• Nenhum resultado encontrado

Lista de exercícios P1 4º Bimestre. Aluno (a):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Lista de exercícios P1 4º Bimestre. Aluno (a):"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista.

Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.

Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista.

O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista.

A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis.

Capítulo(s) do livro trabalhado (s): Material disponibilizado na plataforma

Conteúdo: Continente Africano

Data de apresentação da lista ao professor: Até a data da prova

Data da prova: 22/10/2021

_______________________________________________________________________________________

1. O mapa a seguir destaca alguns países do norte da África.

Relacione as seguintes caracterizações aos países em destaque no mapa:

I. É um país que foi colônia da França, mas tem a maioria de sua população árabe. Os cristãos atualmente são, aproximadamente, 1% da população e são perseguidos pelos muçulmanos. ( )

II. É um país de grande instabilidade política. Em fevereiro de 2011, manifestações contra o governo de Muammar al- khaddafi provocaram a morte de centenas de civis no país. ( )

III. É um país que assistiu, no início de 2011, a massivos protestos populares contra o governo ditador de Hosni Mubarak, que assumiu o poder em 1981. ( )

Lista de exercícios – P1 – 4º Bimestre

Aluno (a): __________________________________

Turma: 3º ano (Ensino Médio) Professor: Yuri Disciplina: Geografia Valor: 2,0

No Anhanguera você é + Enem

(2)

IV. É um país que mantém uma política externa que pode ser qualificada de ecumênica, na qual cabem relações, embora frias, com Israel e bom entendimento com os Estados Unidos, exceto nas questões relativas ao Oriente Médio. ( )

Assinale a sequência correta:

a) I. Argélia, II. Líbia, III. Egito, IV. Tunísia b) I. Argélia, II. Egito, III. Líbia, IV. Tunísia c) I. Argélia, II. Líbia, III. Egito, IV. Marrocos.

d) I. Argélia, II. Egito, III. Líbia, IV. Marrocos.

e) I. Tunísia, II. Líbia, III. Egito, IV. Marrocos.

2. Os países africanos, ainda hoje, sofrem com os reflexos da exploração e da colonização do continente pelas metrópoles europeias. Os europeus definiram, até mesmo, a configuração territorial dos países africanos, trançando fronteiras arbitrárias que dividiram grupos étnicos em diferentes países e juntaram povos rivais dentro de mesmos territórios. Devido à grande instabilidade política das nações africanas, as grandes corporações temem investir no continente, que está à margem do processo de globalização.

Sobre o continente africano, infere-se que

a) a descoberta de grandes reservas de petróleo em alguns países, como Angola, Eritreia e Etiópia, se configura como uma esperança de melhoria para a população desses países.

b) as ajudas internacionais, apesar de insuficientes, estão contribuindo para a melhoria de vida de grande parte da população residente na África Subsaariana.

c) o cultivo e a exportação de algodão, de excelente qualidade, tem se configurado como importantes atividades econômicas no oeste da África.

d) os avanços nas pesquisas e no desenvolvimento de medicamentos têm amenizado a situação de caos dos africanos em relação a doenças como a AIDS e a Tuberculose.

e) os acordos bilaterais firmados entre países fronteiriços têm minimizado as disputas étnicas, reduzindo os conflitos e guerras.

3. Analise a imagem e a chamada da reportagem abaixo.

Rachadura gigante no Quênia mostra que África se dividirá em duas

(3)

A) Identifique o fenômeno geológico mostrado no mapa acima.

B) Explique esse fenômeno.

4. Analise a charge abaixo.

Assim tem sido conhecida a onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18 de dezembro de 2010 e se estendido por 2011. Estas revoluções tem sido divulgadas por mídias sociais na internet e ganhado cada vez mais adeptos.

A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela a) crise política e o retorno de líderes ditatoriais.

b) revolta popular com as reformas efetuadas pelo governo.

c) disputa de poder entre grupos fundamentalistas muçulmanos.

d) crise econômica e pela falta de democracia.

e) interesses em transformar o país em teocracia.

5.

(4)

O continente africano possui indicadores socioeconômico desafiadores. O IDH é um indicador que retrata a qualidade de vida da população. O mapa mostra esse indicador dos países da África, esse resultado indica que:

a) O continente possui os melhores resultados na região central do continente onde encontra os países mais desenvolvidos.

b) A região saariana do continente possui resultados aproximando do 0, o eu indica os melhores IDH da África.

c) A região do sul da África possui os melhores indicadores da África subsaariana, com destaque da África do Sul que é um país emergente.

d) A chamada África negra se destacou economicamente nos últimos anos, comprovado no mapa o seu IDH médio.

e) Todos seus países possuem um IDH baixo, o que o torna o continente mais pobre do mundo.

6. Observe os seguintes mapas sobre as fronteiras africanas:

(http://www.fisicafacil.pro.br/enem/enem2005-5.gif)

Com base nos mapas e nos seus conhecimentos sobre a realidade da África, é CORRETO afirmar que:

a) As fronteiras artificiais, modificadas após os processos de independência, resolveram muitos conflitos territoriais que existiam nos tempos da colonização.

b) As fronteiras políticas colocam a África em uma situação de constante tensão ao desprezar a diversidade étnica e cultural, acirrando conflitos entre etnias rivais.

c) As fronteiras políticas dos países africanos têm sofrido muitas mudanças e não se relacionam mais com os limites traçados pelas antigas metrópoles.

d) As fronteiras étnicas dos povos africanos foram respeitadas pelos europeus, que traçaram as linhas de fronteira de acordo com os acidentes geográficos do continente africano, como rios e montanhas.

e) As fronteiras políticas na África correspondem, nos dias de hoje, às fronteiras étnicas, fruto do processo de descolonização que o continente africano viveu no século XX.

7. Segundo a ONU, na África Subsaariana existem mais de 320 milhões de pessoas que sobrevivem com menos de US$1,00 por dia, a definição da ONU de extrema pobreza. Essa situação traz consequências gravíssimas para a população africana, como a disseminação de doenças e a subnutrição.

As alternativas a seguir citam causas dessa situação de miséria que assola a população africana, EXCETO:

a) Concentração de terras e expansão das monoculturas.

b) Desmatamentos e desertificação de áreas agrícolas.

c) Escassez de riquezas minerais e climas quentes.

(5)

d) Guerras civis e conflitos étnicos.

e) Instabilidade política e corrupção dos governantes.

8. O mapa a seguir mostra as zonas mais tensas do continente africano:

http://nathalia8b.wordpress.com/2008/04/07/conflitos-na-africa/

O continente africano é palco de uma série de conflitos, consequência da intervenção colonialista, principalmente no fim do século XIX e início do século XX. São vários os conflitos no continente africano, o que é pior, muitos deles longe de um processo de pacificação. A maioria é motivada por diferenças étnicas, porém também existem disputas territoriais e por questões políticas e religiosas.

As seguintes alternativas caracterizam os conflitos africanos:

I – África do Sul: conflito intensificado após 1994, quando o então presidente Nelson Mandela implantou o regime do Apartheid no país, que fomentou as rivalidades existentes entre a população branca e negra.

II – Angola: desde 1992, o país vive uma onda de violência por causa da oposição entre o regime militar e grupos fundamentalistas islâmicos, que querem implantar no país um Estado Muçulmano.

III – Ruanda: em 1994 a Guerra Civil entre os Tutsis e Hutus deixou mais de 1 milhão de pessoas mortas, além de milhares de refugiados.

IV – Sudão: conflito armado na região de Darfur, que se iniciou, oficialmente, em fevereiro de 2003, com o ataque de grupos rebeldes a postos do governo sudanês na região.

Estão CORRETAMENTE caracterizados os conflitos africanos em:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

9. Leia o texto do historiador Eric Hobsbawn.

Os excluídos da globalização

“À medida que a economia mundial se tornava global e, sobretudo após a queda da região soviética, mais

(6)

puramente capitalista e dominada por empresas, investidores e empresários descobriram que grande parte dela não tinha interesse lucrativo para eles, a não ser, talvez, que pudessem subornar seus políticos e funcionários públicos para gastar dinheiro extraído de seus infelizes cidadãos com armamentos ou projetos de prestígio. Um número desproporcionalmente grande desses países se encontrava no infeliz continente africano.”

HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras,1995, p. 355

Através da leitura do texto, a expressão “excluídos da globalização” significa que a África apresenta um agravamento:

a) da situação econômica a partir da década de 1990 e fraco mercado consumidor e exportação de produtos primários de baixo preço.

b) da situação social do continente, deixando-o a parte dos avanços tecnológicos e dos recursos provenientes do capitalismo.

c) das questões sociais impossibilitando a população de adquirir iphones, netbooks entre outros aparelhos modernos.

d) do acesso à internet pelo alto índice de analfabetismo do continente, impossibilitando a população de se conectar com o Mundo.

e) social e da política que rege em todo o continente, que por ter um caráter socialista impede os avanços do capitalismo.

10. (UFSCAR) Os gráficos mostram a evolução da epidemia da AIDS no mundo e na África Subsaariana.

(7)

A partir de sua análise, é CORRETO afirmar que:

a) no século XXI, houve uma redução do número de pessoas infectadas e uma estabilização no percentual de adultos infectados no mundo e na África Subsaariana.

b) houve uma estabilização, em termos absolutos, da população infectada e da população adulta infectada, entre 2000 e 2007, tanto no mundo como na África Subsaariana.

c) há uma tendência de queda no percentual de adultos infectados na África Subsaariana a partir de 2000, mas a região ainda abriga mais da metade do número de infectados do mundo em 2007.

d) apesar do aumento da população infectada no mundo, a porcentagem de adultos infectados é pequena, demonstrando que o grupo de risco é maior entre crianças e idosos.

e) ambos os gráficos indicam estabilização do número de casos de pessoas e de adultos infectados, apesar dos progressos serem menos expressivos na África Subsaariana do que no mundo.

11. O imperialismo europeu na África, ratificado na Conferência de Berlim de 1885, deixou marcas negativas no continente africano que se estendem até os dias atuais.

Marque a opção em que a ação referendada nessa conferência está CORRETAMENTE relacionada à sua consequência atual:

a) Ação referendada: partilha da África entre os países europeus delimitando fronteiras. Consequência:

esgotamento dos recursos naturais não-renováveis

b) Ação referendada: estabelecimento de cotas de exploração dos minerais. Consequência: esgotamento dos recursos metálicos.

c) Ação referendada: partilha da África entre os países europeus delimitando fronteiras Consequência: conflitos étnicos e guerrilhas.

d) Ação referendada: estabelecimento de cotas de exploração dos recursos minerais e vegetais Consequência:

perda da biodiversidade das florestas equatoriais.

e) Ação referendada: acordos de livre comércio entre a Europa e a África Consequência: rebaixamento da África a mera exportadora de produtos primários.

12. Diversos conflitos ocorrem no continente africano por motivos variados.

Sobre esses conflitos, analise as afirmativas a seguir:

I – Na Somália, o conflito interno envolvendo clãs diferentes, deixou um saldo de mais de 300 mil mortos e mantém latente o conflito socioeconômico na região.

II – Somente a partir da década de 1990 que o conflito entre Etiópia e Eritréia chegou ao final, com o reconhecimento das fronteiras desse último pelo primeiro.

(8)

III – Em Ruanda, a diferenciação entre Tutsis e Hutus, legalizada pela Bélgica durante a colonização, teve um desfecho trágico com um saldo de mais de um milhão de mortos.

As afirmativas CORRETAS são:

a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) I e II e) I, e III

Referências

Documentos relacionados

As variedades linguísticas registradas no Atlas Linguístico da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso evidenciam a influência da fala de outras regiões do Brasil, como ficou

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

As dimensões de TI estudadas nessa pesquisa buscou identificar e relação entre Tecnologia da Informação e a entrega da Proposta de Valor Social pela Empresa estudada. A

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

cardiovasculares, com 900 mil vítimas por ano. Depois vem o câncer de estômago, pulmão, cólon, mama e próstata, com 500 mil. Os problemas apontados relacionados com o processo