• Nenhum resultado encontrado

Conteúdo. Editorial...pág. 03. Mensagem de abertura...pág. 04. Código de Conduta...pág. 05. Alimentação como disciplina espiritual...pág.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conteúdo. Editorial...pág. 03. Mensagem de abertura...pág. 04. Código de Conduta...pág. 05. Alimentação como disciplina espiritual...pág."

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)

Conteúdo

Editorial ...pág. 03

Mensagem de abertura...pág. 04

Código de Conduta...pág. 05

Alimentação como disciplina espiritual...pág. 07

Depoimentos...pág. 10

Vedas para Jovens...pág. 11

Regiões...pág.13

Cantinho do Poeta...pág. 16

(3)

Editorial

Certo dia perguntei a Swami o que ele esperava dos jovens do Brasil e obtive um lindo e comovente sonho em que os jovens brasileiros, com todo o seu amor e sua confiança, me diziam que “o que Swami espera de nós é que estejamos A TODO VAPOR”. E acordei com a certeza de que o Jovem é capaz de

transformar corações com seu exemplo e que pode ser uma forte e jovial fonte de valores divinos a serviço da paz e do amor. Baba diz: “Sua Vida é Minha Mensagem” e está na hora de nós, jovens, com todo o nosso vapor, vivermos essa mensagem cheia de doçura, que se resume em: “Ame a todos, sirva a todos”. Nesta edição, compartilhamos alguns artigos escritos por jovens que inspirarão o coração de todos e teremos planejamentos e ideias para dar início às atividades regionais com muito carinho e com todo o entusiasmo que a Divina Missão pede. Esperamos que, ao lerem estas páginas, todos possam se sentir amados por Swami, da mesma forma que Ele ama e cuida de cada um de seus jovens. Boa leitura. Om Sai Ram. Coordenação Central – PJ (Natália Peixoto Trevisan)

(4)

Mensagem de Abertura

Nesse trecho de Seus Discurso, Swami ensina a importância de perceber-se divino e como manifestar na sociedade, valores positivos e

amorosos.

Instalem Deus no altar de seus sagrados corações e meditem Nele constantemente. A despeito do sofrimento, dificuldades e calamidades que possam enfrentar, agarrem-se a Ele firmemente. Eles perturbam os seus corpos, não vocês; por isso vocês são separados dos seus corpos. O corpo é como uma caixa na qual a mente, o intelecto, chitta (mente subconsciente), indriyas (os sentidos), e anthakarna (os quádruplos instrumentos internos e psicossomáticos da mente, do intelecto, da memória e do ego) estão guardados.

Nós cultivamos as qualidades como raiva, ciúme, inveja e orgulho devido ao nosso contato com o mundo exterior. Somente quando nos livramos dessas qualidades, desfrutamos da paz. Por isso, devemos começar o nosso sadhana com sathya (verdade) e dharma (retidão).

Quando a verdade e a retidão andarem juntas, shanti (paz) reinará. A paz traz o amor. Onde existe paz, não pode haver ódio. Quando desenvolvemos o ódio contra alguém, isso significa que a fonte do amor secou em nosso coração. Quando existe amor no nosso coração, não nos enraivecemos, mesmo quando alguém nos acusa.

Normalmente, não nos importamos com ninguém quando estamos enraivecidos. Muitas pessoas falam mal de Mim, Me acusam, e até Me questionam, mas isso não Me perturba. Eu estou sempre feliz e bem-aventurado. Esse é o verdadeiro amor.

Onde existe raiva, ódio e ciúme, quer dizer que não existe amor. Portanto, sigam sempre o refrão “Amem a todos Sirvam a todos”! A base para seguir esse princípio é sathya e dharma (verdade e retidão). Digam sempre a verdade e sigam em retidão.

Contra esse princípio, as pessoas agora estão discursando demais sobre o dharma, sem trilharem, eles mesmos, o caminho do dharma. O dharma não pode sobreviver em tais circunstâncias. Diz-se, “Sathyannasti paro dharmah” (não pode existir um dharma maior do que dizer a verdade). Sathya e dharma são como as duas mãos, as duas pernas e os dois lábios em um corpo humano. Somente quando os dois lábios trabalham juntos, o ser humano pode falar. Similarmente, somente quando sathya e dharma andam juntos, a paz reina. Onde não existe dharma, o amor não pode existir. Então, sathya e dharma são as bases para todos os outros valores como shanti (paz), prema (amor) e ahimsa (não violência).

Fonte: Sathya Sai Baba. Trechos do Discurso: INSTALEM DEUS NO ALTAR DO SEU CORAÇÃO E MEDITEM SOBRE ELE em Prashanti Nilayam, 23/02/ 2009.

(5)

Código de Conduta

"Jovens que sejam capazes de fazer sacrifícios são essenciais nos dias de hoje. Eles devem ser encorajados a proclamar ao mundo a Onipresença da Divindade. É necessário ter jovens que possam lutar com coragem em situações que nasçam da injustiça, insensibilidade e crueldade. Eles não somente deveriam se esforçar por benefícios mundanos e materiais, mas também pelos ideais éticos e espirituais da vida. Deveriam estar preparados para abandonar a imitação e as ideias egoístas, e servir a comunidade de uma maneira altruísta. Eles devem, através de sua experiência, proclamar aos outros que a Divindade interior é a coisa mais importante na vida." - Sathya Sai Baba

Swami dá atenção especial aos jovens, pois eles serão responsáveis pelo caminho que a humanidade seguirá. Por esta razão, ele cuida de perto de seus estudantes, ensinando-lhes a disciplina e uma conduta impecável. O fim da educação, para ele, deve ser o caráter e o jovem deve se esforçar para ser um bom exemplo a ser seguido pela sociedade em geral.

A partir disso, pensou-se em relembrar o Código de Conduta, a fim de inspirar os jovens a aprofundar a sua prática espiritual e não desperdiçar sua energia com coisas que não o levam ao sentimento de comunhão com Deus. Vamos nos lembrar de cada um deles?

1-Dedicar-se a prática da Meditação e Oração diárias.

2-Realizar, uma vez por semana, uma reunião de Cânticos Devocionais com os membros da família.

3- Os membros que tenham filhos deverão levá-los a participar dos programas educacionais dos Centros Sai.

4-Comparecer, pelo menos uma vez por mês, às reuniões de Cânticos Devocionais organizadas pelo Centro ou Grupo Sai.

(6)

5-Participar do trabalho de Serviço à comunidade e outros programas da Organização Sri Sathya Sai.

6-Realizar estudo regular da literatura Sai (textos de Sai e escrituras das diversas religiões).

7-Colocar em prática o programa de Limite aos Desejos e utilizar as economias geradas para o serviço à humanidade.

8-Falar suave e amorosamente com todos.

9-Não falar mal dos outros,

principalmente em sua ausência.

E aí, lembrou? Agora, vamos refletir em cada um desses pontos e pensar qual deles está faltando ou qual deles poderia ser melhorado...Pedimos aos que quiserem compartilhar suas experiências com a prática deste código, que escreva ao folhajovemsai@gmail.com. Elas serão muito bem vindas e poderão ser compartilhadas na próxima edição.

(7)

Alimentação como Disciplina Espiritual

(Sadhana)

“O corpo e a mente estão intimamente relacionados e ambos obtêm sustento do alimento. Por esse motivo, o alimento tem impacto considerável sobre o caráter e o destino do indivíduo. Como é o alimento, assim é a mente; como é a mente, assim é o pensamento; como é o pensamento, assim é a ação. Tudo aquilo que é percebido pelos sentidos constitui “alimento”. Para o aspirante espiritual, o que é absorvido deve ser sempre puro e moderado (sátvico). Sons, imagens, impressões, ideias, lições, contatos - tudo deve promover reverência, humildade, equilíbrio, equanimidade e simplicidade. Somente o alimento puro manterá a mente equilibrada e completamente concentrada no Atma, que deve ser contemplado para que a pessoa alcance paz.” (Sathya Sai Baba-Pensamento para o dia 12/02/2009)

Paulo Thiago, um jovem de São Paulo, compartilhou com o Folha Jovem um artigo dando dicas sobre alimentação saudável e como esta pode ser mais um tipo de disciplina

espiritual.

Será que vivemos em uma sociedade realmente “desenvolvida”? A que custo se estabelece esse estilo atual de se viver em sociedade? Quantas e quantas falsas necessidades são elaboradas e nos mantém reféns, afastando-nos de afastando-nosso Eu real (Atma)?

