• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO USUÁRIO - OCORRÊNCIA PM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANUAL DO USUÁRIO - OCORRÊNCIA PM"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

Referencia: HHeellpp__OOnnlliinnee__ooccoorrrreenncciiaa__PPMM..ddoocc Elaborado:

E

Eqquuiippee SSAAGG

Revisado: Aprovado:

Versão: 0011..0022 Data: 0202--0088--22000077 Data: 2020//0033//22000088 Data:

A autenticação do documento consta no arquivo primário da Qualidade

M M AN A NU U AL A L D D O O U U S S UÁ U ÁR RI IO O

M M Ó Ó D D UL U LO O : : O O PE P ER RA AÇ Ç Ã Ã O O

S S U U B B M M Ó Ó D D U U L L O O : : R R E E G G I I S S T T R R O O D D E E

O O CO C O R R RÊ R ÊN NC C I I A A D D A A P P M M

(2)

Í NDICE

Pág.

1. I

NTRODUÇÃO

4

2. V

ISÃO

G

ERAL DO

SIGIP 5

2.1. SUBMÓDULO DE REGISTRO DE OCORRÊNCIA PM 5

2.2. FUNCIONALIDADES 6

2.3. SITUAÇÕES DA OCORRÊNCIA 7

2.4. NUMERAÇÃO DO REGISTRO DE OCORRÊNCIA PM 7

3. F

ORMA DE

O

PERAÇÃO

- R

EGISTRO DE

O

CORRÊNCIA

PM 8

3.1. MANUTENÇÃO DO REGISTRO DE OCORRÊNCIA PM-ROP 8

3.1.1. Página Inicial de Busca do Registro de Ocorrência PM - ROP 8 3.1.2. Incluindo um Registro de Ocorrência PM - ROP 8 3.1.3. Salvando Rascunho de um Registro de Ocorrência PM - ROP 14 3.1.4. Alterando um Registro de Ocorrência PM – ROP (Após Salvar Rascunho) 14 3.1.5. Aproveitando os Dados de um Registro de Ocorrência PM 15 3.1.6. Aproveitando os Dados de um Registro de Ocorrência PC 16 3.1.7. Aproveitando os Dados de uma Ocorrência registrada no Serviço 190 17 3.1.8. Detalhando um Registro de Ocorrência PM - ROP 18 3.1.9. Excluindo um Registro de Ocorrência PM - ROP 18 3.1.10. Versionando um Registro de Ocorrência PM - ROP 19 3.1.11. Imprimindo um Registro de Ocorrência PM - ROP 19

3.2. MANUTENÇÃO DO REGISTRO DE OCORRÊNCIA PM–MINIROP 20

3.2.1. Página Inicial de Busca do registro de Ocorrência da PM - Mini ROP 20 3.2.2. Incluindo um Registro de Ocorrência PM - Mini ROP 20 3.2.3. Detalhando um Registro de Ocorrência PM - Mini ROP 22 3.2.4. Imprimindo um Registro de Ocorrência PM - Mini ROP 23

3.3. MANUTENÇÃO DOS DADOS DE PESSOA FÍSICA E JURÍDICA 23

3.4. MANUTENÇÃO DOS OBJETOS 23

3.5. TELAS DE BUSCAS 24

3.5.1. Realizando a Busca de Ocorrências PM - ROP 24 3.5.2. Realizando a Busca de Ocorrências PM - Mini ROP 25

3.5.3. Realizando a Busca de Serviços 190 26

3.5.4. Realizando a Busca de Ocorrências PC 27

3.5.5. Realizando a Busca de Eventos Policiais 28

3.5.6. Realizando a Busca de Servidores Públicos 29

3.5.7. Realizando a Busca de Logradouros 30

3.5.8. Realizando a Busca de Ponto Notável 31

3.5.9. Realizando a Busca de Pessoas Físicas 32

(3)

Í NDICE

Pág.

