• Nenhum resultado encontrado

VAI CUMPRIR O ACORDO, OU...?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "VAI CUMPRIR O ACORDO, OU...?"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

COLORIDA COLORIDA

LEILÕES nas páginas 08, 14 e 16

LEIA MAIS:

Curitiba, 15 a 21 de Abril de 2022 Ano XXVIII • nº 1307 • R$ 3,00

PRESSÃO PSICOLÓGICA

VAI CUMPRIR O ACORDO, OU... ?

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

PROJETO LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2023. PAG. 02

A DEFINIÇÃO DO APOIO DO GOVERNADOR RATINHO JR. (PSD) AO SENADOR ÁLVARO DIAS (PODEMOS) TEVE MAIS UM DESDOBRAMENTO NESTA SEMANA, COM AS ENTREVISTAS DE ÁLVARO DIAS À IMPRENSA. ÁLVARO DISSE QUE PODERÁ SE CANDIDATAR AO GOVERNO DO ESTADO CASO O GOVERNADOR NÃO O APOIE. UMA SITUAÇÃO QUE ENTRA EM CONTAGEM REGRESSIVA, MAS TERÁ QUE PASSAR PRIMEIRO PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO (PSL), NÃO DEPENDENDO EXCLUSIVAMENTE DO GOVERNADOR.

LEIA OS DETALHES DESTE IMBRÓGLIO NA PÁGINA 13

TROPA BROXADA?

OS PRAZERES DA VIDA COM PICANHA, VIAGRA E CERVEJA!. PAG. 13

• PARANAGUÁ: PORTO TEM NOVO RECORDE NO TRIMESTRE. PAG.14

• GUTO E BAKRI ESTÃO NA DISPUTA.

PAG.04

• OGIER BUCHI: O JULGAMENTO DE DANIEL. PAG. 05

• AGRESSÃO AOS JORNALISTAS.

PAG.03 GUARATUBA

HORÁRIOS ALTERNATIVOS NO FERRY NO FERIADO. PAG. 06

REVITALIZAÇÃO DA ORLA DE MATINHOS

TRECHO DE PRAIA E AV. BEIRA MAR FICAM INTERDITADOS. PAG. 06

FOZ DO IGUAÇU

DENÚNCIA DA SUSPEITA DE RACHADINHA. PAG. 15

SEXTA FEIRA SANTA

RISCO DA DESISTÊNCIA!

ELEIÇÃO DO DESÂNIMO E COM CHEIRO DE NAFTALINA! PÁGINA 03

REQUIÃO

ÁLVARO DIAS RATINHO JR.

O TAL DE GALHARDO

(2)

2

Curitiba, 15 a 21 de Abril de 2022 • edição 1307 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

EDITORIAL

Uma publicação da EDITORA KARINA LTDA

Fundado em 19 de maio de 1993 - CNPJ: 81.912.818/0001-82 Luiz Fernando Fedeger (in memorian)

Luiz Marcelo Fedeger Jornalista Responsável (desde 05/04/2021) COLUNISTAS

Alceu Carlos Presner, Douglas Mayer, Ogier Buchi e Osires Nadal.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO

Rua Nilo Peçanha 798 - CEP: 80520-000 - Bom Retiro Tel./Fax: 41.3338-0695 - Impresso na PRESS ALTERNATIVA - ALMIRANTE TAMANDARÉ - PR

ONDE VOCÊ ENCONTRA O IMPACTO PR

Curitiba: Bancas: Do Batel, Boca Maldita, Supermercado Super G e

Panificadora Sensação, Jurandir (Praça Ouvidor Pardinho), Cotegipe (Mercado Municipal), Paulo (Praça Espanha), Paulo (Praça do Japão), Valdir (Sesc da Esquina), Aniceto, Casimiro, Jorge, Jair, Celso, Alberto, Carlos, Anafer, Otavio, Bom Jesus, Sergio, Valdete, 7 de Abril, Laercio, Rogério, Alex, Almir (Campo Largo), A.S. Distribuidora (André de Barros, 330), Fazenda Rio Grande, Banca do Xoró • Panificadoras: Bom Jesus • Bares: do Stuart Araucária: Bancas: Banca da Aracy, Banca do Milton, Banca do Zebrão, Maria Flores, Zanella, Zanella - Supra • Panificadoras: Água na Boca (Centro), Água na Boca (Manoel Ribas), El Grano, Ki Pão, Marquezotti, NDC • Revistarias: Nova Mania • Café Duetto • Câmara Municipal

• Casa de Carnes Vitória • Minimercado Jalú • Quitanda da Marina • Largo Frederico Faria de Oliveira - Centro São José dos Pinhais: Terminal Central de São José • Revistarias: Danúbio, Bagdá, Calçadão • Bancas: Banca da Matriz, Banca da Ema e Banca do Daniel Cascavel: Bancas: Banca do Edson, Banca do Fiori e Banca do Calçadão Toledo: Rádio União de Toledo Maringá: Banca do Robes Ponta Grossa: Bancas da Praça Foz do Iguaçu • Londrina • Carambeí • Campo Largo

• Jaguariaíva • Mandirituba • Colombo • Pontal do Paraná • Paranaguá • Fazenda Rio Grande.

ASSINATURA ANUAL - ENTRE EM CONTATO COM NOSSO DEPARTAMENTO COMERCIAL.

Filiado à Banca do Batel

Banca Largo

Frederico F. de Oliveira Banca Recife no Calçadão da XV

PRESIDENTE DA ACP RECEBE

SOLANGE FERREIRA BUENO

Cumprindo uma intensa agenda de reuniões e encontros com lideranças de todo o Paraná, Solan- ge Ferreira Bueno, a única mulher pré-candidata ao Governo do Estado, foi recebida pelo presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina.

Camilo Turmina e Solange Bueno

O encontro foi muito produtivo, pela troca de impressões e análises sobre o panorama da atividade comercial e também sobre o atual quadro da política no Paraná e no país. A pré-candidata ao Governo, que é professora de piano desde os 15 anos de ida- de, pós-graduada em psicopedagogia, além de ter graduação em Turismo, expôs ao presidente da ACP, os motivos que a motivaram se lançar na corrida pelo Palácio Iguaçu. “Eu conheço a dor que a população está sentindo nesse momento delicado da vida brasi- leira. Por que não um governo feminino que reflete a sociedade paranaense que possui grande número de lares comandados por mulheres?” ponderou Solange.

Camilo Turmina, em determinado momento da con- versa, comentou sobre a complexidade da atividade política e das dificuldades naturais que precisam ser superadas por qualquer pessoa que faça essa opção, lembrando que ele próprio tornou-se presidente da ACP após mais de 13 anos de atuação na entidade.

PRÉ-CANDIDATA A GOVERNADORA DO PMN-PR

UM SÁBIO CONSELHO

Na atualidade que vivemos diante de várias manifestações das classes dos Policiais Civis do Estado do Paraná, em cada evento que o governa- dor comparece é urgente que se passe um sábio conselho e nos encaminhe para um raciocínio lógico em torno daquilo que envolve a presente situação.

Há momentos em que a manutenção do quei- xo duro em nada contribui para que as coisas che- guem a um resultado que consulte os interesses dos dois lados em litígio.

Governo e Policiais Civis, especialmente, sem falar no funcionalismo em geral, estão desde os governos Beto Richa envolvidos em uma queda de braço, que até agora só resultou em desgaste para os dois lados.

Ninguém quer ceder o mínimo, encontrando argumentos que defendem a qualquer custo, sen- do difícil aparecer quem coloque algodão entre os cristais, já que vivemos um tempo em que a classe política, sensivelmente desgastada, está preocupada apenas em resgatar a credibilidade que perdeu perante os brasileiros em geral e nas urnas em outubro vindouro.

Diante deste quadro estamos diante, mais uma vez, do impasse que chegou ao limite e próxi- mo de uma greve geral, movimento reivindicatório que paralisa ações, e causa prejuízos não apenas aos dois lados litigantes, mas para a população que depende deste valoroso serviço.

Alimentar esta fogueira, onde algumas vaida- des muitas vezes se escondem entre as brasas é muito mais fácil do que tentar apagar um incêndio de prejuízos gerais especialmente em um ano de eleição.

Por conta disso é que o pensamento bem lembrado sobre os passos à frente e o recuo, representam um conselho sábio nas atuais cir- cunstâncias.

Interesses gerais estão em jogo nos dois lados.

É preciso que se encontre um denominador comum capaz de consultar o que pretendem os dois lados.

Vamos torcer para isso, esperando que os prejuízos sejam os menores possíveis.

A DIREÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

PROJETO LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2023

O anteprojeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2023 foi recebido na terça-feira (12) pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD). A previsão inicial de receitas para o ano que vem é de R$ 58,2 bilhões, como afirmou o secretário chefe da Casa Civil do Governo, João Carlos Ortega ao entregar o texto ao Poder Legislativo.

“Recebemos a LDO, uma das peças mais impor- tantes nas definições de tudo que o Governo do Estado vai projetar e realizar no exercício fiscal de 2023. O Legislativo tem responsabilidades, dentro

de prazos regimentais, para a devida aprovação do projeto e vamos fazer tudo que for necessário para isso”, disse o presidente Traiano.

(3)

3

Curitiba, 15 a 21 de Abril de 2022 • edição 1307 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Gil e Fernanda

Que livraria ou sebo encontraremos livros dos imortais impostores Gilberto Gil e Fernanda Mon- tenegro? Essas vagas na academia dos imortais não está saindo fora da linha de homenagear legitimamente os escritores ou a politicagem também chegou lá?

MONUMENTO DA PRAÇA NA ROTATÓRIA

O jornal Impacto recebeu nesta semana um relatório da artista Lys Aurea Buzzi, autora das esculturas figurativas em bronze ,que representam anjas de 3.5m e incluindo asas, chegam 4.15m de altura, na atual Fonte de Jerusalém, instaladas, num pedestal de 14.50 m situado na rotatória da praça Pedro Gasparello, em Curitiba- Paraná.

Neste documento consta algumas situações enfrentadas pela autora durante alguns anos para fazer a reparação do monumento e também detalhes das criações com os tipos de materiais específicos para uma manutenção correta dos diversos tipos de materiais ali aplicados na confec- ção.Liz também relata as tratativas em conversas com o prefeito Greca, o vice Eduardo Pimentel e os dirigentes da Fundação Cultural de Curitiba. No relatório consta o uso de produtos que danificam os materiais e que hoje já podem ser notados nas estátuas que homenageiam Jerusalém e que são de cobre. Segundo a autora, desde sua inaugura- ção, em 1995, nunca houve qualquer vistoria na instalação das esculturas, e assim esquecidas no topo do pedestal as esculturas permaneceram durante esses 25 anos. Uma situação triste que envolve tão bela homenagem ocorrendo na en- trada da cidade de Curitiba num dos locais mais bonitos e visitados pelos turistas.

RISCO DA DESISTÊNCIA

ELEIÇÃO DO DESÂNIMO E COM CHEIRO DE NAFTALINA

Uma triste imagem que certamente faz o senador abusar gordo do Gardenal, para tentar desde a manhã até a noite ser sempre azedo e explodindo constante- mente como se pretendesse chutar o mundo. Está é realidade que chega o senador para tentar um quarto mandato, todo poderoso passado e, que hoje virou uma pálida imagem daquele líder político que arras- tava multidões e convencia companheiros aliados do que o futuro dependia sempre do seu humor.

Requião não se reciclou, parou no tempo continua com o mesmo discurso e piadinhas nas entrelinhas, estilo que transmitiu a Lula, que virou palestrante para sempre incluir frases de efeito e situações en- graçadas no intuito de manter a atenção da plateia.

Requião não chegou ao estágio de Lula com palestras patrocinadas por empresários corruptos, que viu no toma lá da cá a chance de bons negócios para si e para o seu partido. Ficou por aqui fazendo LIVES em blogs de esquerda atirando em quem pudesse para conseguir alguns minutos de mídia.

Conhecemos bem o tipo que, desde o primeiro mandato político que exerceu e não deixou a menor dúvida quanto ao futuro que iria enfrentar, pois respeito foi sempre uma palavra que não conheceu imaginando-se o dono da verdade. Fosse qual fosse à situação e mesmo com provas contundentes que não o convenciam de que precisava ter um mínimo de humildade para manter o seu redor aquela tropa que foi informando como aliados. Perdeu verdadeiros amigos no PMDB. A maioria dos quais se mantinha calado temendo os rompantes de machão de cozinha que foi apanhando de muita gente ao longo de uma caminhada e principalmente o quanto foi desrespei- toso com próximo.

Sabemos da sua trajetória política e pudemos conferir ao longo dos anos o comportamento estú- pido que o mesmo tinha para com seus semelhantes, os aliados que não respeitava e outros que tentava transformar em deslumbrados subservientes.

Teve admiradores, sem dúvida, pois ao longo do tempo o estilo grosseiro afastava outros que poderiam tomar o lugar de uns poucos aliados que aceitavam esse tipo de comportamento do “Chefe”

ou “Professor de Deus” como se imaginava

Vemos agora uma caravana conhecida como LOTAÇÃO DA TRISTEZA, que não está conseguindo arrastar a quantidade de pessoas que os áulicos militantes petistas imaginavam e o que Requião prometia entregar no processo da filiação. Na última campanha de 2018 foi derrotado vergonhosamente para senador e, pessoalmente hoje, Requião busca mais tentar eleger o filho deputado estadual, a que se tornar governador. Ele sabe que pode cair no abismo de discursos em vão, para tentar convencer que o PT não foi à quadrilha da Lavajato, mas no Paraná as coisas aqui estão bem diferentes.

Amigos mais próximos já sentem que Requião está sendo isolado pelo partido e falando em “off”

sobre uma possível desistência se as coisas continu- arem como está. Nesta semana até Gleisi Hoffmann em um discurso que circula nas redes sociais, fala que Requião poderia estar em casa, aposentado,

descansando e cuidando dos netos. Não se sabe se foi uma indireta ou uma tentativa de erguer a moral de um político que no momento sabe que o ostracismo pode estar mais perto do que imagina.

AGRESSÃO AOS JORNALISTAS DA RÁDIO 92 Ao se fazer uma pergunta indesejada ou emba- raçosa a Roberto Requião hoje é motivo de insultos e grosserias, a última dele foi ao passar por Cascavel nesta semana ao chamar os jornalistas da Rádio 92 que o sabatinaram, de boçais e os acusou de tentarem exterminá-lo da corrida eleitoral.

A reação veio em seguida, com o radialista Osmar Junior, ele gravou uma mensagem para ser exibida na programação, direcionada ao petista bipolar, afir- mando que a população não vai ser mais engada e ninguém acredita nas promessas demagógicas dele, como aquela de 2002, quando ele tagarelava, o pe- dágio abaixa ou acaba, não acabou e teve generosos aumentos durantes os quase oito anos de governo dele (2003/2010).

Fica claro que hoje Roberto Requião já está fi- cando sem espaço na política, segundo o relato do jornalista Tupan em seu blog, que na sequência da matéria teve um comentário de Nilso Sguarezi sobre o pré-candidato petista.

NILSO ROMEU SGUAREZI DISSE:

Um aspecto da personalidade do Requião con- tinua coerente e imutável defendendo a CARTA DE PUEBLA – aquela mesmo que ele sempre invocou des- de os tempos de universidade – a opção preferencial pelos pobres – mas desde lá mesmo como filhinho de papai posava na esquerda festiva do caviar, tanto que foi expulso do PAP – Partido Acadêmico Progres- sista da Faculdade de Direito da UFPR, quando num discurso chamou os militares de gorilas e símios da mesma espécie aos seus partidários. Coerente con- tinua usando a carta de Puebla como discurso, assim como sua vida particular das mordomias e hotéis 5 estrelas, vinhos mais caros, que contraria o discurso público com seu nababo sistema de vida como usava a Granja do Canguiri – propriedade do estado, para alojar sua tropa de cavalos de raça alimentados com as rações da PMPR. O tempo passou e sua coerência o derrubou do cavalo. O jornalista Osmar sabe disso também. Até dos dólares no armário da Vovó Naná que a empregada surrupiou mais de U$300 mil.

REQUIÃO

(4)

4

Curitiba, 15 a 21 de Abril de 2022 • edição 1307 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLORIDA

Osmann de Oliveira

Advogado

JUSTIÇA

NENHUM JUIZ PARA O JULGAMENTO!

Era o mês de Abril segundo os calendários Juliano e Gregoriano, com 30 dias, fixados em período que lhe dava o quarto lugar na posição da época.

