• Nenhum resultado encontrado

Leia estas instruções:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leia estas instruções:"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Leia estas instruções:

1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso.

2 Este Caderno contém 35 questões de múltipla escolha, dispostas da seguinte maneira: 01 a 10 Língua Portuguesa; 11 a 35 Conhecimentos Específicos.

3 Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que impeça a leitura, solicite imediatamente ao Fiscal que o substitua.

4 Cada questão apresenta quatro opções de resposta, das quais apenas uma é correta. 5 Interpretar as questões faz parte da avaliação; portanto, não adianta pedir

esclarecimentos aos Fiscais.

6 A Comperve recomenda o uso de caneta esferográfica de tinta na cor preta.

7 Utilize qualquer espaço em branco deste Caderno para rascunhos e não destaque nenhuma folha.

8 Os rascunhos e as marcações que você fizer neste Caderno não serão considerados para efeito de avaliação.

9 Você dispõe de, no máximo, três horas para responder às questões e preencher a Folha de Respostas.

10 O preenchimento da Folha de Respostas é de sua inteira responsabilidade.

11 Antes de se retirar definitivamente da sala, devolva ao Fiscal a Folha de Respostas e este Caderno.

(2)

Língua Portuguesa

01 a 10

O texto a seguir servirá de base para responder às questões O poder do cérebro em evitar distrações

Diante de um estímulo relevante, nossa mente recorre a um “truque”: a reação a distrações tende a diminuir, de modo que, comparativamente, o alvo de interesse ganha destaque em relação aos demais

Por Ferris Jabr Você está dirigindo por uma rodovia por onde não costuma transitar e sabe que a saída está em algum lugar desse trecho da estrada, mas nunca a utilizou antes e não quer perdê-la. Enquanto olha atentamente para um lado em busca do sinal de saída, numerosas distrações se intrometem em seu campo visual: cartazes, um conversível charmoso, o toque do celular. Como o seu cérebro se concentra na tarefa que está realizando? Para responder a essa pergunta, neurocientistas em geral estudam o modo como o cérebro reforça sua resposta para o que você está procurando, condicionando-se com um impulso elétrico especialmente forte quando vê o que procura. Outro “truque” neurológico pode ser igualmente importante: segundo um estudo divulgado pelo periódico científico Journal of Neuroscience, o cérebro enfraquece sua reação, deliberadamente, perante tudo o mais, de modo que, comparativamente, o alvo de interesse ganhe destaque. E o mais curioso: fazemos isso sem sequer perceber.

Os neurocientistas cognitivos John Gaspar e John McDonald, ambos pesquisadores da Universidade Simon Fraser, na Colúmbia Britânica, Canadá, chegaram a essa conclusão depois de pedirem a 48 universitários que fizessem testes de atenção em um computador. Os voluntários deveriam identificar rapidamente um círculo amarelo isolado em meio a um conjunto de círculos verdes sem serem distraídos por um círculo vermelho ainda mais chamativo. Durante todo esse tempo, os pesquisadores monitoraram a atividade elétrica no cérebro dos estudantes por meio de uma rede de eletrodos conectados a seu couro cabeludo. Como primeira evidência direta desse processo neural em ação, os padrões registrados revelaram que o cérebro dos participantes do experimento consistentemente suprimia reações a todos os círculos, exceto quando se referia àquelas formas geométricas que estavam procurando. “Neurocientistas estão cientes da supressão há algum tempo, mas ela não tem sido tão estudada quanto mecanismos que aumentam a atenção”, salienta McDonald. “A novidade é que, com esse trabalho, determinamos como é possível evitar distração por meio da supressão”.

O neurocientista acredita que pesquisas desse tipo, algum dia, poderão ajudar os cientistas a entender o que ocorre no cérebro de pessoas com problemas de atenção, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDA/H). Em um mundo cada vez mais permeado de distrações, o que é um importante fator para acidentes de trânsito, qualquer insight sobre como o cérebro concentra atenção deve despertar também a nossa.

Revista Mente e Cérebro, abril/2016, p. 66 [Texto Adaptado]

01. De acordo com o texto, um dos benefícios resultantes do estudo do cérebro humano seria A) conter os estímulos do cérebro.

B) caracterizar os acidentes de trânsito. C) prevenir acidentes de trânsito. D) mascarar os estímulos do cérebro.

02. A intenção comunicativa predominante no texto é

A) refletir sobre truques que diminuem a distração de universitários canadenses. B) informar sobre a capacidade de concentração do cérebro para evitar distrações. C) criticar a distração dos motoristas que provocam acidentes nas estradas.

