• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 001/2015 / DEPAE POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDITAL Nº 001/2015 / DEPAE POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 001/2015 / DEPAE

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE – PAAE

A Diretoria Adjunta Pedagógica e de Atenção ao Estudante – DEPAE, através da Coordenação de Atenção ao Estudante – CAE, no uso de suas atribuições, torna público o processo seletivo para o Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes – PAAE e Cadastro Geral para auxílio aquisições no Campus de Salvador, aos estudantes regularmente matriculados neste campus (2015.1), observando os critérios contidos nesse edital, referendados pelas Diretrizes da Política de Assistência Estudantil do IFBA, aprovadas no Conselho Superior em 26/10/2010.

Os estudantes do nível superior do IFBA, indígenas ou quilombolas, após estudo social, podem ter acesso ao PAAE e também ao Programa de Bolsa Permanência – PBP, que é “uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício” (Fonte:

Manual de Gestão do Programa de Bolsa Permanência, 2014).

Os estudantes matriculados no Núcleo de Salinas das Margaridas e no PROEJA/FIC não são regidos por esse edital.

As divulgações referentes ao processo seletivo do PAAE 2015.1 serão feitas pelo site do IFBA e através de avisos nos murais do campus e nas aulas inaugurais.

1 – DAS INSCRIÇÕES E RENOVAÇÕES DA BOLSA

O processo seletivo do PAAE tem procedimentos diferentes para alunos que estão se inscrevendo pela primeira vez ou que não foram contemplados e os alunos que foram bolsistas em 2014.

1.1 Inscrições para alunos novos se darão a partir das seguintes etapas obrigatórias, a saber:

1.1.1 Preenchimento do formulário socioeconômico, disponível no site do IFBA, via portal do aluno (no período de 02 a 31 de março e de 22 de abril a 15 de maio de 2015. Devem ser preenchidas todas as informações solicitadas pelo formulário socioeconômico do sistema PAAE;

1.1.2 Agendamento da entrevista social após preenchimento do formulário no sistema, observando melhor data e horário disponíveis. Não nos responsabilizamos por agendamento em horários de aula ou trabalho;

1.1.3 Comparecimento à entrevista na data e horário agendado para entrega dos documentos com original e cópia (conforme lista disponível no item 9.1 desse edital) e atendimento individualizado com o Serviço Social. Os estudantes que não comparecerem à entrevista nas datas e horários agendados serão automaticamente

(2)

desclassificados. Cabe ressaltar que outros documentos poderão ser solicitados ao estudante no momento da entrevista;

1.1.4 Análise documental realizada pela CAE/DEPAE, de todos os inscritos, conforme especificado no item 9.1 desse edital;

1.1.5 Visita domiciliar por amostragem ou por indicadores identificados em etapas anteriores.

1.2 As renovações são para os alunos bolsistas PAAE em 2014. Ocorrerão no período de 27 de abril a 15 de maio de 2015. Para renovar, os alunos devem apresentar ao Serviço Social: Comprovante de matrícula de 2015; alterações familiares (renda, composição dos membros, etc).

1.3 Serão indeferidas e não analisadas as inscrições com documentação incompleta ou irregular ou que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste edital;

1.3.1 Não serão aceitos documentos entregues fora do prazo, exceto quando solicitados pelo Serviço Social.

1.3.2 Os alunos que ingressaram antes de 2015, mas não possuem inscrição no PAAE devem procurar o Serviço Social para agendamento de entrevista.

2 - DOS REQUISITOS

2.1 Estar regularmente matriculado em qualquer curso regular de nível médio, graduação e pós-graduação do IFBA;

2.2 Pertencer a família em situação de vulnerabilidade socioeconômica com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio;

2.2.1 Por renda mensal per capita entende-se o valor total dos rendimentos, chamados de renda bruta familiar, dividido pelo número dos integrantes que usufruam dessa renda.

2.2.2 Não entrarão nos cálculos de renda: Programa Bolsa Família e demais programas sociais, auxílios para alimentação e transporte; diárias e reembolsos de despesas;

adiantamentos e antecipações; estornos e compensações referentes a períodos anteriores; indenizações decorrentes de contratos de seguros; indenizações por danos materiais e morais por força de decisão judicial.

