• Nenhum resultado encontrado

Sede Regional da Igreja Metodista Região Missionária da Amazônia REMA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sede Regional da Igreja Metodista Região Missionária da Amazônia REMA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Sede Regional da Igreja Metodista

Região Missionária da Amazônia – REMA

Relatório da Coordenação de Ação Missionária - COREAM - Rema 2014/2015

“... É chegado o Reino de Deus” Mateus 12.28.

Prezados Irmãos/ãs, delegados/as do V Concílio Regional da Região Missionária da Amazônia – Rema.

Conforme o artigo 100 dos Cânones da Igreja Metodista – 2012/2016, a Coream exerce a administração da região, interregno das reuniões do Concílio Regional.

Composição da COREAM:

Carlos Alberto Tavares Alves - Presidente Luciana Soares Rego - Secretária

Presbíteros/as:

Alencar Moura da Silva Deonísio Agnelo dos Santos

Leigos/as:

Adelayde Cristina Q. Menezes da Silva Darlene de Almeida Ferreira

Eduardo Dutra

(2)

Sede Regional da Igreja Metodista

Região Missionária da Amazônia – REMA

HISTÓRICO E CONJUNTURA

O atual trabalho missionário metodista na Amazônia foi implantado nas capitais e Estados onde a Região Missionária da Amazônia se situa, a partir das seguintes datas e locais:

1880 a 1925 em Belém do Pará, Santarém – PA e Manaus – AM, com o missionário

Pastor Justus Nelson.

1974 – Altamira (igreja e escola) participação do IEP. 1976 – Central em Porto Velho.

1976 – Central de Ji-paraná – RO (Bairro Nova Brasília) 1977 – Central em Rio Branco e Congregação da Paz.

1978 – Igreja Metodista voltou a instalar-se em Belém no bairro Pedreira e em 2008

ocorreu uma unificação com a Igreja em Telégrafo, tornando-se Igreja Metodista Central de Belém.

1988 – Boa Vista – RR, Congregação em Cambará e Missão Maruwai. 1989 – Central de Vilhena – RO e Congregação em Cascalheira.

1991 – Metodistas brasileiros e coreanos instalam-se na cidade de Manaus.

1992 – Fixação do metodismo coreano no bairro Mutirão, Manaus – AM, e atualmente a Congregação Alfredo Nascimento.

1992 – Capanema – PA e Congregação em Salinópolis (2008).

1993 – Urupá – Ji-Paraná (Bairro Centro) e Congregação em Nova Londrina (2002). 1993 - Jardim das Mangueiras II

1994 – Eldorado – Porto Velho e Congregação Bairro Nacional ( 2008 )

1995 – Central de Manaus – AM e as congregações em Santa Etelvina e Crespo. 1995 - Vitória Régia em Porto Velho - RO.

(3)

Sede Regional da Igreja Metodista

Região Missionária da Amazônia – REMA

- Paragominas – PA

- Marabá – PA e congregação Parauapebas.

- Rolim de Moura – RO e Congregação Nova Estrela. - Jarú – RO e Congregação no Setor 2.

- Presidente Médici – RO; - Ouro Preto do Oeste – RO; - Ariquemes – RO;

- Cujubin – RO;

O processo de desenvolvimento da obra exigiu e o Concílio Geral, realizado em Juiz

de Fora/MG, em 1991, sensibilizado, deu o importante passo de criação dos CMNN (Campos Missionários Norte e Noroeste), com a região Norte sendo denominada CMA (Campos Missionários da Amazônia),

Em 2007 o CMA realizou o primeiro Concílio Regional, onde o CMA se transformou na REMA (Região Missionária da Amazônia), com a missão de se transformar em Região Eclesiástica a partir de 2015.

A Área de abrangência da Região Missionária da Amazônia (REMA) é a mesma que forma a Região Norte Brasileira, onde se encontram os Estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. A extensão dessa área é de 3.869.637,9 Km², o que equivale a 45,27% do território brasileiro.

É na área de trabalho da Região Missionária da Amazônia que encontramos a maior quantidade de etnias do Brasil. Outra característica da Amazônia são os desafios representados pelas enormes distâncias, as quais têm que ser enfrentadas, principalmente, com a utilização dos meios de transportes aéreo e fluvial. As estradas de rodagem asfaltadas são relativamente poucas e, além disso, no chamado período do inverno muitas ficam completamente intransitáveis. As embarcações fluviais de pequeno porte representam o meio de transporte mais utilizado por grande parte da população amazônica e, com exclusividade quase absoluta, pelos ribeirinhos.

(4)

Sede Regional da Igreja Metodista

Região Missionária da Amazônia – REMA

considerada um grande centro regional. O restante da população é rarefeita, com pessoas habitando nas localidades mais distantes que se possa imaginar.

As desigualdades sociais compõem um quadro dramático na Amazônia. Por esse motivo que a situação na região pode ser considerada bastante precária. Há falta de emprego, o atendimento médico é deficitário, o sistema habitacional não é organizado, falta mão de obra qualificada, o número de escolas é insuficiente. Diante do processo migratório de homens e mulheres, oriundos de diferentes regiões, ao lado da expulsão do homem e da mulher da terra, nasce uma urbanização precoce. Ainda que recente esta urbanização reflita todos os vícios das velhas metrópoles brasileiras: aumento de favelas, criação de contingente de trabalhadores desempregados, proliferação da marginalidade e da prostituição, aumento do número de crianças e adolescentes abandonados. Dá-se um povoamento “doentio”, aglomera-se a população em espaços reduzidos ao lado de enormes áreas vazias. A um só tempo se concentra e se despovoa.

O cenário se torna ainda mais desafiador se consideramos que na Amazônia encontramos todos os problemas de fronteira: ausência considerável do Estado, agravada pela insuficiência dos serviços públicos prestados ao povo, existência de conflitos causados pela disputa da terra, minerações, invasão de áreas indígenas, drogas e os problemas causados por novos empreendimentos conflitantes com atividades econômicas tradicionais.

A despeito do que acima se disse, a Amazônia é alvo de alterações internacionais, afinal de contas é a região que possui a última grande floresta do mundo, rica em sua biodiversidade, possui a maior concentração de água doce do planeta, além de enormes potenciais energéticos e também um enorme desmatamento, que se tornou escandaloso nos meios de comunicação, onde o próprio governo afirmou sua incapacidade de conte-lo.

(5)

Sede Regional da Igreja Metodista

Região Missionária da Amazônia – REMA

(6)

Sede Regional da Igreja Metodista

Região Missionária da Amazônia – REMA

Estes resultados alcançados neste período foi certamente fruto da mudança do conceito missionário de dependência, então vigente na Rema, ênfase no discipulado praticado na Igreja Metodista como fruto o último Concílio Geral, aliado a capacitação de obreiros/as e a reestrutura da organização que era Região Eclesiástica para Região Missionária, como determina os Cânones da Igreja Metodista/2012, ganhando assim uma estrutura essencialmente missionária com Campos Missionários 03 (três) e Núcleos de Expansão Missionária 05 (cinco).

CENTRO DE CAPACITAÇÃO

1 CTP- PORTO VELHO, EM PARCERIA COM A FATEO

2 CEFORMA - CENTRO DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA DA AMAZÔNIA - MANAUS-AM 3

NÚCLEOS DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS NOS CAMPOS MISSIONÁRIOS RO/AC, AM/RR E

PA/AP.

CAPACITAÇÃO DOS OBREIROS/AS

(7)

Sede Regional da Igreja Metodista

Região Missionária da Amazônia – REMA

Decisões:

21/02/2014

1. Eleição e aprovação da Rev. Luciana Soares Rêgo, como secretária de Atas da Coream.

2. Aprovação dos Secretários Executivos da AIM e Administração da Rema, para o Biênio 2014/2015.

3. Descredenciamento de Igreja local: de acordo com o artigo 51 dos cânones da Igreja Metodista fica descredenciada a Igreja Metodista da Paz, situada na Rua Afonso Pena nº 1161 no bairro Nossa Senhora das Graças em Porto Velho – Rondônia por encaminhamento do Ministério de Apoio Episcopal e aprovado por esta COREAM.

23/082014

1. Alteração do Estatuto da REMA: 1. Mudança de endereço: fica alterado o endereço da Sede Regional da Igreja Metodista da Região Missionária da Amazônia REMA, para Rua Afonso Pena nº 1161 bairro Nossa Senhora das

Graças em Porto Velho – Rondônia CEP 76804-120 2. Mudança em

parágrafo: Fica alterado o parágrafo quarto do artigo sétimo para “O

patrimônio de propriedade da AIM – REMA, representado por móveis,

semoventes, veículos, equipamentos, ações, títulos de crédito, e outros valores, somente pode ser objeto de venda, troca, doação ou alienação de qualquer espécie, quando aprovado todo o processo, no caso da Sede Regional, pela

Coordenação Regional de Ação Missionária – COREAM; no caso de Igreja ou

órgão local, pelo Concílio Local e, no caso de instituição de ensino, pelo Conselho Diretor”.

2. Aprovação do Orçamento 2014/15

3. Aprovação do Regulamento do Missionário Designado.

(8)

Sede Regional da Igreja Metodista

Região Missionária da Amazônia – REMA

5. Aprovação da venda da casa pastoral da Igreja em CABIXI-RO, e a execução do projeto, para a construção de uma nova residência pastoral.

6. Aprovação da construção da casa pastoral da Igreja em JARU-RO.

7. Aprovação para que se apresente à FATEO uma proposta de Comodado para uso das Instalações da atual Sede Regional, visando substituir o contrato de aluguel em curso

8. Aprovação da Construção do templo em Nova Londrina: em Ji-Paraná – RO.

05/12/2014

1. Autorizando a Venda da propriedade sito à Avenida Manaus, Quadra 50, setor 003, Lote 090, Bairro Centro na cidade de Rolim de Moura/Rondônia.

2. Aprovação o Relatório da Execução Orçamentária de Jan a Out de 2015, apresentado pela secretaria de Administração.

3. Aprovação da correção da base do subsídio regional em 7,19% que passa de R$: 1.300,00 (hum mil e trezentos reais) para R$: 1400,00 (hum mil e quatrocentos reais) para o ano de 2015.

4. Aprovação da cota missionária de quinze por cento baseada na arrecadação dos últimos doze meses anterior a dezembro de cada ano, período nov a dez , como critério para estabelecimento de uma cota fixa.

5. Aprovação da proposta de aplicação da oferta missionária nacional 2015 conforme documento anexo, a Revda. Luciana Soares Rêgo propôs que o valor especificado na proposta em anexo para a consolidação da Igreja em Jardim das Mangueiras em Porto Velho – RO no valor de R$: 35.000,00 (trinta e cinco mil reais), seja investido na aquisição de um veículo para o obreiro de Cujubim, atender a obra na área de Machadinho D’oeste/RO, foi apoiada pelo Pr. Alencar e foi aprovada por unanimidade.

6. Parecer Favorável à recomendação da Comissão Ministerial Regional da REMA para as Pastoras Patrícia Michelle Hermes Lemos Maiworm e Susana Fontoura Dias para o segundo ano do período probatório no ano de 2015 e deu parecer favorável.

(9)

Sede Regional da Igreja Metodista

Região Missionária da Amazônia – REMA

Adalberto Alves foi concedida a licença com ônus e plano de saúde por seis meses a contar do mês de fevereiro de 2015.

8. Aprovação de ajuda de custo para a viagem dos conselheiros regionais para a JUNAME, na cidade de São Paulo, acompanhando a delegação de juvenis da REMA.

9. Aprovação dada à Igreja Metodista em Rolim de Moura – RO, para iniciar a

construção do templo.

10. Aprovação, conforme os cânones da Igreja Metodista no artigo trinta e dois incisos três e cinco e artigo duzentos e vinte e hum no parágrafo terceiro, fica excluído da ordem presbiteral da Igreja Metodista: DIMARÃES DA SILVA E

LUIZ CARLOS DA SILVA MARQUES.

11. Aprovação, conforme os cânones da Igreja Metodista no artigo quarenta e três incisos três e cinco e artigo duzentos e vinte e hum no parágrafo quarto, fica desligada do ministério pastoral da Igreja Metodista: MARIA ROSA CONRADO. 12. Aprovação de Miriam da Secretária Executiva Regional da AIM Miriam Fontoura Dias Magalhães, brasileira casada, Advogada, inscrita no CPF: 075.553.657-66 e RG: 712.354, residente e domiciliada sito a Avenida Rio de Janeiro, Nº 4170 apartamento 13, bloco 02, Bairro Nova Porto Velho, Porto Velho/Rondônia, para o mandato de 2 anos a contar desta data, com término 05 de dezembro de 2016.

13. Aprovação da substituição da Secretária Executiva a AIM, que entra em período de licença maternidade, pelo Pr. Julio Cesar Pereira Alves como Secretário substituto, pelo prazo de 12 (doze) meses, a contar de 05 de dezembro de 2014 a 05 de dezembro de 2015.

14. Foi informado pelo presidente da COREAM a decisão da COGEAM sobre os valores estabelecidos para a COTA NACIONAL, conforme documentação apresentada em anexo.

15. A COREAM reconhece e aprova a criação da Igreja \metodista em Manaus, conforme os Cânones no artigo cinquenta, esta situada à Avenida Maceió, número trinta e dois;bairro Adrianópolis, Manaus/AM.

(10)

Sede Regional da Igreja Metodista

Região Missionária da Amazônia – REMA

17. Aprovação do Estatuto da Federação das Sociedades Metodista Homens da Rema.

18. A COREAM acolheu e aprovou a solicitação das alunas: Joana Marques Froguer Leandro, Letícia Santos Pantoja para cursarem o segundo período do curso teológico pastoral e Mauren Gomes Furtado Julião para cursar o quarto período do curso teológico pastoral em São Paulo.

11/04/2014

1. Aprovado pela COREAM a manutenção do artigo o artigo vinte e dois do Regimento da Região Missionária da Amazônia, após avaliar a solicitação do

Ministério de Apoio Episcopal – MAE, onde apresentou à esta Coordenação o

referido para análise e possível alteração em virtude das indicações de presbíteros ao episcopado. Após análise e esclarecimentos fica decidido manter o artigo sem alteração.

2. Aprovação por unanimidade da construção de um novo prédio para o funcionamento da Sede Regional da REMA. A referida construção deverá contará com recursos financeiros advindos dos seguintes itens do orçamento regional: excedente da oferta missionária nacional, da verba da reforma da atual Sede Regional e excedente da venda da antiga Sede Regional.

3. O presidente Bispo Carlos Alberto deu ciência a esta coordenação, somente a título de informação, da carta que recebeu como cópia, via email, do ex-Presbítero Gidalti Guedes da Silva, conforme anexo, de solicitação para ser aceito como membro da Igreja Metodista em Goianésia – GO.

4. A COREAM acolheu o relatório de execução orçamentária com as receitas e despesas realizadas, conforme anexo, até o mês de dezembro do ano de 2014, apresentado pelo Reverendo Julio Cesar Pereira Alves – Secretário Executivo de Administração.

5. Aprovação das indicações dos seguintes nomes, para composição do Conselho fiscal da Remas: Carlos Eduardo Rodrigues Ferro, da Igreja Metodista em Ariquemes/RO, Edmundo Bondezan, da Igreja Metodista em Ouro Preto do Oeste/RO, Jair Anselmo, da Igreja em Ji-Paraná.

(11)

Sede Regional da Igreja Metodista

Região Missionária da Amazônia – REMA

7. Quanto à solicitação de reconhecimento da Congregação Metodista em Cambará, ficou decidido que a proposta ficará sobre a mesa até o próximo concílio regional para que a referida Igreja cumpra as exigências para auto sustento.

8. Aprovado pela COREAM a solicitação da criação da Missão Metodista Maruwai, trabalho em aldeia indígena que existe desde o ano de dois mil e dois e hoje conta com 101 (cento e uma) pessoas sendo: cinqüenta femininos e cinqüenta e hum masculinos, conforme lista anexa.

9. Aprovação do local para sediar a execução do Concílio Regional da REMA que realizar-se-á no mês de novembro do ano de dois mil e quinze, fica decidido que será no Hotel Accordes Convention na Cidade de Porto Velho, na BR 364, bairro Aeroclube, com orçamento aprovado em anexo.

10. O presidente Bispo Carlos informou à COREAM que a venda do prédio da antiga Sede Regional ainda não se consumou e que a pessoa que havia dado o sinal para posteriormente efetuar o restante do pagamento desistiu da compra e solicitou o valor do sinal de volta o qual será reembolsado por esta Sede ao mesmo.

11. Conforme solicitação anteriormente feita por esta Coordenação à FATEO –

Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, o Bispo Carlos informou que foi

cedida as dependências do referido prédio em regime de comodato à AIM –

Associação da Igreja Metodista da REMA pelo período de doze anos e que a AIM poderá fazer construções desde que informe a FATEO com antecedência. 12. O Presidente informou a esta COREAM o rateio do Concílio Geral, conforme

documento anexo.

13. Esta Coordenação acolheu a carta do Reverendo Adalberto Alves solicitando a reversão do seu pedido de licença para que o mesmo dê continuidade em suas atividades de pastoreio como Pastor Metodista da REMA, obtendo por unanimidade parecer favorável.

14. A COREAM aprovou a solicitação do Bispo Carlos quanto a necessidade da compra de um veículo para atender as necessidades da missão do Barco

Missionário na Cidade de Manaus – AM e, esta COREAM decidiu, por

unanimidade, solicitar à Sede Nacional a compra do referido veículo.

(12)

Sede Regional da Igreja Metodista

Região Missionária da Amazônia – REMA

hoje funcionário da igreja local em tempo integral; esta COREAM responde que a casa pastoral só poderá ser ocupada por outra família que não seja pastoral através de contrato de aluguel devendo o referido contrato vencer todo dia 31 de dezembro de cada ano, em virtude das nomeações pastorais que poderão suscitar mudanças locais.

24/10/2015

A COREAM aprovou a lista, apresentada pelo presidente Bispo Carlos, com os nomes dos/as delegados/as ao Concílio Regional e lista de indicações de candidatos a delegados/as ao Concílio Geral que foram enviadas pelas Igrejas locais. Reverendo Alencar Moura da Silva propôs que a eleição de indicação dos/as presbíteros/as ao episcopado, bem como dos/as delegados/as do Concílio Geral se dê no segundo dia do Concílio Regional, que será na sexta-feira dia vinte e sete de novembro, o que foi aprovado por unanimidade.

02- O Bispo Presidente apresentou o caso do Missionário Designado Marlon Elias da Costa Leandro, bacharel em teologia, oriundo da sexta região eclesiástica o qual pastoreia a Igreja Metodista em Marabá – PA, o qual solicitou que o seu ano pastoral de 2015 conte como seu primeiro ano do período probatório para a ordem presbiteral. A COREAM acordou que se consulte a Comissão Ministerial Regional sobre o caso. 03- O Bispo à COREAM que as pastoras Susana Fontoura Dias e Patrícia Michele

Hermes Lemos Maiworm foram aprovadas no exame da ordem presbiteral e serão

apresentadas ao Concílio Regional da REMA para eleição e ordenação à ordem presbiteral.

04- O Presidente da COREAM a esta Coordenação que a Missionária Designada Eva de Souza Bezerra ingressará como aspirante ao pastorado da Igreja Metodista.

05- Foi informado à COREAM que a FATEO em São Paulo, que antes disponibilizava para a REMA cinco vagas para o Curso Teológico Pastoral, doravante ficam apenas duas vagas disponíveis, tendo em vista que agora temos o CTP oferecido em Porto Velho-RO.

06-A COREAM aprovou a solicitação de renovação, por mais um ano da licença para estudo da Reverenda Maria do Carmo Prata que já se encontra licenciada por dois anos para estudos.

(13)

Sede Regional da Igreja Metodista

Região Missionária da Amazônia – REMA

08- A COREAM decidiu que, quanto à multiplicação da REMA em duas regiões sendo: uma Região Eclesiástica composta pelos estados de Rondônia e Acre e uma Região Missionária composta pelos estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, o Bispo Carlos apresentou a arrecadação do campo de Rondônia e Acre que não atingiu até a presente data o alvo necessário para que possa suprir o auto sustento. Fica,contudo, acordado que irá alimentar a esperança em consolidar a referida proposta até a data do Concílio Regional da REMA.

09- O Presidente da COREAM,Bispo Carlos, informou que o Conselho Fiscal reuniu-se na prereuniu-sente data para preparação do relatório das contas da região que reuniu-será apresentado no Concílio Regional no mês de novembro do corrente ano.

10- Foi informado à COREAM que quanto à venda do prédio da antiga Sede Regional, está sendo aguardando a assinatura do contrato e transferência do valor por parte do comprador.

11- COREAM acompanhando o parecer favorável da Secretaria Executiva da

AIM-REMA, APROVA o recebimento de doação do terreno em Altamira – PA, ressaltando

a necessidade de constar especificadamente os dados do terreno para facilitar no cartório e, se possível, o nome da pessoa que receberá poderes para assinar a documentação em Altamira/PA em nome da AIM Nacional, considerando que todos os imóveis devem ser registrados em CNPJ Nacional).

12- Aprovado pela COREAM A Base do Subsídio Regional 2016 que passa de R$1.400,00 (hum mil e quatrocentos reais) para R$1.512,00 (hum mil, quinhentos e doze reais), conforme proposta anexa apresentada pela Secretaria Executiva de Administração.

13- O Bispo Presidente informou que todo o custeio para o Concílio Geral da REMA nos deslocamentos para a reunião dos líderes da delegação, bem como das delegações entrará no orçamento da própria região em 2016.

14- A Igreja Metodista Central de Ji-Paraná solicitou, através de documento anexo, a renovação de contrato de aluguel da casa pastoral, o qual foi indeferido por unanimidade por esta COREAM.

15- O Presidente da COREAM informou que O imóvel de Tucuruí – PA teve seus

(14)

Sede Regional da Igreja Metodista

Região Missionária da Amazônia – REMA

16- A COREAM, após avaliação das dificuldades apresentadas na Congregação de Presidente Médice, deliberou e aprovou que se venda ou alugue o imóvel e que se abra uma célula na casa Pastoral.

Visão

Considerando a extensão geográfica onde está localizada a Rema (42, 75% do território brasileiro), um área aproximada de mais de dois milhões de metros quadrados. Nesses 40 anos de Missão Metodista no Norte do Brasil, ficou evidenciada as grandes dificuldades que esta missão enfrenta, alem do alto custo e pequeno retorno (crescimento).

Assim sendo, nossa VISÂO é da multiplicação para crescer, com o surgimento da 9ª RE ( Rondônia e Acre) e a nova Rema ( AM, RR, PA e AP), com uma sede em

Porto Velho e outra em Manaus – AM, com a convicção de que todos os nossos

sonhos missionários serão realizados e que o Plano Regional Estratégia alcançará os seus objetivos, ou seja:

 2021 – Região Eclesiástica e/ ou PA/AP

 2026 – Região Eclesiástica AM/RR e/ou AM/RR

Agradecemos a to/as membros da Coream por sua dedicação, compromisso e empenho na realização da gestão administrativa de nossa Rema, bem como a VISÂO missionária de expansão e crescimento, tomando todas as decisões necessárias e facilitadoras para realizar o sonho de todos nós, que hoje já tem deixado de ser sonho e está se tornando realidade.

Ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, seja toda Glória.

Porto Velho, 27 de novembro de 2015. Luciana Soares Rêgo Secretária Coream Carlos Alberto Tavares Alves

Referências

Documentos relacionados

Quanto aos objetivos estabelecidos pela rede, em longo prazo destacam-se a implantação de um mecanismo democrático, regular e institucionalizado de diálogo e cooperação entre

No dia 11 de abril o Diretor do CCE chamou este relator na direção e mostrou uma segunda versão do pedido de anulação da reunião do DEST, encaminhado também

A concordância e a veracidade das informações sobre assistência pré- natal, além de permitirem a avaliação do serviço prestado às gestantes, refletem também a

Approxi- mately 52% of women began prenatal care during their first trimester, 84.2% underwent tests, 19.1% had a considered high-risk pregnancy and only 2.1% fulfilled all

Level 4 - quality of prenatal evaluated by the number of consultations, early prenatal care, clinical/obstetrical procedures and laboratory tests: adequate (having record of six

Aprovado venda da casa pastoral em Belém e venda de um lote situado na Passagem das Flores em Belém/PA, para a compra de nova casa pastoral (Reunião

homologação de seu Estatuto, conforme modelo instituído pela Terceira Região Eclesiástica é competência da Coordenação Regional de Ação Missionária (COREAM),

Todo valor enviado foi autorizado pela COREAM tendo como princípio para liberação a parceria proposta pela igreja e/ou campo missionário solicitante. Foi com muita alegria