• Nenhum resultado encontrado

LÍNGUA PORTUGUESA. Texto 01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LÍNGUA PORTUGUESA. Texto 01"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Cargo

:

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE Página - 3 - LÍNGUA PORTUGUESA

Texto 01

Nas escolas particulares de SP, internet substitui livros

Muitos jovens passaram a fazer todas as pesquisas da escola na web

Educadores tentam coibir prática e aproximar adolescentes de livros

Luciana Bonadio Do G1, em São Paulo

Abrir um livro, procurar um tema no índice, ler algumas páginas sobre um assunto e fazer um trabalho para a escola. A internet fez os estudantes das escolas mais caras de São Paulo se afastarem das bibliotecas. Com a facilidade da pesquisa na web, os adolescentes admitem que, na maioria das vezes, passam longe dos livros para fazer as pesquisas pedidas pelos professores.

(...)

“A maioria, ou quase todos, usa a internet para fazer pesquisas porque é mais prático. Você digita a palavra-chave e acha o que está procurando”, afirma a estudante A.C.C., de 15 anos (...).

Para o aluno R.B., de 15 anos, (...) a internet pode ser uma boa ferramenta para o estudo, desde que o jovem saiba onde procurar. “Eu uso o Google quando quero algo mais geral. Para uma pesquisa escolar, eu uso sites de jornais e revistas”, explica. O jovem defende que a internet deve ser usada como

“algo a mais” e não como única fonte de informação.

Muitos alunos, entretanto, usam exclusivamente os sites para o estudo. “É mais fácil, mais rápido, você precisa procurar menos e não tem que ir até a biblioteca para pegar um livro”, diz K.H., de 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio (...).

Por conta disto, a escola procura criar projetos para aproximar os jovens dos livros. “Na disciplina de português, existe um projeto para incentivar os alunos a usarem a biblioteca”, explica o professor Mário A., de 53 anos (...).

O professor defende que a internet pode ser uma boa fonte para os estudos, desde que bem usada.

“Não pode ser a única fonte de informação. Mas temos um trabalho para que, quando os alunos usarem, utilizarem bem. Não simplesmente copiar e colar”, conta.

A prática de apenas copiar o conteúdo da internet é difundida entre os estudantes. “Eu faço pesquisa para o colégio, costumo copiar e colar.

Também pego resumo dos livros”, admite C. H., de 17 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio (...). Mas ele sabe que a prática prejudica o aprendizado. “Nem dá para aprender muito”, afirma.

Por outro lado, há jovens que não confiam nas informações encontradas em sites de busca na web.

“Eu pego a informação e, como não sei se está certo, confirmo em um livro”, diz o estudante P.L., de 15 anos (...)

Texto adaptado. Disponível em:

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,M UL13533-9356,00-

NAS+ESCOLAS+PARTICULARES+DE+SP+INTERNET+

SUBSTITUI+LIVROS.html Questão 01

De acordo com o Texto 01, por que jovens de escolas caras de São Paulo não têm procurado bibliotecas e livros para realizarem seus trabalhos de escola?

(A) Por conta da facilidade da internet.

(B) Por conta da falta de bibliotecas em São Paulo.

(C) Porque os livros são muito caros.

(D) Porque querem estar na moda.

Questão 02

No trecho do Texto 01: “por conta disto, a escola procura criar projetos para aproximar os jovens dos livros”, a palavra destacada faz referência ao fato de os jovens:

(A) Estarem novamente se habituando à leitura de livros.

(B) Utilizarem somente a internet para o estudo.

(C) Dividirem as fontes de pesquisa entre livros e internet.

(D) Terem consciência de que a internet não é uma fonte totalmente segura.

Questão 03

Com base na leitura do Texto 01, assinale a alternativa CORRETA:

(A) Para o aluno R.B, a internet deve ser usada como única fonte de pesquisa.

(B) Tanto o aluno R.B quanto o professor Mário A.

pensam que internet pode ser boa se for bem utilizada.

(C) O posicionamento do aluno R.B e do professor Mário A. são diferentes com relação ao uso da internet. Para o aluno, a internet é excelente, mas, para o professor, ela deve ser evitada.

(D) O professor Mário A. desenvolve um projeto para que os seus alunos abandonem a internet e utilizem apenas a biblioteca.

Questão 04

Releia o fragmento retirado do Texto 01: “A prática de apenas copiar o conteúdo da internet é difundida entre os estudantes. ‘Eu faço pesquisa para o colégio, costumo copiar e colar. Também pego resumo dos livros’, admite C. H., de 17 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio (...). Mas ele sabe que a prática prejudica o aprendizado. ‘Nem dá para aprender muito’, afirma.” De acordo com este fragmento, é CORRETO afirmar que:

(A) O aluno C.H. tem consciência de que a maneira como ele costuma usar a internet para realizar seus trabalhos escolares não ajuda muito em seu aprendizado.

(B) O aluno C.H costuma apenas copiar e colar da internet, pois acredita que esse seja o método mais fácil para aprender.

(C) Como os professores não costumam ler os trabalhos solicitados a C.H, o aluno costuma apenas copiar e colar informações da internet.

(D) A prática de apenas copiar e colar da internet não é muito comum entre os alunos.

(4)

Questão 05

Assinale a alternativa em que todas as palavras destacadas são verbos:

(A) A internet fez os estudantes das escolas mais caras de São Paulo se afastarem das bibliotecas.

(B) A maioria, ou quase todos, usa a internet para fazer pesquisas porque é mais prático. Você digita a palavra-chave e acha o que está procurando.

(C) Muitos alunos, entretanto, usam exclusivamente os sites para o estudo. “É mais fácil, mais rápido, você precisa procurar menos e não tem que ir até a biblioteca para pegar um livro”, diz K.H., de 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio.

(D) A prática de apenas copiar o conteúdo da internet é difundida entre os estudantes. “Eu faço pesquisa para o colégio, costumo copiar e colar”.

Questão 06

Em cada alternativa há uma série de palavras retiradas do Texto 01. Assinale a alternativa em que todas as palavras possuem o mesmo número de sílabas:

(A) tema – aproximar – eu – livros – conta.

(B) alunos – aproximar – livros – biblioteca – usarem.

(C) escolas – tema – estudante – procurar – Eu.

(D) abrir – livro – pode – jovem – conta.

Questão 07

Assinale a alternativa em que há incorreção na concordância nominal de acordo com a norma padrão escrita da língua portuguesa:

(A) Os alunos de escolas particulares de São Paulo têm utilizado a internet como única fonte de pesquisa.

(B) Algumas escolas procuram organizar projetos extracurriculares para aproximar seus alunos dos livros.

(C) A internet não pode ser vista como uma das pior coisas do mundo.

(D) Muitos alunos se acham espertos por copiarem e colarem seus trabalhos da internet.

Questão 08

Na frase retirada do Texto 01 “Muitos alunos, entretanto, usam exclusivamente os sites para o estudo”, a palavra destacada poderia ser substituída, sem causar alteração de sentido, por:

(A) Pois (B) Quando (C) Logo (D) No entanto

Questão 09

Assinale a alternativa em que todas as palavras são formadas pelo mesmo processo:

(A) felizmente; compreensível; suavemente;

honestamente.

(B) compreensível; inadmissível; cachorro-quente;

vinagre.

(C) suavemente; compreensível; incorreto; porta- retratos.

(D) altíssimo; infelizmente; pedreira; vinagre.

Questão 10

Assinale a alternativa em que a palavra esteja grafada INCORRETAMENTE:

(A) Auxiliar.

(B) Umildade.

(C) Suspensão.

(D) Licença.

Texto 02

Um homem de consciência

Chamava-se João Teodoro, só. O mais pacato e modesto dos homens. Honestíssimo e lealíssimo, com um defeito apenas: não dar o mínimo valor a si próprio. Para João Teodoro, a coisa de menos importância no mundo era João Teodoro.

Nunca fora nada na vida, nem admitia a hipótese de vir a ser alguma coisa. E por muito tempo não quis nem sequer o que todos ali queriam: mudar-se para terra melhor.

Mas João Teodoro acompanhava com aperto de coração o deperecimento visível de sua Itaoca.

Isto já foi muito melhor, dizia consigo. Já teve três médicos bem bons – agora só um bem ruinzote. Já teve seis advogados e hoje mal dá serviço para um rábula ordinário como o Tenório. Nem circo de cavalinhos bate mais por aqui. A gente que presta se muda. Fica o restolho. Decididamente, a minha Itaoca está se acabando.

João Teodoro entrou a incubar a ideia de também mudar-se, mas isso necessitava dum fato qualquer que o convencesse de maneira absoluta de que Itaoca não tinha mesmo conserto ou arranjo possível.

– É isso, deliberou lá por dentro. Quando eu verificar que tudo está perdido, que Itaoca não vale mais nada de nada de nada, então arrumo a trouxa e boto-me fora daqui.

Um dia aconteceu a grande novidade: a nomeação de João Teodoro para delegado. Nosso homem recebeu a notícia como se fosse uma porretada no crânio. Delegado, ele! Ele não era nada, nunca fora nada, não queria ser nacada, não se julgava capaz de nada...

Ser delegado numa cidadinha daquelas é coisa seríssima. Não há cargo mais importante. É o homem que prende os outros, que solta, que manda dar sovas, que vai à capital falar com o governo. Uma coisa colossal ser delegado – e estava ele, João Teodoro, de-le-ga-do de Itaoca!...

João Teodoro caiu em meditação profunda.

Passou a noite em claro, pensando e arrumando as malas. Pela madrugada botou-as num burro, montou no seu cavalo magro e partiu.

– Que é isso, João? Para onde se atira tão cedo, assim de armas e bagagens?

(5)

Cargo

:

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE Página - 5 - – Vou-me embora, respondeu retirante. Verifiquei que Itaoca chegou mesmo ao fim.

– Mas, como? Agora que você está delegado?

– Justamente por isso. Terra em que João Teodoro chega a delegado, eu não moro. Adeus.

E sumiu.

Fonte: LOBATO, Monteiro. Cidades Mortas. São Paulo:

Globo, 2008.

Vocabulário:

Rábula: quem exerce advocacia sem ser qualificado.

Questão 11

De acordo com o Texto 02, pode-se dizer que João Teodoro:

(A) Orgulhava-se da cidade de Itaoca e, por isso, gostaria de permanecer morando lá.

(B) Não valorizava a si mesmo, pois acreditava que nunca viria a ser nada.

(C) Aceitou ser delegado da cidade de Itaoca, pois acreditava que conseguiria fazer a cidade voltar a crescer.

(D) Possuía boa autoestima.

Questão 12

De acordo com o Texto 02, qual foi o fato que convenceu João Teodoro de maneira absoluta a deixar a cidade de Itaoca?

(A) O fato de a cidade não contar com bons advogados.

(B) O fato de as pessoas de bem estarem abandonando a cidade de Itaoca.

(C) O fato de o próprio João Teodoro ser nomeado delegado de Itaoca.

(D) O fato de a criminalidade estar aumentando na cidade.

Questão 13

No Texto 02, em “Isto já foi muito melhor, dizia consigo”, a palavra em destaque está se referindo a:

(A) João Teodoro.

(B) Tenório.

(C) Itaoca.

(D) Delegacia.

Questão 14

O Texto 02 apresenta uma série de adjetivos que caracterizam João Teodoro e a cidade de Itaoca.

Assinale a alternativa em que o adjetivo esteja apresentado no grau superlativo:

(A) Visível.

(B) Honestíssimo.

(C) Capaz.

(D) Perdido.

Questão 15

Assinale a alternativa em que a palavra em destaque esteja empregada no diminutivo:

(A) Itaoca é uma cidadezinha do interior.

(B) Os moradores de Itaoca vivem comprando velharias.

(C) Os rapazes chegaram cedo à cidade de Itaoca.

(D) Além de Itaoca, outras cidades diminuíram muito no interior.

RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO Questão 16

Pedro tem R$ 600,00 e Andréia tem R$ 300,00 a mais que Pedro. Os dois têm juntos uma quantia em dinheiro equivalente a:

(A) R$ 900,00.

(B) R$ 1100,00.

(C) R$ 1.300,00.

(D) R$ 1.500,00.

Questão 17

Resolvendo a expressão a seguir: 7 x (14 - 8), o resultado obtido é:

(A) 42 (B) 47 (C) 52 (D) 54 Questão 18

Lucas comprou 3 bonés de R$ 15,00 cada, duas camisetas de R$ 20,00 cada e 2 meias de R$ 3,00 cada.

O valor total da compra de Lucas é de:

(A) R$ 79,00.

(B) R$ 84,00.

(C) R$ 91,00.

(D) R$ 97,00.

Questão 19

Uma pessoa foi a uma padaria e comprou 12 pães doces. Sabendo que ela pagou por cada pão doce a quantia de R$ 0,60, é CORRETO afirmar que o valor total da compra é igual a:

(A) R$ 5,60.

(B) R$ 6,00.

(C) R$ 6,80.

(D) R$ 7,20.

Questão 20

Um casal de namorados foi a uma lanchonete e gastou R$ 28,00 com lanche e mais R$ 4,50 com refrigerante.

Para pagar a conta, eles usaram uma nota de R$ 50,00.

O valor que eles receberam de troco é de:

(A) R$ 17,50.

(B) R$ 19,00.

(C) R$ 22,50.

(D) R$ 26,00.

(6)

Questão 21

Uma empresa de turismo foi contratada para transportar 1.800 pessoas e utilizará para isso alguns ônibus com capacidade para 60 pessoas. A quantidade de ônibus necessária para transportar todas as pessoas ao mesmo tempo é igual a:

(A) 25 ônibus.

(B) 28 ônibus.

(C) 30 ônibus.

(D) 32 ônibus.

Questão 22

A fração 5/8 pode ser representada pela figura:

Observação: considerar as partes pintadas das figuras.

(A)

(B)

(C)

(D)

Questão 23

Observe a figura, a seguir:

Assinale a alternativa que representa a parte pintada da figura:

(A) 6/7 (B) 2/5 (C) 3/9 (D) 1/8

Questão 24

Um concurso público com 2.600 inscritos será realizado em uma universidade. Considerando que cada sala dessa universidade tem capacidade para 40 candidatos, a quantidade de salas necessárias para comportar todos os candidatos inscritos será de:

(A) 48 salas.

(B) 52 salas.

(C) 56 salas.

(D) 65 salas.

Questão 25

Representando o número 0,92 na forma de fração, obtemos a fração:

(A) 92/10 (B) 92/100 (C) 92/1000 (D) 92/10000

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS Questão 26

O que significa Regurgitação:

(A) São frequentes quando a criança está descoberta e com frio, na hora do banho e, às vezes, após as mamadas.

(B) É comum e consiste na devolução frequente de pequeno volume de leite logo após as mamadas.

(C) O bebê chora e se contorce, melhora quando suga o peito e volta a chorar.

(D) São as crianças amamentadas exclusivamente no seio.

Questão 27

O acompanhamento de crianças é uma etapa fundamental e prioritária do trabalho da Estratégia Saúde da Família e o Agente Comunitário de Saúde (ACS) deve desenvolver várias ações. Entre as ações de prevenção das doenças e promoção à saúde que precisam ser desenvolvidas pelo ACS estão:

I. Incentivo ao cumprimento do calendário vacinal.

II. Busca ativa dos faltosos às vacinas e consultas.

III. Prevenção de acidentes na infância.

IV. Incentivo ao aleitamento materno.

(A) I, II e IV.

(B) I, II e III.

(C) I,II, III e IV.

(D) II e III.

Questão 28

Quando do diagnóstico para gestação, o teste para o HIV deve ser oferecido no_________ ou no _________

na ______________. As palavras que preenchem as lacunas CORRETA e respectivamente são:

(A) Primeiro trimestre de gestação; início do pré- natal; Unidade Básica de Saúde.

(B) Segundo trimestre de gestação; início do trabalho de parto; sala de parto.

(C) No consultório durante o exame de gravidez;

hospital; Unidade Básica de saúde.

(D) Terceiro trimestre; início do pré-natal; consulta de enfermagem.

(7)

Cargo

:

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE Página - 7 - Questão 29

Informações importantes sobre a saúde bucal devem ser feitas pelos ACS à população. Sobre o assunto, informe se é (V) Verdadeiro ou (F) Falso o que se afirma, a seguir:

( ) As crianças que mamam no peito têm melhor desenvolvimento da fala, da respiração e da formação da dentição.

( ) Orientar a mãe, o pai ou quem cuida da criança para utilizar um copinho em vez de mamadeira.

( ) Orientar para limpar a boca, a gengiva e a língua com um tecido macio (gaze ou fralda) umedecido em água filtrada ou fervida, fazendo movimentos suaves.

( ) Orientar para dar chupeta para a criança.

( ) Estimular o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

(A) V – V – F – V – V.

(B) V – V – F – F – V.

(C) F – V – F – V – V.

(D) V – V – V – F – V.

Questão 30

Sobre a Doença diarreica aguda (DDA), é INCORRETO afirmar:

(A) É uma doença que pode ser causada por bactérias, vírus e parasitos.

(B) É caracterizada principalmente pelo aumento do número de evacuações.

(C) Apresenta fezes aquosas (líquidas) ou de pouca consistência.

(D) Em todos os casos, há presença de muco e sangue.

Destaque Aqui

……….

GABARITO

Concurso Público Prefeitura Municipal de Florai Edital Nº 001/2014 http://www.fundacaofafipa.org.br/concurso

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Referências

Documentos relacionados

cujo locutor deixa entender que ele teria mais coisas fundamentais a dizer, mas que não o faria naquele lugar e momento. Essas “passagens de retenção” remetem ao ensino oral

A dose de propofol de 20 mg/kg que foi testada é recomendada para procedimentos clínicos e coletas de amostras biológicas em Lithobates catesbeianus, visto que

Os frutos tratados com 1-MCP apresentaram, nos dois anos de observações, sensivelmente a mesma tendência em cada uma das grandezas analisadas, tanto à saída da câmara

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

(05/06/2003 disponível em: <www.folha.com.br>) Esses dados mostram que existe uma grande preocupação mundial com os recursos hídricos potáveis. 02) A preservação das

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

Este trabalho apresenta um modelo matemático para representação de um tecido em função da aplicação de forças e sua interação com elementos sólidos não deformáveis visando