3 - DAS MODALIDADES DE BOLSAS E AUXÍLIOS

3.1 Ao Programa de Assistência e Apoio ao Estudante caberá desenvolver ações de seleção e acompanhamento dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, podendo inseri-los, de acordo com sua demanda e vagas disponíveis, em uma das seguintes modalidades de bolsas e/ou auxílios, observando o perfil e necessidade dos estudantes.

3.1.1 Bolsa estudo

(3)

Disponibiliza auxílio financeiro mensal com vistas a contribuir para um melhor desenvolvimento das atividades acadêmicas do estudante que deverá participar do acompanhamento pedagógico e das atividades indicadas, como monitorias, atendimentos do professor, dentre outras. Serão priorizados nesta bolsa os estudantes que estejam cursando o primeiro ano ou semestre.

Valor: meio salário mínimo vigente.

3.1.2 Auxílio moradia

Disponibiliza auxílio financeiro mensal para contribuir com despesas mensais referentes à moradia do estudante. Terão direito a esse auxílio, prioritariamente, os estudantes oriundos de outros municípios ou estudantes que morem em Salvador e não residam com familiares. Será exigido mensalmente o recibo do aluguel.

Valor: Até meio salário mínimo vigente, não devendo, portanto, cobrir todas as despesas com a moradia.

3.1.3 Auxílio transporte

Disponibiliza auxílio financeiro mensal para contribuir com custeio do deslocamento do estudante no trajeto domicílio – IFBA - domicílio.

Valor: 20% do salário mínimo vigente para estudantes que residem em Salvador e 30%

do salário mínimo vigente para os que residem em outro município.

3.1.4 Auxílio alimentação (refeitório)

Oferece uma refeição diária ao estudante, completa e balanceada, com acompanhamento nutricional. Serviço disponível de segunda-feira a sexta-feira, almoço ou jantar, no refeitório do IFBA. Será feito controle semanal da frequência dos bolsistas. Tendo mais de três faltas na mesma semana sem justificativa o estudante bolsista será desligado do auxílio e a vaga disponibilizada a outro estudante.

3.1.5 Auxílio cópia e impressão

Disponibiliza cópias e impressões para os estudantes bolsistas com o objetivo de contribuir com os materiais didáticos específicos do seu curso e seus estudos. Serviço disponível na gráfica do campus, sendo a cota mensal de 70 (setenta) cópias e 50 (cinquenta) impressões. Os estudantes não selecionados para bolsas e auxílios poderão ser incluídos apenas neste. O horário e critérios de atendimento são de responsabilidade exclusiva da gráfica do campus.

3.1.6 Almoxarifado social

Disponibiliza material de Desenho Técnico e itens do fardamento escolar com o objetivo de contribuir para melhor desenvolvimento das atividades escolares do estudante.

Encaminha aquisições de aparelhos e objetos de uso pessoal que sejam imprescindíveis ao desenvolvimento acadêmico estudantil. Os itens são autorizados pela CAE/DEPAE, condicionados a entrevista social. Apenas uma unidade de cada item pode ser entregue ao estudante por ano letivo.

3.2 Todos os alunos com renda per capita de um salário mínimo e meio poderão pleitear quaisquer das bolsas e auxílios disponíveis no PAAE, todavia a classificação obedece ao

(4)

grau de vulnerabilidade dos mesmos. A prioridade será dada aos alunos que não tenham nenhum tipo de bolsa, entretanto, no caso de ampliação das bolsas e/ou surgimentos de novas vagas serão atendidos os requerentes de acordo com sua classificação.

4 - DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO

4.1 O resultado será divulgado na sala da Coordenação de Atenção ao Estudante - CAE a partir do dia 22 de maio de 2015.

5 - DA CONFIRMAÇÃO DE BOLSISTA

5.1 No caso de estudantes contemplados para qualquer bolsa ou auxílio do PAAE, a confirmação da condição de bolsista deverá ocorrer em até 15 (quinze) dias a contar da data de divulgação do resultado.

5.2 Para a confirmação da vaga de bolsista será necessária acessar o portal do aluno, ler e confirmar aceite do disposto no “Termo de Compromisso Social”, bem como recebimento do manual do bolsista.

