• Nenhum resultado encontrado

Com um mês de funcionamento, a Faixa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Com um mês de funcionamento, a Faixa"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Música, palestras e muito aprendizado mar- caram as comemorações do Dia do Estagiário, no auditório da PCR, na quinta-feria (18). Com mais de quatrocentos presentes, o evento con- templou atividades de lazer, motivacionais e convidados especiais. Slides com as fotos de cada um dos estagiários da Prefeitura do Recife abriam a ação ao som de bandas e artistas nacionais como Legião Urbana e Nando Reis.

Num primeiro ato, a Gerente Geral de Gestão de Pessoas, Inês Perruci, deu as boas vindas ao auditório, ressaltando sua importân- cia para o quadro de colaboradores da PCR. O secretário executivo de Gestão de Pessoas, Joaquim Pinto, também presente, lembrou a importância da representatividade de cada jovem estagiário da PCR. "Eles fazem parte dessa gestão, sua entrega diária foi funda-

mental e está em cada ação, obra e os cres- centes números desta atual administração da gestão", afirmou.

Para animar o começo do evento, uma dinâmica de grupo criada pela assistente social, Ignês Araújo, tomou conta do palco transfor- mando uma bola de pilates em um divertido exercício de apresentação - cada estagiário que recebesse a bola gritava seu próprio nome.

Em seguida, convidou o mestre do Bloco Nação Abath, Gilson Meia Noite, que desfilou ritmos regrados a alfaias, batuques e palmas toman- do conta do auditório. O grupo é formado por pacientes e funcionários da Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Guilherme Abath, da Secretaria de Saúde do Recife.

Encerrando as comemorações, a aguarda- da subida ao palco do mágico, consultor do SEBRAE e palestrante, Roberto Montanha, levou a plateia de estagiários a um momen- to de lazer e aprendizado. Usando de artifí- cios mágicos como parte de sua palestra e como forma de fazer com que os estagiários interagissem entre si, Montanha trouxe con- ceitos sobre proatividade, sonho, valor e busca da felicidade. Afirmou em dado momento que "o sonho é apenas uma parte, um por cento do caminho. Transpiração são os noventa e nove restantes".

Para a estagiária da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, Rayanne

Luiza, o evento atendeu suas expectativas. Há 8 meses na PCR, a estudante de Administração pela UPE selou a importância da palestra.

"Trabalho no setor corporativo. A palestra de Montanha me direcionou em vários aspectos e trouxe muito aprendizado para minhas ações no dia a dia", concluiu. "Trabalhar na PCR é uma experiência incrível. Como estagiária tenho todo apoio dos gestores, que me auxiliam e me direcionam sempre", finalizou.

Segundo Inês Perruci, o sucesso do even- to foi alcançado pois o foco foi motivacional.

"Gosto de lembrar que o nosso maior objeti- vo, uma marca da gestão, é capacitar sem- pre nossos estagiários, preparando-os e os motivando para o mercado de trabalho", expli- cou. "Com esse evento, que realizamos ano a ano, queremos agregar valor para os jovens estagiários, tanto profissional quanto humano".

PREPARO - Um dos grandes programas da PCR é o Programa de Estágio Paulo Rosas (PREPARO), que tem por objetivo de gerar oportunidades de estágio curricular na rede municipal de ensino, com foco na questão pedagógica. O nome do programa homenageia o psicólogo e professor Paulo Rosas, por sua contribuição e estímulo ao desenvolvimento do estágio no Recife. Atualmente, a Prefeitura do Recife possui em torno de três mil estagiários, sendo a maior parte lotados na Secretaria de Educação, entre ensino médio e superior.

C om um mês de funcionamento, a Faixa Azul da Avenida Recife já comprova o benefício para o transporte público. O ganho na velocidade média dos ônibus chegou a 56%, passando de 14,8 km/h para 23,1 km/h, no horário de pico das 6h às 9h. Já no perío- do entre 17h e 19h, o ganho foi de 47% na velocidade dos coletivos, passando de 14,1 km/h para 20,7 km/h. Pelo corredor passam 29 linhas de ônibus, diariamente, totalizando 1.660 viagens. São 82 mil passageiros utilizando os 3,6 km de faixa exclusiva por dia, que já sentem a melhora na mobilidade no percur- so. A ação é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, que já implantou 32 kms de Faixas Azuis desde 2013.

Para João Braga, secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, o ganho na veloci- dade dos coletivos na Faixa Azul evidencia a importância dos corredores exclusivos. "A Avenida Recife é a sétima via a receber a Faixa Azul na cidade, e ao todo, os corredores be- neficiam mais de 635 mil passageiros. Agora, as pessoas que utilizam o transporte público chegam mais rápido aos seus destinos, o que é muito bom", destaca Braga.

A Faixa Azul funciona de segunda a sexta-

feira, das 6h às 22h. Além dos ônibus, os táxis do município do Recife também têm acesso aos corredores. Os demais veículos só podem entrar no corredor quando precisarem realizar con- versões e acessar os lotes à direita. Asinalização horizontal mostra aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa. A fiscalização já está valendo, e os motoristas que forem flagrados utilizando a faixa irregularmente estarão passíveis a multa gravíssima, no valor de R$ 191,54 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

FAIXA AZUL - Atualmente, a ação, além da Avenida Recife, está também nas avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, ruas Cosme Viana e Real da Torre. No total, Recife passou a ter cerca de 54 quilômetros de corredor exclusi- vo para ônibus, contando com os corredores que já existiam na cidade antes da Faixa Azul.

Isso representa um aumento de cerca de mais de 155% no número de quilômetros de priori- dade para o transporte público no Recife desde 2013, quando a cidade possuía pouco mais de 20 km de faixas exclusivas.

A implantação dos corredores exclusivos garantiu um aumento significativo na veloci-

dade média dos coletivos. Na Faixa Azul da Avenida Mascarenhas de Moraes, os ônibus pas- saram de 21 km/h para 35,4 km/h, o que re- presenta um ganho total de 66,6% na via. Já na Avenida Herculano Bandeira, onde a implan- tação da Faixa Azul aconteceu em junho de

2014, a velocidade saiu de 11 km/h para 24 km/h - um aumento de 118%. Já na Rua Cosme Viana e na Avenida Conselheiro Aguiar, houve um ganho de 38,8% (de 18 km/h para 25 km/h) e 49% (de 13.1 km/h para 19.5 km/h) na veloci- dade média dos ônibus, respectivamente.

PREFEITURA DA CIDADE

Faixa Azul da Avenida Recife garante mais agilidade ao transporte público

Evento de comemoração do Dia do Estagiário agita o auditório da PCR

Marcos Pastich

Irandi Souza

A Prefeitura do Recife registrou um aumento de 56% na velocidade dos coletivos

Palestras com foco no lazer e no aprendizado marcaram o Dia do Estagiário

19/08/2016 20:29:16 96123039006265 COMPANHIA EDITORA DE PERNAMBUCO CNPJ: 10921252000107

Documento eletrônico assinado digitalmente conforme MP n° 2.200-2/2001, que instituiu a Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil por:

Certificado ICP-Brasil - AC SERASA RFB v2: COMPANHIA EDITORA DE PERNAMBUCO N° de Série do Certificado: 4577888325301812920 Hora Legal Brasileira: 19/08/2016 20:29 Autoridade de Carimbo do Tempo (ACT): Comprova.com

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe oferece o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

Art 1º - Fica instituída a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP Brasil, para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.

(2)

Três vezes por semana, a biblioteca da Escola Municipal Antônio Heráclio, no bair- ro do Fundão, se transforma num grande salão de dança e percussão. Nessas ocasiões, a caneta, o caderno e os livros são deixados de lado e cerca de 40 estu- dantes, entre 12 e 19 anos, assumem os postos de músicos e dançarinos para par- ticiparem do projeto "Cultura dos saberes:

história da africanidade no Brasil". As ativi- dades acontecem todas as segundas, quar- tas e quintas, das 12h às 13h30.

Idealizado pela professora de biblioteca Ivone Cordeiro há cerca de um ano, o proje- to tem o objetivo de colocar em prática a proposta da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife de transformar as bi- bliotecas das unidades de ensino em espaços de cultura viva. "A ideia surgiu a partir de um trabalho semelhante que já realizamos aqui no bairro com grupos de batuque e per- cussão", explica Ivone.

De acordo com a professora de história Rejane Pereira, que integra a equipe do pro- jeto, o contato com instrumentos musicais de origem afro também desperta no aluno um sentimento antirracista, ajudando a implementar na rede de ensino as diretrizes da Lei Federal n° 10.639, que torna obri- gatório o ensino de história e cultura afro- brasileira nas escolas públicas e particulares.

"Esse projeto também contribui para aproximar os estudantes e fortalecer o senti- mento de que a cultura afro está dentro de

todo brasileiro", complementa o professor Carlison Bazante, coordenador da biblioteca da Escola Antônio Heráclio, batizada de Biblioteca Vinícius de Morais.

