• Nenhum resultado encontrado

DESTA QUE E ENTREGUE ESTE CADERNO AO MÚSICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESTA QUE E ENTREGUE ESTE CADERNO AO MÚSICO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

DE ST A Q UE E E NT RE GU E E ST E C AD ER NO A O M ÚS IC O

(2)

26

A VERDADEIRA UTILIDADE DA MÚSICA

Mônica Coropos A Música tem lugar de destaque para os cristãos. Agostinho, um dos pais teólo- gos do passado, considerado, na Igreja Católica e na Igreja Anglicana, santo e impor-

tante Doutor da Igreja, proferiu as seguintes palavras:

“Quantas lágrimas verti, quão violenta emoção experimentei, Senhor, ao ouvir em vossa Igreja os hinos e cânticos que louvam! Ao mesmo tempo aqueles sons pene- travam em meus ouvidos, Vossa verdade se derretia em meu coração, Excitando os

movimentos de piedade, Enquanto corriam minhas lágrimas.”

Qual seria a real utilidade da Música para nós? Que tipo de signifi cado e impac- to queremos causar sobre a vida de todos os membros da igreja com a Música?

Seria elaborar programações especiais como forma de adorar a Deus? Seria mobilizar toda a igreja a utilizar a Música de forma especial para louvar?

O Salmista do salmo 40.5 reconheceu, estupefato e atônito, os grandes feitos e as grandes maravilhas do Se- nhor quando exclamou:

“Senhor meu Deus! Quantas maravilhas tens feito! Não se pode relatar os planos que preparaste para nós! Eu que- ria proclamá-los e anunciá-los, mas são por demais numerosos!”.

Sem dúvida, a Música está implícita nestas maravilhas. A Música é arte, e, como arte, cativa, atrai, encanta. Há um perigo iminente à idolatria da Música! Ela é valiosa e poderosa secularmente falando; Há um comércio, um status, um “poder”. Estudos fi losófi cos, antropológicos e neurocientífi cos mais recentes buscam responder às per- guntas: “Para que serve a música? De onde ela surge? Por que os homens precisam dela?”. A música tem princípios terapêuticos, dadas as possibilidades de usá-la no tratamento psicológico. Trabalha com a memória, pois exercita a capacidade do cérebro de armazenar milhares de músicas com as quais temos contato durante nossa vida. Pode ser usada para trabalhar nossos “sentimentos e emoções”, que são despertados mais facilmente.

O músico, diferente de outros profi ssionais, começa cedo. Quanto mais cedo, melhor! Não raro vemos músicos/

artistas renomados, que começaram cantando ou tocando nas igrejas. Comigo também foi assim. Iniciei minha trajetória musical ainda criança. Nascida e criada na igreja, foi na Faculdade que me apresentaram um olhar dife- renciado para a Música. Foi aí que eu tive dois caminhos para escolher:

Servir à MÚSICA

Usar a MÚSICA para servir

Aqui estou hoje para dizer que não me arrependi, um dia sequer em toda a minha vida da escolha que fi z.

Eu te desafi o a olhar para a Música agora, e enxergá-la como ela realmente é: uma FERRAMENTA, de ensino, de serviço, de adoração e louvor e de evangelização. Neste texto, vou me ater a esta última.

gos do passado, considerado, na Igreja Católica e na Igreja Anglicana, santo e impor- tante Doutor da Igreja, proferiu as seguintes palavras:

Seria elaborar programações especiais como forma de adorar a Deus? Seria mobilizar

(3)

27

FERRAMENTA DE EVANGELIZAÇÃO

Música é parte integrante de nosso dia a dia. Pra todo lugar que olhamos, ouvimos sons, músicas tocando, pessoas com fones ouvindo suas músicas nos mais diversos lugares, nas mais diversas situações. Li num site de notícias, recentemente: “Não é impressão. As operadoras móveis descobriram a música e apresentam múltiplos serviços e projetos. Objetivo: conquistar os clientes mais jovens,” consumidores atuais, clientes do futuro Quanto mais cedo as operadoras conseguirem relacionar-se com eles, mais cedo garantem a lealdade desses clientes. A aposta na música foi “inevitável”. O público jovem é apetecível e o investimento na música veio para fi car.

A música na Bíblia sempre foi usada de forma muito séria dada a importância e o poder que ela tem de alcan- çar as pessoas. Por que não usarmos esta ferramenta conscientemente para transmitir o evangelho de Jesus às diversas faixas etárias, grupos de interesse, tribos? Se estamos realmente preocupados em evangelizar o maior número de jovens e adolescentes perdidos na sociedade, precisamos promover reuniões com muita música, dan- ças de louvor e adoração a Deus para que haja empatia e identifi cação por parte dos descrentes e estes sejam sal- vos. A Música é democrática, tem vários estilos. Devemos pesquisar onde estamos e o perfi l de quem queremos atingir para escolhermos músicas que evangelizem – dentro e fora.

Para concluir, queridos, lembrem-se: Vamos continuar a colocar a Música no seu devido propósito: ferramenta de ensino, ferramenta de serviço, ferramenta de evangelização e ferramenta de adoração e louvor. Que o Senhor da Música nos abençoe!

(4)

28

EU VIVO PARA A GLÓRIA DE DEUS

Para a Campanha de Missões Nacionais - 2013 Letra:

Mônica Coropos Música:

Anderson Silveira Motta

(5)

29

(6)

30

(7)

31

(8)

32

EU VIVO PARA A GLÓRIA DE DEUS

Infanto-Juvenil

Eudimyr Lima

(9)

33

(10)

34

(11)

35

VIVO PRA TI

Missões Nacionais - 2013 - Música Jovem

Letra e Música: Lucas Lopes Arranjos: Jacob Lima

(12)

36

(13)

37

(14)

Entrevista com Eudimyr Lima, da PIB de Fortaleza, CE, compositor do hino infantil de nossa campanha.

FOI A PRIMEIRA VEZ QUE O IRMÃO COMPÔS UMA MÚ

SICA PARA MISSÕES NACIONAIS?

Para Missões Nacionais, sim. Geralmente nas cam- panhas de missões estaduais eu tenho feito, por onde tenho passado. Já fiz para São Paulo, Alagoas e Ceará.

ACHA QUE OS MÚSICOS, DE FORMA GERAL, PODERIAM SER MAIS ENVOLVIDOS COM MISSÕES? O QUE FALTA

RIA PARA ISSO?

Nós temos músicos e “músicos”. Infelizmente a maioria quer fazer sucesso, estar nas paradas, na mídia, compondo e cantado aquilo que o povão quer, buscan- do fama. Claro que de uma forma ou de outra o Espí- rito Santo toca e restaura muitas vidas, pois a obra é

MÚSICOS PARA A GLÓRIA DE DEUS

Coral da PIB Fortaleza que gravou o hino infanto-juvenil

(15)

39 d’Ele, apesar da fi losofi a do músico fugir do seu objeti -

vo. Mas, com certeza, se todos de fato se preocupas- sem com o IDE, muito mais vidas seriam alcançadas e libertadas para a Glória de Deus. Nós temos sim, muitos músicos que se preocupam com o bem-estar do evan- gelho, que selecionam aquilo que têm de melhor para ensinar e ministrar em suas igrejas; que são verdadeiros missionários.

Precisamos de muito mais músicos comprometi dos para fazer mais. Mas para isso precisamos ensinar, nos nossos congressos, encontros, simpósios, clínicas de música e outros meios para ciar uma verdadeira menta- lidade cristã nos músicos de nossas igrejas.

HÁ POUCAS COMPOSIÇÕES VOLTADAS PARA INCEN

TIVAR O CUMPRIMENTO DA MISSÃO DE TESTEMU

NHAR?

Com certeza. Antigamente os cânticos (cha- mados “Corinhos”) falavam muito das experi- ências  de  conversões, do amor de Deus na comunicação do evangelho e vida futura. Hoje é a  época  do milagre, do consolo, amparo, do cuidado de Deus e adoração. Os cânticos pouco falam da propagação do evangelho e vida eter- na. Infelizmente o conceito de igreja está mudan- do. As pessoas estão preocupadas com o “aqui e o agora”; com ensinamentos que tragam o imediato;

a cura física; prosperidade e outros benefícios para a sua vida terrena. E isso é feito através de muitas

canções, meio muito eficiente para o ensino. Pre- cisamos retornar ao primeiro amor e transmitir o verdadeiro sentido do evangelho conforme Mateus 28.19 e 20.

COMPARTILHE A EXPERIÊNCIA DA COMPOSIÇÃO E GRAVAÇÃO COM O CORO DAS CRIANÇAS DO HINO IN

FANTIL DA CAMPANHA.

 Faço composições desde quando eu era menino.

Claro, o chamado para o ministério de música veio aos 12 anos e logo percebi que foi para isso que o Senhor me chamou. Então me capacitei, e me formei, e assim obti ve o conhecimento para esse ministério e para fazer uma música de qualidade. Tenho muitas composições, cantatas para coro misto, infanti s, etc. Faço com muita alegria porque isso é promover o evangelho do Senhor.

Aqui em Fortaleza, ao longo de 17 anos tenho deixado um legado muito grande na área da música. Tenho vis- to e acompanhado o crescimento de muitos meninos e meninas, com realizações de muitos projetos, mas fazer esta gravação com essa turminha foi muito legal. A ale- gria em cada rosti nho era radiante. Não só delas, mas principalmente dos pais que foram leva-las ao estúdio.

Foi difí cil conter os ânimos para que elas se concentras- sem para a gravação, mas por fi m fi zeram festa quando ouviram o resultado fi nal. Principalmente porque este trabalho não era para abençoar só aqui, mas em todo o Brasil. Nosso coração arde por missões e nossa igreja é muito missionária.

“Viver para a glória de Deus é um desafio para qualquer cristão, não apenas para os missionários ou pastores. Durante o tempo de ensaio desta música com um grupo de crianças e pré-adolescentes da PIB de Fortaleza foi possível desafiá-los a viverem glorificando a Deus em suas palavras e ações. Tive a oportunida- de de compartilhar com eles sobre o tempo em que saí de São Paulo, minha terra natal, para ser missionária no interior do Ceará, levar o amor de Deus às crianças e ao povo deste estado. Nunca podia imaginar que um dia, muitos anos depois do meu trabalho missionário, Deus me traria de volta para desafiar crianças e adultos da maior igreja batista do Ceará a sustentar missões, orar pelos missionários e viver uma vida que glorifique a Deus. Que esta música nos desafie a viver assim”.

Doraci Cavallari Monteiro Regente dos Coros Gênesis Infantil e Primícias Juvenil da PIB de Fortaleza (CE)

(16)

40

orientações gerais

BAIXE AQUI:

A revista da Campanha Músico foi encartada na revista do Promotor. Destaque estas páginas e entregue ao responsável pela música de sua igreja. Acesse o site www.missoesnacionais.

org.br/campanha é baixe as sugestões de ordens de culto. Nos- sas sugestões podem e devem ser adaptadas à sua realidade e vontade da igreja local.

Fique por dentro

Hinos e cultos que inspiram – Promova a meditação no tema e divisa da Campanha 2013 em sua igreja por meio da melodia e da poesia do hino ofi cial “Eu vivo para a glória de Deus” (letra de Mônica Coropos e música de Anderson Silveira Motta), da música jovem “Vivo pra ti” (letra e música de Lucas Lopes e arranjos de Jacob Lima) e do hino infantil “Vivo para a glória de Deus” (letra e música de Eudimyr Lima).

Cante-os intensamente com a congregação, pequenos grupos e classes, nos cultos, nos momentos missionários e em outras reu- niões. No DVD da Campanha 2013 você encontrará os clips dos hi- nos com legenda, tradução para LIBRAS e também os play-backs.

A Revista do Músico é parte integrante do material da Campanha Anual de 2013 publicado pela Junta de Missões

Nacionais da Convenção Batista Brasileira.

Direção Executiva Fernando Macedo Brandão Gerência Executiva de Comunicação

e Mobilização Jeremias Nunes dos Santos

Redação Marize Gomes Garcia

Revisão

Adalberto Alves de Sousa Arte e diagramação

Oliverartelucas

Nossa Missão:

Conquistar a Pátria para Cristo.

Nossa Visão:

Ser uma agência missionária dinâmica e criativa, com excelência na gestão

missionária, voltada para servir às igrejas da CBB no cumprimento da sua

missão.

Endereço da Sede:

Rua Gonzaga Bastos, 300 Vila Isabel - 20541-015

Rio de Janeiro – RJ Telefax: (21) 2107-1818

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo