• Nenhum resultado encontrado

Histórias alertam sobre cuidados com o meio ambiente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Histórias alertam sobre cuidados com o meio ambiente"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Os educandos do AABB Comunidade Uruburetama (CE) participaram de uma campanha de conscientização contra a dengue. Durante três semanas, as crianças e os adolescentes atuaram como agentes mirins, visitando casas para orientar os moradores da cidade sobre a prevenção da doença e o combate ao mosquito transmissor.

O AABB Comunidade também divulgou as dicas de pre-venção durante uma passeata, em visitas a escolas e à emis-sora de rádio local. Para ampliar a divulgação, os educandos elaboraram cartazes e distribuíram panfletos.

A coordenadora do Programa no município, Maria Rosil-ma Albuquerque, disse que a população Rosil-manifestou apoio ao envolvimento das crianças e dos adolescentes nas ativi-dades de combate à dengue.

Antes de iniciar a campanha, os educandos receberam treinamento de funcionários da Fundação Nacional de Saú-de (Funasa). A iniciativa contou com a parceria das secre-tarias municipais de Saúde e Educação e de empresários do comércio local.

Histórias alertam sobre cuidados com o

meio ambiente

O AABB Comunidade Ibirataia (BA) promoveu atividades relacionadas à preservação do meio ambiente, como palestras, caminhada e criação de his-tória em quadrinhos. Inicialmente, as crianças e os adolescentes receberam a visita de palestrantes que falaram sobre ecologia, com destaque para a necessi-dade de preservação dos rios.

Depois de aprender sobre o tema, os educandos foram acompanhar a situação do rio que passa pela cida-de. Eles visitaram a nascente do rio, onde a água é limpa, e observaram a poluição causada pelo lançamento de resíduos ao longo do curso d’água. A partir dessa experiência, os educandos elaboraram histórias em quadrinhos

que tratam da importância de se pre-servar a natureza.

Outra atividade desenvolvida pelo AABB Comunidade no municí-pio foi a produção de brinquedos e

artesanato a partir de material reci-clável. Essa iniciativa foi mais uma maneira de as crianças e os adoles-centes contribuírem positivamente para o futuro do planeta.

Campanha contra

a dengue em

(2)

6

Palavra de Criança

Gidélcio

AABB Comunidade Maracaju (MS)

Israel

AABB Comunidade Itanhém (BA)

AVISOS

VI Encontro de Educadores - Os encontros de educadores ocorrerão em agosto e setembro/08, em 3 eventos, sendo: Fortaleza (CE) para educadores da Região Nordeste; Florianópolis (SC) para

educadores da Região Sul; e Brasília (DF) para educa-dores das demais regiões e algumas localidades mais próximas de Brasília.

Concurso Capa da Agenda 2009 - Divulgaremos o edital do concurso da capa da agenda no site do programa nos próximos dias. Fiquem atentos para sua participação.

Confira a lista dos cinco trabalhos premiados no Concurso de Quadrinhos -

Categoria 7 a 10 anos:

1º lugar - Guaçuí (ES) - Capitão Água: O Herói das Águas

2º lugar - Ji-Paraná (RO) - A Preservação das Nas-centes e Rios

Categoria 11 a 14 anos

1º lugar - Aparecida do Taboado (MS) - Olha quem este falando

2º lugar - Guaranhus (PE) - A gotinha viajante Categoria mais de 14 anos

1º lugar - Paulo Afonso (BA) - Nina e o difícil mane-jo com a água no Sertão

Leandro

(3)

Gestão da

ComUniCação

educadores podem

tornar mais eficiente

a troca de informações

no âmbito do Programa

meio ambiente

Histórias em

quadrinhos estimulam

a preservação dos rios

(4)

3

2

e d i t o r i a l

FENABB - FEDERAÇÃO DAS AABB CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PRESIDENTE

Reinaldo Fujimoto

VICE-PRESIDENTES

Genildo Ferreira dos Reis Geraldo Luiz de Oliveira Silva Haroldo do Rosário Vieira

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL DIRETORIA-EXECUTIVA PRESIDENTE

Jacques de Oliveira Pena

DIRETORES-EXECUTIVOS

Francisco Assis Machado Santos Elenelson Honorato Marques

SECRETÁRIO-EXECUTIVO

Alfredo Leopoldo Albano Junior

GERENTES

Luis Fumio Iwata Jorge Alfredo Streit Claiton José Mello Marcos Fadanelli Ramos José Climério Silva de Souza José Maurício Soriano Berçot

COORDENAÇÃO:

Maria Socorro Sales Bezerra Antônio Maciel

Raquel Coelho

Edição e Editoração: Arte Contexto

Capa: AABB Comunidade Santa Maria da Vitória (BA) Jornalista responsável: Pierre Triboli

Revisão: Chico Villela Impressão: Gráfica Positiva Fotolitos: Colorpress Tiragem: 6.200 exemplares REDAÇÃO E CORRESPONDÊNCIA:

FENABB - Federação das AABB SDS - Ed. Boulevard Center, 3º andar CEP: 70391-900 Brasília/DF

Fones: (61) 2106-1100 - Fax: 2106-1131 fenabb@fenabb.org.br

Publicação da FENABB - www.fenabb.org.br

educandos

participam de

plantio de árvores

As crianças e os adolescentes do Programa AABB Comu-nidade Santa Helena de Goiás (GO) participaram do plantio de árvores na AABB do município. O evento foi realizado para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o apoio de funcionários do Banco do Brasil e da empresa Monsanto. No total, foram plantadas 101 mudas.

Além da atividade de preservação ambiental, o AABB Comunidade Santa Helena de Goiás formalizou uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação e re-cebeu a visita do médico Rafael Coelho dos Santos, que prestou consulta preventiva para os educandos.

A comunicação efetiva é fundamental para o bom andamento das atividades de uma organização. O mesmo ocorre com o Programa AABB Comunidade, que possui colaboradores em diversos municípios do País. Para terem acesso à informação, os educadores contam com opções como a internet, informativos, contato por telefone ou mesmo o diálogo em âmbito local.

Mesmo com todas essas opções, depende de cada um o esforço para haver uma troca eficiente de informações. Nesta edição do Jornal do Educador, confira um artigo sobre a gestão da comunicação pessoal e descubra como é possível melhorar a sua interação com o Programa.

O Jornal do Educador mostra também atividades desenvolvidas pelos educadores e educandos de diferentes localidades. Em Penedo (AL), o AABB Comunidade realizou uma exposição de produtos artesanais elaborados com material reciclável. A exposição resultou da dedicação de crianças e adolescentes que transformaram garrafas pet, caixas de papelão e bolas de isopor em brinquedos, bolsas e porta-retratos.

No município de Ibirataia (BA), por sua vez, os educandos conheceram a situação do rio da cidade e elaboraram histórias em quadrinhos para mostrar a importância do combate à poluição da água. Já em Uruburetama (CE), o AABB Comunidade atuou em uma campanha de conscientização contra a dengue.

Esta edição traz ainda a participação dos educandos de Propriá (SE) em apresentações de teatro e dança, o plantio de árvores em Santa Helena de Goiás (GO) e uma parceria do Programa com o SENAC em Vitória da Conquista (BA).

Boa leitura.

AABB Comunidade faz homenagem ao meio ambiente

(5)

Mesmo assim, com todos os esfor-ços para que tenhamos uma boa comu-nicação, o cotidiano mostra que ainda temos muito a evoluir. Num teste que fizemos, poucas unidades do Programa sabiam da realização do concurso de histórias em quadrinhos. Comunicação depende do trabalho diário de cada um, de atitude e preocupação de se manter permanentemente conectado.

Chacrinha dizia que “quem não se comunica se trumbica”. Há quem diga o contrário. Não importa, o que interessa é estar em contato, fazer do Programa algo comum a todos nós. Aliás, de “tornar comum” vem a pa-lavra “comunicação”.

Deixamos aqui uma provocação e um convite: você tem feito sua parte? Sua equipe está conectada? Estimule os seus colegas para que se mante-nham conectados com o Programa, visite o site do AABB (no mínimo semanalmente), consulte seu e-mail todos os dias, dê notícias, visite a agência do Banco com regularidade, fale com o presidente da AABB para saber as novidades, enfim, vamos buscar uma conexão 100%�

Abraços a todos�

Gestão da

Comunicação

Pessoal

Façamos um teste, uma reflexão sobre o assunto. Você, coordenador ou educador do Programa AABB Co-munidade:

a. Verifica sua caixa de e-mails quantas vezes por semana? b. Entra em contato com a agência do Banco ou com o presidente da AABB com que freqüência? c. Visita o site do AABB Comuni-dade, na internet, com que regu-laridade?

d. Fala por telefone com a Funda-ção Banco do Brasil, FENABB ou NTC quantas vezes por semestre? e. Recebe e lê o Jornal do Educa-dor, fazendo comentários e refle-xões sobre suas mensagens?

Se suas respostas remetem para uma baixa freqüência de comunicação e informação, estamos com problemas de comunicação e precisamos agir juntos imediatamente. E esse não é um problema qualquer, trata-se de um dos mais sérios e críticos para o bom andamento das nossas atividades.

A comunicação é uma variável crí-tica para o funcionamento adequado de todos os sistemas sociais, sejam eles organizações públicas, empresas,

entidades do terceiro setor ou mes-mo programas sociais comes-mo o nos-so. Os estudiosos da administração usam comparações para explicar essa questão, a mais comum remete-nos à biologia do corpo humano como um ser vivo. Uma das coisas mais im-portantes para que um organismo se mantenha sadio é a boa circulação do sangue. Nas organizações sociais, o que dá saúde e produz uma dinâmica adequada é a boa circulação da infor-mação, a comunicação efetiva.

O nosso programa necessita do compromisso de todos para que as informações possam circular, as de-cisões sejam tomadas de acordo com as normas e, em última instância, os educadores e a criançada possam ser beneficiados com o conjunto das nossas ações. Por essa razão é que o Programa AABB Comunidade, um dos maiores programas de complementa-ção educacional da América Latina, tem um site na internet, boletim do educador, programa de educação con-tinuada para os educadores, central de atendimento com linha 0800 e uma equipe para orientar e tirar dúvidas que surgirem durante a nossa caminhada.

por Marcos Fadanelli Ramos

O AABB Co-munidade Vitó-ria da Conquista (BA) realizou um evento em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para oferecer corte de cabelo aos educandos. As mães das crianças e dos

adolescen-tes também puderam ser atendidas pelos estagiários do serviço, ofereci-do na sede da AABB.

A coordenação do AABB Comu-nidade no município informou que a iniciativa foi bem-sucedida, repe-tindo o sucesso de anos anteriores. A parceria se insere nos projetos co-munitários relacionados à cidadania e à melhoria da qualidade de vida.

(6)

4

educandos expõem artesanato

feito com material reciclável

apresentação

cultural em

Propriá

O AABB Comunidade Penedo (AL) realizou uma exposição de produtos ar-tesanais feitos com material reciclável, como garrafas pet, caixas de papelão e bolas de isopor. Com esse material, os educandos confeccionaram brin-quedos, roupas, bolsas, porta-retratos, porta-lápis e cestas para presentes. To-dos esses produtos foram mostraTo-dos à população local durante a exposição, que integrou o evento Justiça Itineran-te, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Ação Social.

“Nossos educandos receberam elogios e puderam ver seus trabalhos

serem valorizados pela comunidade”, afirmou a coordenadora do Programa AABB Comunidade Penedo, Apareci-da Silva. O evento foi realizado ao lon-go de um dia, na praça do município. Além da exposição dos educandos, o evento teve apresentações culturais e serviços relacionados à cidadania, como a confecção de documentos, atendimento médico e odontológico e orientações de combate à dengue. Diversas autoridades municipais pude-ram conferir a exposição, incluindo o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão.

O Programa AABB Comunidade Propriá (SE) participou de atividades culturais voltadas à população do mu-nicípio. No Dia da Consciência Negra, os educandos apresentaram uma core-ografia de dança afro durante ato públi-co pelas ruas da cidade. Já no evento Ação Sergipe, promovido pelo governo

do Estado, as crianças e os adoles-centes apresentaram a peça “Vamos acabar com a dengue”, orientada pela professora Altemara Feitosa.

“No nosso dia-a-dia, realizamos ati-vidades culturais, sociais e artísticas, as-sim como a oficina de gesso. Os objetos construídos com gesso são dados pelos alunos aos seus pais como lembranças”, afirma a coordenadora do AABB Comu-nidade no município, Petrúcia Maria Pinheiro. Ela ressalta que essas ativida-des contribuem para a socialização das crianças e dos adolescentes.

apresentação

musical

do aabb

Comunidade

montenegro

Referências

Documentos relacionados

Gabinetes Modelo : BP1009 Small Form Factor (SFF) ou SLIM Desk (Y7301) disponíveis nas cores Preto/Prata, Preto, ou Cool Gray; Opção para Tool-Free (não requer uso de

Assim, com o aprofundamento e a apreciação das perspectivas educacionais, esta estratégia não apenas vai contribuir para uma estruturação inter-pessoal

Já no final de 2014 e início de 2015, entre dezembro e fevereiro, a trilha será fechada para preser- vação da trilha nos dias de chuva. Este procedimento se repetirá nos

Para identificar quais treinamentos serão necessários para cada trabalhador ou equipe dentro de uma organização desenvolver um programa eficaz de T&D, pode-se buscar

15.6 - Os pedidos de esclarecimentos referentes a este processo licitatório deverão ser enviados ao pregoeiro, até três dias úteis anteriores à data fixada para abertura da

Diferentemente do prazo fixado para pagamento dos precató- rios, as RPVs são depositadas pelos Tribunais Regionais Federais nos bancos ofi- ciais, mensalmente, obedecido o prazo de

O Reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) torna público pelo presente Edital, de acordo com as disposições legais em vigor, o início do período de manifestação de

A comunicação desenvolve o tema de aplicação do conceito gestão do risco precisamente ao risco de gestão dos recursos hídricos, focando os processos de decisão e de