• Nenhum resultado encontrado

Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos para a Prefeitura de Beberibe EDITAL Nº 002/2012. Inspetor Sanitário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos para a Prefeitura de Beberibe EDITAL Nº 002/2012. Inspetor Sanitário"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Coloque, de imediato, o seu número de inscrição e o número de sua sala, nos

retângulos abaixo.

Inscrição

Sala

Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos para a

Prefeitura de Beberibe

EDITAL Nº 002/2012

§

Prova I – Língua Portuguesa: Questões de 01 a 15

§

Prova II – Conhecimentos sobre o Município de Beberibe: Questões de 16 a 20

§

Prova III – Conhecimentos Específicos: 21 a 45

CADERNO DE PROVAS

Data: 10 de junho de 2012.

Turno: Manhã

Duração: 3 horas e 30 minutos

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE

Inspetor Sanitário

C C V

COORDENADORIA DE CONCURSOS

(2)

Inspetor Sanitário Pág. 2 de 8

Prova I – Língua Portuguesa

15 questões TEXTO BASE 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

A guerra não está no feitio natural do ser humano, como defendia o filósofo inglês Thomas Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna, e, mais recentemente, o psicólogo canadense Steven Pinker. O normal da nossa espécie é justamente o contrário: nós seríamos naturalmente pacíficos.

“Se realmente houvesse uma base genética para nossa participação em combates mortais, deveríamos praticá-los de bom grado”, escreve Frans de Waal, holandês especialista em comportamento animal, psicologia e primatologia, em um artigo que será publicado nesta sexta-feira na revista Science.

Waal ataca uma das suposições de Pinker no livro “The Better Angels of Our Nature – Why

Violence Has Declined” (Editora Viking, 802 páginas, sem edição brasileira). Segundo o canadense,

os antepassados viviam em guerra e a violência foi diminuindo lentamente com o amadurecimento do conhecimento humano, principalmente após o século XVI, com a ‘Era da Razão’.

Waal contesta essa visão. “A ideia de que vivemos um passado violento é apenas uma suposição”, disse em entrevista a VEJA. O comportamento pacífico sempre esteve presente como motor das relações sociais de antigamente em primatas humanos e não humanos. “Os primatas nunca recorreram ao iluminismo para manter a violência sob controle.”

O primatólogo apresenta sua defesa com base em dois argumentos. O primeiro diz respeito à falta de provas científicas para afirmar que os antepassados do homem viviam em um estado de guerra, além de diversos estudos que defendem justamente o contrário.

“Os caçadores-coletores comercializavam, realizavam casamentos com grupos distintos e permitiam a passagem de estranhos em seus territórios”, escreve o holandês. “Eram frequentemente pacíficos e algumas vezes violentos”. Embora existam evidências de que assassinatos isolados ocorriam há centenas de milhares de anos, não há sinais de guerra antes da Revolução Agrícola, há 12.000 anos.

Arqueólogos nunca encontraram, por exemplo, cemitérios com um grande número de armas atravessando esqueletos antes da Revolução Agrícola. “Isso não quer dizer que a guerra não existia nessa época, mas significa que a suposição costumeira de que nossos ancestrais travaram longas guerras e passavam por períodos breves de paz carece de respaldo arqueológico”, escreve Waal.

O segundo argumento de Waal diz respeito à comparação que frequentemente se faz entre o comportamento de chimpanzés e bonobos para justificar a naturalidade da violência humana. O primatólogo defende que, embora os chimpanzés tenham comportamento por vezes agressivo, os bonobos são marcados por uma convivência relativamente pacífica e altamente empática.

“Agressão fatal entre bonobos nunca foi observada e algumas vezes grupos diferentes se misturam em atividades sexuais ou lúdicas”, argumenta. “Esses primatas podem ser os mais próximos do ancestral comum entre chimpanzés e humanos do que qualquer chimpanzé vivo.”

Adaptado de: PIRES, Marco Túlio. Humanos são naturalmente pacíficos, afirma Frans de Waal. Veja. 17/05/2012. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/humanos-sao-naturalmente-pacificos-afirma-frans-de-waal>. Acesso em 19 mai. 2012.

01. No que concerne aos teóricos mencionados no texto, é correto afirmar que:

A) Hobbes critica somente Waal. B) Pinker e Frans estão de acordo. C) Frans é contrário às ideias de Steven. D) Thomas é contrário às ideias de Pinker. E) Hobbes discorda de todos os outros teóricos.

02. Assinale a alternativa em que os dois termos fazem referência ao mesmo estudioso.

A) inglês (linha 01) e psicólogo (linha 02). B) psicólogo (linha 02) e holandês (linha 06). C) filósofo (linha 01) e canadense (linha 03). D) canadense (linha 10) e primatólogo (linha 17). E) holandês (linha 21) e primatólogo (linha 31).

(3)

Inspetor Sanitário Pág. 3 de 8

03. Da leitura do quarto parágrafo, entende-se corretamente que:

A) Waal põe em dúvida a visão de Pinker no que concerne ao passado violento da humanidade. B) Waal comprova o equívoco da visão de Pinker, pois os primatas são anteriores ao Iluminismo. C) Waal duvida da visão de Pinker, pois mostra que, mesmo antes da Era da Razão, o homem era passivo. D) Waal derruba a ideia de que vivemos um passado violento, provando que sempre nos comportamos

pacificamente.

E) Waal, em entrevista a VEJA, tenta comprovar a apatia humana para demonstrar que o homem não é violento.

04. Assinale a alternativa em que os elementos se organizam do particular para o geral.

A) bonobos > primatas B) espécie > chimpanzé C) Era da Razão > Iluminismo D) ciência > psicologia E) guerra > assassinatos

05. O texto base desta prova apresenta predominantemente natureza:

A) descritiva, ao detalhar a conduta violenta dos primatas humanos e não humanos. B) técnica, ao usar termos técnicos relativos à psicologia comportamental humana. C) expositiva, ao apresentar a visão de Waal sobre a natureza pacífica dos humanos. D) narrativa, ao relatar a história dos primatas humanos desde a Revolução Agrícola. E) argumentativa, ao defender a ideia de que o homem é naturalmente um guerreiro.

06. Assinale a alternativa cujo trecho expressa um fato e não uma opinião.

A) “Se [...] houvesse uma base genética para nossa participação em combates mortais, deveríamos praticá-los de bom grado” (linha 05-06).

B) “Segundo o canadense, os antepassados viviam em guerra...” (linhas 10-11).

C) “...a violência foi diminuindo lentamente com o amadurecimento do conhecimento humano” (linhas 11-12).

D) “O primatólogo apresenta sua defesa com base em dois argumentos” (linha 17). E) “os antepassados do homem viviam em um estado de guerra” (linhas 18-19).

07. Assinale a alternativa que reescreve, sem prejuízo de sentido, o trecho: “A guerra não está no feitio

natural do ser humano, como defendia o filósofo inglês Thomas Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna e, mais recentemente, o psicólogo canadense Steven Pinker” (linhas 01-03).

A) Tanto Thomas Hobbes, filósofo inglês e um dos pais da política moderna, no século XVII, como Steven Pinker psicólogo canadense, mais recentemente, defendiam que a guerra não está no feitio natural do ser humano.

B) Como Thomas Hobbes, filósofo inglês e um dos pais da política moderna, no século XVII, Steven Pinker, psicólogo canadense, defende, mais recentemente, que a guerra está no feitio natural do ser humano.

C) Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, um dos pais da política moderna, no século XVII, e o psicólogo canadense Steven Pinker, mais recentemente, a guerra não está no feitio natural do ser humano. D) A guerra não está no feitio natural do ser humano. É o que defendiam o filósofo inglês Thomas

Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna e, mais recentemente, o psicólogo canadense Steven Pinker.

E) O filósofo inglês Thomas Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna, contrariamente ao psicólogo canadense Steven Pinker, mais recente, defendia que a guerra está no feitio natural do ser humano.

08. Assinale a alternativa em que a letra grifada representa o mesmo fonema que a letra destacada em “paCíficos”

A) seXuais. B) supoSições. C) defeSa. D) próXimos. E) Canadense.

(4)

Inspetor Sanitário Pág. 4 de 8

09. Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas pelo mesmo motivo que “violência” (linha 11).

A) inglês, espécie, empática. B) lúdicas, holandês, cemitérios. C) evidências, espécie, holandês. D) chimpanzés, contrário, século. E) territórios, cemitérios, contrário.

10. O trecho “O normal da nossa espécie é justamente o contrário: nós seríamos naturalmente pacíficos”

(linhas 03-04) poderia, corretamente e sem alteração de sentido, ser pontuado como em: A) O normal da nossa espécie é justamente, o contrário. Nós seríamos naturalmente pacíficos. B) O normal da nossa espécie é justamente o contrário – nós seríamos naturalmente pacíficos. C) O normal da nossa espécie é justamente o contrário... nós, seríamos naturalmente pacíficos. D) O normal da nossa espécie é justamente o contrário! Nós seríamos, naturalmente pacíficos. E) O normal da nossa espécie é justamente o contrário; nós seríamos naturalmente, pacíficos.

11. Assinale a alternativa em que o vocábulo “costumeira” (linha 27) está corretamente segmentado quanto

a todos os seus elementos mórficos. A) cos-tu-mei-ra

B) cos-tum-eira C) cos-tu-me-i-ra D) costum-eir-a E) cost-um-eira

12. O termo como (linha 01) classifica-se como:

A) conjunção causal. B) conjunção aditiva. C) conjunção correlativa. D) conjunção proporcional. E) conjunção conformativa.

13. Assinale a alternativa em que a palavra grifada pertence à mesma classe que a destacada em: “Segundo o

canadense, os antepassados viviam em guerra...” (linhas 10-11).

A) “A ideia de que vivemos um passado violento é apenas uma suposição” (linhas 13-14).

B) “Os primatas nunca recorreram ao iluminismo para manter a violência sob controle.” (linhas 15-16). C) “O primeiro diz respeito à falta de provas científicas para afirmar que os antepassados do homem

viviam em um estado de guerra” (linhas 17-19).

D) “Arqueólogos nunca encontraram, por exemplo, cemitérios com um grande número de armas atravessando esqueletos antes da Revolução Agrícola” (linhas 25-26).

E) “Esses primatas podem ser os mais próximos do ancestral comum entre chimpanzés e humanos do que qualquer chimpanzé vivo.” (linhas 34-35).

14. Assim como no trecho “O primeiro diz respeito à falta de provas científicas” (linhas 17-18), a crase é obrigatória e está corretamente empregada em:

A) A palestra do primatólogo Waal será realizada às 20 horas no auditório da Universidade de Brasília (UnB). B) Segundo os estudantes da UnB, foi muito produtivo discutir com o professor Waal frente à frente. C) O segundo argumento de Waal diz respeito à esta comparação entre o comportamento de chimpanzés

e bonobos.

D) Waal virá à Brasília apresentar uma palestra sobre o comportamento dos primatas humanos e não humanos. E) Ao final da palestra, Waal ofereceu um exemplar de seu livro Eu, primata à Maria Eduarda, estudante

de psicologia.

15. Assinale a alternativa cujo trecho constitui um período simples.

A) “Se realmente houvesse uma base genética para nossa participação em combates mortais, deveríamos praticá-los de bom grado” (linhas 05-06).

B) “Segundo o canadense, os antepassados viviam em guerra e a violência foi diminuindo lentamente com o amadurecimento do conhecimento humano” (linhas 10-12).

C) “O comportamento pacífico sempre esteve presente como motor das relações sociais de antigamente em primatas humanos e não humanos.” (linhas 14-15).

D) “Os caçadores-coletores comercializavam, realizavam casamentos com grupos distintos e permitiam a passagem de estranhos em seus territórios” (linhas 20-21).

E) “embora os chimpanzés tenham comportamento por vezes agressivo, os bonobos são marcados por uma convivência relativamente pacífica e altamente empática” (linhas 31-32).

(5)

Inspetor Sanitário Pág. 5 de 8

Prova II - Conhecimentos sobre o Município de Beberibe

5 questões

16. Segundo o IBGE, o município de Beberibe é constituído do bioma:

A) pantanal, caracterizado por matas, cerradões e savanas, a maior parte alagados.

B) cerrado, caracterizado pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. C) campos, com vegetação composta por gramíneas, herbáceas e pequenos arbustos. D) pradaria, caracterizado por abundância de capim baixo, sem árvores nem arbustos. E) caatinga, com vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos.

17. Conforme dados do IBGE, no que diz respeito ao orçamento do município de Beberibe, é correto afirmar que:

A) as despesas superam as receitas em 10%. B) as receitas superam levemente as despesas. C) as receitas equivalem ao dobro das despesas. D) as despesas são 20% menores que as receitas. E) o total das receitas é igual ao total de despesas.

18. Com base na pirâmide etária divulgada pelo IBGE, é correto afirmar que a população de Beberibe:

A) tende a aumentar em razão direta ao aumento da faixa etária. B) vem se mantendo estável em quantidade desde o censo de 1991. C) é constituída de jovens, pois a maioria tem menos de 40 anos de idade. D) apresenta alto predomínio de homens sobre mulheres na faixa de 35-39 anos. E) é formada predominantemente de pessoas que têm mais de 60 anos de idade.

19. Sabendo que Cascavel ocupa uma área de 837km2 e tem uma população de 66.142 habilitantes, é correto

afirmar que, em relação a este município, Beberibe: A) destaca-se quanto à população mais numerosa. B) apresenta área e nível populacional semelhante. C) tem número bem menor de gente e de território. D) possui maior extensão territorial e menor população. E) supera Cascavel tanto em extensão como em habitantes.

20. Considerando-se que em 2010 houve, em Beberibe, 204 casamentos, 20 divórcios e 5 separações e que

esses números vêm se mantendo estáveis há alguns anos, é correto concluir que: A) pouco mais de 10% dos casamentos acaba em separação ou divórcio.

B) a cidade de Beberibe favorece a separação dos recém-casados. C) os moradores da cidade ficam casados por pouco tempo. D) os casamentos são feitos em cerimônias coletivas. E) os habitantes demoram muito para decidir se casar.

(6)

Inspetor Sanitário Pág. 6 de 8

Prova III - Conhecimentos Específicos

25 questões

21. São doenças transmitidas por vetores:

A) Dengue e malária. B) Tuberculose e tétano. C) Hanseníase e difteria. D) Leishmaniose e gripe. E) Febre amarela e raiva.

22. Doença que em enchentes costuma, frequentemente, atingir a população, sendo importante seu

monitoramento para prevenção e controle da saúde: A) Tétano.

B) Sarampo. C) Hanseníase. D) Tuberculose. E) Leptospirose.

23. São doenças infecciosas transmitidas através das vias respiratórias:

A) Raiva e tétano. B) Raiva e malária. C) Tuberculose e gripe. D) Malária e febre tifóide. E) Febre tifóide e leishmaniose.

24. Podemos citar como exemplo de doença infecciosa não contagiosa (não transmissível):

A) Gripe. B) Tétano. C) Meningite. D) Hanseníase. E) Tuberculose.

25. São doenças veiculadas pela água:

A) Cólera e tétano. B) Dengue e malária. C) Lepstospirose e varíola. D) Esquistossomose e tétano. E) Cólera e esquistossomose.

26. A ocorrência numa cidade, de casos de uma mesma doença em que ultrapassa a incidência normal

esperada é denominada: A) Surto. B) Endemia. C) Epidemia. D) Incidência. E) Pandemia.

27. A medida que expressa o número de casos existentes de uma doença, em uma determindada população

em um dado momento, é: A) Acurácia. B) Incidência. C) Letalidade. D) Prevalência. E) Risco relativo.

28. É uma doença que acontece com mais frequência na zona rural do que na zona urbana:

A) Hipertensão. B) Zoonoses. C) Diabetes. D) Câncer. E) Gripe.

(7)

Inspetor Sanitário Pág. 7 de 8

29. A medida que expressa a frequência de casos novos de uma determinada doença ou problema de saúde,

oriundo de uma população sob risco de adoecimento ao longo de um determinado período de tempo é: A) Acurácia.

B) Incidência. C) Letalidade. D) Prevalência. E) Risco relativo.

30. Quando dividimos o número de pacientes que morreram por dengue pelo número de casos de dengue

diagnosticados no mesmo período e multiplicado por 100, temos: A) Coeficiente de óbitos.

B) Índice de letalidade. C) Índice de mortalidade. D) Coeficiente de letalidade. E) Coeficiente de mortalidade.

31. O conjunto de informações, investigações e levantamentos necessários à programação e avaliação de

medidas de controles de doenças e situações de agravos à saúde é denominado: A) Saúde coletiva.

