• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DÍNAMO ESPORTE CLUBE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DÍNAMO ESPORTE CLUBE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DÍNAMO ESPORTE CLUBE

RUA Dulce Mascarenhas Torres, 725 – Vila Silvéria – ARAXÁ / MG CNPJ: 17.997.875/0001-02

RELATÓRIO FINAL DE CUMPRIMENTO DO OBJETO PROCESSO Nº 58000.008671/2018-36

SLIE Nº 18.142.03-68

Título do projeto - “Futebol Amador – Ano V”

RESUMO GERAL

O Projeto FUTEBOL AMADOR – ANO V tem por objetivo principal promover a ascensão social dos beneficiados, que em sua maioria são trabalhadores e realizam a prática da atividade esportiva após o horário de trabalho, oferecemos oportunidades aos talentos esportivos do futebol amador de Araxá e região, atendendo 30 atletas de futebol de campo. Os beneficiados da equipe do Dínamo recebem infraestrutura esportiva necessária para a atividade, local específico para treinamento, material esportivo adequado, técnicos especializados, preparação física, técnica e tática, e participação em competições na cidade de Araxá e na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em campeonatos amadores de futebol, além de suporte para o desenvolvimento humano, alimentação, transporte, uniformes, seguro de vida, para atletas e equipe técnica desempenharem com qualidade as atividades.

Utilizar a atividade esportiva na modalidade de futebol de campo, através do desporto de rendimento com o intuito de promover a formação de atletas, a inclusão social, a saúde, a integração social e contribuir com as políticas públicas de combate a violência, as drogas, criminalidade e ociosidade da comunidade atendida pelo projeto da cidade de Araxá e região.

A Associação Esportiva Dínamo Esporte Clube, é uma instituição que atua na com atletas amadores que buscam através da atividade esportiva na modalidade futebol de campo o alto rendimento para o futebol, como também uma melhor qualidade de vida, momentos de lazer com a família.

Os recursos são captados através da Lei de Incentivo ao Esporte e alocados nas atividades do Clube, proporcionando continuidade na formação cívica dos atletas, preparando-os para o cenário competitivo e social.

(2)

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DÍNAMO ESPORTE CLUBE

RUA Dulce Mascarenhas Torres, 725 – Vila Silvéria – ARAXÁ / MG CNPJ: 17.997.875/0001-02

Objetivos do Projeto

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Oportunizar a participação de atletas amadores, fora do horário de expediente a participar de uma equipe de futebol de campo;

- Oferecer oportunidade a jovens trabalhadores de melhoria na qualidade de vida, através da prática esportiva na modalidade futebol de campo;

- Promover o bom relacionamento entre atletas e população em geral, proporcionando uma forma de lazer aos desportistas e oportunizar a formação do cidadão na sociedade.

- Proporcionar meios que favoreçam a formação educativa, social e o aprimoramento físico, contribuindo para um melhor equilíbrio biopsicosocial dos atletas;

- Elevação do nível técnico esportivo dos atletas, oportunizando a participação em competições com nível técnico mais elevado;

- Proporcionar a todos uma opção de lazer e atividade física saudável, afastando- os das ruas e dos malefícios que essas possam causar;

- Incentivar a prática esportiva do futebol de campo amador, no intuito de auxiliar as políticas públicas de combate a violência, criminalidade, gravidez precoce, ociosidade e drogas;

- Difundir, democratizar e socializar através da prática do Futebol de Campo;

- Dar continuidade ao trabalho com as atividades e garantir o acesso dos atletas a categoria amadora e aos espaços adequados para a prática do futebol de campo;

- Oferecer equipe técnica e equipe multidisciplinar, equipamentos e materiais esportivos adequados à modalidade;

- Criar um ambiente para o processo de integração pessoal com a tomada de consciência de sua própria dignidade, autoestima, consciência corporal, responsabilidade, autonomia e exercício de cidadania;

(3)

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DÍNAMO ESPORTE CLUBE

RUA Dulce Mascarenhas Torres, 725 – Vila Silvéria – ARAXÁ / MG CNPJ: 17.997.875/0001-02

RESULTADO FINAL DO PROJETO:

As atividades tiveram início em 10 de junho de 2019. Foram contratados os funcionários de forma imediata, e tivemos uma reunião de planejamento com a comissão técnica, para traçar o delineamento dos trabalhos de acordo com o plano proposto.

Comunicou-se aos contratados que haveria acompanhamento sistemático das atividades desenvolvidas, e foram organizados os locais de treinamento, preparando-os para recebimento dos novos atletas que chegariam. Importante ressaltar o grande avanço destes últimos anos para o projeto, que foi a locação de campos de treinamento especificamente para a equipe de futebol amador treinar. Como a Associação tem outro projeto com atletas sub 15 e sub 17, treinando, o gramado do único campo de treinamento da Associação estava degradado, pois era utilizado todos os dias em 3 períodos. Com a locação dos campos para o treinamento da equipe de futebol amador, por intermédio de verba destinada em ação específica neste projeto, a qualidade do treinamento melhorou, o que pode ser visto com o resultado da equipe nos diversos campeonatos que disputa.

Foram colocadas as metas a serem alcançadas, os objetivos, diretrizes e forma de comportamento e disciplina durante o desenvolvimento da execução do projeto.

Dando sequência, foram feitas as seleções dos atletas que iriam participar do projeto, com expedição de edital de chamamento afixado no Clube, e em locais de fácil acesso na cidade, dando amplo acesso a que todos pudessem ter a oportunidade de serem avaliados.

Foi feita a identificação individual do potencial de cada atleta para melhor desenvolvimento da prática desportiva. Os treinos foram realizados no período noturno. Procurou-se fazer uma interação entre a comissão técnica e os atletas, visando um primeiro momento de socialização destes, objetivando a inserção e vivência em sociedade. Após os treinos, eram oferecidos lanches individuais para cada atleta.

Foram feitas reuniões didáticas e formação para melhoria dos fundamentos básicos do futebol de campo, baseados em exercícios com bola cobrando do técnico muita intensidade.

Os treinos foram realizados com 30 atletas; sendo feitos da seguinte forma:

Segunda-feira e terça feira : trabalho físico

quarta-feira, quinta feira e sexta feira : treinamento com bola

(4)

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DÍNAMO ESPORTE CLUBE

RUA Dulce Mascarenhas Torres, 725 – Vila Silvéria – ARAXÁ / MG CNPJ: 17.997.875/0001-02

O Dínamo disputou no segundo semestre de 2019 os seguintes Campeonatos:

Copa Regional de Patos de Minas: Inicio 20/07/2019

Cidades: Tiros, Guimarânia, Arapuá, Carmo do Paranaíba e Presidente Olegário.

sendo sempre um jogo em casa e um fora e em algumas dessas cidades o Dínamo jogou mais de uma vez, de acordo com a tabela. Carmo do Paranaíba:

fomos 2 vezes

Campeonato amador: Inicio no dia 04/08/2019

Dínamo disputou 13 partidas, chegando até a semi finais.

Dentro da primeira fase de grupos, existe um campeonato que se chama Taça Araxá, com a disputa do grupo A e grupo B, tendo 8 equipes cada grupo, ficando para final primeiro colocado do grupo A e B.

Já em 2020, o assunto dos campeonatos disputados e outras ações do projeto serão tratados em tópico separado.

Os materiais foram adquiridos de acordo com o proposto no projeto, e por meio de licitação – tipo carta convite – menor preço, foram entregues à rouparia do Clube, para serem armazenados e distribuídos.

Os materiais foram conferidos, separados e organizados por tamanho, modelo, e nome de cada atletas para utilização dos mesmos.

Os uniformes foram todos adquiridos e, da mesma forma, entregues à rouparia para serem preparados e entregues aos atletas em treinamentos e jogos. Após cada atividade o atleta devolvia o uniforme completo à rouparia, que procedia à sua higienização, preparando-o para outros treinos e jogos.

Com relação a interação entre os atletas, comissão técnica, seus familiares e a sociedade em geral, o projeto alcançou plenamente o seu objetivo, pois foi grande a frequência de parentes e cidadãos nos jogos da equipe durante o campeonato amador da cidade de Araxá (MG), em 2019, bem como no mesmo ano, a participação na Copa Amapar e Copa Regional de Patos de Minas, promovendo a integração e momentos de lazer aos sábados à tarde e nos domingos de manhã.

