• Nenhum resultado encontrado

Agur coloca uma pergunta interessantíssima aos seus companheiros em:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agur coloca uma pergunta interessantíssima aos seus companheiros em:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Setembro 2014 Parte 3

Nas anteriores partes do estudo sobre a figura de Yeshua, O Messias de Israel, focámos alguns aspectos da Sua pessoa e da Sua maneira de viver – o que deve ser um exemplo para nós. Nesta parte vamos focar alguns outros aspectos da natureza e obra do Filho do Todo-Poderoso.

Agur coloca uma pergunta interessantíssima aos seus companheiros em:

Provérbios 30:4 – “Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?”.

Muitos de nós hoje sabemos responder a esta questão. Porém, naqueles tempos antigos muitas destas questões não tinham uma resposta conhecida para a larga maioria dos homens, até porque as profecias eram dadas de forma enigmática e até encoberta para muitos, e a sua concretização só viria a ocorrer alguns séculos ou milénios depois. Apesar da evidência bíblica e histórica a que hoje podemos recorrer, ainda há muitos que hoje não conseguem entender as palavras dos profetas porque lhes falta discernimento. Para hoje entendermos as profecias, temos de nos socorrer de outras passagens proféticas e da História para podermos responder cabalmente a estas questões.

(2)

Efésios 4:10 – “Aquele que desceu [O Filho do Altíssimo, Adonai Yeshua, A Palavra/Verbo divino] é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas”.

Poderíamos ficar por esta explicação para podermos estar certos de estarmos a falar da Palavra que tudo criou e que veio até nós na figura e semelhança do homem, tendo adquirido de sua mãe terrena a carne e o sangue, e tendo-Se entregado à morte para que Nele fosse cumprida integralmente a vontade do Pai Elohim YHWH que Nele habitava. Porém, há muito mais para aprendermos nas Sagradas Escrituras acerca do Filho e do Pai.

Na longa conversa que O Todo-Poderoso YHWH enceta com o Seu servo Job que nos vem relatada no capítulo 38, bem como no louvor e glorificação que Lhe é feita no capítulo 104 de Salmos, ou nas palavras de Isaías 40:12-31, vemos que a grandeza de toda a criação foi obra do Altíssimo Elohim YHWH através da Sua Palavra – a expressão criadora do Eterno, também referida muitas vezes como O Seu Braço. Ele mesmo executou/criou e ainda hoje sustenta todas as coisas pela força do Seu poder e da Sua Palavra, a Sua Mão executora como veremos mais adiante, precisamente Aquele Verbo que Se viria a revelar ao homem na figura do Filho Yeshua.

Sim, YHWH fez-Se carne e habitou entre nós, como aponta com clareza o apóstolo João, no capítulo 1:1-14 do evangelho de João. As palavras do apóstolo dizem, de forma clara no verso10: “Estava no mundo [como homem], e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu”.

É este Yeshua, A Palavra criadora, que Paulo identifica e enaltece, bem como David, o autor do Salmo mais abaixo:

Efésios 3:8-11 – “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo [A Palavra feita carne]; para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus [vemos assim que nem os seres celestiais que habitavam com O Altíssimo conheciam o Seu plano de redenção, até que o mesmo se revelou em Yeshua], segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor”.

Salmo 2:6-12 – “Eu [O Elohim YHWH], porém, ungi o meu Rei [Yeshua] sobre o meu santo monte de Sião. Proclamarei o decreto: YHWH me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir [na Minha Lei/Torá], juízes da terra. Servi a YHWH com temor, e alegrai-vos com tremor. Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a

(3)

Hoje, pelas Escrituras e pela revelação do Espírito Santo do Eterno compreendemos que O Ungido do Pai é Aquele que era, que é e que há-de vir. Aquele que primeiro veio até nós na figura do Servo Sofredor (que nos é relatado na profecia messiânica de Isaías 53), Yeshua ben Joseph (filho de José, um dos filhos de Jacob), mas que voltará como Rei Eterno, glorioso, majestoso e invencível, com o poder total do Pai, pois ao Pai agradou entregar todas as coisas na mão do Filho – Romanos 11:36; 1.Coríntios 8:6; 15:27-28; Efésios 1:9-10.

