• Nenhum resultado encontrado

CONHECIMENTOS BÁSICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONHECIMENTOS BÁSICOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 100 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa. Para as devidas marcações, use a folha de respostas, único documento válido para a correção das suas provas.

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Escovas perfeitas: cuidado com essa promessa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária

1

(ANVISA) alerta para as promessas de alisamentos revolucionários de cabelo. Na busca do padrão ideal, os salões de beleza têm apresentado novas esperanças de se ter

4

um cabelo liso e uma escova perfeita. Isso tem provocado o surgimento de novas técnicas que, na maior parte das vezes, são apenas velhos produtos utilizados de maneira diferente.

7

Recentemente, várias mulheres têm recorrido à aplicação de formol no cabelo para fazer o alisamento. Essa prática, no entanto, representa um risco de intoxicação para

10

quem aplica e para quem recebe o tratamento. O formol não tem aplicação como cosmético justamente pelos riscos a que estão sujeitos os que usam essa substância. Entre eles, estão

13

queimaduras no couro cabeludo, edema pulmonar e irritação do aparelho respiratório, que podem levar à morte.

A ANVISA lembra, ainda, que qualquer

16

procedimento de alisamento, feito em casa ou em um salão, só pode ser executado com produtos registrados na agência. Produtos armazenados em embalagens sem identificação do

19

fabricante, nome e número de registro não devem ser usados, já que são de origem e composição desconhecidas e não foram submetidos à análise da autoridade sanitária.

22

Internet: <www.anvisa.gov.br> (com adaptações).

De acordo com o texto acima, julgue os seguintes itens.

1 A palavra “escova” (R.5), no texto, está empregada no sentido de processo de modelagem do cabelo, com escova e secador elétrico, para que fique liso.

2 Com a substituição de “velhos produtos” (R.7) por produtos velhos, o sentido do trecho permanece inalterado.

3 A palavra “Recentemente” (R.8) expressa idéia de há pouco tempo.

4 Na linha 13, o pronome “eles” substitui a palavra “sujeitos”, expressa na oração anterior.

O direito de ler em voz alta

Eu lhe pergunto:

1

— Em casa, liam histórias em voz alta, quando você era pequena?

Ela me responde:

4

— Nunca. Meu pai estava muitas vezes ausente e minha mãe ocupada demais.

Eu lhe pergunto:

7

— Então, de onde é que vem esse seu gosto pela leitura em voz alta?

Ela me responde:

10

— Da escola.

Feliz de escutar alguém reconhecer um mérito à escola, exclamo, todo contente:

13

— Ah! Você está vendo? Ela me diz:

— Nada disso. A escola nos proibia a leitura em voz

16

alta. Leitura silenciosa já era o credo na época. Direto do olho ao cérebro. Transcrição instantânea. Rapidez, eficiência. Com um teste de compreensão a cada dez linhas. A religião da

19

análise e do comentário, desde o começo! A maior parte das crianças morria de medo, e isso era só o começo! Todas as minhas respostas eram boas, se você quer saber, mas, voltando

22

para casa, eu relia tudo em voz alta. — Por quê?

— Pelo encantamento. As palavras pronunciadas

25

se punham a existir fora de mim, elas viviam de verdade. E depois, me parecia que era um ato de amor. Que era o amor mesmo. Sempre tive a impressão de que o amor pelo livro

28

passa pelo amor, simplesmente. Deitava minhas bonecas na minha cama, no meu lugar, e lia para elas. Me acontecia de dormir aos pés delas, no tapete.

31

Daniel Pennac. Como um romance. Leny Werneck. (Trad.) Rio de Janeiro: Rocco, 1993, p. 163-4 (com adaptações).

Com base na leitura do texto acima, julgue os itens a seguir.

5 O título do texto é composto de palavras das seguintes classes: um artigo, um verbo, um adjetivo, dois substantivos e duas preposições.

6 No diálogo do texto, os travessões foram empregados para introduzir as falas das personagens.

7 Na linha 2, “em voz alta” expressa o modo como se processava a ação verbal.

8 No texto, as palavras “credo” (R.17) e “religião” (R.19) estão empregadas em sentido denotativo e significam, respectivamente, oração cristã e crença espiritual.

9 A ausência de verbos e o emprego de ponto final em “Direto do olho ao cérebro. Transcrição instantânea. Rapidez, eficiência. Com um teste de compreensão a cada dez linhas. A religião da análise e do comentário, desde o começo!” (R.17-20) tornam impossível a compreensão desse trecho da fala da personagem.

10 No trecho “elas viviam de verdade” (R.26), observa-se o emprego da linguagem conotativa.

(3)

Em altíssima velocidade

Na semana passada, o novo modelo do trem francês TGV bateu o recorde mundial de velocidade sobre trilhos ao atingir 574,8 quilômetros por hora — apenas o Maglev japonês, que levita magneticamente, é mais veloz. A tabela a seguir mostra a evolução da velocidade dos trens e de outros meios de transporte.

meio de transporte trem carro avião

o primeiro locomotiva de Trevthick

(1804) – 8 km/h –

Benz Patent Motorwagen (1885) – 16 km/h – 14 Bis (1906) – 41,3 km/h – o atual recordista TGV V150 (2007) – 574,8 km/h – Bugatti Veyron (2005) – 407 km/h – caça Blackbird (1976) – 3.529,6 km/h – A essa velocidade, uma viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro duraria ...

45 min. 63 min. 7 min.

Radar. In: Veja, 11/4/2007, p. 80 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se seguem.

11 Infere-se do texto que uma viagem do Rio de Janeiro a São Paulo feita no trem japonês Maglev à sua velocidade máxima duraria menos de 45 min.

12 Considere-se que a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro seja de 420 km e que essa viagem possa ser feita da seguinte forma: da distância, a bordo do 14 Bis; da distância, na locomotiva de Trevthick, e o restante da viagem, no carro Benz Patent

Motorwagen. Nessa situação, o terceiro trecho da viagem corresponderá a menos de 50% de toda distância entre Rio de Janeiro e São Paulo.

13 Para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro a bordo do carro Bugatti Veyron e à velocidade máxima, gasta-se mais de 1,5 do tempo gasto para ir a bordo do trem TGV V150, também à velocidade máxima.

A grande maioria dos docentes que atuam na educação básica brasileira possui, pelo menos, o ensino médio completo, segundo o Censo Escolar de Educação Básica 2005. A tabela ao lado mostra a realidade do nível de escolaridade dos docentes brasileiros. nível/modalidade de ensino docentes (total) nível superior (%) nível médio (%) creche 86.332 29 65 pré-escola 309.344 40 58 ensino fundamental 1.267.239 65 34 ensino médio 508.429 95 4

Mais do censo. In: Revista Educação, n.º 112, ago./2006, p. 23 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os próximos itens.

14 Infere-se do texto que mais de 5.000 professores que atuam nas creches brasileiras não possuem nível médio completo.

15 Existem mais de 940.000 docentes que possuem nível superior e atuam na pré-escola ou no ensino fundamental. RASCUNHO

(4)

Os estados da vergonha

Desde 2003, o governo libertou 14.000 trabalhadores que viviam em regime semelhante ao da escravidão. Apesar do esforço, estima-se que ainda haja 40.000 pessoas nessas condições no país, a maioria delas no Pará. A tabela seguinte mostra as porcentagens dos trabalhadores que vivem em regime semelhante ao da escravidão nos estados em que essa incidência é mais grave.

Bahia Maranhão GrossoMato Pará Tocantins outros

13% 9% 18% 33% 11% 16%

Holofote. In: Veja, 23/8/2006, p. 40 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.

16 Infere-se das informações acima que, no estado do Pará, estão mais de dos trabalhadores que vivem em regime semelhante ao da escravidão.

17 Considere-se que exista um estado brasileiro X na coluna “outros”, da tabela, tal que, para cada 3 trabalhadores em regime de escravidão no Maranhão, existam 2 trabalhadores em regime semelhante no estado X. Nessa situação, nesse estado X da coluna “outros”, o percentual de trabalhadores em regime de escravidão é igual a 6%.

18 Considere-se que, para auxiliar os trabalhadores libertos do regime de escravidão desde 2003, o governo federal, por intermédio da Caixa Econômica Federal, tenha aberto uma linha de crédito com empréstimo de R$ 1.500,00 a cada um desses trabalhadores, à taxa de juros mensais simples de 2%, por um período de 3 anos. Nessa situação, desconsiderando-se quaisquer outros encargos e impostos, ao final do período do empréstimo, a quantia que deveria retornar à Caixa Econômica Federal seria igual a R$ 36.120.000,00.

Na figura acima, ABCD e EFCD são dois retângulos e ABX e ABY são triângulos de bases AB e vértices sobre os segmentos DC e EF, respectivamente. O segmento EF é paralelo à base AB do retângulo ABCD. Sabe-se que a área do retângulo EFCD é igual a 30% da área do retângulo ABCD. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

19 A área do triângulo ABY é igual a 30% da área do retângulo ABCD.

20 A área do triângulo ABY é igual a 70% da área do triângulo ABX. RASCUNHO D E A B F C X Y

(5)

A respeito da economia brasileira, que está consideravelmente estável atualmente, julgue os itens seguintes.

21 A atual taxa de juros praticada pelo sistema financeiro, uma das mais baixas do mundo, garante crescimento econômico elevado.

22 A inflação, sob controle, está nos níveis das inflações de países desenvolvidos.

23 As exportações de produtos brasileiros têm diminuído ano a ano, enquanto as importações aumentam constantemente.

24 Os investimentos externos diretos no Brasil têm decrescido continuamente.

25 Nos últimos anos, tem-se observado crescimento da presença do pequeno poupador no mercado de ações. Considerando-se que a Amazônia, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional são assuntos de grande relevância para a afirmação internacional do Brasil, julgue os itens que se seguem.

26 Toda a floresta amazônica está situada na região Norte do Brasil. Por isso, não pode haver políticas públicas para essa região compartilhadas com países vizinhos.

27 Para que o meio ambiente seja protegido, é necessário impedir toda e qualquer ação modificadora sobre ele.

28 O desenvolvimento econômico a qualquer custo pode ser nocivo ao meio ambiente e ao bem-estar das gerações futuras.

29 O desenvolvimento soberano da Amazônia brasileira está relacionado ao jogo de interesses de grupos diversos e de propostas muitas vezes contraditórias em relação ao futuro da região.

30 A força da Amazônia reside no seu povo e nos seus recursos naturais e na capacidade de bem encaminhar tais potencialidades.

Acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), que constitui uma grande conquista da população brasileira, julgue os itens subseqüentes.

31 O SUS foi criado e regulamentado exclusivamente pela Constituição de 1988.

32 As instituições de saúde privadas podem participar do SUS, de forma complementar.

33 As ações de vigilância epidemiológica fazem parte do campo de atuação do SUS.

34 A população participa do SUS apenas como usuária do sistema.

35 As conferências de saúde são reuniões dos profissionais de saúde do SUS em que são apresentados temas relevantes especialmente voltados para sua atualização e educação continuada.

36 No SUS, o atendimento público a qualquer cidadão é obrigatório, independentemente da cobrança de dinheiro.

37 O acesso dos usuários ao SUS deve ocorrer de preferência pelos serviços de saúde da atenção básica (unidades de Saúde da Família, postos de saúde, centros de saúde etc.) próximos ao local de sua moradia.

38 A gestão e a execução das ações de saúde realizadas pelo SUS são de total responsabilidade do Ministério da Saúde.

39 As ações de saúde de alta complexidade (como cirurgias cardíacas, transplantes renais etc.) não são de responsabilidade do SUS.

40 A hierarquização e a regionalização do SUS determinam que deve haver centros de referência para atender diferentes níveis de complexidade.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Considerando os aspectos anatômicos e funcionais dos dentes, julgue os itens a seguir.

41 O dente é formado de três partes distintas: coroa, colo e raiz.

42 A coroa dentária, parte visível do dente, é responsável pela mastigação dos alimentos.

43 A raiz fixa o dente ao osso.

44 Cada dente tem apenas uma raiz.

45 A função principal dos dentes é a mastigação.

46 Os dentes anteriores (incisivos e caninos) não têm importância na estética da face.

47 A dentição decídua é também chamada dentição de leite.

48 Uma criança, normalmente, possui o total de 20 dentes decíduos.

49 O número total de dentes permanentes, incluídos os terceiros molares, é igual a 32.

50 Na dentição decídua, os dentes localizados logo após os caninos são os pré-molares.

51 Os dentes incisivos cortam os alimentos como tesoura. Acerca dos equipamentos e instrumentais de uso no laboratório de prótese dental, julgue os itens a seguir.

52 Lâmina ou ponta ativa de um instrumento cortante manual é a parte do instrumento que apresenta a borda cortante.

53 O intermediário de um instrumento cortante manual une a lâmina ao cabo.

54 Os instrumentos do tipo le cron são usados para aquecimento de ceras.

55 A espátula n.º 7 é usada para manipulação de grandes quantidades de gesso.

56 O aquecimento ao rubro torna mais eficiente a capacidade de corte dos instrumentos cortantes manuais fabricados em aço. Em relação aos materiais dentários de uso no laboratório de prótese dental, julgue os itens que se seguem.

57 Os metais são usados para produzir inlays, onlays, coroas, pontes metálicas convencionais, pontes metalocerâmicas, pontes adesivas, pinos intracanais e estruturas para próteses parciais removíveis.

58 As coroas do tipo metaloplásticas são feitas à base de metal e porcelana.

59 As restaurações feitas em ligas metálicas ricas em prata apresentam pouco escurecimento.

60 As restaurações feitas em porcelana provocam mau hálito.

61 Nos laboratórios de prótese dentária, são usados diversos tipos de gesso para produzir moldes e modelos.

62 O processo de endurecimento do gesso quando este é misturado com a água é denominado presa.

63 As resinas acrílicas para o preparo das bases das dentaduras são obtidas com a mistura de dois líquidos.

(6)

64 O endurecimento, ou polimerização, das bases das dentaduras pode ser feito por meio de banho em água gelada ou pela manutenção dessas bases em geladeira por determinado período de tempo.

65 Após ser removido da cavidade preparada, o padrão de cera deve ser envolvido por um material que contenha gesso ou por outro tipo de material refratário. Esse processo é chamado inclusão do padrão de cera.

66 As ceras de uso odontológico não devem ser guardadas em locais que recebam luz solar direta.

67 Nas restaurações metálicas fundidas, é desnecessário realizar polimento completo, uma vez que, após a cimentação, a escovação e o creme dental se encarregarão do polimento.

Considerando as normas de higiene dentária pessoal e de biossegurança, julgue os seguintes itens.

68 Os moldes feitos com alginato, silicone e outros materiais, a serem encaminhados ao laboratório de prótese dentária depois de retirados da boca do paciente, podem ser portadores de microrganismos transmissores de doenças.

69 O glutaraldeído é uma das substâncias usadas na desinfecção de moldes e modelos de gesso.

70 O polimento de peças, quando realizado nos tornos de bancada, não exige o uso de óculos de proteção.

71 Em procedimentos clínicos o uso de máscaras de proteção é adequado, porém, em procedimentos laboratoriais, tais máscaras são desnecessárias.

72 Respirar o pó proveniente do manuseio dos gessos secos provoca doenças nos pulmões.

73 Os abrasivos para limpeza de cozinhas e banheiros são excelentes para a limpeza de próteses totais.

74 Na falta de outros produtos, uma mistura de água corrente e água sanitária pode ser usada para desinfecção das próteses totais.

75 As peças que são enviadas do consultório para o laboratório de próteses dentárias devem ser desinfetadas, mas as que são enviadas do laboratório para o consultório não precisam de desinfecção.

76 A inalação dos vapores produzidos pelo líquido do acrílico faz mal à saúde dos profissionais que trabalham no laboratório.

77 As bancadas e os equipamentos do laboratório dentário devem ser desinfetados.

Acerca de materiais, dispositivos e procedimentos utilizados na confecção de próteses parciais removíveis, julgue os próximos itens.

78 Delineador e paralelômetro são denominações de um mesmo instrumento, utilizado na confecção de prótese.

79 As próteses parciais removíveis são peças feitas para pacientes que perderam todos os dentes e não querem usar prótese total (dentadura).

80 Próteses parciais removíveis são peças que ficam apoiadas apenas na gengiva.

81 As próteses parciais removíveis não precisam ser prensadas.

82 Uma parte da prótese parcial removível é feita em metal e a outra parte, em resina acrílica com dentes artificiais unidos.

83 Próteses parciais removíveis não podem ser combinadas com próteses totais. Se um paciente já tiver prótese total em uma arcada, na outra arcada deverá ser feito o mesmo tipo de trabalho.

84 Ligas à base de cromo e cobalto não devem ser usadas nas próteses parciais removíveis.

85 A seqüência de etapas básicas para a construção da infra-estrutura das próteses removíveis é a duplicação dos modelos, o enceramento, a fundição e desinclusão e o acabamento.

86 Os duplicadores usados no laboratório são materiais para copiar modelos e outras estruturas dentárias.

87 É contra-indicado usar sistemas de encaixes nas próteses parciais removíveis.

Acerca dos procedimentos utilizados na confecção de próteses totais, julgue os itens que se seguem.

88 Para se fazer uma prótese total, não são necessários moldes ou modelos da boca do paciente, visto que a prótese pode ser ajustada às arcadas do paciente depois de pronta.

89 As próteses totais inferiores se fixam melhor à boca do paciente que as próteses totais superiores.

90 Os dentes usados nas próteses totais são, normalmente, comprados prontos, em cartelas que formam jogos.

91 As moldeiras individuais são moldeiras feitas especialmente para determinado paciente.

92 Os dentes mais usados nas montagens de próteses totais são feitos em porcelana.

Julgue os próximos itens relacionados aos procedimentos para produção de trabalhos provisórios em laboratório de prótese dentária.

93 Os trabalhos provisórios dentários normalmente são feitos apenas em resinas acrílicas, mas, em algumas situações, podem ser adicionados fios de aço.

94 Os trabalhos provisórios não têm, muitas vezes, a resistência dos trabalhos definitivos, mas seu uso, até que o trabalho definitivo fique pronto, é importante por seus efeitos na estética e na mastigação.

95 No trabalho provisório, não há necessidade de que a altura dos dentes fique em ordem, pois ela poderá ser corrigida no trabalho definitivo.

96 Os trabalhos feitos em resina autopolimerizável têm a mesma dureza que os trabalhos feitos em resina termopolimerizável.

97 Existe uma única cor de resina para se fazer trabalho provisório.

Considerando as atribuições do auxiliar de prótese dentária e a relação desse profissional com a ética no trabalho, julgue os itens a seguir.

98 É permitido ao auxiliar de prótese dentária executar, na boca do paciente, apenas pequenos serviços de reparo em prótese.

99 O auxiliar de prótese dentária está impedido de realizar serviços particulares dentro de instituições públicas.

100 É proibido encaminhar, para clínicas particulares, pacientes que buscam atendimento no serviço público.

Referências

Documentos relacionados

Pretende-se verificar, através da análise metodológica que será explicitada no próximo capítulo, se o programa corresponde às expectativas supracitadas frente

Segundo os dados obtidos, podemos concluir que nas variáveis “básicas” como a saúde, simpatia, conforto, entre outros, as médias são muito altas o seu desvio padrão é muito

Neste sentido, são princípios dos cuidados paliativos: proporcionar o alívio da dor e de outros sintomas; afirmar a vida e encarar a morte como um processo natural; não antecipar ou

Also in Chapter 3, these new models, as well as the existing theoretical models are compared with experimental data collected from other researchers in order to illustrate the

XXXII - Plano Simplifi cado de Prevenção e Proteção contra Incêndio – PSPCI – é um processo que contém um conjunto reduzido de elementos formais, em função da classifi

A unidade experimental, foi instalada no laboratório de larvicultura Figura 2, no qual foi avaliada a utilização de náuplios Dendrocephalus brasiliensis, na alimentação das larvas

Haverá no mínimo três momentos de avaliação no bimestre, sendo estes diversificados onde poderão ser usados os seguintes instrumentos: relatórios de pesquisa,

A base de dados clínicos de determinada doença ou grupo de doenças podem ser atualizadas aqui; 2- Dados: esse item apresenta opções de iniciar ou simular uma coleta ou