A “Ciência da Vida” ou “AyurVeda”, elaborada há 7 mil anos, nos traz a forma adequada - de acordo com os mais elevados preceitos espirituais - de como se viver adequadamente (Dharma). Seria como um “manual de instruções” que o Criador disponibilizou para o nosso sofisticado aparelho corporal (como cuidar de nossos envoltórios) visando a manifestar o divino em nós.

(8)

Certamente, para se cuidar dos corpos físico e vital, chamados de envoltório do alimento e do prana (energia vital), respectivamente, o mais importante seria a qualidade da alimentação (e

também exercícios) e da respiração. Nosso corpo físico é uma sofisticadíssima máquina de ingerir, processar e expelir alimentos (físicos e sutis). Dessa forma, tudo o que ingerimos (também com os sentidos) constituirá a manifestação desses corpos. E o resultado dessa ingestão pode facilitar ou dificultar a manifestação de nossa essência divina, de acordo com a qualidade daquilo que colocamos para dentro.

“Arjuna! O alimento é a principal força formativa. A mente, quando imunda, mancha o brilho da excelência moral. Como pode um lago de lama claramente refletir? A mente má e viciada não consegue refletir o Divino. O alimento fortalece fisicamente o homem. O corpo está intimamente conectado com a mente. A fortaleza da mente depende do vigor do corpo. Conduta moral, bons hábitos e empenho espiritual, tudo depende da qualidade dos alimentos. Doenças, debilidade mental e frouxidão espiritual são causadas por nutrição defeituosa.” (Gita Vahini, Cap. 26).

As dicas da AyurVeda são muitas. Mas resumidamente, devemos compor o nosso prato com alimentos frescos, ricos em energia vital, evitar os industrializados e artificiais (corantes, conservantes, refinados, isolados, enlatados, etc.) e observar a presença dos cinco sabores (salgado, doce, picante, amargo e adstringente), e a combinação adequada para o nosso biotipo (dosha).

Receita de Arroz Colorido

- Arroz integral (1 copo); - Gengibre (ralado/ picado); -Passas; - Amêndoas; - Manteiga/Ghee (uma colher chá); Açafrão ou Curry; -Sal (Colherinha de café);

Preparo: Lave o arroz (de preferência, deixe-o de molho da

noite para o dia), refogue no Ghee o gengibre e nos últimos momentos o curry. Acrescente o arroz, as passas e as amêndoas picadas, e o sal.

(9)

Para finalizar, mais um trecho inspirativo da Gita Vahini: “Krishna – atalhou Arjuna –

fale dos constituintes dos alimentos sátvicos, rajásicos e tamásicos”.

“Arjuna! Para o alimento ser sátvico (puro, equilibrado) deve ser capaz de fortalecer tanto a mente quanto o corpo. Não deve ser muito salgado, muito quente, muito amargo, muito doce ou muito azedo. Não deve ser tomado enquanto fumegando. Alimento instigador de desejo (afrodisíaco) deve ser evitado. O princípio geral é que deve haver um limite, um controle. Alimento cozido em água não deve ser usado no dia seguinte, por se tornar nocivo. As frituras só devem ser consumidas antes de produzirem cheiro desagradável. Rajásico é o alimento oposto ao sátvicos. É muito salgado, muito quente, muito ácido, muito cheiroso. Alimentos assim excitam e intoxicam”.

Paz no corpo, na mente e no espírito! Om Sai Ram!

(10)

Depoimento

Swami sempre pede aos jovens que falem de sua experiência de transformação. Essa é uma forma de Satsang que pode inspirar outros jovens a trilharem o caminho espiritual. Neste artigo, veremos como foi para o jovem Vitor, do Rio Grande do Sul, a experiência na Coordenação Regional e como procurou colocar em prática os ensinamentos do mestre em sua vida.

Ser Coordenador não é uma tarefa fácil, mas aceitar esse chamado de Sai é muito gratificante. O desafio de um novo trabalho, as dificuldades, as dúvidas, são naturais no início da jornada. O fato de estar servindo o próprio Deus que reside em nós, que também esteve encarnado em consciência e forma entre nós, e que tão logo retornará, é um fator motivador para a nossa entrega e submissão a Deus.

Sou grato por estar nessa família Sai, nessa Organização onde o amor, a fraternidade e a espiritualidade podem ser vivenciadas intensamente. Sou grato por muitas vezes ter deixado a energia divina fluir, cumprindo assim muitas tarefas aqui na Região Sul. Em verdade tudo saiu e esta fluindo conforme a vontade Dele,foram muitos os aprendizados nesses dois anos de Coordenação e ainda estão sendo, pois após a Coordenação do PJSS Sul I, Ele me conduziu a Coordenação do PAC da Região Sul. Quando permitimos o fluir da energia através da entrega, Ele conduz cada passo, nos inspira, dá ideias, reúne pessoas e tudo mais.

Tenho comigo que o que Swami proferiu em Seus discursos é a mais pura verdade, é uma verdadeira bênção termos recebido todas aquelas palavras. Eu resumiria que o que Ele nos pede é a entrega e submissão total a energia Divina, ao Amor.

Abra a porta de seu coração e convide Deus para adentrar. Ele está conosco em todos os lugares, emane luz, irradie amor esteja onde estiver com a mente concentrada Nele. Esteja constantemente recitando secretamente o nome Dele em sua mente, esta é sem dúvida uma receita para a bem-aventurança.

Para uma emanação bem sucedida, ao meu entendimento, deve se ter consciência de que o ser que reside no corpo físico é a pura centelha divina. A mente muitas vezes diz que não, mas quem é ela para duvidar do que Sai Baba afirma em suas encarnações. Esteja sempre consciente de que Deus, o eu interno, age de diferentes formas através de nossos corpos físicos, como afirma Sai, somos como lamparinas que irradiam luz, amor, fé, bom exemplo, que ao longo de nossa jornada pela vida ascendemos muitas outras, ou também, somos como o vento que sopra a brasa que está coberta de cinzas.

É com imensa alegria que afirmo que sou devoto dos ensinamentos de Sai Baba, minha religião é o amor, que muitos são os caminhos para realizarmos Deus em nossos corações, e que Deus é onisciente, onipresente, e onipotente. Você é Deus para mim, e em verdade eu e você somos uma só energia. Que minhas singelas palavras inspirem as suas práticas espirituais, e os jovens leões aceitem sempre o chamado de Sai!

Com amor, Vitor Bitencourt

(11)

Vedas para Jovens

“Da mesma forma, o conhecimento dos Vedas são universais e devem ser disponibilizados para pessoas do mundo inteiro. Os Vedas não fornecem nenhum espaço para distinção baseada em religião ou nacionalidade. Eles prometem proteger todos aqueles que seguem as prescrições védicas”. Sai Baba

Nesse artigo, o jovem Marcelo Guedes, compartilha sua compreensão sobre o estudo dos Vedas com os demais jovens

que utilizam essa prática como disciplina espiritual.

ESTUDANTE, NÃO APENAS LEITOR (SOBRE O ESTUDO DOS VEDAS E DOS ENSINAMENTOS

SAI)

É comum que tenhamos nossos primeiros contatos com a literatura Sai através de livros de experiências de devotos. Eles são úteis, no sentido de trazerem experiências enriquecedoras de aspirantes espirituais no caminho Sai, e por geralmente serem de assimilação relativamente fácil para as pessoas em geral.

No entanto, para aprofundar seus conhecimentos acerca da mensagem Sai (com o intuito de praticá-la melhor), é interessante que o buscador incorpore a seu sadhana o estudo de “literaturas mais avançadas”, como os discursos de Sai e os Vahinis. Devemos ter especial consideração por estes dois, pois são, respectivamente, registros do que o próprio Swami falou e compilações de escritos Seus, objetivando oferecer-nos educação espiritual.

Para quem decide estudar os Vedas, essa necessidade de aprofundamento costuma ser evidente desde o começo, já que eles estão na “parte mais avançada” dessa “literatura mais avançada”. Quem quer ter uma compreensão minimamente satisfatória do conhecimento védico, com todas as suas formas peculiares de expressão e profundidade, deve trabalhar duro e tornar-se um estudante, não permanecer um mero leitor.

Um estudante investiga, pára, pensa, cruza conhecimentos, volta a um mesmo trecho muitas vezes, se necessário consulta o dicionário, outros textos e fontes de saber, etc. No caso do buscador espiritual, antes de tudo isto, procura sintonizar-se com a fonte Universal de

(12)

todo o conhecimento, no fundo de seu coração, pois o exercício intelectual para ele é apenas uma das ferramentas para a aquisição da sabedoria maior, que transcende a razão. Ainda assim é uma ferramenta que não deve ser negligenciada.

Muitos de nós adotamos regimes austeros de estudo para concursos, no intuito de conseguir empregos seguros e um bom salário. Grande parte das informações acumuladas em tal intento tem por única utilidade a conquista de boas notas nas provas. Nenhum engrandecimento do caráter. Com que seriedades buscamos o conhecimento espiritual? Quanta dedicação empregamos no processo?

O estudo dos Vedas e dos ensinamentos de Sai (duas expressões do conhecimento essencial, também chamado de Veda), por sua vez, nos ajudam a atingir o objetivo real de nossas vidas. A partir dele todas as riquezas nos são outorgadas. Nos Vedas, riqueza, de fato, significa sabedoria.

(13)

Jovens nas Regiões do Brasil

Como sabem, estamos em um momento de transição de lideranças e

por esta razão, muitas regiões ainda estão fazendo diversos planejamentos e colocando belas ideias de serviço, devoção e educação no papel para em breve, serem postas em prática. Vamos conferir o que está sendo planejado? Compartilhamos essas ideias, para que elas inspirem e alegrem o coração de todos os jovens do Brasil, já que somos um único grupo de jovens, com diferentes cores, sotaques, e belezas.

Região Sul

A Região Sul, caracterizada por seu clima frio, está cheia de calor para oferecer e já está trabalhando em alguns projetos com entusiasmo. “Está sendo uma linda experiência poder vivenciar os ensinamentos de nosso amado Sai agora com os jovens da Região Sul!! Com as bênçãos Dele temos a formação de mais um lindo Grupo de Jovens, na cidade de Curitiba. Estes irmãozinhos já estavam trabalhando muito e agora se uniram para fortalecer e expandir ainda mais a mensagem Divina dentro de seus corações e de todos aqueles que com eles compartilharem suas atividades.”

“Os jovens de Porto Alegre seguem com suas atividades mensais, dentre elas o serviço de distribuição de alimentos aos moradores de rua. Realizam também, eventualmente, um jogo de vôlei e estão sempre envolvidos com as atividades do Centro e/ou de âmbito regional, como será o encontro com o Dr. Sara Pavan. Já estamos pensando em realizar em 2013 um Encontro Regional de Jovens da Região Sul. Então até lá, muito trabalho!!!” (Tirzah Melo -Coordenadora Regional)

(14)

Região Sudeste

A Região Sudeste, uma região sempre cheia de energia, está planejando, em São Paulo, atividades de seva no Abrigo Bezerra de Menezes e Madre Thereza; Projeto: "Tricontanto o amor - tricotar e entoar" (em que os devotos farão acessórios de lã para doação aos idosos dos abrigos visitados, entoando mantras e praticando o silêncio); Círculo de palestras sobre os Corpos e suas interrelações; Estudo do Gita Vahini; Estudo dos Vedas; Cine Sai (filmes que inspirem valores e a elevação da mente); Sarau Sai (prática das artes baseada pela Educação em Valores Humanos); Prática conjunta de Yoga do Riso e meditação; engajamento nas atividades realizadas pelos centros, seja ela qual for; Palestra sobre a Mente, com o devoto Carlos de Niteroi; interação dos jovens de cada Centro e Grupo da Região, mesmo que virtualmente e existe a possibilidade de uma nova edição do MBASAI, atividade que envolveu a muitos jovens e favoreceu muita reflexão.

No Rio de Janeiro, com o objetivo de atender às necessidades do Asilo Nossa Senhora do Socorro, os jovens estão trabalhando junto aos Centros e Grupos para oferecer aos velhinhos alguns itens essenciais que estão faltando.

As visitas ao asilo Nossa Senhora de Socorro serão mensais a princípio junto com os Centros de Copacabana e Vila Isabel.

“Começamos as visitas aos Centros e Grupos da Região, onde participamos da reunião de cânticos e de um estudo no Grupo Sai da Barra (esperamos fazer uma visita a cada mês). E neste final de semana, junto com as Coordenações de Devoção do Comitê e do Centro de Vila Isabel, organizamos uma Oficina de percussão no Centro Sai de Vila Isabel.” (Claudio- Coordenador do PJ da Região Sudeste II)

Segue abaixo um resumo das atividades ocorridas e futuras:

Ocorridos:

Reuniões com equipe Regional do PJSS: 24/03 e 12/05 Visitas ao asilo Nossa Sra do Socorro: 14/04 e 12/05 Visita ao Grupo Sai da Barra: 19/05

Oficina de Percussão em Vila Isabel - PJSS e Devoção: 02/06

Planejados:

Visita ao Centro Sai de Madureira: 24/06 (a confirmar)

Visita a asilo Nossa Sra do Socorro: 09/06

Além disso, os jovens da Região Sudeste II realizaram um encontro juntamente com a área de Devoção em um Templo Budista e passaram momentos muito agradáveis de satsang e de amizade. “A Coordenação de Devoção, junto com o PJ, tem trabalhado desde o mês de março a unidade das religiões. E durante o mês de maio, com muita alegria, vivenciamos a mensagem de nosso querido senhor Buda, que tanto nos inspira em nosso

(15)

caminhar. Por isso, a equipe de Devoção e o PJ coordenaram juntos o passeio ao Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu, aqui no Espírito Santo. Foi uma manhã maravilhosa!”

Região Nordeste

Na Região Nordeste, região quente e bela por natureza, os jovens não podiam ficar de fora desse clima encantador de amor e doação e estão realizando seus círculos de estudos semanalmente aos domingos de 16:00 hrs até às 17:30 hrs.

“Os jovens da Região Nordeste 1 - Alagoas, Bahia e Sergipe - estão realizando semanalmente, aos domingos, logo após a cerimônia devocional, círculo de estudos baseado no livro "Purificando o coração", de John Goldthwait, Um devoto americano de Sathya Sai Baba que aplicou, de forma profunda em sua vida, os ensinamentos dEle e, posteriormente, em sua prática como psicólogo clínico. Trata-se de um guia prático, simples e eficaz para alcançarmos a meta suprema da vida - a realização divina - baseado totalmente nos ensinamentos de Baba.

E um domingo por mês, ao invés de realizarem o círculo de estudo, os jovens fazem uma atividade que consiste em convidar um devoto mais experiente para compartilhar sobre sua vida, especialmente no que tange à espiritualidade. Assim, podem aprender com os mais velhos, bem como valorizá-los por sua contribuição à Organização Sai. Estas atividades têm sido muito enriquecedoras e gratificantes para todos os jovens da Região que estão participando do programa.” (Carlos Bruno- Coordenação da Região Nordeste I)

Na Região Nordeste II, os jovens são poucos, mas não ficam de fora das atividades realizadas na Região. "Atualmente contamos com poucos jovens, mas que são bem atuantes nas atividades da Organização Sai.

É muito inspirador fazer parte de Sua Obra, pois Sai sempre se mostra presente em nossas vidas de diversos modos e isso nos impele a querer cada vez mais essa proximidade com Ele. Aqui, os jovens participam de todas as atividades de serviço; parte musical, vedas, educação, círculo de

estudos, enfim, tudo o que nos é possível participar e atualmente estamos engajados em realizar oficinas sobre essas áreas. Unidos no amor a Sai.”Beatriz Tanaka - Região Nordeste II

(16)

Cantinho do Poeta

Consenso do coração de Claudio Moura (Copacabana-RJ) Seria tão mais simples se os homens

pudessem se olhar nos olhos,

E perceber a grandeza que reside em suas almas,

Ao invés de brigar por coisas pequenas,

Buscando ser o "dono da verdade". Ah! Corações em desatino,

Que o tempo há de curar, Enquanto não se faz consenso, Pelas coisas da Terra e do céu.

Bhajan para Swami de Ana Carolina- RJ

És o alento da vida O ar que eu respiro O amor que eu sinto por Ti És o abrigo da chuva A mão que segura E ampara o amigo

Em Ti, me alimento e sustento

És tudo pra mim És meu amor sem fim Vive comigo, oh Pai Meu guia a Ti Em pleno amor

Me lembra que sou Tua filha E que vim a este mundo

Apenas Amar de Carlos Bruno (Bahia)

Poeta não sou,

mas permitam-me nestes versos dizer: que o amor é cego,

é uma mentira que vou esclarecer! O amor, ou quem ama,

bem consegue ver,

os defeitos que o ser amado, muitas vezes há de ter. Não, o amor não é cego, ele enxerga muito bem. Mas quando é divino, perdoa sem olhar a quem. Deus conhece nossas falhas, mas ama a todos mesmo assim, pois sabe que além do amor, tudo é uma ilusão sem fim! No bem da verdade,

os erros que cometemos sem pudor, na realidade, nada mais são

que pedidos de amor! Por falta de compreensão,

cometemos todo tipo de iniquidade, querendo dizer no fundo:

-Ei, quero ser amado de verdade!

Sim, Deus é só amor,

mas enxerga profundamente, e ainda sim ama a todos incondicionalmente.

Pois se uma coisinha que fosse, ele pedisse como condição, jamais nos daríamos por inteiro, por desconfiar dessa solicitação. Por não pedir nada em troca, e amar a todos com compaixão, amemos igualmente também toda a sua criação,

Pois Deus está em tudo, e da existência a única razão é amar e ser amado,

como caminho para realização! Que assim seja,

(17)

Mensagem de Fechamento

Meditem sempre no nome divino – não apenas contemplação, mas meditação. Essa meditação deve ser com amor por Deus. Sem amor, a sua meditação não conseguirá o resultado desejado. O seu amor por Deus deve ser contínuo, dia e noite. É possível que fiquem com raiva e sintam ódio por Ele quando vocês rezam para Deus realizar algum desejo e as coisas acontecem ao contrário. Mas, isso nada tem a ver com espiritualidade. A sua natureza inata e o amor por Deus não devem sofrer mudança.

Continuem apegados ao nome divino. Essa é a verdadeira meditação. Quando vocês estão em meditação profunda, nada no mundo exterior pode ser visível para vocês, mesmo que estejam com os olhos abertos.

Outro aspecto sobre o qual vocês precisam ter cuidado é com a sua fala. Falar demais é muito ruim. Não se entreguem a conversas excessivas. Tentem corrigir a sua natureza. Observem o silêncio o maior tempo possível e fiquem quietos. Falem somente o necessário. Apenas respondam às perguntas. Se vocês falarem mais, serão tachados de tagarelas. Falar em excesso não é bom, até mesmo sob o ponto de vista da saúde. Isso é muito importante, especialmente em se tratando de crianças.

Vocês devem manter as suas mentes firmes desde a juventude. O que é importante não são os estudos de livros, mas a estabilização de suas mentes. Os livros, vocês sempre podem estudar – na sala de aula, no alojamento, etc.

Fonte: Sathya Sai Baba. Trechos do Discurso: INSTALEM DEUS NO ALTAR DO SEU CORAÇÃO E MEDITEM SOBRE ELE em Prashanti Nilayam, 23/02/ 2009.

Dedicado aos pés de Lotus de

Nosso Amado e Divino

Referências

Documentos relacionados

Rua Lauro Linhares, 2055, sala 705, Bloco Flora, Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88036-002 e-mail: atendimento@provadaordem.com.br..

Rua Lauro Linhares, 2055, sala 705, Bloco Flora, Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88036-002 e-mail: atendimento@provadaordem.com.br. www.provadaordem.com.br

Rua Lauro Linhares, 2055, sala 705, Bloco Flora, Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88036-002 e-mail: atendimento@provadaordem.com.br.. Materiais

(1973), estudando diversos tipos de solos, a adsorção de B é relativamente pequena na faixa de pH de 4,0 a 7,0, aumentando na faixa alcalina. No presente estudo, após a incubação com

CAPITULAÇÃO DA INFRAÇÃO E DA MULTA:1) DECLARAÇÃO DE SERVIÇOS (TOMADOS E/OU PRESTADOS) ENTREGUE FORA DO PRAZO REGULAMENTAR, REFERENTE AO MÊS DE ABRIL DE 2015 (PRAZO DE ENTREGA

Em tempo, é importante registrar que após a apreciação da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, a matéria seguirá às Comissões de

- A PLed, não assume custos inerentes a montagem e desmontagem de equipamentos avariados ou com defeitos, assim como não é responsável por quaisquer danos diretos ou indiretos

Baseados em nossa revisão especial, não temos conhecimento de qualquer modificação relevante que deva ser feita nas informações trimestrais referidas no parágrafo 1 acima, para que