• Nenhum resultado encontrado

RAE electron. vol.7 número1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "RAE electron. vol.7 número1"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

ISSN 1676-5648 VOLUME 7, NÚMERO 1, JANEIRO-JUNHO, 2008

EDITORIAL

A edição de janeiro-junho da RAE-eletrônica apresenta oito artigos nas áreas de inovação, empreendedorismo, estratégia, finanças, gestão internacional e gestão de pessoas.

Gilnei de Moura, Marcelo do Carmo, Rogério Calia e Sandra Façanha fazem uma revisão conceitual sobre redes de inovação e estrutura de relacionamentos inter-organizacionais a partir do estudo de uma empresa de médio porte do setor de metais.

Daniel Fernandes e Cristiane dos Santos apresentam um estudo quantitativo que investiga o efeito da orientação empreendedora na construção da performance empresarial nas organizações. Ainda na área de empreendedorismo, Gláucia Vasconcelos Vale, John Wilkinson e Robson Amâncio debatem o conceito de atividade empreendedora no mundo contemporâneo.

Na área de estratégia, Vilmar Antonio Tondolo e Cláudia Bitencourt analisam um complexo portuário como um recurso disponível a cooperativas do setor de agronegócios utilizando a visão baseada em recursos (RBV).

Em finanças, Paulo Alvarez e Ricardo Leal apresentam um novo benchmark para o estudo do desempenho de fundos, o Índice de Renda Fixa de Mercado (IRF-M).

Ligia Maura Costa faz, em gestão internacional, uma análise comparativa dos códigos de Conduta de Responsabilidade Social (CRS) de empresas de gás e petróleo na prática contra a corrupção.

Em gestão de pessoas, Anderson Sant’Anna investiga até que ponto a demanda por profissionais dotados de competências abrangentes é acompanhada por uma evolução de políticas e práticas organizacionais de gestão, e Carmem Ligia Grisci estuda as mudanças do modo de controle do trabalho por meio de um estudo de caso em uma instituição bancária portuguesa.

(2)

Boa leitura!

Francisco Aranha Diretor e Editor

RAE-eletrônica ISSN 1676-5648

Referências

Documentos relacionados

Mais do que nunca, compreender o consumidor é uma necessidade vital não apenas para as empresas, mas para toda a organização/instituição que se assuma como orientada para os clientes

Ed. Arando o Mar, de Michael Fairbanks e Stacey Lindsay, é uma tentativa de transposição das bem conhecidas idéias de Michael Porter para o ambiente econômico latinoamericano.

RESENHAS – “AGILE MANUFACTURING: THE 21st CENTURY COMPETITIVE STRATEGY” e “POSTPONEMENT MANUFACTURING IN EUROPEAN SUPPLY CHAIN: A TRIANGULAR APPROACH”..

Por fim, cabe destacar que para os autores a ética empresarial “tende ao bem mais amplo de todas as pessoas – e para isto é necessário que sejam satisfeitos os objetivos

In the 1970s Pepsi launched a marketing effort called the Pepsi Challenge which publicized blind taste tests that showed consumers preferred the flavor of Pepsi when compared to

Após ler The Elusive Quest for Growth, a principal questão que surge é por que economistas internacionais renomados, como Easterly, o Prêmio Nobel Joseph Stiglitz, ou outros, não

Um exame inicial do livro permite construir uma estrutura de seu conteúdo: há um artigo sobre a pobreza e a desigualdade globais, dois artigos sobre questões envolvendo a

No futuro, espera-se que o principal critério seja o impacto; ou seja, quanto os trabalhos publicados são citados em outros trabalhos científicos.. É a mensuração do impacto, usual