• Nenhum resultado encontrado

REUNIÃO REALIZADA EM 25/02/2014. X Itapetininga X Jacareí

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REUNIÃO REALIZADA EM 25/02/2014. X Itapetininga X Jacareí"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 REUNIÃO REALIZADA EM 25/02/2014

Participantes: Outros Participantes:

Reitor X SCL X Pró-Reitor de Administração X Pró-Reitor de Ensino X Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional X Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação X Pró-Reitor de Extensão X Itapetininga Campi: X Jacareí X Araraquara X Matão X Avaré X Piracicaba

X Barretos X Presidente Epitácio

X Birigui X Registro

X Boituva X Salto

X Bragança Paulista X São Carlos

X Campinas X São João da Boa Vista

X Campos do Jordão X São José dos Campos

X Capivari X São Paulo

X Caraguatatuba X São Roque

X Catanduva X Sertãozinho X Cubatão X Suzano X Guarulhos X Votuporanga X Hortolândia Abertura:

Reunião presidida por Whisner Fraga Mamede, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

I – Ordem do Dia:

1. Consulta sobre reunião periódica dos Gerentes Educacionais dos campi com a PRE – PRE

2. Minuta de Regimento dos Campi – Solicitado pelo Prof. Ragnar Orlando Hammarstrom

3. Relatório de Gestão – PRD

4. Apresentação do manual de execução e outras informações – Diretoria de Administração – PRA

5. Diretoria de Tecnologia da Informação:

a. A atuação do Comitê de Tecnologia da Informação

b. O papel dos coordenadores de TI dos campi

6. Esclarecimentos sobre as últimas alterações efetuadas no Edital de Concurso para Docentes – Comissão de Concurso

Consulta sobre reunião periódica dos Gerentes Educacionais dos campi com a PRE – Claudia Abboud Aranega – Pró-Reitora de Ensino em Exercício.

(2)

2 Informes:

1. Visitas da PRE aos Campi;

Foi enviado o cronograma das reuniões, a convocação será encaminhada até sexta próxima. Os encontros serão com coordenadores, gerentes e diretores e, se possível, serão uma vez por semestre. Os RDE deverão estar presentes, os docentes poderão ser dispensados das aulas.

2. Processo Seletivo.

O Processo foi antecipado, e o novo cronograma será encaminhado aos diretores. A data provável para publicação do edital é 23 de março de 2014.

Projeto Básico: Solicitaram-se sugestões para sua mudança. Solicitou-se, ainda que os nomes dos servidores que se prontificarão a ajudar durante o processo seletivo sejam enviados à PRE.

3. Projetos Pedagógicos de novos cursos

Esclareceu-se que o CTP e o Conselho Superior estão empenhados até o final do ano com PPCs da Diretoria de Educação Básica. Explicou-se, ainda, que se está fazendo o trabalho de adequação de PPCs já existentes e salientou-se que os que chegam à PRE apresentam muitos erros, acarretando atrasos. Falou-se sobre a possibilidade de aprovar PPCs por semelhança ou verificar a possibilidade de realizar reuniões extraordinárias do CTP.

Reunião com os Gerentes Educacionais

Esclareceu-se que os Gerentes Educacionais estarão presentes nas visitas aos campi.

Os diretores apontaram para a necessidade de haver reuniões periódicas, para que a pauta da PRE não se limitasse aos diretores, e sugeriram uso de videoconferência, para evitar problemas de locomoção e diárias

Relatório de Gestão – José Aparecido da Silva

Foram comunicados o andamento dos trabalhos e a maneira como foi realizada a coleta de dados. Conseguiu-se fazer o recolhimento dos dados dos campi, que já foram encaminhados ao Conselho Superior. Esclareceu-se que, após a apreciação do Conselho, serão efetuadas as últimas correções, e o Relatório de Gestão deverá ser enviado à CGU até 31/03/2014.

Diretoria de Tecnologia da Informação- Eduardo Leal

Foram apresentados o Plano de Metas e Ações para 2014 da Tecnologia da Informação do IFSP, bem como os sistemas SUAP, Acadêmicos, Aurora e Caderno de Serviços.

SUAP – Estima-se que até maio o sistema seja iniciado pela Diretoria de Gestão de Pessoas, pelo Protocolo-Geral e pelo Almoxarifado e Patrimônio. O treinamento será realizado pelas pró-reitorias respectivas, e a TI fornecerá o suporte ferramental.

A partir do segundo semestre, poderá haver o início de outros módulos do sistema, em caráter experimental.

Transmissão ao vivo – utilizada para as reuniões do Conselho Superior, serviço também disponível para os campi.

Comitê de Tecnologia da Informação

O comitê é canal de comunicação entre os campi e a TI da reitoria. PDTI

A revisão está sendo feita pelo Comitê de TI. Existe um fórum para as discussões, e as solicitações de participação podem ser enviadas ao suporte da TI da Reitoria.

Comissões temáticas – Tem por objetivo compilar as informações do fórum e leva-las ao Comitê de TI.

Webservice – serviço gerenciado pela TI de disponibilização de dados do Nambei. Estará disponível para os campi dentro de 15 a 20 dias.

Tablets: Foram distribuídos 1300 tablets aos campi. Foi solicitado à SETEC que fosse solucionado o problema de cadastro de docentes, feita com base em dados de 2011. Os

(3)

3 servidores cadastrados em outras entidades devem solicitar descadastramento, para que possam ser cadastrados no IFSP.

Informou-se que há ainda 300 tablets, a TI está aguardando resolução do problema de cadastramento para distribuí-los aos campi.

Apresentação do Manual e Cronograma de Execução do Orçamento – Exercício de 2014 – Diretoria de Administração – PRA – Edmur Frigeri

Informou-se que o Manual e Cronograma do Orçamento – Exercício 2014 já está disponível no site do IFSP em: Documentos→ Administração→ Manuais.

Esclareceu-se sobre as atualizações e alterações feitas na minuta da Portaria de delegação de competência aos diretores-gerais, visando à descentralização.

O Pró-Reitor de Administração, Paulo Fernandes Júnior, disse que uma maior descentralização dará maior possibilidade de orientar e discutir procedimentos e estratégia e que será importante trabalhar em parceria com os campi para construir o processo de descentralização.

Os diretores solicitaram que a descentralização levasse em conta a força de trabalho existente em cada campus.

Esclareceu-se há uma equipe da Procuradoria Regional Federal – 3ª Região – ligada à AGU, com a competência de apreciar contratos e licitações do IFSP. Sendo assim, a Procuradora do IFSP não responde mais por isso. Este núcleo de procuradores solicitou ao instituto que os editais sejam padronizados, por isso há a necessidade de não mais enviar processos dos campi diretamente aos procuradores.

Esclareceu-se que seriam enviados por e-mail aos diretores contatos da PRA, para minimizar os problemas de comunicação com a Pró-Reitoria apontados pelos diretores-gerais.

Tarde:

Esclarecimentos sobre as últimas alterações efetuadas no Edital de Concurso para Docentes – Professor Edson D’Avila – Comissão de Concurso

Esclareceu-se que Subcomissões Locais serão necessárias para prestar atendimento durante a prova de desempenho e também no dia da prova escrita. Será enviado e-mail pela Comissão de Concurso aos campi indicando a necessidade dessas subcomissões.

Solicitou-se que os servidores do IFSP não respondam a e-mails de candidatos dos concursos em andamento, visto que todas essas mensagens poderão se transformar documentos, se houver alguma questão judicial.

Esclareceu-se que, visto que as inscrições dos concursos para técnicos administrativos e docentes do IFSP já foram iniciadas, efetuar retificações poderia colocar o processo em risco e, portanto, estas foram realizadas somente em casos em que as informações do edital poderiam gerar a impugnação do concurso.

Três retificações foram feitas para garantir a continuidade do processo:

1. Deficiente físico – o capítulo referente a eles não havia sido publicado;

2. Substituição de “Licenciatura em Sociologia” por “Licenciatura em Ciências Sociais”, visto que essa é a nomenclatura utilizada pela maioria das faculdades;

3. Correção da expressão “Laudo técnico” por “Laudo médico.”

Explicou-se que vagas que não foram inseridas, devido a problemas técnicos, nos editais em andamento serão oferecidas em um próximo concurso pequeno, que será gerido pela Comissão de Concurso do IFSP.

Remoção e Redistribuição:

Informou-se que após o carnaval seria publicada portaria referente à redistribuição e que em maio será aberto edital de remoção. Os servidores novos poderão participar do processo de remoção.

Os diretores solicitaram que no próximo edital de remoção sejam colocados outros critérios, além do tempo de serviço do servidor.

(4)

4 Fundep: Esclareceu-se que o IFSP contratou uma entidade externa devido à impossibilidade de a Comissão de Concurso levar adiante o processo, devido à falta de força de trabalho, e que tal decisão não deveria ser politizada. Sugeriu-se, para o futuro, iniciar a discussão sobre a criação de uma Fundação com esse fim.

Bancas:

Solicitou-se aos campi garantir a presença de um elemento de cada campus para evitar problemas posteriores.

Temas

Solicitou-se que os campi enviem os temas 15 ou 10 dias antes do concurso.

Houve a sugestão de cada campus encaminhar três temas e a Comissão de Concursos sortear, entre os enviados, três para a prova.

Minuta de Regimento dos Campi –Prof. Ragnar Orlando Hammarstrom Não houve tempo para a apresentação da minuta.

Comunicados:

Telefonia Celular – Paulo Fernandes Júnior

Esclareceu-se que o atual contrato com a Vivo é válido até 26 de junho próximo, que foi modificado e o custo passou a ser por demanda.

Solicitou economia nesses últimos 3 meses, para que o valor da conta possa cair pela metade. Informou-se que está sendo elaborado um novo termo de referência para que se abra uma nova licitação, prevendo a expansão do instituto, com pelo menos duas linhas por campus, pagamento em função do consumo real, consumo compartilhado e aumento do uso de internet.

Foi falado sobre a possibilidade de utilização dos celulares como roteadores, em substituição aos modens 3G, para momentos em que há falha do sistema nos campi e reitoria.

Os diretores solicitaram celulares não só para os diretores, mas também para o campus, e um sistema integrado de comunicação, para gerar custos menores.

O professor Daniel Savério disse que a FNDE, em parceria entre MEC e MC, através do programa banda larga nas escolas, instala links de 2 megas em todos os campi do IFSP. Manutenção e Aquisição de Veículos – Paulo Fernandes Júnior

Foi comunicado que há uma nova direção na PRA, de suporte administrativo, que se ocupará do transporte, diárias etc. e prestará serviços à reitoria e aos campi.

Comunicou-se que há a expectativa de o contrato de manutenção de veículos vigorar a partir do início do 2º semestre.

Solicitou-se:

Padronizar as especificações mínimas dos veículos para os contratos;

Informar veículos que serão substituídos e que irão para o desfazimento, pois tais dados são necessários para a elaboração do contrato de manutenção.

Comunicou-se que foi iniciado um estudo sobre fretamento de ônibus, micro-ônibus e vans, motoristas e manutenção, para verificar a viabilidade.

SIAFI Gerencial

Foi feita a seguinte proposta: Um dia de treinamento com o Sérgio Umeda para os diretores, dentro de um mês, além dos 3 dias de treinamento já previstos pela DGP.

Não houve objeções.

Capacitação –– Diretoria de Gestão de Pessoas – Alice Reis de Souza e Paula Godoy Integração dos novos servidores

Esclareceu-se que a DGP desenvolve um projeto de capacitação dos novos servidores de 60 horas, organizado da seguinte forma:

1º dia: Apresentação do IFSP – 8h 2º dia – Lei 8.112/2010 – 8h

(5)

5 3º dia: Funpresp, Código de ética, Missão do IFSP – 8h

Demais 36 horas – capacitação do dia-a-dia do servidor.

Foi apresentada a Política de Capacitação do IFSP, os resultados esperados e as linhas temáticas da capacitação “in company”.

Comunicou-se que há um novo formulário de solicitação de capacitação que será enviado aos diretores. Informou-se que, após o carnaval, os Rhs dos campi serão convocados para 3 dias de formação na reitoria.

Informou-se que os campi têm autonomia para montar projetos de cursos de capacitação para seus servidores, utilizando fundos da DGP.

SUAP – Sistema Unificado de Administração Pública.

Comunicou-se que o SUAP substituirá o SIGA e, para tanto, é necessário que os campi enviem, até 12/03, planilha com nome, prontuário, setor e cargo de todos os servidores dos

campi. Os diretores pediram que a solicitação que fosse enviada ao fórum de administração.

Os Diretores solicitaram curso de formação para gestores. Pendências:

Regimento dos Campi

Foi definido o dia 11/04/2014 como prazo final para a discussão da proposta inicial do regimento nos campi; até esta data os campi deverão enviar suas sugestões, referentes às atribuições e discussões realizadas nos campi, ao link

https://docs.google.com/document/d/1H_6xZHLtholTWVMJEKR3bqln6x87v1c4v8lSzveZj7 w/edit.

O documento está bloqueado para edição, com o intuito de evitar confusões entre informações existentes e enviadas. Haverá, no entanto, a possibilidade de inserção de comentários e de fazer download do documento. As sugestões deverão ser enviadas ao e-mail do Professor Ragnar, que as compilará e inserirá no documento, grifando as todas as contribuições, sem excluisão de nenhuma.Os diretores irão se reunir no dia 15/04/2014 para consolidar todas as discussões realizadas nos campi.

Conforme informado pela PRD, uma minuta deverá ser enviada ao Conselho Superior, ao menos 15 dias de antecedência da realização da reunião ordinária. Sendo assim, a minuta será encaminhada à PRD após o dia 15/04 e esta enviará ao CONSUP, solicitando sua apreciação na reunião ordinária de maio.

Foi acordado também que, assim como ocorreu com outros documentos institucionais, paralelamente ao encaminhamento do resultado deste trabalho ao CONSUP, será solicitado à reitoria a criação de comissões (central e locais) para conduzirem uma discussão mais a fundo e detalhada sobre este regimento.

Observação:

1 - Para inserir os comentários no arquivo do google docs:

Na parte superior da página, acessar o Menu INSERIR > COMENTÁRIO. 2 - Para fazer download da versão:

Na parte superior da página, acessar o Menu ARQUIVO > FAZER DOWNLOAD COMO ... (escolher o formato que irá utilizar)

Demandas da Reunião dos Diretores em 24 de fevereiro de 2014. Professor Bruno irá encaminhá-las ao Professor Modena.

Próxima Reunião: Pauta: Minuta de Regimento do Colegiado de Campus Ata lavrada por Rita de Cássia Fernandes Cristóvão

Referências

Documentos relacionados

Implementação default obtém dados de TestSuite (método suite() ) TestSuite usa Java Reflection para descobrir métodos de teste. Para cada método public void testXXX(),

de modo construtivo outras vezes destrutivo mas sempre de forma harmoniosa desde sempre que falam um com o outro.. O Delta

O aluno que faltar a alguma prova intermediária ou desejar melhorar a nota poderá fazer a prova substitutiva no final do semestre, que não poderá reduzir a nota da AI.

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

3 diária e 1/2 devido deslocamento de Toledo x Curitiba x Toledo de 24 a 27/02/2021 para participação na 909ª Reunião Plenária Ordinária deste Conselho, que será realizada dias 25

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

(Nota: Alguns arquétipos podem ter sido construídos para uma vida curta; então, não devemos concluir que todos que morrem cedo não aproveitaram suas oportunidades para aprenderem

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados