• Nenhum resultado encontrado

SALA DE CUPPING&NEGÓCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SALA DE CUPPING&NEGÓCIOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A Semana Internacional do Café institui a SALA DE CUPPING&NEGÓCIOS e COFFEE OF THE YEAR 2017, que serão realizados durante a Semana Internacional do Café, no período de 25 a 27 de outubro de 2017, na Sala de Cupping&Negócios, no Expominas, em Belo Horizonte - Minas Gerais.

1. DO OBJETIVO

1.1- A Sala de Cupping&Negócios consiste na negociação frente a frente entre produtores e compradores (nacionais e internacionais), com o objetivo de incentivar a produção de cafés de alta qualidade, atendendo aos regulamentos nacionais e internacionais de boas práticas de produção, permitindo maior eficácia na conquista de novos mercados e consolidação dos previamente atendidos, trazendo maior agregação de valor aos cafés e, consequentemente, sustentabilidade da cadeia produtiva.

2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1- Somente poderão participar da Sala de Cupping&Negócios, como ofertantes, produtores de café sediados no território brasileiro.

2.2- Não poderão participar da Sala de Cupping&Negócios pessoas que:

2.2.1- Direta ou indiretamente, total ou parcialmente, tenham contribuído na elaboração e/ou organização deste Regulamento e/ou da Sala de Cupping&Negócios.

2.2.2- Parentes de primeiro ou de segundo grau dos membros da Comissão de Julgadores.

3. DAS AMOSTRAS E DOS LOTES

3.1- O produtor de café ou unidade produtora (entende-se por "unidade produtora" uma área que produza café) poderá inscrever apenas 01 (um) lote de café, composto de, no mínimo, 03 (três) sacas e, no máximo, 20 (vinte) sacas de 60,5 kg de café beneficiado. Umidade: 11,5% e vazamento máximo da peneira 16 de 5%.

Serão aceitos cafés produzidos por via seca (fruto secado com todas as suas partes constituintes, resultando nos cafés em coco) e obtidos por via úmida (cafés secados após a retirada da casca do fruto, podendo ainda, haver ou não a retirada da mucilagem por fermentação ou com uso de desmuciladores mecânicos).

3.1.1- As sacas do lote inscrito deverão ser preservadas até o final da Sala de Cupping&Negócios na propriedade do produtor. Não é necessário levar as sacas. 3.2- Para o lote inscrito na Sala de Cupping&Negócios o produtor rural deverá enviar 1 (uma) amostra de 03 kg (três quilos) de café verde beneficiado, verdadeiramente representativo do lote, embalado e etiquetado com as seguintes informações:

3.2.1- Nome do produtor, nome da propriedade, município e Estado/região produtora, onde se encontra a lavoura (latitude e longitude);

(2)

3.2.2- Quantidade de sacas e data de processamento da amostra e/ou do lote (caso este tenha sido preparado na mesma data);

3.2.3- Ficha de inscrição com todos os dados do produtor e da amostra.

3.3- A amostra de café verde inscrita deverá ser da safra corrente (2017/2018), da espécie Coffea arabica L.ou Coffea canephora Pierre (Conilon).

3.3.1- Para os cafés arábica os lotes deverão ser de tipo 02 para melhor (com no máximo 04 defeitos) de acordo com a tabela da Classificação Oficial Brasileira (normativa N°08 de 11 de junho de 2003) e com pontuação mínima de 80 pontos (tabela SCAA), peneira 16 acima vazamento máximo de 5%; Cafés abaixo de 80 pontos serão desclassificados.

3.3.2- Para cafés arábica do tipo Moka, o lote deverá ser sem defeito e não tem mínimo de peneira;

3.3.3- Para os cafés Conilon os lotes deverão ser do tipo 6 COB (Classificação Oficial Brasileira), peneira 14 e acima, nota mínima de 70 pontos pelo protocolo CQI para robustas finos.

3.3.4 – Participarão até 150 amostras de arábica na Sala de Cupping & Negócios. Número limite. A organização se dá o direito de não aceitar amostras acima dessa quantidade. Desejável serem cafés acima 82 pontos.

3.3.5 – Participarão até 20 amostras de conilon. na Sala de Cupping & Negócios. Número limite. A organização se dá o direito de não aceitar amostras acima dessa quantidade. Desejável serem cafés acima 70 pontos.

4. DA INSCRIÇÃO

4.1- A inscrição dos interessados em participar da Sala de Cupping&Negócios deverá ser realizada através do preenchimento da Ficha de Inscrição (Anexo I), disponível em www.semanainternacionaldocafe.com.br;

4.2- A Ficha de inscrição, devidamente preenchida (digitada ou em letra de forma), deverá ser assinada pelo produtor rural e encaminhada juntamente com a amostra de 03 kg (três quilos) para o seguinte endereço:

IFSULDEMINAS – CAMPUS MACHADO

A/C LEANDRO PAIVA – NÚCLEO DE QUALIDADE DE CAFÉ

CONCURSO COFFEE OF THE YEAR / SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ RODOVIA MACHADO PARAGUAÇU KM 03 – BAIRRO SANTO ANTÔNIO

CEP 37750-000 – MACHADO (MG)

4.3- O produtor rural deverá indicar na FICHA DE INSCRIÇÃO todos os seus dados, o município e Estado/região em que se encontra a fazenda que originou a amostra do café, além do nome, número de CPF/MF, número de DAP e número do cartão do produtor, CNPJ ou inscrição estadual, conforme Anexo I, parte integrante deste documento.

4.3.1 – Pela participação da amostra na Sala de Cupping&Negócios, o produtor deve pagar o valor de R$ 120,00 por meio de instituição bancária, via credenciamento no www.semanainternacionaldocafe.com.br.

4.3.1- Caso a propriedade produtora do lote inscrito seja certificada, deverá ser informado na ficha de inscrição tal (is) certificação(ões), bem como o(s) número(s) do certificado(s).

4.3.1.1- O(s) certificado(s) deverá(ao) estar vigente(s) no período de realização da Sala de Cupping&Negócios.

4.4- A amostra de café verde deve ser enviada na quantidade mínima de 03 kg (três quilos), sendo que destes, parte ficará retida para contraprova, parte será disponibilizada para os compradores de café verde, parte para participar do concurso “Coffee Of The Year”, e o restante torrado para degustação durante a realização do cupping da Sala de Cupping&Negócios.

4.5- A amostra, juntamente com a FICHA DE INSCRIÇÃO deverá ser recebida até 15 de setembro de 2017 por CORREIOS (data máxima da postagem) ou até 20

(3)

de setembro de 2017 pessoalmente no endereço informado no subitem 4.2 acima.

4.5.1- Não serão aceitas amostras recebidas após o prazo acima mencionado ou que não preencherem as condições descritas no presente Regulamento.

4.6- Todas as amostras de café verde inscritas e recebidas no IFSULDEMINAS serão numeradas e codificadas, sem qualquer identificação do produtor, para a análise e avaliação da Comissão de Julgadores.

4.7- A falta de assinatura do proprietário na ficha de inscrição, bem como a ausência dos dados que identifiquem o produtor, a propriedade, a amostra, e a quantidade de sacas implicarão no cancelamento automático da inscrição.

5. DA COMISSÃO DE JULGADORES

5.1- As amostras de café verde inscritas serão submetidas a um processo de avaliação por uma Comissão de Julgadores, formada por especialistas nacionais. 5.2- A Comissão de Julgadores será composta, em sua maioria, por Juízes Certificados pela SCAA – Specialty Coffee Association of America, bem como por Q Graders Licenciados pelo CQI – Coffee Quality Institute, tendo como Coordenador Geral, um integrante nomeado pela Comissão Organizadora da Sala de Cupping&Negócios.

6. DA AVALIAÇÃO PELA COMISSÃO DE JULGADORES

6.1- A Comissão de Julgadores fará a pré-seleção das amostras para integrarem a mesa da Sala de Cupping&Negócios.

6.2- A Comissão de Julgadores analisará as amostras de café verde e classificará o café quanto ao aspecto, à seca, à cor, à porcentagem de peneiras, ao tipo, teor de umidade e à qualidade da bebida.

6.3- Todas as amostras de café verde avaliadas, fisicamente e sensorialmente, e as que forem selecionadas para participarem da Sala de Cupping&Negócios serão torradas dentro dos padrões de cupping profissional.

6.4- O processo de seleção dos cafés que integrarão a Sala de Cupping&Negócios se dará pela análise em prova cega pela Comissão de Julgadores, que irá avaliar 10 (dez) itens de qualidade seguindo os protocolos da SCAA de avaliação sensorial, quais sejam: aroma, sabor, aftertaste (retrogosto), acidez, corpo, uniformidade, balanço, xícara limpa, doçura, nota total.

6.5- As amostras de café verde recebidas pela Comissão de Julgadores passarão por avaliação física, que possui caráter eliminatório, e, em seguida, por avaliação sensorial, para fins de classificação;

6.6- As amostras de café, arábica, arábica tipo moka e conilon que não atenderem aos requisitos mínimos exigidos no subitem 3.3 acima serão desclassificados e não participarão da Sala de Cupping&Negócios;

6.7- Serão selecionadas para participar da Sala de Cupping&Negócios no máximo 170 (cento e setenta) amostras (150 de arábica e 20 de conilon), selecionadas de acordo com a ordem de inscrição e a qualidade exigidos no subitem 3.3 deste Regulamento.

6.8 - A Organização e Coordenação entregará para as até 450 amostras inscritas um relatório sobre o café provado.

7. DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

7.1- Esclarecimentos e informações poderão ser obtidos por meio do seguinte: 7.1.1- Sobre o presente Regulamento da Sala de Cupping&Negócios podem ser

solicitados à Café Editora pelo e-mail:

contato@semanainternacionaldocafe.com.br com Mariana Proença

7.1.2- Sobre informações gerais da Semana Internacional do Café podem ser solicitadas à organização do evento pelo contato:

contato@semanainternacionaldocafe.com.br

7.1.3- Sobre o recebimento das amostras podem ser solicitadas informações à IFSULMINAS pelo contato no telefone (35) 3295-9700. Coordenação: Prof

(4)

Leandro Paiva NÚCLEO DE QUALIDADE DE CAFÉ/IFSULMINAS/CAMPUS MACHADO.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1- A inscrição na Sala de Cupping&Negócios configura a aceitação de todas as normas e condições estabelecidas neste Regulamento, renunciando o participante a quaisquer ações judiciais, interpelações e/ou recursos.

8.2- Durante o período do envio até a data da Sala de Cupping&Negócios, o cafeicultor não poderá vender o lote inscrito.

8.3- Os horários que acontecerão as degustações/provas serão informados através do site do evento www.semanainternacionaldocafe.com.br;

8.4- Todas as amostras de café verde enviadas receberão ao final do evento uma análise técnica do café elaborado pela Comissão de Julgadores estabelecida;

8.5- Todos os participantes da Sala de Cupping&Negócios, na condição de ofertantes ou de vendedores, se declaram cientes de que a Semana Internacional do Café e seus realizadores não tem qualquer responsabilidade sobre a negociação ou acerca da garantia que as amostras enviadas representam o lote, cabendo, neste caso total e irrestrita responsabilidade ao produtor rural.

8.6- A Semana Internacional do Café e seus realizadores não se responsabilizarão pelas despesas com transporte, alimentação, hospedagem ou quaisquer despesas dos ofertantes da Sala de Cupping & Negócios em Belo Horizonte/MG.

8.7- Amostras inscritas que não contiverem as informações e não atenderem aos requisitos indicados neste Regulamento terão sua inscrição automaticamente rejeitada.

8.8- As decisões da Comissão de Julgadores são soberanas e contra elas não cabem recursos de qualquer espécie.

8.9- Os participantes se declaram cientes de que a falsidade na apresentação de documentos e informações quanto às condições de participação neste Regulamento os sujeitarão às penalidades previstas na legislação aplicável para o caso concreto. 8.10- Os casos omissos serão definidos pelos realizadores da Semana Internacional do Café, sendo as decisões soberanas, irrecorríveis e irrevogáveis.

DA PARTICIPAÇÃO E PREMIAÇÃO DO COFFEE OF THE YEAR BRASIL 2017 1- As 10 melhores amostras de café arábica da Sala de Cupping&Negócios serão escolhidas para participar do Coffee of the Year Brasil. Assim como as 3 melhores amostras de café conilon/robusta da Sala de Cupping&Negócios serão escolhidas para participar do Coffee of the Year Brasil com prova do público.

2 - O processo de seleção dos dez cafés que integrarão o Coffee of the Year Brasil (Categoria Arábica) se dará pela análise em prova cega pela Comissão de

Julgadores, que irão avaliar 10 itens de qualidade seguindo os protocolos da SCA de avaliação sensorial. Aroma, sabor, aftertaste (retrogosto), acidez, corpo,

uniformidade, balanço, xícara limpa, doçura, nota total. Esta nota terá peso de 20% na nota final geral para determinar do 1º ao 10º lugar do concurso.

3 – Durante os três dias da Semana Internacional do Café haverá degustação de dez amostras pelos visitantes no Café do Ano Brasil/Coffee of the Year Brasil

(Categoria Arábica). Estas estarão codificadas. O visitante poderá votar no café que mais o agradou em uma urna localizada na feira. A votação do público terá peso de 60% na nota geral.

4 - Durante os três dias da Semana Internacional do Café haverá degustação de dez amostras(Categoria Arábica) por especialistas. Estas estarão codificadas. A votação dos especialistas terá peso de 20% na nota final geral para determinar do 1º ao 10º lugar do concurso.

5 - Os cafés serão classificados do 1º ao 10º lugar somando as notas das três fases: Comissão de Julgadores, Comissão de Especialistas e Público Geral Visitante, correspondendo, respectivamente a 20% de peso para Julgadores, 20% de peso para Especialistas e 60% de peso para os visitantes. O café com maior número de votos após apuração das comissões será eleito como melhor café do ano 2017.

(5)

6 - Os nomes do primeiro ao décimo lugares do Coffee Of the Year Brasil serão anunciados no dia 27 de outubro de 2017, durante a Semana Internacional do Café.

7 - Os cafeicultores participantes do Coffee of The Year Brasil permitem e

autorizam, desde já, o uso de seu nome, imagem e som de voz na comunicação e divulgação (site, blog, filme, newsletter, revista, mídias sociais, etc.) da Semana Internacional do Café e do Prêmio, sem qualquer ônus para a empresa ou seus contratados.

8 - A cerimônia oficial de entrega do prêmio será realizada no dia 27 de outubro de 2017, durante a Semana Internacional do Café.

9 - A seguinte premiação será dada ao 1º colocado do Coffee of The Year Brasil: Troféu + Certificado de Campeão, tanto para Categoria Arábica quanto para Categoria Conilon.

10 - Todos os 10 finalistas receberão um Certificado de Participação (Categoria Arábica). Todos os 3 finalistas receberão um Certificado de Participação (Categoria Robusta).

11 - No caso de haver empate entre produtores, o prêmio será dividido entre eles. DESCLASSIFICAÇÃO

11 - Serão desclassificadas as amostras que:

a) Não apresentem as características de qualidade exigidas pela promotora do concurso e divulgadas nesse Regulamento;

b) Não possuírem Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada; CONDIÇÕES GERAIS

12 - A organização do evento não se obriga em devolver as amostras enviadas para a participação da Sala de Cupping&Negócios; a organização do evento não se obriga a usar a amostra enviada na Sala de Cupping&Negócios.

CRONOGRAMA DO COFFEE OF THE YEAR 2017

AÇÃO

PRAZO

Prazo máximo de envios das amostras por

CORREIOS (data de postagem)

15/09

Prazo máximo de recebimento das amostras

PRESENCIAL (entrega em mãos)

20/09

Divulgação Pública da Lista dos 150 Melhores

Classificados

Referências

Documentos relacionados

humanos; condução de pesquisa envolvendo seres humanos; reconhecimento de autoria; propriedade intelectual; relação empresa/indústria- universidade; o processo de

As operações a financiar no âmbito do presente Anexo ao Aviso, para além de obedecerem às condições decorrentes do Regulamento Geral FEDER e Fundo de Coesão, devem respeitar

O artigo analisa as narrativas de viagem ao interior de Mato Grosso e Goiás publicadas em 1935 e 1936 pelo explorador paulista Hermano Ribeiro da Silva, que obtiveram

A DPP sendo um transtorno mental que acomete cerca 10 a 20% das mulheres nos primeiros meses após o parto, deveria receber atenção especial, em que uma forma

indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Santa Catarina,

XI – ter autonomia para definir produção, programação e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão, em consonância com o seu Conselho

Nesse contexto, foi possível pensar que não devemos ignorar as diferenças existentes entre uns e outros como seres em si diante de um determinado viés ou contexto social aos quais