• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

O BRINCAR NO ESPAÇO SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CÁTIA REGINA DE LIMA OLIVEIRA

CARAÚBAS-RN 2016

(2)

O BRINCAR NO ESPAÇO SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo científico apresentado ao Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do professor Ms. Venâncio Freitas de Queiroz Neto

NATAL-RN 2016

(3)

O BRINCAR NO ESPAÇO SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por

CÁTIA REGINA DE LIMA OLIVEIRA

Artigo Científico apresentado ao Curso de Pedagogia a Distância do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

BANCA EXAMINADORA

____________________________________________________ Ms. Venâncio Freitas de Queiroz Neto (Presidente)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

_____________________________________________________ Dra. Rouseane da Silva Paula Queiroz

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

______________________________________________________ Dra. Zoraia da Silva Assunção

(4)

RESUMO

O presente artigo aborda a temática do trabalho com o lúdico em sala de aula na educação infantil e justifica-se na busca pela discussão da importância de justifica-se trabalhar com essa metodologia em sala de aula. Partindo do princípio que o brincar é uma pratica livre por este motivo encanta o mundo das crianças, pois brincar é ação prazerosa assim é direcionada pela e para a criança. A brincadeira é inerente a criança neste sentido necessita de um conhecimento para aprender, deste modo é de suma importância o planejamento para que venha favorecer um brincar significativo. O brincar é uma função importantíssima no desenvolvimento da criança sendo considerada uma forma significante no ato de lecionar, pois proporciona relações entre os objetos culturais e a natureza. Ao se falar em criança e em suas vontades destacamos o seu imenso desejo em brincar sendo este ato natural em todos os períodos. O principal objetivo da educação infantil é elaborar um trabalho eficaz que possa desencadear a formação da criança para conviver em uma sociedade democrática e diversificada. No processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil necessita diariamente da contribuição de todos que formam a instituição professores e equipe pedagógica visando à necessidade das crianças e assim elaborar práticas significativas para esse processo. O educador deve considerar em seus planejamentos que a criança é um ser construtor de seu próprio conhecimento ela contribui para a construção da sociedade sendo assim ator social e participativo. É importante que o profissional da educação tenha uma atitude crítica perante os alunos compreendendo seus limites e possibilidades. O brincar é primordial para a criança, portanto, é necessário que toda equipe pedagógica juntamente com a família trabalhe essa função como ferramenta de aprendizagem. Tivemos como principal objetivo o desenvolvimento de um trabalho significativo, visando o lúdico como ferramenta principal, e ainda compreender a capacidade de interação da criança e sua capacidade motora, efetiva e cognitiva, bem como a ampliação do processo de aprendizagem de forma dinâmica. Para construção de um trabalho de qualidade é importante a pesquisa ao longo da sua construção, sendo assim buscamos desenvolver uma investigação teórica, pautada na pesquisa bibliográfica, embasada em autores como Almeida (1994), Batista (2012), Santos (2004), dentre outros de igual importância, com fins de melhorar o processo de aprendizagem das crianças através da ludicidade.

PALAVRAS CHAVE: Brincar, Criança, Aprendizagem.

ABSTRACT

This article addresses the issue of working with the playfulness in the classroom in kindergarten and justified in the quest for discussion of the importance of working with this methodology in the classroom. Assuming that the play is a free practice for this reason enchants the world of children as they play is pleasurable action is thus directed by and for the child. Play is the child inherent in this sense requires a knowledge to learn, so it is extremely important planning for that will foster a significant play. The play is a very important role in the development of the child is considered a significant way in the act of teaching, it provides relationships between cultural objects and nature. When talking about children and their will highlight his immense desire to play and this natural act in all periods. The main goal of early childhood education is to develop an effective work that can trigger the formation of the child to live in a democratic and diverse society. In the process of learning and child development needs daily contribution of all who make up the institution teachers and teaching staff aiming at the necessity of children and so elaborate significant practices for this process. The educator should consider in their planning that the child is a builder of their own knowledge it contributes to the construction of society and thus social and participatory actor. It is important that vocational education has a critical attitude towards the students understanding their limits and possibilities. The play is essential for the child, so it is necessary that all teaching staff along with family work this function as a learning tool. Had as main objective the development of a meaningful work, aimed at entertaining as the main tool, and also understand the child's ability to interact and their motor, effective and cognitive ability, as well as the expansion of dynamically learning process. To build a quality work is important research throughout its construction, so we seek to develop a theoretical research, based on the

(5)

literature, based on authors such as Almeida (1994), Baptist (2012), Santos (2004), among others of equal importance, with the purpose of improving the learning process of children through playfulness.