5.3 Ao longo do ano e semestre letivo haverá reuniões temáticas tanto para os estudantes quanto para seus pais e/ou responsáveis (no caso de menores de 18 anos).

5.4 Caso o estudante tenha alteração de endereço e telefone fica obrigada a atualização dos dados junto ao Serviço Social com risco de suspensão ou desligamento.

5.5 O não recebimento da bolsa ou auxílio por dois meses consecutivos sem justificativa legal implica em suspensão ou desligamento da vaga da bolsa.

6 - DA RENOVAÇÃO DA VAGA

6.1 Ao final de cada semestre ou ano letivo, o estudante contemplado com o PAAE terá direito a renovação, desde que não tenha efetuado trancamento da matrícula. O processo de renovação acompanha o mesmo cronograma de lançamento de edital PAAE.

7 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 Constatada posteriormente qualquer irregularidade na documentação e nas informações prestadas pelo estudante no decorrer do processo de seleção, será anulado, a qualquer tempo, o direito ao auxílio ou serviço com o qual foi contemplado.

7.2 O estudante que apresentar documentação falsa será encaminhado à Procuradoria Jurídica do IFBA, para que sejam tomadas as medidas relativas à ação penal cabível.

7.3 Os estudantes que não possuem conta corrente em banco devem providenciar a abertura das mesmas para o recebimento dos benefícios. Não sendo possível, poderão receber por ordem bancária.

7.4 O estudante que se declarar financeiramente independente deverá também apresentar documentação referente à família.

7.5 Durante o processo seletivo poderão ser solicitados documentos originais, cópias autenticadas, bem como outros documentos que se fizerem necessários para emissão de parecer social consistente.

(5)

7.6 Em nenhuma hipótese haverá a liberação de qualquer documento apresentado no processo seletivo mesmo que o estudante não seja selecionado.

7.7 A qualquer tempo poderão ser efetuadas, pela CAE, novas entrevistas, visitas domiciliares e/ou solicitação de documentação para acompanhamento da situação do estudante beneficiado pelos auxílios.

8- DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA 8.1 Para os estudantes que nunca se inscreveram no PAAE:

8.1.1 Comprovante de inscrição no PAAE;

8.1.2 Comprovante de matrícula no IFBA 2015.1;

8.1.3 Carteira de identidade e CPF do estudante;

8.1.4 CPF e Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento (para aqueles que não possuem Carteira de Identidade) de todos os membros da família;

8.1.5 Carteira de Trabalho e Previdência Social dos membros da família. Será imprescindível, aos maiores de 18 anos, a Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS atualizada.

8.1.5.1 Candidatos e familiares que estiverem desempregados, que nunca trabalharam e os que exercem alguma atividade informal, também deverão apresentar a CTPS, constando: Página da foto, frente e verso;

8.1.5.2 Página onde está registrado o último Contrato de Trabalho (se houver) e a página em branco subsequente.

8.1.5.3 Páginas onde estejam contidas as alterações de salário e as anotações gerais.

8.1.5.4 Caso o candidato e os familiares não tenham registro de trabalho na sua CTPS, apresentar página em branco;

8.1.6 Comprovante de matrícula dos membros da família que estejam estudando;

8.1.6.1 Para os familiares que estudam em instituições particulares, apresentar cópia do carnê ou recibo de pagamento. Para casos de estudantes bolsistas, apresentar declaração da instituição de ensino.

8.1.7 Comprovante de todas as despesas (contas de água, energia elétrica, telefone, aluguel/financiamento e condomínio) da família e assumidas pela família;

8.1.8 Estudante que reside em imóvel diverso do de seus pais ou responsáveis deverá apresentar a mesma lista de documentos listados neste item, referente aos dois domicílios;

8.1.9 Para estudante que reside em imóvel cedido mediante pagamento ou não, deverá ser apresentada uma declaração do cedente explicando a situação, acompanhada de comprovante de residência;

8.1.10 Comprovantes de tratamento de saúde (medicamentos, plano de saúde, receituários médicos e outros), se for o caso;

8.1.11 Certidão de óbito em caso de pais ou responsáveis falecidos;

8.1.12 Averbação do divórcio para pais separados judicialmente (no caso da inexistência deste documento deverá ser apresentada declaração das partes comprovando separação. Modelo disponível na sala da CAE);

(6)

8.1.13 Comprovação ou declaração de pensão ou auxílio financeiro destinado à subsistência do estudante, no caso de pais separados ou divorciados. (Modelo disponível na sala da CAE);

8.1.14 Último formulário do Imposto de Renda constando todas às páginas dos pais/responsáveis e/ou demais membros da família. Os isentos deverão apresentar declaração de nada consta, comprovando a situação, que deve ser retirada através

do link:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/index.asp;

8.1.15 Comprovante de participação em programas sociais (Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e outros);

8.1.16 Comprovante de renda atualizado de todos os membros da família que fazem parte da composição familiar e exerçam ou não atividade remunerada, conforme disposição a seguir:

8.1.16.1 Para trabalhadores assalariados Contracheques dos três últimos meses.

8.1.16.2 Para trabalhadores que exercem atividades rurais Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);

Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao estudante ou a membros da família, quando for o caso;

Declaração de rendimentos;

Última notificação do ITR (antigo INCRA), se possuir imóvel rural.

8.1.16.3 Aposentados e pensionistas

Extrato mais recente do pagamento de benefício que pode ser retirado via internet através do link: http://www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre/index.html

8.1.16.4 Autônomos e profissionais liberais

Pró-labore, declaração do empregador ou declaração de autônomo (Modelo disponível na sala da CAE);

Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de sua família, quando for o caso. Os trabalhadores ambulantes ou comerciantes deverão apresentar, também, alvará de autorização da Prefeitura;

Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada;

Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório, acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos.

8.1.16.5 Para trabalhadores desempregados

Apresentação da declaração de desempregado devidamente preenchida (Modelo disponível na sala da CAE).

(7)

9 - CRONOGRAMA

ATIVIDADE PRAZO LOCAL

Lançamento do edital 02 de março de 2015 Site do IFBA e mural entrada de estudantes

Divulgação 07 de fevereiro a 15 de maio

Aviso na Instituição e aulas inaugurais

Inscrições (alunos novos) 02 a 31 de março e 22 de abril a 15 de maio

Portal do Aluno

Entrevistas (alunos novos) 03 a 31 de março e 06 a 24 de abril

Salas de atendimento Serviço Social/CAE (1º

andar do prédio administrativo) Renovação dos bolsistas 2014 27 de abril a 15 de maio

Inscrições e renovações para alunos do nível superior

19 a 29 de maio

Resultado do processo seletivo 22 de maio e junho (para alunos do nível superior)

Procurar pessoalmente o Serviço Social/CAE

Pagamento de bolsas e auxílios Junho/2015 a Fevereiro/2016

-

(8)

10 - DOS RECURSOS

10.1 Estudantes que tiveram seus processos indeferidos poderão entrar com recursos junto ao Serviço Social / CAE;

10.1.1 Os estudantes com processos indeferidos por documentação incompleta poderão agregar ao seu processo as documentações faltantes.

11 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela CAE/DEPAE.

Coordenação de Atenção ao Estudante – CAE/DEPAE

Diretoria Adjunta Pedagógica e de Atenção ao Estudante - DEPAE

Albertino Nascimento Júnior Diretor Geral

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste estudo é determinar a qualidade de vida das crianças portuguesas com otite média crónica com efusão e/ou otite média aguda recorrente e o impacto

As técnicas são baseadas em descontinuidade: detecção de pontos isolados, detecção de linhas e detecção de bordas, e similaridade: limiares (Thresholding), crescimento de

Foram incluídos no estudo os portadores de cirrose hepática e carcinoma hepatocelular diagnosticado pelos critérios da EASL ( European Association for the Study of the Liver ). Após

Uma nova conformação somática disporá novas exigências de elaboraçao psíquicas, e a pretensão identitária de transexuais não se consuma com a correção de um suposto equívoco

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)

Dessa forma, dentro dessas configurações, o projeto hegemônico não prevê a formação de um montante significativo de força de trabalho que irá se voltar ao trabalho

 Taxa de alta de pacientes acompanhados pelo serviço  Taxa de óbito de pacientes acompanhados pela FC.  Taxa de eventos adversos relacionados

A oferta para alunos de 11–15 anos de idade foi apropriada para energia, macronutrientes e ferro, mas o consumo teve adequação somente para proteínas; os micronutrientes não