• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ENGENHARIA E GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE COMPUTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ENGENHARIA E GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE COMPUTAÇÃO"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE ENGENHARIA E GEOCIÊNCIAS

PROGRAMA DE COMPUTAÇÃO

EMENTÁRIO DO CURSO DE

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

(2)

Parte I – Formação Interdisciplinar I (CFI) – 1º Período

Origem & Evolução do Conhecimento - OEC (80 horas) Objetivo:

Introduzir o aluno no universo acadêmico e na importância da filosofia para a produção do conhecimento na história da humanidade, com foco no desenvolvimento das idéias e do método científico.

Ementa:

Os grandes fundamentos filosóficos, da antiguidade aos tempos modernos e principais implicações para o desenvolvimento da Ciência, em seus aspectos gerais, teóricos e metodológicos. Epistemologia das Ciências Naturais e Sociais. Multidisciplinaridade e Construção da Interdisciplinaridade. Ciências empíricas e conhecimento tradicional.

Bibliografia Básica:

BITTAR, M.; FERREIRA JÚNIOR, A. História e Filosofia da Ciência. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém. 2010. Pré-impresso.

FERREIRA, J. E. Introdução à Filosofia. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém. 2010. Pré-impresso.

DIAS, E. de A. Filosofia da Ciência. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém. 2010. Pré-impresso.

TEIXEIRA, E. Metodologia das Ciências. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém. 2010. Pré-impresso.

Bibliografia Complementar:

FARIA, D. S. de (org). Origem e Evolução do Conhecimento. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

Sociedade, Natureza & Desenvolvimento - SND (80 horas) Objetivo:

Refletir sobre as relações entre sociedade, natureza e desenvolvimento, integrando conhecimentos conceituais e empíricos relativos aos aspectos histórico-geográficos, sócio-econômicos e ambientais que servem de base para a sustentabilidade do Desenvolvimento.

Ementa:

Poder, Estado, Sociedade e suas implicações para o Desenvolvimento Sócio-econômico e a Conservação Ambiental. Antropologia e Diversidade Cultural. Desenvolvimento Sustentável.

Bibliografia Básica:

CASTRO, E. Desenvolvimento e Meio Ambiente. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

MOURA, J. R. da S. de; LIMA, I. G. de. Geografia do Brasil. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

BELTRÃO, J. F.; SCHAAN, D. P.; SILVA, H. P. Diversidade bio-cultural: conversas sobre Antropologia(s) na Amazônia. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

Bibliografia Complementar:

FARIA, D. S. de (org). Sociedade, Natureza e Desenvolvimento. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

Lógica, Linguagens & Comunicação - LLC (80 horas) Objetivo:

(3)

aluno nos fundamentos das linguagens, especialmente do português e da matemática, e suas aplicações introdutórias para a comunicação escrita e análise dos dados estatísticos mais simples que sejam básicos para as atividades acadêmicas.

Ementa:

Introdução à Semiótica: produção do significado e sentido, linguagem, comunicação e bases para o uso eficiente da língua portuguesa. Lógica e Matemática elementares. Introdução à estatística.

Bibliografia Básica:

FRANÇA, C. Interdisciplinaridade entre a Filosofia, Semiótica e Lógica nas Linguagens e Comunicação. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

CARDOSO, J. Introdução à Semiótica. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

AQUNO, J. de. Lógica Formal. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

DINIZ, H.; AQUINO, J. de. Matemática Elementar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

Bibliografia Complementar:

FARIA, D. S. de (org). Lógica, linguagens e comunicação. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

Estudos Integrativos da Amazônia – EIA (80 horas) Objetivo:

Propiciar a projeção e integração dos conhecimentos mais fundamentais para a sustentabilidade do desenvolvimento na Amazônia, considerando os povos, ambientes e a ecologia, os processos de ocupação, as políticas e os conflitos na região.

Ementa:

Amazônia: conceitos, dimensões e processos que caracterizam a região. Ecologia, Ecossistemas e povos. Políticas de Desenvolvimento para a Amazônia.

Bibliografia Básica:

MENDES, R. Formações Geológicas da Amazônia. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

GOCH, Y. G. de F. Biomas Amazônicos. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

GAMA, J. R. V. Estudo de Ecossistemas da Amazônia. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

SOUZA, R. O. R. de M. Bacias Hidrográficas. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

TRINDADE JÚNIOR, Saint-Clair C. da. A produção econômica e social do espaço amazônico. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso. MONTEIRO, R. Conflitos Sociais na Amazônia. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

Bibliografia Complementar:

FARIA, D. S. de (org). Estudos Integrativos da Amazônia. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

Seminários Integradores - SINT (80 horas) Objetivo:

(4)

conhecimentos teóricos a um recorte da realidade local, seja na zona rural ou urbana, de modo a participar de estudo introdutório dessa realidade, sob orientação docente. Expressar e divulgar esse estudo para a comunidade, seja acadêmica ou não. Participar do evento científico de encerramento do primeiro semestre, quando serão apresentados os trabalhos realizados.

Ementa:

Discussão interdisciplinar dos conteúdos e atividades dos módulos anteriores - a serem definidos semestralmente, seja pelo colegiado do CFI, seja pelo corpo docente atuante no local da oferta. Será orientado por estes professores da UFOPA que atuam no campus e deverão estar relacionados com o funcionamento de uma base física local: leituras e preparação dos temas, abordagens teóricas e métodos de estudo para a elaboração e comunicação dos trabalhos, por meio da exposição de painéis e comunicações orais referentes aos resultados dessa experiência integradora à comunidade, em evento científico, a ser realizado ao final de cada semestre. Exame das complementaridades entre o conhecimento científico tradicional e das possibilidades do diálogo dos saberes. Os temas para este programa são: Educação no Século XXI, Interdisciplinaridade no Ensino, Educação, Ciência & Tecnologia, Educação Ambiental, Educação & Saúde, Educação na Amazônia.

Bibliografia Básica:

Sítios de pesquisa de publicações acadêmico-científicas. Sítios de Universidades.

(5)

Parte II – Formação Interdisciplinar II (IEG) – 2º Período

Ciência do Sistema Terra (60 horas) Ementa:

A Terra como um sistema, os processos no interior e nas interfaces das esferas terrestres: geosfera (crosta, manto e núcleo), atmosfera, hidrosfera, biosfera e esfera social. Minerais e rochas. Papel da biosfera na evolução geológica da Terra. Métodos de investigação da Geologia e atuação profissional em Ciências da Terra. Atividades de campo para reconhecimento de processos naturais, materiais terrestres, estruturas e suas interações com a ação humana. Representação e tratamento de informação geológica.

Bibliografia Básica:

TEIXEIRA, W., FAIRCHILD, T. R., TOLEDO, C. M., TAIOLI, F. – Decifrando a Terra (2ª ed.), Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas, Brasil – 624 p., 2009. PRESS, F., GROTZINGER, J., SIEVER, R., JORDAN, T. H. – Para Entender a Terra (4.ed.), Bookman, Brasil, 624 p., 2006.

WICANDER, R., MONROE, J. S. – Fundamentos de Geologia (1. Ed.), Thomson, Brasil, 528 p., 2009.

Bibliografia Complementar:

AMARAL, S., LEINZ, V. – Geologia Geral, São Paulo, Brasil – 397 p., 2001.

Introdução à Engenharia (60 horas) Ementa:

Palestras sobre Engenharia de Energia. Funções do engenheiro no contexto tecnológico e social. Palestras sobre o curso, seu currículo e suas normas. Visita à laboratórios, empresas e organizações. Demonstrações de ferramentas de trabalho do Engenheiro de Energia: Projeto, Otimização, Modelos, Simulação e Pesquisa tecnológica. Inovação e Criatividade.

Bibliografia Básica:

KRICK, E., An Introduction to Engineering & Engineering Design, John Wiley & Sons, 1969.

BAZZO, W.A., PEREIRA, L.T.V. , Introdução à Engenharia, UFSC, 1996.

Bibliografia Complementar:

CERVO, A.L., BERVIAN, P.A. , Metodologia científica,McGraw-Hill,1983.

DUDERSTADT, J.J.; KNOLL, G.F.; SPRINGER, G.S., Principles of engineering, John Wiley & Sons,1982.

Introdução à Ciência da Computação (90 horas) Objetivo:

Capacitar o aluno a: conhecer os princípios do funcionamento e da arquitetura dos computadores (hardware e software) e entender a terminologia básica e atual da computação

Ementa:

Estrutura e funcionamento de um computador digital. Noções de software básico: sistema operacional, compilador, interpretador, montador. Representação interna dos dados e sistema de numeração. Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos: análise de problemas, estratégias de solução e representação. Disciplina de Documentação. Estruturação e modularização. Tipos e estruturas elementares de dados. Recursão e suas aplicações.

Bibliografia Básica:

Tanenbaum, A. S.; Organização estruturada de computadores, Ed. LTC, 1992.

(6)

Ed. Bookman. 2006.

Guimaraes, A. M.; Introdução à Ciência da Computação. Rio de Janeiro: LTC, 1984. Setzer, V. Introdução à Computação e à Construção de Algoritmos, McGraw-Hill, São Paulo, 1991.

Leiserson, Charles e Cormen, Thomas. Algoritmos: Teoria e Prática. Campus, Rio de Janeiro, 2002.

Bibliografia Complementar:

A. M. Guimarães, N.A.C. Lages, Algoritmos e Estruturas de Dados, Livros Técnicos e Científicos. 1985.

Lafore, R. Aprenda em 24 horas – Estruturas de Dados e Algoritmos. Campus, 1999. Ascencio, Ana F. G. e Campos, Edilene A. V. Fundamentos de Programação de Computadores. Prentice Hall, 2002.

Forbellone, André L.V.; Ebesrpacher, Henri F. Lógica de programação - a construção de algoritmos e estruturas de dados, 2a.ed. Makron Books, SP, 2000.

Cálculo I (60 horas) Objetivo:

Apresentar a Matemática expressando os conceitos básicos do Cálculo Matemático enfocando a disciplina com objetividade e desenvolvimento lógico dos resultados.

Ementa:

Funções, a Derivada, a Integral Definida, Regras de Derivação, uso da Derivada, Reconstrução de uma Função a partir da Derivada.

Bibliografia Básica:

STEWART, J., Cálculo, Vol. 1, Thomson Learning, 5a. edição, 2006.

LEITHOLD, Louis. O Cálculo com Geometria Analítica. São Paulo: Harbra. 2003.

Bibliografia Complementar:

ÁVILA, G., Cálculo 1. Funções de Uma Variável, 6a. edição, Editora LTC, 1994. GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um Curso de Cálculo. São Paulo: LTC – Livro Técnico e Científico. 1985. v. 1.

ROMANO, R., Cálculo Diferencial e Integral (funções de uma variável), Atlas, 1981. KUELKAMP, Nilo. Cálculo I. Florianópolis: Editora da UFSC. 1999.

Física Conceitual e Experimental (60 horas) Ementa:

Mecânica: Leis de Newton, momentum, energia, rotação. Propriedades da matéria: natureza atômica, sólidos, líquidos e gases. Calor: Temperatura, transferência de energia, termodinâmica. Som: oscilações e ondas. Eletricidade e magnetismo: corrente e potencial elétricos, magnetismo. Luz: ondas luminosas, reflexão e refração. Espectros de emissão e absorção. Física atômica e nuclear: radioatividade, fissão e fusão nucleares. Relatividade: especial e geral.

Bibliografia Básica:

EINSTEIN, A., INFELD, L., A evolução da Física. Jorge Zahar Editor, 2008. PIRES, A.S.T., Evolução das idéias da Física, Editora Livraria da Física, 2008.

ROCHA, J.F., Origens e evolução das idéias da Física, Editora Livraria da Física, 2002.

Bibliografia Complementar:

FEYNMAN, R.P. The Character of Physical Law. MIT Press, 2004.

Estratégias de C&T para a Amazônia (60 horas) Ementa:

(7)

tecnológica: "modelo linear", exogeneidade da ciência, "tripla hélice", "paradigmas tecnológicos", "ciência orientada pelo uso". Inovação tecnológica no contexto da tecnociência; Contexto social e político da temática da política de ciência e tecnologia. Conceitos e enfoques básicos que permeiam a formulação e implementação de políticas de ciência e tecnologia. Análise da política de ciência e tecnologia sob três níveis: 1) processo de decisão; 2) processo de formulação da política (jogo de interesses entre os atores); 3) relações entre estado e sociedade (estrutura de poder e regras de sua formação). O contexto amazônico.

Bibliografia Básica:

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 6. ed. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2001.

CASTRO, N, A. Impactos Sociais das Mudanças Tecnológicas: Organização Industrial e Mercado de Trabalho. Nadya Araujo Castro, Universidade Federal da Bahia e CEBRAP, 1993.

GOLDEMBERG, J. Tecnologia, Política Energética e Meio Ambiente. José Goldemberg, Universidade de São Paulo, 1993.

TRINDADE JÚNIOR, Saint-Clair C. da. A produção econômica e social do espaço amazônico. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, 2010. Pré-impresso.

Bibliografia Complementar:

STOKES, D. E. O quadrante de Pasteur: a ciência básica e a inovação tecnológica. Tradução de José Emílio Maiorino. Campinas: Editora Unicamp, 2005.

Lakatos, E. M.; Markoni, M. A. ;Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1994.

(8)

Parte III – Bacharelado Interdisciplinar (PC)

3º Período

Cálculo II (60 horas) Objetivo:

Generalizar os conceitos e técnicas do Cálculo Integral de funções de uma variável para funções de várias variáveis; desenvolver a aplicação desses conceitos e técnicas em problemas correlatos.

Ementa:

Métodos de Integração. Integrais Impróprias. Funções de duas ou mais variáveis. Derivadas parciais. Gradiente e Derivada Diferencial. Máximos e Mínimos. Integrais Duplas. Integrais Triplas. Aplicações.

Bibliografia Básica:

Granville, W. A. Elementos de Cálculo Diferencial e Integral. Científica, Rio de Janeiro.