(6)

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente artigo aborda a temática do brincar no processo ensino aprendizagem na educação infantil com finalidade de destacar a importância desse ato em sala de aula evidenciando os benefícios que proporciona na vida acadêmica de uma criança, além de averiguar as vantagens no processo ensino aprendizagem do indivíduo, pois o brincar possibilita a criança o desenvolvimento integral envolvendo-se assim efetivamente e socialmente e assim destacar que é através do lúdico que a criança cria situações vivenciadas em seu dia a dia, sendo reelaboradas de acordo com sua imaginação.

O brincar é de suma importância para o processo de ensino aprendizagem da criança, pois possibilita a sua construção pessoal o entendimento de regras além de desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas e efetivas. Nas práticas pedagógicas atualmente sugere-se que seja utilizada o lúdico como forma de promover à motivação do aluno, além de sua adaptação e socialização no ambiente escolar e assim complementar a aprendizagem de forma dinâmica despertando o interesse do aluno sendo que é vista como forma de diversão para a criança auxiliando assim a aprendizagem.

Por esta causa ressalta-se que, estudar e investigar sobre esse tema é essencial para mostrar que o brincar na educação infantil é uma ferramenta que coopera para que a criança possa amplificar seu conhecimento, sua identidade e sua autonomia de forma dinâmica.

É possível compreender que o brincar aliada ao lúdico tornar-se uma importante ferramenta pedagógica onde os professores podem utilizar em sala de aula como recurso relevante na aprendizagem, visto que o brincar é fonte de desenvolvimento, assim a ludicidade é uma prática mais dinâmica que favorece o aprendizado e desenvolve situações e práticas pedagógicas satisfatórias na educação infantil.

A escolha da temática se deu em virtude de relatos e questionamentos feitos por pais e professores referentes ao ato de inserir a brincadeira nas atividades diárias de sala de aula, sendo considerada desnecessária para aprendizagem da criança, por esta razão é importante demonstrar a sua importância para o desenvolvimento da criança nos

(7)

requisitos de conhecimento, autonomia e identidade e acima de tudo aprender de forma prazerosa.

Destacamos que é através do lúdico que a criança cria situações vivenciadas em seu dia a dia, sendo reelaboradas de acordo com a imaginação da mesma, além de oportunizar um processo educativo onde seja desenvolvido o conhecimento de mundo, a identidade e autonomia do aluno, visando à formação plena do sujeito crítico e ativo no meio social do qual faz parte.

ABORDAGEM TEÓRICA METODOLÓGICA

Este trabalho acadêmico justifica-se através da busca pela discussão da importância de se trabalhar o lúdico em sala de aula. Tendo em vista que o brincar é de extrema relevância para o processo de ensino aprendizagem da criança, pois possibilita a sua construção pessoal o entendimento de regras além de desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas e afetivas.

Nesse sentido o brincar possui pontos significativos na aprendizagem, pois como sabemos o brincar é algo natural e está presente na vida de toda criança, assim se incluímos este ato com fins pedagógicos resultará em grandes ganhos, devido ser algo que proporciona prazer na criança, nessa perspectiva aprender brincando é a melhor forma de alcançar o desenvolvimento eficaz de uma turma do ensino infantil.

A atividade lúdica tem por finalidade desenvolver o imaginário da criança além de proporcionar que ela reconstrua sua realidade interna e externa. Neste sentido destacamos que o lúdico é fator primordial no desenvolvimento da criança,promovendo assim o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitiva, social e efetiva do indivíduo.

Tivemos como principal objetivo o desenvolvimento de um trabalho significativo em sala de aula visando o lúdico como ferramenta principal, e ainda compreender a capacidade de interação da criança e sua capacidade motora, efetiva e cognitiva, bem como a ampliação do processo de aprendizagem de forma dinâmica.

Para construção de um trabalho de qualidade é importante a pesquisa ao longo da sua construção e isso requer tempo e dedicação, sendo assim buscamos desenvolver

(8)

uma investigação teórica, pautada na pesquisa bibliográfica, embasada em autores como Almeida (1994), Batista (2012), Santos (2004), dentre outros de igual importância, com fins de melhorar o processo de aprendizagem das crianças, buscando em primeiro momento entender a metodologia adotada pelos profissionais da educação para basear com o que dizem os teóricos dessa área.

A brincadeira como ato inerente na vida da criança

O brincar é uma pratica livre por este motivo encanta o mundo das crianças, pois brincar é ação prazerosa assim é direcionada pela criança auxiliando suas ações no tomar das decisões no ato de expressar valores e sentimentos conhecendo a si mesmo.Segundo Kramer:

Crianças são sujeitos sociais e históricos, marcadas, portanto, pelas contradições das sociedades em que estão inseridas. A criança não se resume a ser alguém que não é, mas que se tornará (adulto, no dia em que deixar de ser criança). Reconhecemos o que é específico da infância: seu poder de imaginação, a fantasia, a criação, a brincadeira entendida como experiência de cultura. Crianças são cidadãs, pessoas detentoras de direitos, que produzem cultura e são nela produzidas. Esse modo de ver as crianças favorece entendê-las e também ver o mundo a partir do seu ponto de vista. A infância, mais que estágio, é categoria da história: existe uma história humana porque o homem tem infância. (KRAMER, 2007, p.15).

O ato de brincar pode ser considerado algo insignificante para boa parte da sociedade, muitos educadores e pais desconhecem essa ação como ferramenta de aprendizagem, mas, é a partir dessas pequenas ações que a criança explora a natureza, objetos e sua identidade, além de proporcionar ao educador uma identificação de vários âmbitos do comportamento da criança, inclusive em qual estágio de desenvolvimento se encontra sua turma ou até mesmo identificar de forma individual e as especificidades de cada aluno, neste sentido a Diretriz Curricular Nacional para a Educação Infantil/MEC (2010) garante que:

[...] Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. (p.23).

(9)

A brincadeira é inerente a criança neste sentido necessita de um conhecimento para aprender, deste modo é de suma importância o planejamento para que venha favorecer um brincar significativo, pois infelizmente a pouca qualidade relacionada à educação infantil ao que se desrespeito o brincar como prática educativa é visível nas instituições de ensino, principalmente quando se fala em educação no campo, pois de acordo com educadores não é necessário para formação do aluno considerando apenas ponto fundamental o ato de ler e escrever, tais comentários se dão pela falta de informação e qualificação profissional desses educadores.

No entanto, é importante a atenção para não se evidenciar unicamente a atividade lúdica como exclusivo recurso de ação para aprendizagem. Pois o lúdico trata-se de uma alternativa significativa e eficiente, mas trata-seu uso não deverá excluir outras possibilidades de trabalhar no espaço sala de aula.

A importância do brincar em sala de aula

A criança que brinca tem a sua autoestima mais elevada, assim “A criança que é estimulada a brincar com liberdade terá grandes possibilidades de se transformar num adulto criativo” (SANTOS, 2004:114).O brincar é função de suma importância no desenvolvimento da criança sendo considerada uma forma significante no ato de lecionar, pois proporciona relações entre os objetos culturais e a natureza.

Ao se falar em criança e em suas vontades destacamos o seu imenso desejo em brincar sendo este ato natural em todos os períodos históricos. Quem já foi criança sabe do desejo insaciável que ela tem em esta constantemente brincando, neste sentido trabalhar de forma lúdica em sala de aula desenvolve funções necessárias para aprendizagem da criança proporcionando assim que se inicie seu processo de socialização, adequação e inclusão, portanto é de suma importância enfocar este ato em sala de aula em busca de qualificar o aprendizado na educação infantil, as atividades lúdicas proporciona momentos de prazer mais não se prende somente a proporcionar momentos agradáveis mais ao processo de aprendizagem. O ato de incluir o lúdico nas práticas pedagógicas tem por finalidade desenvolver o imaginário da criança além de proporcionar que ela reconstrua sua realidade interna e externa.

(10)

Santos (2004, p. 12), também explicita a importância da ludicidade no desenvolvimento como aspecto que facilita a aprendizagem, favorece o desenvolvimento pessoal, social e cultural e ainda colabora para uma boa saúde mental. Acrescenta que o elemento lúdico “prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento”.

O lúdico é fator essencial no processo de aprendizagem da criança, o ato de brincar despertar o desejo da criança em querer participar ativamente da aula, pois esta sendo proposto algo que do seu interesse neste sentindo o brincar desenvolve no individuo os desenvolvimentos motor, cognitivo e afetivo. Sobre o desenvolvimento motor Veiga e Casteleins dizem o seguinte:

As crianças na faixa etária de Educação Infantil estão na fase de desenvolvimento das habilidades motoras básicas e os movimentos essenciais são considerados verdadeiros núcleos cinéticos. Esta capacidade para movimentar-se com maior autonomia está relacionada com diversos fatores: maturação neurológica; crescimento corporal, disponibilidade em realizar atividades motoras. (VEIGA E CASTELEINS, 2015, p. 02).

Já sobre o desenvolvimento afetivo e emocional Batista e Dias (2012) acrescentam que nesse âmbito a criança busca a interação com o grupo e com o meio na qual está inserida, buscando a construção de sua identidade e de sua individualidade, assumindo um papel importante nos laços construídos com os que a rodeiam.

No que diz respeito à evolução do desenvolvimento cognitivo as pesquisas destina-se a estudar as funções psicológicas, isto é, as funções mentais mais confusas, típicas do ser humano, como a percepção, a atenção e a memória, que não estão presentes no ser humano desde o seu nascimento.

Conforme aponta Rego (2000, p. 39): Vygotsky se dedicou ao estudo das chamadas funções psicológicas superiores, que consistem no modo de funcionamento psicológico tipicamente humano, tais como a capacidade de planejamento, memória voluntária, imaginação, etc. Estes processos mentais são considerados sofisticados e ‘superiores’, porque referem-se a mecanismos intencionais, ações conscientes controladas, processos voluntários que dão ao indivíduo a possibilidade de independência em relação às características do momento e espaço presente.

Tendo em vista que o brincar é aliado aos recursos pedagógicos para o desenvolvimento da criança, ressalta-se que a interação é fator primordial para a construção do conhecimento, mas para ser trabalhada no aspecto da educação formal, na

(11)

escola, até mesmo essa interação deve ser planejada, isso significa dizer que o educador precisa planejar as suas aulas, mesmo que este tenha uma prática voltada para a interação, assim trabalhar com atividades lúdicas requer um planejamento ajustado de acordo com necessidades da turma e que vise o aprendizado, pois muitas vezes o ato de brincar é considerado por determinados educadores como uma distração sem fins pedagógicos, desconsiderando totalmente sua importância pra construção do sujeito.

O brincar é natural da criança, assim este ato deve ser aliado à aprendizagem, pois é uma forma de estimular a criança tornando-se mais fácil chegar aos resultados desejados, sabendo assim é importante desenvolver metodologias que esteja relacionada diretamente com o lúdico, pois como já mencionado promove o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo do indivíduo.

O processo de aprendizagem será significativo quando o educador tiver pleno conhecimento de que a criança necessita de atividades pedagógicas bem elaboradas, neste sentido incluírem o brincar nas atividades diárias em de sala de aula desperta o interesse em apreender, com o uso de atividades lúdicas também podemos analisar o desenvolvimento da criança no que se refere aos questionamentos moral e cultural, enfocando que a forma do brincar será usada de acordo com a cultura local.

O lúdico trata-se de uma alternativa significativa e eficiente para o processo de aprendizagem, mas seu uso não deverá excluir outras possibilidades pedagógicas já executadas pelas instituições de ensino. O lúdico vai além de uma mera distração para as crianças, ele possibilita que a criança se desenvolva de forma livre e espontânea, pois é uma tarefa livre e não deve ser repreendida pelo adulto. O ato de brincar, portanto possui úmeros benefícios para o desenvolvimento da criança como confiança de si mesmo, implicando no seu modo de pensar e ver o mundo demonstrando seu conhecimento e assim caminhar para uma educação humanizadora.

Aprender brincando é muito significativo no processo de aprendizagem do indivíduo, assim lecionar brincando causa grandes aquisições do conhecimento, cabendo assim ao professor proporcionar atividades usando o brincar deixando a criança se sentir livre e descobrir seus limites.

É no convívio que as crianças estabelecem no seu dia a dia com a natureza e com os vários sujeitos do seu meio, que vivenciam práticas sociais diversas, onde se

(12)

apropriam, de maneira informal, dos conhecimentos importantes para essa fase da vida. Isso é reforçado pelas diretrizes:

Cabe ao educador (a) criar oportunidades para que as crianças no processo de elaborar sentidos pessoais se apropriem de elementos significativos de sua cultura não como verdade absoluta, mas como elaborações dinâmicas e provisórias. Trabalhe-se com saberes da prática que a crianças vão construindo ao mesmo tempo em que se garante a apropriação ou a construção por elas de novos conhecimentos (BRASIL, 2009).

Portanto, desde a Educação Infantil até a fase da adolescência e possivelmente perpassando a vida adulta o lúdico deve ser trabalhado com finalidade pedagógica. A aprendizagem depende grande parte da motivação e forma de planejamento pelo educador, pois o interesse e participação têm grande relevância para a aprendizagem do ser humano.

O processo ensino aprendizagem na educação infantil

O principal objetivo da educação infantil é elaborar um trabalho eficaz que possa desencadear a formação da criança para conviver em uma sociedade democrática e diversificada, assim o desafio da escola é promover atividades pedagógicas que possam suprir essas necessidades, buscando uma aprendizagem expressiva onde a criança desenvolva pontos significativos através dos diversos contextos existentes ao seu redor.

É no ambiente de sala de aula mais precisamente na educação infantil que a criança entra em contato com atividades executando historias, jogo, brinquedos, musica e pintura com fins significativo do seu aprendizado.

Na infância destacamos vários períodos importantes para o desenvolvimento da criança um deles é fase onde o indivíduo irá fazer relações com meio em que está inserido, vivenciando suas práticas sociais se adaptando aos conhecimentos necessários para essa fase, na qual deve ser acompanhada por um professor que ajude aos pequenos a construírem seus pensamentos de acordo com suas realidades. Analisando, as diretrizes, sobre esse conteúdo, podem confirmar:

Cabe ao educador (a) criar oportunidades para que as crianças no processo de elaborar sentidos pessoais se apropriem de elementos significativos de sua cultura não como verdade absoluta, mas como elaborações dinâmicas e

(13)

provisórias. Trabalhe-se com saberes da prática que a crianças vão construindo ao mesmo tempo em que se garante a apropriação ou a construção por elas de novos conhecimentos (BRASIL, 2009).

No processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil necessita da participação de todos que formam a instituição principalmente dos profissionais como professores e equipe pedagógica, pois visam à necessidade das crianças e assim elaboraram práticas significativas para esse processo buscando promover momentos importantes e significativos para interação e o processo da aprendizagem e identidade. Moreira diz que:

Nós aprendemos em meio às experiências, em meio às relações que estabelecemos na escola. Tudo isso tem que ser organizado, pensado, planejado, não é algo que acontece de qualquer jeito. A idéia da experiência do aluno fazendo, do professor também trabalhando, planejando e desenvolvendo práticas também está presente. (MOREIRA, 2004 apud FARIA e SALLES 2012, p.79).

É de fundamental importância que o educador tenha um olhar focado no desenvolvimento infantil para compreender e atingir as demandas de cada criança assegurando a sua jornada educativa.

Dessa forma, o procedimento de ensino aprendizagem se torna mais significativo quando existe entendimento entre educador e criança desta maneira as brincadeiras terão efeitos mais comunicativos e expressivos atingindo as metas planejadas pelo educador abrindo as portas para comunicação promovendo o entendimento e participação nas atividades e assim alcançar pontos positivos no processo de aprendizagem, esta por sua vez se amplia através da estimulação neste sentido é de suma importância trabalhar com uma visão abrangente incluindo a diversas capacidades do individuo como a coordenação motora, habilidades sociais, autonomia, sentimento, percepção e etc. O que o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, confirma quando diz que a criança.

(...) é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Tem desejo de estarem próximas às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente. Ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação, as crianças sentem-se cada vez mais seguras para se expressar, podendo aprender nas trocas sociais, com diferentes crianças e adultos cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas (RCNEI, 1998, p.21).

(14)

O brincar e a prática pedagógica

O trabalho pedagógico deve ser planejado de forma que seja prazerosa e significativa para a criança, desta forma o educador deve desenvolver estratégias focando a participação e interação do grupo tendo visão perspectiva a inserção social construtiva, respeitando a autonomia, identidade e cooperação de cada aluno, neste sentido o RCNEI diz:

A capacidade de se conduzir e tomar decisões, por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, em como a perspectiva do outro, é nessa faixa etária, mais do que um objetivo a ser alcançado com as crianças,um princípio das ações educativas. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para construir conhecimentos e dentro de suas possibilidades, interferir no meio em que vive. Exercitando o autogoverno em questões situadas no plano das ações concretas, poderão gradualmente fazê-lo no plano das ideias e dos valores (BRASIL, 1998, P.14).

O educador deve considerar em seus planejamentos que a criança é um ser construtor de seu próprio conhecimento ela contribui para a construção da sociedade sendo assim ator social e participativo.

O ato de planejar querer dedicação por parte do educador, pois é nesta ocasião que ele deve incluir em suas aulas momentos dinâmicos e integrais no desenvolvimento da criança, onde sejam propostas oportunidades de desafios que resultem em formas práticas referente à inteligência e capacidade da criança e assim formar cidadãos criativos, competentes e descobridores, e por fim desenvolver um conhecimento significativo em suas propostas, com o emprego de alguns recursos pedagógicos, o professor poderá utilizar várias brincadeiras em atividade de leitura, escrita, matemática, dentre outros, desde que sejam realizadas na ocasião oportuna, uma vez que as crianças desenvolvam a sua inteligência e constroem o seu conhecimento de forma descontraída.

Entendemos que a instituição de ensino também tem sua responsabilidade sobre as tarefas que serão realizadas, sobretudo, no que diz respeito aos materiais, Desta forma, a escola precisa promover a aprendizagem empregando-se de atividades lúdicas que criem um espaço que favoreça o processo de aquisição de autonomia de aprendizagem. Para tanto, o conhecimento escolar deve ser valorizado socialmente e o mesmo é um processo dinâmico e criativo por meio de jogos, brinquedos, brincadeiras e musicalidade. (KISHIMOTO, 1994).

(15)

Para concretizar as praticas do educador em sala de aula, é importante que o professor tenha consciência e atitude critica sobre sua turma respeitando as especificidades de todos.

O brincar é uma pratica antiga e toda criança independente de sua cor, raça ou posição social executa esse ato diariamente na sua rotina em todos os momentos da sua infância seja em casa no parquinho em festas infantis e ate mesmo no espaço sala de aula, os professores da educação infantil destacam que é o momento que as crianças mais participam, pois é algo natural do ser criança.

O lúdico como ferramenta inevitável nas práticas pedagógicas

A principal função e preocupação em relação à educação infantil devia ser propiciar a criança um desenvolvimento integral, de maneira dinâmica. As práticas pedagógicas devem ofertar o desenvolvimento infantil e a acessão do conhecimento de forma significativa onde à criança possa atuar seu conhecimento. Assim o trabalho pedagógico deverá ocorrer por meio do lúdico, de uma maneira prazerosa e significativa. De uma forma, que o olhar do educador esteja direcionado para uma sociedade evidentemente complexa e diversificada ampliando nesta perspectiva a inserção social construtiva. Por meio do respeito, da autonomia, identidade, espírito de cooperação e solidariedade com todos em ambiente escolar ou fora dele. Vejamos o que diz o RCNEI:

A capacidade de se conduzir e tomar decisões, por si próprio, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, em como a perspectiva do outro, é nessa faixa etária, mais do que um objetivo a ser alcançado com as crianças,um princípio das ações educativas. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para construir conhecimentos e dentro de suas possibilidades, interferir no meio em que vive. Exercitando o autogoverno em questões situadas no plano das ações concretas, poderão gradualmente fazê-lo no plano das idéias e dos valores (BRASIL, 1998, P.14).

É importante que o profissional da educação tenha uma atitude crítica perante os alunos compreendendo seus limites e possibilidades. O caráter lúdico nas atividades permite a troca de opiniões, socialização, exploração e reflexão sobre situações vivenciadas além de desencadear a autonomia e o pensamento crítico do individuo, são

(16)

eficazes para o aprendizado das disciplinas, assim o conhecimento e aprendizagem se dão através das relações onde o sujeito buscar conhecer o objetivo a ser conhecido. No entanto, não se podem ignorar as dificuldades tanto de ensinamento quanto de aprendizado. Por isso, a importância de se utilizar o lúdico nas práticas pedagógicas, como caminho facilitador do processo de ensino aprendizagem. Usar as atividades lúdicas na Educação Infantil seja por meio de brincadeiras ou outro elemento não se constitui em um mero passatempo, mas um instrumento de desenvolvimento educativo para a criança, portanto deve acontecer de forma significativa.

É imprescindível que os educadores que trabalham com crianças se interessem em pesquisar novas prática pedagógica onde sejam coerentes ao processo de desenvolvimento infantil com bastante relevância da ludicidade para a ação de apreender. Mesmo na presença das novas concepções para infância e a ludicidade, ainda acredita-se ser esta uma importante ferramenta para tornar a escola mais interessante e a aprendizagem mais expressiva.

A atividade lúdica tem ocasionado grandes mudanças no modo de lecionar proporcionando novos métodos para a prática docente que busca novos saberes, mudanças e informações tendo clareza do que o aluno precisa aprender de fato na escola, buscando corresponder às especificidades de cada aluno em relação à aprendizagem, neste sentido é importante que o professor conheça cada criança analisando possíveis problemas em grupo como descobrir seu estagio de desenvolvimento e a partir dessas observações promoverem a aprendizagem de qualidade e especifica para cada idade.

O espaço e tempo são duas funções que caminham juntas na educação infantil auxiliando o educador na sua pratica permitindo o controle sobre a turma que é fundamental no empenho e desenvolvimento da cada discente, assim o educador na sua atuação docente fará observações especificas através de dinâmicas, atividades, comportamento social, valores e traços culturais de cada aluno esses pontos são diagnosticados através do simples ato de brincar, podemos destacar que não é somente transferir o conhecimento que se constrói a aprendizagem o brincar também possui sua contribuição no processo de ação e construção do conhecimento de cada ser de forma sabia formando cidadão competente para atuar em sociedade.

(17)

As brincadeiras geram diversos oportunidades e potencial de atividades como a área efetiva que proporciona autocontrole, área social onde gera possibilidades desafiadoras para a criança como também de superação, a área cognitiva ajuda a planejar estratégias onde desenvolve a coordenação, já na área de linguagem a criança incrementa sua linguagem desenvolvendo seu vocabulário a área da cultura influencia seus hábitos e costumes promovendo sua contribuição para a sociedade de forma como brincam, e por fim não menos importante a área inclusiva que é o momento de interação e inclusão do grupo todas essas funções são necessárias para o crescimento e ações comuns do dia a dia da criança e podem ser incrementada ao ato de brincar tornando divertido para a criança.

O brincar é primordial para a criança neste sentido é necessário que toda equipe pedagógica utilize essa função como ferramenta de trabalho. Podendo-se afirmar que o lúdico é qualquer atividade que executamos e que pode ofertar prazer e espontaneidade em executá-la, tais brincadeiras que são realizadas de acordo com a multiculturalidade e diversidades culturais existentes em sociedade. O lúdico é promovedor de conhecimento e facilitador no processo de transformação.

A educação lúdica, na sua essência, além de contribuir e influenciar na formação da criança e do adolescente, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integra-se ao mais alto espírito de uma prática democrática enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio (ALMEIDA, 1994, p.41).

O lúdico vem ganhando atenção no meio escolar pela crescente quantidade de contribuições para aprendizagem visto que através das atividades lúdicas, as crianças adquirem maior reflexão sobre a sua vida e o mundo que o cerca, buscando construir novos saberes e inovações onde se leve em consideração o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura.

As crianças são construtoras do seu conhecimento e cultura e por isso não devem ser consideradas um depósito de informações, onde apenas vão absorver o que esta sendo repassado pelo professor e simplesmente decorar como era feito no modelo de escola tradicional, com os avanços em relação à melhoria do desenvolvimento e aprendizagem da criança esse processo enfatiza a ludicidade como fator primordial para que o aprendizado da criança tenha êxito. As brincadeiras são incluídas nas propostas

(18)

pedagógicas, pois possibilita que a criança se conheça considerando o mundo que o rodeia focando nas suas próprias experienciais.

O jogo como ferramenta no trabalho com o lúdico

No contexto do cotidiano de uma sala de aula, principalmente no infantil, os professores procuram diversas formas de tornar a educação mais atraente e eficaz. Uma das alternativas é aliar o prazer e o divertimento à aprendizagem. No caso particular de jogos é possível integrar o prazer e o aprender fazendo com que ambos caminhem juntos no processo de ensino e aprendizagem.

De início, torna-se necessário que a escola ofereça aos alunos, bem como, aos professores, as possibilidades para se desenvolver essa prática pedagógica desde os primeiros períodos, desenvolvendo oportunidades de contato com essa metodologia, que sem dúvidas é revestida de significados, na qual se procura a interação com o outro e principalmente a aprendizagem através desse intercâmbio.

Os jogos proporcionam extraordinárias oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento já que ambos fazem parte da cultura da criança, que vivencia através dos mesmos suas principais emoções. Mediante isso devemos ter a compreensão de que os jogos não é somente uma forma de brincadeira para gastar energias das crianças, mas sim, uma ferramenta importantíssima que oferece meios para colaborar e enriquecer com o desenvolvimento intelectual das mesmas. Sobre isso Piaget, discorre que:

O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil. (PIAGET, 1976, p.160).

No que diz respeito às relações que as crianças constroem, estas são muito intensas e tendem a se modificar quando as mesmas vão para a escola assim, a relação mãe e criança, entre familiares ou o grupo de amigos, passam a sofrer influencias do comportamento social da criança, passando a considerar a importância do contexto,

(19)

atribuindo um significado pelas relações em que as crianças estão envolvidas, tanto na família como na sociedade da qual fazem parte.

Neste sentido, é preciso debater a função de como os jogos deve ser incluída no desenvolvimento social das crianças, por meio de vínculos interpessoais, a habilidade de a criança raciocinar, em termos das operações mentais, lhe possibilita cogitar diversas formas para inserir regras nos diversos âmbitos sociais, e essa capacidade, admite cooperar de forma grupal em muitos contextos, sem a presença de algum adulto que faça cumprir regras, isso demonstra o caráter emocional em que os jogos se ampliam, e seus aspectos de modo como atuam em sociedade. Sobre essa temática Wallon (1979, p. 210) afirma que: “A criança concebe o grupo em função das tarefas que o grupo pode realizar, dos jogos a que pode entregar-se com seus camaradas de grupo, e também das contestações, dos conflitos que podem surgir nos jogos onde existem duas equipes antagônicas”.

Sendo assim podemos observar que as crianças possuem necessidades sociais e buscam outras crianças para a realização de suas atividades lúdicas. Esse processo permite que os sentimentos mudem e evoluam, neste caso o jogo interfere diretamente no desenvolvimento social envolvendo um procedimento de aumentar na criança a capacidade de agir, interagir e reagir afetivamente com as outras crianças e consigo mesmo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao realizar este trabalho, mantivemos um contato mais profundo, com o universo da criança e suas formas de perceber o mundo. Também tivemos a oportunidade de desvendar um pouco o mundo do lúdico como ferramenta inevitável nas práticas pedagógicas, em suma, foi um conhecimento fascinante, uma experiência marcante, poder trabalhar a bela arte de encantar as crianças através de brincadeiras que se transformam em aprendizagens, possibilitando as crianças reforçar os hábitos que já trazem impregnados em suas vivencias e assim conduzi-las para um universo mágico mostrando a capacidade criadora que cada um tem de se desenvolver.

Ao concluirmos esta atividade estamos certos que nossos objetivos foram alcançados, que o aprendizado e enriquecimento de conteúdo de fato existiram,

(20)

principalmente quanto à percepção da criança e o que a envolve. Esperamos que trabalho com o lúdico continue ganhando destaque e valorização dentro das salas de aula para que esta riqueza possa ser cada vez mais apreciada pelas crianças, pois de acordo com o que foi visto durante a pesquisa realizada, esta é uma prática que ajuda significativamente na construção do conhecimento.

Acreditamos que o trabalho de pesquisa, próxima da realidade deve ser explorado dentro das universidades, principalmente das licenciaturas, pois nos prepara para atuar envolvendo o profissional e o pessoal, ao combinar prática pedagógica com o universo familiar, que juntos levam as crianças a viajarem no seu imaginário e a se tornarem independentes e construtores do seu próprio conhecimento, daí a importância de trabalhos como esse continuarem sendo desenvolvidos e aprofundados, para que mais resultados gratificantes continuem acontecendo.

Esperamos que o nosso trabalho de alguma maneira viesse contribuir para com os profissionais que trabalham com a educação infantil como também para os estudantes, que mesmo tão pequenos vivenciam essa prática, ajudando-os a compreender os fenômenos recorrentes do processo ensino-aprendizagem, e aperfeiçoar as atividades desenvolvidas neste referido processo.

Deixamos aqui como sugestão para trabalhos futuros nessa área, uma pesquisa as demais possibilidades que envolvam o lúdico na sala de aula, como fonte e desenvolvimento de aprendizagem.

(21)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica. São Paulo: Loyola, 1994.

BATISTA, Drielly Adream. DIAS, Carmen Lúcia. O processo de ensino e de

aprendizagem através de jogos educativos no ensino fundamental. Encontro de

Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro de 2012.

BRASIL. Diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União Brasileira, DF, 1996.

______________. Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998. Vol. I, Vol. II.

FARIA, Vitoria e SALLES, Fátima. Currículo na educação Infantil: dialogo com os

demais elementos da proposta pedagógica. 2 ed..,[ ver. E ampl.].- São Paulo: Ática,

2012.

KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: Ensino fundamental de nove

anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Organização:

Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Rangel, Aricélia Ribeiro do Nascimento – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. SP: pioneira, 1994.

Ministério da Educação e Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares

Nacional para a Educação Infantil. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf. Acesso em: 14 de setembro de 2012.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

SANTOS, Santa Marli Pires. Brinquedo e Infância: Um guia para pais e educadores

em creche. Petrópolis, 2004. 115p, 6º edição.

________, (org.). O Lúdico na formação do Educador. Petrópolis, Vozes, 2004. VEIGA, Léia da. CASTELEINS, Vera Lúcia. A contribuição do jogo para o

desenvolvimento motor da criança de educação infantil.Disponível em:

<http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-060-TC.pdf> Acesso em 11 de abril de 2016.

Referências

Documentos relacionados

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Os resultados obtidos com este estudo mostram que a incorporação da perspetiva CTSA nos manuais escolares estudados não está ainda completamente conseguida, pois nem sempre, quer

Esta técnica possui avanços quando comparada à técnica tradicional da extração líquido-líquido, principalmente com relação à redução da quantidade de solventes e

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

. A banca examinadora foi composta pelos seguintes professores: Profª Drª Aneide Oliveira Araujo (presidente/orientadora), Profª Drª Adriana Backx Noronha Viana (membro externo

5.3.3 Para viabilizar os prazos de resposta pela Ouvidoria, as unidades organizacionais demandadas terão o prazo de 15 (quinze) dias para enviar as respostas