• Nenhum resultado encontrado

LIDERANÇA E O PAPEL DO LÍDER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "LIDERANÇA E O PAPEL DO LÍDER"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

LIDERANÇA E O PAPEL DO LÍDER

Sandra Mendo 54

Dra. Marcela Lima Cardoso Selow 55

RESUMO

O presente estudo de revisão bibliográica analisará o conceito de liderança e o papel que o líder representa na organização. O peril do líder de sucesso é algo que muitos líderes buscam: inluenciar, motivar, trazer as pessoas para junto de si, formar times vencedores. Conclui-se que os líderes apresentam uma série de qua- lidades e características especiicas e precisam desempenhar várias funções e atri- buições enquanto líderes, para formar e gerenciar equipes de alto desempenho nas organizações.

Palavras-chave: Liderança. Líder. Inluência.

ABSTRACT

he present bibliographic review study will analyze the concept of leadership and the role that the leader presents in the organization. he proile of the succes- sful leader is something that many leaders seek. Inluence, motivate, bring people together, form winning teams, and conclude that leaders have a number of speciic qualities and characteristics, and they need to perform various functions and assig- nments as leaders, to form and manage high-performance teams Organizations.

Keywords: Leadership. Leader. Inluence.

1INTRODUÇAO

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando- -o em uma equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e inluenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com

54 Aluna do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas no Serviço Público - Faculdade Dom Bosco.

55 Orientadora. Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação - Faculdade Dom Bosco.

(2)

entusiasmo, para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Muitas pessoas buscam entender os segredos da arte de liderar uma equi- pe. Entretanto, ser um líder é algo muito mais inconsciente e automático do que somente assumir as responsabilidades. O líder é um ponto chave dentro de uma organização, ele deve incentivar e motivar as pessoas na busca do objetivo comum.

Também, deve cuidar para que o ambiente de trabalho seja saudável e que as metas sejam alcançadas por todos.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Um bom líder é aquele que exerce uma boa liderança e inluência sobre as pessoas, que as motiva e incentiva a atingir os objetivos estabelecidos. A palavra líder se origina do inglês leader, segundo o Dicionário Aurélio (2010, p.116), e é deinida como:

Líder. [Do. Ing. Leader] S.m. 1. Indivíduo que cheia, co- manda e/ ou orienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de ideia. 2. Guia chefe ou condutor que represen- ta um grupo, uma corrente de opinião etc.

Liderança. S.f. 1. Função de líder. 2. Capacidade de lide- rar; espírito de cheia. 3. Forma de dominação baseada no prestigio pessoale aceita pelos dirigidos.

Segundo o dicionário Houaiss (2009, p.253) “líder é uma pessoa que apre- senta autoridade para comandar ou coordenar outras pessoas cujas ações e palavras exercem inluência sobre o pensamento e o comportamento”.

Hunter (2004, p. 15) descreve liderança como “a habilidade de inluenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identiica- dos como sendo para o bem comum”. Já para Maximiano (2006), liderar signiica obter efeitos ou resultados por meio da mobilização de pessoas, inluenciando-as para realização de objetivos. Por sua vez, Megginson e Mosley (1998), descrevem liderança como um processo de inluenciar as atividades individuais e grupais no estabelecimento das metas.

Bennis, (1988, p.18), airma que “Liderança é o que dá a organização sua visão e capacidade para transformar essa visão em realidade”.

Campos (2011, p. 1) deine liderança como:

[...] liderança é um processo de inluência”. O líder é o

(3)

indivíduo que exerce mais inluência em um grupo. Os lí- deres inluenciam mais do que os liderados e esse processo assimétrico de inluência é, muitas vezes, considerado a característica decisiva da liderança. Se você quiser liderar, precisa ser mais eicaz na forma de inluenciar as pessoas.

Ferreira (2011, p. 1), salienta que:

[...] um líder que não é capaz de inspirar coniança nas pessoas é um líder que pode “estar” nessa posição por mo- tivos não compatíveis com o peril de gestor necessário para os desaios atuais. Liderar está diretamente conecta- do com lidar com o poder e inluência para construir uma relação de coniança.

Liderar é, pois, um conjunto de atitudes, decisões que podem fazer de seu trabalho o reconhecimento da organização. Segundo Jordão (2002, p. 03): “Liderar é a arte de conduzir as pessoas para que façam o que é necessário por livre e espon- tânea vontade. É conseguir que seus liderados queiram fazer o que precisa ser feito.”

O líder passa a ter um papel importante dentro das organizações públicas ou privadas, pois é um dos responsáveis pelo sucesso da instituição. O líder é o equilí- brio entre a ação e a reação. Com ações simples é possível transformar, incentivar e engajar os trabalhadores em um único objetivo, que com certeza, os levará a fazer o trabalho de forma mais prazerosa e zelosa.

Gil (2007) airma que liderança nada mais é do que a forma de condução das pessoas, baseada no prestígio pessoal e na aceitação dos subordinados. Para que haja essa aceitação do grupo, é preciso haver respeito, coniança e sinceridade de ambas as partes, porém, quem determinará o nível de tais ações será sempre o líder.

Para Kotter (1999), liderança é um conjunto de processos e que, muitas ve- zes, as pessoas são impostas em “cargos” de líderes sem ter realmente, a essência de um líder. Hunter (2004, p.96) deine oito características como fundamentais para um líder, que são: “Paciência, Bondade, Humildade, Respeito, Abnegação, Perdão, Honestidade e Compromisso”. Tzu (2001, p.63) já acredita que um bom líder deve apresentar as seguintes características: “Benevolência, Justiça, Lealdade, Coniabili- dade, Coragem e Estratégia”.

Um líder tem que ser uma pessoa justa, nunca favorecer alguém por motivos pessoais e tratar a todos os seus colaboradores com igualdade, nunca demonstrando maior interesse por um indivíduo em especiico e tratando-o de maneira especial O líder precisa ser humilde, para que não utilize sua posição e poder em benefício próprio. Um líder humilde é aquele que não esnoba ou humilha os seus colabora-

(4)

dores, sempre os auxilia da melhor forma possível para que o objetivo estipulado seja alcançado. Hunter deine a humildade como: “Ser autêntico sem pretensão ou arrogância” (HUNTER, 2004, p.86).

Outra característica importante para um bom líder é o compromisso e a se- riedade com o objetivo, não somente se focando nos seus colaboradores. Há diferen- tes classiicações dos líderes, deinidos a partir de critérios diferentes. Quando um líder é escolhido por uma organização, ele é considerado um líder formal. Líderes informais, no entanto, emergem natural ou espontaneamente, dentro de um grupo.

No entanto, a classiicação mais amplamente utilizada é a que diz respeito à ligação entre o líder e os indivíduos que inluencia.

Segundo Chiavenato (2003) há lideres democráticos, autoritários e liberais.

• Liderança democrática: o líder orienta o grupo e incentiva a participação de todos. A ênfase está no líder e também no grupo.

• Liderança autocrática: o líder impõe suas decisões sobre o grupo, sem nenhuma participação deste. A ênfase está nele.

• Liderança liberal: o líder delega totalmente, as decisões ao grupo sem controle algum e deixa-o completamente à vontade. É mínima a participação do líder e o grupo é enfatizado.

Dessa forma, segundo Wilson, citado por Ferreira (2011, p. 1), “Inluenciar com êxito é conseguir fazer com que as pessoas aceitem compromissos. Sem isso você não terá realmente inluenciado ninguém – você só estará iludindo a si mes- mo”. Não importa a posição, classiicação, título, idade, nacionalidade, raça, cor ou credo, ou seja, isso não qualiica ninguém para liderar pessoas. O direito de con- duzir não é uma atribuição, é uma conquista que pode levar muitos anos para ser alcançada. Para se tornar um líder admirado e respeitado ele não deve concentrar-se em fazer as pessoas o seguirem, mas em se tornar o tipo de pessoa que a maioria queira seguir.

Segundo Chiavenato (1999, p.344), “os líderes são responsáveis pelo sucesso das organizações. Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso”, pois, dentro das organi- zações encontram-se vários tipos de personalidades e culturas distintas, que exigem do líder uma postura centrada e condizente a sua posição.

Segundo Violin (2004), é essencial que a liderança tenha uma visão, ou que busque enxergar as necessidades de seus liderados, e saber o que esperam da organi- zação, de forma que venham a encontrar diretrizes que correspondam às expectati- vas da organização e que satisfazem as necessidades dos colaboradores.

(5)

Constata-se que a capacidade de liderar é, na verdade, uma coleção de habilidades, e que, quase todas, podem ser aprendidas e aperfeiçoadas.

Senger, em seu livro “A Dança das Mudanças” (1999), desenvolve um con- ceito sobre liderança, em que o líder é como um “jardineiro”, que não ica sobre as sementes implorando para que elas cresçam, mas sim, é o fornecedor das condições próprias (adubos, água, preparação com a terra) para que assim, as plantas venham a lorescer naturalmente. Dessa forma, não são trocadas, como os maquinários, quan- do dão algum defeito, mas sim, são tratados para desenvolverem o seu melhor.

2.1CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER

Segundo Dubrin (2003, p. 345), “a característica mais relevante na eicácia da liderança é a inteligência emocional, intimidade ligada à forma como os indiví- duos gerenciam a si mesmos e também como mantêm o relacionamento com os ou- tros grupos”. Assim, veriica-se que há necessidade dos líderes ter uma visão humana e interpessoal, não somente nos resultados ou nos negócios das organizações.

As organizações atuais visam que seus líderes sejam agentes facilitadores em proporcionar oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento pessoal de seus cola- boradores.

Starkey (1997, p.347), airma que “os líderes devem ser vistos como projetis- tas professores e orientadores”, sendo responsáveis pela compreensão e entendimen- tos dos colaboradores e ao cumprimento dos ideais da organização.

Segundo Maxwell, (2007, p.88), “Quando se trata de alcançar o sucesso em equipe, tudo começa com a capacidade de pensar sobre outras pessoas além de nós”.

Ou seja, as organizações se colocam no lugar de seus colaboradores, para que assim possam crescer juntamente com eles e depositam essa responsabilidade em seus líde- res. Dessa forma, o mesmo autor citado anteriormente, também salienta que, toda vez que um líder for tão egoísta a ponto de olhar apenas para seu interesse, só terá uma pessoa trabalhando a seu favor – ele mesmo. Mas, quando ajuda uma dúzia de pessoas a resolverem os problemas que elas enfrentam, passa a ter uma dúzia de pes- soas trabalhando a seu favor. Os melhores líderes conhecem a capacidade da equipe com que trabalham, por isso, sabem exatamente como desenvolver as características de cada funcionário. Eles usam seu próprio conhecimento para desaiá-los a alcan- çar sempre mais. Destacam-se em deixar todos confortáveis para crescer.

Um líder não deve ser egocêntrico e almejar somente os seus objetivos, e sim,

(6)

ser capaz de se colocar no lugar do outro e estar disposto a lutar juntamente com ele, auxiliando-o em todas as suas necessidades. Os líderes são responsáveis por construir organizações nas quais as pessoas possam estar continuamente expandindo sua ca- pacidade de criar seu futuro, inspirando seus seguidores pelo exemplo que passam e pelas características que possuem. (SENGE, 1997, p. 345).

Segundo Vergara (2003, p.1), “o líder já nasce feito”, ou seja, são pessoas que nascem com atributos característicos de um líder, podendo ser físicos e aparências em si, intelectuais, na questão da inteligência e no entusiasmo, nos traços sociais, que remetem às suas habilidades administrativas e interpessoais, e nos traços rela- cionados com a tarefa que executa no que diz respeito à iniciativa, à persistência, entre outros. Todavia, segundo Hunter (2004, p.96), liderança “é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas”. Portanto, sendo uma habilidade, há certas características neces- sárias para desempenhar esse papel, tais como: a inluência, o caráter e coniança, a importância dos relacionamentos e a construção de parcerias, as quais tornam o papel do líder extremamente exigente.

