• Nenhum resultado encontrado

TOQUE DA EXPRESSÃO: DANÇANDO NA COMUNIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TOQUE DA EXPRESSÃO: DANÇANDO NA COMUNIDADE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TOQUE DA EXPRESSÃO: DANÇANDO NA COMUNIDADE

Andressa Aparecida Garces Gamarra Salem (UNICENTRO) – deh_salem@hotmail.com

Karina Schiavini (UNICENTRO) – karinaschiavini@yahoo.com Viviane Luísa Berger Silva (UNICENTRO) – viviluibs@hotmail.com Mariane Zarpelon (UNICENTRO) - marianezarpelon@yahoo.com.br

Área Temática da Extensão Universitária: Cultura Linha Temática da Extensão Universitária: Artes Integradas Palavras-chaves: dança; expressão corporal; comunidade; desenvolvimento; arte.

1. Introdução

O Projeto Toque da Expressão objetiva construir um elo entre a universidade e a comunidade, possibilitando que a dança traga benefícios para a população. A partir do contato com diferentes técnicas de dança, o projeto oportuniza a experiência de expressão e criação dos indivíduos por meio de movimentos corporais, propiciando o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, sociais e afetivas, bem como aprimorando sua expressão corporal, fomentando os processos de desenvolvimento das relações comunitárias.

Como estamos inseridos em uma comunidade, podemos dizer que comunidade se refere a um conjunto de pessoas residentes em uma determinada área geográfica, que possuem alguma atividade, interesse, objetivo ou função em comum. Essas pessoas podem ter, ou não, consciência de pertencimento a essa comunidade. Esta, ainda, pode apresentar múltiplas concepções ideológicas, culturais, religiosas, étnicas e econômicas (Pereira, 2001).

A área da Psicologia que busca entrar em contato, estudando e intervindo nas e com as comunidades é a Psicologia Social Comunitária (PSC). Esta busca empreender práticas que propiciem a transformação das relações sociais, objetivando que estas sejam erigidas e mantidas sob princípios que englobem a cooperação, a solidariedade e a igualdade (Freitas, 1996).

Desta forma, a Psicologia Social Comunitária, por meio do trabalho com grupos, colabora “para a formação da consciência crítica e para a construção de uma identidade social e individual orientadas por preceitos eticamente humanos” (Freitas, 1996, p. 73). Para isso, busca a compreensão do psiquismo humano como derivado do meio social em que o indivíduo se insere, entendendo-o, assim, como um ser histórico e social (Góis citado por Ximenes, Paula & Barros, 2009).

A Psicologia Comunitária, então, atua a partir de uma investigação dos mais diversos arranjos macro e microssociais, construindo com os sujeitos processos de autonomização, sujeitos que não somente reagem às conjunturas sociais, mas que também atuam em sua sociedade e participam da construção da vida cotidiana. A partir desse viés, o psicólogo pode fortalecer as atividades já estabelecidas na

(2)

comunidade, como também criar, junto com ela, novas iniciativas (Ximenes, Paula & Barros, 2009).

Assim, pode-se compreender que o trabalho em Psicologia Social Comunitária deve sempre estar focado nas necessidades da comunidade, nas possibilidades existentes e nos principais objetivos a serem atingidos. Com isso, o profissional deve intervir sempre como um mediador, um facilitador da vida e das relações em comunidade, de maneira cooperativa e dialógica (Gobbi et al, 2004).

Para realizar nosso trabalho na comunidade utilizamos a dança, esta se apropria do corpo, o seu principal instrumento. Neste sentido, entende-se que cada corpo é único e potencial, ou seja, apresenta suas particularidades. Para que se possa explorar a potencialidade de cada um, é essencial que o indivíduo conheça seu próprio corpo, no sentido de perceber quais são seus limites, qual é a postura que o corpo assume no espaço, quais são os gestos que aparecem e que dão formas ao movimento, visando apreender a consciência corporal de si (Dascal, 2008).

A dança possui uma característica relacional. Ela pode configurar-se de maneira individual tanto quanto coletiva, mas essa configuração não extingue a relação orgânica entre indivíduos. De uma maneira ou de outra ela será sempre relacional. O grupo, ou seja, o coletivo permite a cada pessoa constatar as próprias limitações corporais e as limitações corporais do outro, bem como a potencialidade de si e do outro. Este espaço, então, possibilita a troca de informações, experiências e a reflexão de um crescimento pessoal a partir da relação com o outro e das diversidades. Ressalta-se ainda que a partir do momento em que alguém se relaciona com outro, este se modifica no plano subjetivo, por conseguinte relacional (Arce & Dácio, 2007).

Compreende-se que há desenvolvimento corporal e este poderá atuar sobre a saúde desses indivíduos. Além disso, pretende-se utilizar a dança como apoio cultural, entendendo-se que o ser humano deve possuir a oportunidade de se relacionar com a arte, auxiliando na constituição de sujeitos mais críticos e sensíveis a sua realidade social.

Como discorre Artaud (1999), a dança é um elemento fundamental para a exploração de signos que configuram os movimentos. Esses movimentos podem ser semelhantes, mas recebem diferentes significados de acordo com a história individual de cada um. Quando diferentes movimentos se juntam, eles podem se transformar em um conjunto de significados que configuram uma lógica, como fatos da vida cotidiana, ideias, angústias e aquilo que emerge. Tudo isso pode ser traduzido, significado e transformado em movimentos, por conseguinte, uma coreografia.

A dança é compreendida como um conhecimento e experiência para além do exercício físico, proporcionando aos participantes a experimentação com diversas formas de ver e sentir os movimentos numa relação consigo e com os demais. A possibilidade de trocar essas experiências permite que se coloque em análise a constituição de si na relação com o outro, olhando para a realidade de maneira mais crítica e sensível, pois trabalhamos a partir do processo grupal, desenvolvido no

(3)

decorrer dos encontros.

Podemos caracterizar a dança como uma manifestação artística corporal, parte integrante da nossa cultura e que vai se construindo e reconstruindo durante o processo de desenvolvimento da sociedade. O corpo é o símbolo da existência, uma vez que a existência se dá a partir das relações que estabelecemos com o outro e com o ambiente. O corpo que dança através dos movimentos não está determinado apenas pelos aspectos biológicos, mas sujeito às influências culturais e sociais (Dantas, 1996).

Acredita-se que as oficinas de dança permitem à comunidade entrar em contato com novas formas de conhecimento, que serão apropriadas por cada um de maneira singular, mas que poderá repercutir no desenvolvimento futuro do grupo participante.

2. Metodologia

O projeto O Toque da Expressão é conduzido por acadêmicas do curso de Psicologia e orientado por professores do mesmo curso e de Educação Física, o que permite pensar em diferentes perspectivas e discussões para as intervenções na comunidade.

O projeto começou a ser realizado na sede da Associação Coragem – uma associação de bairro da cidade de Irati (o local foi escolhido na tentativa de facilitar o acesso dos participantes, por ser um local inserido na própria comunidade), sendo a população beneficiada adolescentes com idade entre 12 a 18 anos, que tivessem interesse em participar das aulas de dança, sem necessariamente precisarem ter um contato prévio com a mesma.

No entanto, com a baixa participação no projeto este foi transferido para o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) do bairro Nhapindazal, trabalhando com crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. Utilizamos diferentes recursos, tais como exercícios de alongamento, relaxamento, equilíbrio e concentração que trabalhem com a musicalidade e a harmonia do corpo. São ainda utilizadas técnicas básicas de diferentes modalidades da dança com base no reconhecimento da estrutura corporal e organização do movimento. As aulas são construídas com o suporte da exploração de movimento, sequências e composições coreográficas. Vale ressaltar que a experiência proporcionada vai além do puro exercício físico, servindo também como espaço para os participantes compartilharem as suas experiências com o corpo- movimento e com o que ele desperta, subsídios para problematizar as relações comunitárias.