(3)

03. No texto, predomina a A) descrição.

B) argumentação. C) exposição. D) narração.

04. A temática principal do texto se insere, primordialmente, no âmbito A) do senso comum.

B) da cultura erudita. C) do estudo tecnológico. D) da ciência moderna. 05. A leitura do título do texto

A) antecipa a temática sobre o poder do cérebro.

B) explicita a opinião do autor sobre os estudos do cérebro. C) critica a utilização de “truques” para estimular o cérebro. D) relativiza a importância dos estudos do cérebro.

06. No texto predomina

A) a variante de caráter histórico. B) o registro informal da língua. C) o registro formal da língua. D) a variante de caráter geográfico.

Para responder às questões de 07e 08, considere o trecho reproduzido a seguir. Para responder a essa pergunta, neurocientistas em geral estudam o modo como o

cérebro reforça sua resposta para o que você está procurando, condicionando-se com um impulso elétrico especialmente forte quando vê o que procura.

07. A leitura do trecho permite inferir que

A) poucos neurocientistas canadenses podem estudar o condicionamento do cérebro com relação ao que a mente procura.

B) apenas os neurocientistas canadenses podem estudar o condicionamento do cérebro com relação ao que a mente procura.

C) todos os neurocientistas canadenses estudam as reações do cérebro frente aos estímulos externos.

D) muitos neurocientistas, além dos canadenses, estudam as reações do cérebro frente aos estímulos externos.

08. O elemento linguístico você refere-se

A) aos neurocientistas estudiosos do cérebro. B) a todas as pessoas que leem o texto. C) a todas as pessoas que estudam o cérebro. D) aos neurocientistas de modo geral.

(4)

Considere o trecho a seguir para responder às questões de 09 e 10.

"Neurocientistas estão cientes da supressão há algum tempo, mas ela não tem sido tão estudada quanto mecanismos que aumentam a atenção".

09. O vocábulo que exerce a função de A) complemento verbal.

B) predicativo. C) sujeito.

D) complemento nominal.

10. Mantendo-se o seu sentido, o vocábulo cientes pode ser substituído por A) corretos.

B) cônscios. C) esperançosos. D) perplexos.

(5)

C o n h e c i m e n t o s E s p e c í f i c o s

1 1 a 3 5

11. A figura ao lado representa um mapa que ilustra a distribuição

dos diferentes tipos de

vegetação existentes em uma

dada área de estudo. As

informações estão dadas por meio de título, das legendas, dos símbolos e das ilustrações presentes na figura. Além de dados de vegetação, esse tipo

de mapa pode servir para

ilustrar dados de geologia, de uso do solo e de população, entre outros.

Representações cartográficas

elaboradas de acordo com

critérios preestabelecidos são chamadas de mapas

A) florísticos. B) temáticos.

C) georreferenciados. D) planialtimétricos.

12. Observe o mapa a seguir:

Para a representação do mapa de referência foi adotada uma escala numérica em centímetros. Considerando essa escala, a distância real entre os pontos A e B é de

A) 0,1375 km. B) 137,5 m. C) 1,375 cm. D) 1,375 km.

(6)

13. Um fiscal ambiental obteve acesso a um mapa de situação de uma atividade a ser realizada em um município do Rio Grande do Norte. Na ocasião, o fiscal observou que o sistema geodésico de referência (datum) utilizado para a confecção do referido mapa estava em desacordo com o oficialmente adotado no Brasil, que é o

A) SIRGAS2000. B) Astro-Chua. C) SAD 69. D) NAD 83.

14. Durante a execução de uma das etapas de um empreendimento, foi contratada mão de obra e maquinário específico para uma atividade de terraplanagem. Como consequências dessa atividade, pode-se citar o incômodo da vizinhança e a criação de alternativa de renda para a população local.

Quanto às consequências apresentadas,

A) o incômodo da vizinhança por ruído é um impacto ambiental negativo temporário, enquanto que a renda proveniente da oferta de empregos em uma das etapas do empreendimento, ainda que temporário, é um impacto ambiental positivo.

B) o incômodo da vizinhança devido ao ruído das máquinas é um impacto ambiental negativo temporário, mas a criação de alternativa de renda proveniente da oferta de empregos, por ser de caráter positivo, não pode ser considerada um impacto ambiental.

C) o incômodo da vizinhança por ruído, por ser temporário, reversível e de natureza social, não pode ser considerado um impacto ambiental, enquanto que a renda proveniente da oferta de empregos é um impacto ambiental positivo temporário.

D) o incômodo dos vizinhos devido ao ruído gerado pelas atividades de terraplanagem é um impacto negativo reversível, mas a criação de alternativa de renda, por ser de interesse socioeconômico, não pode ser considerada um impacto ambiental.

15. Na literatura especializada, estão à disposição diversos métodos de avaliação de impacto ambiental cuja aplicabilidade e precisão podem variar de acordo com a área e com escopo de estudo. Metodologias capazes de empregar o produto das técnicas de sensoriamento remoto, associada a sistemas de informações geográficas, facilitam análises de alternativas locacionais de empreendimentos.

Uma metodologia que emprega esses elementos cujo uso é bastante difundido em análises locacionais de projetos lineares como rodovias e linhas de transmissão, é a metodologia A) de Leopold.

B) das redes de interação. C) da superposição de cartas. D) Ad Hoc.

16. A análise do dano ou do benefício ambiental consiste, basicamente, na relação entre ações humanas aspectos ambientais e impactos ambientais. Baseado nessa definição, considere que um posto de distribuição de combustíveis armazena gasolina em um dos seus tanques subterrâneos. Devido a uma ruptura desse tanque, a gasolina estocada começou a vazar para o solo, espalhando-se em significativo volume e profundidade.

Na situação exposta, caracteriza-se como impacto ambiental A) o vazamento de gasolina.

B) a contaminação do solo.

C) o armazenamento de combustível. D) o posto de distribuição.

(7)

17. O desmatamento e as práticas agrícolas inadequadas, recorrentes no estado do Rio Grande do Norte, expõe o solo à ação de agentes erosivos. Um tipo de erosão hídrica que remove o solo por canais profundos e visíveis, deformando o terreno, em consequência de episódios de chuvas intensas, é denominada de

A) ravinamento. B) erosão laminar. C) efeito splash. D) rastejamento.

18. A regeneração natural é um método de revegetação de áreas degradadas, o qual consiste em um conjunto de técnicas para a criação de condições que favoreçam a sucessão vegetal.

Uma característica marcante dos estágios iniciais de uma área em regeneração é a presença predominante de plantas

A) secundárias tardias. B) secundárias iniciais. C) pioneiras.

D) clímax.

19. Após anos de manejo inadequado, a produtividade agrícola de uma área declinou-se. Feita uma análise a partir de uma amostra de solo, observou-se, contrariando as expectativas iniciais, que as concentrações de nutrientes e de matéria orgânica estavam em níveis aceitáveis para a atividade agrícola. Todavia, na mesma amostra, uma alta concentração de sais foi observada. A partir da situação explanada, considere as seguintes assertivas:

I a concentração progressiva de sais na camada superior do solo chama-se

desertificação.

II a evapotranspiração intensa associada a drenagens ineficientes pode provocar alta concentração de sais no solo.

III a degradação do solo devido à alta concentração de sais constitui uma deterioração química.

IV a irrigação nas atividades agrícolas tem papel irrelevante nos casos de surgimento de solos com alta salinidade.

Em relação ao caso exposto, estão corretas as afirmativas A) I e IV.

B) II e IV. C) I e III. D) II e III.

20. As previsões constantes em um estudo de impacto ambiental estão na condição de hipóteses. Nesse sentido, os instrumentos de aferição dessas hipóteses de impacto, incentivada em diretrizes da Política Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, são

A) as medidas de valorização dos impactos benéficos. B) os mecanismos de monitoramento ambiental. C) os projetos de recuperação de áreas degradadas.

(8)

21. De acordo com o artigo 2º da Resolução CONAMA nº 001/86, o licenciamento de atividade modificadora do meio ambiente depende de elaboração de estudo de impacto ambiental e do respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA). Caracteriza-se como atividade modificadora do meio ambiente dependente de estudo de impacto ambiental e respectivo RIMA

A) extração de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão), cujos estudos ambientais deverão ser submetidos à aprovação do IBAMA.

B) estrada de rodagem com uma faixa, cujos estudos ambientais deverão ser submetidos à aprovação do órgão estadual competente.

C) linha de transmissão abaixo de 230 kV, cujos estudos ambientais deverão ser submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA em caráter supletivo.

D) aterro sanitário, cujos estudos ambientais deverão ser submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA em caráter supletivo.

22. A lei federal n. 6.938/81 dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e seus mecanismos de formulação e de aplicação, e dá outras providências. Com base nessa lei, considere os princípios abaixo:

I Entendimento dos diferentes tipos de licença ambiental. II Definição das penalidades de crimes contra o meio ambiente. III Planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais. IV Recuperação de áreas degradadas.

Princípios da Política Nacional do Meio Ambiente estão presentes nos itens A) III e IV.

B) I e II. C) I e III. D) II e IV.

23. Para promover a saúde de uma população, é imprescindível a adoção de diversas medidas, dentre as quais a disponibilização de água potável para o consumo humano. Um sistema de abastecimento de água para consumo humano deve apresentar, de forma convencional, algumas etapas que possam viabilizar o acesso da população a água boa de qualidade.

A sequência correta dessas etapas é:

A) captação – adução – tratamento – reservação – distribuição. B) captação – tratamento – adução – reservação – distribuição. C) captação – reservação – tratamento – adução – distribuição. D) captação – adução – reservação – tratamento – distribuição.

24. Como forma de minimizar os impactos adversos ao meio ambiente, é essencial o tratamento dos esgotos sanitários, antes de sua disposição final. No Brasil, pelas suas características, um dos tipos de tratamento mais utilizados é o de lagoas de estabilização. Considerando as características dessas lagoas, analise os seguintes itens:

I Necessitam de pouca área para implantação.

II Favorecidas pelo clima (temperatura e insolação elevadas) III Necessidade de muitos equipamentos.

IV Operação Simples.

Constituem características das lagoas de estabilização as informações presentes nos itens A) II e IV.

B) I e III. C) II e III. D) I e IV.

(9)

25. O processo de urbanização descontrolada de uma cidade pode gerar diversos problemas, como por exemplo, a ocorrência de inundações. Portanto, o planejamento urbano deve levar em consideração boas práticas de drenagem urbana e manejo de águas pluviais. Considerando essas práticas, analise as seguintes características:

I aumentam o armazenamento temporário.

II indicam o lançamento de águas pluviais na sarjeta das ruas e avenidas. III reduzem o escoamento superficial, pois priorizam a infiltração.

IV evitam inundações através do transporte de águas pluviais para outras áreas.

Dentre as características apresentadas, aquelas que se referem a medidas de controle na fonte são

A) II e III. B) I e III. C) III e IV. D) I e IV.

26. A limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos é uma das vertentes do saneamento básico que tem mais evidência, pois a presença de resíduos nas vias públicas é facilmente percebida pela população. Diante disso, é importante que os gestores municipais tenham conhecimento de alguns conceitos essenciais, para planejar boas ações relacionadas aos resíduos sólidos. Acerca desse tema, é correto afirmar que

A) os resíduos de construção civil são de responsabilidade do poder público municipal, tendo o gerador que solicitar a sua coleta.

B) a logística reversa tem como objetivo viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, de forma que esses resíduos possam voltar ao seu ciclo, a outros ciclos ou ter outra destinação.

C) o chorume é um líquido gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos que tem como características: cor escura, baixa demanda bioquímica de oxigênio e odor desagradável.

D) os aterros controlados são adequados para a disposição final dos resíduos sólidos, uma vez que apresentam medidas de controle compatíveis com os aterros sanitários.

27. Atualmente, o Brasil apresenta um grave quadro de saúde pública, em decorrência do aumento de casos de dengue, chikungunya e zika. Esse fato ocorre principalmente em razão da grande capacidade de reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, o tipo de controle mais importante e recomendado é o

A) mecânico, através da eliminação de criadouros. B) químico, através do uso de repelentes.

C) químico, pela utilização de carro fumacê. D) mecânico, pela instalação de telas em janelas.

(10)

28. A falta de estruturas adequadas de esgotamento sanitário pode causar contaminação de ambientes aquáticos, favorecendo a proliferação de doenças. A figura abaixo mostra o ciclo biológico do agente causador de uma doença de veiculação hídrica.

Com base nos conhecimentos sobre doenças de veiculação hídrica, a imagem evidencia o ciclo relacionado à

A) cólera. C) giardíase.

B) amebíase. D) esquistossomose.

29. Em áreas não contempladas com sistema público de esgotamento sanitário, cada residência deve apresentar solução individual para tratamento e disposição dos esgotos. A solução mais indicada é o sistema de fossa-séptica e sumidouro, bem dimensionados. Entretanto, a falta de conhecimento leva à construção de soluções inadequadas, como por exemplo, as “fossas absorventes” (sem impermeabilização). Com o tempo de utilização, o solo que recebe esses efluentes acaba perdendo a capacidade de infiltração, fazendo com que muitas vezes os proprietários das residências transfiram, indevidamente, as águas de banho, de lavagem de roupas e da cozinha para as vias públicas, configurando um problema recorrente para a fiscalização ambiental.

Na situação descrita, o solo passa pelo processo de A) compactação. C) laterização. B) salinização. D) colmatação.

30. Suponha que uma lagoa natural existente no município de Nísia Floresta passou a apresentar crescimento excessivo de algas e aparecimento de peixes mortos. A Secretaria de Meio Ambiente do município foi requisitada para avaliar a situação e, além do fato descrito, verificou baixa concentração de oxigênio e alta concentração de nutrientes na água. Posteriormente, os fiscais constataram que um empreendimento estava lançando efluentes sanitários na lagoa.

O conjunto das características diagnosticadas pela secretaria indicam que essa lagoa está em um processo de

A) nitrificação. B) decomposição. C) eutrofização. D) saturação.

(11)

31. Os processos de urbanização e industrialização trazem consigo uma série de impactos ambientais adversos, dentre eles a poluição atmosférica. Esse tipo de poluição é uma das que mais demandam acompanhamento da fiscalização ambiental de um município. Dentre os problemas ambientais relacionados à poluição atmosférica, está o fenômeno da chuva ácida, geralmente em áreas com grande concentração de indústrias.

A chuva ácida tem como principais características

A) ser gerada pela emissão de gases nitrogenados e sulfonados e ter pH abaixo de 7. B) ser gerada pela emissão de gases carbônico e nitrogenados e ter pH abaixo de 5,6. C) ser gerada pela emissão de gases nitrogenados e sulfonados e ter pH abaixo de 5,6. D) ser gerada pela emissão de gases carbônico e nitrogenados e ter pH abaixo de 7.

32. A ocorrência de poluição sonora é evidenciada, em sua maior parte, nos centros urbanos e tem demandado, ao longo do tempo, cada vez mais a fiscalização ambiental. Acerca da polução sonora, é correto afirmar:

A) dificilmente pode afetar a saúde humana, mesmo em exposição prolongada.

B) a utilização de protetor auricular por um indivíduo pode ser considerada uma medida de controle na fonte.

C) o aparelho utilizado para medição da pressão sonora é o audiômetro.

D) a avaliação do nível de ruído em ambientes é feita segundo dois critérios: conforto acústico e ocupacional.

33. A implantação de empreendimentos com potencial poluidor deve passar pelo devido processo de licenciamento ambiental.

Levando-se em consideração o planejamento para implantação de um empreendimento, de acordo com a Resolução CONAMA nº 237/1997, a licença que aprova sua localização e sua concepção é a

A) licença de operação. B) licença de instalação. C) licença prévia.

D) licença de regularização.

34. A Lei nº 9605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e dá outras providências. Para aplicação de uma pena, vários aspectos são analisados, dentre eles, a existência de circunstâncias atenuantes. Sobre essa temática, analise os itens a seguir:

I Baixo grau de instrução ou escolaridade do agente infrator.

II Ter comunicado previamente o perigo iminente de degradação ambiental.

III Não ter cometido crime ambiental anteriormente. IV Reincidência em crimes de natureza ambiental.

Considerando a Lei de Crimes Ambientais, seriam circunstâncias atenuantes de pena as informações apresentadas nos itens

A) II e IV. B) II e III. C) I e IV. D) I e II.

(12)

35. O Código de Meio Ambiente do município de Nísia Floresta (Lei complementar nº 03/2007) é um dos principais instrumentos legais utilizados pelos fiscais ambientais no exercício de suas funções. No artigo 304 da dessa lei, são definidos prazos máximos referentes aos processos administrativos para apuração de infração ambiental. Acerca desses prazos máximos, a lei estabelece que

A) o infrator tem dez dias para apresentar defesa ou impugnação contra o auto de infração, contados da data da ciência da autuação.

B) o infrator tem vinte dias para apresentar defesa ou impugnação contra o auto de infração, contados da data da ciência da autuação.

C) a autoridade competente tem 45 dias para julgar o auto de infração, contados da data de sua lavratura, apresentada ou não a defesa ou impugnação.

D) a autoridade competente tem 30 dias para julgar o auto de infração, contados da data subsequente ao término do prazo para apresentação da defesa ou impugnação.

Referências

Documentos relacionados

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

Diversos métodos foram usados para avaliar a fertilidade masculina, inclusive desprendimento, coloração e germinação de pólen e formação de sementes após "sib-matings";

As amostras foram encaminhadas ao Laboratório da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa para Contagem Bacteriana Total (CBT), Contagem de

Diante da necessidade do conhecimento dos níveis mínimos de temperatura para, por exemplo, o planejamento de ações nas áreas de saúde e agropecuária na região de Piracicaba-SP,

Sendo assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura para verificar a efetividade da instrumentação automatizada de movimento oscilatório no

Os canais de energia principais que circulam pelo corpo são bilaterais e simétricos: os canais de energia yang cruzam a linha média do corpo pelos pontos