• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PRPG/UFMG Nº 01/2018 RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, STRICTO SENSU, OBTIDOS NO EXTERIOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PRPG/UFMG Nº 01/2018 RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, STRICTO SENSU, OBTIDOS NO EXTERIOR"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL PRPG/UFMG Nº 01/2018

RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, STRICTO SENSU, OBTIDOS NO EXTERIOR

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) faz saber aos interessados que estão abertas durante o ano de 2018, as inscrições para o Processo 2018 de Reconhecimento de Diplomas de Pós-Graduação stricto sensu expedidos por estabelecimentos estrangeiros de Ensino Superior, em conformidade com o disposto no §3º do Art. 48 da Lei no 9394/96 de 20 de dezembro de 1996, com o Regimento Geral da UFMG, a Resolução CNE/CES nº 03/2016 de 22 de junho de 2016 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, com a Portaria Normativa nº 22/2016 de 13 de dezembro de 2016 do Ministério da Educação e com a Resolução Complementar no 01/2017 de 21 de março de 2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG aprovada pela Câmara de Pós-Graduação.

1. DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

1.1. Serão aceitas as inscrições de diplomados por todas as instituições estrangeiras de educação superior e pesquisa, legalmente constituídas para a outorga de diplomas de Mestrado ou Doutorado em seus países de origem, que estejam consonantes com as condições estabelecidas neste Edital.

1.2. Não serão aceitos pedidos de reconhecimento de diplomas relativos a:

1.2.1. Licence, Licence Complémentaire e Maîtrise outorgados por instituições educacionais da França;

1.2.2. 1ª e 2ª Licence outorgados por instituições educacionais da Bélgica; 1.2.3. Diplôme d’Etudes Approfondies (DEA) e Diplôme d’Études Supérieures Specialisés (DESS) obtidos na França;

1.2.4. Specializzazione e Perfezionamento outorgados por instituições educacionais da Itália e obtidos após 1984;

1.2.5. Títulos designados como Master in Business Administration (MBA), que não sejam equivalentes a um Mestrado em Administração ofertado pela UFMG;

(2)

1.2.7. Título outorgado por Instituição Estrangeira e obtido em curso ofertado em território brasileiro diretamente pela Instituição Estrangeira ou mediante convênio desta com Instituição Brasileira.

1.3. É vedada a apresentação de pedidos de reconhecimento de diploma iguais e simultâneos em mais de uma instituição reconhecedora. Caso ocorra, a UFMG indeferirá o pedido sumariamente.

1.4. Será estabelecida pela UFMG a capacidade de atendimento para cada área e curso, para o corrente ano, conforme Art.51 da Portaria Normativa nº 22/2016 de 13 de dezembro de 2016, do Ministério da Educação.

1.5. As inscrições serão efetuadas exclusivamente por meio do Sistema Nacional de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas, via Plataforma Carolina Bori (http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/usuario/acesso), que receberá inscrições, em fluxo contínuo, até o limite de vagas disponíveis para cada curso. Caso a capacidade seja alcançada, só serão aceitas novas inscrições a partir da finalização dos processos existentes.

1.6. A Plataforma Carolina Bori é gerida pelo Ministério da Educação – MEC, sendo necessário que o (a) requerente se reporte ao MEC caso encontre qualquer falha ou dificuldade para utilizar o Sistema. A UFMG não se responsabiliza por falhas na conexão, instabilidade ou quaisquer outros problemas que impeçam o envio correto do pedido de reconhecimento.

1.7. Caso o diploma do requerente refira-se a curso inexistente na UFMG, ou ainda não reconhecido pelo Ministério da Educação nesta Universidade, o (a) interessado (a) deverá indicar, durante sua inscrição, o curso da UFMG que tenha maior proximidade com o que cursou no exterior e que tenha mesmo nível ou área equivalente ao diploma que pretende reconhecer. Essa escolha é de inteira responsabilidade do (a) interessado (a). Os cursos ofertados pela UFMG estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (https://www.ufmg.br/prpg/)para consulta.

1.8. A Plataforma Carolina Bori lista as áreas do conhecimento referentes aos cursos de Pós-graduação da UFMG, portanto, poderá ocorrer divergência quanto à nomenclatura dos cursos ofertados pela UFMG e as áreas do conhecimento listadas na Plataforma Carolina Bori.

1.9. O (a) requerente deverá ler, atentamente, as informações contidas no sítio eletrônico da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (https://www.ufmg.br/prpg) e neste Edital, e conferir a listagem dos documentos necessários para abertura do processo de reconhecimento de diploma.

1.10. O (a) interessado (a) deverá manter atualizado seu endereço e informações para contato na Plataforma Carolina Bori, até o final do procedimento de reconhecimento.

(3)

1.11 A Universidade poderá enviar aos inscritos, pela Plataforma Carolina Bori, por via postal ou mediante e-mail, nos endereços cadastrados pelos (as) interessados (as): solicitação de atualização das informações, solicitação de documentos complementares para subsidiar a análise ou o registro do diploma, conforme o caso, bem como solicitação de atendimento a diligências da Comissão Permanente de Reconhecimento de Diplomas (CPRD) da PRPG. 1.12. Após análise da documentação e atendimento às normas institucionais, a Secretaria Administrativa (SADM) da PRPG encaminhará a guia de pagamento ao (a) interessado (a), via Plataforma Carolina Bori, e aguardará envio do comprovante de pagamento. Somente após homologação do Setor Financeiro, a SADM autorizará a abertura do processo de reconhecimento e enviará o processo para a Comissão Permanente de Reconhecimento de Diplomas de Pós-Graduação, para análise e pronunciamento quanto ao mérito.

1.13. Para conclusão do processo de reconhecimento de diploma, o prazo de 180 (cento e oitenta) dias será contato a partir da data em que for gerado o número do processo na Plataforma Carolina Bori.

2. DA DOCUMENTAÇÃO

2.1. Para solicitar o exame preliminar à abertura do processo, deverão ser apresentadas versões digitalizadas em boa qualidade dos seguintes documentos, no formato PDF:

2.1.1. Se brasileiro, carteira de identidade do interessado, com foto (frente e verso);

Se estrangeiro, carteira de identidade de estrangeiro – CIE (frente e verso) OU passaporte (página de identificação, visto brasileiro e/ou carimbo de entrada no Brasil), OU comprovante/protocolo de regularidade de permanência no País, emitido pela Polícia Federal, desde que este possua a foto do requerente. Qualquer documento apresentado deverá estar dentro do prazo de validade no momento da inscrição.

2.1.2. Cartão de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou comprovante de regularidade junto à Receita Federal, que poderá ser obtido no sítio eletrônico www.receita.fazenda.gov.br ou nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

2.1.3. Diploma a ser reconhecido. Este documento deve ter a Apostila de Haia OU a legalização pela autoridade consular brasileira no país onde o documento foi emitido, acompanhada da tradução oficial do documento por tradutor juramentado, com exceção daqueles redigidos em inglês, francês ou espanhol.

(4)

2.1.4.Histórico acadêmico concernente ao curso realizado, descrevendo as disciplinas ou atividades cursadas, com os respectivos períodos e carga horária total, indicando o resultado das avaliações em cada disciplina. Este documento deve ter a Apostila de Haia OU a legalização pela autoridade consular brasileira no país onde o documento foi emitido, acompanhada da tradução oficial, por tradutor juramentado, com exceção daqueles redigidos em inglês, francês ou espanhol. Caso a instituição outorgante do título não emita histórico, o (a) interessado (a) deverá solicitar documento oficial da instituição, informando os procedimentos adotados pela instituição.

2.1.5. Ata da sessão de defesa ou documento oficial equivalente, que mencione a data de defesa, o título do trabalho, aprovação, conceitos outorgados, nome dos membros da banca examinadora e do orientador. Este documento deve ter a Apostila de Haia OU a legalização pela autoridade consular brasileira no país onde o documento foi emitido, acompanhada da tradução oficial, por tradutor juramentado, com exceção daqueles redigidos em inglês, francês ou espanhol. Caso o programa de origem não preveja a defesa pública da tese ou dissertação, o (a) requerente deverá anexar documento emitido e autenticado pela Instituição de origem, descrevendo os procedimentos de avaliação da qualidade da tese ou dissertação adotados pela Instituição, incluindo avaliação emitida por parecerista externo.

2.1.6 Nomes dos participantes da banca examinadora e do (a) orientador (a) acompanhados dos respectivos currículos resumidos, com indicação do sítio eletrônico contendo os currículos completos.

2.1.7 Descrições resumidas das atividades de pesquisas realizadas, endereço eletrônico dos trabalhos científicos decorrentes da dissertação ou tese publicados e/ou apresentados em congressos ou reuniões acadêmico-científicas, indicando a (s) autoria (s), o nome do periódico e a data de publicação e/ou nome e local dos eventos científicos onde os trabalhos foram apresentados.

2.1.8.Tese, dissertação ou trabalho equivalente, em que fique demonstrado o caráter autoral do (a) interessado (a), com cópia em arquivo digital em formato PDF.

2.1.9. Resultados da avaliação externa do curso ou programa de pós-graduação da instituição, quando houver e tiver sido realizada por instituições públicas ou devidamente acreditadas no país de origem, bem como outras informações existentes acerca da reputação do programa de pós-graduação da instituição outorgante do diploma.

2.1.10 Comprovação de que o (a) interessado (a) residiu no país sede da instituição outorgante do título. Neste sentido poderão ser apresentados documentos como cópia do passaporte com carimbos de entrada e saída, carteira de residência, dentre outros.

(5)

2.1.11. No caso de bolsista de agência de fomento brasileira (CAPES, CNPq ou afins), anexar comprovação de recebimento de bolsa contendo o período efetivamente usufruído.

2.1.12. Os documentos de que tratam os itens 2.1.3, 2.1.4 e 2.1.5 deverão ser registrados pela instituição estrangeira responsável pela diplomação, de acordo com a legislação vigente no país de origem, apostilados no caso de sua origem ser de um país signatário da Convenção de Haia (Resolução CNJ no 228 de 22 de junho de 2016 do Conselho Nacional de Justiça) ou autenticados por autoridade consular competente, no caso de país não signatário. Estão isentos de legalização, no consulado do Brasil, os documentos emitidos por instituição de ensino da Argentina, com base no Acordo sobre simplificação de legalizações em documentos públicos (Diário Oficial da União de 23 de abril de 2004, Seção 1, p. 82-83). Nesse caso, será exigida a apresentação da legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina. Estão isentos da Apostila de Haia e de legalização consular os documentos emitidos por instituição de ensino da França, com base no disposto no Artigo 23 do Decreto no 3.598 de 12 de setembro de 2000. A isenção do apostilamento não exclui, entretanto, a necessidade de constar autenticidade do documento em cartório registrada em uma das Unidades Federativas do Brasil.

2.1.13. Serão exigidas traduções juramentadas de documentos listados no item 2.1, exceto se os mesmos estiverem redigidos em inglês, francês ou espanhol. A tradução juramentada deve ser realizada por tradutor público vinculado à Junta Comercial de uma das Unidades Federativas do Brasil. Traduções realizadas de forma diversa à informada não serão aceitas. 2.1.14. A Apostila de Haia ou as legalizações consulares no diploma, histórico e ata devem ser afixadas nos documentos originais. A digitalização do documento enviado pelo requerente deverá mostrar nitidamente a referida apostila ou legalização. Informações sobre legalização de documentação estão disponíveis no sítio eletrônico do Itamaraty em

http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/legalilzaçao-de-documentos-emitidos-no-exterior

2.1.15. Refugiados estrangeiros no Brasil, que não estejam de posse da documentação requerida para o reconhecimento e outros casos justificados e instruídos por legislação ou norma específica, poderão ser submetidos a avaliação de conhecimentos, conteúdos e habilidades relativas ao título pretendido, como forma exclusiva de avaliação destinada ao processo de reconhecimento, devendo o requerente comprovar sua condição de refugiado por meio de documentação específica, conforme normas brasileiras, anexando ao processo a documentação comprobatória dessa condição emitida pelo CONARE-MJ.

(6)

3. DA ANÁLISE DOCUMENTAL

3.1. Toda a documentação será submetida a exame preliminar pela CPRD/PRPG, que emitirá, no prazo de até 30 (trinta) dias, despacho saneador acerca da adequação ou da necessidade de complementação documental, bem como da existência de curso de mesmo nível ou área equivalente na UFMG. 3.2. Serão indeferidos no exame preliminar e terão seus trâmites encerrados os pedidos de reconhecimento que não tenham equivalência com curso da UFMG. 3.3. Sendo constatada, no exame preliminar, a situação de documentação incompleta, o requerente terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos, a partir do recebimento da notificação, para apresentar a complementação da documentação.