Para a realização do trabalho foram delimitados encontros semanais, com duração aproximada de uma hora. As oficinas são pensadas a partir de um planejamento participativo, em que são oportunizados espaços para que os participantes expressem-se livremente em relação tanto aos aspectos trabalhados durante a oficina, quanto aos que eles sentirem necessidade de expressar. Isso possibilita a valorização de todos os participantes, dentro do coletivo e em suas singularidades.

(4)

3. Resultados Obtidos

Embora o Projeto na Associação Coragem tenha sido extinto devido à baixa participação que ocorreu devido a vários motivos (entre eles erros de comunicação entre oficineiros-participantes-associação), observou-se que estes tiveram uma boa participação no começo, onde se conseguiu transmitir uma possibilidade de expressão e um maior conhecimento à respeito da arte dos movimentos. Também se observou que a própria associação de bairro sentiu necessidade de uma maior aproximação com este grupo.

Quanto à atual configuração do projeto, acreditamos que ainda é muito cedo para mencionarmos resultados, já que a execução do projeto no PETI é ainda muito recente.

4. Consideração Finais

O projeto “toque da expressão” é um trabalho muito gratificante em relação a quem participa e principalmente a quem conduz, nele se observa um contato muito importante entre as crianças e os adolescente com a dança, com a expressao do seu proprio corpo e principalmente com as descobertas das possibilidades que o corpo oferece em suas diferentes expressões. Apesar do projeto no primeiro campo nao ter se estendido, proporcionou nas extensionistas muito conhecimento, o qual será transmitido para o atual campo e por esta razão as expectativas de que o projeto se firmará é grande.

5. Referências

Arce, C; Dácio, G. M. A dança criativa e o potencial criativo: dançando, criando e desenvolvendo. Revista Eletrônica Aboré – Publicação da Escola Superior de Artes e Turismo – Edição 03/2007. Disponível em <http://www.revistas.uea.edu.br/old/abore/artigos/artigos_3/Carmen%20Arce%20e% 20Gabriela%20Dacio.pdf> Acesso em 24 out. 2012

Artaud, A. O Teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Dantas, M. F. (1996). Dança: Forma, Técnica e Poesia do Movimento Na

Perspectiva de Construção de Sentidos Coreográficos. Dissertação (Curso de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dascal, M. (2008) Eutonia: O Saber do Corpo. São Paulo: Editora SENAC, São Paulo.

Freitas, M. de F. Q. (1996). Psicologia na comunidade, psicologia da comunidade e psicologia (social) comunitária: práticas da psicologia em comunidades nas décadas de 60 a 90, no Brasil. In: CAMPOS, R. H. F. Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis/RJ: Vozes.

Gobbi, M. D. et al. (2012) Intervenções psicossociais na comunidade de Canoas: uma proposta do Curso de Psicologia da ULBRA-Canoas. Aletheia, Canoas, n. 19, jun. 2004 . Disponível em

(5)

Pereira, W. C.C. (2001) Nas trilhas do trabalho comunitário e social: Teoria, Método

e Prática. BH: Vozes: PVC Minas.

Ximenes, V. M.; Paula, L. R. C. de; Barros, J. P. P. (2009) Psicologia comunitária e política de assistência social: diálogos sobre atuações em comunidades. Psicol.

cienc. prof., Brasília, v. 29, n. 4, dez. Disponível em <

Referências

Documentos relacionados

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

However, while in the commercial entrepreneurship these pull motivations are more closely associated with extrinsic and hedonic motiva- tion ( Santos, 2012 ), i.e., there is a

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

It was no doubt the anomalous state of affairs existing between us, which turned all my attacks upon him, (and they were many, either open or covert) into the channel of

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

to values observed in mussels exposed to contaminated seawater (conditions A, B, C) (Figure 426.. 4B,

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento