• Nenhum resultado encontrado

Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Informativo Mensal do Movimento Pólen

Síntese

“Fala, Senhor, que teu servo escuta”

(1 Sm 3,10).

Julho

de 2017 / Ano XLVI

(2)

Editorial

Queridos Polens,

Na edição da Síntese deste mês temos dois testemunhos sobre o Retiro de Aprofundamento, que ocorreu nos dias 09, 10 e 11/06, um testemunho sobre o Corpus Christi, um testemunho sobre o Bingo, a Palavra de Vida e um estudo sobre a devoção a Maria.

Neste mês, o Movimento Pólen está se organizando para a sua Festa Julina que será no dia 22/07. Não esquecendo ainda do EAzinho no dia 01/07, uma reunião onde os representantes de comunidades e equipes se reúnem com a coordenação, uma reunião de extrema importância para o movimento.

Por enquanto é isso,

Gabriel Xavier de Andrade Pinto sintese@movimentopolen.org

(3)

2

Palavra de Vida

Junho 2017

“Fala, Senhor, que teu servo escuta” (1 Sm 3,10)

Quem participou de um dos 60 Retiros Básicos do Movimento Pólen ouviu esta Palavra de resposta de um jovem chamado Samuel que Deus estava chamando para ser seu Profeta. A resposta de Samuel a Deus sempre foi proposta aos jovens que aceitaram o convite para fazer esta experiência de Deus que chama, porque quer precisa de amigos e colaboradores para a sua obra.

“Fala, Senhor, que teu servo escuta” (1 Sm 3,10)

Samuel era um jovem do Povo de Israel, servia ao Senhor, sob as ordens de Eli. Naquele tempo a Palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes. Eli devia ser um sacerdote idoso do Templo e Samuel o seu ajudante.

Quando durante o sono da noite, certo dia Samuel ouviu uma voz que o chamava pelo nome “Samuel! Samuel!”. O jovem pensou em Eli que era o responsável por ele. E neste pensamento de jovem bem educado, foi ao encontro de Eli, dentro da noite, e se apresentou. “Tu me chamaste, aqui estou” Eli o ouviu e lhe respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir”. E Samuel foi deitar-se. E por mais uma vez ouviu a voz que o chamava pelo nome. Procurou Eli novamente e dele recebeu a mesma resposta. Numa terceira vez, porém, Eli o orientou diferente. Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o jovem e disse a Samuel: “Volta a deitar-te e se alguém te chamar, responderás: “Fala Senhor, que teu servo escuta”. E assim aconteceu.

“Fala, Senhor, que teu servo escuta” (1 Sm 3,10)

“Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava sem efeito nenhuma de suas palavras... O Senhor se manifestava a Samuel em Silo, segundo a palavra do Senhor. E a palavra de Samuel se fez ouvir a todo o Israel.” Depois que Jesus veio para morar conosco e nos salvar, estes chamados são muito frequentes, para missões grandes. É necessário também, hoje, que os jovens estejam atentos à voz do Senhor, assim como Samuel, e sejam orientados como ele foi orientado por Eli.

“Fala, Senhor, que teu servo escuta” (1 Sm 3,10)

O Papa Francisco falando, recentemente sobre a formação dos jovens para a missão que Deus quer lhes confiar no sacerdócio, na vida missionária, na vida de inteira consagração a Deus, na vida da família... lembra a necessidade de uma formação cristã integral. Lembrou o Papa o seguinte: “Devemos admitir que, com frequência, os jovens são julgados de forma um pouco superficial e muito facilmente são etiquetados como geração “líquida” desprovida de paixões

(4)

e de ideais. Certamente existem jovens frágeis, desorientados, fragmentados ou contagiados pela cultura do consumismo ou do individualismo. Mas isto não nos deve impedir de reconhecer que os jovens são capazes de apostar “firmemente” na vida e de se envolver com generosidade; de fixar o olhar no futuro e de ser deste modo, um antídoto contra a resignação e a perda de esperança que marca a nossa sociedade; de ser criativos e fantasiosos, corajosos na mudança, magnânimos quando se trata de se prodigalizar pelos outros ou por ideais como a solidariedade, a justiça e a paz. Com todos os seus limites eles são sempre um recurso”.

A Palavra de Deus mostra-nos como o Senhor chama os jovens, confia neles e os envia para missão.” (Papa Francisco, 1º de junho de 2017)

“Fala, Senhor, que teu servo escuta” (1 Sm 3,10)

Vamos identificar os jovens que Deus está chamando para o 61º Retiro Básico e sejamos para eles o que foi Eli para Samuel!

“Fala, Senhor, que teu servo escuta” (1 Sm 3,10)

Pe. Pedro Adolino Martendal Diretor Espiritual

(5)

4

A Devoção à Maria

A devoção à Virgem Maria, Mãe de Deus, é sem dúvida um diferencial em nossa vida cristã, porque, longe de desviar nossa atenção do Cristo, ela nos integra no plano de salvação proposto por Deus e realizado por seu Filho único, Jesus Cristo, que Se encarnou e veio ao mundo por meio dela. Nós celebramos as festas de Maria porque é Mãe de Deus, porque nos deu o Salvador. Foi Deus que, em sua infinita sabedoria e bondade, estabeleceu que a redenção da humanidade acontecesse através de seu Filho único nascido de uma Virgem; e a Virgem escolhida foi Maria. Ora, se Deus, o Senhor de todas as coisas, o Infinito e o Absoluto, não se envergonhou de escolher Maria, e a fez Cheia de Graça, para ser a Mãe de seu Filho, por que haveríamos nós, simples mortais, de recusar-nos a ter para com ela uma devoção toda especial?

É bom lembrar ainda que a nossa devoção a Maria deve fundamentar-se na inspiração de suas virtudes e no seguimento de Cristo. Quando Cristo disse: "Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga" (Mt 16,24), Ele se colocou como o primeiro e principal modelo a ser seguido. Se nos inspirarmos na fidelidade de Maria, no seu amor a Deus e aos irmãos, com toda a certeza ela nos apresentará e conduzirá pelos caminhos de seu Filho Jesus.

Ao lermos a Bíblia, os Evangelhos nos mostrarão que Maria, como a primeira cristã, viveu as virtudes da Fé, da Esperança e da Caridade. Antes de trazer o Filho de Deus em seu seio, já O trazia no desejo de seu coração, pois como mulher judia esperava e acreditava que Deus um dia enviaria o Messias. Como modelo de caridade, deixa sua casa e vai servir Isabel, sua prima de idade avançada que está grávida, permanecendo com ela os três meses finais (Lc 1,36;56), e ainda estando presente com a Igreja que está nascendo e sendo perseguida. (At 1,14)

Foi modelo de um olhar de fé e de esperança, sobretudo quando, na tormenta da paixão do Filho, conservou no coração uma fé total n’Ele e no Pai. Enquanto os discípulos, envolvidos pelos acontecimentos, ficaram profundamente abalados na sua fé, Maria, embora provada pelo sofrimento, permaneceu íntegra na certeza de que se realizaria a predição de Jesus: "O Filho do Homem... ao terceiro dia, ressuscitará" (Mt 17, 22-23). Com este olhar de fé e de esperança, Maria encoraja a Igreja e os cristãos a cumprirem sempre a vontade do Pai, que nos foi manifestado por Cristo e que, através de sua intercessão, sejamos homens e mulheres da Fé, da Esperança e da Caridade

Fonte:

http://br.radiovaticana.va/news/2017/05/07/a_devo%C3%A7%C3%A3o_a_mari a/1310680

(6)

Testemunhos

Testemunho sobre o Retiro de Aprofundamento: Ana Clara Rinaldi da etapa de Aprofundamento, Comunidade Cristo Crucificado

Nos dias 9, 10 e 11 de Junho ocorreu o Retiro de Aprofundamento. Para ser bem sincera, quando me fizeram o convite para participar eu tive minhas dúvidas se queria ir ou não. Mas agora posso dizer que não me arrependo nem um pouco de ter participado.

Foi um fim de semana especial, onde pude conhecer um pouco mais sobre o amor de Jesus e sobre a Mística Pólen. E através de tudo que passaram lá, consegui compreender coisas que antes pareciam não fazer muito sentido, e também pude perceber, ouvindo o testemunho das pessoas, que os diversos pontos da Mística, quando aplicados em nossas vidas, nos tornam melhores, mesmo que no começo não compreendamos o por que de algo estar acontecendo. Se tivermos confiança, o plano Dele é muito maior do que o nosso. Queria agradecer a todos que se envolveram para organizar o retiro, pois sem eles, nada teria sido tão especial e tão bom como foi.

Testemunho sobre Retiro de Aprofundamento: Arthur Valverde da etapa de Aprofundamento, Comunidade Cristo Ressuscitado

No início não estava com muita vontade de ir, mas criei coragem e decidi ir para o retiro. Chegando no terminal e saindo com o ônibus, fui contagiado com uma alegria e um alto astral enorme de todo mundo, e foi aí que tudo começou. Chegando lá, todo o pessoal da organização nos acolheu com um amor gigantesco. Cada palestra e cada meditação foram uma benção para mim. Em meio a tanta coisa que passava em minha cabeça, foi neste retiro que eu encontrei algumas soluções. Eu sabia, que a qualquer momento que eu precisasse eu teria um ombro amigo pra me ajudar.

Cada ponto da mística, muito bem detalhado, coisas que as vezes não paramos para pensar, e que estão do nosso lado. Só tenho a agradecer pelo convite, por todo carinho e amor que recebi. Que venha o retiro de opção!!

(7)

6

Testemunho sobre o Corpus Christi:Isabella Fiamoncini da etapa de Renovação, Comunidade Luz da Esperança

Participar do Corpus Christi este ano foi uma experiência muito gratificante. Como foi minha primeira vez neste evento, fiquei muito entusiasmada em ver como nosso Movimento Pólen se uniu para construir aqueles 5 tapetes. Em meio a preocupação da falta de materiais e organização dos últimos detalhes, conseguimos nos unir como uma só comunidade e efetuar a montagem dos tapetes com tamanha dedicação e êxito. Foram 5 horas de trabalho e empenho que fluíram rápido graças ao trabalho em equipe e a dinamicidade das nossas tarefas; desde os últimos detalhes de grãos de café aos sanduiches distribuídos para cada um lá presente. Uma prova de que em unidade com Cristo nos fazemos fortes.

Testemunho sobre o Bingo: João Germano Scabeni da etapa de Renovação, Comunidade Coração de Maria

A minha comunidade, Coração de Maria, ficou responsável pela organização do Bingo Pólen deste ano. A preparação foi bastante agitada nos meses que antecederam o evento, tendo a escolha do local como um grande motivo de dúvida e discussão. As duas reuniões de comunidade antes do Bingo caíram em datas nas quais eu já havia marcado viagens, então acabei não participando muito da reta final de preparação. Também não consegui acompanhar as centenas de mensagens no grupo de whatsapp da comunidade durante a semana que antecedeu o Bingo. Tentei então compensar minha ausência na preparação me dedicando ao máximo durante o dia do evento.

Para nós, o bingo já começou de manhã, quando boa parte da comunidade foi arrumar o salão. Foi um bom momento para trabalhar em equipe e também se divertir. Durante o bingo, muitas pessoas da comunidade tiveram que assumir mais de uma função devido à grande demanda de trabalho. Foi trabalhoso, mas foi muito bom ver o salão repleto de polens e seus familiares se divertindo e confraternizando.

Conversei com diversos polens que estavam no bingo e perguntei a opinião deles sobre o evento. Todos elogiaram e disseram que estavam se divertindo bastante. Devido à grande quantidade de pessoas presentes, ao excelente momento de confraternização proporcionado e também à boa quantia de

(8)

dinheiro arrecadado para o Movimento Pólen, é certo afirmar que os bingos do Pólen têm funcionado muito bem nesses últimos anos e têm tudo para permanecerem por muito tempo no calendário do Movimento.

O único ponto negativo foi o fato de que não consegui ganhar nenhum prêmio este ano! Nos outros anos eu participei do bingo e já ganhei muitos prêmios: microondas, cafeteira, panela de pressão, sanduicheira, etc. Mas, infelizmente, não tive tempo para pegar uma cartela e jogar esse ano, então dessa vez não levei para casa nenhum prêmio. Mas com certeza ano que vem estarei presente novamente, para jogar e ganhar!

(9)

8

Calendário Pólen

Junho

01 - Missa Mensal

01 - EAzinho

08 - Missa Jovem

15 - Missa Jovem

20 - Adoração

22 - Missa Jovem

22 - Festa Julina

29 - Missa Jovem

30 - Missa no Asilo

Agosto

05 - Curso de Noivos

05 - Missa Mensal

07 - Reunião Central

12 - Missa Jovem

17 - Adoração

19 - Missa Jovem

25, 26 e 27 - Retiro Básico

26 - Missa Jovem

Referências

Documentos relacionados

d) torres de telecomunicação: Para a instalação de antenas do Solicitante nas Torres de Telecomunicação da CEB-D, haverá a necessidade do desenvolvimento de um

Metodologia: Os dados foram extraídos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), disponibilizados no Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas

Estudo da deglutição em pacientes com miopatia mitocondrial do tipo oftalmoplegia externa crônica progressiva: avaliação clínica, manométrica e

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – EDITAL DE ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR – PROCESSO DE ESCOLHA UNIFICADO 2019. A PRESIDENTE DO

Resolução Nº 223/03 da ANEEL: de 29/04/03, fixa as datas - limite para o alcance da universalização além das condições gerais para a elaboração dos Planos de Universalização

No acesso via registradores, como o protocolo Modbus permite o acesso de leitura ou escrita de pelo menos 16 bits, sempre que este marcador for lido ou escrito, os bytes %MB0 e %MB1

Com relação às psicopatologias mais prevalentes no gênero masculino como nos casos de uso de substâncias e esquizofrenia, foi possível perceber que este estudo

Ou seja, o modelo estima que dado que o domicílio recebe o programa, o nosso grupo de tratamento (as mulheres com dois filhos que ainda podem receber mais um benefício) não tem