Uma liderança mal desempenhada traz para as organizações baixa produti- vidade, desmotivação, ambiente ruim para trabalhar, pessoas desinteressadas traba- lhando como robôs, apenas para gerar resultados quantitativos. Ainda, pode causar um ambiente hostil, através de uma convivência ruim entre as pessoas. A comu- nicação é deiciente e as relações interpessoais icam prejudicadas. Muitos líderes intimidam sua equipe pelo nome, título e poder ao apenas entrar em uma sala.

Porém, os líderes que são mais bem-sucedidos encorajam os outros a expressarem suas opiniões. Incentivar a equipe é um papel fundamental para criar um ambiente seguro em que todos tenham coniança em expor seus pontos de vista.

2. 2 O LÍDER E SUA INFLUÊNCIA

A liderança se desenvolve diariamente. De acordo com Maxwell, (2007, p.

96), “A capacidade de liderar é, na verdade, uma coleção de habilidades, e quase to- das podem ser aprendidas e aperfeiçoadas”. “Ou seja, é uma construção constante, um aperfeiçoamento diário.”.

A habilidade de trabalhar com as pessoas e desenvolver relacionamentos são absolu- tamente indispensáveis, para a liderança, como salienta Maxwell, (2007),

A habilidade de olhar para cada pessoa, entendê-la e li- gar- se a ela é um fator essencial no sucesso interpessoal”.

A capacidade do líder de olhar um colaborador não so- mente como um funcionário remunerado pelos serviços

(7)

prestados, mas sim com admiração e valorização pelas suas qualidades se torna um fator primordial que estreita e fortalece seu relacionamento com a organização. Um lí- der busca ter empatia, conquistar a coniança, o respeito, busca mostrar para o liderado mais do que pode enxergar, descobrindo o melhor que há em cada um, não apenas mandar e dar ordens (MAXWELL, 2007, p. 96).

Chiavenato (2004, p. 446), airma que “a liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa inluencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes (...)”. Diz respeito a envolver as pessoas de forma voluntária e animosamente, a alcançarem os objetivos, por meio da inluência pessoal, que um líder motivador precisa desenvolver.

De acordo com Stoner (1999, p.344) a “liderança é o processo de dirigir e inluenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo”. Mas, quando se trabalha em grupo há sempre convergências. Nesse momento, se requer muito da postura do líder, pois os envolvidos devem identiicar corretamente as características críticas de cada situação, identiicar quais comportamentos são re- queridos, e então, ser lexível o suiciente para exibir esses comportamentos, tendo como primordial sua postura mediante as situações, e modiicá-las de acordo com a necessidade, através de sua inluência e de seu respeito com os colaboradores, (MELO, 2004, p. 41).

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que gerir pessoas, tanto no âmbito público quanto no privado, vai muito além da arte, pois é necessário lidar com diferentes personalidades, tem- peramentos e caráter. Nenhum ser humano é igual, todos apresentam características peculiares. Contudo, as pessoas podem ser desenvolvidas por intermédio de ações pontuais e ressalta-se a importância do papel do gestor na motivação do servidor, mas, devido às pessoas possuírem níveis diferenciados de aspirações, existe uma parcela que depende exclusivamente, de cada indivíduo. O líder exerce um papel fundamental dentro de qualquer organização. É ele o responsável por organizar e gerenciar as equipes de trabalho para que possam atingir os objetivos e metas. O bom líder precisa trabalhar entusiasticamente, possuir o desejo, motivar as pessoas e acima de tudo, sentir-se motivado. O verdadeiro líder deve se focar emobjetivos estratégicos da organização e não apenas, no gerenciamento de atividades e pessoas.

Todo líder possui um conjunto de qualidades que lhe permitem alcançar seus ob- jetivos. O líder precisa ser eicaz e, acima de tudo, ter equilíbrio, deve saber ouvir e

(8)

compartilhar suas ideias com os outros.

REFERÊNCIAS

BENNIS, Warren. A formação do líder. São Paulo: Atlas, 1988, p.18.

CAMPOS, P. Liderança é um processo de inluência. (2011). Disponível em: http://exame.

abril.com.br/rede-deblogs/mochileiro-corporativo /2011/12/08/ liderança-e-um-processo- -de-inluencia/>. Acesso em: 06 de out. 2016.

CHIAVENATO, I. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 4ªed. São Paulo: Atlas, 1999, p.344.

________. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

_________. Recursos humanos: o capital humano das organizações.8ª ed. São Paulo: Atlas, 2004, p.446.

DUBRIN, A. J. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira,2003, p.345.

FERREIRA, G. Liderança pela inluência. (2011). Disponível em: http://www.labssj.com.br/

lideranca/posts/lideranca-pela-inluencia>. Acesso em: 12out. 2016.

GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis proissionais. São Paulo: Atlas, 2007, p.

220.

HOLANDA, Aurélio Buarque. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. 8ª ed. Rio de Janeiro: Positivo, 2010, p.116.

HESSELBEIN, F. O líder do futuro. São Paulo: Futura, 1996, p.138.

HUNTER, James. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. 19ª ed.

Rio de Janeiro: Sextante, 2004, p.15, p.86, p.96.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro:

Objetiva, 2009, p.253.

JORDAO, S. A arte de liderar – vivenciando mudanças num mundo globalizado. Belo Hori- zonte: Tecer, 2002, p. 03.

KOTTER, J. P. What leaders really do Boston. Harvard Business School Press. 1992, p. 15 - 16.

MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados.

São Paulo: Atlas, 2006.

______. Introdução à Administração. 4ªed. São Paulo: Atlas, 1995.

MAXWELL, John C. O líder 360º. Rio de Janeiro: homas Nelson Brasil, 2007, p.88, p.96.

MEGGINSON, L. C.; MOSLEY, D. C. Administração, conceito e aplicações. 4ª ed. São Pau- lo: Harbra, 1998.

MELO E.A. A. Escala de avaliação do estilo gerencial (EAEG):desenvolvimento e validação.

Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 2004, p. 41.

(9)

STARKEY, Ken. Como as organizações aprendem. São Paulo: Futura, 1997, p.347.

SENGER, Peter M. O novo trabalho do líder: construindo organizações que aprendem. São Paulo: Futura, 1997.

¬_________. A Dança das Mudanças. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

STONER, James A. F. Administração. 5ª ed. São Paulo: LTC, 1999, p. 344.

TZU, Sun. A Arte da Guerra. Porto Alegre, RS: L&PM Editores, 2001, p.63.

VERGARA, S. C. Especial liderança. A liderança aprendida. Rio de Janeiro:

FGVEBAPE, 2007.Disponível em: http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/iles/artigos/4724.pdf>.

Acesso em: 02 out. 2016.

VIOLIN, T. C. Terceiro setor e as parcerias com a Administração Pública. São Paulo: Fórum, 2006.

Referências

Documentos relacionados

Quando avaliamos os ativos despigmentantes, observamos que o ácido fítico foi utilizado em maior número de formulações no mês de outubro, totalizando 9 cosméticos manipulados, no

Quando questionado sobre o perfil de liderança do líder da empresa “B”, a maioria das pessoas não concordou nem discordou que este possuía um perfil de liderança

se afastam de pessoas com outros valores como prioridade. Em segundo lugar, seria que uma pessoa que tem uma família passa a atribuir seus problemas do dia-a-dia às

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

Devido às características do Sistema Brasileiro, o Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos de Potência (POSHP) pode ser clas- sicado como um problema de

Para tal, constou de pesquisa de natureza aplicada à 4 sujeitos, os quais foram selecionados devido às suas condições de paraplegia Os dados coletados foram analisados de

Prefeitura Municipal de Anchieta - ES DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO DAS DESPESAS POR FUNÇÃO/SUBFUNÇÃO ORÇAMENTO FISCAL E DE SEGURIDADE SOCIAL 4º BIMESTRE DE 2016 - JULHO A AGOSTO DE

A sociedade precisa de líderes assim como nos bandos, alcateias e rebanhos de animais, a diferença é que para liderar homens e mulheres em massa, os lideres precisam