ANO DE 2020 – PANDEMIA DO COVID 19

O ano de 2020 começou de forma tranquila para a equipe de futebol amador do Dínamo Esporte Clube. Após uma pré temporada bem feita, a equipe começou em 01/02/2020 a disputa da Copa AMAPAR 2020, que engloba 32 equipes amadoras das cidades da região do Alto Paranaíba e Centro Oeste Mineiro.

(5)

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DÍNAMO ESPORTE CLUBE

RUA Dulce Mascarenhas Torres, 725 – Vila Silvéria – ARAXÁ / MG CNPJ: 17.997.875/0001-02

Foram disputadas seis rodadas, e o Dínamo encontrava-se em segundo lugar de seu grupo e em oitavo lugar na classificação geral, quando em 18.03.2020, por determinação dos órgãos sanitários o campeonato foi suspenso e todos entraram em quarentena.

Diante da pandemia do COVID19, o campeonato amador de Araxá foi suspenso indefinidamente e até o último dia de execução do projeto não tinha previsão para iniciar. Da mesma forma, ao término do projeto em 30.06.2020, a Copa Amapar permanecia suspensa.

Os atletas foram enviados para seus lares, com recomendações para guardarem a quarentena, bem como o distanciamento social, e foram feitos planejamentos para que treinassem em suas casas, no espaço que fosse adequado.

Rapidamente, o Dínamo se adequou ao momento, e passou, por intermédios dos seus funcionários contratados, a ministrar os treinos diários, físicos e técnicos, por meio de vídeos aulas, utilizando-se o watts app, e a plataforma Meet.

Para ministrar os treinos os membros da Diretoria e comissão técnica, esses últimos contratados para o projeto, iam diariamente ao clube, em horários escalonados e, em salas separadas faziam suas atividades diárias.

A equipe multidisciplinar do clube, que é contratada por intermédio de outro projeto esportivo, da SEDESE MG, passou a atuar firmemente com os atletas do amador, tanto na área de nutrição e fisioterapia e, principalmente, assistente social e psicóloga. Enquanto a psicóloga trabalhava todo o processo de entendimento do momento que estávamos vivendo, as mudanças na rotina de cada atleta, não só com relação ao esporte como também em sua vida cotidiana como um todo, a Assistente Social fez minucioso levantamento sobre a situação econômica e de empregabilidade de cada atleta. Feito esse levantamento a Diretoria identificou que com o valor correspondente à ação HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO, com o consentimento do Ministério da Cidadania, deveria ser destinado à aquisição de cestas básicas, e foi utilizada a empresa que já estava com contrato firmado com o projeto para fornecimento de lanches, para que com os mesmos valores, adquirisse e distribuísse as cestas básicas para os atletas.

O projeto encerrou-se de forma completamente diferente do que todos prevíamos no seu início, mas de qualquer forma foi um aprendizado para a Diretoria, funcionários e atletas, pois houve progresso na utilização de novas tecnologias, que até então não eram utilizadas, foi possível uma maior aproximação do clube com os atletas e com a comunidade, pois as atitudes tomadas pelo clube desde o primeiro momento, foram replicadas na cidade por

(6)

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DÍNAMO ESPORTE CLUBE

RUA Dulce Mascarenhas Torres, 725 – Vila Silvéria – ARAXÁ / MG CNPJ: 17.997.875/0001-02

outras instituições, e foi até motivo de uma entrevista feita no MG TV, jornal regional da Rede Globo no Estado.

CUMPRIMENTO DAS METAS

As metas e objetivos propostas foram cumpridas, dentro do cronograma proposto. Os treinamentos após a pandemia continuaram sendo ministrados por vídeo aulas, e o resultado esportivo foi alcançado em 2019 e, em 2020, somente não foi alcançado devido à suspensão, haja vista que a equipe estava em segundo lugar do seu grupo e caminhando a passos largos para a classificação à segunda fase da competição – Copa Amapar. As demais competições programadas, nem tiveram seu início por conta da pandemia do COVID19.

Metas Qualitativas:

Meta 01: Oportunizar atletas amadores do futebol de campo para despertar o sentimento da qualidade de vida e lazer, com a prática de atividades esportivas, saudáveis e que promovem a integração social;

Indicadores: Ao final de 12 meses, dotar 30 adultos, trabalhadores, dos conhecimentos técnicos, táticos e habilidades do futebol de campo;

Instrumento de verificação: Relatório mensal de acompanhamento da frequência dos beneficiados, onde os mesmos terão através da assiduidade a melhoria nas capacidades técnicas para o desenvolvimento do esporte.

Os atletas foram selecionados e desde o primeiro mês do desenvolvimento do projeto treinaram no período da noite e jogando partidas amistosas e torneio amistosos, bem como o campeonato amador da cidade do ano de 2019 aos domingos pela manhã e a Copa Regional da Liga Patense de Futebol. Em 2020, iniciaram a disputa da Copa Amapar que foi suspensa após a sexta rodada devido à pandemia do COVID19, e até o encerramento do projeto ainda não havia retornado. Mesmo com as grandes dificuldades que esse ano trouxe, a prática de atividade física na modalidade futebol de campo foi desenvolvida, despertando o sentimento da qualidade de vida e lazer. Seguem anexo o relatório de frequência dos atletas no projeto.

Meta 02: Utilizar a prática do esporte como ferramenta de aglutinação, no intuito de socializar e multiplicar conceitos de valor, ética e cidadania;

Indicadores: Através da convivência coletiva, o respeito as regras e as normas da entidade, fazer com que os beneficiados tenha convivência harmoniosa, respeitosa e de trabalho em equipe;

Instrumento de verificação: Cada beneficiado participante do projeto terá sua avaliação individual, sendo que essa avaliação preenchida pela equipe técnica e multidisciplinar constará além do desenvolvimento técnico seu

(7)

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DÍNAMO ESPORTE CLUBE

RUA Dulce Mascarenhas Torres, 725 – Vila Silvéria – ARAXÁ / MG CNPJ: 17.997.875/0001-02

desenvolvimento na relação atleta x profissional x atleta, que será parte integral para que o mesmo possa ter ascensão no clube.

Esta meta foi cumprida desde o primeiro dia de desenvolvimento do projeto, com perfeita interação entre os atletas e o treinador, entre eles mesmos e com a comunidade e familiares. Conforme podem atestar as fotos anexadas à prestação de contas, bem como os relatórios elaborados pelos membros da equipe técnica, o congraçamento foi total, o lazer para a população de Araxá foi garantido, tendo o projeto por intermédio da equipe do Dínamo proporcionando momentos de lazer para todas as pessoas que foram descritas no projeto:

atletas, comissão técnica, familiares e população da cidade de Araxá, principalmente no segundo semestre de 2019 e no início do ano de 2020.

Meta 03: Propiciar ascensão e inclusão social de adultos da equipe Amadora de futebol de campo através da atividade física;

Indicadores: Socialização dos beneficiados (acompanhamento da evolução do comportamento)

Instrumento de verificação: Observação do comportamento dos beneficiados nos jogos durante a competição, analisando o número de cartões e suspensão de atletas e comparando com as equipes adversárias;

Meta foi integralmente cumprida, com a inclusão dos atletas na equipe de competição, com participação de todos os integrantes, recebendo toda a atenção tanto em estrutura como em treinamentos e ocasionando a perfeita participação no campeonato amador da cidade em 2019, aonde o Dínamo chegou às semi finais, bem como no Torneio Regional da Liga Patense de Futebol. Em 2020, até a paralisação pela pandemia do COVID19, a equipe estava em segundo lugar de seu grupo na COPA AMAPAR. A Estrutura proporcionada aumentou a estima dos atletas e a forma de condução do processo pela Diretoria do Dínamo fez com que os atletas tivessem uma perfeita socialização por intermédio do esporte, fazendo o congraçamento com familiares e torcedores da cidade de Araxá.

Metas Quantitativas:

Meta 01: Proporcionar o atendimento a 30 atletas adultos trabalhadores da cidade na modalidade futebol de campo;

Indicadores: Participação dos beneficiados no projeto;

Instrumento de verificação: Relatório mensal de acompanhamento da frequência dos beneficiados, onde os mesmos terão através da assiduidade a comprovação de frequência, devendo ser superior a 60% na participação.

Esta meta foi sistematicamente cumprida desde o primeiro momento do projeto.

Foram selecionados os 30 atletas e foram atendidos dentro do escopo do projeto,

(8)

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DÍNAMO ESPORTE CLUBE

RUA Dulce Mascarenhas Torres, 725 – Vila Silvéria – ARAXÁ / MG CNPJ: 17.997.875/0001-02

com participação em treinamentos e jogos. Após a pandemia do COVID19, toda a estrutura dos projetos esportivos do Dínamo, tanto Federais como Estadual, foram colocadas à disposição dos atletas e seus familiares, que tiveram assistência médica, nutricional, fisioterápica, serviço social e psicóloga. Todo o planejamento foi transportado para vídeo-aulas que foram ministradas até o último dia do projeto.

Meta 02: Estimular o surgimento de novos atletas amadores interessados.

Indicadores: Desempenho do atleta nas competições.

Instrumento de verificação: Resultados de todas as competições, locais, regionais ou nacionais, que os atletas participarem.

Essa meta foi integralmente cumprida. No ano de 2019 o Dínamo selecionou atletas das mais diversas formas, tanto recém saídos das categorias de base como atletas já mais velhos e com experiência.

Meta 03: Contribuir para a formação de uma nova geração de atletas.

Indicadores: Obter resultados expressivos nas competições em que os atletas vierem a participar.

Instrumento de verificação: Relatório Trimestral da Comissão Técnica avaliando a evolução física;

A meta foi cumprida integralmente, haja vista os resultados obtidos na Copa Regional da Liga patense (5º lugar) e o 3º lugar no Campeonato amador de 2019, chegando às semi finais, bem como a segunda colocação no grupo da COPA AMAPAR 2020, até a sua suspensão pela pandemia.

CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE

Nos termos do art. 16 do Decreto 6.180/07, o Centro de Treinamento do Dínamo Esporte Clube está apto a receber pessoas idosas e portadoras de deficiência.

DIFICULDADES E PROBLEMAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO

Durante a execução do projeto, tivemos algumas situações que causaram problemas na execução do projeto, porém foram solucionadas, principalmente as de questões financeiras, dentro do próprio projeto, sem ter estourado o valor total do orçamento, bem como devolvendo valores para os cofres públicos.

O primeiro problema que tivemos foi com relação ao pagamento das verbas referentes aos encargos trabalhistas nos primeiros meses. Por um lapso da contadora, foram emitidas as guias de pagamento dos encargos (PIS, FGTS, INSS e IR) dos dois projetos que são desenvolvidos pelo Dínamo, aprovados pelo Ministério da Cidadania. Ocorre que as Guias de pagamentos dos diversos

(9)

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DÍNAMO ESPORTE CLUBE

RUA Dulce Mascarenhas Torres, 725 – Vila Silvéria – ARAXÁ / MG CNPJ: 17.997.875/0001-02

encargos vem somente com o valor total, e não discriminam que tipo de encargos e de quem está sendo pago. Por isso, houve o pagamento de encargos, acima do valor previsto inicialmente, porém com a economia que foi feita na aquisição de outros materiais, foi solucionado o problema, compensando ainda o pagamento dos impostos, haja vista que o Governo Federal não faz devolução de valores pagos, no outro projeto desenvolvido pelo Dínamo (Formando Atletas e Cidadãos VI).

Foi contratado erroneamente para esse projeto, um preparador de goleiros, que na verdade estava previsto para o Projeto Formando Atletas e Cidadãos VI, também desenvolvido pelo Dínamo aprovado pelo Ministério da Cidadania. Os pagamentos englobaram salários, vale transporte e encargos trabalhistas. Tão logo foi identificado o problema, foi apurado o valor pago (R$ 14.906,87) e depositado do projeto Formando Atletas e cidadãos VI para o Projeto Futebol Amador V, cujos comprovantes encontram-se na prestação de contas – parte financeira.

O último problema que tivemos, foi relativo a pagamento do vale transporte dos atletas. O valor aprovado inicialmente (R$ 3,85 por cada vale transporte) foi majorado pela Prefeitura Municipal de Araxá por Decreto do Prefeito para R$

4,00. Como mesmo durante a pandemia, os atletas permaneceram indo diariamente à sede do Dínamo, para ministrar as vídeo aulas, e, mais de uma vez por dia, acabaram gastando mais vale transporte (no caso auxílio transporte pago no contra cheque de cada funcionário) do que o previsto. Porém, dentro da própria ação “transporte” foi economizado o valor excedente, haja vista que com a pandemia, os campeonatos foram suspensos ou nem iniciados, e a verba de locação de ônibus não foi toda gasta, com a sobra dando para arcar com esse aumento do valor e quantidade de auxílio transporte.

Por sua vez, os lanches foram substituídos por fornecimento de cestas básicas aos atletas e seus familiares, como autorizado pelo Ministério da Cidadania.

CONCLUSÃO

Diante dos argumentos acima expostos, e as provas fotográficas da execução do projeto, e ainda, os documentos que corroboram com a narrativa que o projeto sendo executado em quase sua totalidade, mesmo com a pandemia do COVID19, verifica-se que o objeto do projeto foi cumprido.

As dificuldades que certamente todos tem na execução de qualquer projeto desta envergadura, e nesse ano de 2020 ainda mais com situações novas, que fogem ao nosso cotidiano, foram supridas rapidamente pela alta profissionalização da Diretoria do Dínamo, pelas reuniões diuturnas entre os Diretores e o treinador e atletas, que puderam sanar eventuais problemas enfrentados no dia a dia da

(10)

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DÍNAMO ESPORTE CLUBE

RUA Dulce Mascarenhas Torres, 725 – Vila Silvéria – ARAXÁ / MG CNPJ: 17.997.875/0001-02

execução. Todos os materiais esportivos e uniformes propostos no plano de trabalho foram adquiridos e utilizados pelos atletas e membros da equipe técnica.

A reposição alimentar – lanches – foram servidos diariamente, e quando tiveram suas atividades suspensas, substituídos por fornecimento de cestas básicas alimentícias. Os atletas, a despeito de toda a dificuldade enfrentada, aumentaram sua performance nos treinamentos, adquirindo maturidade, convivendo socialmente entre os colegas, com outros atletas e com a comunidade. Foram preparados não só para praticar o esporte em alto rendimento como também para viver em sociedade, e tornarem-se cidadãos inseridos em sua comunidade.

Araxá, 24 de agosto de 2020.

AYRES DONIZETE DE PAULO PRESIDENTE

Referências

Documentos relacionados

Na data da instalação oficial do Departamento, havia 16 docentes, dentre os quais oito tinham ingressado por processo de seleção em 1989: Adélia Bezerra de Menezes, que tinha

Assim, a proposta metodológica da pesquisa se justifica na medida em que essa perspectiva contempla aspectos linguísticos e culturais, bem como pelo fato de possibilitar

Seguindo essa última tendência, o Behaviorismo Radical é uma filosofia da ação contextualizada, que explica o comportamento por meio de um modelo que busca

Segundo Borba e Penteado (2001), os softwares exploram a visualização de figuras que possibilitam ao professor trabalhar com a experimentação, que é uma

A SONY poderá também tomar quaisquer medidas legais e técnicas para evitar a violação de e/ou fazer cumprir este EULA, incluindo, entre outras, a cessação imediata da utilização

Maria Manuela Soares de Oliveira Mota - presidente da Associa~ao Portuguesa de Museologia e conservadora principal do t-lJseuda Funda~ao Calouste Gulbenkian 5".2.. Paula Barcia

Danielle Grynszpan: Coordenadora do Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa no Estado do Rio de Janeiro

Deste modo pretendemos que esta dissertação contribua para ajudar a uma melhor compreensão de temas como a concorrência fiscal, os paraísos fiscais e os regimes fiscais