Aproximando-se o dia da Páscoa os segui- dores perguntam a Jesus: onde queres que façamos os preparativos para comeres ao que Ele respondeu: “vou celebrar a ceia pascal em tua casa junto com meus discípulos e acres- centaram segundo está em Mateus cap. 26 vers. 2: “Bem sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado” e durante a noite, enquanto saciavam comunicou: em verdade vos digo, um de vós vai me entregar, o que gerou dúvidas entre todos. Judas levantou-se e indagou:

“Mestre serei eu?...

Reflexivo o Nazareno sem discutir enfatizou:

tu o dizes...

A confissão – digo eu – é assim: trai o traidor!

E Pedro (hoje o porteiro do Céu) justificou-se quanto a sua fidelidade: “eu jamais”... E Jesus não acreditando, foi direto: “em verdade eu te digo:

esta noite antes que o galo cante três vezes me negarás”.

Três eram as festas da Páscoa, no Primeiro Deus disse a Moisés: separe os Levitas dos outros Israelitas e purifique-os e ditou a receita: “burrife sobre eles a água” e exija que os seus corpos se encontrem rapados e as suas roupas sejam leva- das, Já na segunda Páscoa, saindo o povo de Israel do Egito o Criador chamou Moisés e ordenou: “no dia catorze deste mês façam as comemorações e, assim, logo ao pôr-do-sol, no Deserto do Sinai, a determinação foi acolhida, mas aconteceu que algumas pessoas tocaram as suas mãos em corpo morto, o que as tornaram impuras.

A pena imposta foi a de que estas não parti- cipariam da alegria da Páscoa, todavia, depois de ouvir Moisés e Arão – “quem sabe se não era os advogados de turba” – resolve o Eterno minorar a reprimenda sob a condição de que já possam comer carne de carneiro desde que, com pães fabricados, sem fermento e com ervas amargas e impunha que nada sobrasse para o dia seguinte e, ainda, que não quebrassem ossos de animais de raça alguma.

Houve, entretanto, uma ponderação no sen- tido de que, não se poderiam castigar quem embora puro, não tivesse comparecido, por se encontrar em viagem ao que foi respondido: “será expulso do meio do povo, pois, não apresentou razão no tempo certo e por tanto seria castiga- do pelo seu pecado”, o que na atual era cristã e dentro do direito penal significaria “Lex Mitio”, retroatividade benigna.

Depois surgiu um profeta pregando o nome de Deus e clamando por justiça. Era um discurso que dizia: “BEM AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA, PORQUE ELES SERÃO FAR- TOS”, além do que: “BEM AVENTURADOS OS QUE SOFREM PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DA JUSTIÇA”, sobretudo quando esta se degenere e se transforme de esperança em desilusão e confunda-se austeridade com opressão e poder com tirania, o que na expressão de Ruy: é escrava de César, porque Jesus foi submetido a seis “jul- gamentos”, sendo três as mãos dos Judeus, três as mãos dos Romanos e em NENHUM teve um

“juiz” exceto o iníquo PILATOS que, após, soltar Barrabás, ladrão, perguntou a multidão em rela- ção a Cristo: “que mal fez ele para morrer do jeito pedido?”... Em seguida pediu água para lavar as mãos e diante da multidão julgou-se a si mesmo

“estou inocente do sangue deste justo”

GUTO E BAKRI:

BUCHICHOS

NÃO PROCEDEM!

Guto e Bakri

O rádio corredor do Centro Cívico está cheio de maldades e desta vez citavam a suspeitas de que os depu- tados Guto Silva e Hussein Bakri foram deixados de lado no governo após a saída dos cargos que ocupavam no governo. Os dois se manifestaram e afirmaram que isso é pura especulação e conversa mole, pois os dois têm a confiança e amizade sincera de Ratinho Jr. e, afirmam que estão de mangas arregaçadas na campanha a reeleição.

Bakri, que atuava como líder do

governo na Assembleia Legislativa,

chegou a rejeitar cargo de assessor

especial de governo e se dedicar dire-

tamente para a campanha de reeleição

como deputado estadual. Os únicos

que saíram e seguem com cargos de

assessorias é o suplente Gugu Bueno

(PSD) e Beto Preto (PSD) da saúde,

que aceitaram continuar com cargos

no governo.

(5)

5

Curitiba, 15 a 21 de Abril de 2022 • edição 1307 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLORIDA COLORIDA

COLUNA DO OGIER BUCHI

JULGAMENTO DE DANIEL, O DEPUTADO!

Daniel e Bolsonaro

Apesar das sinalizações de que o jul- gamento de Silveira será concluído, inte- grantes do Supremo não descartam que, de última hora, haja um pedido de vista por parte de André Mendonça. Indicado por Bolsonaro para a Corte, o ministro vai participar da sessão por videoconferência, pois estará em Portugal em um evento organizado pelo ministro Gilmar Mendes.

O decano do STF também não estará na sessão presencial.

Nesta matéria de link:

https://www.cartacapital.com.br/

politica/julgamento-de-daniel-silveira- -acirra-tensao-nos-bastidores-do-stf/

Se o leitor acessar a matéria saberá que tanto André Mendonça quanto Gilmar Mendes, não participarão da sessão de jul- gamento porque estarão em Portugal em evento organizado por Gilmar e patrocinado nesta etapa não sei por quem. Nos governos petistas a Itaipu era grande patrocinadora.

Claro, nos interessa sobremodo o assunto pelo descumprimento explícito de obrigação funcional por parte dos Minis- tros, já que estarão ausentes do trabalho para participar de evento estranho as suas obrigações funcionais. Não me venham argumentar que a participação será por imagem, porque esta forma de trabalhar, escalafobética e deveras estranha foi acei- ta durante a pandemia e já causou muito problema ao jurisdicionado.

Espero que o Ministro André Mendon- ça tenha a necessária e compatível postura, em face da importância da questão para o Congresso Nacional e para a liberdade do povo brasileiro, e peça vistas para ofertar seu voto presencialmente.

A presença de dois Ministros do Supre- mo fora do país mostrou que a impunidade a estes cidadãos atingiu seu pináculo e que urge sejam tomadas providencias para coi- bir, e, sobretudo punir estes senhores que se arrogam posições imperiais e insistem em desafiar o povo e as instituições, em espe- cial a Constituição, tudo em nome de uma pretensa proteção ao que eles nominam democracia. De fato os cidadãos esperam de uma Suprema Corte muito, mas muito mais que a atual configuração daquela Corte pode oferecer!

PESQUISAS

Há um sentimento de inquietude nos adeptos do Presidente Bolsonaro, e vem de mais de ano. Em verdade, durante todo o seu mandato o Presidente foi implacavel- mente fustigado pela esquerda perdedora, pelos membros da imprensa que são optan- tes da esquerda perdedora e por membros do Judiciário Maior, que devem suas carrei- ras e indicação ao governo petista. Além disto, a patuleia da Câmara Federal e do Senado de onde destaco quasímodos como

Aziz, Renan e Dolphinho, além de outros menos conhecidos não menos deletérios trabalhando incansavelmente contra o País.

Neste ponto, um parêntese para lembrar que cabe e de forma legitima a oposição contrapor-se ideologicamente ao governo, além é obvio por obrigação funcional, fisca- lizar o governo. Estabelecido o parâmetro cabe lembrar, que assuntos como o possível desvio de verba e finalidade no Ministério da Educação, por exemplo, tem que ser investigados com absoluto rigor pela Policia Federal e no que cabível pelo Tribunal de Contas da União.

Não acho plausível “passar pano” em denuncia e reafirmo intolerância com desvio de dinheiro público. Todavia minha intolerância é muito maior a politico sa- fardana que finge lutar pela moralidade e interesse público em CPIs como a da Covid, que restou desmoralizada, circo de enanos morais que foi e que custou cerca de oitenta milhões do dinheiro do povo.

Randolphe que é da campanha Lullista quer usar de novo o Senado de palanque político. PARABENIZO os Senadores que não apoiam este senhor alternativo em conduta, posto que só busque holofote e palanque.

Há que cobrar do Senado o bom anda- mento dos trabalhos e por adequado per- guntar ao Presidente da instituição o que faz e onde guarda os pedidos de impedimento de Ministros do Supremo! Rodrigo Pacheco como bem sabido por todos, responde a 23 processos no Supremo!

Como corolário de tudo de ruim que até agora aconteceu o sistema financeiro passou a gastar dinheiro em pesquisa elei- toral. Coincidentemente todas favorecendo por larga margem o candidato eterno da FEBRABAN, Inácio da Silva o não menos famoso ex condenado Lulla!

MAIS DE PESQUISA

Ocorre que os paranaenses tiveram a chance de vivenciar o tão em moda choque de realidade. Bolsonaro veio a Londrina e a uma festa religiosa no norte velho do Estado e a resposta popular foi a que ocorre por todos os lugares do Brasil. Todavia, chamou a atenção o entusiasmo da população paranaense. O Presidente contribui com o entusiasmo, porquanto responde ao povo e participa, interage com os manifestantes.

Sua entrada a cavalo na Feira em Londrina própria de marqueteiro dos melhores!

O seu adversário despiu-se em definitivo do modelo que lhe fora costurado por Duda Mendonça, e refluiu ao costume trotskista de viver, e enfrentar a vida! Puro e constante desafio as instituições e a cidadania.

Como resultado da estratégia a po- larização se acentuou muito e a simples benevolência das pesquisas não é mais suficiente para amparar a estratégia que poderá culminar com problemas eleitorais.

O fato é que os institutos já buscam acomodação nos números refluindo na estratégia do já ganhou para o ex-detento, retornando também os números de Ciro Gomes à realidade do candidato e de seu histórico!

RESIGNIFICAR E PÓS VERDADE Verbo se refere ao ato de dar um novo significado a alguma coisa. Muito usada na psicologia e psicanálise, esta palavra não se encontra reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

Pós-verdade é um neologismo que des- creve a situação na qual, na hora de criar e modelar a opinião pública, os fatos objeti-

vos têm menos influência que os apelos às emoções e às crenças pessoais.

Não tenho nenhuma duvida quanto ao fato de que estas serão as palavras chave da estratégia da oposição em 2022!

PAÍS DOS ABSURDOS

Fui assistir a palestra do ex-Ministro Salim Mattar e ele trata do legado da so- cial-democracia e da Constituição de 1988.

Reproduzo parte das informações, posto que devidamente autorizado, para que o leitor julgue por si mesmo!

LEGADO DA SOCIAL-DEMOCRA- CIA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ

ARCABOUÇO LEGAL desde a Cons- tituição Federal de 1988

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA desde a Constituição Federal de 1988

HORAS PARA PAGAR IMPOSTOS (Brasil é o país onde se gasta mais tempo para gerir tributos)

100% DO CUSTO DA GASOLINA SÃO IMPOSTOS E INCENTIVOS

METADE DA CONTA DE LUZ SÃO IMPOSTOS

MÉDIA SALARIAL

FUNCIONALISMO PÚBLICO (Brasil é o sétimo país do mundo que mais gasta com o funcionalismo público em relação ao PIB)

CUSTO COM SALÁRIOS ACIMA DO TETO CONSTITUCIONAL (atualmente o teto do funcionalismo é R$ 39,3 mil, referente ao salário-base de um ministro do STF)

SALA VIP (Enquanto os cidadãos aguardam seus voos no saguão de embar- que, o STF mantém desde 2017 uma sala exclusiva para os seus ministros no aero- porto de Brasília, bancada com o dinheiro dos pagadores de impostos)

DURAÇÃO DE JULGAMENTOS (a Justiça brasileira que custa 1,3% do PIB gas- ta 5 anos em média para julgar um processo na 1ª instância)

MAIOR JUSTIÇA ELEITORAL DO MUNDO

CUSTO DA JUSTIÇA ELEITORAL COM OU SEM ELEIÇÕES (os 24.515 servi- dores da Justiça Eleitoral custam aos paga- dores de impostos cerca de R$ 10 bilhões por ano)

IRRACIONALIDADE (Apesar das diferentes dimensões regionais existentes entre os Estados, todos os TREs têm sete juízes)

FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS (Brasil é o país que mais consome impostos para financiar partidos e campanhas políticas)

CUSTO MÉDIO ANUAL POR PAR- LAMENTAR (os 513 deputados e 81 sena- dores custam aos pagadores de impostos mais de R$ 10 bilhões por ano)

FORO PRIVILEGIADO PARA CIDA- DÃOS DE PRIMEIRA CATEGORIA

NÚMERO DE MUNICÍPIOS (Antes da CF/88: 3991; Após a CF/88: 5570)

CUSTO DO LEGISLATIVO :MUNI- CÍPIOS DEFICITÁRIOS (1/3 dos municípios, cerca de 1.860, não arrecadam o suficiente para arcar com os custos de suas próprias estruturas administrativas e dependem de recursos federais e estaduais para se finan- ciarem)

RENÚNCIAS FISCAIS (valor nomi- nal: R$ 3,4 trilhões nos últimos 10 anos)

RECURSOS EMPOÇADOS EM FUN- DOS PÚBLICOS

DÉFICIT HABITACIONAL POR FAI- XA DE RENDA (90% do déficit habitacional brasileiro é formado por domicílios com renda até 3 salários mínimos)

FINANCIAMENTO PÚBLICO PARA CULTURA

DESEMPREGO (setor privado: 12 milhões; setor público: 0)

TRABALHO INFORMAL (4 de cada 10 trabalhadores)

REGIONAL

Na Assembleia o clima começou a es- quentar por conta de apoios e início das campanhas eleitorais. A cada manifestação dos Deputados as respostas deverão ser menos amenas e a casa vai ficar mais turbu- lenta. Mais para assembleia raiz do tempo em que o Gabriel Manoel mostrou o três oitão pro Requião no Plenário. Nesta sema- na o Deputado Romanelli foi abruptamente interrompido pelo Deputado Requião e mandou um sonoro “me respeite”! Esta começando a valer a pena prestar atenção.

Com a aproximação da eleição os ânimos ficarão mais acesos e a turma que defende o Governo Estadual vai ter mais trabalho.

Faz parte!

SEM TERRA, MAS COM CHARANGA!

A turma que serve de massa de manobra desde que Fernando Henrique e sua consor- te inventaram o MST, esteve em desfile na quarta feira (13), claro dia melhor não have- ria, e um número razoável de participantes esteve no Centro Cívico. De novidade uma charanga com um surdo de primeira com batida de quem sabe e um repinique dos bons. Devem ser sem terra importados do subúrbio carioca. No mais as faixas verme- lhas de sempre e a exploração de pessoas por parte de líderes inescrupulosos e ávidos de vantagens politicas e financeiras.

CÂMARA MUNICIPAL

Julgará os atos de seu participe, Renato!

Não há resultado aceitável senão a punição exemplar do edil. Ressalvo o fato de que esta sendo defendido pelo excelente Gui- lherme Gonçalves, o que poderá ajuda-lo!

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI Em homenagem a família de meu amigo Floriano Guimarães. Amém...

(6)

6

Curitiba, 15 a 21 de Abril de 2022 • edição 1307 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está investindo R$ 36 milhões para melhorar os atracadouros e os três ferry boats que

operam a travessia de Guaratuba. As manutenções serão realizadas ao longo dos próximos meses, e o objetivo é garantir mais segurança para os usuários.

Para evitar filas nos feriados (Páscoa e Tiradentes), o órgão recomenda que visitantes do Litoral busquem horários alternativos para utilizar a travessia, devido à situação atual de manutenção, o que tende a gerar filas. A sugestão é evitar os horários de pico entre as 11h e 14h, e entre as 18h e 20h. Em dias úteis não haverá alterações.O DER/PR determinou a restrição do tráfego de veículos pesados com mais de três eixos e/ou superior a 14 metros na travessia da Baía de Guaratuba das 06h às 22h, com exceção do trans- porte coletivo de passageiros e veículos prestadores de serviços públicos.

GUARATUBA HOMENAGEM

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

SEXTA-FEIRA SANTA

HORÁRIOS ALTERNATIVOS NO FERRY BOAT NO FERIADO

MATINHOS

MONTAGEM DA TUBULAÇÃO DÁ RITMO PARA OBRA DA REVITALIZAÇÃO DA ORLA

A preparação do canteiro de obras para a recu- peração da orla de Matinhos, no Litoral do Estado, entrou em uma nova fase na terça-feira (12). Come- çou a montagem da tubulação que será utilizada para a dragagem da recuperação da faixa de areia. Serão implantados 200 tubos de aço.

O início dos trabalhos exigiu a interdição de um trecho de aproximadamente 500 metros de extensão da praia do Balneário Flórida e da pista da Av. Beira Mar. As obras são executadas pelo Consórcio Samba- qui, vencedor da licitação. Daqui há alguns dias, esse trecho se expandirá para três quilômetros da praia e

da Avenida Beira Mar. Haverá interdição pelo período estimado em 40 dias para que os tubos de aço sejam preparados para receber a dragagem, prevista para o mês de julho.

No dia 15 de abril comemoramos o feriado da Sexta-Feira Santa, um feriado nacional e a regra é não comer carne. Por esse motivo, as pessoas neste dia comumente buscam alter- nativas para ingerir proteína que não sejam carne vermelha ou de frango.

Então, normalmente, o prato tem sempre peixe, não é verdade? Mas, e quem não gosta

de peixe? Fique tranquilo! Existem diversas

alternativas de proteínas vegetais e receitas que você pode fazer neste dia e que, por sinal,

ficam muito saborosas e nutritivas.

Para essas receitas você pode apostar no grão de bico, cogumelos, tofu, lentilha, ervilha,

folhas verdes escuras e aveia, por exemplo.

São ingredientes excelentes, todas as fontes de proteínas de origem vegetal e ricos em compostos bioativos que podem melhorar os níveis de colesterol, glicemia, aumentar sensa- ção de saciedade, trânsito intestinal, digestão

e, o melhor, com baixas calorias!

Você pode fazer sopa de grão de bico, ervi- lha ou lentilha, humus de grão de bico, cogu- melos salteados na manteiga, tofu grelhado, hambúrguer de lentilha ou ervilha, panquecas ou crepes de aveia, entre muitas outras opções.

Use sua criatividade e surpreenda na Sex-

ta-feira Santa!

Patrícia Bethencourt Torassi Nutricionista CRN 8-10912

STM ENTREGA ORDEM DO

MÉRITO A WILSON PICLER PELO

TRABALHO NA EDUCAÇÃO

O professor Wilson Picler, chanceler do Grupo Uninter, foi homenageado pelo Supe- rior Tribunal Militar (STM) com uma insígnia de alta distinção (Ordem do Mérito Judiciário Militar) pela dedicação e trabalho em prol da educação brasileira. "É mais do que gratifican- te e estou emocionado. É um reconhecimento do empenho pela educação. A maioria das pessoas aponta que a educação é libertadora e fundamental na formação de um cidadão digno de seus direitos e deveres. Esse concei- to desenvolvemos na prática, formando até agora mais 382 mil cidadãos. Agradeço ao STM e faço questão de ressaltar que sou um porta-voz dos professores, dos colaboradores e estudantes da Uninter", disse.

A distinção às personalidades, juristas e integrantes das Forças Armadas faz parte das comemorações dos 214 anos do STM. A Ordem do Mérito Judiciário Militar foi criada em junho de 1957 e destina-se a reconhecer pessoas e instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras por meio da con- cessão de insígnias.

“A Justiça Militar tem entregado exatamen- te o que dela se espera: rapidez e imparciali- dade com análise de todas as especificidades que são a sua razão de existir. Se por um lado, os militares são os únicos funcionários públi- cos que juram dar a vida pela pátria, a Justiça Militar da União é a única que consegue, em função da sua formação por escabinato, analisar as condutas destes servidores com o olhar especializado", disse o presidente do STM, ministro General de Exército, Luis Carlos Gomes Mattos, no pronunciamento na sole- nidade de entrega das comendas na última sexta-feira, 1º de abril.

(7)

7

Curitiba, 15 a 21 de Abril de 2022 • edição 1307 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

FELIZ PÁSCOA! SÃO OS VOTOS DE ZAMIR E JAIR BOLSONARO!

Iniciamos juntos a caminhada política desde a base militar em Copacabana, onde tive a opor- tunidade de estar ao lado da secretaria Magda auxiliando-o no lançamento de sua candidatura a vereador, e hoje venho demonstrar que acre- dito no trabalho desempenhado nestes últimos anos e no caminho da reeleição

Nesta vida política que está seguindo hoje certamente estaremos juntos em 2027 na ca- deira do senado, onde Bolsonaro estará repre- sentando o estado do Rio de Janeiro e eu quero estar ao seu lado defendendo as cores do Acre, afirmou Zamir Teixeira nesta semana após as novas pesquisas que demonstram a evolução da campanha do atual presidente.

Zamir, ficha limpa nos dias de hoje , foi senador constituinte e ex-presidenciável, dis- putou a presidência de forma democrática e

faz parte da história do Brasil. Em Rio Branco no Acre no ano de 1980, ele criou o SACOLÃO DO COMPADRE ZAMIR, que ficou conhecido popularmente em todo estado. Tendo o carinho das mães acreanas , acabou sendo chamado de compadre Zamir com mais de 20 mil mães acreanas , e fez construir o primeiro Cristo na cidade de Rio Branco há 37 anos, posterior- mente em Sena Madureira e Plácido Castro .A imagem ficou conhecida popularmente como Cristo do Zamir, um ponto turístico da cidade e que será estendido para as demais.

HISTÓRIA

Como vereador em Campo Mourão por 13 anos, sempre o segundo mais votado partici- pou da criação da COAMO, como vereador seu colega João Fioravante Ferri, colega dele foi o

presidente da Câmara. Em seguida o agrônomo Aroldo Galacine conseguiu junto com presiden- te Sarney e o saudoso Afonso Camargo asfaltar o pátio da Basílica Aparecida, nossa protetora (pátio do estacionamento). O piso foi feito em toda basílica, fazendo com que ninguém mais pisasse no barro.

TÁXIS

A pedido de Natalino Bezerra, Presidente da Associação dos Taxistas de são Paulo, ele inter- viu como senador constituinte em 1979/1980 da isenção para o IPI aos táxis. Naquela época Natalício pediu e chamou todos os associados dos Brasil, de todas as capitais especificamente para apoiar Zamir a presidência no primeiro turno. Sendo assim o quinto mais votado, sur- preendendo até o MDB, pois Zamir foi o mais votado até na Bahia, derrubando o MDB na Bahia, que tinha Ulisses Guimarães e o gover- nador da época que era o seu vice Waldir Pires (in memorian) como os favoritos. No primeiro turno o Presidente Sarney não assinou a lei dos taxistas e após com a eleição com Color na presidência foi assinada a isenção e segue até hoje com apoio de Bolsonaro.

Se puxarmos pela memória lembraremos como era ao chegar ao aeroporto era só Volkswagen Brasília, com a liberação houve a compra de carros novos, graças à intervenção de Zamir Teixeira na isenção, fato esse que se repetiu pelo Brasil inteiro.

BOLSONARO E ZAMIR

JOVENS OLHAI PARA FRENTE, SEM DEIXAR DEUS PARA TRÁS! ZJT

OSIRES NADAL - “O PARANÁ TE ABRAÇA”

COLUNA DO ZIROCA - ESPORTES

FALTA ATITUDE NO CAMPEONATO

BRASILEIRO!

O início do Campeonato Brasileiro em suas respectivas séries mostrou que a ignorância aliada à violência, ganhou destaque na semana. No Rio de Janeiro, vândalos de torcidas organizadas do Flamengo, ameaçaram jogadores na entrada do Centro de Treinamento, batendo nos veículos e exigindo re- sultados, após a derrota para o Flumi- nense e a perda do título estadual. Em São Paulo, outra vez os supostamente torcedores do Corinthians ameaçaram jogadores e, de modo especial o go- leiro Cássio e sua esposa, prometendo ações mais violentas, inclusive com pro- messas de morte, usando mensagens pelos celulares. Três ou quatro foram detidos, prestaram declaração e foram liberados.

No fraquíssimo Campeonato Ca- pixaba, semifinal, na cidade de Nova Venécia, jogavam o Nova Venécia e a Desportiva Ferroviária. O técnico da

Desportiva Rafael Soriano, no final do primeiro tempo, entra em campo para exigir algo do árbitro. Aparece a assistente Marcielly Neto em defesa do árbitro. O treinador desfere uma cabe- çada no rosto de Marcielly. É expulso de campo. O Nova Venécia venceu por 3 a 1 e o indisciplinado treinador é demitido pelo clube e suspenso por 30 dias pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Espirito Santo.

Cenas lamentáveis e que tendem a se repetir diante a omissão das autori- dades que na maioria das vezes, tratam o tema sem a devida seriedade.