Outra vertente que está reforçando o

"Cultura dos saberes" há cerca de dois meses é a incorporação de instrumentos eruditos.

"Além das alfaias, congas e abês, nós esta- mos aos poucos dialogando com outros instrumentos, como violão, flauta e até trompete; tudo isso sem perder de vista a proposta da valorização da nossa africanidade", ressalta o professor de música da Antônio Heráclio, Íkaro Lima.

Principais protagonistas de todo o proje-

to, os estudantes aprovam a iniciativa e estão cada vez mais engajados e motivados.

Caio Leonardo, de 14 anos, aluno do 6º ano, conta que quando a professora Ivone o con- vidou para participar das atividades, aceitou na hora. "São três dias especiais na semana. Gosto muito de tocar timbal e até melhorei meu desempenho em sala de aula", frisou. Já Adrielley Salviano, 12, tam- bém do 6º ano, diz que participa mais dançando. "Gosto do atabaque, mas fui convidada porque Ivone me viu dançando no pátio e gostou", conta a menina, que mora na Campina do Barreto e já participou de grupos de dança na comunidade.

Estudantes participam de projeto de dança e percussão

Festival "A Letra e a Voz" começa na próxima quarta-feira

A Prefeitura do Recife lançou, na quin- ta-feira (18), a programação do XIV Festival Recifense de Literatura "A Letra e a Voz". A coletiva de imprensa foi realiza- da na Biblioteca Popular de Afogados e contou com a participação do presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha; o secretário executivo da Secretaria munici- pal de Cultura, William Santanna; da secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho e a da curadora do evento, Rita Marize. Este ano, o festival irá home- nagear as mulheres. Durante cinco dias, serão realizadas mesas de debates, ofici- nas, recitais e uma feira literária com objetivo de divulgar e fomentar a pro-

dução literária feminina. A Letra e a Voz acontece de 24 a 28 de agosto, na Av. Rio Branco nas bibliotecas públicas de Afogados, Casa Amarela e Afrânio Godoy, no Compaz. O Festival é uma realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura, em parceria com as Secretarias da Mulher, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Turismo e Lazer.

De quarta à sexta-feira, serão rea- lizadas mesas temáticas nas quais serão debatidos, entre outros temas, o espaço das mulheres na literatura, o mercado para as produções femininas e as influên- cias nas criações artísticas das escritoras.

Na sexta, haverá um momento dedicado as jovens escritoras pernambucanas. Entre uma mesa e outra, serão realizados recitais e performances. O destaque vai para o recital "Pérolas Negras", na quinta- feira (25), às 18h30, com textos e poemas de poetas negras. Segundo a curadora do evento, Rita Marize, a programação traz um hibridismo grande de linguagens artís- ticas e o festival vem para reafirmar essa voz da mulher na literatura.

Para o presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha, o diferencial do evento, este ano, é a descentralização das atividades. "O ano passado a gente só tinha feito na Rio Branco e agora houve essa pos- sibilidade de descentralizar as ações porque novos equipamentos foram disponibilizados para fazermos um festival melhor do que ano passado, principalmente com a temáti- ca que está sendo utilizada e com mais atividades". "A Letra e a Voz" é o primeiro de uma série de festivais culturais, pro- movidos pela Prefeitura do Recife, que ocorrem entre o ciclo junino e o ciclo natal- ino. Até novembro, ainda serão realizados os festivais de circo, dança e teatro.

No sábado (27), das 8h às 20h, tem iní- cio a feira de livros com 25 expositores, na Av. Rio Branco. Às 16h, é a vez do recital Eu, Poeta!, organizado pelas Secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Confira a programação completa no www.recife.pe.gov.br .

Daniel Tavares

Este ano, o evento faz uma homenagem as mulheres e conta com uma programação descentralizada de palestras, performances, oficinas e recitais

Poder Executivo Prefeito

GERALDO JULIO DE MELLO FILHO Vice-Prefeito

LUCIANO SIQUEIRA

Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas Secretário

MARCONI MUZZIO PIRES DE PAIVA FILHO Secretaria de Assuntos Jurídicos

Secretário

RICARDO DO NASCIMENTO CORREIA DE CARVALHO Secretaria de Cultura

Secretária LEOCÁDIA ALVES DA SILVA Secretaria de Planejamento Urbano

Secretário

ANTÔNIO ALEXANDRE DA SILVA JÚNIOR Secretaria Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Secretária

ANA RITA SUASSUNA WANDERLEY Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas

Secretário

FERNANDO DE MENEZES DOURADO Secretaria de Educação

Secretário JORGE VIEIRA Secretaria de Esportes

Secretário

LUIS HENRIQUE VEIGA FARIAS Secretaria de Finanças

Secretário

JOSÉ RICARDO WANDERLEY DANTAS DE OLIVEIRA Secretaria de Governo e Participação Social

Secretário SILENO SOUSA GUEDES

Secretaria de Habitação Secretário

CARLOS FERNANDO FERREIRA DA SILVA FILHO Secretaria de Imprensa

Secretário

ALEXANDRE UBIRAJARA GABRIEL DE MELO Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos

Secretário ROBERTO DUARTE GUSMÃO

Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional Secretário

DARLAN SAMPAIO RIBEIRO Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Secretária INAMARA SANTOS MELO Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano

Secretário JOÃO BATISTA MEIRA BRAGA

Secretaria da Mulher Secretária ELIZABETE GODINHO Secretaria de Planejamento e Gestão

Secretário ALEXANDRE REBÊLO TÁVORA Secretaria de Relações Institucionais

Secretário

CARLOS FREDERICO GOMES FRED OLIVEIRA Secretaria de Saneamento

Secretário

ALBERTO JORGE DO NASCIMENTO FEITOSA Secretaria de Saúde

Secretário

JAILSON DE BARROS CORREIA Secretaria de Segurança Urbana

Secretário

MURILO RODRIGUES CAVALCANTI Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo

Secretária BERENICE ANDRADE Secretaria de Turismo e Lazer

Secretário CAMILO SIMÕES Secretária-Executiva de Imprensa

Secretária MARCELLA SAMPAIO Controladoria Geral do Município

Secretário

RAFAEL FIGUEIREDO BEZERRA Editor

ELTON VIANA Diagramação JAIRO BARBOSA / ALMIR MELO

Gerente-Geral de Fotografia ANDRÉA RÊGO BARROS DIÁRIO OFICIAL DO RECIFE www.recife.pe.gov.br/diariooficial Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife

Fones: 3355.8119/ 8132/ 8657/ 8299/ 8206 FAXES: 3355.3355 / 8308 Recife/PE - CEP-50030-903

www.recife.pe.gov.br

Carlos Augusto

O projeto da unidade de ensino está em consonância com a lei federal que torna

obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas

(3)

DECRETO Nº 29.877 DE 19 DE AGOSTO DE 2016.

EMENTA:PRORROGA A CONCESSÃO DE BENEFÍCIO DENOMINADO AUXÍLIO MORADIA A 02 (DUAS) FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE TEMPORÁRIA, RESIDENTES EM ÁREA DE INTERVENÇÃO DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO/PAC II - BACIA DO BEBERIBE, NESTA CIDADE.

O PREFEITO DO RECIFE, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, inciso IV, da Lei Orgânica do Município do Recife, com fundamento no art. 22 da Lei Federal 8.742/1993, no art. 3º, I da Lei Municipal nº 15.893/94, e, no Decreto 27.286, de 16 de agosto de 2013, e,

CONSIDERANDO, ainda, a necessária continuidade do programa desenvolvido pela Secretaria de Saneamento do Município do Recife, com recursos da União Federal oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC II;

CONSIDERANDOque é indispensável à continuidade da garantia do benefício eventual anteriormente concedido pelo Decreto nº 29.037, de 19 de agosto de 2015;

CONSIDERANDOo contido na CI nº 254/2015, da Gerência-Geral de Desenvolvimento Social e no Ofício nº 008/2016 - SE/SESAN;

CONSIDERANDOa política habitacional desenvolvida pelo Município do Recife.

DECRETA:

Art. 1° Fica prorrogada, pelo período de 06 (seis) meses, a concessão do Benefício Eventual - Auxílio Moradia a 02 (duas) famílias residentes no bairro de Campina do Barreto, nesta Cidade, cadastradas pela Secretaria de Saneamento, conforme descritas no Anexo Único deste Decreto.

Art. 2ºO valor do benefício previsto no artigo anterior será de R$ 200,00 (duzentos reais), por mês, a ser pago à (ao) chefe das famílias cadastradas, durante o período de 06 meses, prorrogáveis por igual período.

Parágrafo único. O benefício de que trata este Decreto será concedido, preferencialmente, às mulheres, nos casos em que, na unidade familiar, coabitem o casal.

Art. 3º São inacumuláveis a percepção do auxílio-moradia com o recebimento de qualquer outro benefício eventual ou assistencial para a mesma finalidade, em favor das famílias indicadas no presente Decreto.

Art. 4ºÀ Secretaria de Saneamento compete à verificação do atendimento dos requisitos necessários à percepção do referido bene- fício de auxílio-moradia, cabendo o seu pagamento à Gerência de Administração e Finanças da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, pelos competentes titulares ordenadores de despesas, após a transferência orçamentária de recursos a cargo da Secretaria de Saneamento.

Art. 5º O pagamento do referido benefício será encerrado na medida em que as famílias beneficiadas sejam atendidas em programa habitacional do Município ou quando da ocorrência de outros critérios identificados pelos órgãos competentes, após a transferência orçamentária de recursos a cargo da Secretaria de Saneamento.

Art. 6º As despesas decorrentes deste Decreto correrão por conta da Dotação Orçamentária nº. 2001.15.451.1.303.2.211 - Elemento de Despesa nº 3.3.90.48.2 - Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos jurídicos pretéritos a 21 de janeiro de 2016.

Recife, 19 de agosto de 2016.

GERALDO JULIO DE MELLO FILHO Prefeito do Recife

RICARDO DO NASCIMENTO CORREIA DE CARVALHO Secretário de Assuntos Jurídicos

SILENO SOUSA GUEDES Secretário de Governo e Participação Social ALBERTO JORGE DO NASCIMENTO FEITOSA

Secretário de Saneamento ROBERTO GUSMÃO

Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos ANEXO ÚNICO AO DECRETO Nº 29.877 DE 19 DE AGOSTO DE 2016.

RELAÇÃO DAS FAMÍLIAS RESIDENTES NA CAMPINA DO BARRETO, NESTA CIDADE, PARA RECEBER O AUXÍLIO MORADIA.

NOME CPF R.G. TRECHO/PLANTA

1- Rosa Maria da Silva 835.292.684-53 3.975.329-SDS/PE 01/43

2- Ítalo Bianchi de Souza Santiago 109.572.744-32 8.385.585-SDS/PE 19/40-A

DECRETO Nº 29.878 DE 19 DE AGOSTO DE 2016

PRORROGA A CONCESSÃO DE BENEFÍCIO DENOMINADO AUXÍLIO MORADIA À 01 (UMA) FAMÍLIA EM SITUAÇÃO DE VUL- NERABILIDADE TEMPORÁRIA, RESIDENTE EM ÁREA DE INTERVENÇÃO DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCI- MENTO/PAC - BACIA DO BEBERIBE, NESTA CIDADE.

O PREFEITO DO RECIFE, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, inciso IV, da Lei Orgânica do Município do Recife, com fundamento no art. 22 da Lei Federal 8.742/1993, no art. 3º, I da Lei Municipal nº 15.893/94, e, no Decreto 27.286, de 16 de agosto de 2013, e,

CONSIDERANDO, ainda, a necessária continuidade do programa desenvolvido pela Secretaria de Saneamento do Município do Recife, com recursos da União Federal oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC2;

CONSIDERANDO que é indispensável à continuidade da garantia do benefício eventual anteriormente concedido pelo Decreto nº 29.036, de 19 de agosto de 2015.

CONSIDERANDOo contido na C.I. nº 254/2015, da Gerência Geral de Desenvolvimento Social/SESAN e o Ofício nº 007/2016 - SE/SESAN ;

CONSIDERANDOa política habitacional desenvolvida pelo Município do Recife.

DECRETA:

Art. 1°Fica prorrogada a concessão do Benefício Eventual - Auxílio Moradia, a Sra. Isabela Souza da Silva, portadora do RG de nº 8.456.806 SDS/PE e inscrita no CPF sob o nº 093.333.004-90, residente no bairro de Campina do Barreto, Trecho 05/09-A, nesta Cidade, cadastrada pela Secretaria de Saneamento.

Art. 2º O valor do benefício previsto no artigo anterior será de R$ 200,00 (duzentos reais), por mês, a ser pago à (ao) chefe das famílias cadastradas, durante o período de 06 meses, prorrogáveis por igual período.

Parágrafo único.O benefício de que trata este Decreto será concedido, preferencialmente, às mulheres, nos casos em que, na unidade familiar, coabitem o casal.

Art. 3ºSão inacumuláveis a percepção do auxílio moradia com o recebimento de qualquer outro benefício eventual ou assistencial para a mesma finalidade, em favor das famílias indicadas no presente Decreto.

Art. 4ºÀ Secretaria de Saneamento compete à verificação do atendimento dos requisitos necessários à percepção do referido bene- fício de auxílio moradia, cabendo o seu pagamento à Gerência de Administração e Finanças da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, pelos competentes titulares ordenadores de despesas, após a transferência orçamentária de recursos a cargo da Secretaria de Saneamento.

Art. 5º O pagamento do referido benefício será encerrado na medida em que a família beneficiada seja atendida em programa habita- cional do Município ou quando da ocorrência de outros critérios identificados pelos órgãos competentes, após a transferência orça- mentária de recursos a cargo da Secretaria de Saneamento.

Art. 6º As despesas decorrentes deste Decreto correrão por conta da Dotação Orçamentária nº. 2001.15.451.1.303.2.211 - Elemento de Despesa nº 3.3.90.48.2 - Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos jurídicos pretéritos a contar de 18 de março de 2016.

Recife, 19 de agosto de 2016.

GERALDO JULIO DE MELLO FILHO Prefeito do Recife

RICARDO DO NASCIMENTO CORREIA DE CARVALHO Secretário de Assuntos Jurídicos

SILENO SOUSA GUEDES Secretário de Governo e Participação Social ALBERTO JORGE DO NASCIMENTO FEITOSA

Secretário de Saneamento ROBERTO GUSMÃO

Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos DECRETO Nº 29.879 DE 19 DE AGOSTO DE 2016.

PRORROGA A CONCESSÃO DE BENEFÍCIO DENOMINADO AUXÍLIO MORADIA A 08 (OITO) FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VUL- NERABILIDADE TEMPORÁRIA, RESIDENTES EM ÁREA DE INTERVENÇÃO DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCI- MENTO/PAC2 - BACIA DO BEBERIBE, NESTA CIDADE.

O PREFEITO DO RECIFE, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, inciso IV, da Lei Orgânica do Município do Recife, com fundamento no art. 22 da Lei Federal 8.742/1993, no art. 3º, I da Lei Municipal nº 15.893/94, e, no Decreto 27.286, de 16 de agosto de 2013, e,

CONSIDERANDO, ainda, a necessária continuidade do programa desenvolvido pela Secretaria de Saneamento do Município do Recife, com recursos da União Federal oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC2;

CONSIDERANDOque é indispensável à continuidade da garantia do benefício eventual anteriormente concedido pelo Decreto nº 29.001, de 31 de julho de 2015;

CONSIDERANDOo contido na CI nº 250/2015, da Gerência-Geral de Desenvolvimento Social/SESAN e Oficio Nº 004/2016 - SE/SESAN;

CONSIDERANDOa política habitacional desenvolvida pelo Município do Recife.

DECRETA:

Art. 1°Fica prorrogado, pelo período de 06 (seis) meses a concessão do Benefício Eventual - Auxílio Moradia, a 08 (oito) famílias residentes na Vila Miguel Arraes, no bairro de Campina do Barreto, nesta Cidade, cadastradas pela Secretaria de Saneamento, con- forme descritas no Anexo Único deste Decreto.

Art. 2º O valor do benefício previsto no artigo anterior será de R$ 200,00 (duzentos reais), por mês, a ser pago à (ao) chefe das famílias cadastradas, durante o período de 06 meses, prorrogáveis por igual período.

Parágrafo único. O benefício de que trata este Decreto será concedido, preferencialmente, às mulheres, nos casos em que, na unidade familiar, coabitem o casal.

Art. 3º São inacumuláveis a percepção do auxílio-moradia com o recebimento de qualquer outro benefício eventual ou assistencial para a mesma finalidade, em favor das famílias indicadas no presente Decreto.

Art. 4º À Secretaria de Saneamento compete à verificação do atendimento dos requisitos necessários à percepção do referido bene- fício de auxílio-moradia, cabendo o seu pagamento à Gerência de Administração e Finanças da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, pelos competentes titulares ordenadores de despesas, após a transferência orçamentária de recursos a cargo da Secretaria de Saneamento.

Art. 5º O pagamento do referido benefício será encerrado na medida em que as famílias beneficiadas sejam atendidas em programa habitacional do Município ou quando da ocorrência de outros critérios identificados pelos órgãos competentes, após a transferência orçamentária de recursos a cargo da Secretaria de Saneamento.

Art. 6º As despesas decorrentes deste Decreto correrão por conta da Dotação Orçamentária nº. 2001.15.451.1.303.2.211 - Elemento de Despesa nº 3.3.90.48.2-Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos jurídicos pretéritos a 14 de setembro 2015.

Recife, 19 de agosto de 2016.

GERALDO JULIO DE MELLO FILHO Prefeito do Recife

RICARDO DO NASCIMENTO CORREIA DE CARVALHO Secretário de Assuntos Jurídicos

SILENO SOUSA GUEDES Secretário de Governo e Participação Social ALBERTO JORGE DO NASCIMENTO FEITOSA

Secretária de Saneamento ROBERTO GUSMÃO

Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos ANEXO ÚNICO AO DECRETO Nº 29.879 DE 19 DE AGOSTO DE 2016.

Relação das famílias que residiam nas margens do Rio Beberibe-Campina do Barreto que continuarão a receber o benefício de auxílio moradia

NOME CPF Nº RG Nº TRECHO/PLANTA

Clara Fernanda Nascimento 073.088.034-65 8.328.855 SDS/PE 21/08

Daniel Ferreira da Silva 047.736.764-00 6.127.259 SDS/PE 11/32

Evânia Ramos de Aquino 084.606.884-29 7.649.825 SDS/PE 23/02

Josias Feliciano da Silva 043.393.438-70 9.679.023 SDS/PE 21/45A

Maria Sandra Ferreira Felipe 024.917.834-60 3.430.895 SDS/PE 21/28

Marinaldo Oliveira Jesus 095.793.164-65 8.128.373 SDS/PE 22/06

Rosilene Vicente da Silva 093.862.434-33 7.415.777 SDS/PE 21/03

Silvania Rodrigues de Melo 044.970.644-33 6.703.420 SDS/PE 21/02

DECRETO Nº 29.880 DE 19 DE AGOSTO DE 2016

PRORROGA A CONCESSÃO DE BENEFÍCIO DENOMINADO AUXÍLIO MORADIA À 01 (UMA) FAMÍLIA EM SITUAÇÃO DE VUL- NERABILIDADE TEMPORÁRIA, EM ÁREA DE INTERVENÇÃO DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO/PAC2 - BACIA DO BEBERIBE, NESTA CIDADE.

O PREFEITO DO RECIFE, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, inciso IV, da Lei Orgânica do Município do Recife, com fundamento no art. 22 da Lei Federal 8.742/1993, no art. 3º, I da Lei Municipal nº 15.893/94, e no Decreto 27.286, de 16 de agosto de 2013, e,

CONSIDERANDO, ainda a necessária continuidade do programa desenvolvido pela Secretaria de Saneamento do Município do Recife, com recursos da União Federal oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC2;

CONSIDERANDO que é indispensável à continuidade da garantia do benefício eventual anteriormente concedido pelo Decreto nº 28.985, de 31 de Julho de 2015;

Poder Executivo

________________________________________

Prefeito GERALDO JULIO DE MELLO FILHO

(4)

CONSIDERANDO o contido na C.I. nº 244/2015, da Gerência Geral de Desenvolvimento Social e no Ofício nº 267/2015-SE/SESAN;

CONSIDERANDO a política habitacional desenvolvida pelo Município do Recife.

DECRETA:

Art. 1°Fica prorrogada a concessão do Benefício Eventual - Auxílio Moradia, à Sra. Maria Cristina da Silva, R.G. nº 3.936.260- SDS/PE, inscrita no C.P.F. sob o nº 701.386.844-19, residente Rua dos Craveiros, nº 315-D, Campina do Barreto, nesta Cidade, cadastrada pela Secretaria de Saneamento.

Art. 2º O valor do benefício previsto no artigo anterior será de R$ 200,00 (duzentos reais), por mês, a ser pago à (ao) chefe da família cadastrada, durante o período de 06 meses, prorrogáveis por igual período.

Parágrafo Único. O benefício de que trata este Decreto será concedido, preferencialmente, às mulheres, nos casos em que, na unidade familiar, coabitem o casal.

Art. 3º São inacumuláveis a percepção do auxílio moradia com o recebimento de qualquer outro benefício eventual ou assistencial para a mesma finalidade, em favor das famílias indicadas no presente Decreto.

Art. 4º Compete à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos/SISUR o pagamento do referido benefício, após a transferência orçamentária de recursos a cargo da Secretaria de Saneamento.

Art. 5º O pagamento do referido benefício será encerrado na medida em que as famílias beneficiadas sejam atendidas em programa habitacional do Município ou quando da ocorrência de outros critérios identificados pela Secretaria de Saneamento.

Art. 6º A Secretaria de Saneamento compete à verificação do atendimento dos requisitos necessários à percepção do referido bene- fício de auxílio moradia, cabendo seu pagamento à Gerência de Administração e Finanças da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, pelos competentes titulares ordenadores de despesas.

Art. 7ºAs despesas decorrentes deste Decreto correrão por conta da Dotação Orçamentária nº. 2001.15.451.1.303.2.211 - Elemento de Despesa nº 3.3.90.48.2-Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Art. 8º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos jurídicos pretéritos a contar de 25 de março de 2016.

Recife, 19 de agosto de 2016.

GERALDO JULIO DE MELLO FILHO Prefeito do Recife

RICARDO DO NASCIMENTO CORREIA DE CARVALHO Secretário de Assuntos Jurídicos

SILENO SOUSA GUEDES Secretário de Governo e Participação Social ALBERTO JORGE DO NASCIMENTO FEITOSA

Secretário de Saneamento ROBERTO GUSMÃO

Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos DECRETO Nº 29.881 DE 19 DE AGOSTO DE 2016.

PRORROGA A CONCESSÃO DE BENEFÍCIO DENOMINADO AUXÍLIO MORADIA À 01 (UMA) FAMÍLIA EM SITUAÇÃO DE VUL- NERABILIDADE TEMPORÁRIA, EM ÁREA DE INTERVENÇÃO DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO/PAC2 - BACIA DO BEBERIBE, NESTA CIDADE.

O PREFEITO DO RECIFE, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, inciso IV, da Lei Orgânica do Município do Recife, com fundamento no art. 22 da Lei Federal 8.742/1993, no art. 3º, I da Lei Municipal nº 15.893/94, e no Decreto 27.286, de 16 de agosto de 2013, e,

CONSIDERANDO,ainda a necessária continuidade do programa desenvolvido pela Secretaria de Saneamento do Município do Recife, com recursos da União Federal oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC2;

CONSIDERANDOque é indispensável à continuidade da garantia do benefício eventual anteriormente concedido pelo Decreto nº 28.986 de 31 de julho de 2015;

CONSIDERANDO o contido na C.I. nº 244/2015, da Gerência Geral de Desenvolvimento Social/SESAN e Oficio Nº 266/2015-SE-SESAN;

CONSIDERANDO a política habitacional desenvolvida pelo Município do Recife.

DECRETA:

Art. 1°Fica Prorrogada a concessão do Benefício Eventual - Auxílio Moradia, a 01 (uma) família que residia às margens do Rio Beberibe, Vila Miguel Arraes, no bairro Campina do Barreto,cadastrada pela Secretaria de Saneamento, cujo titular é o Sr. Derson Alexandre Amorim inscrito no C.P.F. Nº 058.933.114-00 e R.G sob o nº 7.112.469 - SDS/PE.

Art. 2ºO valor do benefício previsto no artigo anterior será de R$ 200,00 (duzentos reais), por mês, a ser pago ao chefe da família cadastrada, durante o período de 06 meses, prorrogáveis por igual período.

Parágrafo Único.O benefício de que trata este Decreto será concedido, preferencialmente, às mulheres, nos casos em que, na unidade familiar, coabitem o casal.

Art. 3º São inacumuláveis a percepção do auxílio moradia com o recebimento de qualquer outro benefício eventual ou assistencial para a mesma finalidade, em favor da família indicada no presente Decreto.

Art. 4º Compete à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos/SISUR o pagamento do referido benefício, após a transferência orçamentária de recursos a cargo da Secretaria de Saneamento.

Art. 5º O pagamento do referido benefício será encerrado na medida em que a família beneficiada seja atendida em programa habita- cional do Município ou quando da ocorrência de outros critérios identificados pela Secretaria de Saneamento.

Art. 6ºÀ Secretaria de Saneamento compete à verificação do atendimento dos requisitos necessários à percepção do referido bene- fício de auxílio moradia, cabendo seu pagamento à Gerência de Administração e Finanças da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, pelos competentes titulares ordenadores de despesas.

Art. 7º As despesas decorrentes deste Decreto correrão por conta da Dotação Orçamentária nº. 2001.15.451.1.303.2.211 - Elemento de Despesa nº 3.3.90.48.2-Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Art. 8º Este Decreto entra em vigor a contar na data de publicação com efeitos jurídicos pretéritos a contar do dia 28 de março de 2016.

Recife, 19 de agosto de 2016.

GERALDO JULIO DE MELLO FILHO Prefeito do Recife

RICARDO DO NASCIMENTO CORREIA DE CARVALHO Secretário de Assuntos Jurídicos

SILENO SOUSA GUEDES Secretário de Governo e Participação Social ALBERTO JORGE DO NASCIMENTO FEITOSA

Secretário de Saneamento ROBERTO GUSMÃO

Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos DECRETO Nº 29.882 DE 19 DE AGOSTO DE 2016

EMENTA:Altera o art. 1º, IX, e a alínea "i", do ANEXO ÚNICO, do Decreto Municipal nº 24.274, de 24 de dezembro de 2008.

O PREFEITO DO RECIFE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 54, inciso XI, da Lei Orgânica do Município do Recife, e tendo em vista o disposto no art. 5º, alínea "i" de Decreto Lei nº 3.365 de 21 de julho de 1941,

DECRETA:

Art. 1º O art. 1º, do Decreto Municipal nº 24.274, de 24 de dezembro de 2008, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 1º……….

IX - Rua Portão do Gelo, nº 73, Bairro de Beberibe;"

Art. 2º Fica retificada a alínea "i", do ANEXO ÚNICO, do Decreto Municipal nº 24.274, de 24 de dezembro de 2008, passando a ter a redação do Anexo Único a este Decreto.

Art. 3º Revoga-se o Decreto Municipal nº 26.517, de 15 de junho de 2012.

Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Recife, 19 de agosto de 2016 GERALDO JULIO DE MELLO FILHO

Prefeito do Recife

RICARDO DO NASCIMENTO CORREIA DE CARVALHO Secretário de Assuntos Jurídicos

SILENO SOUSA GUEDES Secretário de Governo e Participação Social ALBERTO JORGE DO NASCIMENTO FEITOSA

Secretário de Saneamento ANEXO ÚNICO AO DECRETO Nº 29.882 DE 19 DE AGOSTO DE 2016 i) TERRENO PARA REASSENTAMENTO - HABITACIONAL R - 02

END: Lote de terreno próprio nº 3-A, situado na Rua Portão do Gelo, nº 73.

BAIRRO: Beberibe ÁREA: 1.562,45 m²

METRAGENS, LIMITES E CONFRONTAÇÕES:

FRENTE: mede 36,19m, confrontando-se com a Rua Portão do Gelo.

FUNDOS: mede 34,95m, confrontando-se com os imóveis voltados para a 4ª Travessa Compositor Vinícius de Moraes.

LADO DIREITO: mede 39,28m, confrontando-se com o imóvel Nº 296 da Rua Portão do Gelo.

LADO ESQUERDO: mede 50,67m, confrontando-se com a Rua Compositor Vinícius de Moraes.

ÁREA DO TERRENO: 1.562,45m² (Hum mil quinhentos e sessenta e dois metros quadrados e trinta e quarenta e cinco decímetros quadrados).

DESCRIÇÃO: A poligonal inicia-se no Ponto 01, com coordenadas SAD/69 no sistema de projeção UTM E = 291.203,207m e N = 9.114.892,433m, onde segue com o azimute de 108°18'17" e uma extensão de 50,67m até o Ponto 02 com coordenadas E = 291.251,320m e N = 9.114.876,526, onde segue com o azimute de 201°19'55" e uma extensão de 36,19m até o Ponto 03, com coor- denadas E= 291.238,153m e N= 9.114.842,812m, onde segue com o azimute de 291°58'40", e uma extensão de 39,28m até o Ponto 04, com coordenadas E = 291.201,731m e N = 9.114.857,519m, onde segue com o azimute de 2°25'12", e uma extensão de 34,95m até o Ponto 01, fechando assim a poligonal que define o perímetro, o qual delimita uma área de 1.562,45m².

DECRETO Nº 29.883 DE 19 DE AGOSTO DE 2016.

NOMEIA OS REPRESENTANTES DA COMUNIDADE NAS COMISSÕES DE URBANIZAÇÃO E LEGALIZAÇÃO DA POSSE DA TERRA - COMUL, REFERENTE À ZONA ESPECIAL DE INTERESSE SOCIAL - ZEIS, A SEGUIR INDICADA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PREFEITO DO RECIFE, no uso de suas atribuições, previstas no art. 54, IV, da Lei Orgânica do Município do Recife, e tendo em vista o que determina o Art. 30, Inciso IV da Lei Municipal nº 16.113/95,

CONSIDERANDOque o Decreto Municipal nº. 17.596/97, que regulamenta o funcionamento das Comissões de Urbanização e Legalização da Posse da Terra (COMUL's) do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social - PREZEIS, dispõe, em seu artigo 3º, sobre a duração dos mandatos dos integrantes da COMUL, fixando-o em dois anos e estabelecendo o processo para renovação de mandatos,

DECRETA:

Art. 1º Ficam nomeados os representantes escolhidos pela comunidade nas Comissões de Urbanização e Legalização da Posse da Terra -COMUL, referente à seguinte Zona Especial de Interesse Social - ZEIS.

ZEIS MANGUEIRA DA TORRE 01 - Na condição de titulares:

a) ADRIANA PASSOS SILVA, portadora da Cédula de Identidade nº 4.711.053 SDS-PE, inscrita no CPF/MF sob Nº 947.035.824-49;

b) GABRIELA MARIA DA SILVA, portadora da Cédula de Identidade nº 7.252.975 SDS-PE, inscrita no CPF/MF sob Nº 085.729.594-24.

02 - Na condição de suplentes:

a) CLAUDIONE CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, portadora da Cédula de Identidade nº 6.308.480 SDS-PE, inscrita no CPF/MF sob Nº 055.135.354-67;

b) JUSSARA LADISLAU DA SILVA, portadora da Cédula de Identidade nº 6.308.479 SDS-PE, inscrita no CPF/MF sob Nº 051.268.334-48.

Representando a Empresa de Urbanização do Recife - URB/Recife:

a) Titular: ERAQUITAN SANTANA DO NASCIMENTO, matrícula: 16.047-4 b) Suplente: ANA LUCIA RAMALHO BATISTA, matrícula: 15.390-7

Art. 2º Este decreto entra em vigor na data da sua publicação, com efeitos jurídicos a partir de 02 de dezembro de 2015.

Art. 3ºRevogam-se as disposições em contrário.

Recife, 19 de agosto de 2016 GERALDO JULIO DE MELLO FILHO

Prefeito do Recife

RICARDO DO NASCIMENTO CORREIA DE CARVALHO Secretario de Assuntos Jurídicos

SILENO SOUSA GUEDES Secretario de Governo e Participação Social

ROBERTO GUSMÃO

Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos DECRETO Nº 29.884 DE 19 DE AGOSTO DE 2016.

NOMEIA OS REPRESENTANTES DA COMUNIDADE NAS COMISSÕES DE URBANIZAÇÃO E LEGALIZAÇÃO DA POSSE DA TERRA - COMUL, REFERENTE À ZONA ESPECIAL DE INTERESSE SOCIAL - ZEIS, A SEGUIR INDICADA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PREFEITO DO RECIFE, no uso de suas atribuições, previstas no art. 54, IV, da Lei Orgânica do Município do Recife, e tendo em vista o que determina o Art. 30, Inciso IV da Lei Municipal nº 16.113/95.

CONSIDERANDOque o Decreto Municipal nº. 17.596/97, que regulamenta o funcionamento das Comissões de Urbanização e Legalização da Posse da Terra (COMUL's) do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social - PREZEIS, dispõe, em seu artigo 3º, sobre a duração dos mandatos dos integrantes da COMUL, fixando-o em dois anos e estabelecendo o processo para renovação de mandatos,

DECRETA:

Art. 1º Ficam nomeados os representantes escolhidos pela comunidade nas Comissões de Urbanização e Legalização da Posse da Terra -COMUL, referente à seguinte Zona Especial de Interesse Social - ZEIS.

ZEIS PINA / ENCANTA MOÇA 01 - Na condição de titulares:

(5)

a) JOSÉ EDSON DE OLIVEIRA, portador da Cédula de Identidade nº 1.533.783 SSP-PE, inscrito no CPF/MF sob Nº 126.240.124-00;

b) JAILSON VIANA CHACON, portador da Cédula de Identidade nº 3.803.707 SSP-PE, inscrito no CPF/MF sob Nº 708.750.794-34.

02 - Na condição de suplentes:

a) MARIO LUCIANO DA SILVA, portador da Cédula de Identidade nº 11992 PMPE-, inscrito no CPF/MF sob Nº 134.767.854-91;

b) NELSON JOSÉ CORDEIRO DE LIMA, portador da Cédula de Identidade nº 3.568.874 SDS- PE, inscrito no CPF/MF sob Nº 809.195.884-68.

Representando a Empresa de Urbanização do Recife - URB/Recife:

a) Titular: ROSIMERY BRAGA PAES BARRETO, matrícula: 15.390-7;

b) Suplente: MARCIA MARIA SANTANA DE LIMA, matrícula: 17.015-1.

ZEIS MANGUEIRA 01 - Na condição de titulares:

a) EDSON FARIAS DE MESQUITA, portador da Cédula de Identidade nº 1.472.190 SDS-PE, inscrito no CPF/MF sob Nº 187.406.184-04;

B) ELIANE MARIA RIBEIRO DE MESQUITA, portadora da Cédula de Identidade nº 1.824.332 SDS-PE, inscrita no CPF/MF sob Nº 372.727.134-53.

02 - Na condição de suplentes:

a) MARLON HENRIQUE DASILVABOMFIM, portador da Cédula de Identidade nº 6.980.530 SDS-PE, inscrito no CPF/MF sob Nº 055.633.024-23;

b) ADRIANAMARIADE OLIVEIRADACUNHA, portadora da Cédula de Identidade nº 4.864.873 SDS -PE, inscrita no CPF/MF sob Nº 975.004.614-53.

Representando a Empresa de Urbanização do Recife - URB/Recife:

a) Titular: MARCOS BAZANTE DA SILVA , matrícula: 11.321-2;

b) Suplente: CELMA MARIA ROCHA FERREIRA, matrícula:17.018-6.

Art. 2º Este decreto entra em vigor na data da publicação, com efeitos jurídicos a partir de 24 de julho de 2016.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Recife, 19 de agosto de 2016.

GERALDO JULIO DE MELLO FILHO Prefeito do Recife

RICARDO DO NASCIMENTO CORREIA DE CARVALHO Secretario de Assuntos Jurídicos

SILENO SOUSA GUEDES Secretario de Governo e Participação Social

ROBERTO GUSMÃO

Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos DECRETO Nº 29.885 DE 19 DE AGOSTO DE 2016.

NOMEIA OS REPRESENTANTES DA COMUNIDADE NAS COMISSÕES DE URBANIZAÇÃO E LEGALIZAÇÃO DA POSSE DA TERRA - COMUL, REFERENTE À ZONA ESPECIAL DE INTERESSE SOCIAL - ZEIS, A SEGUIR INDICADA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PREFEITO DO RECIFE, no uso de suas atribuições, previstas no art. 54, IV, da Lei Orgânica do Município do Recife, e tendo em vista o que determina o Art. 30, Inciso IV da Lei Municipal nº 16.113/95,

CONSIDERANDO que o Decreto Municipal nº. 17.596/97, que regulamenta o funcionamento das Comissões de Urbanização e Legalização da Posse da Terra (COMUL's) do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social - PREZEIS, dispõe, em seu artigo 3º, sobre a duração dos mandatos dos integrantes da COMUL, fixando-o em dois anos e estabelecendo o processo para renovação de mandatos,

DECRETA:

Art. 1º Ficam nomeados os representantes escolhidos pela comunidade nas Comissões de Urbanização e Legalização da Posse da Terra -COMUL, referente à seguinte Zona Especial de Interesse Social - ZEIS.

ZEIS SÍTIO DO CARDOSO 01 - Na condição de titulares:

a) MARCOS ANTONIO DA SILVA, portador da Cédula de Identidade nº 2.746.447 SDS-PE, inscrito no CPF/MF sob Nº 284.003.214-72;

b) ALCEU BELARMINO DA SILVA, portador da Cédula de Identidade nº 1.286.080 SDS-PE, inscrito no CPF/MF sob Nº 194.515.554-04.

02 - Na condição de suplentes:

a) JOAQUIM SEVERINO DA SILVA, portador da Cédula de Identidade nº 3.773.631 SDS-PE, inscrito no CPF/MF sob Nº 650.069.174-15;

b) RIVALDO DA SILVA GOMES, portador da Cédula de Identidade nº 6.386.631 SDS-PE, inscrito no CPF/MF sob Nº 056.176.484-03.

Representando a Empresa de Urbanização do Recife - URB/Recife:

a) Titular: SELMA SANTOS S. MATOS, matrícula: 17.117-4;

b) Suplente: ERAQUITAN SANTANA DO NASCIMENTO, matrícula: 16.047-4.

Art. 2º Este decreto entra em vigor na data da sua publicação, com efeitos jurídicos a partir de 10 de agosto de 2016.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Recife, 19 de agosto de 2016.

GERALDO JULIO DE MELLO FILHO Prefeito do Recife

RICARDO DO NASCIMENTO CORREIA DE CARVALHO Secretario de Assuntos Jurídicos

SILENO SOUSA GUEDES Secretario de Governo e Participação Social

ROBERTO GUSMÃO

Secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos

DECRETO Nº 29.886 DE 19 DE AGOSTO DE 2016 Ementa: Abre Crédito Suplementar

O PREFEITO DA CIDADE DO RECIFE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV do artigo 54 da Lei Orgânica Municipal, de 4 de abril de 1990, e tendo em vista o que dispõem o artigo 10, o artigo 13 e o inciso III do artigo 16 da Lei Nº 18.187, de 14 de dezembro de 2015,

D E C R E T A:

Art. 1º Fica aberto ao Orçamento do(a) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO o crédito suplementar de R$ 1.217.200,00 (um milhão, duzen- tos e dezessete mil, duzentos reais), destinado ao reforço da(s) seguinte(s) dotação(ões) orçamentária(s):

RECURSOS DO TESOURO - EM R$

1400 - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

1401 - Secretaria de Educação - Administração Direta

1401.12.365.1.207.1.036 - Expansão da Rede Física do Ensino Infantil

4.4.90.52-FT 0112 - Equipamentos e Material Permanente 1.217.200,00

TOTAL 1.217.200,00

============

Art. 2º Os recursos a serem utilizados, para atendimento ao que determina o artigo anterior, serão anulados da(s) seguinte(s) dotação(ões) orçamentária(s):

RECURSOS DO TESOURO - EM R$

1400 - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

1401 - Secretaria de Educação - Administração Direta

1401.12.361.2.167.2.036 - Apoio Administrativo às Ações de Educação da Rede Municipal de Ensino

3.3.90.92-FT 0112 - Despesas de Exercícios Anteriores 1.217.200,00

TOTAL 1.217.200,00

============

Art. 3º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Recife, 19 de Agosto de 2016 Geraldo Julio de Mello Filho

Prefeito

Ricardo do Nascimento Correia de Carvalho Secretário de Assuntos Jurídicos

Sileno Sousa Guedes Secretário de Governo e Participação Social

Alexandre Rebêlo Távora Secretário de Planejamento e Gestão José Ricardo Wanderley Dantas de Oliveira

Secretário de Finanças DECRETO Nº 29.887 DE 19 DE AGOSTO DE 2016

Ementa: Abre Crédito Suplementar

O PREFEITO DA CIDADE DO RECIFE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV do artigo 54 da Lei Orgânica Municipal, de 4 de abril de 1990, e tendo em vista o que dispõem o artigo 10, o artigo 13 e o inciso III do artigo 16 da Lei Nº 18.187, de 14 de dezembro de 2015,

D E C R E T A:

Art. 1º Fica aberto ao Orçamento dos órgãos abaixo discriminados, o crédito suplementar de R$ 523.935,33 (quinhentos e vinte e três mil, novecentos e trinta e cinco reais e trinta e três centavos, destinado ao reforço das seguintes dotações orçamentárias:

RECURSOS DO TESOURO - EM R$

3100 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS 3101 - Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas - Administração Direta

3101.04.122.2.161.2.601 - Melhoria e Manutenção das Instalações do Edifício Sede da Prefeitura do Recife

3.3.90.39-FT 0322 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 232.760,00 5000 - SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS URBANOS - ADMINISTRAÇÃO SUPERVISIONADA

5006 - Empresa de Urbanização do Recife - URB/RECIFE

5006.15.451.1.322.1.012 - Requalificação da Mobilidade Urbana - Via Mangue

4.4.90.35-FT 0100 - Serviços de Consultoria 123.031,00

6400 - SECRETARIA DE MOBILIDADE E CONTROLE URBANO - ADMINISTRAÇÃO SUPERVISIONADA 6407 - Companhia de Serviços Urbanos do Recife - CSURB

6407.23.691.1.310.2.548 - Coordenação e Gerenciamento dos Mercados, feiras e Outros Espaços Públicos.

3.3.90.39-FT 0100 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 168.144,33

TOTAL 523.935,33

============

Art. 2º Os recursos a serem utilizados, para atendimento ao que determina o artigo anterior, serão anulados da(s) seguinte(s) dotação(ões) orçamentária(s):

RECURSOS DO TESOURO - EM R$

3100 - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS 3101 - Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas - Administração Direta 3101.04.122.2.161.2.723 - Apoio Administrativo às Ações da Unidade Orçamentária

3.3.90.37-FT 0322 - Locação de Mão-de-obra 232.760,00

5000 - SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS URBANOS - ADMINISTRAÇÃO SUPERVISIONADA 5006 - Empresa de Urbanização do Recife - URB/RECIFE

5006.15.451.1.303.1.574 - Urbanização de Áreas de Risco

4.4.90.51-FT 0100 - Obras e Instalações 123.031,00

6400 - SECRETARIA DE MOBILIDADE E CONTROLE URBANO - ADMINISTRAÇÃO SUPERVISIONADA 6407 - Companhia de Serviços Urbanos do Recife - CSURB

6407.23.691.1.310.1.587 - Construção e Recuperação de Mercados, Feiras e Outros Espaços Públicos

4.4.90.51-FT 0100 - Obras e Instalações 168.144,33

TOTAL 523.935,33

============

Art. 3º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Recife, 19 de Agosto de 2016 Geraldo Julio de Mello Filho

Prefeito

Ricardo do Nascimento Correia de Carvalho Secretário de Assuntos Jurídicos

Sileno Sousa Guedes Secretário de Governo e Participação Social

Alexandre Rebêlo Távora Secretário de Planejamento e Gestão José Ricardo Wanderley Dantas de Oliveira

Secretário de Finanças DECRETO Nº 29.888 DE 19 DE AGOSTO DE 2016

Ementa: Abre Crédito Suplementar

O PREFEITO DA CIDADE DO RECIFE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV do artigo 54 da Lei Orgânica Municipal, de 4 de abril de 1990, e tendo em vista o que dispõem o artigo 11, o artigo 13 e o inciso III do artigo 16 da Lei Nº 18.187, de 14 de dezembro de 2015,

D E C R E T A:

Art. 1º Fica aberto ao Orçamento do(a) FUNDO MUNI. DE INVEST EM INFRA URBANA EDUC. SAÚDE MEIO AMB. SUS- TENTABILIDADE SEG. E DESENV. SOCIAL o crédito suplementar de R$ 670.537,52 (seiscentos e setenta mil, quinhentos e trinta e sete reais e cinqüenta e dois centavos), destinado ao reforço da(s) seguinte(s) dotação(ões) orçamentária(s):

RECURSOS DE OUTRAS FONTES - EM R$

5600 - GABINETE DE PROJETOS ESPECIAIS - ADMINISTRAÇÃO SUPERVISIONADA

5601 - Fundo Muni. de Invest em Infra Urbana Educ. Saúde Meio Amb. Sustentabilidade Seg. e Desenv. Social

(6)

5601.15.451.1.310.1.026 - Melhoria da Infraestrutura Urbana

4.4.90.39-FT 0248 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 670.537,52

TOTAL 670.537,52

============

Art. 2º Os recursos a serem utilizados, para atendimento ao que determina o artigo anterior, serão anulados da(s) seguinte(s) dotação(ões) orçamentária(s):

RECURSOS DE OUTRAS FONTES - EM R$

5600 - GABINETE DE PROJETOS ESPECIAIS - ADMINISTRAÇÃO SUPERVISIONADA

5601 - Fundo Muni. de Invest em Infra Urbana Educ. Saúde Meio Amb. Sustentabilidade Seg. e Desenv. Social 5601.14.422.2.160.1.025 - Ampliação da Rede de Atendimento em Direitos Humanos

4.4.90.51-FT 0248 - Obras e Instalações 670.537,52

TOTAL 670.537,52

============

Art. 3º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Recife, 19 de Agosto de 2016 Geraldo Julio de Mello Filho

Prefeito

Ricardo do Nascimento Correia de Carvalho Secretário de Assuntos Jurídicos

Sileno Sousa Guedes Secretário de Governo e Participação Social

Alexandre Rebêlo Távora Secretário de Planejamento e Gestão José Ricardo Wanderley Dantas de Oliveira

Secretário de Finanças DECRETO Nº 29.889 DE 19 DE AGOSTO DE 2016

Ementa: Abre Crédito Suplementar

O PREFEITO DA CIDADE DO RECIFE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV do artigo 54 da Lei Orgânica Municipal, de 4 de abril de 1990, e tendo em vista o que dispõem o artigo 11, o artigo 13 e o inciso III do artigo 16 da Lei Nº 18.187, de 14 de dezembro de 2015,

D E C R E T A:

Art. 1º Fica aberto ao Orçamento do(a) FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE - FMS o crédito suplementar de R$ 91.998,27 (noventa e um mil, novecentos e noventa e oito reais e vinte e sete centavos), destinado ao reforço da(s) seguinte(s) dotação(ões) orçamentária(s):

RECURSOS DO TESOURO - EM R$

4800 - SECRETARIA DE SAÚDE - ADMINISTRAÇÃO SUPERVISIONADA 4801 - Fundo Municipal de Saúde - FMS

4801.10.122.2.165.2.617 - Apoio Administrativo às Ações do Fundo Municipal de Saúde

3.1.90.11-FT 0114 - Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil 91.998,27

TOTAL 91.998,27

============

Art. 2ºOs recursos a serem utilizados, para atendimento ao que determina o artigo anterior, serão anulados da(s) seguinte(s) dotação(ões) orçamentária(s):

RECURSOS DO TESOURO - EM R$

1800 - SECRETARIA DE SAÚDE

1801 - Secretaria de Saúde - Administração Direta

1801.10.122.2.165.2.078 - Apoio Administrativo às Ações de Saúde

3.1.90.04-FT 0114 - Contratação por Tempo Determinado 1.000,00

3.1.90.11-FT 0114 - Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil 39.998,27

3.1.90.16-FT 0114 - Outras Despesas Variáveis - Pessoal Civil 1.000,00

4800 - SECRETARIA DE SAÚDE - ADMINISTRAÇÃO SUPERVISIONADA 4801 - Fundo Municipal de Saúde - FMS

4801.10.301.2.107.2.074 - Coordenação, Supervisão e Execução das Políticas de Saúde

3.1.90.11-FT 0114 - Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil 50.000,00

TOTAL 91.998,27

============

Art. 3ºEste Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Recife, 19 de Agosto de 2016 Geraldo Julio de Mello Filho

Prefeito

Ricardo do Nascimento Correia de Carvalho Secretário de Assuntos Jurídicos

Sileno Sousa Guedes Secretário de Governo e Participação Social

Alexandre Rebêlo Távora Secretário de Planejamento e Gestão José Ricardo Wanderley Dantas de Oliveira

Secretário de Finanças

PORTARIA Nº 1876 DE 19 DE AGOSTO DE 2016 O PREFEITO DO RECIFE, no uso de suas atribuições, R E S O L V E:

Nomear ERASMO MANOEL DE SOUZA, CPF nº 65262425453,para exercer o cargo de provimento em comissão de Secretário, símbolo "CAA-2", do Gabinete de Representação em Brasília, a contar de 25 de julho de 2016.

PORTARIA Nº 1877 DE 19 DE AGOSTO DE 2016 O PREFEITO DO RECIFE, no uso de suas atribuições, R E S O L V E:

Exonerar, a pedido, JOSÉ FERNANDO FERREIRA DA SILVA, CPF nº 25596306487, do cargo de provimento em comissão de Chefe de Divisão de Informação, símbolo "CAA-2", da Secretaria de Governo e Participação Social, a contar da data da publicação.

PORTARIA Nº 1878 DE 19 DE AGOSTO DE 2016 O PREFEITO DO RECIFE, no uso de suas atribuições, R E S O L V E:

Exonerar, a pedido,GIONARDDY MEDEIROS BARRETO, CPF nº 05307420471, do cargo de provimento em comissão de Chefe de Divisão de Coordenação Política, símbolo "CAA-2", da Secretaria de Governo e Participação Social, a contar da data da publicação.

PORTARIA Nº 1879 DE 19 DE AGOSTO DE 2016 O PREFEITO DO RECIFE, no uso de suas atribuições, R E S O L V E:

Nomear ANTÔNIO FLORÊNCIO DO NASCIMENTO NETO, CPF nº 39754065420, para exercer o cargo de provimento em comissão de Chefe de Divisão de Coordenação Política, símbolo "CAA-2", da Secretaria de Governo e Participação Social, a contar da data da publicação.

PORTARIA Nº 1880 DE 19 DE AGOSTO DE 2016 O PREFEITO DO RECIFE, no uso de suas atribuições, R E S O L V E:

Nomear EDICLESIO TRINDADE DE OLIVEIRA, CPF nº 00836600460, para exercer o cargo de provimento em comissão de Chefe de Divisão de Informação, símbolo "CAA-2", da Secretaria de Governo e Participação Social, a contar da data da publicação.

PORTARIA Nº 1881 DE 19 DE AGOSTO DE 2016

O PREFEITO DO RECIFE no uso de suas atribuições, tendo em vista o contido no Ofício nº 395/2016-GG/PE do Governador do Estado de Pernambuco, Cota do Chefe de Gabinete do Prefeito do Recife, Cota do Secretário Executivo de Coordenação Política da Secretaria de Governo e Participação Social do Recife, Cota do Secretário de Administração e Gestão de Pessoas do Recife, em exercício e Cota do Gerente de Cadastro e Acompanhamento Funcional/SADGP.

R E S O L V E

Renovar a cessão para o Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Educação, da servidora MAYSE BRANDÃO MAGAL- HAES, Professor II, matrícula nº 70543-5, CPF nº 395.869.012-20, pertencente ao quadro de pessoal da Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria de Educação, mediante Convênio de Cooperação Técnica, Administrativa e Financeira, em regime de ressarci- mento, com efeito retroativo a 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2015.

PORTARIA Nº 1882 DE 19 DE AGOSTO DE 2016

O PREFEITO DO RECIFE no uso de suas atribuições, tendo em vista o contido no Ofício nº 0759/2016-SGP do Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Cota do Chefe de Gabinete do Prefeito do Recife, Cota da Chefe de Gabinete da Secretaria de Governo e Participação Social do Recife, Cota do Chefe de Gabinete do Vice-Prefeito do Recife, Cota do Secretário Executivo de Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas do Recife e Cota do Gerente de Cadastro e Acompanhamento Funcional/SADGP.

R E S O L V E

Colocar a disposição do Tribunal Regional Eleitoral - PE, o servidorANDRÉ ALEXANDRE FLORÊNCIO DE MELO, Assistente Técnico Administrativo, matrícula nº 15705-2, CPF nº 193.681.864-72, pertencente ao quadro de pessoal da Prefeitura da Cidade do Recife, Gabinete do Vice-prefeito, de acordo com o disposto nos artigos 9º e 365º da Lei nº 6.999/82 Código Eleitoral, com efeito retroativo a 15 de agosto até 30 de novembro de 2016.

PORTARIA Nº 1883 DE 19 DE AGOSTO DE 2016

O PREFEITO DO RECIFE no uso de suas atribuições e considerando o que ficou acordado, na Mesa Setorial, com o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais da Administração Direta e Indireta da Cidade do Recife - SINDSEPRE e tendo em vista o Ofício nº 112/2016 - SINSEPRE, Ofício nº 1078/2016 - GAB/SE e Ofício nº 389/2016 - GAB/SAJ.

RESOLVE:

Art. 1º Constituir uma nova Comissão para Estudo de Plano de Cargos, Carreiras, Desenvolvimento e Vencimentos - PCCDV dos cargos efetivos não docentes lotados na Secretaria de Educação, tendo em vista o término do prazo da comissão constituída através da Portaria nº 1820 de 02 de julho de 2014.

Art 2º A Comissão ora instituída terá duração de 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogada por igual período, e será composta pelos servidores abaixo relacionados:

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS Titular

Maria Inez Perruci Oliveira, matrícula nº 63.876-8 Suplente

Frederico Osamu Kataoka, matrícula nº 105.8479 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Titulares

Bruno Jhonnatas Santos de Oliveira, matrícula nº 87.144-3 Amaro José Salgueiro Junior, matrícula nº 87.132-9 Andrea Cardoso Lopes, matrícula nº 61.837-6 Suplente

Anne Janaina F. Silva de Almeida, matrícula nº 40.373-4 SECRETARIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS

Titular

Vesta Pires Magalhães Filha, matrícula nº 101.276-2 Suplente

Paula Maria Souza de Oliveira Mendonça, matrícula nº 66.713-0

REPRESENTANTES DO SINDSEPRE Titulares

Lúcia de Fátima Miranda e Silva, matrícula nº 21.211-7 Clínio de Oliveira, matrícula nº 54.773-7

Mirian Maria da Cruz, matrícula nº 22.630-6 Bélgica Barroso Soares, matrícula nº 72.133-9 Walkíria Patrícia da Silva Gouveia, matrícula nº 72.331-2 Suplentes

Cacilda Lemos Barreto, matrícula nº 22.665-5 Irene Maria de Santana, matrícula nº 22.649-2 Aliria Thaisa Monteiro Costa, matrícula nº 94.826-2 Art 3ºEsta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.

PORTARIA Nº 1884 DE 19 DE AGOSTO DE 2016

O PREFEITO DO RECIFE, no uso de suas atribuições, considerando o disposto na Lei nº 15.838/93, na redação conferida pela Lei nº 15.890/94 e o Decreto nº 20.154/03, tendo em vista o contido no Parecer nº 0990/16 da Procuradoria Consultiva/SAJ, nos autos do processo nº 07.13615.8.16.

R E S O L V E:

Conceder Progressão Funcional pelo critério de Merecimento ao servidor Durval Jorge Ferreira dos Santos, matrícula nº 22514-7, do Nível "AS-1" para o Nível "AS-2", a contar de 19/09/2013 na vaga de Lúcia Helena Pinheiro Lins, por motivo de aposentadoria, a contar da referida data.

PORTARIA Nº 1885 DE 19 DE AGOSTO DE 2016

O PREFEITO DO RECIFE, no uso de suas atribuições, considerando o disposto na Lei nº 15.838/93, na redação conferida pela Lei nº 15.890/94 e o Decreto nº 20.154/03, tendo em vista o contido no Parecer nº 0757/16 da Procuradoria Consultiva/SAJ, nos autos do processo nº 07.05575.0.16.

R E S O L V E:

Conceder Progressão Funcional pelo critério de Merecimento à servidora Helena Cristina Diniz Macedo, matrícula nº 20038-0, do Nível "AS-1" para o Nível "AS-2", a contar de 30/06/2012 na vaga de Cláudia Bezerra Suassuna, por motivo de aposentadoria, a con- tar da referida data.

PORTARIA Nº 1886 DE 19 DE AGOSTO DE 2016

O PREFEITO DO RECIFE, no uso de suas atribuições, considerando o disposto na Lei nº 15.838/93, na redação conferida pela Lei nº 15.890/94 e o Decreto nº 20.154/03, tendo em vista o contido no Parecer nº 0744/16 da Procuradoria Consultiva/SAJ, nos autos do processo nº 07.05576.7.16.

R E S O L V E:

Conceder Progressão Funcional pelo critério de Merecimento à servidora Régia Magalhães Lopes Maciel Lopes, matrícula nº 18998-0, do Nível "AS-2" para o Nível "AS-3", a contar de 30/10/2012 na vaga de Welison Franco Pereira, por motivo de aposenta- doria, a contar da referida data.

PORTARIA Nº 1887 DE 19 DE AGOSTO DE 2016

O PREFEITO DO RECIFE, no uso de suas atribuições, considerando o disposto nas Leis nº 15.662/92, 17.239/06 e o Parecer nº 761/13 da Procuradoria Consultiva, tendo em vista o contido no Processo nº 07.30680.9.16, devidamente instruído pela Gerência de Cadastro e Acompanhamento Funcional, da Secretaria Executiva de Administração de Pessoal e Relações do Trabalho.

R E S O L V E:

Conceder Progressão Funcional por tempo de serviço ao servidor CHARBEL ELIAS MAROUN, matrícula nº 91.009-2, Procurador Judicial, do Nível "P-1" para Nível "P-2", a contar de 15/02/2015.

PORTARIA Nº 1888 DE 19 DE AGOSTO DE 2016

O PREFEITO DO RECIFE, no uso de suas atribuições, tendo em vista o contido no art. 71, inciso I, da Lei nº 14.728/85 e no Processo nº 07.39904.7.16.

Referências

Documentos relacionados

CLEIDE MARIA CARNEIRO DA IBIAPABA CONCEIÇÃO ALMEIDA CARVALHO CRISTINA DE LIMA CASTRO DAGILA MARIA ROLIM DA SILVA DANIEL DE HOLANDA ARAÚJO DANIELE DE OLIVEIRA MOREIRA

Coautor(es): Victória Maria Bezerra de Melo Santos (UFPE-Caruaru); Carla da Silva Nogueira (UFPE-Caruaru); Paula Beatriz da Silva Lima (UFPE-Caruaru); Emilly Lorena Monteiro da

It is intended, therefore, that, by the end of this unit, the student is able to: - Analyze and understand diverse linguistic phenomena; - Recognize and explain the

O estudo em questão trata de um assunto relevante, pois historicamente e culturalmente a história dos (as) afro-brasileiros (as), é apresentado (a) de forma depreciativa

101, II, d, do Regimento Interno do Senado Federal, o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 664, de 2011, que altera o Código de Processo Penal (CPP) para estabelecer o pagamento

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE

Simone Guimarães De Albuquerque Selma Maria Carvalho De Sena Tania De Andrade Luiz Da Silva Marta Freitas Da Silva Santos Andréa Gonçalves De Jesus Patricia Guedes Aranha

Coautor(es): Victória Maria Bezerra de Melo Santos (UFPE-Caruaru); Carla da Silva Nogueira (UFPE-Caruaru); Paula Beatriz da Silva Lima (UFPE-Caruaru); Emilly Lorena Monteiro da