• Nenhum resultado encontrado

A Poesia Imagética de Edmar Guimarães

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Poesia Imagética de Edmar Guimarães"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A Poesia Imagética de Edmar Guimarães

Maryah de Oliveira Luiz Pereira1; Daniela Borba Ribeiro2; Maria Severina Batista Guimarães³ 1 Bolsista PBIC/UEG, graduanda do Curso de Letras – Português/Inglês, UnU São Luís de Montes Belos - UEG.

2 Voluntária PVIC/UEG, graduanda do Curso de Letras – Português/Inglês, UnU São Luís de Montes Belos - UEG.

³ Orientadora, docente e Coordenadora do Curso de Curso de Letras – Português/Inglês, UnU São Luís de Montes Belos - UEG.

RESUMO

O projeto A Poesia Imagética de Edmar Guimarães analisou a poética do escritor goiano, enfocando, principalmente, as imagens surrealistas e os apelos visuais que compõem a força expressiva de sua poesia, tornando-se um dos aspectos fundantes de sua obra. Em geral, a leitura de poesia é pouco exercitada nas escolas e isso acontece em decorrência, na maioria das vezes, das dificuldades que esse tipo de texto propicia. Esse estudo visou ampliar o sentido do texto poético à luz de teorias apropriadas para a maior compreensão da poesia na contemporaneidade; formar bons leitores de poesia e desenvolvendo o gosto para essa forma de expressão da linguagem humana, tanto entre os acadêmicos dos cursos de Letras da Universidade Estadual de Goiás quanto entre os estudantes da educação básica da região. Além disso, procurou fazer jus e dar visibilidade à literatura produzida em Goiás, desvelando essa relevante face do nosso Estado ao público leitor.

Palavras-chave: poesia lírica; imagem, memória.

INTRODUÇÃO

Em geral, os escritores goianos são lidos com mais intensidade quando suas obras são recomendadas para os vestibulares das Universidades do Estado. Passadas essas oportunidades, retornam ao quase esquecimento, principalmente aqueles que se dedicam à poesia, gênero pouco apreciado nas escolas por apresentar uma exigência maior de sensibilidade para a fruição artística. Foi o que aconteceu com Edmar Guimarães. Solicitada no vestibular alguns anos atrás, seu livro Desenhos de sol foi lido por milhares de alunos das escolas públicas e privadas de todo o Estado e, em seguida, retornou ao quase esquecimento,

(2)

já que a leitura de poesia em tempos de avanço tecnológico está restrita ao pragmatismo e não ao prazer gratuito.

Levando isso em conta, o presente projeto visou contribuir com a divulgação da produção goiana de poesia na atualidade, bem como desenvolver o gosto pela leitura de poesia nas escolas de educação básica. Para tanto, pretendeu lançar mão de teóricos que facilitam a leitura e a tornam, ao mesmo tempo, mais proficiente por ampliar seu sentido. Nesse sentido, o projeto constou de duas etapas: na primeira, os pesquisadores se debruçarão sobre a obra de Edmar Guimarães e de teóricos da lírica contemporânea a fim de analisar e interpretar os poemas mais significativos à luz de teorias que ajudem a compreender a irrupção das imagens como expressão mais genuína da poeticidade.

O objetivo deste projeto foi estudar a poética do escritor Edmar Guimarães, que nasceu em Goiânia, formou-se em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Goiás – UFG, tem pós-graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO e possui várias premiações. Enfocando, principalmente, as imagens surrealistas e os apelos visuais que compõem a força expressiva de sua poesia, tornando-se um dos aspectos fundantes de sua obra.

MATERIAL E MÉTODOS:

A natureza metodológica do estudo enfocado no projeto de pesquisa é analítica e interpretativa, com base em pesquisa bibliográfica. Os pressupostos foram buscados no que tange à crítica de linhagem estética, como também não se perderam de vista as abordagens da crítica que privilegia o contexto histórico-cultural. Assim, poder-se-á recorrer à crítica contextual de Adorno, Benjamim, que deram uma noção do panorama geral em que se insere a poesia lírica contemporânea de Edmar Guimarães. Em relação à teoria da imagem poética, serão considerados os artigos de Ítalo Calvino em Seis propostas para o novo milênio, a visão de Alfredo Bosi em O ser e o tempo da poesia, a abordagem de Octavio em obras como O

arco e a lira e Filhos do barro. Esse estudo sobre a imagem poética foi redimensionado pela

importância do aspecto na lírica contemporânea e especialmente na poética do autor em foco. Assim, foram lidos e apreciados textos teóricos como os de Jean Cohen, Nortrope Frye e Mikel Dufrenne para uma melhor apreciação da linguagem poética de Edmar Guimarães. Acrescente-se ainda a leitura e discussão de obras e textos teóricos de poetas tidos como fundadores da modernidade como Baudelaire, Rimbaud, Mallarmé, entre outros.

(3)

Para Elliot (1972), a poesia não tem valor de função, a sua própria existência no social já reflete uma função que difere do passado para os tempos de hoje, em cada época na sua função social e artística, na função particular e geral é sempre divergente. Não existe realmente uma finalidade para sua existência, pois a poesia veio da expressão ou imitação do homem, é claro que no passado a poesia tinha uma ideologia e agora na atualidade tem outra, o que não delimita a sua expansão na cultura, política e no interior de cada indivíduo que a procura como uma forma de transcender-se para outra realidade.

A poesia é um produto que não se pode guardar nem tão pouco pegar, mas fixar na mente e na alma, na essência, nos valores e memórias da infância ou da construção do amanhã. Pode-se comprar e vender um livro, mas não a poesia. A sua utilidade é apenas a contemplação e inspiração na vida de qualquer leitor, em qualquer circunstância de experiência mundana ou intelectual, com isso Desenhos de Sol, simboliza o trabalho da construção da palavra, da linguagem, criando poemas, que se iniciam em desenhos na imaginação e vão transformando em manuscritos, rasuras e rascunhos para concretizar no caderno que o leitor possa pegar e sonhar como uma volta à infância bem devagarinho, nos pensamentos e memórias que são retomadas e que ficaram na “sombra” e só descobertos ou violados na lembrança simbolizada pela palavra poética.

CONCLUSÕES:

Talvez seja este o verdadeiro propósito de Edmar Guimarães, o de promover uma volta às lembranças da infância ou lembranças guardadas no inconsciente humano e só retomado ou desabrochado nos sonhos, onde luz e sombra compõem seus desenhos. Dessa forma,

Desenhos de sol é a valorização da poética, da escrita, da palavra, a linguagem como o sol,

que durante o dia pode ter vários aspectos, lados que refletem na vida de um ser, que seria o poeta e o seu trabalho com a morfologia da imagética, proporcionando um pouco de claridade às sombras.

Portanto, foram analisados alguns poemas deste renomado poeta que, apesar de pouco conhecido, tem grande talento e “bico-de-pena” em cores mágicas, uma vez que a “perseguem traços essenciais de variadas complexidades da alma humana”, palavras de Moema de Castro e Silva Olival, escritora e crítica literária. Sua poesia, como extravazamento da alma, com base na memória, insere-se na categoria da lírica, no sentido apontado por Emil Staiger, e para entendê-la melhor faz-se necessário teorizar um pouco sobre esse gênero.

(4)

Assim sendo que Edmar Guimarães usufruiu de uma linguagem simples, mas cativante e principalmente pegou a temática da recordação, da lembrança, da memória para construir uma poética imagética, ou seja, a linguagem que utilizou resultou na produção simbólica da poesia. Pois “a linguagem é significado: sentido disto ou daquilo” (PAZ, 1982, p.129), a palavra é a fantasia do irreal, do surreal, do imaginário, da ilusão, uma flor pode simbolizar muitas coisas, dependendo do contexto que se emprega, assim como em cada poema deste livro, os desenhos são projeções imagéticas que podem ter diferentes significados a cada leitura. Por isso, cada vez que se lê um poema, novas verdades se estampam à nossa frente como um sol iluminando nossa vida

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ADORNO, T. Lírica e sociedade. In: BENJAMIN, W. Textos escolhidos. Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

_____ . A poética do espaço. Trad. Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

_____ . A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1997. _____ . A psicanálise do fogo. São Paulo: Martins Fontes 1999.

BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

BENJAMIN et al. Os pensadores. Trad. José Lino Grünnewald et al. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1993.

BRADBURY, Malcolm & MEFARLANE, James. Org. Guia geral do modernismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

BRITTO, Paulo Henrique. Poesia e memória. In: PEDROSA, Célia (org.) Mais poesia hoje. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000. P.124-131.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos. Trad. Vera da Costa e Silva [ET al]. – 15 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

(5)

COMBE, Dominique. A referência desdobrada: o sujeito lírico entre a ficção e a autobiografia. Trad. Renata Rocha Ribeiro. São Paulo: Arco/Libros, 1999, p.127-153. ELLIOT, T. S. A função social da poesia. In ______. A essência da poesia. Trad. Maria Luiza Nogueira. São Paulo: Artenova, 1972.

DUFRENNE, Mikel. O poético. Trad. Luiz Arthur Nunes e Reasylvia K. de Souza. Porto Alegre: Ed. Globo, 1969.

ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. Trad. MF. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

_____. Os limites da interpretação. Trad. Pérola Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 1995. FELÍCIO, Vera Lúcia G. A imaginação simbólica nos quatro elementos bachelardianos. São Paulo: EDUSP, 1994.

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. Trad. Marise Curioni. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

GUIMARÃES, Edmar. Desenhos de sol. Goiânia: IGL: AGEPEL, 2002.

GUIMARÃES, Maria Severina Batista. Projeções de Sonhos em Desenhos de Sol. In: Signótica: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Goiânia: Faculdade de Letras, 2006.

KANT, Emmanuel. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Trad. Vinícius de Figueiredo. São Paulo: Papirus, 1993.

LABOISSIÈRE, Maria Luíza. A transfiguração da realidade. Goiânia: Secretaria da cultura de Goiás, 1989.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

PAZ, Octavio. Signos em rotação. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 1996.

_____. Os filhos do barro. Trad. Olga Savary. São Paulo: Nova Fronteira, 1984.

_____. Dupla chama: amor e erotismo. Trad. Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994. _____. O Arco e a lira. Trad. Olga Savary. 2ª ed. São Paulo: Nova Fronteira, 1982.

_____. A outra voz. In.: _____. A outra voz. Trad. Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1993, p.133-148.

RICOEUR, Paul. Metáfora e símbolo. In: Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Trad. Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, s/d.

(6)

SECCHIN, Antonio Carlos. Poesia e Desordem: escritos sobre poesia & alguma prosa. Rio de Janeiro; Topbooks, 1996.

UNGARETTI, Giuseppe. Razões de uma poesia. Maria Betânea Amoroso. Trad. Lúcia Watahim (Org.). São Paulo: Eduesp, 1994.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,