• Nenhum resultado encontrado

GENERALIZADA DA PROPRIEDADE DE OBSERVADOR EM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GENERALIZADA DA PROPRIEDADE DE OBSERVADOR EM"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

VERIFICA ¸C ˜AO GENERALIZADA DA PROPRIEDADE DE OBSERVADOR EM SISTEMAS A EVENTOS DISCRETOS

Hugo J. Bravo∗ Antonio E.C. Cunha∗ Patr´ıcia N. Pena† Robi. Malik‡ Jos´e E.R. Cury§ ∗SE/3-Instituto Militar de Engenharia

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DELT- Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, MG, Brasil

Department of Computer Science - The University of Waikato New Zealand

§DAS-CTC- Universidade Federal de Santa Catarina Florian´opolis, SC, Brasil

Email: hugobravoc@gmail.com, carrilho@ime.eb.br, ppena@ufmg.br, robi@waikato.ac.nz, cury@das.ufsc.br

Abstract— This paper addresses the verification of the observer property in abstractions of discrete event systems obtained through natural projection. In this context, we propose a modification to the OP-verifier I, that cannot be used when the system to be abstracted contains cycles of non relevant events, in order to circumvent this limitation. The modified algorithm, the OP-verifier II, can be considered as a general method for verification of the observer property.

Keywords— Discrete event systems, Natural projection, Observer property.

Resumo— Este artigo aborda o problema da verifica¸c˜ao da propriedade de observador em abstra¸c˜oes, obtidas por proje¸c˜ao natural, de sistemas a eventos discretos. Neste contexto, apresenta-se uma modifica¸c˜ao do algoritmo PO-Verificador I, em que se contornam as limita¸c˜oes do algoritmo com rela¸c˜ao ao n˜ao tratamento adequado de sistemas que possuam ciclos de eventos n˜ao relevantes. As modifica¸c˜oes no PO-Verificador I, tornam o novo algoritmo, proposto neste artigo e denominado PO-Verificador II, um m´etodo geral para a verifica¸c˜ao da propriedade de observador.

Palavras-chave— Sistemas a eventos discretos, Proje¸c˜ao natural, Propriedade de observador.

1 Introdu¸c˜ao

A proje¸c˜ao natural cumpre um papel funda-mental na obten¸c˜ao de abstra¸c˜oes de Sistemas a Eventos Discretos (SED). Na Teoria de Con-trole Supervis´orio (TCS) (Ramadge e Wonham, 1989), as abstra¸c˜oes obtidas por proje¸c˜oes natu-rais s˜ao empregadas em diversos contextos, como no controle com observa¸c˜ao parcial de eventos (Wonham, 2011), o controle hier´arquico (Torrico e Cury, 2004), (Cunha e Cury, 2007) (Schmidt e Breindl, 2011), e a verifica¸c˜ao de n˜ao conflito do controle modular (Hill e Tilbury, 2006), (Pena et al., 2009), entre outras.

Em muitas das abordagens mencionadas, um requisito fundamental ´e que as abstra¸c˜oes aten-dam a Propriedade de Observador (PO). Quando uma abstra¸c˜ao atende `a PO diz-se que ´e uma PO-Abstra¸c˜ao (Pena et al., 2008). O conceito de PO foi apresentado inicialmente por Wong e Wonham (1996), no contexto da obten¸c˜ao de supervisores n˜ao bloqueantes no controle supervis´orio hier´ar-quico. Uma forma geral da PO foi introduzida por Wong et al. (1995) e estendida por Wong et al. (2000) para linguagens n˜ao prefixo fechadas. De forma geral, as PO-Abstra¸c˜oes s˜ao consistentes com os sistemas originais no sentido da

correspon-dˆencia entre sequˆencias de eventos que definem o cumprimento de tarefas.

Com a evolu¸c˜ao da literatura, descobriu-se que as PO-Abstra¸c˜oes possuem muitas ou-tras propriedades interessantes, que extrapolam a sua aplica¸c˜ao original. Por exemplo, uma PO-Abstra¸c˜ao ´e garantida de possuir um n´ u-mero menor de estados que o sistema original (Wong, 1998). Em Feng e Wonham (2006) e Pena et al. (2006), revelou-se a modularidade das PO-Abstra¸c˜oes, no sentido de que, dadas certas con-di¸c˜oes sobre os eventos compartilhados, a abstra-¸c˜ao de um sistema composto apresenta a PO se, e somente se, as abstra¸c˜oes dos componentes do sistema tamb´em apresentem a PO.

No contexto da verifica¸c˜ao da PO em abstra-¸c˜oes, Pena et al. (2008) apresentaram um algo-ritmo, denominado PO-Verificador I, o qual de-tecta se uma abstra¸c˜ao de um sistema, obtida por uma proje¸c˜ao natural arbitr´aria, atende `a PO. O PO-Verificador I n˜ao precisa que a proje¸c˜ao natu-ral propriamente dita seja calculada para verificar a PO. Entretanto, o PO-Verificador I possui as restri¸c˜oes de que o sistema original a ser abstra´ıdo deve ser determin´ıstico e n˜ao pode possuir ciclos de eventos n˜ao relevantes.

(2)

do PO-Verificador I em que se contornam as restri-¸c˜oes sobre o sistema original. Nesta modifica¸c˜ao, denominada PO-Verificador II, encapsulam-se os componentes fortemente conexos correspondentes aos ciclos de eventos n˜ao relevantes em macroes-tados e define-se um novo algoritmo para c´alculo do verificador. Uma vantagem do verificador aqui apresentado ´e que se contornam as restri¸c˜oes im-postas `a aplica¸c˜ao do PO-Verificador I ainda se usufruindo das vantagens computacionais propor-cionadas pelo mesmo.

Este artigo est´a estruturado da seguinte forma. A Se¸c˜ao 2 cont´em os conceitos prelimi-nares ao trabalho. Na Se¸c˜ao 3 apresenta-se o PO-Verificador II, com a proposta do algoritmo para sua constru¸c˜ao juntamente com algumas proprie-dades. A Se¸c˜ao 4 traz um exemplo de aplica¸c˜ao do PO-Verificador II. Coment´arios finais s˜ao apre-sentados na Se¸c˜ao 5.

2 Preliminares

Revisam-se nesta se¸c˜ao alguns conceitos funda-mentais para o entendimento do algoritmo de ve-rifica¸c˜ao presente neste artigo.

Para um alfabeto finito Σ, o conjunto de todas as sequˆencias de eventos em Σ, incluindo a sequˆen-cia vazia ǫ, ´e denotado por Σ∗. O subconjunto L⊆ Σ∗´e denominado linguagem. Uma sequˆencia de eventos s ∈ L ´e uma palavra de L. A conca-tena¸c˜ao das palavras s, u ∈ Σ∗ formam a palavra t = su, em que t ∈ Σ∗. A palavra s ´e prefixo de t, denota-se s ≤ t, e u ´e sufixo de t. O prefixo-fechamento de L ´e definido porL= {s ∈ Σ∗|s ≤ t

para algumt∈ L}.

Um SED ´e modelado por um autˆomato de-termin´ıstico G= (Q, Σ, δ, q0, Qm), em que, Q ´e o

conjunto de estados, Σ ´e o alfabeto, q0 ∈ Q ´e o estado inicial, Qm ⊆ Q ´e o conjunto de estados marcados e δG : Q × Σ → Q ´e a fun¸c˜ao de tran-si¸c˜ao. O conjunto de eventos ativos associados a q∈ Q ´e EG

n(q) = {s ∈ Σ∗|δ(q, σ)!}, em que δ(q, s)!

denota que δ est´a definida. A linguagem gerada e marcada de G s˜ao L(G) = {s ∈ Σ∗|δ(q

0, s)!} e

Lm(G) = {s ∈ L(G)|δ(q0, s) ∈ Qm}. Diz-se que G

´e trim se ´e acess´ıvel, ou seja, todos os estados de Gs˜ao acess´ıveis a partir de q0∈ Q, e coacess´ıvel, ou seja, desde qualquer de estado G pode-se aces-sar um estado marcado. G ´e n˜ao bloqueante se

L(G) = Lm(G), isto ´e, se G for coacess´ıvel. Sem

perda de generalidade, assume-se que G ´e trim. No contexto deste artigo, o alfabeto Σ ´e par-ticionado como Σ = Σr∪ Σnr, em que Σr ´e o alfabeto de eventos relevantes e Σnr ´e o alfabeto de eventos n˜ao relevantes.

Para Σr⊆ Σ, a proje¸c˜ao natural θ : Σ∗→ Σ∗r, mapeia palavras em Σ∗ em palavras em Σ

r apa-gando os eventos que n˜ao pertencem a Σr. Este conceito pode ser estendido para linguagens como:

θ(L) = {t ∈ Σ∗

r|t = θ(s)para algum s∈ L}. Uma

propriedade que caracteriza a proje¸c˜ao natural ´e apresentada a seguir.

Defini¸c˜ao 2.1 (Wong et al., 2000) Sejam uma linguagem L ⊆ Σe θ : Σ→ Σ

r a proje¸c˜ao natural de Σpara Σ

r. Diz-se que θ(L) possui a propriedade de observador quando para todo s ∈ L e todo t ∈ Σ

r, se θ(s)t ∈ θ(L) ent˜ao existe t′∈ Σ∗ tal que θ(st) = θ(s)t e st∈ L.

Em palavras, se uma abstra¸c˜ao verifica a PO, ent˜ao as tarefas realizadas no sistema abstra´ıdo correspondam sempre a abstra¸c˜oes de tarefas do sistema original. Uma abstra¸c˜ao, isto ´e, um autˆo-mato projetado θ(G), denomina-se PO-Abstra¸c˜ao se θ(Lm(G)) verifica a PO (Pena et al., 2008).

Na literatura, h´a diversos algoritmos que abordam o problema da verifica¸c˜ao da PO em abstra¸c˜oes (Pena et al., 2010b). Nesse contexto, destaca-se por sua simplicidade e eficiˆencia o algoritmo, denominado PO-Verificador I (Pena et al., 2008).

O PO-Verificador I, inspirado no verificador introduzido por Yoo e Lafortune (2002), constr´oi um autˆomato n˜ao determin´ıstico V , denominado verificador, a partir um autˆomato determin´ıstico M (obtido a partir de G), denominado autˆomato auxiliar, e um alfabeto relevante Σr. Ap´os a ob-ten¸c˜ao de V , uma abstra¸c˜ao θ(G) ser´a classificada de PO-Abstra¸c˜ao se, somente se, o estado Dead n˜ao ´e acess´ıvel em V . Para que os resultados do PO-Verificador I sejam v´alidos duas restri¸c˜oes s˜ao impostas: G deve ser determin´ıstico e n˜ao possuir ciclos de eventos n˜ao relevantes.

Na continua¸c˜ao, uma nova vers˜ao do PO-Verificador I ser´a apresentada. Est´a vers˜ao con-torna as restri¸c˜oes sobre G, con-tornando-o, assim, em um m´etodo geral para a verifica¸c˜ao da PO.

3 Verifica¸c˜ao Generalizada da Propriedade de Observador Nesta se¸c˜ao, apresenta-se um algoritmo de verifi-ca¸c˜ao, obtido por interm´edio do aperfei¸coamento do PO-Verificador I, que contorna efetivamente as restri¸c˜oes impostas sobre G. Posteriormente, apresenta-se um teorema que demonstra a corre-tude do algoritmo proposto.

3.1 Autˆomato Auxiliar M

Seja G o autˆomato que modela o sistema. No con-texto da verifica¸c˜ao da PO, utiliza-se o autˆomato auxiliar M = (QM ,Σ, δM , qM 0 ), obtido a partir de G = (QG ,ΣG , δG , qG 0, Q G

m), por meio da

substitui-¸c˜ao dos estados marcados de G por estados sem marca¸c˜ao com autola¸cos rotulados com o evento relevante τ ∈ Σ. A linguagem gerada e mar-cada para M s˜ao L(M ) = {s′ ∈ ΣM(qM

0, s′)!} e

Lm(M ) = {s ∈ ΣG ∗ |s ′

(3)

de eventos n˜ao relevantes introduz-se o autˆomato auxiliar M (n˜ao determin´ıstico). O autˆomato au-xiliar M = (QM

,Σ, δM

, AM

0 ) ´e definido a partir de

M= (QM,Σ, δM, qM

0 )como segue:

• O conjunto de estados QM est´a definido a partir do conjunto de componentes forte-mente conexos de M , considerando-se ape-nas as transi¸c˜oes com eventos n˜ao relevan-tes. Para realizar esta tarefa, utiliza-se o algo-ritmo de Tarjan (Nuutila e Soisalon-Soininen, 1994). Nesse sentido, QM ´e uma parti¸c˜ao de QM. Cada componente A

t ∈ QM, tal que At⊆ QM, denomina-se macroestado;

• O alfabeto Σ ⊆ Σ ´e particionado como Σ = Σr∪ Σnr, tal que Σr= Σr e Σnr⊆ Σnr; • At∈ QM denomina-se macroestado inicial de

M, isto ´e, AM

0 = Atse e somente, se q0M∈ At, tal que qM

0 ∈ QM;

• A fun¸c˜ao de transi¸c˜ao δM : QM × Σ → 2QM

´e definida da seguinte forma:

- Sejam At, Ak ∈ QM, qi, qj ∈ QM e σ ∈ Σr. Ent˜ao, Ak ∈ δM(At, σ) se e somente, se ∃qi∈ Ate ∃qj∈ Ak tal que δM(qi, σ) = qj.

- Sejam At, Ak ∈ QM, qi, qj∈ QM, e σ ∈ Σnr. Ent˜ao, Ak ∈ δM(At, σ) se e somente, se: (i) At 6= Ak e (ii) ∃qi ∈ At e ∃qj ∈ Ak tal que δM(q

i, σ) = qj.

A linguagem gerada e marcada de M s˜ao, res-pectivamente: L(M ) = {s′ ∈ ΣM(AM

0, s′)!} e

Lm(M ) ={s ∈ (Σ − {τ })∗|s′= sτ ∈ L(M )}.

Observa¸c˜ao 3.1 Se G n˜ao possui ciclo de even-tos n˜ao relevantes, ent˜ao M = M . Ent˜ao, as lin-guagens gerada e marcada de M e M s˜ao iguais. Exemplo 3.1 Para ilustrar a obten¸c˜ao de M , considere o autˆomato G, mostrado na Figura 1. Para G, tem-se que ΣG = {a, x, y}, em que ΣG

r = {a} e ΣG

nr = {x, y}. O autˆomato auxiliar M , ob-tido a partir de G ´e mostrado na Figura 2.

Figura 1: Autˆomato G.

Figura 2: Autˆomato M .

A obten¸c˜ao do autˆomato auxiliar M , a partir de M, ´e mostrada na Figura 3.

Encontram-se as componentes fortemente conexas de M

Redefine-se a estrutura de transição M

Figura 3: Obten¸c˜ao do autˆomato auxiliar M . 3.2 Verificador Generalizado V

No ˆambito deste artigo, utiliza-se um autˆomato n˜ao determin´ıstico V , denominado verificador ge-neralizado, como um meio auxiliar para determi-nar se uma abstra¸c˜ao ´e ou n˜ao PO-Abstra¸c˜ao. Este novo verificador ´e obtido ap´os a execu¸c˜ao do algoritmo, denominado PO-Verificador II (Algo-ritmo 3.1).

O verificador generalizadoV = (Q, Σ, δ, {AM 0 })

´e definido da seguinte forma:

• Q ´e o conjunto de estados, tal que, cada estado pertencente a Q ´e apresentado como um conjunto de cardinalidade 1 ou 2, isto ´e, 1 ≤ |{At, Ak}| ≤ 2, em que At, Ak ∈ QM, ou um estado especial denominado Dead. • Σ ´e o alfabeto;

• {AM

0 } ∈ Q ´e o estado inicial;

• δ : Q × Σ → 2Q ´e a fun¸c˜ao de transi¸c˜ao de-finida pela sub-rotina Delta(X) (Algoritmo 3.2).

O PO-Verificador II, constr´oi V , a partir de M e Σr. Se Dead ´e acess´ıvel em V , ent˜ao θ(G) n˜ao ´e PO-Abstra¸c˜ao.

A estrutura do PO-Verificador II ´e semelhante ao PO-Verificador I. Por esse motivo opta-se por descrever somente as modifica¸c˜oes realizadas ao PO-Verificador I. As diferen¸cas significativas entre os algoritmos, encontram-se em Delta(X).

(4)

Algoritmo 3.2 9 Seja X ={At, Ak};

10 para cada σ∈ En(X) = EnM

(At)∪ En M (Ak) fa¸ca 11 se σ∈ Σrent˜ao 12 se σ∈ EnM (At) e σ∈ En M (Ak) ent˜ao 13 para cada A′ t∈ δ M (At, σ) e A′k∈ δ M (Ak, σ) fa¸ca

14 δ({At, Ak}, σ) ← δ({At, Ak}, σ) ∪ {{A′t, A′k}};

15 QT ← QT∪ {{A′t, A′k}}; 16 fim 17 sen˜ao, se (σ∈ EnM (At) e En M (Ak)∩ Σnr=∅) ou (σ∈ EnM (Ak) e En M (At)∩ Σnr=∅) ent˜ao

18 δ({At, Ak}, σ) ← δ({At, Ak}, σ) ∪ {Dead};

19 Q← Q ∪ {Dead}; 20 fim 21 sen˜ao 22 se σ∈ EnM (At) ent˜ao 23 para cada A′ t∈ δ M (At, σ) fa¸ca

24 δ({At, Ak}, σ) ← δ({At, Ak}, σ) ∪ {{A′t, Ak}};

25 QT ← QT∪ {{A′t, Ak}}; 26 fim 27 fim 28 se σ∈ EnM (Ak) ent˜ao 29 para cada A′ k∈ δ M (Ak, σ) fa¸ca

30 δ({At, Ak}, σ) ← δ({At, Ak}, σ) ∪ {{At, A′k}};

31 QT ← QT∪ {{At, A′k}};

32 fim 33 fim 34 fim 35 fim

De forma similar ao Verificador I, o PO-Verificador II tamb´em est´a definido distintamente para cada tipo evento. Descrevem-se, a seguir, as linhas 11 a 20, em que σ ∈ Σr, e as linhas 21 a 34, em que σ ∈ Σnr, de Delta(X).

Se σ ∈ Σr (Linha 11), ent˜ao verificar se σ ∈ EnM(A

t) e σ ∈ EnM(Ak) (Linha 12). Se for verdade, ent˜ao Ate Aktransitam sincronizada-mente atrav´es de σ, gerando assim, um conjunto de estados {{A′

t, A′k}} (Linhas 13 a 14). Do con-tr´ario, ir para as linhas 17 a 20. Adiciona-se este conjunto de estados ao conjunto QT (Linha 15). Para a verifica¸c˜ao da acessibilidade de Dead em V (Linhas 17 a 20), utiliza-se, de forma similar, o procedimento no PO-Verificador I.

Se σ ∈ Σnr (Linha 21), At e Ak transitam assincronamente atrav´es de σ, portanto dois ca-sos podem ocorrer: (i) σ ∈ EnM(A

t) (Linha 22), ent˜ao gera-se um novo conjunto de esta-dos {{A′

t, Ak}} (Linhas 23 a 24) e adiciona-se ao conjunto Q (Linha 25); (ii) σ ∈ EnM(A

k) (Linha 28), ent˜ao gera-se um novo conjunto de estados {{At, A′k}} (Linhas 29 a 30) e adiciona-se ao conjunto Q (Linha 31).

Exemplo 3.2 Para ilustrar a constru¸c˜ao de V , considere, M , mostrado na Figura 3. O alfabeto relevante de M ´e Σr = {a, τ }. V , obtido ap´os a execu¸c˜ao do PO-Verificador II, a partir de M e Σr, ´e mostrado na Figura 4. A execu¸c˜ao do PO-Verificador II gera as seguintes transi¸c˜oes:

{A0} a →{A1} (Linha 12) {A1} a →{A1} (Linha 12) {A1} a →{A2} (Linha 12) {A1} a →{A2, A1} (Linha 12) {A2, A1} a →Dead (Linha 17) {A2, A1} a →Dead (Linha 17) {A2, A1} τ →Dead (Linha 17) {A2} τ →{A2} (Linha 12)

Figura 4: Verificador generalizado V . 3.3 Propriedades

O teorema a seguir demonstra a corretude do al-goritmo PO-Verificador II.

Teorema 3.1 O estado Dead ´e acess´ıvel em V , se somente, se θ(G) n˜ao ´e PO-Abstra¸c˜ao.

A demonstra¸c˜ao do Teorema 3.1, baseia-se nos seguintes lemas.

Lema 3.1 Para todas as palavras sn, sm ∈ L(G) com a mesma proje¸c˜ao, isto ´e, com θ(sn) = θ(sm), vai existir um estado em V , {At, Ak} ∈ Q, tal que existem qi∈ At e qj ∈ Ak tais que δG(q0, sn) = qi e δG(q

0, sm) = qj.

Lema 3.2 Todo estado diferente de Dead em V ´e um conjunto {At, Ak}, tal que 1 ≤ |{At, Ak}| ≤ 2, em que At e Ak s˜ao componentes de QG e ∀qi ∈ At, ∀qj ∈ Ak e ∀sn ∈ L(G) tais que δG(q0, sn) = qi, existe sm ∈ L(G) tal que δG(q0, sm) = qj e θ(sm) = θ(sn).

Por causa da limita¸c˜ao de espa¸co a demons-tra¸c˜ao dos Lemas 3.1, 3.2 e do Teorema 3.1 s˜ao omitidos aqui.

Exemplo 3.3 Considere G da Figura 1 cujo con-junto de eventos relevantes ´e ΣG

r = {a}. A cor-respondente proje¸c˜ao de G, denotada por θ(G), ´e mostrada na Figura 5. No verificador generalizado V, mostrado na Figura 4, observa-se que o estado Dead ∈ Q ´e acess´ıvel em V , portanto θ(G) n˜ao ´e PO-Abstra¸c˜ao. Esta afirma¸c˜ao ´e demonstr´avel aplicando a Defini¸c˜ao 2.1, em que, para s = axya e t = a, tem-se que θ(s)t = aaa ∈ θ(Lm(G)), mas ∄ t′ tal que st∈ L

m(G) e θ(st) = θ(s)t. Assim, demonstra-se que θ(G) n˜ao ´e PO-Abstra¸c˜ao.

(5)

4 Complexidade

A complexidade do algoritmo PO-Verificador II est´a determinada pela complexidade para cons-truir o verificador generalizado V . Como o ADEF M = (QM,Σ, δM, AM

0 ) ´e a entrada do algoritmo, ent˜ao o n´umero de estados alcan¸c´aveis de V est´a limitado por,

|QM|2+ |QM| + 1 = O(|QM|2).

Para calcular o n´umero de transi¸c˜oes de V , considere uma transi¸c˜ao (x, σ, x′) em M , e seja y ∈ QM um estado arbitr´ario. Se σ ∈ Σ

r, ent˜ao, de acordo com as linhas 12 e 17 do Algoritmo 3.2, origina-se no m´aximo uma transi¸c˜ao

({Ax, Ay}, σ, {Ax′, Ay′}) ou ({Ax, Ay}, σ, Dead), em que Ax ∈ QM denota um macroestado c´on-tendo o estado x ∈ QM, e se σ ∈ Σ

nr, ent˜ao, de acordo com as linhas 22 e 28 do Algoritmo 3.2, origina-se uma transi¸c˜ao

({Ax, Ay}, σ, {Ax′, Ay}).

Ent˜ao, para cada transi¸c˜ao de M originam-se at´e |QM| transi¸c˜oes em V . O autˆomato M tem at´e |Σ||QM| transi¸c˜oes, portanto o n´umero total de transi¸c˜oes de V est´a determinado por,

|δM||QM| ≤ |Σ||QM|2= O(|Σ||QM|2).

5 Exemplo

Nesta se¸c˜ao, um exemplo de aplica¸c˜ao ´e utilizado para ilustrar a efetividade do PO-Verificador II, proposto neste artigo, em compara¸c˜ao com o PO-Verificador I.

Seja o autˆomato G, mostrado na Figura 6. O alfabeto de G ´e ΣG= {a, x, y}, em que ΣG

r = {a} e ΣG

nr= {x, y}. A proje¸c˜ao de G sobre o conjunto de eventos relevantes ΣG

r ´e mostrada na Figura 7. Observa-se que G tem um ciclo de eventos n˜ao re-levantes. O autˆomato auxiliar M , obtido a partir de G, ´e mostrado na Figura 8. A seguir constr´ oi-se V , por meio da execu¸c˜ao do PO-Verificador I, a fim de classificar se θ(G) ´e ou n˜ao PO-Abstra¸c˜ao.

Figura 6: Autˆomato G.

Figura 7: Proje¸c˜ao de G em ΣG r.

Observando V , mostrado na Figura 9, conclui-se, que θ(G) ´e PO-Verificador. No entanto, esta afirma¸c˜ao encontra-se errada, j´a que aplicando a Defini¸c˜ao 2.1 em s = ay e t = a, tem-se

Figura 8: Autˆomato auxiliar M .

que θ(s)t = aa ∈ θ(Lm(G)), mas ∄ t′ tal que st′ ∈ Lm(G) e θ(st′) = θ(s)t. Portanto, θ(G) n˜ao ´e PO-Abstra¸c˜ao.

Figura 9: Verificador V .

Nesta primeira parte do exemplo, observa-se que o PO-Verificador I erra em classificar a θ(G) como PO-Abstra¸c˜ao. O que j´a era esperado, j´a que G possui um ciclo de eventos n˜ao relevantes. Na segunda parte do exemplo, mostra-se como aplicando o PO-Verificador II consegue-se classifi-car de forma correta a θ(G).

Considera-se novamente os autˆomatos G e M, das Figuras 6 e 8. M , obtido a partir de M , ´e mostrado na Figura 10. Ap´os construir V , mos-trado na Figura 11, por meio do PO-Verificador II, determina-se que θ(G) n˜ao ´e PO-Abstra¸c˜ao.

Figura 10: Autˆomato auxiliar M .

Figura 11: Verificador generalizado V . 6 Conclus˜oes

(6)

conveniente de autˆomatos que sejam n˜ao determi-n´ısticos e possuam ciclos de eventos n˜ao relevan-tes. Al´em de contornar de forma vers´atil as limi-ta¸c˜oes do PO-Verificador I, o algoritmo proposto continua usufruindo as vantagens proporcionadas pelo PO-Verificador I. O PO-Verificador est´a im-plementado em Supremica (˚Akesson et al., 2006). Tem-se como prespectiva de trabalho realizar estudos de casos de aplica¸c˜ao do algoritmo tanto no teste do n˜ao conflito no controle modular local quanto na obten¸c˜ao de consistˆencia hier´arquica e n˜ao bloqueio no controle hier´arquico.

7 Agradecimentos

A pesquisa do primeiro autor ´e apoiada pela CA-PES. O terceiro autor ´e apoiado parcialmente pela FAPEMIG. O quarto autor ´e apoiado parcial-mente pelo CNPq (PQ300953/93-3). Todos os autores s˜ao apoiados parcialmente pela CAPES (Procad 102/2007).

Referˆencias

Cunha, A. e Cury, J. (2007). Hierarchical Su-pervisory Control Based on Discrete Event Systems With Flexible Marking, IEEE Tran-sactions on Automatic Control 52(12): 2242– 2253.

Feng, L. e Wonham, W. (2006). Computationally Efficient Supervisor Design: Abstraction and Modularity, 8th International Workshop on Discrete Event Systems, pp. 3–8.

Hill, R. e Tilbury, D. (2006). Modular Supervisory Control of Discrete-Event Systems with Abs-traction and Incremental Hierarchical Cons-truction, 8th International Workshop on Dis-crete Event Systems, pp. 399–406.

˚

Akesson, K., Fabian, M., Flordal, H. e Malik, R. (2006). Supremica - An integrated environ-ment for verification, synthesis and simula-tion of discrete event systems, Proceedings of the 8th Internationsl Workshop of Discrete Event Systems, WODES’06, Ann Arbor, MI, USA, pp. 384–385.

Nuutila, E. e Soisalon-Soininen, E. (1994). On Finding the Strongly Connected Components in a Directed Graph, Information Processing Letters 49: 14.

Pena, P., Cury, J. e Lafortune, S. (2006). Testing Modularity of Local Supervisors: An Appro-ach Based on Abstractions, 8th International Workshop on Discrete Event Systems, 2006, pp. 107–112.

Pena, P., Cury, J. e Lafortune, S. (2008). Polynomial-Time Verification of the Obser-ver Property in Abstractions, American Con-trol Conference, 2008, pp. 465–470.

Pena, P., Cury, J. e Lafortune, S. (2009). Verifica-tion of Nonconflict of Supervisors Using Abs-tractions, IEEE Transactions on Automatic Control 54(12): 2803 –2815.

Pena, P., Cury, J., Malik, R. e Lafortune, S. (2010b). Efficient Computation of Observer Projections using OP-Verifiers, Proceedings of the 10th International Workshop on Dis-crete Event Systems (WODES).

Ramadge, P. J. G. e Wonham, W. M. (1989). The Control of Discrete Event Systems, Proc. of the IEEE 77(1): 81–98.

Schmidt, K. e Breindl, C. (2011). Maximally Per-missive Hierarchical Control of Decentralized Discrete Event Systems, IEEE Transactions on Automatic Control 56(4): 723 –737. Torrico, C. R. C. e Cury, J. E. R. (2004). Controle

supervis´orio hier´arquico modular por agre-ga¸c˜ao de estados, Sba Controle & Automa-¸c˜ao vol.15 no.3 Campinas July/Sept. 2004 15: 291–299.

Wong, K. C. (1998). On the Complexity of Projections of Discrete-Event Systems, IEEE Workshop on Discrete Event Systems, pp. 201–208.

Wong, K. C., Thistle, J. G., Malham´e, R. P. e Hoang, H. H. (2000). Supervisory Control of Distributed Systems: Conflict Resolution, Discrete Event Dynamic Systems 10: 131– 186.

Wong, K., Thistle, J., Hoang, H.-H. e Malhame, R. (1995). Conflict Resolution in Modular Control with Applications to Feature Inte-raction, Proceedings of the 34th IEEE Confe-rence on Decision and Control, 1995, Vol. 1, pp. 416 –421 vol.1.

Wong, K. e Wonham, W. M. (1996). Hierarchical Control of Discrete-Event Systems, Discrete event Dynamic Systems: Theory and Appli-cations 1: 13–30.

Wonham, W. M. (2011). Supervisory

con-trol of discrete-event systems,

De-partment of Electrical and Compu-ter Engineering, University of Toronto, http://www.control.utoronto.ca/DES (up-dates posted annually).

Referências

Documentos relacionados

A questão é muito simples e como tal deve ser encarada: a greve é um direito dos trabalhadores e para o efetivo exercício desse direito, conforme garantido pelo artigo

O tratamento com 5-aza-2CdR, associado ou não à cisplatina, em ambas as concentrações testadas foi capaz de reduzir a metilação e aumentar a expressão do gene MGMT nas células

publicação a que se refere o item anterior, reconsideração quanto ao indeferimento de sua inscrição, que será apreciada pela Congregação da Unidade

Em casos de moldagens mais amplas os melhores resultados ficaram para moldagem com moldeiras individuais e dependendo do material empregado, a técnica de dupla

17.1 A licitante que ensejar o retardamento da execução do certame, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo

A produção cinematográfica da África Subsaariana Ocidental Francófona, embora bastante irrisória se comparada ao quadro mundial, possui quantidade superior quando

O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO VIA INCENTIVOS FISCAIS: EXPANSÃO E CRISE EM CAMPINA GRANDE.. DAMIÃO

Figura 5.3 - Resposta às perturbações no sistema de 2-DOF com o controlador IOLC: I variáveis controladas, II variável manipulada Na Figura 5.3 mostra-se a resposta da coluna