Quantos já foram vítimas da violên- cia em estádios de futebol, chegando a obtido? Será que vamos ficar espe- rando novas tragédias? Está na hora de se colocar um basta, com intervenções das polícias militar e civil nos estados e, na sequência a intervenção do Poder Judiciário, punindo os infratores, que na maioria das vezes são sempre os mesmos.

De nada adianta a Polícia Civil com

delegacia dentro dos estádios, atuando com detenções, fazendo boletins de ocorrências e os vândalos sendo libe- rados em seguida. A impunidade é a responsável pela repetição dos atos de violência nos estádios. A falta de atitude das entidades desportivas como clubes e federações e os sindicatos de atletas tem motivado os vândalos a atacar.

Com toda a tecnologia existente é pos- sível punir os infratores não permitindo o acesso dos mesmos nos estádios. Está na hora de termos uma ação conjunta das entidades desportivas e dos órgãos de segurança aliados ao Poder Judici- ário para que a paz volte aos estádios.

JOGOS DO FINAL DE SEMANA SÉRIE “A”

SÁBADO (16) Goiás x Palmeiras América x Juventude

Corinthians x Avaí Cuiabá x Fluminense.

DOMINGO (17) Santos x Coritiba Flamengo x São Paulo Athlético Paranaense x Atlético Mi-

neiro

Internacional x Fortaleza Bragantino x Atlético Goianense

Ceará x Botafogo.

SÉRIE “B”

SEXTA- FEIRA (15) Criciúma x Londrina Grêmio x Chapecoense

Náutico x Bahia.

SÁBADO (16) Operário x Ponte Preta

Ituano x CSA

Sampaio Corrêa x Tombense.

Guarani x Sport Recife CRB x Vasco da Gama.

VASSOURA NOVA NA CBF O recém eleito presidente da Confe- deração Brasileira de Desportos, o baia- no Ednaldo Rodrigues, usando de suas atribuições, começou a afastar nomes de diretores da CBF que por motivos diver- sos tiveram ligações com as gestões pas- sadas, de modo especial de Marco Polo Del Nero. O novo mandatário deu início a demissões na diretoria da entidade.

Na quarta feira passada foram afastados dos seus cargos, Manoel Flores, diretor de competições, Reynaldo Buzzoni, diretor de registro, transferência e licenciamento, e o diretor de marketing, Gilberto Ratto.

A vassourada de , Ednaldo Rodrigues também alcançou Carlos Eugênio Lopes, então vice-presidente jurídico da CBF, conforme foi noticiado pela imprensa nacional. No caso do diretor de registros Reynaldo Buzzoni, a dispensa aconte- ceu no dia de fechamento da janela de transferências de jogadores no futebol brasileiro.

(8)

8

Curitiba, 15 a 21 de Abril de 2022 • edição 1307 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLORIDA COLORIDA

QUITANDINHA: TEM LINGUIÇA EMBAIXO DESSA QUIRERA!

O prefeito de Quitandinha, Zé Quirera do PROS, que não comece a dormir de touca muito tempo, porque tem gente que esteve ao lado na eleição e foi esquecida e agora está elaborando uma farta documentação das articulações dentro da prefeitura neste primeiro ano de mandato e outras “cositas mas” que são de arrepiar os pelinhos do sovaco.

Pelo que se tem notícia muita gente está querendo

coloca a linguiça nessa quirera! Em breve o ofício e o protocolo da denúncia no Ministério Público.

Zé Quirera do PROS

(9)

9

Curitiba, 15 a 21 de Abril de 2022 • edição 1307 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLORIDA COLORIDA

NORTE PIONEIRO

NOVO PEDÁGIO

Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse que o estudo do Instituto de Tecnologia de Transportes e Inovação, da Universidade Federal do Paraná, feito a pedido da Frente Parlamentar sobre os Pedágios da Assembleia Legislativa, vai expor diversas fragilida- des na modelagem da nova concessão de rodovias proposta pelo Governo Federal. Um dos problemas identificados é sobre o degrau tarifário de 40% após as duplicações, que não tem fundamentação técnica.

NORTE PIONEIRO

A recuperação da rodovia PR-092 – principal ligação do Norte Pioneiro com Curitiba e o Porto de Paranaguá – é fundamental para a retomada da economia da região. Cerca de 130 quilômetros que fazem a ligação entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina recebem obras de recuperação. O investimen- to é de R$ 40 milhões.

DESPEDIDA

Fabiano, Fatima , Romanelli e Bruno.

A professora Fátima Padoan e o professor Fabia- no Gonçalves Costa terminam em julho o segundo mandato na reitoria da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná). Os dois, juntos com o pró-rei- tor, professor Bruno Galindo, visitaram Romanelli na Assembleia Legislativa e agradeceram à parceria e ao compromisso do deputado com o ensino superior do Norte Pioneiro.

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA

O prefeito Professor Zezão Coelho (Podemos) assinou convênio para compra de um carro 0km à Prefeitura de Santo Antônio da Platina. O novo veí- culo vai reforçar a frota municipal e atuar na captação de investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e para uso no Departamento de Indústria e Comércio. Os recursos somam mais de R$ 120 mil.

CORNÉLIO PROCÓPIO

Tiaozinho e Bochecha

Os vereadores Sebastião Angelino Ramos, o Tiãozinho (PP), e Emerson Cardoso Bochecha (PSB) estiveram em Curitiba, em busca de recursos para Cornélio Procópio. A dupla parlamentar aproveitou a viagem à capital para visitar a Assembleia Legislativa do Paraná. Dentre os destinos, a primeira-secretaria da Casa, quando reforçaram a parceria com o depu- tado Romanelli.

JUNDIAÍ DO SUL

O prefeito Eclair Rauen (DEM) e os vereadores Djalma de Oliveira (DEM), Pedro Prestes (Pros), Vera Rodrigues (Pros) e Lorena Romão (PSD), de Jundiaí do Sul, também estiveram em Curitiba. Eles buscam apoio da SEDU para a construção de uma escola na cidade. Também aproveitaram para visitar a Assem- bleia Legislativa do Paraná, durante a sessão ordinária dos deputados estaduais.

ANDIRÁ

Carlos Kanegusuku

Andirá ficou em luto esta semana, com a morte re- pentina do ex-prefeito Carlos Kanegusuku, o Kaneko, 67 anos. Ele sofreu um infarto quando pedalava entre Andirá e Bandeirante e não resistiu. Foi prefeito por dois mandatos: entre 1989 e 1992 e entre 2001 a 2004. A Assembleia Legislativa encaminhou votos de pesar à viúva Teresa Goya e às filhas Liciane e Lígia.

A prefeita Ione Abib decretou luto oficial de três dias no município.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO

VUELO PHARMA LTDA., torna público que recebeu da Secretaria Municipal do Meio Am- biente de Curitiba/PR, a Renovação da Licença de Operação para a fabricação de produtos farmo- químicos, preparações farmacêuticas, materiais para medicina e odontologia, instalada na Rua Carlos Muller, nº 315, Bairro Cidade Industrial de Curitiba, em Curitiba/PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA

A EMPRESA AHS INDUSTRIA E SERVIÇOS EIRELI, torna público que irá requerer ao IAT, a Licença Prévia para Armazenamento temporário e transbordo de resíduos sólidos a ser implan- tada Avenida Itamarati, 3532 - Parque Industrial Cafezal - 86600-580 - Rolandia/PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

A SMART SOLUTIONS INJEÇÕES PLÁSTICAS LTDA torna público que irá requerer ao IAT, a Licença de Operação para Ind. de produtos de matéria plástica, Fabricação de Artefatos de Ma- terial Plástico não Especificados Anteriormente e Fabricação de artefatos de material plástico para usos industriais instalada na Rua Pérola, 505 - Emiliano Perneta - 83325-200 - Pinhais/PR.