Geovan Tavares e Marcos Craizer. Cálculo Integral a Várias Variáveis. Editora PUC. Humberto José Bortolossi. Cálculo Diferencial a Várias Variáveis. Editora PUC. Iaci Malta, Sinésio Pesco, Hélio Lopes. Cálculo a uma Variável - Volume II - Derivada e Integral. Editoria PUC. 1999.

Ávila, Geraldo. Cálculo 2, Funções de uma Variável Real, LTC, Rio de Janeiro, 2004.

Stewart, James. Cálculo 2, Thomson Learning, São Paulo, 2005.

Swokowski, Earl. Cálculo com Geometria Analítica, Makron Books, São Paulo, 1994.

Guidorizzi, Hamilton. Um Curso de Cálculo, LTC, Rio de Janeiro, 2001. Leithold, Louis. Cálculo com Geometria Analítica, Harbra, São Paulo, 1994.

Bibliografia Complementar:

Kaplan, W.; Donald, J. Cálculo e Álgebra Linear. Livros Técnicos, Rio de Janeiro, 1972.

HOFFMANN, L. D; BRADLEY, G. Cálculo: um curso moderno e suas aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

SANTOS, A. R; BIANCHINI, W. Aprendendo cálculo com maple: cálculo de uma variável. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com geometria analítica. São Paulo: McGraw Hill, 1983.

KAPLAN, W. Cálculo avançado. São Paulo: Edgar Blücher, 1991.

Cálculo Vetorial e Geometria Analítica (60 horas) Objetivo:

Conscientizar o aluno da importância do cálculo vetorial e geometria analítica; dominar os conceitos básicos do cálculo vetorial e geometria analítica, visando às aplicações das disciplinas específicas da computação.

Ementa:

Vetores no plano e no espaço. Matrizes. Sistemas lineares. Determinante. Espaços Euclidianos (combinação linear; vetores linearmente dependentes e linearmente independentes; subespaço; base e dimensão). Sistemas de coordenadas cartesianas. Retas e planos. Equações das cônicas e das superfícies quadráticas. Coordenadas cilíndricas e esféricas. Mudança de sistemas de coordenadas.

Bibliografia Básica:

(9)

SANTOS, N. M. Vetores e matrizes. Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro. CASTRUCCI, B. Cálculo Vetorial. Nobel

BOULOS, P.; CAMARGO, I.. Geometria Analítica: um tratamento vetorial. 3a ed., São Paulo, Pearson Education, 2005.

BOULOS, P.e Oliveira, I.C., Geometria Analítica, São Paulo, McGraw-Hill. WINTERLE, P.. Vetores e Geometria Analítica. São Paulo, Makron Books, 2006. STEINBRUCH, Alfredo. Geometria Analítica. 2a ed., São Paulo, SP, McGraw-Hill, 1987.

Bibliografia Complementar:

LORETO, Ana Célia da Costa; LORETO JR, Armando Pereira. Vetores e Geometria Analítica: teoria e exercícios. Editora LCTE, 2005.

JULIANELLI, Jose Roberto. Cálculo Vetorial e Geometria Analítica. Ciência Moderna, 2008.

SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com Geometria Analítica; São Paulo, Makron/ MacGraw-Hill 1983

STEWART,P. e ABUD, Z.I, Cálculo Diferencial e Integral- volumes 1,2,3, São Paulo, Makron/ Books do Brasil Ltda, 2000.

Inglês I (45 horas) Objetivo:

Levar o aluno a desenvolver a Habilidade de Leitura e Compreensão de Textos Acadêmicos em nível de compreensão geral e das ideais principais em inglês.

Ementa:

O desenvolvimento da Habilidade de Leitura, a partir de textos relacionados preferencialmente à área de Ciências da Computação nos níveis de compreensão geral e compreensão das idéias principais.

Bibliografia Básica:

CRUZ, Décio Torres; SILVA, Alba Valéria Silva; ROSAS, Marta. Inglês.com.textos para informática. São Paulo, Disal Editora, 2003.

DICIONÁRIO ESCOLAR INGLÊS-PORTUGUÊS PORTUGUÊS- INGLÊS. Longman, Inglaterra, 2004.

DICTIONARY OF COMPUTING FOR LEARNERS OF ENGLISH. New York: Oxford University Press, 1996.

ESCOLAR PLUS DICTIONARY ENGLISH PORTUGUESE/PORTUGUESE ENGLISH. Boston: Collins, 2010.

GALANTE, Terezinha Prado; LÁZARO, Svetlana Ponomarenko.Inglês Básico para Informática. 3.ed. Atlas, 1992.

GALANTE, Terezinha Prado; POW, Elizabeth Mara. Inglês para Processamento de Dados. 6.ed. Atlas, 1995.

Bibliografia Complementar:

GLENDINNING, Eric H; MCEWAN, John . Basic English for computing. New York: Oxford University Press, 1999.

MARINOTTO, Dmóstene. Reading on Info Tech: Ingles para Informática. 2.ed. São Paulo: Novatec Editora, 2007.

MEDRANO, Veronica; OLIVEIRA, Mauricio. Lazybones: Inglês para Informática.São Paulo: Editora Bookworm, 2000.

SAWAYA, Márcia Regina. Dicionário de Informática & internet Inglês/português. 3.ed. São Paulo: Nobel, 1999.

TORRES, Nelson. Gramática Prática da Língua Inglesa: o inglês descomplicado. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

(10)

Objetivo:

Fortalecer os conhecimentos de programação do aluno e apresentar o paradigma de orientação a objetos. Implementar algoritmos que empreguem os elementos básicos de construção de programas através do uso de uma linguagem de programação.

Ementa:

Ambientes de programação, Especificação da linguagem de programação, Representação de algoritmos na linguagem de programação (codificação) e Disciplina de documentação. Conceito de Orientação a Objetos: Reutilização de código, Tipos abstratos de dados.

Bibliografia Básica:

FARRER, H.; et al. Algoritmos Estruturados. Rio de Janeiro, RJ: Editora Guanabara, 1989.

DEITEL, Harvey M. “Java: Como Programar”, 6ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. HORSTMANN, Cay S. “Core Java 2”. São Paulo: Pearson Education, 2001.

Bibliografia Complementar:

FORBELLONE, André Luiz Villar. Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 2ª.ed. Rev. Ampl. São Paulo: Makron Books, 2000. SALVETTI,, D.D.; Barbosa, M.B. Algoritmos. São Paulo, SP: Makron Books, 1998.

Lógica Matemática (60 horas) Objetivo:

Ao final da disciplina o aluno dever ser capaz de entender as relações existentes entre a linguagem simbólica das estruturas das proposições e operações lógicas com a linguagem algorítmica.

Ementa:

Sentido lógico-matemático convencional dos conectivos. A lógica sentenciar. Tabelas-verdade. Implicação e equivalência lógica. Regras de formação de fórmulas. Métodos dedutivos. Lógica sentencial. Decidibilidade da lógica sentencial. A lógica de predicados de primeira ordem. Valores-verdade. Sistemas algébricos. linguagens simbólicas, tabelas-verdade.

