• Nenhum resultado encontrado

VENTRAX MANUAL DE UTILIZAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VENTRAX MANUAL DE UTILIZAÇÃO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

1 Apresentação Descrição técnica Especificações e marcações Compatibilidade e acessórios Colocação do cinturão 2 3 4 5

Utilização com outros equipamentos Aplicação

6 7

ÍNDICE

1

Apresentação

Alertas, advertências e limites de uso Treinamento 8 9 10Responsabilidade Emergências e resgates Transporte do produto Inspeção do produto Descarte do produto 11 12 13 14

Reparos e manutenção do produto Armazenamento 15 16 Limpeza e desinfecção 17 Vida útil 18 Garantia do fabricante 19

2

Possui 3 fivelas de regulagem em inox, o que garante a possibilidade de utilização em locais

úmidos, sendo: 2 fivelas nas pernas e 1 fivela na cintura. A fivela em Nylon localizada na parte de trás do cinto permite a regulagem de modo facilitado da altura das pernas.

O V E N T R A X ® é u m c i n t o co n s t r u í d o integralmente em fitas de poliéster de alta tenacidade com costuras eletrônicas em poliamida. Composto por 1 ponto de conexão ventral têxtil, com dupla proteção para engate, possui 1 porta materiais estruturado com capacidade de 5kg.

As fitas do tipo “pega” existentes nas fivelas em inox foram pensadas de modo à facilitar o ajuste/soltura do VENTRAX®.

Descrição técnica

Conta com 3 fivelas em inox para regulagem das pernas e cintura e uma fivela em Nylon para ajuste de altura das pernas.

O VENTRAX® é um cinto do tipo cadeirinha, destinado à utilização de homens e mulheres em atividades esportivas, como, escalada, tirolesa e rapel, ou para uso militar em situações de resgate e/ou autorresgate.

Possui ponto de conexão ventral com dupla proteção

e identificação do tamanho por meio de coloração deste ponto.

(3)

3

Especificações e marcações

Tipo: Cinto do tipo cadeirinha com 1 elemento de engate ventral Código do produto: TC-0103 (S/ML) | TC-0104 (XL)

Modelo: VENTRAX®

Tamanho e peso: ver tabela

Tamanhos Perna (B) Lombar (A) Peso

23 - 86 59 - 118 23 - 96 59 - 137 S/ML XL 660g 700g VENTRAX®

A

B

A = Lombar

B = Perna

(4)

4

Antes de utilizar o cinto tipo cadeirinha VENTRAX®, é importante verificar a sua compatibilidade com o tipo de sistema de proteção individual contra queda que foi projetado para seu uso, com os elementos de ligação, equipamentos auxiliares e demais acessórios específicos, bem como com o tipo de trabalho e movimentação vertical que será realizada.

Os responsáveis pela seleção e entrega deste produto devem avaliar a sua compatibilidade com todos os elementos do sistema de proteção individual contra queda para o qual foi selecionado, bem como para os demais equipamentos auxiliares e acessórios utilizados. Para esta finalidade, treinamento específico poderá ser necessário.

Compatibilidade e acessórios

Significado das marcações

5. Tamanho

1. Número de série (individual) 2. Lote (mês) e ano de fabricação Exemplo: 0120 (Janeiro de 2020) Exemplo: 00001 (5 dígitos) 3. NBRs 4. Código do Produto 6. Código C.A. A. Pontos de ancoragem Fabricante: W1 Perez Segurança do Trabalho LTDA - ME Nome Fantasia: TASK CNPJ.: 10.967.528/0001-98 Nome SN: 000010120 NBR 15835:2010 NBR 15836:2010 Cód.:_______ - Tam.:__ C.A.: XX.XXX

1

2

4

5

3

6

Razão Social: W1 Perez Segurança do Trabalho

Ltda – ME

Fabricante: TASK

Capacidade: Usuários até 150kg Telefone/SAC: +55 15 3034-8000

Marcação sobre número de série: Endereço: Av. Rogério Cassola, 896 - Itapeva,

Votorantim-SP, 18116-709. Brasil

Norma: EN 12277 CNPJ: 10.967.528/0001-98

(5)

5

Colocação do cinturão

6

Utilização do cinturão

S - Suspensão/engate

Elemento de engate

S

(6)

Utilização do ponto de engate

1

7

O cinto tipo cadeirinha VENTRAX® é destinado para utilização em atividades esportivas do tipo escalada, tirolesa e rapel.

Pode ser utilizado também no ramo militar para situações de resgate e/ou autorresgate.

Aplicação

8

O cinto VENTRAX® deve ser utilizado exclusivamente dentro das aplicações e limites estabelecidos nesse manual, sendo proibida qualquer forma de utilização diversa do estabelecido nesse manual.

Alertas, advertências e limites de uso

A falta de leitura e perfeito e n te n d i m e n to d a s i n s t r u ç õ e s obrigatórias de uso do cinto tipo cadeirinha VENTRAX® contidas neste manual poderá levar os usuários a uma utilização imprópria desse produto.

(7)

É proibida a utilização da alça porta material para conexão de elementos de ligação e equipamentos auxiliares.

Os usuários do cinto tipo cadeirinha VENTRAX® devem estar atentos quanto a existência de espaço livre mínimo necessário por debaixo dos seus pés, com o objetivo de evitar o seu choque contra a estrutura ou o solo caso ocorra alguma queda de altura, assim como verificar as orientações específicas fornecidas junto com os subsistemas de conexão, como por exemplo talabarte, trava-quedas ou dispositivos de proteção contra quedas.

Utilize sempre sistemas de ancoragem confiáveis, indicados, aprovados ou certificados conforme legislação nacional ou, na sua ausência, internacional, aplicável (NBR 16325/EN 795), e, visando a segurança, pontos acima da cabeça.

A conexão do cinto tipo cadeirinha VENTRAX® nos pontos de ancoragem deve ser feita por intermédio de cordas ou conectores aprovados conforme sua certificação.

Este produto e seus componentes não devem ser utilizados em ambientes com temperaturas inferiores a -40°C ou superiores a 80°C.

A alça porta material do cinto tipo cadeirinha VENTRAX® deve ser utilizada apenas para o transporte de materiais e ferramentas manuais.

Para maior durabilidade de seus materiais construtivos, não submeta o cinto tipo cadeirinha VENTRAX®, desnecessariamente, à condições de altas temperaturas, umidade, agentes químicos, radiação UV, superfícies abrasivas, arestas agudas ou demais condições que comprometam a integridade e resistência de seus materiais.

A utilização do cinto tipo cadeirinha VENTRAX® nos trabalhos em altura com posicionamento no trabalho em períodos repetitivos, rotineiros ou prolongados ou suspensões prolongadas podem provocar lesões ou aumentar o risco de trauma de suspensão inerte. A utilização de apoio lombar e o estabelecimento de limites de tempo ou revezamentos para execução de trabalhos em altura nessas condições podem prevenir a ocorrência de lesões relacionadas a riscos ergonômicos.

Modificações nas características construtivas originais do cinto tipo cadeirinha VENTRAX® poderão provocar acidentes envolvendo seus usuários.

São terminantemente proibidas quaisquer modificações, reparos ou substituição de componentes originais desse produto. Os cuidados de preservação e manutenção básica desse produto são permitidos apenas dentro das condições e orientações descritas neste manual.

Pessoas sem treinamento para o uso seguro desse produto podem estar suscetíveis a sofrer lesões ou lesionar outros durante a sua utilização. Caso não esteja preparado para utilizar este produto de forma adequada, não o utilize.

A utilização imprópria do cinto tipo cadeirinha VENTRAX® poderá causar acidentes com risco de lesões graves ou morte aos usuários. Utilize esse produto somente dentro das condições previstas nesse manual.

ATENÇÃO

ATENÇÃO

(8)

9

Treinamento

A utilização do cinto tipo cadeirinha VENTRAX® só é permitida por pessoas que comprovem

treinamento prévio para sua utilização correta por profissionais competentes ou utilização sob a supervisão de um superior apto para isso. Se você não estiver treinado ou não se sentir confiante em utilizar esse equipamento, não o utilize!

Atividades em altura são potencialmente perigosas que podem causar lesões graves ou morte e, por isso, exigem habilidades especiais daquelas pessoas designadas para essas operações.

Esteja seguro de que os usuários do cinto tipo cadeirinha VENTRAX® tenham o completo c o n h e c i m e n t o s o b r e a s u a u t i l i z a ç ã o . Recomendamos que sejam feitos registros dos treinamentos ministrados aos usuários desse produto.

10

Responsabilidade

Os usuários deste produto assumem integralmente todos os riscos e responsabilidades por acidentes com danos, lesões ou mortes provocados por uma utilização incorreta, indevida ou não permitida pelo fabricante do equipamento. É de suma importância que, antes da utilização do cinto tipo cadeirinha VENTRAX®, todos leiam atentamente as instruções contidas nesse manual e

estejam formalmente treinados e clinicamente saudáveis para sua utilização correta em condições normais ou de emergência.

Qualquer utilização desse produto de forma diversa ou além do previsto n e s s e m a n u a l s e r á d e i n t e i r a reponsabilidade de seus usuários.

ATENÇÃO

Planos de resgate e as medidas de primeiros socorros deverão estar previamente implementadas e serem de conhecimento dos usuários desse equipamento e das equipes de resgate, de forma a reduzir o tempo de suspensão inerte após a retenção de uma queda.

Antes e durante a utilização do cinto tipo cadeirinha VENTRAX®, seus usuários deverão estar cientes e compreender como serão efetuadas as medidas de resgate em altura aplicáveis, de forma segura, eficiente e dentro dos seus limites de uso, quando ocorrer alguma emergência que envolva queda de altura ou qualquer outro acidente envolvendo a utilização desse equipamento.

Para procedimentos de resgate de vítimas de queda utilizando o cinto tipo cadeirinha VENTRAX®, o tipo de lesão a condição de saúde da vítima e o

local do acidente irão determinar qual a melhor e mais segura técnica de resgate a ser aplicada. É imprescindível que seja aplicada a técnica de resgate mais rápida possível para pessoas que estejam suspensas no equipamento após sofrerem uma queda de altura.

Obedeça sempre aos protocolos médicos e padrões de atendimento de emergência regulamentados, conforme legislação local.

Emergência e resgate

11

Pro to co lo s , re co m e n d a ç õ e s e procedimentos médicos não estão amparados pelo presente manual. Treinamento para os usuários desse produto poderá ser necessário na aplicação dos mais seguros procedimentos de primeiros socorros ou protocolos médicos para atendimento dos usuários vítimas de acidentes durante o uso deste produto.

(9)

12

Transporte do produto

O cinto tipo cadeirinha VENTRAX® pode ser transportado cuidadosamente de forma manual e, p r e f e r e n c i a l m e n t e , e m s u a s a c o l a d e acondicionamento.

13

Inspeção do produto

A segurança do usuário durante seus trabalhos está vinculada à integridade do seu cinto tipo cadeirinha VENTRAX®.

Antes do uso, o cinto VENTRAX® deve ser inspecionado por um usuário treinado. Recomenda-se o registro pelo usuário desRecomenda-se equipamento de todas as inspeções rotineiras realizadas quando for utilizá-lo.

• As fivelas deverão estar com seu sistema de fecho e ajustamento funcionando apropriadamente; O cinto VENTRAX® deve estar sempre em

perfeitas condições de uso e para isso deve ser submetido, antes e depois do seu uso, a uma inspeção de aquisição e a inspeções rotineiras e periódicas quanto a possíveis defeitos de fabricação

e outros defeitos. • Todas as etiquetas e marcações deverão estar presentes e legíveis;

• Cortes, rasgos, descosturas, desgaste excessivo, queimaduras, envelhecimento, contaminações ou descoloração acentuada nas fitas têxteis, costuras e alças de transporte;

Após cada utilização recomenda-se o registro das condições em que o equipamento retornou ao seu local de guarda. Informações sobre danos ocorridos durante o uso, necessidade de limpeza e de inspeção periódica mais profunda devem ser registradas.

O cinto VENTRAX ® deve ser submetido a inspeções periódicas profundas por uma pessoa capacitada em intervalos de tempo não superiores a 12 (doze) meses. Em algumas condições de uso, como por exemplo, trabalhos em altura com acesso por cordas ou operações de resgate técnico, as inspeções periódicas devem ser realizadas em intervalos não superiores a 6 (seis) meses.

Para a condução de inspeções periódicas completas, treinamento específico pode ser necessário.

• Todas as partes, elementos e componentes deverão estar presentes no equipamento;

Os seguintes itens devem ser considerados para as verificações realizadas durante as inspeções:

• Caducidade de sua vida útil.

Deverão ser registradas as informações sobre limpeza, higienização, desinfecção, manutenção, substituição de componentes e assessórios, ou quando for necessário o seu envio para análises do fabricante.

• Trincas, rupturas, deformações e oxidação de sua argola metálica, conectores e fivelas;

• Conectores deverão estar funcionando apropriadamente;

Este equipamento não deve ser transportado junto com produtos q u í m i c o s , e q u i p a m e n t o s contaminados e recipientes sujos ou que não ofereçam uma adequada proteção durante o transporte.

(10)

14

Descarte do produto

Quando utilizado para reter uma queda de altura, ultrapassar a sua vida útil, sofrer ataques químicos, degradação, envelhecimento acelerado, desgaste acentuado, rasgos, cortes, descosturas e queimaduras em seu material têxtil, e oxidação e deformações de suas partes metálicas, ou ainda ter suas características construtivas originais alteradas ou ter sido utilizado além dos seus limites de uso, o cinto VENTRAX® deve ser retirado de uso, inutilizado e descartado.

O descarte e neutralização desse produto, por quaisquer uma das razões descritas, deverá ser registrado.

ATENÇÃO

Não estão permitidos reparos ou s u b s t i t u i ç ã o d e m a t e r i a i s o u c o m p o n e n t e s f e i t o s s e m o consentimento expresso do fabricante.

15

Reparos e manutenção do produto

Em caso de desgaste das fitas do cinto, pontos de conexão e defeitos nas fivelas o produto deverá ser enviado para o fabricante para uma avaliação minuciosa. Havendo a possibilidade reparos ou substituição de componentes poderão ser realizadas exclusivamente pelo fabricante.

Se o VENTRAX ® apresentar sinais de um desgaste muito excessivo ou apresentar sinais de

quebras ou trincas em seus pontos de conexão ou fivelas, fissuras ou rasgos em suas fitas ou costuras, o mesmo deverá ser retirado de uso. Não estão permitidos reparos ou substituição de materiais neste caso.

São terminantemente proibidas quaisquer modificações nesse produto. Em caso de modificações, reparos ou manutenção o produto deverá ser enviado ao fabricante apenas.

Modificações nas características construtivas originais do VENTRAX ® poderão provocar acidentes envolvendo seus usuários.

ATENÇÃO

16

Armazenamento

Após a sua utilização o equipamento deve ser guardado limpo ou higienizado, se necessário, e acondicionado com todos os seus componentes originais.

Proteja o equipamento de queimaduras, cortes, abrasões, umidade, produtos químicos, degradação por radiação, UV e demais fatores.

O cinto VENTRAX® deve ser armazenado, em local seco, protegido de radiação UV, quimicamente neutro, ventilado e em temperaturas não superiores

(11)

17

Limpeza e desinfecção

Quando necessário a sua limpeza, o cinto tipo cadeirinha VENTRAX® pode ser lavado com água limpa em temperatura ambiente (cerca de 30 C°), e colocado para secar naturalmente, em local limpo, ventilado e à sombra.

Quando necessário, utilize detergente neutro suave (pH de 5,5 a 8,5) para a limpeza de sujeiras ou contaminações de remoção mais difícil. Após, lave o equipamento abundantemente com água limpa de forma que não fiquem resíduos.

Lave o equipamento, preferencialmente, utilizando as mãos. Eventualmente uma escova de cerdas bem macias pode ser utilizada bem

levemente para auxiliar na remoção de sujeiras.

Alguns detergentes e desinfetantes contém alvejantes, fenóis, iodo e cloro, substâncias conhecidamente agressivas aos materiais têxteis. Utilize apenas produtos que não contenham essas substâncias. Consulte sempre os rótulos ou as FISPQ emitidas pelos fabricantes desses produtos.

ATENÇÃO

19

Garantia do fabricante

Este produto possui uma garantia limitada de 1 ano contra defeitos no material ou fabricação. Qualquer defeito observado durante o período de garantia deve ser informado formalmente ao fabricante.

A garantia limitada desse produto não inclui cobertura contra envelhecimento natural do produto e seus componentes, uso excessivo, mal uso, descuido, negligência, acidentes ou formas de utilização para as quais este equipamento não está destinado.

18

Vida útil

Em condições normais de uso, o cinto tipo cadeirinha VENTRAX® mantém suas características

ideais por até 10 anos, sendo 5 anos após a sua fabricação mantendo-se guardado conforme as condições de armazenamento descritas, e 5 anos após ser colocado em uso.

A vida útil deste produto não pode ser expressa em números exatos uma vez que depende de influências externas, como por exemplo: tipo de aplicação, maneira como é utilizado, controle das inspeções, intensidade e frequência de uso e, inclusive, as condições ambientais nos locais em que

estará sendo utilizado. Após ser colocado em utilização, a

vida útil do cinto tipo cadeirinha VENTRAX® pode ser reduzida pelo uso contínuo ou desgaste provocado no equipamento.

(12)

ANEXO

MODELO DE INSPEÇÃO E CONTROLE DO PRODUTO

Porta material

Referências

Documentos relacionados

A figura 6 mostra o ciclo não-ideal calculado pelo modelo algébrico para um cilindro de um motor Diesel de quatro tempos.. Para melhor representar os

A América do Norte ocupa a terceira posição como região que tem maior valor nas exportações dos produtos automotivos para o mundo. As exportações da América do Norte são

Antes e durante a utilização do cinturão de segurança do tipo abdominal FIVEX LIGHT SIT®, seus usuários deverão estar cientes e compreender como serão efetuadas

Cinturão do tipo cadeirinha paraquedista destinado para utilização em atividades esportivas do tipo escalada, tirolesa, rapel, podendo ser utilizado também no ramo militar

31 b5 Falha no sensor de temperatura do tubo de líquido da Unidade A 32 b7 Falha no sensor de temperatura do tubo de gás de Unidade A 33 b5 Falha no sensor de temperatura do tubo

PASSIG, Auguste Catharina Dorothea Nasceu em 2 de agosto de 1874 em Sandweg Filha de Christian PASSIG e Luise

Foi presente o processo de obras em título, em consequência do pedido de isenção de pagamento de taxas, formulado pelo titular do mesmo, Susana Camilo Gonçalves, CF nº 233 367 497,

III - a Agenda de Atividades Pedagógicas não presenciais deverá considerar o Plano de Ensino, descrevendo as atividades previstas por assunto,