembrar rapidinho. Você vai ver como ele vai ficar feliz de fazer isso com você de novo.

(11)

3. Ações iniciais

A escolha do petisco

Para iniciar o adestramento você vai ter que descobrir os petiscos que seu cão realmente gosta. Você deve ter dois tipos de petiscos; um mais comum como algum biscoitinho que ele goste, pode ser um biscoito de gente, por exemplo; e outro que é o super especial, algo que seu cão adore, como pedaços de salsicha, linguiça, carne, queijo.

Esse petisco especial tem que ser algo que ele realmente adore. Você vai guarda-lo para algumas sessões de adestramento onde você realmente precisa da atenção total dele. O petisco comum talvez não seja incentivo suficiente. Mas, veja bem, o petisco comum não deve ser a ração que ele come todos os dias. Com o tempo ele não vai querer trabalhar com você e vai perder o interesse no adestramento. Se isso acontecer, procure um petisco mais gostoso.

Tenha sempre petiscos bem pequenos, assim ele não vai demorar enquanto come e pode voltar ao exercício imediatamente.

Com o meu cão eu usei uma bolachinha de gente mesmo como o petisco comum, e salsicha como o petisco especial. Eu cortava a salsicha em disquinhos de 1cm de largura e depois cortava o disco em quatro, era suficiente para ele fazer qualquer coisa para mim.

Se o petisco especial não fizer bem ao seu cão, troque por algo que ele assimile melhor. O aparelho digestivo do seu cachorro é bem diferente do humano e ele pode ter alguma sensibilidade a algum alimento.

Contudo, o petisco super especial não representa um problema, pois você administrará os treinos com ele apenas para situações bem especiais em que existem distrações.

Quando eu adestrava meu cão dentro de casa, na sala de estar eu podia usar sempre o petisco comum. Ali é um ambiente que ele já conhece bem e não vai ficar distraído com as coisas da casa. Agora quando nós

(12)

treinávamos andar na coleira, havia muita distração na rua para ele, novos cheiros, pessoas, outros cães, etc. Daí eu usava a salsicha e sempre funcionava.

Se o seu cão não ficar muito interessado nos petiscos, experimente fazer as sessões de treinamento antes da refeição dele, quando ele está com fome. Isso pode ajudar muito na motivação do seu amigo.

Durante o adestramento é importante NÃO deixar comida para o cão à vontade o dia inteiro. Você quer que ele esteja com fome antes da sessão para ajudar na motivação. Você pode fazer uma sessão de 5 min antes do almoço e uma de 10 min antes do jantar.

A duração das lições

Quanto à duração das lições, você não precisa fazer os 15 min de uma só vez. O cão só consegue manter a concentração por curtos períodos de tempo. Dependendo do seu, pode funcionar melhor se você dividir o adestramento em 3 sessões de 5 min por dia, ou 5 sessões de 3 min.

Os filhotes às vezes só conseguem se manter ligados na aula por 30 segundos e isso não é um problema. Faça uma sessão de 30 seg, e depois de uns 15 min ou meia hora faça outra e assim por diante.

Você vai saber ajustar o tempo quando perceber que ele não está conseguindo se manter concentrado na aula e “Yes” mais o petisco não estão mais funcionando. Aí é hora de parar e recomeçar mais tarde. À medida que eles vão progredindo no adestramento, em geral eles passam a tolerar bem uma sessão de 15 min sem muita distração.

Outra coisa que você tem que identificar é que tipo de carinho seu cão realmente gosta. Provavelmente você já sabe isso, alguns cães é uma coçadinha atrás da orelha, outros é na barriga ou no traseiro logo acima do rabo. A idéia é que você fale “Yes” (ou click) sempre no exato momento que ele fez o comportamento que você quer e em seguida você lhe dá o petisco e de vez em quando também faça um carinho. Quando

(13)

ele fizer um progresso importante na direção do comportamento desejado, faça aquele carinho especial.

Uma última dica para cães muito agitados: se o seu cão não consegue prestar atenção na aula porque ele está sempre pulando, mordendo, brincando sem parar, dê uma canseira nele antes de começar a sessão. Brinque de jogar bola no quintal por exemplo, por uns 15 a 30 minutos antes e ele deve ficar um pouco mais tranquilo durante a aula.

(14)

O Curso Completo “O Cachorro Educado” é composto de:

1- O ebook principal, com 19 aulas prograssivas de adestramento. Você vai aprender a resolver os principais problemas de comportamento de seu cão: Agressividade, Local do Banheiro, Latidos, Fugas, Desobediência, Compulsões, Agitação e muito mais.

2- As 19 aulas integrais em áudio, para você ouvir no seu PC ou Mac, fazer download e ouvir em seu smartphone, iPod, Tablet, copiar para seu Pen Drive ou MP3 Player.

3- Mais 3 ebooks completos sobre adestramento, que complementam as aulas e lhe dão mais conhecimento sobre como funciona a mente e as emoções de seu amigo.

4- Download GRÁTIS do filme "O Cachorro Educado", com lançamento exclusivo no dia 01/06, para quem tem o Curso Completo. É um filme com muitos ensinamentos de adestramento e entrevistas marcantes.

5- Acesso total à ÁREA EXCLUSIVA em constante expansão, sempre com novidades e uma quantidade incrível de material grátis. Todos os ebooks, vídeos, entrevistas com adestradores, tutores e dicas práticas de adestramento.

Você pode adquirir o Curso Completo clicando no botão abaixo:

Referências

Documentos relacionados

Nossos sistemas de câmeras corporais são distribuídos e integrados por meio de uma ampla rede de parceiros Axis, o que significa que o suporte necessário para construir um

Alguns dos impactos ambientais provocados pela falta de efetividade ou, em alguns casos, pela inexistência de políticas públicas que disciplinam e ordenam os fluxos da

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

Para a questão 3, entretanto, os alunos deverão ser capazes de fazer uma análise mais profunda, estabelecendo relações entre o texto de Mário de Andrade e o conteúdo principal a

Campanha da Fraternidade tratou de diversos temas e permitiu que a IGREJA desse uma contribuição POSITIVA AO.. Talvez a

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

Você pode se encontrar perdida em meio à essas dúvidas, sem saber qual é o melhor para o seu tipo de pele, que irá garantir a proteção tanto nos dias em que estiver fora de

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não