• Nenhum resultado encontrado

GRUPO I (Leitura e escrita)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRUPO I (Leitura e escrita)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1.º Teste de Avaliação de Língua Portuguesa – Versão A | Página 1 de 6 ESCOLA BÁSICA

INTEGRADA COM JI DE PIAS

1.º Teste de Avaliação Sumativa – Versão A 8.º Ano de Escolaridade

Teste de Avaliação Sumativa

Língua Portuguesa

Ano Letivo 2011/2012 | 26 de outubro de 2011

8.º A | 8.º B Duração: 85 minutos

Todas as questões devem ser respondidas na folha de respostas (folha de teste da escola), com caneta azul ou preta. As questões cuja resposta for dada no enunciado não serão alvo de correção.

Não é permitido o uso de dicionário. Não é permitido o uso de corretor.

GRUPO I

(Leitura e escrita)

A. Lê o texto A. De seguida, responde aos itens que se lhe seguem, de acordo com as orientações que te são dadas.

TEXTO A

Estudo

U

NIVERSITÁRIOS PORTUGUESES RECONHECEM ESTAR VICIADOS NAS NOVAS TECNOLOGIAS

A maioria gostaria que a escola e os pais lhes tivessem imposto regras de utilização. Uma relação de amor-ódio com o telemóvel e a Internet.

5

10

15

Os estudantes universitários portugueses vivem uma relação de amor-ódio com o telemóvel e com a Internet. Se por um lado consideram indispensável o uso destes instrumentos no seu dia-a-dia, por outro têm consciência de que dedicam demasiado tempo a “relações virtuais” e que criam dependências com “mundos alternativos”.

A conclusão resulta de um estudo encomendado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

Os dados resultantes do inquérito efetuado a 300 jovens não são surpreendentes quanto ao uso diário e posse das novas ferramentas tecnológicas por parte dos estudantes universitários, mas deixam no ar questões, que os próprios autores dos trabalhos gostariam de aprofundar em novas abordagens. Destas, prende-se, entre outras, a relação amor-ódio com os equipamentos.

Curioso é o facto de os jovens inquiridos referirem que nas férias escolares voltam à realidade, mas no final do verão, regressam àquilo que entendem como efetivamente normal: as conversas na Internet, as mensagens no telemóvel e os jogos no computador.

Por isso, dizem no estudo “que a própria escola, e também os encarregados de educação, deviam ensinar os jovens a lidar com as novas tecnologias e, ao mesmo tempo, impor-lhes regras de utilização”.

(2)

1.º Teste de Avaliação de Língua Portuguesa – Versão A | Página 2 de 6

20

25

30

A maioria dos inquiridos refere-se mesmo às novas tecnologias como “um mundo viciante, do qual até gostariam de fugir”, reconhecendo, contudo, a necessidade de retorno ao meio.

Dos números do estudo, realizado com uma amostra de 300 alunos do Instituto Politécnico de Lisboa, sobressai a generalização da utilização do telemóvel e do computador.

Mais de 77% dos inquiridos utiliza a Internet para conversar e 98% tem telemóvel.

Já um outro estudo realizado recentemente pelo Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa refere que os jovens portugueses são os que passam mais tempo a navegar na Internet.

Os mais novos, entre os 14 e os 19 anos, são os que revelam maior apetência para navegar na rede (65,4%).

São, no entanto, os indivíduos entre os 20 e os 24 anos que mais utilizam a Internet (55,6%). Seguem-se os que estão situados na faixa etária entre os 25 e os 29 anos (52,9%).

O estudo intitulado “A Sociedade em Rede em Portugal” salienta ainda que as diferentes gerações fazem uma utilização da Internet também diferenciada.

in Jornal de Notícias, 9 de novembro de 2004 (texto adaptado)

1. Para cada uma das afirmações que se seguem (1.1. a 1.6.), escreve a letra correspondente a Verdadeira (V) ou Falsa (F), de acordo com o sentido do texto.

1.1. O estudo objeto de notícia foi encomendado pelo Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa.

1.2. O comportamento dos jovens face às novas tecnologias difere conforme a época do ano. 1.3. Ainda que 98% dos inquiridos tenha telemóvel, mais de 77% utiliza a Internet para comunicar. 1.4. Os jovens portugueses não apreciam navegar na Internet.

1.5. Os adolescentes têm mais tendência para navegar na Internet.

1.6. Os indivíduos entre os 20 e os 29 anos servem-se da Internet com mais frequência.

2. Seleciona, para responderes a cada item (2.1. e 2.2.), a opção que permite obter a afirmação adequada ao sentido do texto.

Escreve o número do item e a letra correspondente a cada opção que escolheres. 2.1. Os estudantes universitários portugueses

(A) consideram indispensável a relação amor-ódio que mantêm com o telemóvel e com a Internet.

(B) consideram adequado o tempo que dedicam ao telemóvel e à Internet.

(C) têm consciência de que nem sempre utilizam o telemóvel e a Internet da melhor forma. (D) utilizam o telemóvel e a Internet sobretudo nas férias escolares.

2.2. O pronome “lhes” em “impor-lhes” (linha 18) refere-se a

(A) “a própria escola, e também os encarregados de educação”. (B) “os encarregados de educação”.

(C) “os jovens”.

(3)

1.º Teste de Avaliação de Língua Portuguesa – Versão A | Página 3 de 6 B. Lê o texto B. De seguida, responde, de forma completa e bem estruturada, aos itens apresentados.

Salvo indicação em contrário, utiliza as tuas próprias palavras.

TEXTO B

1

5

A cantora Mia Rose gravou um dueto virtual com um dos irmãos do grupo Jonas Brothers e tornou-se uma estrela bem real! Até as filhas da rainha da Jordânia são fãs da música de Maria Rosa, seu nome verdadeiro. A cantora e compositora de 22 anos nasceu no Reino Unido mas vive em Portugal desde os 9 anos (a sua mãe é portuguesa). Tornou-se conhecida mundialmente através dos vídeos que começou a colocar na Internet há quatro anos. Sorridente e descontraída, a artista contou à Visão Júnior como foi fazer um dueto virtual (ou seja, sem nunca se encontrarem) com Joe Jonas.

10

15

20

25

 Chegaste a conhecer o Joe?

Não, não nos chegámos a conhecer. Mas espero que ele tenha gostado tanto de gravar este tema como eu, e que tenha gostado do resultado final. Acho que as duas vozes em dueto funcionam muito bem e que a junção das línguas portuguesa e inglesa foi muito bem conseguida.

 Foste descoberta através dos vídeos

que colocavas na Internet. Achas que foi sorte?

Temos de trabalhar para que a sorte venha ter connosco. Acho que os meus vídeos apareceram no momento certo. Não tenho uma voz espetacular, mas tenho uma voz engraçada. E sou sempre muito honesta nos meus vídeos e com os fãs. Acho que isso é diferente e inovador.

30

35

40

 Tens muito contacto com os teus fãs? Imenso. Ter começado com o YouTube deu-me uma perspetiva um bocado diferente. Sinto que posso partilhar absolutamente tudo com os fãs. Gosto muito de tentar encontrar novas maneiras de os incluir no meu percurso. Costumo fazer passatempos para me conhecerem ou receberem autógrafos.  Como é que ultrapassas os nervos

antes de subir ao palco?

Sinceramente, fico mais nervosa antes de dar uma entrevista em português! A minha língua materna é o inglês e em português, às vezes, faltam-me as palavras. Em relação ao palco, só mesmo uns minutos antes é que sinto umas borboletas no estômago, que só servem para dar mais energia e força.

Texto: Vânia Fonseca Maia

in Visão Júnior, outubro 2010

1. Identifica relativamente à entrevista transcrita: a) o título;

b) a introdução;

c) quem realizou a entrevista; d) a revista em que foi publicada.

(4)

1.º Teste de Avaliação de Língua Portuguesa – Versão A | Página 4 de 6 3. “Temos de trabalhar para que a sorte venha ter connosco.” (linhas 20 e 21)

Esclarece o sentido desta afirmação de Mia Rose.

4. Indica três causas apontadas por Mia Rose para justificar o seu sucesso. 5. Relaciona o título com o teor da entrevista.

C. Lê e observa atentamente a publicidade apresentada (Texto C). De seguida, responde, de forma completa e bem estruturada, ao item apresentado.

TEXTO C

Num texto entre 70 e 100 palavras analisa a publicidade apresentada no texto C, desenvolvendo os seguintes tópicos:

entidade promotora da publicidade;

slogan;

principal objetivo da publicidade;

argumentos utilizados para convencer o público a agir;

relação existente entre o slogan, a imagem e o texto de argumentação.

Colabore com a campanha de reciclagem de telemóveis e

consumíveis informáticos da AMI. Ao colocar telemóveis

velhos, tinteiros e toners de impressora, fotocopiadora ou

fax nos contentores adequados, você contribui para a causa

da AMI e ainda ajuda o ambiente.

Nota: AMI = Assistência Médica Internacional

(5)

1.º Teste de Avaliação de Língua Portuguesa – Versão A | Página 5 de 6

Observações relativas ao item C:

Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequência delimitada por espaços em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hífen (exemplo: /di-lo-ei/). Qualquer número conta como uma única palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (exemplo: /2011/).

GRUPO II

(Funcionamento da Língua)

A. Seleciona a opção que permite obter a afirmação correta.

Escreve o número do item e a letra correspondente à opção que escolheres. 1. O par de palavras em que as palavras sublinhadas são homónimas é:

(A) Há quanto tempo não compras um CD? / Ah, que maravilha de música!

(B) Este molho de cogumelos é saboroso. / Esqueci-me do molho de chaves na escola! (C) Até ao fecho da edição não se soube mais nada… / O fecho daquela saia está estragado. (D) Um cavalheiro é sempre correto. / Aquele cavaleiro ganhou a corrida.

2. A frase que tem um adjetivo no grau superlativo relativo de superioridade é: (A) Esta música é ritmada.

(B) Prefiro uma música mais ritmada! (C) Esta música é a mais ritmada! (D) Que música tão ritmada!

3. A frase que integra uma forma verbal no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo é: (A) Nunca pensara alcançar tamanha fama!

(B) Ela nunca pensou em ser famosa. (C) Pensará ela em ser famosa? (D) Teria ela pensado em ser famosa?

B. Lê as frases I, II e III.

Frase I – Mia Rose é uma pessoa simples.

Frase II – No último concerto vestia um casaco amarelo-dourado. Frase III – Ela é capaz de conquistar mais público.

1. A Coluna A apresenta palavras transcritas das frases I, II e III. A Coluna B inclui a denominação de classes e subclasses de palavras.

Faz corresponder a cada palavra da Coluna A a única classe da Coluna B que lhe é adequada. Escreve as letras e os números correspondentes. Utiliza cada letra e cada número apenas uma vez.

Coluna A Coluna B

a. “Mia” (Frase I) b. “é” (Frase I) c. “pessoa” (Frase I) d. “simples” (Frase I) e. “vestia” (Frase II)

f. “amarelo-dourado” (Frase II) g. “conquistar” (Frase III)

(1) adjetivo composto

(2) adjetivo uniforme apenas quanto ao número

(3) adjetivo uniforme quanto ao género e ao número (4) nome coletivo (5) nome comum (6) nome próprio (7) verbo da 1.ª conjugação (8) verbo da 2.ª conjugação (9) verbo da 3.ª conjugação

(6)

1.º Teste de Avaliação de Língua Portuguesa – Versão A | Página 6 de 6 2. Coloca a frase II no plural.

3. Constrói uma frase em que utilizes uma palavra homófona de “concerto” (Frase II). 4. Coloca o adjetivo “capaz” (Frase III) no grau superlativo absoluto analítico.

GRUPO III

(Escrita)

A notícia é um texto jornalístico sobre um acontecimento atual e de interesse geral.

Opta por UM dos títulos propostos e redige uma notícia com um mínimo de 160 e um máximo de 240 palavras.

Observações relativas ao Grupo III:

Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequência delimitada por espaços em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hífen (exemplo: /di-lo-ei/). Qualquer número conta como uma única palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (exemplo: /2011/).

FIM

Inventada máquina do tempo

Mau tempo provoca queda de OVNI

Referências

Documentos relacionados

Uma escala válida e fiável que avalia o nível de empowerment no contexto da doença crónica, em cuidados de saúde primários, poderá ajudar os profissionais de saúde a explorar

O eletrodo proposto foi empregado com sucesso na determinação de ácido ascórbico em amostras comerciais; • Um eletrodo estável não enzimático, sensível e seletivo para a

mesma ideia, podemos representar qualquer número inteiro positivo utilizando apenas os dígitos 0 e 1, bastando escrever o número como soma de potências de 2.. representar 13

b) Regime Especial de Dependência (RED), de acordo com a condição de oferta estipulada pela Instituição, observado o disposto nas cláusulas do Contrato de Prestação

OXO+ dispone de sobres en cristal o madera de ébano pero también es posible combinar ambos acabados para personalizar aun más cada despacho7. La gamme OXO+ dispose de plateaux en

conteúdos também podem acessados pelo Vivo Play através do computador, tablet ou smartphone , para levar o conteúdo da TV para onde o cliente quiser

A identificação do número de afetados por parasitoses no PSF São Lucas trouxe uma preocupação, sobretudo o fato de a parasitose ser uma questão de saúde

O aguçamento do conflito federativo, resultante das disputas entre as esferas de governo pelo controle dos ativos políticos e dos recursos financeiros; a indefinição das