B) Vigilância à saúde. C) Vigilância ambiental. D) Saúde do trabalhador. E) Vigilância epidemiológica.

32. Um estudo realizado a partir de dados já existentes nos registros de prontuários, trata-se de:

A) Inquerito epidemiológico. B) Chamada epidemiológica. C) Investigação epidemiológica. D) Interrogação epidemiológica. E) Levantamento epidemiológico.

33. A mortalidade infantil pode ser definida como mortalidade em:

A) menores de 1 ano. B) maiores de 1 ano. C) menores de 2 anos. D) maiores de 2 anos. E) maiores de 3 anos.

34. São doenças de notificação compulsória:

A) Tuberculose e gripe. B) Cólera e meningite. C) Toxoplasmose e otite. D) Hanseníase e resfriado. E) Diarreia e infecção urinária.

35. Sendo informado de um possível caso de botulismo, quais condutas devem ser adotadas pelo agente fiscal?

A) Inspeção saniatária e vacinção.

B) Inspeção sanitária e aplicação de multa. C) Investigação epidemiológica e vacinação. D) Notificação compulsória e aplicação de multa.

E) Investigação epidemiológica e notificação compulsória imediata.

36. Dentre os coeficientes utilizados em estudos epidemiológicos o que expressa a gravidade de uma doença é:

A) Incidência. B) Natalidade. C) Letalidade. D) Prevalência.

(8)

Inspetor Sanitário Pág. 8 de 8

37. São exemplos de doenças transmitidas por ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas:

A) Doença de Chagas e difteria. B) Doença de chagas e dengue. C) Sarampo e tuberculose. D) Cólera e botulismo. E) Tétano e gripe.

38. A vacina tríplice viral imuniza as seguintes doenças:

A) Hepatite, gripe e tétano. B) Sarampo, hepatite e gripe. C) Sarampo, rubéola e caxumba. D) Tuberculose, hepatite e gripe. E) Rubéola, caxumba e tuberculose.

39. Constitui-se uma importante ação para reduzir o número de casos de dengue em uma cidade:

A) Plantação de trigo. B) Eliminação do T. cruzi. C) Vacinação dos contatos. D) Extermínio dos morcegos. E) Diminuição dos criadouros.

40. É uma doença de notificação compulsória imediata:

A) Tétano. B) Hanseníase. C) Tuberculose. D) Leishmaniose.

E) Meningite meningocócica.

41. São doenças que envolvem problemas ambientais:

A) Leptospirose e dengue. B) Tuberculose e sarampo. C) Leptospirose e tétano. D) Dengue e caxumba. E) Dengue e tétano.

42. É uma doença causada por bactérias:

A) Caxumba. B) Tuberculose. C) Sarampo. D) Dengue. E) Raiva.

43. A tuberculose pode ser prevenida através de imunização com a vacina:

A) BCG. B) Influeza. C) Dupla (dt). D) Hepatite B. E) Tríplice viral.

44. Caracteriza-se como exemplo de uma doença endêmica:

A) Tétano. B) Malária. C) Hanseníase. D) Tuberculose. E) Poliomielite.

45. São exemplos de doenças crônicas que atingem grande parte da população brasileira:

A) Hipertensão e diabetes. B) Leishmaniose e gripe. C) Hipertensão e dengue. D) Diabetes e malária. E) Malária e dengue.

Referências

Documentos relacionados

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS E EMPREGOS PÚBLICOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA TEBAS.. CADERNO

c) quer numa estação de quarentena situada na proximidade da exploração de destino. As condições específicas de aprovação válidas para as diferentes espécies animais serão

A presente directiva define as condições sanitárias e de polícia sanitária que regem o comércio e as importações na Comunidade de produtos de origem animal (incluindo

Verificou-se diferença estatisticamente significativa no tempo até ao diagnóstico em função do meio de transporte escolhido para chegar ao serviço de urgência e

Como objetivos pretende-se analisar: as características atributo, clínicas, os fatores de risco cardiovascular (FRCV) das pessoas com EAMcST que recorreram ao SU; o tempo

Se uma empresa estiver sujeita a reclamação relacionada ao Código de Ética de associação nacional da qual não seja associada, a empresa deve aceitar a jurisdição do

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS E EMPREGOS PÚBLICOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA TEBAS.. CADERNO

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA.. PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAGI