• Nenhum resultado encontrado

FUNDIMO. Relatório e Contas. primeiro semestre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNDIMO. Relatório e Contas. primeiro semestre"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

FUNDGER – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, S.A.

Av. João XXI, 63- 2º Piso 1000-300 Lisboa Telefone: 21 790 54 50 Fax: 21 790 54 74

Número único de Pessoa Coletiva e Matrícula Comercial: 501.783.601 Capital Social realizado 600.000 Euros

FUNDIMO

Fundo de Investimento Imobiliário Aberto

Relatório e Contas

primeiro semestre

ENQUADRAMENTO ECONÓMICO E FINANCEIRO ... 1

MERCADO DOS FUNDOS MOBILIÁRIOS ... 3

ACTIVIDADE DO FUNDO ... 4

(2)

FUNDIMO

_____________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________ 

RELATÓRIO E CONTAS - primeiro semestre de 2014 1

RELATÓRIO DE GESTÃO

ENQUADRAMENTO ECONÓMICO E FINANCEIRO

Mundo

A economia mundial continuou a crescer durante o 1º semestre de 2014, mas a um ritmo claramente inferior ao esperado com a atividade económica a registar ainda no 1º trimestre o mais fraco crescimento em dois anos. Para tal desaceleração terão contribuído as condições climatéricas extremamente desfavoráveis em alguns países e, não menos importante, o contexto de fortes incertezas, quer económicas, quer de natureza geopolítica em algumas economias emergentes. A notória queda de 2,9%, em cadeia, do PIB dos EUA refletiu-se de forma fundamental no débil crescimento, de apenas 1,3%, em cadeia, da economia mundial durante os primeiros três meses do ano. A evolução negativa foi, de forma geral, disseminada em termos geográficos, com a atividade chinesa a desacelerar e o aumento do PIB da Área Euro a revelar-se menos forte do que o esperado. Verificaram-se no mesmo período repercussões económicas resultantes da crise Ucrânia/Rússia. Não se tivesse registado no Japão um forte crescimento, impulsionado pela procura interna (antes do aumento previsto do IVA) no início do segundo trimestre, e o crescimento global teria sido ainda menos expressivo.

Não obstante este quadro pouco positivo em termos de crescimento económico no início do ano, o apetite pelo risco continuou a situar-se em níveis elevados, e a volatilidade implícita nos mercados perto de valores mínimos. Este comportamento terá estado associado às posições dos bancos centrais das principais economias desenvolvidas, em favor da manutenção de taxas de juro baixas durante um prolongado período de tempo, e à implementação de novos estímulos ao crescimento, nomeadamente o recente pacote de medidas do BCE para promoção do crédito às empresas e ao consumo.

Os bancos centrais das principais economias emergentes continuaram a atuar com vista a ancorar a confiança dos investidores e a atenuar os efeitos negativos das depreciações cambiais, no sentido de proteger as metas de inflação. Em vários países emergentes, os bancos centrais foram forçados a acentuar o rigor da política monetária, em alguns casos já bastante restritiva. É disso exemplo o agravamento das taxas na Turquia e África do Sul no início do ano. O Brasil, a Índia e a Rússia também restringiram a política monetária, embora em menor grau, enquanto outros países com inflação mais controlada implementaram medidas de estímulo não convencional, como foi o caso da China.

Os principais índices acionistas atingiram perto do final do mês de junho sucessivos máximos históricos no caso dos EUA, enquanto na Europa os valores registados foram os mais elevados desde o início de 2008.

Europa

(3)

FUNDIMO

_____________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________ 

RELATÓRIO E CONTAS - primeiro semestre de 2014 2

de cedência de liquidez de longo prazo, a partir do terceiro trimestre deste ano, condicionados à evolução da concessão do crédito.

Na Área Euro, a recuperação da atividade económica observada pelo segundo semestre consecutivo, continuou a ser ainda muito lenta, embora os dados de confiança de empresários e de consumidores tenham registado uma trajetória de contínua melhoria. O período prolongado de inflação baixa tornou-se um motivo de preocupação crescente. A inflação encerrou o período em análitornou-se no nível mais baixo em três anos e meio, mais de um ponto percentual abaixo do objetivo de 2,0%.

A gradual melhoria das condições económicas e os sinais de consolidação orçamental permitiram que fossem ultrapassados os receios associados à dívida soberana da Área Euro, e alguns países da periferia viram as suas avaliações ou perspetivas serem melhoradas por parte das agências de notação de risco. Prevaleceu, assim, durante o semestre, um ambiente de taxas de rendibilidade, a 10 anos, baixas e em queda, com novos mínimos históricos desde a adesão à União Económica e Monetária a serem registados em Espanha e em Itália, tendo Portugal registado a taxa mais baixa desde setembro de 2005. No caso da Alemanha, a yield a 10 anos desceu continuamente durante todo o semestre.

Esta conjuntura permitiu a certos países periféricos testarem a capacidade de regresso aos mercados de dívida, tendo-se assistido a novas emissões de obrigações de Governo de longo prazo. Neste âmbito, destaque para a primeira emissão de dívida, a 10 anos, realizada com sucesso pelo Tesouro português após o final oficial do programa de assistência económica e financeira.

Apesar da melhoria do sentimento e da conjuntura económica na Área Euro, os indícios e posterior concretização por parte do BCE de novos estímulos monetários, traduziram-se num novo movimento de descida das taxas Euribor durante grande parte do semestre, que no prazo de 1 mês atingiram um novo mínimo histórico. Nos restantes prazos, foram registados os valores mais baixos desde sensivelmente o final do primeiro semestre de 2013.

A apreciação do euro durante grande parte do semestre levou a que a cotação face ao dólar tivesse atingido $1,40 no final de abril, ou seja o nível mais elevado desde meados de 2011. O potencial impacto negativo sobre a inflação terá constituído um dos motivos para que o Presidente do BCE, Mario Draghi, tivesse demonstrado logo após o Conselho de Governadores de maio uma crescente abertura para implementar novas medidas de caráter expansionista na região. A tendência de depreciação verificada após essa data levou a que se tivesse verificado uma variação ligeira do euro, de somente -0,4% face ao dólar, após a forte apreciação de +5,6% no semestre anterior.

Portugal

Em Portugal, a atividade económica registou no 1º trimestre do ano uma contração em cadeia, de 0,6%, e um crescimento de 1,3% em termos homólogos, valor inferior aos 1,5% do 4º trimestre de 2013. No 2º trimestre foram divulgados sucessivos sinais de confiança, com o indicador de clima económico a melhorar pelo sexto trimestre consecutivo, e a fixar-se um máximo desde setembro de 2008. A confiança dos consumidores situou-se no patamar mais alto desde novembro de 2009. No mercado laboral, o 1º trimestre voltou a trazer notícias positivas. A taxa de desemprego recuou para 15,1%, o que se traduz num decréscimo de 2,4 p.p. face a igual período homólogo de 2013, e um decréscimo de -0,2 p.p. em relação ao trimestre anterior. O valor da taxa de desemprego fixou-se, desta forma, no valor mais baixo desde o 2º trimestre de 2012.

(4)

FUNDIMO

_____________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________ 

RELATÓRIO E CONTAS - primeiro semestre de 2014 3

Mercado Imobiliário

No primeiro semestre de 2014 o crescimento económico permaneceu extremamente condicionado pelas vicissitudes decorrentes da conjuntura externa, da política monetária na zona euro e dos condicionalismos orçamentais em Portugal. Com efeito, a capacidade de implementação de alterações e adaptações à dinâmica de contexto continuou a ser um dos mais importantes fatores de competitividade do empresariado.

Nesse enquadramento, o setor imobiliário manteve o foco na alavancagem do desempenho da atividade e valorização dos ativos. Os vários agentes que o compõem têm vindo a desenvolver medidas que pretendem prover as suas estruturas de criatividade, inovação e recursos, estes últimos de forma mais periódica do que permanente, fundamentos basilares e indispensáveis para vencer os desafios estratégicos e operacionais que teimam em permanecer.

O mercado de escritórios revelou alguns sinais de recuperação, com uma absorção 17.258 m2 em Lisboa, 42% superior ao volume registado no mesmo período do ano anterior. O Corredor Oeste, por um lado, manteve a sua primazia em termos de zona com maior procura e, por outro, apresentou a maior vacancy rate. Analisadas as prime rents verificou-se que, à exceção das zonas 1 e 2, todas as restantes observaram quedas, o que se traduziu numa maior estabilidade das rendas prime nas localizações mais centrais.

O segmento industrial apresentou igualmente uma recuperação ligeira, corroborada por uma perceção positiva crescente por parte dos diferentes operadores, nomeadamente logísticos. Não obstante, os níveis reduzidos de procura dos últimos anos provocaram um excesso considerável na oferta e, por conseguinte, uma redução nos preços. No que concerne à promoção de novas unidades, manteve-se a estagnação, apenas contrariada por pequenas operações pontuais resultantes de ocupações próprias.

As operações concretizadas no mercado residencial no âmbito do Golden Visa Program não foram, nem serão, a luz ao fundo do túnel. O segmento continuou a ser negativamente marcado pela conjugação dos cortes significativos no rendimento disponível das famílias e por um acesso ao crédito muito restrito e dispendioso.

O setor de retalho de rua pareceu ter iniciado um novo ciclo, menos direcionado para a redução de custos e mais centralizado na reinvenção dos conceitos. Se é certo que, para a maioria dos operadores, as estratégias de expansão não foram ainda retomadas, não é menos verdade que o encerramento de lojas e/ou redução de áreas no curto prazo não são opções. Nos centros comerciais as vendas revelaram algumas melhorias, ainda que com crescimentos diminutos, e a performance desta classe de ativos alterou-se por completo quando comparada com o período pré-crise.

(5)

FUNDIMO

_____________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________ 

RELATÓRIO E CONTAS - primeiro semestre de 2014 4

MERCADO DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Em 30 de Junho de 2014, o valor líquido dos fundos de investimento imobiliário ascendia a 12.081 milhões de euros (M€), o que traduz numa diminuição de 1,7% desde o início do ano.

Na mesma data o património imobiliário detido por estes fundos (incluindo imóveis, participações em sociedades imobiliárias e unidades de participação de fundos imobiliários) totalizou 14.027 M€, o que representa 116% do total das carteiras e engloba o recurso ao financiamento por parte destes fundos. No primeiro semestre de 2014, apenas os Fundos de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional (FIIAH) Fechados registaram um crescimento de volume, que se situou 39 M€.

As restantes categorias de fundos imobiliários, por seu lado, sofreram decréscimos nos montantes sob gestão: os Fundos Imobiliários Abertos baixaram 109 M€, os Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEIIF) diminuíram 79 M€ e os Fundos Fechados sofreram um decréscimo de 62 M€.

MERCADO DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS PORTUGUÊS

Fonte: APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, de Pensões e Patrimónios

Neste período verificou-se a liquidação de 4 fundos e o número de fundos imobiliários portugueses em atividade reduziu-se para 250, face aos 254 que existiam no final de 2013.

Os fundos imobiliários portugueses são geridos por 33 sociedades gestoras, sendo que as cinco maiores concentram 49% do mercado. A sociedade com maior volume de ativos sob gestão é a Interfundos, com uma quota de 12,7%, seguida da Fundger com uma quota de 11,7%.

0 M€ 2.000 M€ 4.000 M€ 6.000 M€ 8.000 M€ 10.000 M€ 12.000 M€ 14.000 M€ 2010 2011 2012 2013 2014

(6)

FUNDIMO

_____________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________ 

RELATÓRIO E CONTAS - primeiro semestre de 2014 5

ATIVIDADE DO FUNDO

Caracterização

O Fundo de Investimento Imobiliário Aberto FUNDIMO iniciou a sua atividade em 25 de Maio de 1987 e é comercializado na Caixa Geral de Depósitos, tendo como objetivo principal do Fundo proporcionar aos participantes o acesso a uma carteira de ativos imobiliários, com vista à obtenção de rendimentos semestrais dependentes da rendibilidade a médio e longo prazo do mercado imobiliário.

O património do Fundo é composto predominantemente por prédios urbanos ou frações autónomas enquadrados no mercado de arrendamento e compra e venda destinados ao sector do comércio e serviços, ou por terrenos destinados à promoção imobiliária.

Estratégia

No balanço deste primeiro semestre de 2014 e face a algum otimismo alicerçado nas expectativas que se perspetivam para os próximos meses, ainda que ligeiras, a Fundger, no Fundo Fundimo, mantém o foco na alienação ao melhor preço dos imóveis considerados não-estratégicos e, simultaneamente, na aquisição de ativos core, que lhe permitam valorização e escalabilidade.

A evolução e adequação dos modelos operativos empregues às tendências atuais de negócio têm proporcionado uma pro-atividade na renegociação dos contratos de arrendamento, mitigando riscos, ainda que com inevitáveis ajustamentos em baixa das rendas. Não menos importante, a angariação de clientes com bons níveis reputacional e creditício tem contribuído para uma diminuição da taxa de desocupação. Paralelamente a esta linha de atuação manteve-se uma prossecução na melhoria dos imóveis, através da sua reconversão, modernização ou reposicionamento, bem como na diminuição dos custos operacionais.

Tendo presentes as grandes dificuldades que as empresas atravessam, a boa cobrança continua ser uma preocupação fundamental, com grande perseverança, eficiência e multidisciplinaridade, o que tem evitado o surgimento de novos casos e extinguido outros com apreciável longevidade.

Avaliação do desempenho

Em 30 de Junho de 2014, o valor líquido global do fundo FUNDIMO ascendia a 720.660.307 euros, repartidos por 95.454.641 unidades de participação, detidas por 16.729 participantes. O fundo registou uma rendibilidade líquida de -0,44% nos últimos doze meses.

(7)

FUNDIMO

_____________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________ 

RELATÓRIO E CONTAS - primeiro semestre de 2014 6

Dados Históricos

Valores em euros

Ano Volume sob gestão Número de UPs Valor das UPs Rendibilidade Classe de Risco

2004 592.043.482 76.601.763 7,7281 5,05% 1 2005 682.720.785 87.337.826 7,8179 5,12% 1 2006 825.612.331 105.463.798 7,8260 4,13% 1 2007 822.085.494 104.886.867 7,8697 4,57% 1 2008 784.955.458 99.457.887 7,8905 3,89% 1 2009 923.425.139 116.803.802 7,8907 3,21% 1 2010 1.064.116.691 134.380.927 7,9160 3,06% 1 2011 921.887.670 117.792.529 7,8326 1,53% 1 2012 913.567.499 117.703.509 7,7668 1,22% 1 2013 866.560.311 103.136.671 7,5842 -0,36% 1 2014* 720.660.307 95.454.641 7,5633 -0,44% 1 * Dados relativos a 30 de Junho, a Rendibilidade e a Classe de Risco referem-se aos últimos doze meses.

Fonte: Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP)

As rendibilidades divulgadas representam dados passados e não constituem garantia das rendibilidades futuras. O valor das unidades de participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 6 (risco máximo) Valores em euros 2011 2012 2013 2014* Proveitos 82.116.728 65.158.345 62.532.958 41.161.553 Custos 65.817.431 53.504.440 64.941.444 36.718.346 Resultado Líquido 16.299.297 11.653.905 2.408.486 4.443.207 * Dados relativos ao primeiro semestre de 2014

Valores em euros

Custos suportados pelo Fundo 2011 2012 2013 2014*

- Comissão de Gestão 8.288.842 7.726.959 7.037.356 3.046.325 - Comissão de Depósito 1.013.292 944.605 860.309 372.411 - Taxa de Supervisão 240.000 240.000 240.000 118.453

- Auditoria 64.473 54.913 50.922 73.800

Custos suportados pelos participantes 2011 2012 2013 2014*

(8)

FUNDIMO

_____________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________ 

RELATÓRIO E CONTAS - primeiro semestre de 2014 7

(9)

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO FUNDIMO

BALANÇOS EM 30 DE JUNHO DE 2014 E 2013

(Montantes expressos em Euros)

2013

Activo Mais- Menos- Activo Activo

ACTIVO Notas Bruto -Valias -Valias Líquido Líquido PASSIVO E CAPITAL DO FUNDO Notas 2014 2013

ACTIVOS IMOBILIÁRIOS CAPITAL DO FUNDO

Construções 1 e 3 763.311.598 69.831.147 (39.371.447) 793.771.298 912.656.883 Unidades de participação 2 475.965.861 553.937.285

Total de Activos Imobiliários 763.311.598 69.831.147 (39.371.447) 793.771.298 912.656.883 Variações patrimoniais 2 223.894.140 265.543.969

Resultados transitados 2 23.735.057 42.853.418

CONTAS DE TERCEIROS Resultados distribuídos 2 (7.377.957) (8.640.190)

Devedores por rendas vencidas 8 e 14 20.901.124 - - 20.901.124 22.752.433 Resultado líquido do período 2 4.443.207 5.882.338

Outras contas de devedores 14 1.832.360 - - 1.832.360 2.510.262 Total do Capital do Fundo 720.660.308 859.576.819

Total de Valores a Receber 22.733.484 - - 22.733.484 25.262.695

AJUSTAMENTOS E PROVISÕES

DISPONIBILIDADES Ajustamentos de dívidas a receber 11 20.234.395 22.783.476

Depósitos à ordem 7 6.378.236 - - 6.378.236 2.166.840 Total dos Ajustamentos e Provisões 20.234.395 22.783.476

Total das Disponibilidades 6.378.236 - - 6.378.236 2.166.840

CONTAS DE TERCEIROS

ACRÉSCIMOS E DIFERIMENTOS Rendimentos a pagar a participantes 15 50.356 49.957

Proveitos a receber 16 51.678 - - 51.678 67.886 Outras contas de credores 15 6.907.927 4.662.333

Outros acréscimos e diferimentos 16 972.335 - - 972.335 3.167.851 Empréstimos obtidos 15 70.000.000 50.000.000

Total dos Acréscimos e Diferimentos Activos 1.024.013 - - 1.024.013 3.235.737 Adiantamentos por venda de imóveis 1 300.000 240.000

Total dos Valores a Pagar 77.258.283 54.952.290

ACRÉSCIMOS E DIFERIMENTOS

Acréscimos de custos 17 1.596.840 1.693.860

Receitas com proveito diferido 17 4.055.040 4.173.539

Outros acréscimos e diferimentos 17 102.165 142.170

Total dos Acréscimos e Diferimentos Passivos 5.754.045 6.009.570

Total do Activo 793.447.331 69.831.147 (39.371.447) 823.907.031 943.322.155 Total do Passivo e Capital do Fundo 823.907.031 943.322.155

Total do Número de Unidades de Participação 2 95.422.198 111.053.999 Valor Unitário da Unidade de Participação 2 7,5523 7,7402

(10)

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO FUNDIMO DEMONSTRAÇÕES DOS RESULTADOS PARA OS SEMESTRES

FINDOS EM 30 DE JUNHO DE 2014 E 2013 (Montantes expressos em Euros)

CUSTOS E PERDAS Notas 2014 2013 PROVEITOS E GANHOS Notas 2014 2013

CUSTOS E PERDAS CORRENTES PROVEITOS E GANHOS CORRENTES

Juros e custos equiparados Juros e proveitos equiparados

De operações correntes 20 1.412.634 1.070.874 Outros de operações correntes 20 4.884 -

Comissões: Ganhos em operações financeiras e activos imobiliários

Em activos imobiliários 18 49.409 12.997 Na carteira de títulos e participações 22 - 47.589

Outras de operações correntes 18 3.537.279 4.158.706 Em activos imobiliários 22 5.611.999 2.061.784

Perdas em operações financeiras e activos imobiliários Rendimento de activos imobiliários 21 20.675.604 21.530.155

Na carteira de títulos e participações 22 - 133.751 Provisões do exercício

Em activos imobiliários 22 10.957.050 3.621.843 Ajustamentos de dívidas a receber 11 14.865.752 3.750.979

Impostos e taxas: Outros proveitos e custos correntes 6 4

Imposto sobre o rendimento 12 5.121.892 4.564.271 Total de Proveitos e Ganhos Correntes 41.158.245 27.390.511

Impostos indirectos 12 307.487 377.703

Provisões do exercício PROVEITOS E GANHOS EVENTUAIS

Ajustamentos de dívidas a receber 11 13.025.883 4.677.357 Ganhos extraordinários 23 1.291 85.650

Fornecimentos e serviços externos 19 2.304.009 2.885.103 Ganhos de exercícios anteriores 23 1.991 6.260

Outros custos e perdas correntes 2.703 2.863 Outros ganhos eventuais 23 26 5

Total de Custos e Perdas Correntes 36.718.346 21.505.468 Total de Proveitos e Ganhos Eventuais 3.308 91.915

CUSTOS E PERDAS EVENTUAIS

Outras perdas eventuais 23 - 94.620

Total dos Custos e Perdas Eventuais - 94.620

Resultado líquido do período 2 4.443.207 5.882.338

Total 41.161.553 27.482.426 Total 41.161.553 27.482.426

Resultados da carteira de títulos - (86.162) Resultados eventuais 3.308 (2.705)

Resultados de activos imobiliários 14.817.004 16.145.618 Resultados antes de impostos sobre o rendimento 9.565.099 10.446.609

Resultados correntes 4.439.899 5.885.043 Resultado líquido do período 4.443.207 5.882.338

(11)

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO FUNDIMO DEMONSTRAÇÕES DOS FLUXOS MONETÁRIOS NOS SEMESTRES

FINDOS EM 30 DE JUNHO DE 2014 E 2013 (Montantes expressos em Euros)

DISCRIMINAÇÃO DOS FLUXOS

OPERAÇÕES SOBRE AS UNIDADES DO FUNDO

RECEBIMENTOS:

Subscrição de unidades de participação 1.461.080 1.461.080 22.150.755 22.150.755

PAGAMENTOS:

Resgates de unidades de participação 59.359.289 73.383.583

Rendimentos pagos aos participantes 7.377.957 66.737.246 8.639.991 82.023.574

Fluxo das operações sobre as unidades do Fundo (65.276.166) (59.872.819)

OPERAÇÕES COM ACTIVOS IMOBILIÁRIOS

RECEBIMENTOS:

Alienação de activos imobiliários 22.008.415 22.251.135

Rendimentos de activos imobiliários 23.364.351 23.235.243

Adiantamentos por venda de activos imobiliários 60.000 60.000

Outros recebimentos de activos imobiliários 149 45.432.915 - 45.546.378

PAGAMENTOS:

Aquisição de activos imobiliários - 13.526.682

Despesas correntes (FSE) com activos imobiliários 2.836.597 4.238.061

Despesas com activos imobiliários 14.789 2.851.386 219.381 17.984.124

Fluxo das operações sobre activos imobiliários 42.581.529 27.562.254

OPERAÇÕES DA CARTEIRA DE TÍTULOS

RECEBIMENTOS

Venda de títulos - - 6.172.026 6.172.026

Fluxos das operações da carteira de títulos - 6.172.026

OPERAÇÕES GESTÃO CORRENTE

RECEBIMENTOS:

Juros de depósitos bancários 3.443

Contração de empréstimos 50.000.000 65.000.000

Outros recebimentos correntes 1.317 50.004.760 - 65.000.000

PAGAMENTOS: Comissão de gestão 3.107.360 3.658.910 Comissão de depósito 379.873 447.298 Impostos e taxas 9.868.449 10.758.813 Reembolso de empréstimos 15.000.000 25.000.000 Juros de empréstimos 1.313.708 926.160

Outros pagamentos correntes 93 29.669.483 23.450 40.814.631

Fluxo das operações de gestão corrente 20.335.277 24.185.369

OPERAÇÕES EVENTUAIS

RECEBIMENTOS:

Ganhos imputáveis a exercícios anteriores 2 6.259

Outros recebimentos de operações eventuais - 2 105.572 111.831

PAGAMENTOS:

Outros pagamentos de operações eventuais - - 94.620 94.620

Fluxo das operações eventuais 2 17.211

Saldo dos fluxos monetários do período (2.359.358) (1.935.959)

Disponibilidades no início do período 8.737.594 4.102.799

Disponibilidades no fim do período 6.378.236 2.166.840

O anexo faz parte integrante da demonstração dos fluxos monetários no semestre findo em 30 de Junho de 2014.

(12)

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO FUNDIMO

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 30 DE JUNHO DE 2014 (Montantes expressos em Euros)

INTRODUÇÃO

O Fundo de Investimento Imobiliário Aberto Fundimo (Fundo) iniciou a sua actividade em 25 de Maio de 1987, de acordo com autorização concedida pela Portaria nº 673/86 do Ministério das Finanças. Trata-se de um fundo de investimento imobiliário aberto, constituído por tempo indeterminado. Nos termos da Lei e do Regulamento de Gestão do Fundo, este é essencialmente composto por um conjunto de activos imobiliários e por outros valores mobiliários, legalmente autorizados.

O Fundo é administrado, gerido e representado pela Fundger – Sociedade Gestora de Fundos de

Investimento Imobiliário, S.A. (Sociedade Gestora), sendo as funções de entidade depositária (depositário) asseguradas pela Caixa Geral de Depósitos, S.A..

As notas que se seguem respeitam a numeração sequencial definida no Plano Contabilístico dos Fundos de Investimento Imobiliário. As notas cuja numeração se encontra ausente não são aplicáveis ou a sua apresentação não é relevante para a leitura das demonstrações financeiras anexas.

BASES DE APRESENTAÇÃO E PRINCIPAIS POLÍTICAS CONTABILÍSTICAS

As demonstrações financeiras foram preparadas com base nos registos contabilísticos do Fundo,

mantidos de acordo com o Plano Contabilístico dos Fundos de Investimento Imobiliário, estabelecido pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e regulamentação complementar emitida por esta entidade. As políticas contabilísticas mais significativas utilizadas na preparação das demonstrações financeiras, foram as seguintes:

a) Especialização de exercícios

O Fundo regista os seus proveitos e custos de acordo com o princípio da especialização de

exercícios, sendo reconhecidos à medida que são gerados, independentemente do momento do seu recebimento ou pagamento.

b) Comissão de gestão

A comissão de gestão constitui um encargo do Fundo, a título de remuneração dos serviços de gestão do seu património que lhe são prestados pela Sociedade Gestora.

Segundo o Regulamento de Gestão, em 30 de Junho de 2014 esta comissão é calculada por aplicação de uma taxa anual de 0,818% sobre o valor líquido diário do Fundo, antes do cálculo de comissões, e paga postecipadamente, sendo registada na rubrica “Comissões” (Nota 18).

c) Comissão de depositário

Esta comissão destina-se a fazer face às despesas do banco depositário relativas aos serviços prestados ao Fundo.

Segundo o Regulamento de Gestão, em 30 de Junho de 2014 a comissão do banco depositário é calculada através da aplicação de uma taxa anual de 0,10% sobre o valor líquido diário do Fundo, com referência ao último dia útil de cada mês, antes do cálculo de comissões, e paga

postecipadamente, sendo registada na rubrica “Comissões” (Nota 18). d) Taxa de supervisão

A taxa de supervisão devida à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários constitui um encargo do Fundo. Este encargo é calculado por aplicação de uma taxa ao valor global do Fundo no final de cada mês, sendo registado na rubrica “Comissões” (Nota 18). Em 30 de Junho de 2014, esta taxa ascendia a 0,0266‰. Sempre que o montante calculado seja inferior a 200 Euros ou superior a 20.000 Euros, a taxa mensal devida corresponde a um desses limites.

(13)

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO FUNDIMO

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 30 DE JUNHO DE 2014 (Montantes expressos em Euros)

e) Activos imobiliários

As construções acabadas adquiridas pelo Fundo são registadas de acordo com os pagamentos efectuados, acrescidos das despesas relativas a escrituras, registos e eventuais obras de melhoramento ou reconversão. De acordo com a legislação em vigor, os imóveis não são amortizados.

Nos termos do Decreto-Lei nº 13/2005, de 7 de Janeiro, as aquisições de bens imóveis e as respectivas alienações são precedidas dos pareceres de, pelo menos, dois peritos avaliadores independentes, nomeados de comum acordo entre a Sociedade Gestora e o banco depositário. A valorização de cada um dos imóveis é definida pela Sociedade Gestora, no contexto do Regulamento nº 7/2007 da CMVM, e reanalisada periodicamente por comparação do seu valor contabilístico com o resultante das avaliações dos citados peritos independentes, sendo cada imóvel valorizado no intervalo compreendido entre o valor de aquisição e a média aritmética simples dos valores indicados nos relatórios de avaliação.

Nos termos do Decreto-Lei acima referido, os imóveis devem ser avaliados com uma periodicidade mínima de dois anos e sempre que ocorra uma alteração significativa no seu valor.

As mais ou menos-valias que resultam do ajustamento do custo dos imóveis ao seu valor venal são reconhecidas nas rubricas “Ganhos e perdas em operações financeiras e activos imobiliários – Ajustamentos favoráveis/desfavoráveis” da demonstração dos resultados, tendo como contrapartida as rubricas “Mais-valias” e “Menos-valias” do Activo.

Na data da escritura as mais ou menos-valias geradas na alienação de imóveis são reflectidas na demonstração dos resultados desse período, sendo determinadas com base na diferença entre o valor de venda e o seu valor de balanço, que reflecte as valorizações efectuadas até essa data. Os imóveis destinam-se a arrendamento. As rendas são reconhecidas como proveitos no ano a que respeitam, sendo as rendas recebidas antecipadamente registadas na rubrica "Acréscimos e diferimentos passivos – Receitas com proveito diferido” (Nota 17).

f) Carteira de títulos

Os títulos encontram-se valorizados pelo respectivo valor de mercado, sendo as mais e menos-valias potenciais reflectidas na rubrica “Mais e menos valias” do balanço por contrapartida das rubricas de “Ganhos e perdas em operações financeiras e activos imobiliários – Na carteira de títulos e

participações” da demonstração dos resultados. g) Contas de terceiros

As dívidas de terceiros reflectem o valor que se espera efectivamente receber. Neste sentido, o Fundo provisionou a totalidade das rendas e condomínios vencidos com uma antiguidade superior a três meses não cobertos por garantias bancárias. As situações em contencioso são provisionadas na totalidade (Notas 8 e 11).

h) Unidades de participação

O valor de cada unidade de participação é calculado dividindo o valor líquido global do Fundo, pelo número de unidades de participação em circulação. O valor líquido do património corresponde ao somatório das rubricas do capital do Fundo, nomeadamente, unidades de participação, variações patrimoniais, resultados transitados, resultados distribuídos e resultado líquido do período.

A rubrica “Variações patrimoniais” resulta da diferença entre o valor de subscrição ou do resgate e o valor base da unidade de participação, na data da operação.

O Fundo distribui rendimentos aos detentores das unidades de participação semestralmente, em Junho e Dezembro.

As subscrições e resgates de unidades de participação são efectuados ao seu valor de mercado.

(14)

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO FUNDIMO

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 30 DE JUNHO DE 2014 (Montantes expressos em Euros)

i) Impostos diferidos

Não são registados impostos diferidos passivos relativos às mais-valias líquidas potenciais que foram registadas por via da reavaliação dos imóveis em carteira.

1. ACTIVOS IMOBILIÁRIOS

O saldo destas rubricas é composto por imóveis com as seguintes características:

30-06-2014 30-06-2013

Mais e Valia

Ano de Custo de (menos)-valias Valor de Valor de potencial Valor de

Imóvel Notas avaliação aquisição potenciais balanço avaliação adicional balanço Localização Edifícios para arrendamento e/ou venda:

Álvaro Pais 2012 50.406.760 111.179 50.517.939 50.517.939 - 50.517.939 Lisboa Casal S. Pedro 2012 41.041.965 567.547 41.609.512 41.609.512 - 41.609.512 Vila Nova da Rainha Green Park 2012 28.649.500 9.381.600 38.031.100 38.031.100 - 38.031.100 Lisboa Tagus XXXV 2012 36.913.611 127.580 37.041.191 37.041.191 - 37.041.191 Oeiras Central Park 2013 34.773.744 265.221 35.038.965 35.038.965 - 36.460.820 Linda-a-Velha Open 2013 35.614.420 (2.559.670) 33.054.750 33.054.750 - 33.118.031 Lisboa Securitas 2013 20.850.978 (701.361) 20.149.617 20.149.617 - 20.280.867 Linda-a-Velha São Julião do Tojal 2013 18.144.334 1.087.560 19.231.894 19.231.894 - 19.144.331 Loures República 35 2012 15.802.115 1.664.435 17.466.550 17.466.550 - 17.466.550 Lisboa Chiado Parqueamento 2013 10.852.048 6.292.616 17.144.664 17.144.664 - 14.505.069 Lisboa Arquiparque 5 2013 19.344.843 (2.485.768) 16.859.075 16.859.075 - 16.859.075 Algés Centrum 2013 15.236.936 845.339 16.082.275 16.082.275 - 16.862.028 Lisboa Pestana Atlantic Bay 2012 12.096.384 3.168.570 15.264.954 15.264.954 - 15.264.954 Funchal EFACEC 2013 17.096.244 (1.852.244) 15.244.000 15.244.000 - 15.974.040 Carnaxide Arneiros 2012 13.395.616 761.428 14.157.044 14.157.044 - 14.157.044 Vila Nova da Rainha Heron 2012 12.660.042 1.258.982 13.919.024 13.919.024 - 13.919.024 Lisboa Granja - Vialonga 2012 14.667.052 (1.470.824) 13.196.228 13.196.228 - 13.196.228 Vila Franca de Xira Altejo 2013 11.467.142 1.614.226 13.081.368 13.081.368 - 12.118.588 Lisboa Arquiparque 4 2013 13.049.854 (545.609) 12.504.245 12.504.245 - 13.771.360 Vale de Algés Pinta 2013 15.774.846 (3.604.963) 12.169.883 12.169.883 - 15.551.982 Lisboa Atlas IV 2013 13.210.735 (1.085.235) 12.125.500 12.125.500 - 12.519.815 Miraflores Arquiparque 1 2013 12.444.408 (656.859) 11.787.549 11.787.549 - 11.923.085 Miraflores OMNI 2012 11.005.812 382.538 11.388.350 11.388.350 - 11.388.350 Lisboa Citizen 2013 10.893.984 (20.509) 10.873.475 10.873.475 - 10.924.931 Lisboa Health Club - Miraflores 2013 9.818.180 882.649 10.700.829 10.700.829 - 10.861.114 Miraflores Chiado - Galeria 2013 6.858.845 3.751.160 10.610.005 10.610.005 - 12.093.328 Lisboa Marquês de Pombal 16 2013 11.369.828 (1.571.328) 9.798.500 9.798.500 - 9.796.800 Lisboa Infante 2013 11.333.550 (1.753.995) 9.579.555 9.579.555 - 10.055.753 Lisboa Campo Grande 378 2013 8.606.900 537.742 9.144.642 9.144.642 - 9.699.679 Lisboa Fernão Magalhães 2012 8.040.925 599.929 8.640.854 8.640.854 - 8.640.854 Porto Salvo São Carlos 2013 9.226.384 (903.936) 8.322.448 8.322.448 - 8.761.767 Lisboa Marquês de Pombal 15 2013 9.179.459 (927.459) 8.252.000 8.252.000 - 8.626.555 Lisboa Passil 2012 8.440.439 (357.289) 8.083.150 8.083.150 - 8.083.150 Alcochete Francisco M. Melo 2013 6.853.197 857.588 7.710.785 7.710.785 - 8.174.894 Lisboa

Lixa 2013 7.204.043 418.392 7.622.435 7.622.435 - - Lixa

Montelavar 2013 6.767.446 321.280 7.088.726 7.088.726 - - Montelavar Alexandre Herculano 60 2013 6.175.497 772.953 6.948.450 6.948.450 - 7.056.986 Lisboa Quinta do Lambert 2013 5.057.989 1.887.576 6.945.565 6.945.565 - 8.488.533 Lisboa Floresta Center 2013 6.233.990 282.010 6.516.000 6.516.000 - 6.997.350 Tapada das Mercês Amadeu Sousa Cardoso 2013 5.696.691 719.397 6.416.088 6.416.088 - 7.551.848 Miraflores

Régua 2013 5.801.183 126.948 5.928.131 5.928.131 - - Peso Da Régua

Primolisboa 2012 5.560.419 (135.544) 5.424.875 5.424.875 - 5.424.875 Lisboa

Parque Oceano 2013 2.938.313 2.373.537 5.311.850 5.311.850 - 5.311.850 Sto Amaro de Oeiras Casal de Alfragide 2013 5.132.086 126.914 5.259.000 5.259.000 - 5.228.262 Alfragide Garrett 62 2013 5.988.951 (801.040) 5.187.911 5.187.911 - 5.014.806 Lisboa Arriaga - António José de Almeida 2012 4.738.615 108.545 4.847.160 4.847.160 - 4.847.160 Funchal Presidente 2012 1.726.637 2.718.513 4.445.150 4.445.150 - 4.708.650 Lisboa Marina Forum 2014 3.323.600 853.034 4.176.634 4.176.634 - 4.630.150 Funchal Arriaga - João de Tavira 2012 4.100.832 37.972 4.138.804 4.138.804 - 4.138.804 Funchal Infante D. Henrique 2013 4.082.784 52.486 4.135.270 4.135.270 - 4.194.331 Lisboa Palmeira 2013 4.868.144 (739.144) 4.129.000 4.129.000 - 4.391.913 Porto Amoreiras 2012 1.242.526 2.507.424 3.749.950 3.749.950 - 3.749.950 Lisboa Actor Taborda 2013 2.558.141 946.499 3.504.640 3.504.640 - 3.620.850 Lisboa Queijas 2012 3.219.061 115.074 3.334.135 3.334.135 - 3.334.135 Oeiras Sintra - Heliodoro Salgado 2012 3.151.567 156.764 3.308.331 3.308.331 - 3.308.331 Sintra Garrett 74 2013 4.006.904 (825.986) 3.180.918 3.180.918 - 3.650.867 Lisboa Pataias - Armazém 2012 3.478.288 (412.238) 3.066.050 3.066.050 - 3.066.050 Pataias - Alcobaça Loures 2 2013 912.635 2.002.574 2.915.209 2.915.209 - 2.796.636 Camarate Campo Grande 28 2012 2.825.088 18.676 2.843.764 2.843.764 - 2.843.764 Lisboa

Loures 1 2013 1.175.332 1.645.460 2.820.792 2.820.792 - 2.953.361 Charneca do Lumiar Garrett 78 2013 1.207.557 1.109.846 2.317.403 2.317.403 - 2.286.380 Lisboa

(15)

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO FUNDIMO

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 30 DE JUNHO DE 2014 (Montantes expressos em Euros)

30-06-2014 30-06-2013

Mais e Valia

Ano de Custo de (menos)-valias Valor de Valor de potencial Valor de

Imóvel Notas avaliação aquisição potenciais balanço avaliação adicional balanço Localização Lumiar - Alameda das Linhas de Torres 2012 2.124.134 59.602 2.183.736 2.183.736 - 2.183.736 Lumiar Luísa Todi 2013 2.369.153 (219.540) 2.149.613 2.149.613 - 2.217.411 Setúbal Castil 2012 670.012 1.456.301 2.126.313 2.126.313 - 4.007.383 Lisboa Porto Alto - Armazém 2013 1.781.174 284.382 2.065.556 2.065.556 - 2.198.255 Porto Alto Sapec Bay 2013 2.631.214 (566.214) 2.065.000 2.065.000 - 2.340.500 Setúbal Emídio Navarro 2012 2.034.030 10.506 2.044.536 2.044.536 - 2.044.536 Coimbra Quinta do Conde 2013 1.600.133 434.367 2.034.500 2.034.500 - 2.225.000 Sobreda - Almada Algés - Combatentes da Grande Guerra 2012 1.829.345 107.941 1.937.286 1.937.286 - 1.937.286 Algés Pertejo 2013 2.118.372 (189.084) 1.929.288 1.929.288 - 2.018.462 Lisboa Alapraia 2013 1.799.537 78.963 1.878.500 1.878.500 - 1.877.500 Alapraia - Cascais Lusivial 2012 1.092.809 761.051 1.853.860 1.853.860 - 2.239.924 Lisboa Castelhana 2013 1.738.977 95.023 1.834.000 1.834.000 - 1.883.500 Cascais Bolsa 2012 1.630.504 93.650 1.724.154 1.724.154 - 1.724.154 Lisboa Rego D Agua 2014 1.842.532 (246.155) 1.596.377 1.596.377 - 1.847.894 Leiria Mealhada - H 2012 1.583.629 3.027 1.586.656 1.586.656 - 1.586.656 Mealhada Anjos 2012 588.107 870.744 1.458.851 1.458.851 - 1.458.851 Lisboa S.Sebastião-Ericeira 2012 1.436.455 (2.373) 1.434.082 1.434.082 - 1.434.082 Ericeira E.N. Leiria Fátima 2014 1.516.265 (83.528) 1.432.737 1.432.737 - 1.493.153 Fátima Mafra - D. João V 2012 1.338.020 49.087 1.387.107 1.387.107 - 1.387.107 Mafra Arquiparque 6 2013 1.126.896 184.251 1.311.147 1.311.147 - 1.308.450 Vale de Algés Fundão - Três Lagares 2012 1.217.455 77.878 1.295.333 1.295.333 - 1.295.333 Fundão Linda-a-Velha 2012 1.264.575 10.341 1.274.916 1.274.916 - 1.402.416 Linda-a-Velha Fonte Nova - José Rodrigues Miguéis 2012 1.203.673 55.812 1.259.485 1.259.485 - 1.259.485 Benfica Campo Grande 46 2013 835.066 417.808 1.252.874 1.252.874 - 1.624.500 Lisboa Caldas de Vizela - Latino Coelho 2012 1.167.274 75.280 1.242.554 1.242.554 - 1.242.554 Vizela António José Almeida 2014 656.598 551.051 1.207.649 1.207.649 - 1.691.372 Lisboa Paredes - Nuno Álvares 2012 1.204.975 (15.910) 1.189.065 1.189.065 - 1.189.065 Paredes Artilharia Um 2013 1.172.300 12.699 1.184.999 1.184.999 - 1.185.000 Lisboa Batel - Lote 6 2012 2.016.432 (832.882) 1.183.550 1.183.550 - 1.183.550 Alcochete Ivone Silva 2013 1.521.911 (373.412) 1.148.499 1.148.499 - 1.197.630 Lisboa Espinho - Rua 19 2012 1.147.641 (13.064) 1.134.577 1.134.577 - 1.134.577 Espinho Caminha - Conselheiro Silva Torres 2012 1.090.445 5.424 1.095.869 1.095.869 - 1.095.869 Caminha Cascais 2012 632.413 438.337 1.070.750 1.070.750 - 1.070.750 Cascais Setubal - Av. Angola 2012 1.068.355 244 1.068.599 1.068.599 - 1.068.599 Setubal Grândola - Nuno Álvares Pereira 2012 1.024.512 43.973 1.068.485 1.068.485 - 1.068.485 Grândola República 50 2013 277.281 754.490 1.031.771 1.031.771 - 19.701.507 Lisboa Tomar - Serpa Pinto 2012 964.001 (5.691) 958.310 958.310 - 958.310 Tomar António Serpa I 2013 1.402.089 (460.484) 941.605 941.605 - 3.009.482 Lisboa Duarte Pacheco 2012 938.744 (30.971) 907.773 907.773 - 907.773 Leiria 1º d Maio-Portalegre 2014 1.270.799 (366.665) 904.134 904.134 - 1.245.475 Portalegre Coruche - 5 de Outubro 2012 901.175 (38.188) 862.987 862.987 - 862.987 Coruche Montemor-o-Novo Gago Coutinho 2012 861.167 (4.575) 856.592 856.592 - 856.592 Montemor-o-Novo Columb. B. Pinheiro I 2013 633.414 188.098 821.512 821.512 - 2.156.015 Lisboa Portela de Sintra 0644 2012 823.830 (3.297) 820.533 820.533 - 820.534 Sintra Vila Nova De Gaia 0888 2012 803.927 (3.969) 799.958 799.958 - 799.959 Vila Nova De Gaia Benavente - Luís de Camões 2012 782.041 (14.856) 767.185 767.185 - 767.185 Benavente Machico - Edifício Perestrelo 2012 706.969 (27.307) 679.662 679.662 - 679.662 Machico Santiago do Cácem 2014 998.632 (336.839) 661.793 661.793 - 1.000.523 Santiago do Cácem Armazéns Matosinhos 2013 430.235 193.776 624.011 624.011 - 661.153 Monte dos Pipos Quadrotejo Lote 1-24 2012 756.317 (161.617) 594.700 594.700 - 594.700 Entroncamento Carregado V.Monteiro 2012 568.062 1.072 569.134 569.134 - 569.134 Carregado

Garrett 54 2013 199.333 344.239 543.572 543.572 - 573.183 Lisboa

Santa Cruz 2014 763.943 (227.322) 536.621 536.621 - 752.324 Santa Cruz Vieira de Leiria 2014 652.611 (117.922) 534.689 534.689 - 619.657 Leiria Alenquer 2014 658.280 (139.080) 519.200 519.200 - 662.577 Alenquer Luis Gonzaga 2012 522.748 (6.881) 515.867 515.867 - 515.867 Coimbra

Carregado 2012 523.308 (9.494) 513.814 513.814 - 513.814 Carregado

Brabus 2013 750.304 (254.305) 495.999 495.999 - 582.576 Batalha

Quinta das Palmeiras 2012 450.456 42.953 493.409 493.409 - 493.409 Oeiras Les Palaces I 2013 519.768 (32.318) 487.450 487.450 - 2.181.901 Porto

Tapada das Mercês 2014 794.113 (309.079) 485.034 485.034 - 780.025 Tapada das Mercês Marina Club I 2014 485.045 (7.187) 477.858 477.858 - 842.695 Funchal Entroncamento 2014 841.253 (366.886) 474.367 474.367 - 825.458 Entroncamento

Chamusca 2014 801.365 (327.965) 473.400 473.400 - 788.966 Chamusca

Porto de Mós 2014 1.000.230 (538.358) 461.872 461.872 - 982.146 Porto de Mós

Faro 2012 187.811 271.475 459.286 459.286 - 459.287 Faro

Portalegre-G.Tavares 2014 635.746 (179.691) 456.055 456.055 - 623.138 Portalegre Braga - Fonte Mundo 2014 713.951 (272.509) 441.442 441.442 - 707.117 Braga Setubal - Camarinha 2012 429.257 (5.057) 424.200 424.200 - 424.200 Setubal Praça Madalenas 2012 421.453 (6.895) 414.558 414.558 - 414.558 Funchal Maninhos - Vermoim 2069 2012 399.189 4.985 404.174 404.174 - 404.175 Maia Lisboa - Actor Isi. 2014 569.200 (173.200) 396.000 396.000 - 563.054 Lisboa

(16)

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO FUNDIMO

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 30 DE JUNHO DE 2014 (Montantes expressos em Euros)

30-06-2014 30-06-2013

Mais e Valia

Ano de Custo de (menos)-valias Valor de Valor de potencial Valor de

Imóvel Notas avaliação aquisição potenciais balanço avaliação adicional balanço Localização Alcochete - Almirante Gago Coutinho 2012 391.820 1.281 393.101 393.101 - 393.101 Alcochete Saudade - Alcanena 2014 554.544 (192.654) 361.890 361.890 - 531.723 Alcanena Parque S Joao – Porto 0374 2012 317.249 7.177 324.426 324.426 - 324.427 Porto Açude Real 2014 752.949 (437.178) 315.771 315.771 - 744.410 Torres Novas Mealhada - I 2012 308.615 (1.296) 307.319 307.319 - 307.319 Mealhada

Feijó 2012 83.784 211.196 294.980 294.980 - 294.980 Feijó

Porto Alto - Loja 2014 453.603 (182.853) 270.750 270.750 - 446.691 Porto Alto

Lis 2012 304.328 (77.261) 227.067 227.067 - 227.068 Leiria

Arazede 0101 2012 211.170 1.883 213.053 213.053 - 213.054 Azarede

Cons.Fernando Sousa 2012 125.167 72.583 197.750 197.750 - 197.750 Lisboa

Quinta da Marquesa N/A - - - 20.124.883 Palmela

Torres Novas - Dia II N/A - - - 19.661.576 Torres Novas

Vila Sol - F5 I N/A - - - 18.868.090 Quarteira

Vila Sol - B 16 I N/A - - - 14.588.930 Quarteira

Rinave N/A - - - 5.459.632 Carnide

Chiado Terrasse I N/A - - - 4.178.093 Lisboa

Vila Sol - B 34 I N/A - - - 3.727.100 Quarteira

Armazem Terrugem I N/A - - - 3.486.824 Sintra

Planasa I N/A - - - 1.788.762 Lisboa

Marquês de Tomar 44 N/A - - - 545.577 Lisboa

Caldas I N/A - - - 439.906 Caldas da Raínha

Matinha I N/A - - - 393.205 Lisboa

Vale Grande N/A - - - 293.989 Leiria

763.311.598 30.459.700 793.771.298 793.771.298 - 912.656.883 Adiantamentos por venda de imóveis:

Quadrotejo Lote 1-24 (300.000) - (300.000) - - (240.000) Entroncamento

(300.000) - (300.000) - - (240.000)

Em 30 de Junho de 2014, o montante de 30.459.700 Euros corresponde à soma algébrica das mais e menos-valias potenciais registadas resultantes da valorização dos imóveis nos montantes de

69.831.147 Euros e 39.371.447 Euros, respectivamente.

O valor de avaliação considerado corresponde à média simples do valor atribuído pelos respectivos peritos avaliadores nas avaliações efectuadas.

Em 30 de Junho de 2014 e 2013, a carteira de activos imobiliários apresentada inclui imóveis arrendados à Caixa Geral de Depósitos, S.A. com valor venal de 39.068.157 Euros e 39.641.535 Euros, respectivamente, que funcionam como agências bancárias.

As principais transacções efectuadas durante o semestre findo em 30 de Junho de 2014 foram as seguintes:

Venda de imóveis à Caixa Imobiliário, S.A. (I)

Após autorização da CMVM em 20 de Dezembro de 2013, em Janeiro e Junho de 2014 o Fundo celebrou por escritura pública com a Caixa Imobiliário, S.A. (empresa do Grupo Caixa Geral de Depósitos, S.A.) dois contratos de venda de 10 e 2 imóveis/fracções, localizados em diversos pontos do País pelo montante total de 17.803.394 Euros e 30.372.250 Euros, respectivamente, totalmente liquidados na data de assinatura do contrato de promessa de compra e venda (Dezembro de 2013). De acordo com os requisitos legais e regulamentares em vigor, a transacção foi efectuada pelo maior entre duas avaliações independentes obtidas para os referidos imóveis previamente à venda.

Após aprovação da CMVM em 16 de Junho de 2014, em Julho de 2014 concretizou-se a venda de um conjunto adicional de imóveis cujo valor de balanço ascende a cerca de 14.692.006 Euros, tendo originado um ganho de 570.321 Euros.

Torres Novas – Dia (II)

Em 30 de Junho de 2014 o Fundo celebrou por escritura pública um contrato de venda de um armazém, sito na Zona Industrial da Zibreira, freguesia da Zibreira, concelho de Torres Novas pelo montante de 20.435.800 Euros, totalmente liquidados na data da escritura.

(17)

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO FUNDIMO

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 30 DE JUNHO DE 2014 (Montantes expressos em Euros)

Em 30 de Junho de 2014, existiam as seguintes opções de compra por parte dos arrendatários relativas a imóveis detidos pelo Fundo:

Vencimento do

Designação Inquilino direito ou obrigação

Edifício Efacec EFACEC Engenharia e

Sistemas, S.A .

A partir de 1 de Janeiro de 2013, por um prazo de dois anos e a partir de 1 de Março de 2018 até 28 de Fevereiro de 2019

Atlantic Bay M. & J. Pestana - Soc. T.

Madeira, S.A .

A partir de 23 de Setembro de 2012, por um prazo de dois anos

Edifício Presidente Millennium BCP A partir de 1 de Outubro de 1990

Green Park Maló Clinic, S.A. A partir de 1 de Fevereiro de 2013, mas apenas relativamente

às frações: "OV" (9º andar C), "GR" a "GU" (parqueamentos 74 a 77), "IA" (parqueamento 107) e "OX" (9º andar D)

Lixa Modelo Continente

Hipermercado, S.A.

A partir de 1 de Janeiro de 2020, por um prazo de cinco anos

Régua Modelo Continente

Hipermercado, S.A.

A partir de 29 de Dezembro de 2019, por um prazo de cinco anos

Montelavar Modelo Continente

Hipermercado, S.A.

A partir de 25 de Outubro de 2025

Em 30 de Junho de 2014 e 2013, o valor de balanço dos edifícios para arrendamento e/ou vendas incluía fracções/imóveis não arrendados no montante de 158.725.659 Euros e 278.317.623 Euros, respectivamente (Nota 3).

Em 30 de Junho de 2014, a rentabilidade da carteira ascendeu a 5,13%, tendo sido calculada com base no valor médio anual de balanço dos imóveis (excluindo as construções em curso e os adiantamentos por conta de imóveis) e nas rendas brutas registadas neste período.

(18)

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO FUNDIMO

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 30 DE JUNHO DE 2014 (Montantes expressos em Euros)

As vendas efectuadas durante o primeiro semestre de 2014 podem ser resumidas da seguinte forma:

Ano de Custo de Valor Valor de Mais Menos

aquisição aquisição Valorização contabilístico venda Valias Valias (Nota 22) (Nota 22) Torres Novas - Dia 2009 18.405.783 1.255.793 19.661.576 20.435.800 774.224 -Vila Sol - F5 (*) 2009 20.359.004 (3.063.056) 17.295.948 17.409.296 113.348 -Vila Sol - B 16 (*) 2006 16.515.299 (1.508.898) 15.006.401 12.962.954 - (2.043.447) Chiado Terrasse (*) 2007 4.128.191 100.867 4.229.058 4.428.005 198.947 -Armazem Terrugem (*) 2004 3.426.824 (376.824) 3.050.000 3.160.001 110.001 -Vila Sol - B 34 (*) 2006 5.294.358 (2.271.858) 3.022.500 2.595.301 - (427.199) António Serpa (*) 1992 2.492.603 (633.937) 1.858.666 1.894.144 35.478 -Planasa (*) 1992 1.234.842 381.734 1.616.576 1.673.172 56.596 -Les Palaces (*) 1999 1.700.843 (121.293) 1.579.550 1.627.358 47.808 -Columb. B. Pinheiro (*) 1994 1.074.276 206.338 1.280.614 1.298.406 17.792 -Castil 1987 364.131 745.443 1.109.574 1.317.000 207.426 -Caldas (*) 2004 213.876 226.030 439.906 464.312 24.406 -Matinha (*) 1989 141.950 192.164 334.114 335.029 915 -Marina Club (*) 1999 270.554 33.414 303.968 327.666 23.698 -Presidente 1988 113.693 151.007 264.700 275.000 10.300 -Marina Forum 1992 69.880 2.110 71.990 80.616 8.626 -75.806.107 (4.680.966) 71.125.141 70.284.060 1.629.565 (2.470.646)

(*) Imóveis vendidos à Caixa Imobiliário, S.A..

A menos-valia apurada nos imóveis denominados “Vila Sol – B 16” e “Vila Sol – B 34” inclui

2.231.775 Euros e 592.200 Euros, respectivamente, referentes a uma regularização de Imposto sobre o Valor Acrescentado.

2. CAPITAL DO FUNDO

O património do Fundo está titulado através de unidades de participação iguais com um valor base de 4,99 Euros cada, conferindo aos seus titulares um direito de propriedade sobre os valores do Fundo, proporcional ao número de unidades de participação detidas.

O movimento no capital do Fundo durante o primeiro semestre de 2014 foi o seguinte:

Resultado

Saldos em Transfe- Saldo Resultados líquido do Saldos em 31/12/13 -rências inicial Subscrições Resgates distribuídos período 30/06/2014 Valor base 513.962.066 - 513.962.066 964.913 (38.961.118) - - 475.965.861 Variações patrimoniais 243.796.144 - 243.796.144 496.167 (20.398.171) - - 223.894.140 Resultados transitados 42.853.418 (19.118.361) 23.735.057 - - - - 23.735.057 Resultados distribuídos (16.709.875) 16.709.875 - - - (7.377.957) - (7.377.957) Resultado líquido do período (2.408.486) 2.408.486 - - - - 4.443.207 4.443.207 781.493.267 - 781.493.267 1.461.080 (59.359.289) (7.377.957) 4.443.207 720.660.308 Número de unidades de participação 103.039.721 193.447 (7.810.970) 95.422.198

Valor da unidade de participação 7,5844 7,5529 (7,5995) 7,5523

(19)

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO FUNDIMO

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 30 DE JUNHO DE 2014 (Montantes expressos em Euros)

Os rendimentos distribuídos e reinvestidos durante o primeiro semestre de 2014 foram os seguintes: Rendimento distribuído Reinvestimento

Data por U.P. Total em U.P.’s Em valor

2 de Junho de 2014 0,0765 Euros 7.377.957 186.000 1.424.251

======== =======

3. INVENTÁRIO DAS APLICAÇÕES EM ACTIVOS IMOBILIÁRIOS

O inventário das aplicações em activos imobiliários em 30 de Junho de 2014 é o seguinte:

Ano de Área Fracções Valor de Data de Valor de Data de Valor de aquisição (m2

) devolutas balanço Avaliador avaliação avaliação Avaliador avaliação avaliação Localização 1. Imóveis situados em Portugal

1.4. Construções acabadas Comércio/Serviços

Álvaro Pais 2007 32.891 - 50.517.939 Jones Lang LaSalle 30-11-2012 50.405.877 Fast Value 30-11-2012 50.630.000 Lisboa Casal S. Pedro 2010 75.328 - 41.609.512 Jones Lang LaSalle 30-11-2012 41.529.023 Fast Value 30-11-2012 41.690.000 Vila Nova Da Rainha Green Park 1993 24.367 6.006.400 38.031.100 Neves Carneiro 30-11-2012 37.157.800 Nunes do Vale 30-11-2012 38.904.400 Lisboa Tagus XXXV 2007 14.721 - 37.041.191 Jones Lang LaSalle 30-11-2012 37.012.381 Fast Value 30-11-2012 37.070.000 Oeiras Central Park 2003 31.754 13.086.908 35.038.965 João Ferreira Lima 29-11-2013 34.481.850 Prime Yield 29-11-2013 35.596.080 Linda-A-Velha Open 1997 21.641 4.937.921 33.054.750 Fast Value 29-11-2013 33.142.500 Aguirre New man 29-11-2013 32.967.000 Lisboa Securitas 2008 20.290 - 20.149.617 João Ferreira Lima 29-11-2013 19.971.700 Prime Yield 29-11-2013 20.327.534 Linda-A-Velha São Julião do Tojal 2004 28.807 19.231.894 19.231.894 Neves Carneiro 22-11-2013 18.607.500 Nuno Nunes do Vale 22-11-2013 19.856.288 Loures República 35 1994 10.722 4.930.900 17.466.550 João Ferreira Lima 30-11-2012 17.945.700 Worx 30-11-2012 16.987.400 Lisboa Chiado Parqueamento 2006 14.305 - 17.144.664 Right Value 29-11-2013 16.382.928 Worx 29-11-2013 17.906.400 Lisboa Arquiparque 5 2002 11.549 5.394.975 16.859.075 Nunes do Vale 11-03-2013 17.079.400 Neves Carneiro 11-03-2013 16.638.750 Miraflores Centrum 2001 10.641 7.521.675 16.082.275 Nunes do Vale 29-11-2013 15.292.100 Lourivaz 29-11-2013 16.872.450 Lisboa Pestana Atlantic Bay 2003 13.124 - 15.264.954 Right Value 30-11-2012 15.154.100 Prime Yield 30-11-2012 15.375.808 Funchal EFACEC 2002 8.861 - 15.244.000 Aguirre New man 29-11-2013 14.992.000 Fast Value 29-11-2013 15.496.000 Carnaxide Arneiros 2008 22.270 4.836.643 14.157.044 Prime Yield 24-09-2012 14.303.530 Right Value 24-09-2012 14.010.557 Vila Nova Da Rainha Heron 1999 6.606 1.980.179 13.919.024 Lourivaz 30-11-2012 13.771.620 Nuno Nunes do Vale 30-11-2012 14.066.428 Lisboa Granja - Vialonga 2010 19.415 - 13.196.228 Right Value 24-09-2012 13.045.292 Prime Yield 24-09-2012 13.347.163 Vila Franca De Xira Altejo 1999 14.090 6.496.329 13.081.368 Neves Carneiro 29-11-2013 12.648.900 Nuno Nunes do Vale 29-11-2013 13.513.837 Lisboa Arquiparque 4 1997 9.260 5.823.960 12.504.245 Prime Yield 29-11-2013 12.761.990 João Ferreira Lima 29-11-2013 12.246.500 Miraflores Pinta 2007 8.365 12.169.883 12.169.883 Aguirre New man 29-11-2013 12.110.000 Jones Lang LaSalle 29-11-2013 12.229.766 Lisboa Atlas IV 2002 8.695 1.074.700 12.125.500 Nunes do Vale 29-11-2013 11.920.000 Lourivaz 29-11-2013 12.331.000 Miraflores Arquiparque 1 2007 7.849 7.251.449 11.787.549 Prime Yield 29-11-2013 11.947.817 João Ferreira Lima 29-11-2013 11.627.280 Miraflores OMNI 2013 9.681 4.241.560 11.388.350 Jones Lang LaSalle 05-12-2012 11.137.700 Aguirre New man 03-12-2012 11.639.000 Lisboa Citizen 2005 6.903 5.470.200 10.873.475 Nunes do Vale 22-11-2013 10.690.300 Lourivaz 22-11-2013 11.056.650 Lisboa Health Club - Miraflores 2004 5.536 - 10.700.829 Jones Lang LaSalle 29-11-2013 11.008.007 Worx 29-11-2013 10.393.650 Miraflores Chiado - Galeria 2006 3.471 222.234 10.610.005 Right Value 29-11-2013 10.554.570 Worx 29-11-2013 10.665.440 Lisboa Marquês de Pombal 16 2007 3.970 2.194.568 9.798.500 Fast Value 31-07-2013 9.917.000 Aguirre New man 31-07-2013 9.680.000 Lisboa Infante 2005 6.377 1.971.420 9.579.555 Nuno Nunes do Vale 29-11-2013 9.407.509 Neves Carneiro 29-11-2013 9.751.600 Lisboa Campo Grande 378 2002 4.704 15.725 9.144.642 Neves Carneiro 29-11-2013 8.907.900 Nuno Nunes do Vale 29-11-2013 9.381.384 Lisboa Fernão Magalhães 1992 7.670 1.033.665 8.640.854 Right Value 01-10-2012 8.580.285 Prime Yield 01-10-2012 8.701.424 Porto Salvo São Carlos 2007 4.316 - 8.322.448 Worx 29-11-2013 8.286.370 Right Value 29-11-2013 8.358.526 Lisboa Marquês de Pombal 15 2007 3.294 - 8.252.000 Aguirre New man 29-11-2013 8.290.000 Fast Value 29-11-2013 8.214.000 Lisboa Passil 2002 14.377 - 8.083.150 Worx 30-11-2012 7.941.000 João Ferreira Lima 30-11-2012 8.225.300 Alcochete Francisco M. Melo 2005 6.104 - 7.710.785 Right Value 27-09-2013 7.562.470 Prime Yield 27-09-2013 7.859.100 Lisboa Lixa 2013 9.674 - 7.622.435 Worx 29-07-2013 7.521.100 Jones Lang LaSalle 29-07-2013 7.723.769 Lixa Montelavar 2013 9.286 - 7.088.726 Worx 29-07-2013 6.651.900 Jones Lang LaSalle 29-07-2013 7.525.549 Montelavar Alexandre Herculano 60 2000 4.682 - 6.948.450 Aguirre New man 29-11-2013 6.710.000 Fast Value 29-11-2013 7.186.900 Lisboa Quinta do Lambert 2004 5.859 - 6.945.565 Prime Yield 27-09-2013 6.899.724 Right Value 27-09-2013 6.991.405 Lisboa Floresta Center 2004 8.013 226.472 6.516.000 CBRE 29-11-2013 6.312.000 Aguirre New man 29-11-2013 6.720.000 Tapada Das Mercês Amadeu Sousa Cardoso 1998 5.545 3.936.373 6.416.088 Right Value 29-11-2013 6.332.176 Prime Yield 29-11-2013 6.500.000 Miraflores Régua 2013 5.026 - 5.928.131 Worx 29-07-2013 5.636.800 Jones Lang LaSalle 29-07-2013 6.219.460 Peso Da Régua Primolisboa 1994 3.020 1.305.825 5.424.875 Neves Carneiro 30-11-2012 5.389.400 Nunes do Vale 30-11-2012 5.460.350 Lisboa Parque Oceano 1994 3.792 - 5.311.850 Aguirre New man 02-05-2013 5.380.000 Neves Carneiro 02-05-2013 5.243.700 Sto Amaro De Oeiras Casal de Alfragide 2005 5.342 - 5.259.000 Engivalor 29-11-2013 5.240.000 Fast Value 29-11-2013 5.278.000 Alfragide Garrett 62 2006 2.048 - 5.187.911 Right Value 29-11-2013 5.185.492 Worx 29-11-2013 5.190.330 Lisboa Arriaga - António José de Almeida 2011 2.276 - 4.847.160 Right Value 31-10-2012 4.794.900 Prime Yield 31-10-2012 4.899.419 Funchal Presidente 1988 1.990 1.045.750 4.445.150 Neves Carneiro 21-01-2014 4.470.000 Nunes do Vale 21-01-2014 4.420.300 Lisboa Marina Forum 1992 2.187 3.667.675 4.176.634 Right Value 31-03-2014 4.035.568 Prime Yield 31-03-2014 4.317.701 Funchal Arriaga - João de Tavira 2011 1.585 - 4.138.804 Right Value 31-10-2012 4.089.800 Prime Yield 31-10-2012 4.187.808 Funchal Infante D. Henrique 2002 2.801 - 4.135.270 Nunes do Vale 08-11-2013 4.129.000 Lourivaz 08-11-2013 4.141.540 Lisboa Palmeira 1992 4.004 1.900.400 4.129.000 Aguirre New man 29-11-2013 4.220.000 Fast Value 29-11-2013 4.038.000 Porto Amoreiras 1989 1.762 1.119.150 3.749.950 Neves Carneiro 30-11-2012 3.686.200 Nunes do Vale 30-11-2012 3.813.700 Lisboa Actor Taborda 1991 2.379 1.961.580 3.504.640 Lourivaz 15-11-2013 3.489.280 Nunes do Vale 15-11-2013 3.520.000 Lisboa Queijas 2007 1.926 - 3.334.135 Jones Lang LaSalle 30-11-2012 3.306.270 Aguirre New man 30-11-2012 3.362.000 Oeiras Sintra - Heliodoro Salgado 0786 2011 1.503 - 3.308.331 Right Value 31-10-2012 3.223.500 Prime Yield 31-10-2012 3.393.162 Sintra Garrett 74 2008 1.191 - 3.180.918 Right Value 29-11-2013 3.110.847 Worx 29-11-2013 3.250.990 Lisboa Pataias - Armazém 2005 8.773 - 3.066.050 Worx 30-11-2012 3.022.600 João Ferreira Lima 30-11-2012 3.109.500 Pataias - Alcobaça Loures 2 1987 5.485 773.650 2.915.209 Nuno Nunes do Vale 29-11-2013 2.814.918 Neves Carneiro 29-11-2013 3.015.500 Camarate Campo Grande 28 0197 2011 1.080 - 2.843.764 Right Value 31-10-2012 2.829.800 Prime Yield 31-10-2012 2.857.728 Lisboa Loures 1 1988 5.528 2.820.792 2.820.792 Nuno Nunes do Vale 29-11-2013 2.728.183 Neves Carneiro 29-11-2013 2.913.400 Charneca Do Lumiar Garrett 78 2007 232 - 2.317.403 Right Value 29-11-2013 2.205.476 Worx 29-11-2013 2.429.330 Lisboa Lumiar - Alameda das Linhas de Torres 0413 2011 925 - 2.183.736 Right Value 31-10-2012 2.177.900 Prime Yield 31-10-2012 2.189.572 Lumiar Luísa Todi 2005 2.326 1.229.604 2.149.613 Nuno Nunes do Vale 29-11-2013 2.159.827 Neves Carneiro 29-11-2013 2.139.400 Setúbal Castil 1987 1.165 2.126.313 2.126.313 Lourivaz 30-11-2012 2.119.300 Nuno Nunes do Vale 30-11-2012 2.133.327 Lisboa Porto Alto - Armazém 2004 5.203 - 2.065.556 Nuno Nunes do Vale 22-11-2013 2.042.431 Neves Carneiro 22-11-2013 2.088.680 Porto Alto Sapec Bay 2004 4.815 2.065.000 2.065.000 Fast Value 29-11-2013 1.932.000 Aguirre New man 29-11-2013 2.198.000 Setúbal Emídio Navarro 2007 1.664 2.044.536 2.044.536 Fast Value 17-08-2012 2.037.000 Jones Lang LaSalle 17-08-2012 2.052.071 Coimbra Quinta do Conde 2004 2.767 - 2.034.500 CBRE 29-11-2013 1.964.000 Aguirre New man 29-11-2013 2.105.000 Sobreda - Almada Algés - Combatentes da Grande Guerra 2011 1.187 - 1.937.286 Right Value 31-10-2012 1.927.200 Prime Yield 31-10-2012 1.947.371 Algés Pertejo 2007 1.415 130.361 1.929.288 Right Value 29-11-2013 1.981.406 Worx 29-11-2013 1.877.170 Lisboa Alapraia 2004 1.334 - 1.878.500 Aguirre New man 29-11-2013 1.867.000 Fast Value 29-11-2013 1.890.000 Alapraia - Cascais Lusivial 1994 440 20.378 1.853.860 Lourivaz 30-11-2012 1.783.800 Nuno Nunes do Vale 30-11-2012 1.923.921 Lisboa Castelhana 2004 1.309 - 1.834.000 Aguirre New man 29-11-2013 1.808.000 Fast Value 29-11-2013 1.860.000 Cascais Bolsa 1997 1.261 1.527.109 1.724.154 Lourivaz 30-11-2012 1.651.770 Nuno Nunes do Vale 30-11-2012 1.796.538 Lisboa Rego D Agua 2007 3.645 - 1.596.377 Fast Value 04-04-2014 1.575.000 Jones Lang LaSalle 04-04-2014 1.617.755 Leiria

Imóvel

(20)

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO ABERTO FUNDIMO

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 30 DE JUNHO DE 2014 (Montantes expressos em Euros)

Ano de Área Fracções Valor de Data de Valor de Data de Valor de

aquisição (m2) devolutas balanço Avaliador avaliação avaliação Avaliador avaliação avaliação Localização Mealhada - H 2007 1.645 1.586.656 1.586.656 Fast Value 17-08-2012 1.581.000 Jones Lang LaSalle 17-08-2012 1.592.312 Mealhada Anjos 1987 1.516 467.697 1.458.851 Right Value 30-11-2012 1.444.831 Prime Yield 30-11-2012 1.472.872 Lisboa S.Sebastião-Ericeira 2007 1.092 - 1.434.082 Fast Value 17-08-2012 1.429.000 Jones Lang LaSalle 17-08-2012 1.439.163 Ericeira E.N. Leiria Fátima 2007 3.412 - 1.432.737 Fast Value 31-03-2014 1.425.000 Jones Lang LaSalle 31-03-2014 1.440.475 Fátima Mafra - D. João V 0426 2011 886 - 1.387.107 Right Value 31-10-2012 1.362.400 Prime Yield 31-10-2012 1.411.813 Mafra Arquiparque 6 1997 4.260 271.365 1.311.147 Prime Yield 29-11-2013 1.288.496 João Ferreira Lima 29-11-2013 1.333.800 Miraflores Fundão - Três Lagares 0339 2011 1.438 - 1.295.333 Prime Yield 31-10-2012 1.283.066 Right Value 31-10-2012 1.307.600 Fundão Linda-a-Velha 1994 1.113 806.095 1.274.916 Aguirre New man 28-02-2014 1.240.003 Jones Lang LaSalle 28-02-2014 1.309.829 Linda-A-Velha Fonte Nova - José Rodrigues Miguéis 0325 2011 508 - 1.259.485 Right Value 31-10-2012 1.219.543 Prime Yield 31-10-2012 1.299.426 Benfica Campo Grande 46 1991 930 - 1.252.874 Lourivaz 03-09-2013 1.242.750 Nunes do Vale 03-09-2013 1.263.000 Lisboa Caldas de Vizela - Latino Coelho 0931 2011 1.550 - 1.242.554 Right Value 31-10-2012 1.206.600 Prime Yield 31-10-2012 1.278.507 Vizela António José Almeida 2004 800 1.207.649 1.207.649 Prime Yield 28-02-2014 1.159.797 Right Value 28-02-2014 1.255.500 Lisboa Paredes - Nuno Álvares 0585 2011 1.148 - 1.189.065 Right Value 31-10-2012 1.217.700 Prime Yield 31-10-2012 1.160.430 Paredes Artilharia Um 2010 810 - 1.184.999 Neves Carneiro 17-06-2013 1.200.000 Nunes do Vale 12-06-2013 1.170.000 Lisboa Batel - Lote 6 2004 3.092 - 1.183.550 João Ferreira Lima 30-11-2012 1.156.500 Worx 30-11-2012 1.210.600 Alcochete Ivone Silva 2005 914 1.148.500 1.148.499 Fast Value 29-11-2013 1.170.000 Aguirre New man 29-11-2013 1.127.000 Lisboa Espinho - Rua 19 0285 2011 795 - 1.134.577 Prime Yield 31-10-2012 1.132.154 Right Value 31-10-2012 1.137.000 Espinho Caminha - Conselheiro Silva Torres 0195 2011 663 - 1.095.869 Right Value 31-10-2012 1.012.000 Prime Yield 31-10-2012 1.179.737 Caminha Cascais 2004 314 - 1.070.750 Neves Carneiro 30-11-2012 1.011.100 Nunes do Vale 30-11-2012 1.130.400 Cascais Setubal - Av. Angola 2007 732 - 1.068.599 Fast Value 17-08-2012 1.065.000 Jones Lang LaSalle 17-08-2012 1.072.198 Setubal Grândola - Nuno Álvares Pereira 0357 2011 1.184 - 1.068.485 Right Value 31-10-2012 1.000.100 Prime Yield 31-10-2012 1.136.870 Grândola República 50 2004 482 - 1.031.771 Aguirre New man 21-11-2013 1.010.000 Jones Lang LaSalle 21-11-2013 1.053.543 Lisboa Tomar - Serpa Pinto 0813 2011 682 - 958.310 Prime Yield 31-10-2012 957.820 Right Value 31-10-2012 958.800 Tomar António Serpa 1992 520 473.309 941.605 Prime Yield 14-03-2014 920.736 Right Value 14-03-2014 962.475 Lisboa Duarte Pacheco 2007 774 - 907.773 Jones Lang LaSalle 17-08-2012 879.546 Fast Value 17-08-2012 936.000 Leiria 1º d Maio-Portalegre 2007 1.757 904.134 904.134 Fast Value 28-02-2014 925.000 Jones Lang LaSalle 28-02-2014 883.268 Portalegre Coruche - 5 de Outubro 0264 2011 1.082 - 862.987 Right Value 31-10-2012 853.200 Prime Yield 31-10-2012 872.774 Coruche Montemor-o-Novo Gago Coutinho 0504 2011 966 - 856.592 Right Value 31-10-2012 854.400 Prime Yield 31-10-2012 858.784 Montemor-O-Novo Columb. B. Pinheiro 1994 493 47.000 821.512 Jones Lang LaSalle 29-11-2013 853.023 Aguirre New man 29-11-2013 790.000 Lisboa Portela de Sintra 0644 2013 290 - 820.533 Prime Yield 18-12-2012 815.190 Jones Lang LaSalle 17-12-2012 825.878 Sintra Vila Nova De Gaia 0888 2013 360 - 799.958 Jones Lang LaSalle 17-12-2012 795.445 Prime Yield 18-12-2012 804.473 Vila Nova De Gaia Benavente - Luís de Camões 0156 2011 1.024 - 767.185 Right Value 31-10-2012 752.300 Prime Yield 31-10-2012 782.070 Benavente Machico - Edifício Perestrelo 0420 2011 350 - 679.662 Prime Yield 31-10-2012 654.424 Right Value 31-10-2012 704.900 Machico Santiago do Cácem 2007 6.868 661.793 661.793 Fast Value 31-03-2014 603.000 Jones Lang LaSalle 31-03-2014 720.586 Santiago Do Cácem Armazéns Matosinhos 2004 1.740 - 624.011 Fast Value 15-11-2013 603.000 Jones Lang LaSalle 15-11-2013 645.023 Monte Dos Pipos Quadrotejo Lote 1-24 2004 2.028 594.700 594.700 Worx 30-11-2012 550.500 João Ferreira Lima 30-11-2012 638.900 Entroncamento Carregado V.Monteiro 2007 442 569.134 569.134 Fast Value 17-08-2012 567.000 Jones Lang LaSalle 17-08-2012 571.267 Carregado Garrett 54 2006 45 - 543.572 Worx 29-11-2013 530.690 Right Value 29-11-2013 556.456 Lisboa Santa Cruz 2007 664 536.621 536.621 Jones Lang LaSalle 24-01-2014 503.242 Fast Value 24-01-2014 570.000 Santa Cruz Vieira de Leiria 2007 977 - 534.689 Fast Value 04-04-2014 529.000 Jones Lang LaSalle 04-04-2014 540.378 Leiria Alenquer 2007 747 519.200 519.200 Fast Value 17-04-2014 495.000 Jones Lang LaSalle 17-04-2014 543.400 Alenquer Luis Gonzaga 2007 340 - 515.867 Jones Lang LaSalle 17-08-2012 508.734 Fast Value 17-08-2012 523.000 Coimbra Carregado 2007 438 - 513.814 Jones Lang LaSalle 17-08-2012 506.627 Fast Value 17-08-2012 521.000 Carregado Brabus 2011 717 496.000 495.999 Fast Value 29-11-2013 470.000 Aguirre New man 29-11-2013 522.000 Batalha Quinta das Palmeiras 2003 210 - 493.409 Jones Lang LaSalle 30-11-2012 471.818 Aguirre New man 30-11-2012 515.000 Oeiras Les Palaces 1999 821 - 487.450 Fast Value 23-08-2013 486.000 Aguirre New man 23-08-2013 488.900 Porto Tapada das Mercês 2007 542 485.034 485.034 Fast Value 31-03-2014 460.000 Jones Lang LaSalle 31-03-2014 510.068 Tapada Das Mercês Marina Club 2004 182 - 477.858 Right Value 19-06-2014 469.235 Prime Yield 19-06-2014 486.480 Funchal Entroncamento 2007 784 474.367 474.367 Fast Value 23-05-2014 443.000 Jones Lang LaSalle 23-05-2014 505.733 Entroncamento Chamusca 2007 795 473.400 473.400 Fast Value 28-02-2014 459.000 Jones Lang LaSalle 28-02-2014 487.800 Chamusca Porto de Mós 2007 899 461.872 461.872 Fast Value 30-05-2014 424.000 Jones Lang LaSalle 30-05-2014 499.743 Porto De Mós Faro 1987 380 - 459.286 Jones Lang LaSalle 30-11-2012 452.873 Aguirre New man 30-11-2012 465.700 Faro Portalegre-G.Tavares 2007 996 456.055 456.055 Fast Value 31-03-2014 431.000 Jones Lang LaSalle 31-03-2014 481.110 Portalegre Braga - Fonte Mundo 2007 475 441.442 441.442 Jones Lang LaSalle 24-04-2014 434.884 Fast Value 24-04-2014 448.000 Braga Setubal - Camarinha 2007 285 - 424.200 Jones Lang LaSalle 17-08-2012 418.400 Fast Value 17-08-2012 430.000 Setubal Praça Madalenas 0431 2005 335 - 414.558 Right Value 31-10-2012 383.600 Prime Yield 31-10-2012 445.515 Funchal Maninhos - Vermoim 2069 2013 167 - 404.174 Prime Yield 18-12-2012 394.621 Jones Lang LaSalle 17-12-2012 413.729 Maia Lisboa - Actor Isi. 2007 380 396.000 396.000 Jones Lang LaSalle 31-01-2014 390.000 Fast Value 31-01-2014 402.000 Lisboa Alcochete - Almirante Gago Coutinho 0033 2011 291 - 393.101 Right Value 31-10-2012 388.800 Prime Yield 31-10-2012 397.402 Alcochete Saudade - Alcanena 2007 682 361.890 361.890 Fast Value 28-02-2014 352.000 Jones Lang LaSalle 28-02-2014 371.779 Alcanena Parque S Joao – Porto 0374 2013 126 - 324.426 Jones Lang LaSalle 17-12-2012 313.332 Prime Yield 18-12-2012 335.521 Porto Açude Real 2008 843 315.771 315.771 Fast Value 28-02-2014 291.000 Jones Lang LaSalle 28-02-2014 340.541 Torres Novas Mealhada - I 2007 242 307.319 307.319 Fast Value 17-08-2012 306.000 Jones Lang LaSalle 17-08-2012 308.637 Mealhada Feijó 2001 298 - 294.980 Nunes do Vale 30-11-2012 274.160 Neves Carneiro 30-11-2012 315.800 Feijó Porto Alto - Loja 2007 375 270.750 270.750 Fast Value 07-02-2014 249.000 Jones Lang LaSalle 07-02-2014 292.500 Porto Alto Lis 1992 420 - 227.067 Aguirre New man 30-11-2012 211.030 Jones Lang LaSalle 30-11-2012 243.106 Leiria Arazede 0101 2013 180 - 213.053 Prime Yield 18-12-2012 208.094 Jones Lang LaSalle 17-12-2012 218.013 Azarede Cons.Fernando Sousa 1991 96 197.750 197.750 Right Value 30-11-2012 188.060 Prime Yield 30-11-2012 207.440 Lisboa

158.725.659 793.771.298 785.273.511 802.269.085 Imóvel

Em 30 de Junho de 2014, o valor venal dos imóveis detidos pelo Fundo era superior em 12.856.282 Euros ao menor dos valores atribuídos a cada um dos imóveis pelos respectivos peritos avaliadores nas avaliações efectuadas.

7. DISPONIBILIDADES

O movimento nas rubricas de disponibilidades durante o primeiro semestre de 2014 foi o seguinte:

Saldo em Saldo em

31/12/2013 Aumentos Reduções 30/06/2014

Depósitos à ordem 8.737.594 103.073.134 ( 105.432.492 ) 6.378.236

======= ========= ========= =======

Referências

Documentos relacionados

a) As aquisições de bens imóveis para o Fundo e as respetivas alienações e o desenvolvimento de projetos de construção devem ser precedidos dos pareceres de, pelo menos, dois

O património do Fundo está titulado através de unidades de participação iguais com um valor base de 4,9879 Euros cada, conferindo aos seus titulares um direito de propriedade sobre

No entanto, não podemos deixar de comentar, como foi anteriormente abor- dado, que em relação aos Festivais de Viña del Mar e Mérida dos anos 1960, os Encontros ocorridos na

3º - Os recursos do FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) deverão aplicados em ações e projetos que tenham por objeto a execução de

A abordagem mais usual de fadiga, que utiliza a tensão nominal e a classificação de detalhes geométricos para previsão da vida em fadiga, não abrange conexões mais complexas e

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Você deve conversar com o seu médico antes de usar NovoSeven ® com esses medicamentos.. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum

9- Concedido pelo juiz o prazo de 30 dias para que aspartes vencidas apresentassem as contas e idêntico prazo para que o vencedor se manifestasse sobre as