SÚMULA DE CONCESSÃO DE LICENÇA PRÉVIA

O AUTO POSTO KFA EIRELI, inscrito no CNPJ n° 39.666.054/0001-26, torna público que rece- beu da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba - SMMA a Concessão da Licença de Prévia, válida até 27/04/2022 para dar início à atividade de comércio varejista de combustíveis para veículos automotores, situada à Avenida Senador Salgado Filho, 5742, Uberaba, CEP 81.580-000, Curitiba, PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

O AUTO POSTO KFA EIRELI, inscrito no CNPJ n°

39.666.054/0001-26, torna público que requereu da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba - SMMA a Licença de Operação, para dar início à atividade de comércio varejista de combustíveis para veículos automotores, situada à Avenida Senador Salgado Filho, 5742, Uberaba, CEP 81.580-000, Curitiba, PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA

KLABIN S.A. torna público que recebeu do IAT - Instituto Água e Terra, a Licença Prévia nº 43.505 válida até 05/04/2024 para extração de diabásio, situada na localidade denominada Fa- zenda Apucarana Grande, Mina Vale dos Sonhos, Município de Ortigueira/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA

KLABIN S.A. torna público que recebeu do IAT - Instituto Água e Terra, a Licença Ambiental Simplificada nº 007848 válida até 04/04/2025 para extração de cascalho, instalada na localida- de denominada Mina Toscan, no Município de General Carneiro/PR.

PUBLICAÇÃO LEGAL

(10)

10

Curitiba, 15 a 21 de Abril de 2022 • edição 1307 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

CASCAVEL

ANIVERSÁRIO EUCATUR: 58 ANOS

Cascavel não atingiu esse estágio econômico e social em tão pouco tempo, por acaso. A cidade teve a felicidade de atrair, no seu início, um conjunto de empresários diferenciados. Quem sabe as enormes dificuldades que enfrentaram -para desbravar uma mata fechada, sem qualquer estrutura, sem governo, sem lei, sem financiamentos, sem organização polí- tica significativa- tenham forjado esses empresários arrojados, que em poucas décadas construíram um município rico, bom pra viver, pra progredir. Pólo do agronegócio, com universidades de alto padrão, com medicina muito mais evoluída que cidades do mesmo porte, e muitos outros avanços na sua infraestrutura, assim é a nossa Cascavel.

Alguns bons políticos ajudaram, mas quem fez a parte principal foram às pessoas, patrões e em- pregados, que venceram a falta de estrutura, as leis trabalhistas que seguem absurdas, os juros imorais e a carga tributária injusta.

No dia 31 de março, uma dessas empresas responsáveis pelo que Cascavel é hoje, a Eucatur, completou 58 anos de atividades ininterruptas.

Essa empresa é um dos maiores orgulhos dos cas- cavelenses que conhecem sua história. Nesse dia, Assis Gurgacz fez a primeira viagem do ônibus que havia comprado, em prestações, entre Cascavel e Santa Teresa, a menos de 20 quilômetros daqui.

Com muito esforço, era possível fazer duas viagens diárias, vencendo o barro e a precariedade da “ro- dovia”. Como garantia, “Seo” Assis e o cobrador Afonso Pencal, que permanece na empresa até hoje, levavam panelinhas de comida, pois era rotina não conseguirem retornar para dormir em casa.

Assis teve o apoio permanente da esposa Nair, apoiando, orientando e sendo companheira nas via- gens iniciadas em 1971 ligando Cascavel a Ji-Paraná, em Rondônia. Essa nova linha foi importante para a Eucatur, o início do crescimento que hoje apre- senta números impressionantes, que só oscilaram durante a pandemia. Perto de 400.000 passageiros a cada dia. Mais extensa linha rodoviária do mun- do, ligando Porto Alegre a Rio Branco, com 4.250 quilômetros.

Milhares de funcionários, dezenas de empresas criadas com o capital da Eucatur.

Pra coroar essa história de luta e sucesso, Seu Assis e Dona Nair decidiram dar um presente ao Oeste, como retribuição ao que aqui ganharam. E criaram, em 1999, a FAG- Faculdade Assis Gurgacz, hoje a nossa maior matriz cultural. Quem conhece sua estrutura física, no campus principal em Casca- vel, fica impressionado com a sua beleza. Mas é na área que não podemos ver com os olhos que está sua maior contribuição: seus cursos, entre os quais os de medicina, estão entre os mais bem avaliados do país. Direito, Engenharia Civil, Agronomia, Arqui- tetura, Odontologia, e muitos outros. Praticamente todos os outros.

Que a Eucatur e suas afiliadas sigam gerando

empregos, renda e conhecimento por muitas dé- cadas.

SILVA E LUNA: FRASES PAGAS?

-Bolsonaro é FDP, quer baixar o preço do com- bustível!

-Os lucros bilionários da Petrobrás são funda- mentais para remunerar os acionistas.

-Ele – Bolsonaro -, me pressionou para baixar o preço dos combustíveis. Fui escolhido para a Presidência porque sou ótimo, o máximo como administrador de empresa monopolista, e ele não tinha o direito de me demitir só porque recebeu pouco mais de 57 milhões de votos.

-Meu salário não era de 200.000 reais. Esse valor só era alcançado com os benefícios. O fixo era só de 110.000 reais. Mais a gratificação trimestral pelo lucro. E só.

-Eu tinha compromisso com os acionistas. Não vendo minha alma!

Essas frases foram pronunciadas pelo general Luna na semana passada. O PT está acusando o Bolsonaro de jogar sujo, pagando o Luna pra sair falando essas coisas. “Só falta pagarem a Globo pra por o Luna no Jornal Nacional”, disse Lula, indignado.

E nós, a tal população, o que achamos? Eu falo por mim. Tô pê da vida com o Bolsonaro. Pra que baixar o combustível? Nós queremos pagar ainda mais, para deixar os investidores felizes. Volta, Luna!

ANITTA, NÚMERO 1 NO PLANETA

Cada vez mais polêmica, a cantora Anitta atin- giu o maior patamar já alcançado por um artista brasileiro em todos os tempos. A música Envolver foi a mais tocada no mundo todo, de 24 a 27 de março, no maior streaming musical que existe, o sueco Spotify.

Muitas pessoas no Brasil recusam-se a aceitar o sucesso da cantora, crescente e aparentemente ainda longe do seu pico. Os sentimentos que Anitta desperta nas pessoas são variados. O público mas- culino, gostando ou não das suas músicas, aplaude emocionado sua performance glútea nos vídeos. A

Nenhuma novidade, no caso: afinal, que eu sai- ba, a preferência nacional não mudou pra clavícula ou pro calcanhar. As mulheres feias têm pavor da cantora, dizem detestar suas músicas ao mesmo tempo em que se esbaldam ouvindo música ser- taneja. Aliás, parece que o repúdio é diretamente proporcional à feiúra da cidadã.

Um pseudo intelectual escreveu dias desses que, se a Anitta é nota 10, que nota deveria ser dada ao Beethoven? Eu já respondo por aqui: a mesma nota que sempre teve, pois tem o mesmo público reduzido que se autodenomina elitista, de sempre.

Gênio, imortal, com incrível nível de sofisticação artística em todas as suas composições, Beethoven exige, para aproveitamento pleno da sua genialida- de, ouvidos sofisticados e treinados. Pouquíssimos têm isso.

Essa galera crítica não percebe que o mundo mudou. Até pouco tempo, as turmas do caipira, do sertanejo, admitiam gostar desses gêneros meio

que envergonhados, como se fosse uma coisa de jacu. Hoje, as pessoas se libertaram de rótulos, estão se lixando para a opinião dos outros, pois viram o obvio: se gostam de uma coisa, seja roupa, música ou sexo, quem tem autoridade para afirmar que essa coisa é errada, inferior ou questionável?

A força da Anitta não está só na sua música ou no rebolado que a juventude adora imitar. Está na sua postura independente, distante de regras obsoletas, de preconceitos ultrapassados. Está em mostrar sua liberdade sexual, suas celulites, sua cultura geral igual a das pessoas do povo.

Um exemplo banal para que até os gaúchos entendam: até o século passado, as mães se or- gulhavam do filho pegador, que comia todas. Já a filha tinha que ostentar comportamento quase de vestal, até casar. Após o casamento, se o genro não comparecesse toda noite, a situação invertia e a sogra era a primeira a triturar o infeliz. Na minha modestíssima opinião, isso refletia toda a hipocrisia que a moçada de hoje, em boa hora, está mandando pra PQP.

Tudo isso foi mudando nos últimos anos. Aquelas pessoas cheias de sujeira embaixo do tapete e lama na alma, que por qualquer motivo chamavam mu- lheres de vagabundas, foram ficando sem espaço.

Melhor, até: os que ousam dar um “ai” nos dias de hoje contra raças ou comportamentos estão sendo marginalizados e execrados, de vez em quando punidos.

O pontapé mais forte, que marca em definitivo o tempo novo, está sendo dado pela Anitta. A idolatria a ela vem da juventude que acha que ridículo é o Beethoven e aqueles velhinhos libertinos, de peruca branca e fraque, que iam aos seus concertos.

