• Nenhum resultado encontrado

E caso não encontre os nossos livros na livraria de sua preferência, solicite o endereço de nosso distribuidor mais próximo de você.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E caso não encontre os nossos livros na livraria de sua preferência, solicite o endereço de nosso distribuidor mais próximo de você."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

Solicite nosso catálogo completo, com mais de 350 títulos, onde você encontra as melhores opções do bom livro espírita: literatura infantojuvenil, contos, obras biográficas e de autoajuda, mensagens espirituais, romances palpitantes, estudos doutrinários, obras básicas de Allan Kardec, e mais os esclarecedores cursos e estudos para aplicação no centro espírita – iniciação, mediunidade, reuniões mediúnicas, oratória, desobsessão, fluidos e passes. E caso não encontre os nossos livros na livraria de sua preferência, solicite o

endereço de nosso distribuidor mais próximo de você. Edição e distribuição

EDITORA EME

Caixa Postal 1820 – CEP 13360 ‑000 – Capivari – SP Telefones: (19) 3491 ‑7000 | 3491 ‑5449 Vivo (19) 99983‑2575 | Claro (19) 99317‑2800 vendas@editoraeme.com.br – www.editoraeme.com.br

(3)

Capivari‑SP – 2017 –

(4)

Ficha catalográfica

Moysés, Lucia, 1945

Deus confia nos pais /Lucia Moysés – 1ª ed. abril 2017 – Capivari, SP: Editora EME.

184 p.

ISBN 978‑85‑9544‑005‑0

1. Espiritismo. 2. Educação espírita. 3. Orientação a pais e edu‑ cadores. I. TÍTULO.

CDD 133.9

© 2017 Lucia Moysés

Os direitos autorais desta obra foram cedidos pela autora para o Grupo de Apoio ao Menor do Cassinu – Casa de Batuíra. Rua Otacílio Colares, nº 15, Gradim, São Gonçalo-RJ.

Os capítulos do livro foram adaptados de artigos originalmente publicados no Correio Espírita, jornal editado por Saulo de Tarso Ferreira Netto.

CAPA | André Stenico

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO | Marco Melo REVISÃO | Editora EME

(5)

Dedicatória

A meus pais,

João Moysés, homem íntegro e bom, que ensinou aos filhos o valor do sacrifício e da renúncia em prol da família.

América Moraes Moysés, que soube trazer os valores do avô e da mãe espíritas para dentro do lar, preocupa‑ da em fazer dos seus filhos homens e mulheres de bem.

(6)

A sabedoria nos diz que pais que exemplificam o que falam, praticam o que sabem, vivem o que acreditam, esses estão traçando os caminhos da paz e da solidariedade para seus filhos.

(7)

Sumário

DEUS CONFIA NOS PAIS ... 9

Filhos são como sementes lançadas ao solo ... 11

Reencarnações na família: estava tudo combinado ... 15

Família, tudo de bom! ... 19

Eduque enquanto há tempo ... 25

Educar na crise ... 29

Pai, exemplo de dedicação e renúncia ... 33

Boas intenções não garantem o acerto ... 37

SOB O FAROL DA DOUTRINA ESPÍRITA ... 41

Quando o primeiro gole é oferecido no próprio lar ... 43

Filhos difíceis ... 47

Obsessão espiritual em jovens ... 51

A paz no lar depende de nós ... 55

Amor pelo filho autista ... 59

Vale a pena viver ... 63

O poder da educação espírita ... 71

EXEMPLOS INSPIRADORES DOS QUE ESTÃO RETORNANDO À TERRA ... 75

(8)

Recado da criança que irá nascer ... 81

Meninas que doam seus cabelos ... 85

Sementes caídas em solo fértil ... 89

“Que as pessoas sejam pessoas!” ... 93

PALAVRAS DE ESPERANÇA À JUVENTUDE AMEAÇADA ... 97

Estendamos nossas mãos ... 99

Não há pessoas irrecuperáveis, mas métodos inadequados ... 103

Coração partido ... 107

Sonhos ameaçados ... 113

Sexualidade e liberdade em pré‑adolescentes ... 119

Vida impactando outras vidas ... 123

TEMAS CONTEMPORÂNEOS A NOS DESAFIAR ... 127

Professor é parceiro, nunca adversário ... 129

Falemos de Jesus ... 135

Fazer bom uso das redes sociais ... 139

“É digitando que a gente se entende.” Será? ... 143

Juventude e pertencimento ... 147

VALORES DE HOJE E DE SEMPRE ... 153

Kardec e a liberdade de expressão ... 155

Ética, sempre! ... 159

Plantar e colher ... 163

Ser feliz na simplicidade ... 167

Onde foi parar a menina que estava aqui? ... 171

Um Natal que ficou na memória ... 175

Referências bibliográficas ... 179

(9)

DEUS CONFIA

NOS PAIS

[…] inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes. Os vossos cuidados e a educação que lhe dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem-estar futuro. Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizestes do filho confiado à vossa guarda?

Santo Agostinho,

(10)

10 | Lucia Moysés

A fragilidade da tenra idade [dos filhos] os torna flexíveis, acessíveis aos conselhos da experiência daqueles que devem fazê-los progredir. É quando se pode corrigir seu caráter e reprimir suas más tendências. Este é o dever que Deus confiou aos pais, missão sagrada pela qual terão de responder.

Allan Kardec,

(11)

Deusconfianospais | 11

Filhos são como sementes

lançadas ao solo

P

ais que têm mais de um filho dificilmente esca‑ pam das comparações que estabelecem entre eles. Traços de personalidade, tendências, tipo de tem‑ peramento, por vezes, completamente distintos, mani‑ festados desde os anos iniciais da infância, os levam a indagar a razão de tanta diferença. Do ponto de vista científico, as respostas são encontradas na velha discus‑ são acerca da hereditariedade versus meio. Na busca de argumentos a favor de uma ou da outra corrente, muita pesquisa já foi realizada, redundando em incontáveis produções intelectuais.

A doutrina espírita, porém, baseando‑se no princí‑ pio da reencarnação, apresenta a esse respeito uma ex‑ plicação plena de lucidez. Somos seres interexistentes. A alma que em nós habita já viveu antes e continuará viva após a nossa morte no corpo físico. Apenas muda‑ rá de estado. Na Terra, está presa à matéria; no espaço, encontra-se livre dos liames físicos. Muda na aparência, mas permanece a mesma na sua essência.

(12)

12 | Lucia Moysés

Sabemos que cada filho que nasce é alguém que re‑ torna ao cenário terrestre para mais uma jornada rumo ao seu aprimoramento intelecto-moral. Na sua bagagem traz as experiências colhidas em outros corpos quan‑ do jornadeou em condições, por vezes, muito diversas das atuais.

Assim, é natural que os filhos sejam diferentes entre si. Espíritos que são, carregam consigo suas virtudes e suas fraquezas, suas boas e más inclinações, suas con‑ quistas e seus fracassos.

Importa, pois, aos pais e educadores, munidos dessa informação, saber lidar com suas peculiaridades. A frase “trato a todos da mesma forma” deveria ser revista, uma vez que ao contrário do que se pensa, pode traduzir, na prática em tratar de modo igual a pessoas desiguais.

Tal como na parábola do semeador, narrada pelo mestre Jesus, cada um de nós – do mesmo modo que nos‑ sos filhos – traz no coração um tipo de solo, suscetível ou não de fazer brotar as sementes que ali forem lançadas.

Semeadores somos todos nós que já conseguimos fa‑ zer florescer e frutificar em nossas almas as mensagens do divino amigo. De posse de um pouco que seja, do entendimento das mensagens da Boa-Nova que ele veio nos trazer, é nosso dever lançarmos, por nossa vez, as sementes germinadas. Pais, em especial, são semeadores nos campos das vidas dos seus filhos.

E como são variados esses campos...

Espíritos há que, apesar de todo empenho dos pais em lhes falar das verdades transcendentais, dos valores imorredouros, são como as sementes caídas à margem

(13)

Deusconfianospais | 13

do caminho. Desinteressados dessas conversas, indife‑ rentes aos exemplos que possam receber, seguem pela vida afora despreocupados. São os imaturos espirituais.

Outros, como as sementes que caíram entre as pe‑ dras, podem até ter aparente interesse por essas mensa‑ gens, mas qual o solo impermeável e sem profundidade, oferecem poucas condições para que germinem. Vemo‑ -los, por vezes, na infância, entusiasmados com a prática do bem, desejosos de servir e compadecendo‑se do pró‑ ximo, e distanciados dessas atitudes quando adentram a adolescência. Pesa-lhes o dever de agir no bem com determinação e persistência. Desistem com facilidade.

Ainda comparando os filhos com os solos da pará‑ bola evangélica, vamos encontrar aqueles dos quais não podemos dizer que sejam áridos, pois que neles nasce‑ ram e cresceram, junto com a boa semente, os espinhei‑ ros. São espíritos portadores de condições propícias de se transformarem em homens de bem, mas que, a exem‑ plo das sementes que foram abafadas pelos espinheiros, foram sufocados pelos atrativos da vida material.

E, para a felicidade dos pais, há os filhos “terra boa”, aqueles que acolhem de boa vontade as sementes lan‑ çadas em seus corações, fazendo-as germinar, crescer e frutificar abundantemente, conforme seus talentos.

Na certeza de que o Cultivador Divino não desiste das suas sementes, pais que não tiveram a ventura de ter os filhos semelhantes à terra produtiva serão mais fe‑ lizes se souberem revolver e adubar o solo, regar e pro‑ teger as sementes que forem entregues em suas mãos.

(14)

14 | Lucia Moysés

tarefas que envolvem a renovação dos sentimentos dos seus filhos. No entanto, a senda para a sua evolução es‑ piritual exige ação enérgica e sem demora. Arrancar o mal pela raiz, substituir a terra seca pela fértil, retirar pedras existentes são formas duras, porém necessárias de colaborar nessa evolução.

E anos mais tarde, quando a colheita se fizer farta e generosa, esses mesmos pais verão que valeu a pena os esforços, porque Deus, o Dispensador das Sementes, quer vê-las crescer e frutificar.

Referências

Documentos relacionados

Para o teste de envelhecimento acelerado (Figura 3), os percentuais apresentaram-se reduzidos em comparação à germinação, com tendência decrescente em função do tempo de contato

Quando a luz acende, o console está sob a condição de monitoramento, com os medidores de nível principal mostrando o nível do sinal do canal do monitor e o sinal do canal é

Após escrever vários livros sobre o 5S, Haroldo Ribeiro, consultor e autor de vários livros sobre o tema, vivenciando a implantação do 5S em todas as fases, em empresas que

b) Substituir o Presidente do órgão, sempre que ocorra a sua ausência ou impedimento, na Presidência das reuniões e na representação do órgão perante a

Fonte: Elaborado pelo autor (2017).. apresentou um total de R$ 51.707 em provisões para riscos cíveis, tributários e trabalhistas, representando 1,37% do total de passivo da

exercício, blood pressure response/ resposta da pressão arterial, resistance exercise/ exercício resistido, strength exercise/ exercício de força, weight training/

Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos do treinamento de força de volume e intensidade progressiva, nas respostas da pressão arterial

No que se refere especificamente à dimensão cardiovascular, o I Consenso Nacional de Reabilitação Cardiovascular (Brasil) (1) considera que as respostas agudas podem ser