Bibliografia Básica:

DAGHLIAN, T. Lógica e álgebra de Boole. São Paulo: Atlas, 1990.Chang, C., Lee, R. Symbolic Logic and Mechanical Theorem Proving, Academic Press, 1973.

SOUZA, J. N. Lógica para Ciência da Computação, Editora Campus, Rio de Janeiro, 2002.

Enderton, H. B. A Mathematical Introduction to Logic, Academic Press, USA, 1972. ALENCAR FILHO, Edgard de. Iniciação à lógica matemática. São Paulo: Nobel, 1999.

BIRKHOFF, Garret; MACLANE, Saundres. Álgebra moderna básica. São Paulo: Guanabara Dois, 1980.

Bibliografia Complementar:

VAN DALEN, D. Logic and Structure, Second Edition, Springer-Verlag, 1989. BEZERRA, L. H et al. Introdução à matemática. Florianópolis: Ufsc, 1995.

GERSTING, Judith L. Fundamentos matemáticos para a ciência da computação. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

MONTEIRO, L. H. Jacy. Elementos de álgebra. São Paulo: LTC, 1978.

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico (15 horas) Objetivo:

(11)

Ementa:

A Teoria do Conhecimento. A Metodologia Científica. Métodos e suas Aplicações. Técnicas de pesquisa. Planejamento. Execução e Relatório de Pesquisa.

Bibliografia Básica:

LAKATOS, E. M.; MARCON, M. A. Metodologia do Trabalho Científico. 4ª.ed. São Paulo: Átlas, 1992.

OLIVEIRA, S. L. Tratado de Metodologia Científica: Projetos de Pesquisas, TGI, TCC Monografias, Dissertações e Teses. 2ª.ed. São Paulo: Pioneira, 1997.

CASTRO, C. M. A Prática da Pesquisa. Pearson, 2006.

VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. Cultura Acadêmica, 2007

COSTA, Ana Rita. Orientações Metodológicas para Produção de Trabalhos Acadêmicos. Edufal, Maceió, 1997.

M. M. de Andrade, ''Introdução à Metodologia do Trabalho Científico'', Ed. Atlas; 4ª. edição; 1999.

Bibliografia Complementar:

Cervo, A. L.; Bervian, A.N. Metodologia Científica. 3. ed. McGraw-Hill, São Paulo, 1983.

Barbosa Filho, M.. Introdução a Pesquisa: Métodos, Técnicas e Instrumentos. 2.ed. Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro, 1980.

V. C. Feitosa, Comunicação na Tecnologia, Ed. Brasiliense, 1987.

Organização de Computadores (75 horas) Objetivo:

Analisar de forma técnica as principais arquiteturas existentes e as técnicas de melhoria de desempenho utilizadas na prática de tal forma que seja estabelecida uma ligação entre os recursos oferecidos comercialmente e as necessidades de cada usuário.

Ementa:

Máquinas Multiníveis; Arquiteturas de Computadores Modernos; Nível de microarquitetura; Paralelismo de Processadores: Pipeline, Superescalares, superpipeline e VLIW; Memórias Cache e Virtual.

Bibliografia Básica:

HENNESSY, John L. e Patterson, David A. Computer Architeture - A Quantitative Approach. Morgan Kaufmann Publishers, 2a. ed, San Francisco, California, 1996. PATTERSON, David A.; HENNESSY, John L. Organização e projeto de computadores: a interface hardware/Software. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

STALLINGS, W. - Organização e Arquitetura de Computadores. 4th Edition - Prentice Hall 1996.

TANENBAUM, Andrew S.. Organização estruturada de computadores. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

Bibliografia Complementar:

HAYES, J.P., Computer Architeture and Organization, Ed. McGraw-Hill (1988). MONTEIRO, Mário. A. - Introdução à Organização de Computadores. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

MURDOCA, Miles J.; HEURING,Vincent P. - Introdução à Arquitetura de Computadores, Rio de Janeiro: Campus, 2001.

WEBER, Raul Fernando. - Fundamentos de Arquitetura de Computadores. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.

4º Período

(12)

Objetivo:

Compreender os conceitos de integração para funções de várias variáveis, bem como suas aplicações. Compreender e aplicar os conceitos de derivada e integral de funções vetoriais e aplicar os teoremas da divergência e Stokes em alguns casos particulares.

Ementa:

Integrais de linha. Integrais de superfície. Teorema da divergência e de Stokes. Seqüências e séries numéricas. Equações diferenciais ordinárias de 1ª e 2ª ordem. Aproximações.

Bibliografia Básica:

Kaplan , Wilfred; Lewis, D. Cálculo e Álgebra Linear. Livro Técnico. Rio de Janeiro, 1972.

Manrer, Wille Alfredo. Curso de Álgebra Diferencial e Integral. Edgar Blucher. Vol. 3. 2006.

Kaplan. Cálculo Avançado.

Leighton, Walter. Equações Diferenciais Ordinárias.

Boyce & Diprima, Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno, 3a. Edição, Editora Guanabara Dois, Rio de Janeiro

Bibliografia Complementar:

HOFFMANN, L. D; BRADLEY, G. Cálculo: um curso moderno e suas aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

SANTOS, A. R; BIANCHINI, W. Aprendendo cálculo com maple: cálculo de uma variável. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com geometria analítica. São Paulo: McGraw Hill, 1983.

Eletricidade e Eletrônica Digital (60 horas) Objetivo:

Identificar e especificar os componentes eletrônicos com relação a sua capacidade de transporte, difusão e controle da eletricidade através de suas propriedades físicas e terminais. Compreender a função destes componentes em um circuito elétrico.

Ementa:

Campo Elétrico; Corrente e Resistência; Potencial Elétrico; Capacitância e Dielétricos; Circuitos de Corrente Contínua; Ondas Eletromagnéticas; Campos Magnéticos; Indutância; Circuitos de Corrente Alternada. Introdução à eletrônica digital; Portas lógicas e circuitos digitais. Aplicações de Álgebra de Boole e Mapas de Karnaugh.

Bibliografia Básica:

MALVINO, Albert Paul, Eletrônica Vol. 1 - 7ª Ed. McGraw-Hill Interamericana, 1995.

MALVINO, Albert Paul, Eletrônica Vol. 2 - 7ª Ed. McGraw-Hill Interamericana, 1995.

CAPUANO, Francisco Gabriel. Laboratório de Eletricidade e Eletrônica. Erica, 1998.

HETEM JUNIOR, Annibal. Fundamentos de Informática - Eletrônica Digital. LTC, 2010.

PEDRONI, Volnei A. Eletrônica Digital Moderna e Vhdl. Campus, 2010.

Bibliografia Complementar:

AIUB, Jose Eduardo; Filoni, Enio. Eletrônica - Eletricidade - Corrente Contínua. Erica, 2003.

(13)

GARCIA, Paulo Alves. Eletrônica Digital - Teoria e Laboratório. Erica, 2006. IDOETA, Ivan Valeije. Elementos de Eletrônica Digital. Erica, 2000.

LIMA JUNIOR, Almir Wirth. Eletricidade e Eletrônica Básica - 3ª Ed. Alta Books, 2009.

MENDONCA, Alexandre; Zelenovsky. Ricardo. Eletrônica Digital - Curso Prático e Exercícios. Mz, 2007.

Estrutura de Dados I (60 horas) Objetivo:

Preparar os alunos para representar conjuntos de informações em um programa, através de estruturas de dados adequadas. Implementar, com diversas técnicas, e independentemente da linguagem de programação, estruturas como listas, pilhas, filas, árvores e estruturas derivadas destas. Projetar e utilizar estruturas de dados através de sua funcionalidade, sem se preocupar com detalhes de implementação.

Ementa:

Tipos abstratos de dados. Estruturas Básicas: pilhas, filas, listas, árvores e suas variações: listas circulares, listas duplamente encadeadas, listas ordenadas, árvores binárias, árvores binárias de busca, árvores binárias de busca balanceadas. Representação, manipulação e algoritmos: inserção, eliminação, busca e percurso. Conceitos sobre implementação de estruturas de dados: alocação estática, alocação dinâmica, alocação sequencial e alocação encadeada de memória para conjuntos de elementos. Implementação com armazenamento em memória temporária. Aplicações.

Bibliografia Básica:

Data Structures and Algorithms with Object-Oriented Design Patterns in Java. Bruno R. Preiss. 1999. Traduzido 2004.

Estruturas de Dados e Algoritmos em Java - Michael Goodrich & Roberto Tamassia.

Bibliografia Complementar:

Estruturas de Dados usando C - Aaron M. Tenenbaum et alli - Makron Books Algoritmos - teoria e pratica. Leiserson, charles et al.

Projetos de Algoritmos com implementações em pascal e C - Nívio Ziviani. Thomson. 2a Edição

Data Structures & Program Design in C - Kruse

Data Structures - An Advanced Approach Using C - Jeffrey Esakov & Tom Weiss - Prentice Hall Software Series

Inglês II (45 horas) Objetivo:

Levar o aluno a desenvolver a Habilidade de Leitura e Compreensão de Textos Acadêmicos em nível de compreensão detalhada em inglês.

Ementa:

O desenvolvimento da Habilidade de Leitura, a partir de textos relacionados preferencialmente à área de Ciências da Computação nos níveis de compreensão detalhada ou intensiva.

Bibliografia Básica:

BOECKNER, Keith; BROWN, P. Charles. Oxford English for Computing. New York: Oxford University Press, 1993.

DICTIONARY OF COMPUTING FOR LEARNERS OF ENGLISH. New York: Oxford University Press, 1996.

ESCOLAR PLUS DICTIONARY ENGLISH PORTUGUESE/PORTUGUESE ENGLISH. Boston: Collins, 2010.

(14)

York, 1999.

DICIONÁRIO ESCOLAR INGLÊS-PORTUGUÊS PORTUGUÊS- INGLÊS. Longman, Inglaterra, 2004

Bibliografia Complementar:

MEDRANO, Veronica; OLIVEIRA, Mauricio. Lazybones: Inglês para Informática.São Paulo: Editora Bookworm, 2000.

SAWAYA, Márcia Regina. Dicionário de Informática & internet Inglês/português. 3.ed. São Paulo: Nobel, 1999.

TORRES, Nelson. Gramática Prática da Língua Inglesa: o inglês descomplicado.7.ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

Laboratório de Eletricidade e Eletrônica Digital (30 horas) Objetivo:

Identificar e especificar os componentes eletrônicos com relação a sua capacidade de transporte, difusão e controle da eletricidade através de suas propriedades físicas e terminais. Compreender a função destes componentes em um circuito elétrico.

Ementa:

Desenvolvimento e avaliação de experimentos práticos relacionadas com os assuntos abordados na atividade curricular de Eletricidade e Eletrônica Digital.

Bibliografia Básica:

MALVINO, Albert Paul, Eletrônica Vol. 1 - 7ª Ed. McGraw-Hill Interamericana, 1995.

MALVINO, Albert Paul, Eletrônica Vol. 2 - 7ª Ed. McGraw-Hill Interamericana, 1995.

CAPUANO, Francisco Gabriel. Laboratório de Eletricidade e Eletrônica. Erica, 1998.

HETEM JUNIOR, Annibal. Fundamentos de Informática - Eletrônica Digital. LTC, 2010.

PEDRONI, Volnei A. Eletrônica Digital Moderna e Vhdl. Campus, 2010.

Bibliografia Complementar:

AIUB, Jose Eduardo; Filoni, Enio. Eletrônica - Eletricidade - Corrente Contínua. Erica, 2003.

CRUZ, Eduardo Cesar Alves; Choueri Jr., Salomão. Eletrônica Aplicada. Erica, 2007.

GARCIA, Paulo Alves. Eletrônica Digital - Teoria e Laboratório. Erica, 2006. IDOETA, Ivan Valeije. Elementos de Eletrônica Digital. Erica, 2000.

LIMA JUNIOR, Almir Wirth. Eletricidade e Eletrônica Básica - 3ª Ed. Alta Books, 2009.

MENDONCA, Alexandre; Zelenovsky. Ricardo. Eletrônica Digital - Curso Prático e Exercícios. Mz, 2007.

Laboratório Paradigmas de Programação (30 horas) Objetivo:

Conhecer e avaliar os aspectos característicos de implementação das linguagens de programação: imperativas, orientadas a objetos, funcionais e lógicas.

Ementa:

Usando a infraestrutura de laboratórios, implementar os programas exemplos da disciplina de Paradigmas de Programação, destacando nesta implementação o processo de deputação da execução destes programas.

Bibliografia Básica:

(15)

PRATT, T. W. ZELKOVIT, M. Programming languages: design & implementation. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, 1995.

NOONAN, Robert. TUCKER, Allen. Linguagens de Programação. Mcgraw Hill Brasil, 2009.

Bibliografia Complementar:

CLOCKSIN, W. F.; MELLISH, Christopher S. Programming in Prolog. 4.ed. Berlin: Springer, 1994. 281 p.

MELO, Ana Cristina Vieira de. SILVA, Flavio Soares Correa da. Princípios de Linguagens de Programação. Edgard Blucher LTDA, 2003.

VAREJÃO, Flavio. Linguagens de Programação. Campus, 2004

SCOTT, M.L. Programming Language Pragmatics. Second Edition. Morgan Kaufmann, 2005.

VILLAS, Marcos Vianna. VILLASBOAS, Luiz Felipe. Programação - Conceitos, Técnicas e Linguagens. Ed. Campus.

Paradigmas de Programação (45 horas) Objetivo:

Conhecer e avaliar os aspectos característicos de implementação das linguagens de programação: imperativas, orientadas a objetos, funcionais e lógicas.

Ementa:

Evolução das linguagens de programação; Metalinguagens; Tipos; checagem de tipos e escopo; Variáveis; Visibilidade; Tempo de vida; Expressões; Comandos; Estruturas de controle; Unidades de programa; Gerenciamento de memória; Visão Comparativa de Paradigmas de Programação: Linguagens imperativas, Linguagens orientadas a objetos, Linguagens funcionais, Linguagens lógicas, Linguagens concorrentes; Projeto de linguagens: Características de uma boa linguagem de programação; Sintaxe; Semântica e Seleção de linguagens para aplicações específicas.

Bibliografia Básica:

SEBESTA, R. W. Conceitos de Linguagens de Programação. Porto Alegre:Bookman, 2000.

PRATT, T. W. ZELKOVIT, M. Programming languages: design & implementation. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, 1995.

NOONAN, Robert. TUCKER, Allen. Linguagens de Programação. Mcgraw Hill Brasil, 2009.

Bibliografia Complementar:

CLOCKSIN, W. F.; MELLISH, Christopher S. Programming in Prolog. 4.ed. Berlin: Springer, 1994. 281 p.

MELO, Ana Cristina Vieira de. SILVA, Flavio Soares Correa da. Princípios de Linguagens de Programação. Edgard Blucher LTDA, 2003.

VAREJÃO, Flavio. Linguagens de Programação. Campus, 2004

SCOTT, M.L. Programming Language Pragmatics. Second Edition. Morgan Kaufmann, 2005.

VILLAS, Marcos Vianna. VILLASBOAS, Luiz Felipe. Programação - Conceitos, Técnicas e Linguagens. Ed. Campus.

Probabilidade e Estatística (45 horas) Objetivo:

Análise e interpretação de dados adotando um enfoque de análise exploratória de dados.

Ementa:

(16)

Distribuição de Probabilidade. Principais Distribuições. Estimação de parâmetros. Testes de hipóteses.

Bibliografia Básica:

Magalhães, M.T. e Lima, A.C. Noções de Probabilidade e Estatística. 6ª ed., EDUSP, São Paulo, 2004.

Bussab, W. e Morettin, P. Estatística Básica. 5ª ed., Saraiva, São Paulo, 2004.

Yates, R.D. e Goodman, D.J. Probability and Stochastic Processes: A Friendly Dekking, F. M.; Kraaikamp, C.; Lopuhaä, H. P. & Meester, L. E. A Modern Introduction to Probability and Statistics: Understanding Why and How. Springer, 2005.

Dalgaard, P. Introductory Statistics with R. Springer, 2002.

BARBETTA, P. A et al. Estatística para os cursos de engenharia e informática. São Paulo: Atlas, 2004.

Bibliografia Complementar:

Guenther, William C. Concepts of Probability. McGraw Hill, New York. Lingren, B. W. Statistical Theory. The Macmillan Company. New York, 1964.

LOPES, P. A. Probabilidades e estatística. Rio de Janeiro: Reichmann Affonso, 1999. MEYER, P. L. Probabilidade: aplicações à estatística. Rio de Janeiro: LTC, 1995. MILONE, G. Estatística geral e aplicada. São Paulo: Thomson Learning, 2004. FONSECA, J. S; MARTINS, G. A. Curso de estatística. São Paulo: Atlas, 1996. Magalhães, M. N. Probabilidade e Variáveis Aleatórias. IME-USP, 2004.

Verzani, J. Using R for Introductory Statistics. Chapman & Hall/CRC, 2004.

5º Período

Álgebra Linear (45 horas) Objetivo:

Utilizar os fundamentos do cálculo vetorial, da geometria analítica e da álgebra linear, nos domínios da aplicação e da análise, para a solução de problemas científicos.

Ementa:

Espaços Vetoriais. Base de um Espaço Vetorial. Transformações Lineares. Matriz de uma transformação linear. Espaços com Produto Interno. Autovalores e Autovetores. Diagonalização.

Bibliografia Básica:

BOLDRINI, S; COSTA, S. R; FIGUEIREDO, V. L. Álgebra linear. São Paulo: Harbra, 1980.

LAY, D. C. Álgebra linear e suas aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 1999. LEON, S. J. Álgebra linear com aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 1999. LIPSCHUTZ, S. Álgebra linear. São Paulo: Mc Graw Hill, 1971.

Callioli, Carlos. Álgebra Linear e Aplicações, Editora Atual, São Paulo, 1990.

Bibliografia Complementar:

LANG, Serg. Álgebra Linear. Edgar Blucher. BEAUMONT, Rosse A. Álgebra Linear. Polígono.

Steinbruch, Alfredo. Álgebra Linear , Makron Books, São Paulo, 1987.

Arquitetura de Computadores (90 horas) Objetivo:

(17)

Ementa:

Caracterização da organização de sistemas de computação e detalhamento de subsistemas - memória, processador, dispositivos de entrada e saída de dados e barramentos. Caracterização e análise das formas de tradução de programas de uma linguagem de alto nível para um programa executável. Linguagem de montagem. Estudo de um conjunto de instruções e dos modos de endereçamento utilizados por um sistema de computação. Caracterização de arquiteturas RISC e CISC.

Bibliografia Básica:

WEBER, Raul Fernando. Fundamentos de Arquitetura de Computadores. 3. ed. Bookman, 2008.

PATTERSON, David A.; HENESSY, John L. Organização e Projeto de Computadores: a interface hardware/software. 3. ed., Campus, 2005.

STALLINGS, William. Arquitetura e Organização de Computadores. 5. ed., Prentice Hall, 2002.

Bibliografia Complementar:

HENESSY, J. L. PATTERSON, D. Computer Archiitecture, a Quantitative Approach. 2. ed. Morgan Kaufman Publishers, 1996.

TANENBAUM, A. S. Organização Estruturada de Computadores. 4. ed. Rio de Janeiro: LCT, 2001.

MURDOCCA, Miles J.; HEURING, Vicent P. Introdução à Arquitetura de Computadores. Campus, 2001.

WEBER, Raul Fernando. Arquitetura de Computadores Pessoais. 2. ed. Porto Alegre. Sagra Luzzatto, 2002.

Circuitos Digitais (60 horas) Objetivo:

Capacitar o aluno para projetar circuitos combinacionais otimizados, provendo os conceitos fundamentais de circuitos digitais sequenciais. Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações. Desenvolver a aptidão para o projeto de circuitos digitais complexos com enfoque em lógica sequencial.

Ementa:

Sistemas de numeração e códigos. Minimização de funções booleanas. Circuitos com memória: flip-flops, contadores e registradores. Famílias de dispositivos lógicos. Características físicas e elétricas de circuitos integrados digitais. Multiplexadores e demultiplexadores. Codificadores e decodificadores. Circuitos e dispositivos de memória. Dispositivos lógicos programáveis. Conversões A/D e D/A. Ferramentas computacionais para síntese e análise de circuitos digitais.

Bibliografia Básica:

GARCIA, Paulo Alves. Eletrônica Digital - Teoria e Laboratório. Erica, 2006. PEDRONI, Volnei A. Eletrônica Digital Moderna e VHDL. Campus, 2010.

WAGNER, Flávio Rech; Reis, André Inácio; Ribas, Renato Perez. Fundamentos de Circuitos Digitais - Série UFRGS Vol. 17. Artmed, 2008.

Bibliografia Complementar:

IDOETA, Ivan Valeije. Elementos de Eletrônica Digital. Erica, 2000.

JUNIOR HETEM, Annibal. Fundamentos de Informática - Eletrônica Digital. LTC, 2010.