Os jovens querem música alegre, desinibida, livre, sem mensagem política oportunista, pois eles são assim.

Quer checar a diferença, pra galerinha, do Bee- thoven e dos rappers e funkeiros atuais? Experi- mente ficar bem bêbado e rebolar a bunda ouvindo Sonata ao Luar.

E OS NOSSOS SOLDADOS,

HEIM...?

A revelação de que os mi- litares brasilei- ros compraram 35.000 compri- midos de Via- gra repercute no país. Alguns reclamam do aumento nos preços causa- dos pela super demanda. Com razão: esta semana fui comprar um comprimido (pro meu avô, claro) e pediram 28 reais. Levei pra ele um saquinho de amendoim e chá de catuaba.

Outros sentem-se inseguros em relação à pro- teção das nossas fronteiras. “Como entregar nossa segurança a soldados que precisam Viagra aos 18 anos?”

Os soldados dizem que a compra é para os gra- duados, de Coronel pra cima. Os generais negam:

“aqui só tem espada!”

A Marinha parece ser o reduto maior dos de- bilitados militares. Foram destinados 2.000 para a Aeronáutica, 5.000 para o Exército e 28.000 para os outrora respeitados marinheiros. Que fase!!!

O PT, que a gente sabe, é contra a corrupção, quer investigar o caso. A Janja, obviamente, é a favor da compra para todos, com a verba eleitoral.

(11)

11

Curitiba, 15 a 21 de Abril de 2022 • edição 1307 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

MARINGÁ

GUEDES NA ACIM

Paulo Guedes

O ministro da Economia Paulo Guedes fez uma palestra virtual para empresários da ACIM. O evento foi articulado pelo deputado Ricardo Barrros (PP).

Otimista com os rumos da economia, o ministro disse que todos os empregos destruídos pela pandemia fo- ram recuperados, que o Brasil vai derrubar a inflação antes do que várias nações mais avançadas e que a economia brasileira crescerá mais do que a previsão do mercado financeiro. Guedes afirmou ainda que a reforma tributária é uma das principais metas caso o presidente Bolsonaro seja reeleito.

CANELADAS

Na semana passada, o prefeito Ulisses Maia (PSD) organizou na cidade um encontro com os prefeitos do Noroeste e presidentes das associações de mu- nicípios. Maia aproveitou o ambiente para dar uma canelada no Governo do Estado e nos deputados es-

taduais da região. “O Noroeste tem sido prejudicado na repartição dos recursos econômicos por parte do Governo do Estado". Ulisses cobrou mais empenho dos deputados na Assembleia. “Eles têm que trabalhar pelo noroeste para trazerem mais recursos e a infra- estrutura que serve para acelerar o desenvolvimento atraindo mais indústrias para o interior".

VIVA DIRLEY RICCI

Dirley Ricci

O empresário Dirley Ricci recebeu o prêmio ‘Em- presário do Ano’ concedido pela Associação Comer- cial e Empresarial de Maringá (Acim), Sindicato do Comércio Varejista (Sivamar), Associação dos Super- mercados do Paraná (Apras) e Federação da Indústria do Paraná (FIEP). Ricci é proprietário de uma locadora de automóveis, fundada com apenas 12 veículos em 1993 e que atualmente é uma das maiores do sul do Brasil. O evento reuniu o PIB econômico e político de Maringá e região.

CIDADE ÁRVORE

Maringá foi reconhecida pela ONU como uma “ci- dade árvore do mundo”. Com o título, Maringá passa a fazer parte de um seleto grupo de metrópoles como Paris, Turin, Milão, Madri, Nova Iorque e Toronto, entre outras. Poucos municípios têm este título no Brasil e na América do Sul. A ONU levou em conta as 21 áreas de preservação ambiental, uma floresta remanescente da Mata Atlântica e as 150 mil árvores existentes na cidade.

70 RADARES

A prefeitura vai instalar mais 70 câmeras de vi- gilância para o monitoramento eletrônico de vários pontos da cidade. A licitação foi concluída recente- mente. As câmeras compradas são de dois modelos, e vão substituir as antigas que estão ultrapassadas: um tipo de equipamento com capacidade para leitura de placas de veículos e outro com reconhecimento facial.

A prefeitura pretende criar uma central de videomo- nitoramento para operar os novos equipamentos.

(12)

12

Curitiba, 15 a 21 de Abril de 2022 • edição 1307 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLORIDA

CURITIBA

É CARLOS MASSA

Ratinho Jr.

Deputados da base não aceitam que a oposição use a alcunha do go- vernador como Rato Junior. Ratinho Junior pode. O próprio governador no programa do PSD, os documentos oficiais e alguns veículos de comuni- cação trazem o nome "Carlos Roberto Massa Junior". A campanha de 2018 já assumia, a contragosto de alguns apoiadores, o Carlos Massa.

OLHA O PRAZO

Os partidos políticos têm até o dia 18 para enviar ao TSE a lista de filiados.

A exigência é requisito para as legendas disputarem as eleições de outubro.

ARAPUCA

O senador Álvaro Dias disse que se o ex-juiz Sergio Moro viabilizar a candi- datura à presidência da República pelo União Brasil terá o apoio do Podemos.

Disse, porém, não acreditar na candi- datura de Moro e que o ex-ministro da

Justiça “caiu em uma arapuca”. “Se ele sair candidato, obviamente que vamos apoiá-lo, mas, como eu não acredito em Papai Noel, sei que ele entrou em uma arapuca e que não será candidato.

Isso é fato liquidado”.

Álvaro e Moro VOU DE CIRO

O deputado Gustavo Fruet (PDT) disse ao jornalista Roger Pereira, da Gazeta do Povo, que vai disputar a reeleição, coordenador da campanha do presidenciável Ciro Gomes (PDT) e que pretende disputar o Governo do Estado em 2026.

SEDE NOVA DO PODEMOS O Podemos inaugurou sua sede em Curitiba na última sexta feira (08). Além dos senadores Oriovisto Guimarães, Flávio Arns e Álvaro Dias, marcaram presença Deltan Dallagnol, os prefeitos de Farol, Oclecio Meneses, e de Parana- guá, Marcelo Roque, além do coorde- nador político nacional no sul, Gustavo Castro, que assumiu a presidência da

sigla no Paraná. O maringaense Ricardo Maia, pré-candidato a deputado esta- dual, também estava presente.

Deltan e Ricardo Maia COTADO

Marcelo Alberto Gorski Borges O procurador Marcelo Alberto Gorski Borges, 44 anos, do Paraná, é um dos nomes cotados para a vaga de desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, na cota dos ad- vogados. Ele está entre os 23 inscritos na OAB, responsável pela formação da lista sêxtupla encaminhada ao TRF4. A decisão final, contudo, é da presidência

da República, que pode escolher entre os três nomes mais votados.

VAI E NÃO VOLTA

Luiz Cláudio Romanelli O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) lamentou a falta de contrapar- tida de recursos do governo federal com o Estado do Paraná. “Dos R$ 80 bilhões que o Paraná arrecada por ano e envia à União, apenas R$ 30 bilhões retornam aos cofres do Estado, o que é uma injustiça”. De toda arrecadação do país – estados e municípios – “o grosso, 60%, fica em Brasília”. No caso paranaense, onde é retornado apenas um terço do que se envia a Brasília, é muito pouco, pois “há uma carência para o desenvolvimento de políticas públicas, principalmente infraestrutura nos municípios”, pontuou Romanelli.

Referências

Documentos relacionados

Para as outras duas seções (51.7 km 2 e 77.4 km 2 ), apresentaram-se descontinuidades no aumento da carga específica em pontos intermediários de altura relativa da água,

LABORATÓRIO CENTRAL LTDA torna público que requereu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponta Porã Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença

A partir da compreensão do tipo psicológico, portanto, é possível entender quais são os fatores que condicionam as ações e decisões da persona (introversão e extroversão),

4.3 Indicações sobre cuidados médicos urgentes e tratamentos especiais necessários - Não há informações disponíveis.. SECTION 5 Medidas de combate

Estes modelos são alimentados com os dados pluviométricos observados, com valores observados de vazões naturais, em cada aproveitamento, e com os dados

Com o objetivo de desenvolver uma metodologia eletroanaítica para detectar o metal Cobre por meio da técnica de Voltametria de Redissolução Anódica (VRA)/ Voltametria

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating