• Nenhum resultado encontrado

1) Caracterize a economia e a história recente da região insular da América Central.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1) Caracterize a economia e a história recente da região insular da América Central."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1) Caracterize a economia e a história recente da região insular da América Central. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

2) Considere a tabela para responder à questão:

TAXA DE CRESCIMENTO URBANO (em %)

África 4,3 Ásia 3,2

América Lat./Caribe 2,3 Oceania 1,4 América do Norte 1,2 Europa 0,5

Mundo 2,5

Com base na tabela e em seus conhecimentos sobre o tema, pode-se afirmar corretamente que a taxa de crescimento urbano, registrada em relação à média mundial foi:

a) equivalente na América Latina e no Caribe, em razão de a concentração de renda urbana gerar mais empregos, favorecendo o homem do campo.

b) pequena na Oceania, porque esse continente apresenta a menor população absoluta do Globo. c) baixa na América do Norte, em decorrência do vazio populacional nas áreas geladas do Alasca, do Canadá e da Groenlândia.

d) mais baixa na Europa, devido às mortes registradas nos conflitos étnicos ocorridos após a Guerra Fria.

e) superior na África e na Ásia, uma vez que esses continentes apresentam menores índices de população urbana no Globo.

3) Ao se analisar o processo de urbanização na América Latina, considerando-se as condições de desenvolvimento capitalista, é INCORRETO afirmar:

a) Existe uma correlação entre a urbanização e o desenvolvimento das forças produtivas, como novas atividades industriais e de serviços.

b) A velocidade do processo de urbanização sofreu influência do crescimento da população, intensificado na América Latina após a Segunda Guerra Mundial.

c) As motivações iniciais que estimularam as estratégias capitalistas nesses países geraram uma urbanização voltada para os centros médios priorizando a qualidade de vida e o meio ambiente.

(2)

d) A aceleração do processo de urbanização é influenciada por fatores de expulsão, que atuam nas zonas rurais, produzindo fluxos de migração em direção às cidades.

4) Quais as principais diferenças entre a economia e a política Haitiana e Cubana. Explique resumidamente cada uma delas.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

5) A massificação da cultura reforçada pelo crescimento das metrópoles é um fenômeno importante do espaço contemporâneo. No mundo atual, essa massificação tem a função de:

a) absorver os símbolos e os signos dos migrantes rurais. b) desenvolver valores consumistas na economia de mercado. c) inibir a ação cultural dos movimentos sociais urbanos. d) oferecer entretenimento à população de baixa renda.

e) estimular a rebeldia no interior da sociedade urbana moderna.

6) Venezuela e Colômbia já formaram uma das regiões mais importantes das colônia espanholas na América do Sul porém, ao longo a história, os dois países traçaram caminhos muitos distintos.

Explique a evolução de cada um destes países economicamente e politicamente ao longo dos séculos XIX, XX e XXI. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

7) "Nas últimas décadas, o processo de urbanização tornou mais evidente o abismo entre as elites brancas e ricas, e os pobres, índios e mestiços. As divisões regionais são mais recentes. O Altiplano dos Andes, onde fica a capital é habitado sobretudo por índios que vivem da agricultura de

subsistência. Algumas províncias souberam se aproveitar do processo de abertura da economia (...), para atrair capital externo e desenvolver a economia local".

O texto se refere a um dos países mais pobres da América do Sul, marcado pela desigualdade social e pela problemática da racionalização do setor petrolífero e do gás natural, que estão na origem da crise política e institucional vigente. Selecione a alternativa que apresenta esse país:

(3)

a) Peru b) Equador c) Bolívia d) Venezuela e) Colômbia

8) Observe a charge anteriormente apresentada. Ela se refere a uma liderança política da América do Sul bastante controversa: o presidente Hugo Chávez. Em relação a ele e ao país por ele representado, é CORRETO afirmar que:

a) com a subida desse "cocalero" ao poder, a presença das transnacionais no país,

principalmente as norte-americanas, deverá se tornar bem mais complexa, já que a plataforma política implementada nesse país sul-americano tem um forte teor nacionalista (principalmente em relação os petróleo) que fere os interesses internacionalistas da atual política de George Bush.

b) a população de origem indígena do país (mais de 80%) conseguiu, depois de décadas de "governos brancos", eleger um dos seus representantes étnicos mais simbólicos, já que além da afinidade

cultural, esse representante ameríndio do país andino localizado no centro da América do Sul, tem a sua origem nas tradicionais plantações de coca dos Altiplanos.

c) o populismo de Chávez e o crescimento de sua influência política continental têm sido minados pelo discurso de algumas lideranças sul e norte-americanas que afirmam ser o atual presidente do país um incentivador do narcotráfico por beneficiar os produtores de coca como ele mesmo o é.

d) com a chegada ao poder desse político de história controversa (pois ele tentou dar um golpe militar no país, no início da década de 1990), a nação sul-americana se dividiu entre os que o amam e os que o odeiam, e o seu discurso populista acendeu a "luz amarela" do governo norte-americano em relação à sua influência política continental de forte alinhamento cubano e do aumento do controle estatal sobre as reservas de petróleo.

e) Hugo Chávez teve um papel geopolítico fundamental na América do Sul, ao longo da década de 1990, já que o país que governa é um dos grandes produtores mundiais de petróleo; porém, com a chegada de Evo Morales ao governo boliviano, em 2006, houve uma redução da influência chavista no continente, aumentando a integração geo-econômica entre a Bolívia e o Brasil.

9) A Bolívia já nacionalizou seus recursos fósseis (hidrocarbonetos) por três vezes: em 1937, quando a "Standart Oil" americana detinha a totalidade dos poços no país; em 1969, foi a vez da "Gulf Oil" e a atual nacionalização envolve várias empresas como a "Petrobras" do Brasil e a "Repsol" da Espanha, por exemplo.

Sobre essa nacionalização atual na Bolívia é correto afirmar que

a) é um ato que nacionaliza apenas a exploração de gás natural e quer chegar até a incorporação do gasoduto Brasil-Bolívia como patrimônio exclusivo da Bolívia.

b) é uma nacionalização das jazidas de hidrocarbonetos, mas que permite e quer negociar novos contratos de exploração dos recursos pelas empresas estrangeiras.

c) a nacionalização desaloja empresas estrangeiras e garante o monopólio da exploração, refinamento e comercialização apenas para empresas bolivianas.

(4)

d) é um ato que gerou revoltas na Bolívia, desestabilizando gravemente o governo atual, visto que as empresas estrangeiras são a única fonte de emprego no país.

e) as ameaças militares do Brasil à Bolívia em razão da expropriação da Petrobrás levaram o país vizinho a realizar um recuo estratégico nessa ação.

10) Em relação às estratégias político-militares dos EUA na América Latina considere as afirmativas a seguir.

I. A presença militar norte-americana na América Latina, a partir da década de 1950, permaneceu circunscrita ao combate às invasões de inimigos externos ao continente.

II. Na perspectiva da doutrina que orienta a atual política externa dos EUA, a presença militar em outros países e até mesmo os ataques, justificam-se como forma de prevenir eventuais riscos à segurança nacional daquele país.

III. As ações militares dos EUA na América Latina, principalmente em países institucionalmente frágeis e com grandes desigualdades sociais, deram sustentação a diversos regimes políticos autoritários. IV. Durante o período da Guerra Fria, militares de diversos países da América do Sul receberam treinamento oferecido pelo governo norte-americano, que temia o alastramento da ideologia comunista.

Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e II.

b) I e III. c) II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.

11) Quais as principais características da economia e da distribuição populacional e demográfica do Peru e do Equador? Explique.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 12) Observe os mapas.

(5)

Com o auxílio dos mapas e baseando-se em informações sobre a economia dos países andinos, é CORRETO afirmar que:

a) os países andinos possuem economias diversificadas, de base agrícola e pesqueira, pois o extrativismo mineral representa apenas o setor econômico que mais emprega mão-de-obra.

b) na agricultura, sobressaem-se as 'plantations' de milho, batata e uva praticadas em todo o território andino, às quais têm como principal finalidade abastecer o mercado interno do Chile, Peru e Bolívia. c) a economia desses países apóia-se nas atividades agrícolas e minerais, direcionadas

principalmente para a exportação, com destaque para o petróleo explorado na Venezuela e no Equador.

d) nos países andinos, devido à presença de matérias-primas minerais e agrícolas, a atividade industrial é muito mais significativa que a presente nos demais países da América Latina.

Referências

Documentos relacionados

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no