MENDONCA, Alexandre; Zelenovsky. Ricardo. Eletrônica Digital - Curso Prático e Exercícios. Mz, 2007.

COSTA, Cesar da. Projetos de Circuitos Digitais com FPGA. Erica, 2009.

(18)

Desenvolver no aluno as competências necessárias para a criação e manipulação de estruturas de dados complexas do tipo árvore, assim como analisar e desenvolver os principais algoritmos de busca em árvores; classificação e pesquisa de dados; e compressão de dados em arquivos.

Ementa:

Algoritmos de ordenação e busca. Árvore de busca multidirecional balanceada. Manipulação de Strings. Compressão de Dados. Hashing. Noções de organização de arquivos. Noções de grafos: conceitos, coloração, árvores geradoras. Representação de grafos. Algoritmos em grafos: caminho mínimo, fluxo máximo e outros.

Bibliografia Básica:

Data Structures and Algorithms with Object-Oriented Design Patterns in Java. Bruno R. Preiss. 1999. Traduzido 2004.

Estruturas de Dados e Algoritmos em Java - Michael Goodrich & Roberto Tamassia.

Bibliografia Complementar:

Estruturas de Dados usando C - Aaron M. Tenenbaum et alli - Makron Books Algoritmos - teoria e pratica. Leiserson, charles et al.

Projetos de Algoritmos com implementações em pascal e C - Nívio Ziviani. Thomson. 2a Edição

Data Structures & Program Design in C - Kruse

Data Structures - An Advanced Approach Using C - Jeffrey Esakov & Tom Weiss - Prentice Hall Software Series

Laboratório de Circuitos Digitais (15 horas) Objetivo:

Capacitar o aluno para projetar circuitos combinacionais otimizados, provendo os conceitos fundamentais de circuitos digitais sequenciais. Conceituar e discutir famílias de dispositivos lógicos e suas aplicações. Desenvolver a aptidão para o projeto de circuitos digitais complexos com enfoque em lógica sequencial.

Ementa:

Desenvolvimento e avaliação de experimentos práticos relacionadas com os assuntos abordados na atividade curricular de Circuitos Digitais.

Bibliografia Básica:

GARCIA, Paulo Alves. Eletrônica Digital - Teoria e Laboratório. Erica, 2006. PEDRONI, Volnei A. Eletrônica Digital Moderna e VHDL. Campus, 2010.

WAGNER, Flávio Rech; Reis, André Inácio; Ribas, Renato Perez. Fundamentos de Circuitos Digitais - Série UFRGS Vol. 17. Artmed, 2008.

Bibliografia Complementar:

IDOETA, Ivan Valeije. Elementos de Eletrônica Digital. Erica, 2000.

JUNIOR HETEM, Annibal. Fundamentos de Informática - Eletrônica Digital. LTC, 2010.

MENDONCA, Alexandre; Zelenovsky. Ricardo. Eletrônica Digital - Curso Prático e Exercícios. Mz, 2007.

COSTA, Cesar da. Projetos de Circuitos Digitais com FPGA. Erica, 2009.

Técnicas e Ferramentas de Modelagem Computacional (60 horas) Objetivo:

Proporcionar o domínio dos conceitos básicos de modelagem baseada em UML através de uma experiência prática, explorando a linguagem na modelagem de sistemas computacionais.

Ementa:

(19)

Estudo dos Diagramas de Casos de Uso, Diagrama de Classe, Diagrama de sequência, Diagrama de colaboração, Diagrama de máquina de estado, Diagrama de atividades, Diagrama de componentes e Diagrama de Implantação.

Bibliografia Básica:

BOOCH, G. Rumbaugh J. Jacobson I. UML: Guia do Usuário. Rio de Janeiro : Campus, 2004.

Grady Booch. UML - Guia Do Usuário - 2ª Edição.

James Rumbaugh. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos com UML 2.

Craig Larman. Utilizando UML e padrões - Uma introdução a análise e ao projeto orientados.

Bibliografia Complementar:

Rezende, Denis. Engenharia de Software, Brasport, Rio de Janeiro, 2005. Guedes, G. UML 2 - Uma Abordagem Prática. São Paulo: Novatec, 2009.

Koscianski, A. & Soares, M. S. Qualidade de Software. São Paulo: Novatec, 2007.

6º Período

Administração em Informática e Empreendedorismo (60 horas) Objetivo:

Apresentar os conceitos e elementos da administração da informática e elucidar a importância de atitudes empreendedoras, perpassando pela completa elaboração de plano de negócios e marketing. Espera-se que com essa disciplina os alunos tenham compreensão sobre as normas e padrões relacionados a administração de centro de dados, assim como estejam aptos a abrirem, administrarem seus próprios negócios ou atuarem como consultores de informática empresarial.

Ementa:

A Política e a evolução da Informática. A empresa e os objetivos. Administração da Informática. Planejamento de informatização da empresa. Gestão de recursos de TI. Normas e procedimentos e ética. Conceituação básica sobre Empreendedorismo. Estudo dos mecanismos e procedimentos para criação de empresas. Perfil do empreendedor e os sistemas de gerenciamento de negócios. Qualidade e competitividade.

Bibliografia Básica:

SOFTEX. Empreendedorismo em Informática. Belo Horizonte: Projeto Softstart, 1996.

ALBERTIN, Alberto Luiz. Administração de Informática: Funções e Fatores Críticos de Sucesso. São Paulo: Atlas, 2004.

COSTA SIQUEIRA, Marcelo. Gestão Estratégica da Informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

Bibliografia Complementar:

KENNETH C. Laudon & JANE Laudon - Sistemas de Informação Gerenciais - 7ª edição, editora Prentice Hall.

MARTINS, E. G. A gestão da Informática nas empresas: uma abordagem estratégica e competitiva. São Paulo: CenaUn, 1998.

Banco de Dados I (60 horas) Objetivo:

(20)

Ementa:

Sistemas de gerência de banco de dados: conceitos básicos, tipos de abordagens de BD; abordagem relacional: modelo de dados e restrições de integridade, álgebra e cálculo relacional; SQL, normalização e dependências funcionais. Outros aspectos: concorrência, transações, reconstrução. Modelagem e projeto de banco de dados: modelagem entidade-relacionamento; transformações entre modelos de BD; normalização.

Bibliografia Básica:

SILBERSCHATZ, Korth e Sudarshan, Sistemas de Bancos de Dados, 5a edição, Campus, 2006.

HEUSER. C.A. Projeto de Banco de Dados. 6a edição. Ed. Bookman, Porto Alegre, 2009.

R. ELMASRI, S. Navathe, Sistemas de Banco de Dados: Fundamentos e Aplicações, Pearson Editora, 2005 - 4ª edição.

Bibliografia Complementar:

GROFF, J.R.; WEINBERG, P.N. SQL: the complete reference McGraw-Hill, 2000. ULLMAN, J.D.; WIDOM, J. A first course in database systems. Prentice Hall, 1997. RAMAKRISHNAN, R. Database Management Systems, (second edition). Mc-Graw-Hill, 2000.

BATINI, Ceri e NAVATHE. Conceptual Database Design. Benjamin-Cummings, 1992.

Engenharia de Software I (60 horas) Objetivo:

Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de compreender o processo do desenvolvimento de software, suas fases, atividades e a importância das mesmas para a produção de software de qualidade e saber como realizar as principais atividades do processo de software, levando em conta a boa gestão dos projetos, a qualidade do produto e a aplicação de testes.

Ementa:

Introdução à Engenharia de Software; Modelos de ciclos de vida de software; Levantamento e especificação de requisitos; Produto e Processo de desenvolvimento de Software; Metodologias Ágeis; Ferramentas CASE; Estimativas: métricas e modelos de custo, estudo de viabilidade; Garantia e Controle de Qualidade; Implementação e Testes de Software; Entrega e Manutenção de Software; Desenvolvimento de software baseado no reuso.

Bibliografia Básica:

FILHO, W. Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos, Padrões, LTC, São Paulo, 2003.

PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software, 6a edição, Mc Graw Hill, 2006. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software, 6ª edição, Addison-Wesley, 2003..

Bibliografia Complementar:

S.L. Pfleeger, Engenharia de Software: Teoria e Prática, 2ª edição, Prentice Hall, 2004.

Rezende, Denis. Engenharia de Software, Brasport, Rio de Janeiro, 2005.

Pilone, D e Miles, R. Use A Cabeça - Desenvolvimento de Software. Alta Books, 2008.

Guedes, G. UML 2 - Uma Abordagem Prática. São Paulo: Novatec, 2009. Gido, J; Clements, J. P. Gestão de projetos. São Paulo: Cengage, 2007.

(21)

Informática, Sociedade e Legislação Profissional (45 horas) Objetivo:

Tornar o aluno apto a lidar com as transformações sociais que a tecnologia da informação proporciona. Ajudá-lo na compreensão dos papéis e contextos sociais existentes nos meios tecnológicos.

Ementa:

Internet e suas implicações na sociedade. Ética profissional. Segurança e privacidade. As revoluções técnico-científicas e a sociedade: Aspectos econômicos, sociais, culturais e legais da computação; Mercado de trabalho. Regulamentação Profissional.

Bibliografia Básica:

SCHAFF. A. A sociedade Informática: as Consequências Sociais da Segunda Revolução Industrial. São Paulo: Editora da Universidade, 4ª ed.

VALLS, A. L. M. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 9ª ed., 1994.

Silveira, N. A propriedade intelectual e a nova lei de propriedade industrial. São Paulo: Saraiva. 1998.

Bibliografia Complementar:

SOUZA, D. C. Introdução à ciência do direito. Rio de Janeiro: FGV, 1972.

SUSSEKIND, A.; et. al. Instituições de direito do trabalho. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1966.

Redes de Computadores I (60 horas) Objetivo:

Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar os principais tipos de redes de computadores, arquiteturas e suas características, além de ter habilidades para identificar o tipo de rede adequado a cada situação e os requisitos necessários para o projeto e implantação de sistemas de redes de computadores.

Ementa:

Fundamentos de comunicação de dados. Redes de computadores: conceitos, topologias e tipos de redes. Meios de transmissão. Arquitetura OSI. Arquitetura TCP/IP.

Bibliografia Básica:

TANENBAUM, Andrew S.. Redes de computadores. Rio de Janeiro: Campus, 2000. SOARES, Luiz Fernando Gomes; LEMOS, Guido; COLCHER, Sergio. Redes de computadores: das LANS, MANS e WANS às redes ATM. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

KUROSE, James F.; ROSS, Keith W. Redes de Computadores e a Internet - Uma Abordagem Top-Down. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2007. 3ª. Edição.

Bibliografia Complementar:

PETERSON, Larry L.; DAVIE, Bruce S. Redes de Computadores - Uma Abordagem de Sistemas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 3ª. Edição.

COMER, Douglas E. Redes de Computadores e Internet. Porto Alegre: Bookman, 2001.

DANTAS, Mário. Tecnologias de Redes de Comunicação e Computadores. Rio de Janeiro: Axel Books, 2002.

STALLINGS, William. Wireless Communications & Networks.

TEIXEIRA JUNIOR, José Helvecio. Redes de computadores: serviços, administração e segurança. São Paulo: Makron Books, 1999.

TORRES, Gabriel. Redes de computadores: curso completo. Rio de Janeiro: Axel Books, 2001.

(22)

Objetivo:

Ao final da disciplina o aluno deverá compreender o funcionamento de cada componente de um sistema operacional, bem como, os relacionamentos existentes entre eles e a sincronização das tarefas na utilização harmônica do sistema.

Ementa:

Introdução aos sistemas operacionais: visão conceitual e de seus componentes. Arquitetura de sistemas operacionais. Gerenciamento de memória. Memória virtual. Conceito de Processos, Sistemas Mono e Multiprocessados. Concorrência e sincronização de processos. Alocação de recursos e deadlocks. Gerência de Entrada/Saída. Sistemas de Arquivos. Análise de Desempenho. Tendências no desenvolvimento de sistemas operacionais modernos e especializados. Estudos de caso com sistemas operacionais reais, didáticos e com simuladores.

Bibliografia Básica:

TANENBAUM, A. Sistemas operacionais modernos. São PAulo: Prentice-Hall, 2003.

MACHADO, Francis Berenger? MAIA, Luiz Paulo. Arquitetura de sistemas operacionais. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

TANENBAUM, Andrew S. e Woodhull, Albert S. Operating systems: Design and Implementation. 3ª ed.,

SILBERSCHATZ, Abraham. Fundamentos de Sistemas Operacionais. LTC, Rio de Janeiro, 2004.

Bibliografia Complementar:

GAGNE, G.; Silberschatz, A. Sistemas Operacionais com Java. Campus, 2005. DEITEL, C. Sistemas Operacionais. Prentice-Hall, São Paulo, 2005.

Referências

Documentos relacionados

O desenvolvimento para obtermos a equação reduzida de uma elipse de eixo maior vertical é análogo ao que fizemos para a elipse de eixo maior horizontal e, portanto,

20º ANA CRISTINA ROSA E SILVA DE JESUS 21º LUCIO CESAR DA SILVA PEREIRA 22º LUCIANA SOARES FURTADO DE MELO 23º LUCIANA SOARES FURTADO DE MELO 24º LUCIANA SOARES FURTADO

RESUMO: Este artigo retrata a trajetória do desenvolvimento da estrutura arquivística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde a sua primeira unidade de refe-

Na segunda metade do século XIX, o ensino do inglês “se manteve voltado para finalidades exclusivamente práticas, exigindo do aluno apenas os conhecimentos

A tutoria da disciplina de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) é estendida não só aos cursos de Física e Matemática, mas também

Objetivo Geral: Prover ao educando conhecimentos básicos de cálculo vetorial elementar e de geometria analítica espacial, bem como a resolução de problemas

Utilize esta função para ativar a lanterna do seu ASUS ZenWatch utilizando o telemóvel

15.1 Regulamentação/legislação específica para a substância ou mistura em matéria de saúde, segurança e ambiente Esta Ficha de Informações de Produtos Químicos foi preparada