• Nenhum resultado encontrado

CONSÓRCIO PÚBLICO DA MICRORREGIÃO DE SAÚDE DE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSÓRCIO PÚBLICO DA MICRORREGIÃO DE SAÚDE DE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

 

CONSÓRCIO PÚBLICO DA MICRORREGIÃO DE SAÚDE DE ________________________________

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO Nº 01/2012

PARA O PREENCHIMENTO DE EMPREGOS PÚBLICOS PARA A POLICLÍNICA DE ______________________________________

EMPREGO PÚBLICO

MÉDICO ESPECIALISTA EM UROLOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GABARITO PARA CONFERÊNCIA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

LEIA COM ATENÇÃO E SIGA RIGOROSAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES

1. A Prova Objetiva terá a duração de 3 horas, incluído o tempo para o preenchimento do cartão-resposta e orientações iniciais sobre o processo de aplicação das provas.

2. A Prova Objetiva versará sobre Conhecimentos Gerais e sobre Conhecimentos Específicos inerentes ao respectivo emprego, previstos no conteúdo programático, sendo composta de 25 questões de múltipla escolha, no valor de 4,0 pontos cada questão. A prova total vale 100 pontos. As questões de 1 a 20 são referentes à matéria de Conhecimentos Específicos e as questões de 21 a 25 são referentes à matéria de Conhecimentos Gerais.

3. As questões da prova apresentam um enunciado seguido de quatro alternativas designadas pelas letras A, B, C e D, existindo somente uma alternativa correta.

4. Para cada questão da prova, assinale somente uma alternativa que você considera como a resposta correta. 5. Examine se o caderno de provas está completo e se há falhas ou imperfeições gráficas que causem dúvidas.

Nenhuma reclamação será aceita após trinta minutos do início da prova.

6. Decorrido o tempo determinado pela Coordenação Local, será distribuído o cartão-resposta, o qual será o único documento válido para a correção da prova.

7. Ao receber o cartão-resposta verifique se seus dados estão corretos.

8. Assine o cartão-resposta no espaço reservado no cabeçalho. Não haverá substituição do cartão-resposta ou de prova em caso de erro ou rasura efetuado pelo candidato.

9. Não amasse nem dobre o cartão-resposta, para que não seja rejeitado pela leitura ótica.

10. Não serão considerados os pontos relativos a questões quando, no cartão-resposta, forem assinaladas mais de uma resposta, ou houver rasura, ou marcação a lápis ou não for assinalada nenhuma alternativa.

11. É vedado o uso de qualquer material, além da caneta esferográfica (tinta azul ou preta) para marcação das respostas.

12. Qualquer forma de comunicação entre os candidatos implicará em sua eliminação.

13. O candidato somente poderá ausentar-se definitivamente do recinto da prova após decorrida 1 (uma) hora de sua realização.

14. É vedada a saída do candidato do recinto da prova sem autorização e acompanhamento do fiscal de sala.

15. Os dois últimos candidatos só poderão retirar-se da sala de prova simultaneamente, tendo que registrar sua assinatura em Ata.

16. O candidato, ao sair da sala, deverá entregar, definitivamente, o cartão-resposta e o caderno de prova, devendo, ainda, assinar a lista de frequência.

17. Eventuais erros de digitação de nomes e números de inscrições deverão ser corrigidos no dia das provas, registrados em Ata, pelos fiscais de salas.

(2)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 01. Em relação ao diagnóstico e tratamento das prostatites podemos afirmar:

a) Prostatite bacteriana aguda provoca sintomas de armazenamento e esvaziamento, dor perineal, está associada a manipulação do trato urinário em 20% dos casos e abscesso prostático pode estar presente em mais de 15% cós casos.

b) Prostatite bacteriana crônica provoca infecções recorrentes do trato urinário pela mesma bactéria, o diagnóstico pode ser feito pelo teste dos dois frascos (pré e pós massagem prostática) e o tratamento deve ser realizado com fluoroquinolonas por 4 a 6 semanas.

c) Prostatite crônica/sind dor pélvica crônica é um quadro de natureza não inflamatória e deve ser tratada com alfa bloqueadores por 3 meses.

d) Prostatite assintomática não provoca elevação do PSA e deve ser tratada com antibióticos por 6 meses para não evoluir como prostatite crônica.

02. Na prática urológica exames de imagem são frequentemente utilizados no diagnóstico de várias patologias. No entanto esses exames podem ocasionar reações colaterais graves. Assinale o correto em relação aos exames de imagem do trato urinário.

a) Disreflexia autonômica reflexa pode ocorrer em pacientes com lesões medulares lombossacrais quando submetidos a distensão vesical em exames como urodinâmica e uretrocistografia.

b) A urografia excretora deve ser realizada com contrastes de alta osmolaridade pois os contrastes de baixa osmolaridade podem provocar efeitos como: taquicardia reflexa, distúrbios de coagulação e nefrotoxicidade. c) Lesões incidentais de adrenal ocorrem em 2% dos pacientes submetidos a tomografia computadorizada do

abdômen e uma densidade inferior a 10 unidades Hounsfields pode diferenciar uma lesão maligna de uma benigna.

d) A urografia excretora ainda é o padrão ouro na avaliação inicial do pacienta com cólica nefrética e trauma renal.

03. Sr. João foi atendido por um médico na Estratégia de Saúde da Família com história de contato sexual com pessoa desconhecida há 2 semanas. Refere ter apresentado lesão na glande de bordos elevados e indolor não visível ao exame clínico atual. Apresenta gânglios fusionados, dolorosos e palpáveis na região inguinal esquerda. Teste sorológico para o T.pallidum (FTA-ABS) positivo e teste não treponema (VDRL) negativo. Qual o diagnóstico e tratamento deste paciente.

a) Teste FTA-ABS positivo reflete doença em atividade e o paciente deve ser tratado para sífilis primária com penicilina benzatina 2.400.000 unidades.

b) O exame ganglionar sugere linfogranuloma venéreo. Agente etiológico C.trachomatis deve ser pesquisado na secreção ganglionar e o paciente tratado com doxiciclina por 3 semanas.

c) Úlcera indolor e gânglios palpáveis é característico do cancroide causado pelo H.ducreyei e o paciente deve ser tratado com azitromicina e ceftriaxona ou ciprofloxacina.

d) Gânglios palpáveis e lesão da glande são diagnósticos de granuloma inguinal. Corpos de Donovan serão identificados nos gânglios e o tratamento deve ser realizado com penicilina benzatina 2.400.000.

04. Paciente foi submetido a tomografia que mostrou cálculo de 1,5cm em cálice inferior de rim esquerdo com densidade de 1000 unidades hounsfields. Qual a melhor conduta para o tratamento deste paciente.

a) Nefrolitotomia percutânea b) Litotripsia extracorpórea

c) Ureterolitotripsia rígida com laser d) Cirurgia aberta

(3)

05. São critérios absolutos para correção cirúrgica de varicocele em adulto infértil, exceto: a) Alteração de pelo menos um parâmetro na análise do espermograma

b) Hipotrofia testicular

c) Alteração nos testes de função espermática d) Presença de varicocele clínica

06. Em relação à incontinência urinária feminina é correto afirmar:

a) A medida da pressão abdominal na avaliação urodinâmica é importante porque a pressão do detrusor pode ser estimada pela subtração da pressão abdominal pela pressão vesical.

b) A técnica de Sling sem tensão é aplicada universalmente para evitar retenção urinária no pós-operatório. c) Valsava leak-pressure point (VLPP) é uma medida da função do esfinter externo.

d) A principal desvantagem do Sling autólogo é a alta incidência de erosão uretral.

07. O transplante renal constitui-se no melhor método de tratamento dos pacientes com doença renal terminal. Podemos afirmar em relação ao transplante renal:

a) Clearence de creatinina de doadores cadáver com critério expandido deve ser acima de 70ml/min.

b) A nefrectomia por vídeo do doador vivo aumenta o tempo de isquemia e a disfunção precoce do enxerto no receptor.

c) Não há contraindicação na utilização de um rim de doador cadáver que apresente prova de sorologia FTA-ABS positiva.

d) Pacientes candidatos a Tx renal portadores de patologias como colelitíase, isquemia miocárdica e doença diverticular devem tratar as comorbidades após o transplante renal.

08. O Câncer de próstata é a quinta neoplasia maligna mais comum no mundo e a segunda mais comum nos homens. Constitui 19% dentre as neoplasias malignas dos países desenvolvidos e 5,3% dos países em desenvolvimento. É um alvo atrativo e apropriado para a prevenção primária devido sua incidência, prevalência e mortalidade. Sobre sua prevenção é correto afirmar:

a) O uso de selênio e vitamina D previne o câncer de próstata.

b) Estudo com finasterida mostrou aumento (1,27%) na incidência de tumores de alto grau. c) O licopeno definitivamente previne o câncer de próstata.

d) O chá verde (Camellia sinensis) tem importante papel na prevenção da neoplasia maligna prostática.

09. O câncer de pênis não é raro em nosso meio. Seu tipo histológico mais comum é o carcinoma de células escamosas ou epidermóide. É, em essência, uma doença locorregional com metástases primárias para os linfonodos inguinais. Sobre esta neoplasia assinale a opção correta.

a) As metástases hematogênicas são frequentes.

b) A presença de metástase inguinal é determinante para a sobrevida dos pacientes. c) A presença de invasão angiolinfática não tem importância prognóstica.

d) 50% dos pacientes com linfonodos clinicamente negativos têm metástases ocultas.

10. O Câncer de bexiga é a sétima neoplasia maligna mais comum no mundo. É quatro vezes mais comum em homens do que em mulheres, porém a sobrevida ajustada por estádios é pior no sexo feminino. Sobre seus fatores de risco é correto afirmar.

a) A ocupação do paciente não é fator de risco.

b) O tratamento radioterápico prévio é o principal fator de risco. c) A infecção urinária crônica não é fator de risco.

(4)

11. Paciente vítima de atropelamento, instabilidade hemodinâmica, chega à emergência com fratura de ossos pélvicos, retenção urinária e sangramento no meato uretral. Uretrocistografia mostra extravasamento de contraste na uretra posterior sem visualização da bexiga com separação uretral de 1,5cm. Em relação ao diagnóstico e conduta podemos afirmar:

a) Lesão uretral grau 4. Cistostomia imediata e uretroplastia após 3 meses.

b) Lesão uretral grau 1. Sonda uretral de demora e correção da estenose por via endoscópica após uma semana. c) Lesão uretral grau 5. Cistostomia e realinhamento endoscópico imediato.

d) Lesão uretral grau 2. Cistostomia e uretroplastia após 3 meses.

12. A neoplasia prostática locamente avançada com alto risco de progressão representa um desafio para seu tratamento. Podemos afirmar em relação a esta patologia:

a) Defini-se como de alto risco o câncer de próstata estágio T2A. Gleason 6, PSA <10ng/ml.

b) Tratamento hormonal adjuvante em pacientes com gânglios positivos aumenta a sobrevida de pacientes com neoplasia de próstata.

c) Radioterapia externa e bloqueio androgênico em pacientes com câncer de próstata estágio T3 aumenta a sobrevida global.

d) Radioterapia externa e hormônio não aumenta a sobrevida livre de recorrência bioquímica no paciente submetido a prostatectomia radical e tumor de alto risco.

13. A ressecção transuretral de próstata constitui o padrão ouro do tratamento cirúrgico da hiperplasia prostática benigna. Qual a alternativa correta em relação a esse procedimento cirúrgico.

a) A complicação transoperatória mais comum é a síndrome de intoxicação hídrica. b) Perfuração de cápsula prostática deve ser tratada cirurgicamente por via transvesical.

c) Hemorragia transoperatória pode ser tratada com enchimento vesical com líquido de irrigação e tração do colo com balão da sonda vesical.

d) Sintomas de hiponatremia dilucional só ocorrem quando o sódio sérico fica abaixo de 120mEq/ml.

14. As neoplasias renais atualmente são identificadas através de exames de imagem em 2/3 dos casos. A cura pode ser alcançada através da cirurgia no estágio T1. O tratamento da doença metastática ainda representa um desafio. Podemos afirmar sobre estagiamento e tratamento das neoplasias renais.

a) A última atualização TNM define como T2A neoplasias maiores que 7cm intracapsulares e comprometimento adrenal como pT4.

b) Tumores com trombo isolado na veia renal são classificados como T3B.

c) Estudos com inibidores da tirosina-quinase no tratamento da doença metastática ainda são de fase 1 e não apontam aumento da sobrevida.

d) Não há evidência na literatura para utilização de radiofrequência e crioablação no tratamento dos tumores estágio T1A.

15. Disfunção erétil é um problema que afeta 50% a 60% dos pacientes diabéticos e mais de 20% dos pacientes submetidos a prostatectomia radical. O tratamento inicial pode ser realizado com os inibidores da PDE-5 e nos pacientes não responsivos o implante de próteses penianas é a solução. Qual a alternativa correta sobre a cirurgia de prótese peniana.

a) A principal complicação intra operatória é a lesão uretral. O implante da prótese deve ser interrompido e realizado somente a correção da lesão uretral.

b) Implante da prótese peniana não deve ser realizado em pacientes diabéticos com hemoglobina glicada inferior a 10 porque é alto o risco de infecção cirúrgica.

c) Erosão da prótese 3 meses após seu implante deve ser tratado com a remoção da prótese e implante de outra seis meses após a retirada.

(5)

16. Assinale a alternativa correta em relação à utilização de seguimentos do trato gastrointestinal na ampliação e derivação do trato urinário

a) Na utilização do estômago a absorção de H+ e Cl- pela mucosa gástrica diminui a produção de muco e a incidência de bacteriúria verificada na utilização de seguimentos intestinais.

b) Obstrução intestinal ocorre, no pós-operatório precoce, em 10% dos pacientes que utilizam o íleo para derivações ou ampliações do trato urinário.

c) Fístulas urinárias ocorrem tardiamente, após o 20o PO, em 15% a 20% dos pacientes submetidos a ureteroenteroanastomoses.

d) A principal complicação hidroeletrolítica e ácido-base na utilização do íleo é a acidose metabólica hipoclorêmica que pode ser tratada com bicarbonato de sódio oral, clorpromazina e ácido nicotínoco.

17. Constituem indicações absolutas para o tratamento cirúrgico da hiperplasia prostática benigna, exceto: a) Retenção urinária

b) Hidronefrose

c) Hematúria macroscópica d) IPSS=18

18. Sobre o Refluxo vesico-ureteral primário (RVU) em crianças, marque a opção correta:

a) Como recomendação padrão, todas as crianças com diagnóstico de RVU devem receber profilaxia antibiótica. b) Nos refluxos de alto grau, a cirurgia de postectomia pode ser realizada como alternativa à profilaxia antibiótica

para controle das infecções urinárias.

c) A presença de disfunção vesical associada ao RVU diminui o sucesso da cirurgia aberta, porém não altera os resultados da correção endoscópica.

d) Recomenda-se realizar uretrocistografia miccional de controle após a injeção endoscópica do RVU, porém esta não é obrigatória a todos os pacientes que se submeteram ao reimplante ureteral aberto.

19. Sobre a avaliação dos recém-nascidos com diagnóstico de hidronefrose, assinale a alternativa incorreta:

a) A obstrução da junção uretero-piélica é responsável pela maioria dos casos de hidronefrose que persistem após o nascimento, e sua prevalência aumenta nas hidronefroses mais graves.

b) Na avaliação de processos obstrutivos, a cintilografia renal dinâmica deve ser realizada preferencialmente com Tc-MAG3.

c) A urografia excretora deve ser solicitada em todos os pacientes com suspeita de obstrução da junção uretero-piélica.

d) A presença de micções espontâneas não exclui a possibilidade de válvula de uretra posterior. 20. No tratamento da bexiga neurogênica por mielomeningocele, podemos afirmar que:

a) A avaliação e tratamento urológico devem ser iniciados tão logo a criança complete 1 ano de idade.

b) O cateterismo limpo intermitente deverá ser iniciado somente quando a criança não apresentar micções espontâneas.

c) O objetivo principal do tratamento é a preservação do trato urinário superior, bem como dar continência às crianças que chegam à idade escolar.

(6)

CONHECIMENTOS GERAIS

21. A Portaria Nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010 estabelece diretrizes para a organização das Redes de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O presente documento trata das diretrizes para a estruturação das Redes de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para superar a fragmentação da atenção e da gestão nas Regiões de Saúde e aperfeiçoar o funcionamento político-institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a assegurar ao usuário o conjunto de ações e serviços que necessita com efetividade e eficiência. Considera-se que não há como prescrever um modelo organizacional único para as RAS, contudo as evidências mostram que um conjunto de atributos são essenciais ao seu funcionamento.

Assinale a alternativa que contém alguns destes atributos:

a) População e território definidos com amplo conhecimento de suas necessidades e preferências que determinam a oferta de serviços de saúde.

b) Universalidade, equidade e integralidade. c) Gestão baseada em produtividade.

d) Vínculos de compromisso e de corresponsabilidade entre os profissionais de saúde e a população.

22. A Constituição Federal de 1988, no seu Artigo 198, estabelece que as ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com suas diretrizes.

Assinale a alternativa abaixo que diz respeito a uma dessas diretrizes: a) Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.

b) Atendimento universal, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. c) Participação dos secretários municipais e estaduais.

d) Assistência à saúde livre à iniciativa privada.

23. O SUS foi organizado segundo as diretrizes de descentralização, com a proposta de atendimento integral e participação da comunidade no espaço mais amplo da seguridade social (MENDES, 1999), sendo regido por alguns princípios.

“Tratar de maneira desigual os desiguais, para atingir a igualdade.” A afirmação acima retrata o seguinte princípio do SUS:

a) Universalidade b) Equidade c) Integralidade d) Iniquidade

24. De acordo com o Decreto n° 7.508/2011 são consideradas portas de entrada do SUS: a) Unidades da ESF, urgências e emergências e CAPS.

b) Serviços especializados de acesso aberto e fechado. c) Atenção básica e hospitais especializados.

(7)

25. A adolescente A.M. de 15 anos de idade chega a uma unidade de saúde sozinha, andando, visivelmente angustiada. Diz estar com muita dor na barriga. A profissional que a recebe avalia que ela pode ficar na fila. Depois de 35 minutos esperando, A.M. volta à recepção e diz que a dor está aumentando, mas é reconduzida a esperar a sua vez na fila. Passados outros 15 minutos, A.M. cai no chão e é levada para o atendimento, em coma, por ter ingerido veneno para interromper uma gravidez indesejada.

Na Política de Humanização do SUS, a classificação de risco é uma ferramenta que, além de organizar a fila de espera e propor outra ordem de atendimento que não a ordem de chegada, tem também outros objetivos importantes, exceto:

a) Garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado.

b) Informar ao paciente que não corre risco imediato, assim como a seus familiares, sobre o tempo provável de espera.

c) Aumentar a satisfação dos usuários e, principalmente, possibilitar e instigar a pactuação e a construção de redes internas e externas de atendimento.

Referências

Documentos relacionados

Todos os dias aqui temos duas ou três audiências públicas de fiscalização. Nós temos acesso a uma pesquisa que fala que 70% da população quer que esta

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Um tempo em que, compartilhar a vida, brincar e narrar são modos não lineares de viver o tempo na escola e aprender (BARBOSA, 2013). O interessante é que as crianças

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

Informações tais como: percentual estatístico das especialidades médicas e doenças, taxas de ocupação dos principais recursos, tempos de permanência de internação, escores

A empresa aqui denominada ARTCOURO COMERCIAL LTDA – pequena empresa de confecção de artigos de couro de uso pessoal de alta qualidade (bolsas, malas, cintos, carteias)

O custeio baseado em atividades e a gestão por atividades nas empresas de autopeças instaladas no Brasil, visto dentro da ótica das empresas líderes de mercado em seus segmentos