Para melhor podermos compreender quem era Este Yeshua, retenhamos o que Paulo nos ensina ainda em:

Colossenses 1:15-17, 19 – “O qual é imagem do Deus invisível [a figura terrena que o homem teve condições de ver e tocar], o primogénito de toda a criação; porque nele [pela Sua Palavra/Yeshua] foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele…Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse”. Na Sua oração ao Pai, pouco antes da Sua partida para junto do Pai, Yeshua usou estas palavras esclarecedoras:

João 17:1-8 – “Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse [Ele é antes de todas as

coisas – Colossenses 1:17]. Manifestei o teu nome aos homens que do

mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra [a Tua Lei/Torá]. Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti; porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste”. Agora começamos a ter um entendimento mais abrangente da centralidade da Palavra feita Filho, como sendo a expressão criadora e resgatadora do Todo-Poderoso Elohim YHWH. Por isso nos é dito que Ele é O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo Apocalipse 13:8, – que poder maravilhoso e intemporal é este que o homem tem tanta dificuldade em compreender e aceitar!

Sendo YHWH O Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis como acabámos de ler acima em Colossenses 1:15-17, 19, Ele realizou toda a Sua obra criadora através do Seu Braço, a Sua Palavra, O Verbo divino que Se veio a revelar na carne como O Cordeiro que tira o pecado do mundo:

(4)

Isaías 40:28 – “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, YHWH, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento”.

Sim, Ele Se manifestou ao homem em Yeshua, como estava profetizado. Este Yeshua é desde a Sua ascensão e glorificação nos céus O Primogénito entre muitos fiéis que se hão-de salvar através do sacrifício que Ele realizou...na Sua vinda como Rei.

Hebreus 1:3-10 – “O qual [Yeshua], sendo o resplendor da sua glória [da glória do Pai], e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei [Salmo 2:7]? Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogénito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem [sabemos que a adoração só é devida ao Altíssimo]. E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, e de seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; ceptro de equidade é o ceptro do teu reino. Amaste a justiça [a Lei/Torá de YHWH – Salmo 40:7-11] e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos”.

SIM. Yeshua, era A Palavra, A Mão, O Braço Criador de YHWH feito Homem, O Cordeiro que foi entregue para o sacrifício eterno.

Hebreus 2:9-10 – “Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos [na condição de homem], por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles”.

Que descrição maravilhosa e esclarecedora! A glória celestial do Todo-Poderoso é-nos descrita em Apocalipse capítulo 4. No verso 8 também nos é dito que Ele é O que era, que é e que há-de vir, e no verso 11 também nos é dito: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”. Eis nestas palavras a demonstração da simbiose perfeita entre O Altíssimo e a Sua Palavra Criadora que Se fez homem e esteve entre nós, em carne e sangue.

Sim, O Elohim Todo-Poderoso criou todas as coisas através da Sua Palavra (que veio a revelar-se na forma de Yeshua), a qual Se entregou a Si mesmo para resgate de muitos...de todos os que crêem Nele e que andam nos caminhos do Pai, a Sua Lei/Torá, como nos é confirmado em Apocalipse 14:12.

(5)

Curioso é vermos que a plenitude do conhecimento da Palavra do Altíssimo nos faça compreender que a eleição é do Todo-Poderoso, e foi dada ao Seu Primogénito e a todos os que aceitam o Seu concerto eterno através do Filho, tal como nos é descrito em João 17:23-26; Efésios 1:3-10. O apóstolo Pedro também confirma este mistério que só veio a ser revelado em Yeshua, O Filho do Altíssimo:

1.Pedro 1:18-20 – “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós”.

Que maravilha! Quanta novidade para muitos! Novidade porquê? Porque lêem mas não entendem. Não entendem porquê? Porque não estudam a Palavra do Altíssimo.

Para além dos muitos sinais que O Pai que Nele estava fazia (João 14:10) e que, apesar desses mesmos sinais maravilhosos (curas de todo o tipo, ressurreição de mortos, multiplicação e transformação de alimentos, etc.) o mundo não creu Nele. Houve depois o maior sinal deles todos: a ressurreição de Yeshua de entre os mortos, sinal que O confirmava como O Ungido do Altíssimo, O Primogénito entre muitos que se hão-de salvar através do Seu sacrifício.

Já depois da Sua ressurreição, quando Yeshua aparece entre os Seus discípulos e Se revela a Tomé, quais foram as palavras de um homem que até ali não cria na ressurreição de entre os mortos e qual foi a resposta de Yeshua? Leiamos em:

João 20:28-29 – “E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram”.

Tomé caiu em si, abandonou a sua incredulidade, e disse palavras tais que, se não fossem verdadeiras, Yeshua mesmo o teria corrigido. Mas Tomé chamou Deus a Yeshua. Será que o homem de hoje entende o que ali se passou?

Tendo também curado um cego de nascença, Yeshua voltou a encontrar aquele a quem tinha curado, o qual, depois de dar testemunho perante os doutores da lei, foi expulso de entre eles. Então se estabeleceu este diálogo entre Yeshua e o ex-cego, e no fim adorou-O. Ora a adoração só é devida ao YHWH Altíssimo. E a maravilha está em que Yeshua aceitou adoração em mais do que uma ocasião (mesmo dos anjos):

João 9:35-38 – “Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou”.

(6)

Continuemos a analisar a Palavra do Altíssimo para que compreendamos a grandeza do Todo-Poderoso que Se revelou em Yeshua enquanto homem. Paulo procura explicar estas maravilhas na carta que escreveu aos Efésios:

Efésios 1:17-23 – “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos [o grande sinal que Aquele era O Messias de Israel], e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja [a Israel de YHWH], que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos”.

Repetimos: este é um ensinamento maravilhoso que nos é revelado pelo Espírito Santo de YHWH e pelas palavras dos Seus obreiros, pois, por nós mesmos, não compreenderíamos estes mistérios se O Espírito do Pai não no-lo revelasse. Como Paulo também explica em: Colossenses 2:9 – “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. Esta é a simbiose perfeita e maravilhosa que o homem não compreende.

Aos lermos os profetas ficamos bem elucidados da grandeza Daquele que já veio e que voltará para reinar eternamente. Os exemplos são muitos:

Miqueias 5:2 – “E tu, Belém [que significa “Casa do Pão”] Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.

Estas palavras do profeta mostram-nos, sem sombra de qualquer dúvida, que Aquele que veio (Yeshua ben Yoseph, O servo sofredor de Isaías 53) não era outro senão O próprio Elohim YHWH (A Palavra) feito carne conforme o afirma João no capítulo 1. Sim, YHWH é O Criador, O Sustentador e também O Salvador através de Seu Filho Yeshua, homem. Não há outro Elohim além Dele, como nos é ensinado em: Deuteronómio 32:39; Isaías 45:21. Vejamos as palavras do Alto e Sublime dirigidas a Israel, em:

Oseias 13:4 – “Todavia, eu sou YHWH teu Deus desde a terra do Egipto; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador senão eu”.

(7)

Yeshua (que significa “Salvação de YAH” ou “YAH salva”) foi O Braço executor da vontade do Pai, executando o plano que O Pai tinha delineado para que o homem se pudesse reconciliar com Ele. O sangue de um Justo era exigido para que tal fosse possível, e O Justo que YHWH enviou ao mundo foi Seu Filho Yeshua, a Sua salvação. De resto, no passado, podemos encontrar um tipo do Cordeiro do sacrifício quando YHWH pede a Abraão a vida do seu único filho, Isaac. Não hesitando em entregar o seu único filho, Abraão preparava-se para imolar Isaac em sacrifício ao Altíssimo, quando disso foi impedido pelo Eterno. Assim, no lugar de Isaac, YHWH preparou um animal que se encontrava preso pelos chifres, ali perto, o qual foi imolado no lugar de Isaac. Grande significado profético tem este acontecimento. Sim, O Eterno YHWH foi Quem providenciou O Cordeiro para o sacrifício.

Outro grande tipo do Yeshua que haveria de vir para sofrer também pode ser encontrado nos sofrimentos e fidelidade que José revelou, quando rejeitado por seus irmãos, veio a ascender ao segundo lugar na hierarquia do poder de Egipto, logo abaixo do próprio rei (faraó). Também Yeshua passou por sofrimentos que não conseguimos descrever e revelou a Sua fidelidade ao Pai. Por isso Ele reina e senta-Se no trono da Majestade à direita do Pai, nos lugares celestiais, com Um Nome que é acima de todo o nome.

Este é O Renovo que foi subindo em terra seca como descreve Isaías 53:2. Ele é A Rocha na qual temos de estar firmados/fundados se quisermos herdar a vida eterna. Ele é A Palavra do Altíssimo através da qual tudo foi criado e se mantém. Deu-se a conhecer ao homem como Homem, como Filho, por Quem ofereceu a salvação aos que aceitam o Seu concerto e abraçam, com fé e obediência, os Seus preceitos de vida, a Sua Lei/Torá.

Entenda-se as palavras que O Todo-Poderoso deu a Moisés, em:

Êxodo 6:2-3 – “Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou YHWH. E eu apareci a Abraão, a Isaac, e a Jacob, como O Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, YHWH, não lhes fui perfeitamente conhecido”.

E, no entanto, era Este mesmo Elohim Glorioso e Todo-Poderoso que estava na nuvem e na coluna de fogo quando Israel foi guardado na sua saída do Egipto. Paulo confirma que Aquele que era desde os tempos da eternidade e que veio em carne na figura do Filho Yeshua não era outro senão O Elohim Todo-Poderoso, pois à data em que o povo de Israel saiu do Egipto Yeshua ainda não era perfeitamente conhecido, pois não havia ainda nascido como homem:

1.Coríntios 10:1-4 – “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram baptizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de uma mesma comida espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo”.

(8)

Dúvidas?

Continuaremos a analisar as maravilhas desta Palavra na Parte 4 deste estudo. Nessa parte retornaremos à pergunta de Provérbios 30:4 para ver se as profecias antigas já nos apontavam o Santo Nome do nosso Salvador Yeshua.

AlleluYAH

Vem ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade.

Referências

Documentos relacionados

Em 1999, publiquei um pequeno texto que, entre outras coisas, abordava as ambiguidades apresentadas pela sentença O ladrão tirou a chave da porta da frente, apresentada na forma

Em conjunto com as duas equi- pas médicas decidiu retirar o tumor em Portugal e prosseguir os tratamentos no Dubai: quimioterapia durante a gravidez e quimioterapia, radioterapia e

Este estudo descritivo foi realizado com o objetivo de verificar como ocorreu a inserção de 26 egressos do Curso de Especialização em Enfermagem, Modalidade Residência em Unidade

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

CENTROS ECORREGIONAIS: Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Cerrados; Embrapa Clima Temperado; Embrapa Acre; Embrapa Amapá; Embrapa Rondônia; Embrapa Roraima; Embrapa Meio-Norte;

A solicitação do quiosque não dá exclusividade para o sócio quanto ao uso do estacionamento do clube, pois outros eventos, em outras dependências, poderão estar ocorrendo no

O PRÓ-REITOR DE GESTÃO ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA) EM EXERCÍCIO, no uso de suas atribuições conferidas pela Portaria nº 194/GR/UFOPA,

No entanto, apesar de as pesquisas atuais terem avançado muito no tratamento das imagens, percebendo-as não como meras ilustrações de textos, este parece ser um recurso que ainda