• Nenhum resultado encontrado

valorpneu Resultados de 2006: O 4.º ano consecutivo de sucesso Pneus recolhidos e processados em 2006

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "valorpneu Resultados de 2006: O 4.º ano consecutivo de sucesso Pneus recolhidos e processados em 2006"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Newsletter quadrimestral da Valorpneu

Nº 03 Abril 2007

Valor ao Ambiente

Resultados de 2006:

O 4.º ano

consecutivo de sucesso

valor

pneu

info

Pneus recolhidos e processados em 2006

Recolha de pneus usados

Recauchutagem

Reutilização

Reciclagem

Valorização Energética

Aterro

88.582 ton

93.951 ton

c/ existências

27.162 ton

c/ existências

23.496 ton

989 ton

42.496 ton

21.793 ton

0 ton

A Valorpneu

conseguiu mais uma

vez atingir,

pelo quarto ano

consecutivo e desde

o início do seu

funcionamento,

todos os objectivos

definidos na sua

licença.

01 - ValorPneu 23/4/07 16:57 Page 3

(2)

A

Lusitano Pneus existedesde 1995 com a actividade de recolha e triagem de pneus, e como Ponto de Recolha acreditado da rede da Valorpneu desde Junho de 2003.

Para além da actividade normal de um Ponto de Recolha, que passa por recepcionar e separar os pneus usados, armazená-los e encaminhá-los para os des-tinos existentes, de acordo com as normas e orientações da Valorpneu, a Lusitano Pneus dispõe também de um serviço de recolha de pneus usados nas casas de pneus. Aos pneus recepcionados é feita uma triagem, por

profis-sionais especializados, com o objectivo de fazer uma selecção aos mesmos, nomeadamente, seleccionar os pneus que ainda podem circular no mercado nacional como pneus de meio piso (reutilização); os solicitados pelo mercado externo para exportação (reutilização e recauchutagem); os pretendi-dos pelas recauchutagens nacionais (recauchutagem) e encaminhar os pneus consi-derados “lixo” para os desti-nos recomendados,

reci-clagem e valorização energética.

Com o trabalho realizado na selecção que é feita aos pneus, com vista à reutilização e recauchutagem, a Lusitano Pneus consegue para além de vender no mercado nacional também exportar, contribuin-do adicionalmente com isso para o sistema de gestão, dando uma nova utilização ao pneu, sem ser necessaria-mente a reciclagem.

Actualmente, embora não existam barreiras legais na comercialização destes pneus, verificam-se determi-nados requisitos legais a respeitar, consoante o merca-do a que se destinam.

A Valorpneu, como enti-dade gestora dos pneus usados em Portugal, veio normalizar e orientar a actividade em geral, que neste caso já existia, enquanto recolha e valoriza-ção, dando uma perspectiva de reforço dos objectivos comerciais da Lusitano Pneus e ao mesmo tempo veio reforçar a importância do tratamento dos pneus usados, contribuindo para um melhor desempenho ambiental.

99% de recolha assinalam o ano de 2006 e são um marco na activi-dade do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados. Após 4 anos desde o início das operações, o sistema encontra-se a fun-cionar em pleno e perto do seu máximo. Os pneus usados encam-inhados pela Valorpneu apenas têm como destino a valorização,

dentro de um âmbito de auto-suficiência territorial decorrendo na sua totalidade em instalações sitas no espaço nacional.

No contexto de reafirmação dos bons resultados importa agora centrarmo-nos em aspectos que permitam manter a sustentabilidade deste sis-tema e dos seus operadores. A aposta em pon-tos de recolha que exerçam uma efectiva triagem

sobre os pneus usados pos-sibilitando a sua reutilização e recauchutagem e o cor-recto encaminhamento para os destinos de valorização serão de certo uma mais valia importante. A contínua investigação sobre os pneus em fim de vida e as suas inúmeras uti-lizações potenciam a con-cepção deste resíduo como um recurso e um produto com valor que se impõe com viabili-dade económica, assegurando desta forma o regular escoamento dos produtos derivados do processamento dos pneus.

Contribuir para diminuir a utilização de recursos naturais cada vez mais escassos, aliviar as tensões exercidas sobre o meio ambiente já saturado e substituir matérias e produtos são um dos desígnios atribuídos aos pneus em fim de vida.

O recente Despacho conjunto do Ministério do Ambiente e das Obras Públicas relativo à aplicação de betumes modificados com borracha nas estradas vem finalmente reconhecer por via pública as vantagens da utilização desta mistura que incorpora granulado de borracha obtido através da reciclagem dos pneus usados e confirmar mais uma das soluções de enorme potencial para o encaminhamento de elevadas quantidades de pneus.

Com as acções dos diferentes actores responsáveis, é minha con-vicção, que novos caminhos se abrirão para os pneus em fim de vida.

EDITORIAL

BREVES

SGPU, um sistema

consolidado

Ponto de Recolha

Lusitano Pneus

C

Clliim

én

niia

a S

Siillv

va

a

Directora Geral

2

(3)

D

ecorridos quatro anos de actividade do Sis-tema Integrado de Gestão de Pneus (SGPU), e a escassos meses da renovação da Licença da Valorpneu (Outubro de 2007), como entidade gestora do fluxo específico dos pneus usados, a empresa lançou um estudo de avaliação do funcionamento do SGPU nas suas diversas ver-tentes. Este estudo desenvolve-se junto aos dife-rentes operadores do sistema, na relação entre eles, no papel da Valorpneu como entidade gesto-ra, bem como, na sua relação com os recauchuta-dores e produtores.

O trabalho tem como objectivo efectuar um balan-ço do sistema e avaliar a adequação do modelo operacional, os diferentes procedimentos segui-dos pelo SGPU, os circuitos de fluxos físicos, docu-mentais e o sistema de informação utilizados. De destacar a avaliação às acções de controlo estabe-lecidas, identificando os pontos fortes e fracos e a sugestão de alterações que permitam obter ainda um melhor desempenho do sistema.

As propostas de acção correctivas a desenvolver consideram o curto/médio prazo e serão devida-mente planificadas e orçamentadas.

O estudo foi adjudicado à Hidroprojecto, após pro-postas apresentadas por mais três empresas. A execução do trabalho de campo decorreu durante o mês de Março e aguardam-se, a todo o momen-to, as conclusões finais.

Avaliação

do funcionamento

do SGPU

3

O

sistema de gestão de pneus usados foi iniciado na Finlândia em 1996.A Rengaskierratys Oy é a empresa criada pelos produtores e importa-dores de pneus, de modo a responder em nome daqueles, à respon-sabilidade pelos pneus usados gerados que resultam dos pneus novos intro-duzidos no mercado finlândes.

Anualmente são gerados na Finlândia cerca de 45.000 toneladas de pneus usados. Os pneus usados geridos pela entidade gestora apenas incluem pneus de veículos ligeiros e comerciais.

Mais de 90% destes pneus usados são recolhidos e reciclados, em resulta-do da actividade desenvolvida por diversos operaresulta-dores e coordenada pela

en-tidade gestora. Esta é a meta consagrada na legislação em vigor no país para o ano 2000, a qual foi atingida em 1999.

A empresa Kuusakoski Oy é actualmente responsável pela recolha e trans-porte dos pneus usados desde os distribuidores até aos 7 terminais de con-centração e selecção de pneus usados, onde são triados, encaminhados para recauchutagem e os restantes fragmentados e transportados para destinos fi-nais de valorização.

A recolha é efectuada com base em contentores que o operador coloca em lo-cais de distribuição. Os contentores são disponibilizados apenas aos principais distribuidores, pelo que aqueles que os não possuem fazem chegar os pneus usados recolhidos aos contentores de recolha ou directamente aos terminais de recolha. Um dos objectivos da Rengaskierratys Oy é a disponibilização do serviço a todos os distribuidores que tenham assinado contrato.

Cabe ainda ao operador logístico gerir a relação com os valorizadores e res-ponsabilizar-se pela venda do produto final do tratamento dos pneus usados, o que não acarrreta custos por esta via para a entidade gestora.

Os distribuidores são obrigados a aceitar os pneus usados provenientes dos consumidores sem quaisquer encargos para estes últimos.

O sistema de gestão de pneus usados é financiado pelo ecovalor cobrado aos produtores aderentes e por estes reflectido na factura quando da aquisição dos pneus novos pelo consumidor. Em 2006, correspondia a 1,85 Euros por pneu ligeiro vendido.

Utilização dos pneus

A totalidade dos pneus usados recolhidos na Finlândia são processados no país, sendo que os pneus usados recauchutados têm como destino principal o mer-cado interno Finlândes, e minoritariamente os mermer-cados da Rússia e da Estónia. Os pneus usados reciclados são utilizados como material drenante e elemento estrutural de aterros, quando encerrados ou em construção de novos, e ainda como material incorporado na fabricação de barreiras acústicas.

Gestão de Pneus

Usados na Finlândia

(4)

A

Valorpneu conseguiu mais uma vez atingir, pelo quartoano consecutivo e desde o início do seu funcionamen-to, todos os objectivos definidos na sua licença. Ao mesmo tempo deixou de enviar pneus para aterro, pela primeira vez durante um ano completo, e aumentou, em cerca de 10%, a quantidade total de pneus usados enviados para reciclagem, perto de 42.500 toneladas.

O ano de 2006 caracterizou-se principalmente por ser aque-le em que maior quantidade total foi processada desde o arranque do SGPU. De facto, as quase 94 mil toneladas processadas em 2006 representam um aumento, relativa-mente a 2005, de aproximadarelativa-mente 11%, e relativarelativa-mente a 2004, o 2.º maior ano, de cerca de 3%. Esta situação deriva essencialmente de três factos: a integração das Regiões Autónomas no SGPU, a qual ocorreu em Maio de 2006, o acréscimo da produção dos recauchutadores aderentes e o

aumento das vendas dos pneus de substituição, originando consequentemente um maior número de pneus usados gera-dos entregues nos Pontos de Recolha.

Relativamente ao cumprimento das metas alvo pode veri-ficar-se que em termos de capacidade de recolha o sistema continua a funcionar perto do máximo possível, com uma taxa de recolha de 99,1%. O fluxo corrente de pneus usados reco-lhidos apresenta um aumento, relativamente a 2005, de cerca de 14%, devido ao aumento dos pneus usados gerados. O sis-tema continua a incorporar quantidades significativas de existências, embora como seria expectável a um ritmo menor que o dos anos anteriores no Continente e com a inclusão do passivo das Regiões Autónomas.

Cerca de 66,1% dos pneus recolhidos e não recauchutados (nem enviados para reutilização) foram alvo de reciclagem em 2006, valor este que cumpre inclusive a meta estabelecida na

Resultados de 2006:

O 4.º ano consecutivo de sucesso

4

Comparação com Metas Resultados Obtidos

as Metas

2003 2007 2003 2004 2005 2006 Taxa de Recolha no âmbito do SGPU 85% 95% 86,4% 97,3% 98,3% 99,1% Taxa de Recauchutagem 25% 30% 27,0% 26,1% 25,0% 26,1% Taxa de Reciclagem 60% 65% 75,4% 61,4% 68,5% 66,1% Existências identificadas Pneus usados gerados recolhidos 2003 2004 2005 2006 0 10.000 20.000 30.000 40.000 50.000 60.000 70.000 80.000 90.000 100.000 59.069 1.905 76.682 14.406 77.828 6.770 88.582 5.369

Recauchutagem Reciclagem Valorização Energética Reutilização Aterro 2003 2004 2005 2006 0 10.000 20.000 30.000 40.000 50.000 60.000 70.000 80.000 90.000 100.000 18.429 20.538 19.808 23.304 30.633 33.470 38.641 42.496 9.287 16.554 16.166 21.793

Valorpneu

supera

objectivos”

Evolução das quantidades totais processadas no âmbito do SGPU (ton)

Destino dos pneus usados gerados recolhidos (ton)

(5)

licença da Valorpneu para 2007, tal como sucede com a recolha. A taxa de recauchutagem rondou os 26,1%, cerca de 23.300 toneladas, o que representou um aumento muito significativo, de quase 18%, em relação a 2005. Este aumento deve-se não só ao maior número de recauchutadores com contrato, os quais são actualmente 15, e à integração da informação daqueles que estão em vias de o fazer, mas sobretudo ao aumento da produção dos Recauchutadores aderentes. Apesar deste bom indício conjuntural, o sector da recauchutagem continua a preocupar particularmente a Valorpneu, uma vez que este depende fortemente do mercado e daquilo que o consumidor decide comprar.

Com uma estrutura ligeira, de apenas 4 colaboradores e com um sistema informático simples mas de grande perfor-mance, o SGPU - On Line, a Valorpneu conseguiu monitorizar uma rede de 45 pontos de recolha (dos quais, 1 na região autónoma da Madeira e 8 na região autónoma dos Açores), 2 recicladores (a BioSafe e a Recipneu) e 3 valorizadores energéticos (a CMP Cimenteira Maceira Pataias, a Secil -Outão e a Nortenha), para além dos transportadores que efec-tuaram os percursos dos diferentes operadores de recolha para os destinos finais de valorização).

A Valorpneu investiu durante 2006 na divulgação do SGPU e dos destinos finais de processamento dos pneus usados,

dando credibilidade à empresa e ao sistema, utilizando para o efeito, entre outros meios de comunicação, os media TV, rádio e imprensa especializada. Apostou em actualizações tecnoló-gicas para melhorar a gestão do SGPU e continuou a investigar soluções para o destino final dos pneus usados, de modo a garantir a sustentabilidade do sistema.

Desta forma, a Valorpneu em 2006 garantiu uma adequa-da resposta de funcionamento do sistema à realiadequa-dade do mercado e à produção dos pneus usados gerados, tendo simultaneamente integrado as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira no SGPU. Não obstante este alarga-mento territorial é de realçar o facto do Ecovalor se ter man-tido por mais um ano, como vem sucedendo desde o início do sistema, e em simultaneo se terem verificado aumentos nos valores de contrapartida a pagar aos pontos de recolha, nos custos de valorização e nas prestações de serviço, facto revelador da permanente optimização do sistema.

Fruto das diligências efectuadas na procura de novas alternativas tecnológicas desenvolvidas e já implementadas em 2005, durante todo o ano de 2006 não foram enviados pneus para aterro. A totalidade de pneus que foram recolhi-dos no âmbito do SGPU apenas tiveram como destino soluções de valorização, facto que assume especial relevân-cia e motivo de orgulho por parte da Valorpneu.

5

Pneus colocados no mercado (pagam ecovalor) Pneus usados gerados

Pneus usados gerados recolhidos

50 55.000 60.000 65.000 70.000 75.000 80.000 85.000 90.000 95.000 2003 68.353 61.038 59.069 76.682 89.350 88.582 79.739 79.199 78.801 77.828 72.614 73.668 2004 2005 2006

Evolução dos pneus colocados no mercado, gerados e recolhidos (ton)

Destino dos pneus usados em 2006

Recauchutagem 23.304 ton 26% Reciclagem 42.496 ton 48% Valorização Energética 21.793 ton 24% Reutilização 989 ton 1% Utilização não controlada 768 ton 1% Valorização Energética 21.793 ton 34% Reciclagem 42.496 ton 66%

Destino dos pneus recolhidos e não recauchutados em 2006

Total de pneus usados gerados: 89.350 ton (não inclui 5.369 ton de existências) Total Reciclagem e valorização Energética: 64.289 ton (não inclui 5.369 ton de existências)

(6)

O

4DeD4001es15sp5//2paac20ch00ho07o n7,, dn..ººdee 3300 ddee J

Jaanneeiirroo,, ppuubblliiccaaddoo eemm D

Diiáárriioo ddaa RReeppúúbblliiccaa,, 22..ªª sséérriiee,, n

noo ddiiaa 22 ddee MMaarrççoo,, ssuurrggee nnoo â

âmmbbiittoo ddaa pprreevvaallêênncciiaa ddaa v

vaalloorriizzaaççããoo ddooss rreessíídduuooss ssoobbrree a

a ssuuaa eelliimmiinnaaççããoo,, ccoonnssaaggrraaddoo n

noo DDeeccrreettoo--LLeeii 117788//22000066,, ddee 55 d

dee SSeetteemmbbrroo,, ee ddaa rreecciiccllaaggeemm c

coommoo uumm ddooss pprriinnccííppiiooss ffuunnddaammeennttaaiiss ddee ggeessttããoo ddee p

pnneeuuss ee ddee ppnneeuuss uussaaddooss,, ddee a

accoorrddoo ccoomm ooss oobbjjeeccttiivvooss qquuee v

vêêmm eessttaabbeelleecciiddoo nnoo DDeeccrreetto o--L

Leeii nn..ºº 111111//22000011,, ddee 66 ddee AAbbrriill,, s

seegguunnddoo ooss qquuaaiiss ooss p

prroodduuttoorreess ddeevveerrããoo ggaarraannttiirr aa rreecciiccllaaggeemm ddee 6655%% ddooss ppnneeuuss rreeccoollhhiiddooss ee nnããoo

rreeccaauucchhuuttaaddooss.. D

Dee aaccoorrddoo ccoomm eessttee d

dooccuummeennttoo ee ccoonnssiiddeerraannddoo aass p

poollííttiiccaass llaannççaaddaass ppeelloo G

Goovveerrnnoo ddee iinncceennttiivvoo àà p

prroommooççããoo ddee ccoommpprraass p

púúbblliiccaass eeccoollóóggiiccaass,, ffooii d

deetteerrmmiinnaaddoo qquuee ooss o

orrggaanniissmmooss ppúúbblliiccooss

rreessppoonnssáávveeiiss ppeellaa ccoonnttrraattaaççããoo,, rreeaabbiilliittaaççããoo oouu mmaannuutteennççããoo ddee iinnffrraa--eessttrruuttuurraass rrooddoovviiáárriiaass d

deevveemm pprreevveerr,, nnooss ccaaddeerrnnooss d

dee eennccaarrggooss,, aa uuttiilliizzaaççããoo,, eemm p

paavviimmeennttooss,, ddee mmiissttuurraass b

beettuummiinnoossaass ccoomm iinnccoorrppoorraaççããoo ddee bbeettuummeess m

mooddiiffiiccaaddooss ccoomm bboorrrraacchhaa p

prroovveenniieenntteess ddee rreecciiccllaaggeemm d

dee ppnneeuuss eemm ffiimm ddee vviiddaa.. E

Essttaa mmeeddiiddaa vveemm nnoo s

seegguuiimmeennttoo ddaa nneecceessssiiddaaddee d

dee lliimmiittaarr aa uuttiilliizzaaççããoo ddee rreeccuurrssooss nnaattuurraaiiss ee pprroommoovveerr aa iinnttrroodduuççããoo ddee ccoonnssttiittuuiinntteess rreecciiccllaaddooss nnaa pprroodduuççããoo ddee n

noovvooss mmaatteerriiaaiiss.. A

A aapplliiccaaççããoo ddee bbeettuummeess m

mooddiiffiiccaaddooss ccoomm bboorrrraacchhaa nnaa p

paavviimmeennttaaççããoo ddee eessttrraaddaass éé u

ummaa ddaass ppoossssíívveeiiss aapplliiccaaççõõeess d

doo ggrraannuullaaddoo rreessuullttaannttee ddaa rreecciiccllaaggeemm ddee ppnneeuuss uussaaddooss,, s

seennddoo ddee ddeessttaaccaarr aa rreellaaççããoo c

cuussttoo//bbeenneeffíícciioo qquuee ppooddeerráá rreessuullttaarr ddeessttaa iinnccoorrppoorraaççããoo.. AA u

uttiilliizzaaççããoo ddooss bbeettuummeess m

mooddiiffiiccaaddooss ccoomm aallttaa p

peerrcceennttaaggeemm ddee bboorrrraacchhaa c

coonnttrriibbuuii ppaarraa aa rreedduuççããoo ddoo rruuííddoo ddee ttrrááffeeggoo ee ppaarraa oo a

auummeennttoo ddaa sseegguurraannççaa rrooddoovviiáárriiaa ppoorr vviiaa ddoo iinnccrreemmeennttoo ddoo aattrriittoo ee,, c

coonnsseeqquueenntteemmeennttee,, aa rreedduuççããoo d

daa ddiissttâânncciiaa ddee ttrraavvaaggeemm,, e

evviiddeenncciiaaddaa eemm ddiivveerrssooss e

essttuuddooss rreeaalliizzaaddooss ssoobbrree aa m

maattéérriiaa ee vvaalliiddaaddaa eemm s

siittuuaaççõõeess rreeaaiiss,, eemm PPoorrttuuggaall ee n

noo eessttrraannggeeiirroo..

BREVES

Betumes modificados

com borracha

na pavimentação

de estradas

Comissão Europeia

no ECOVIA

6

A

10 de Abril de 2007, a Comissão Europeia visitou o Projecto LIFEECOVIA, no Centro de Coordenação Operacional da BRISA, em Carcavelos. A visita teve como objectivo o acompanhamento dos aspectos relacionados com a coordenação e implementação do projecto, desenvolvimento técnico, plano de comunicação, gestão financeira e pro-gresso expectável nos próximos seis meses.

A Valorpneu é um parceiro do projecto ECOVIA, co-financiado pela Comunidade Europeia através do Programa LIFE - Ambiente. Este pro-jecto é coordenado pela BRISA - Auto-Estradas de Portugal, S.A. e envol-ve também outros parceiros ligados à gestão de resíduos e à inenvol-vestiga- investiga-ção, entre outros.

O objectivo principal do projecto é incorporar resíduos, ou produtos re-sultantes do seu processamento, na produção de materiais ligados ao uni-verso rodoviário, nomeadamente rails, barreiras acústicas, bandas sonoras, material de sinalização de via, separadores centrais, entre outros, que

contri-buam para a segurança rodoviária. Os resíduos a utilizar no projecto serão os plásticos mistos, as emba-lagens de cartão para alimentos lí-quidos (ECAL) e o granulado de bo-rracha produzido a partir de pneus usados; diversificando as aplicaçõ-es existentaplicaçõ-es e dinamizando o pro-cesso de reciclagem destes três ti-pos de resíduos. Neste sentido, a Valorpneu, enquanto entidade gestora da fileira de pneus usados e responsável pelo encaminhamento dos pneus usados para reciclagem e valorização, enquadra-se neste projec-to como parceiro na vertente do resíduo de borracha.

O projecto teve início em Novembro de 2005 e terminará em Abril de 2009, sendo que actualmente estão a ser realizados ensaios às maté-rias-primas, tendo para esse efeito sido produzidas amostras que estão a ser testadas em laboratório.

A Extruplás - Reciclagem, Recuperação de Fabrico de Produtos Plás-ticos, Lda. realizou ensaios de produção em perfil quadrado, rectangular e circular, de acordo com o solicitado pelo consórcio do projecto ECO-VIA, sendo que, após análise das metodologias de reciclagem disponí-veis, optou-se por produzir os perfis de materiais reciclados a partir da técnica de intrusão. O desenvolvimento do produto foi centrado na com-binação de diferentes perfis e de diferentes proporções das matérias-primas. Os resultados obtidos indicam tratar-se de produtos que são potenciais substitutos da madeira.

Assim, o projecto visa essencialmente desenvolver produtos recicla-dos competitivos no mercado, a sua divulgação junto recicla-dos principais utili-zadores e dos consumidores, apresentando o produto como uma alter-nativa viável, com significativas vantagens ambientais.

(7)

F

oram redefinidos os prazos concedidos aos utili-zadores para registo no Sistema Integrado de Re-gisto Electrónico de Resíduos (SIRER), conforme Portaria n.º 320/2007, de 23 de Março.

Estão sujeitos a registo no SIRER os produtores de resí-duos não urbanos que no acto da sua produção empguem pelo menos 10 trabalhadores, os produtores de re-síduos urbanos cuja produção diária exceda 1100 L e os

produtores de resíduos perigosos, incluindo os produtores de resí-duos perigosos com origem na actividade agrícola e florestal. Ain-da sujeitos a registo estão os ope-radores de gestão de resíduos, ou que actuem no mercado de resí-duos, as entidades responsáveis pelos sistemas de gestão de resí-duos e os operadores e operaçõ-es de goperaçõ-estão de roperaçõ-esíduos hospita-lares (art. 48.º do DL 178/2006, de 5 de Setembro).

O registo dos diferentes utilizadores pode ser efectua-do até 31 de Maio de 2007, no que se refere ao mapa de registo de estabelecimento. Quanto aos restantes ma-pas de registo de produção de resíduos:

até 30 de Junho de 2007, no caso dos sistemas de gestão de resíduos urbanos, dos operadores de ges-tão de resíduos ou que actuem no mercado de duos e dos operadores e operações de gestão de resí-duos hospitalares;

até 30 de Setembro de 2007, no caso dos produtores de resíduos não urbanos, dos produtores de resíduos urbanos (excepto os sistemas de gestão) e dos produ-tores de resíduos perigosos, bem como das entidades responsáveis pelos sistemas de gestão de resíduos. A redefinição dos prazos em questão teve presente a necessidade de compatibilizar os prazos de cobrança das taxas de gestão de resíduos previstas na Portaria nº 1407/2006, de 18 de Dezembro, e os atrasos verificados na implementação e plena operacionalidade do SIRER.

Se, por motivos de indisponibilidade ou falha técnica do sistema, não for possível aos utilizadores do SIRER, sujei-tos ao pagamento de taxa de gestão de resíduos, o preen-chimento dos mapas de registo de produção de resíduos, a liquidação da referida taxa será efectuada por recurso a métodos indirectos de estimativa fundamentada das quantidades de resíduos produzidos.

N

os passados dias 29 deMarço e 1 de Abril, cerca de 20.000 espectadores vibraram no complexo

desportivo do Estádio Algarve com a Super Especial do Rally de Portugal. Para a realização desta prova, com 2,03 Kms de extensão, o BMB (Betume Modificado com Borracha) foi a mistura betuminosa eleita, sendo aplicada na pista da zona do relvado do Estádio e removida logo após o final desta

competição.

Na sua construção foi formulada uma mistura betuminosa que incorpora o granulado proveniente da reciclagem de cerca de 4.000 pneus usados e que foi especialmente concebida para resistir às condições exigentes da prova respondendo com um desempenho notável.

A fiabilidade do BMB ficou mais uma vez provada.

BMB juntou-se

ao sucesso do Rally

de Portugal

A

Valorpneu estevepresente também neste evento com a partilha de um stand para, junto de um

público numeroso, divulgar as suas iniciativas e os vários destinos dos pneus usados.

A Valorpneu no Rally

Registo no SIRER

7

(8)

Destaques

Sustainable Neighbourhood -

from Lisbon to Leipzig through Research

Data: 6 a 10 de Maio de 2007, Local: Leipzig, Alemanha

Forum de interacção entre a comunidade política, económica

e cientifica, assim como, das prioridades futuras de investigação.

Detalhes sobre o evento em:

http://www.fona.de/L2L

Waste to energy

Data: 9-10 Maio 2007, Local: Bremen, Alemanha

O programa da Conferência encontra-se focalizado na valorização

energética dos resíduos e biomassa e nos meios de obter eficiência.

Detalhes sobre o evento em:

http://www.wte-expo.com/conference.htm

The Recycling and Waste Management Exhibition

Data: 11 a 13 de Setembro de 2007, Local: Birmingham, Reino Unido

Dirigida a todos os que se encontram envolvidos no sector da gestão de

resíduos e da reciclagem, RWM é a exposição líder nesta área no Reino Unido.

Detalhes sobre o evento em:

http://www.environmental-expert.com/events/rwm2007/rwm2007.htm

RC International Rubber Conference 2007

Data: 16, 17 e 18 de Outubro de 2007, Local: Cleveland, EUA

Detalhes sobre o evento em:

http://www.internationalrubberconference.org/

Eventos e iniciativas

Av. da Torre de Belém, 29

1400-342 Lisboa

tel. (+351) 213 032 303

fax. (+351) 213 032 305

E-mail: valorpneu@valorpneu.pt

Referências

Documentos relacionados

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Keywords: Structural Health Monitoring; Cable-stayed Bridges; Thermomechanical Analysis; Damage Detection; Data-based

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,