3.4. Após a recepção da complementação documental, a solicitação de reconhecimento será novamente submetida a exame preliminar, nos termos e prazos mencionados, acima.

3.5. Caso não haja a entrega da documentação faltante dentro do prazo, ou caso se verifique que a documentação tenha permanecido incompleta após o novo exame preliminar, a solicitação será indeferida e seu trâmite será encerrado. 3.6. Os requerentes que atenderem as condições para tramitação simplificada deverão enviar documento comprobatório de sua condição durante a inscrição na Plataforma Carolina Bori. Não será permitida solicitação de tramitação simplificada após a conclusão da inscrição na Plataforma.

3.8. Os recessos da instituição incidirão diretamente na análise do processo de reconhecimento, onde o tempo de recesso será acrescido ao período cadastrado no prazo para análise do processo.

3.7. Constatada a adequação da documentação, a Guia de Recolhimento da União (GRU) será emitida e disponibilizada na Plataforma Carolina Bori com o objetivo de recolhimento da taxa de inscrição.

4. DA TAXA DE INSCRIÇÃO

4.1. Para abertura do processo, é exigido o pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 852,80 (oitocentos e cinquenta e dois reais e oitenta centavos). O (a) requerente deverá providenciar o pagamento da GRU recebida na Conta Única do Tesouro Nacional, exclusivamente no Banco do Brasil, até a data de vencimento.

(7)

4.2. Não serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento. O comprovante de pagamento da GRU deve ser digitalizado e encaminhado pela Plataforma Carolina Bori.

4.3. O prazo máximo para pagamento da taxa e envio do comprovante à UFMG é de 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da divulgação do resultado do exame preliminar dos documentos.

4.4. Caso não ocorra o pagamento e envio do comprovante dentro do prazo, o interessado será considerado desistente, sendo seu pedido indeferido e sua vaga liberada para outro requerente.

4.5. Pagamentos efetuados fora do prazo implicarão no indeferimento do pedido, sem devolução da taxa paga.

4.6. Após a comprovação de pagamento emitida pelo Setor Financeiro da PRPG, a UFMG providenciará abertura do processo, aplicando a tramitação previamente determinada. Apenas a partir desse momento começará a contar o prazo para análise de mérito.

4.7. Não haverá reembolso.

5. DA ABERTURA DO PROCESSO, DA ANÁLISE, DO PARECER CONCLUSIVO, DO APOSTILAMENTO E REGISTRO DOS DIPLOMAS

5.1. A abertura do processo somente será efetivada após as etapas previamente descritas, a saber:

a) pedido inicial pela Plataforma Carolina Bori;

• Análise documental, via Plataforma e definição da forma de tramitação, sendo:

Tramitação simplificada – a análise será efetuada pela SADM/PRPG e se aterá, exclusivamente, à verificação da documentação comprobatória da diplomação no curso, prescindindo de análise aprofundada ou outras formas de avaliação. Após análise, será emitido Parecer Conclusivo para avaliação da Câmara de Pós-Graduação e decisão final. Deverá ser concluído em até 90 (noventa) dias;

Tramitação completa – a análise documental será efetuada pela SADM/PRPG. Diante da completude documental a SADM/PRPG enviará para a Comissão Permanente de Reconhecimento de Diploma para análise e pronunciamento. Após análise, será emitido Parecer Conclusivo e encaminhado à Câmara de Pós-Graduação para decisão final. Deverá ser concluído em até 180 (cento e oitenta) dias;

(8)

b) Comprovação do pagamento da taxa de inscrição;

c) Após confirmação de recebimento da GRU é gerado número do processo e a SADM encaminha o pleito à CPRD para análise quanto ao mérito;

d) A CPRD poderá solicitar informações e/ou documentações complementares, tendo o (a) requerente o prazo de até 30 (trinta) dias corridos para protocolar a entrega via e-mail sadm@prpg.ufmg.br da documentação complementar.

e) Não sendo possível o cumprimento do prazo, o (a) requerente poderá solicitar suspensão do processo, por prazo de até 90 (noventa) dias, sendo suspensos todos os prazos previstos neste Edital. Essa solicitação deverá ser dirigida à SADM/PRPG, sendo entregue via Plataforma Carolina Bori. f) Caso o requerente não entregue toda a documentação complementar solicitada nos prazos indicados, o processo será encerrado, com a indicação de indeferimento.

5.2 O processo de reconhecimento dar-se-á a partir da avaliação de mérito das condições de organização acadêmica do curso e, do desempenho global da instituição ofertante, especialmente na atividade de pesquisa.

5.3. O requerente receberá, via Plataforma Carolina Bori e no endereço indicado, o parecer conclusivo da Câmara de Pós-Graduação sobre o reconhecimento do diploma.

5.4. A partir de parecer favorável, o interessado deverá apresentar, mediante agendamento junto à Secretaria Administrativa da PRPG, toda a documentação original que embasou o processo, para que se proceda ao apostilamento e registro em livro próprio da UFMG.

5.5. Concluído o processo de reconhecimento, será emitido certificado de apostilamento, devendo ser assinado pelo (a) Pró-Reitor (a) de Pós-Graduação e a Reitora da UFMG e encaminhado ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico para registro e posterior devolução à SADM/PRPG para entrega ao (à) interessado (a).

5.6. O certificado de apostilamento terá validade somente com o acompanhamento do respectivo diploma original.

6. DA DESISTÊNCIA E DOS PEDIDOS DE REVISÃO DE DECISÃO

6.1. A qualquer momento, o (a) interessado (a) poderá desistir da solicitação de reconhecimento de diploma obtido no exterior, não havendo reembolso de taxa de inscrição paga para o processo.

(9)

6.2. A UFMG reserva-se o direito de alterar itens deste Edital, por motivos fortuitos ou de força maior. Em qualquer desses casos, porém, a instituição compromete-se a dar, com a devida antecedência, ampla divulgação das alterações feitas.

6.3. Caberá pedido de revisão de decisão exarada, conforme estipulado pelo Regimento Geral e por Resoluções específicas da UFMG disponíveis no sítio eletrônico da PRPG (www.ufmg.br/prpg).

6.4. De acordo com a Resolução nº 13/2010 de 11 de novembro de 2010 todos os pedidos de reconsideração e recursos só podem ser apresentados da seguinte forma:

“Art. 8º O pedido de reconsideração e a interposição de recurso somente serão recebidos:

I - por escrito;

II - dentro do prazo (10 dias, a contar da data de recebimento do AR); III - pelo órgão competente;

IV - por quem seja legitimado;

V - pessoalmente, mediante protocolo.”

6.5. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação analisará a admissibilidade do recurso. 7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

7.1. Serão incorporados a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer Editais Complementares que vierem a ser publicados pela PRPG/UFMG sobre o tema.

7.2. Os casos omissos serão resolvidos pela PRPG/UFMG.

7.3. A inscrição do (a) requerente implica na ciência e aceitação de todos os termos deste Edital e da Resolução Complementar no 01/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG.

Belo Horizonte, 01 de junho de 2018.

Profa. Sílvia Helena Paixão Alencar

Referências

Documentos relacionados

A função [ESVAZIAR] permite gravar dados ilegíveis na mídia de gravação interna da câmera de vídeo, para dificultar a recuperação dos dados originais. Ao descartar ou

O pagamento será realizado no prazo máximo de até 30 (trinta) dias, contados a partir da data final do período de adimplemento a que se referir, através de

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

Referente: Pregão Eletrônico SRP nº 13/2016. b) Prazo de entrega dos produtos: prazo máximo de entrega dos produtos será de até 30 (trinta) dias corridos, a contar do envio

Em clima de Páscoa, o curso de Técnico em Alimentos do Colégio Politécnico rece- beu na última quarta-feira (17) o projeto “Tem criança na cozinha – Colombinas de

O estudo SHARP, realizado na Europa, América do Norte, América do Sul, Austrália e Nova Zelândia, mostrou que a sobrevida dos pacientes que usaram sorafenibe foi maior que no

Este conceito não retira naturalmente a posse do tráfego ao operador de destino nos casos de utilização de serviços que sejam propriedade deste, como acima referido, mas apenas

9.8 Os emancipados na forma da Lei se obrigam a apresentar uma cópia da respectiva certidão. 9.9 O presente Processo Seletivo somente será válido para matrículas no primeiro