3.5.10. Realizando a Busca de Objetos 33

3.6. TELAS DE CONSULTAS DE HISTÓRICO 35

3.6.1. Consultando o Histórico do Registro da Ocorrência 35 3.6.2. Consultando o Histórico do Cadastro da Pessoa 35 3.6.3. Consultando o Histórico do Cadastro do Objeto 36

4. R

EGRAS DE

N

EGÓCIO

37

4.1. REGRAS GERAIS DO REGISTRO DE OCORRÊNCIA PM 37

5. R

ELATÓRIO

39

5.1. RELAÇÃO DE OCORRÊNCIAS PM 39

6. G

LOSSÁRIO

40

(4)

1. INTRODUÇÃO

Este manual tem como objetivo orientar os servidores da Policia Militar na utilização das funcionalidades do Sistema de Informação e Gestão integrada Policial – SIGIP, Módulo de Operação e submódulo de Registro de Ocorrência da PM. A estrutura deste manual foi organizada em seções, como forma de facilitar a sua leitura:

Apresentação do Sistema – descreve o SIGIP, informando os seus principais objetivos e aplicações ao usuário final, além de suas integrações com outros sistemas. Apresenta o submódulo de Registro de Ocorrência da PM, suas funcionalidades e fluxos do processo.

Forma de Operação – detalha todos os procedimentos para acessar o SIGIP e operar as funcionalidades do submódulo de Registro de Ocorrência da PM.

Regras de Negócios – apresenta as regras de negócio referentes ao submódulo de de Registro de Ocorrência PM.

Relatório - apresenta o modelo do relatório referente ao submódulo de Registro de Ocorrência PM.

Glossário – relação dos termos e abreviaturas utilizados neste documento com as suas definições ou explicações.

Dúvidas sobre o SIGIP que não puderem ser esclarecidas através deste Manual devem ser reportadas ao Gestor do Sistema, através do site da aplicação.

(5)

2. VISÃO GERAL DO SIGIP

O SIGIP – Sistema de Informação e Gestão integrada Policial, desenvolvido com objetivo de criar um moderno sistema policial que incorpore as últimas inovações tecnológicas de software a hardware, para melhorar o atendimento ao cidadão, o SIGIP conta com um módulo funcional principal: módulo de Operações da qual serão informatizados os principais processos operacionais diários da polícia.

O módulo de Operação do SIGIP tem como principais objetivos a informatização e integração de atividades operacionais desenvolvidas pelas policias Civil, Militar e Técnica do Estado da Bahia.

Através deste módulo, estarão integrados de forma automática os fluxos dos processos entre os órgãos usuários.

Todas as informações registradas poderão ser difundidas para outras áreas e departamentos da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, desde que haja autorização da Organização em que foram originadas, contribuindo também na geração de relatórios estatísticos e gerenciais.

O SIGIP conta ainda com mais três módulos necessárias como apoio ao de operações:

Módulo de Gestão, da qual serão informatizados os processos principais de gestão dos recursos humanos e materiais para apoio a operação policial.

Módulo de Inteligência, onde serão informatizados os processos de inteligência policial que permitem obter estatísticas da operação, referenciar os dados à localizações georeferenciadas e descobrir conexões criminais, a partir dos dados recolhidos na operação diária das unidades e através dos resultados de investigações informados por policiais.

Módulo de Administração que trata da gestão de usuários, perfis de acesso, auditorias de dados, manutenção e codificação de parâmetros e dados auxiliares.

O SIGIP permitirá às polícias do estado da Bahia unificar os procedimentos mais importantes, automatizando as atividades operacionais de rotina. Permitindo um conhecimento mais eficaz da informação policial de importância para a segurança do cidadão e para a gestão operacional dos centros policiais, permitindo também a integração de informações entre os centros operacionais e entre o resto dos organismos policiais e judiciais do Brasil. Toda esta potência operacional associa- se com uma grande flexibilidade que permitirá a configuração dos aspectos de segurança do sistema, conforme os requerimentos da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia. As contribuições do SIGIP terão vantagens imediatas no dia a dia das unidades da SSP:

Os dados serão introduzidos uma única vez no sistema, o que reduzirá a carga de trabalho nas unidades e eliminará a possibilidade de ambigüidades na informação, por registrar um mesmo dado várias vezes com detalhes diferentes. Ao compartilhar a informação entre unidades, se evitará duplicidades de trabalho desnecessárias, como registrar uma mesma ocorrência em duas unidades distintas, por exemplo.

Cada dado introduzido no SIGIP (fato, pessoa, objeto, recurso) poderá ser utilizado a partir de qualquer módulo funcional de onde se solicite. Deste modo, se uma pessoa vai registrar uma ocorrência, ao introduzir seus dados no SIGIP como comunicante, poderemos saber, além de outras informações, se é um infrator registrado como fugitivo.

O SIGIP permitirá realizar integração de informação de forma automática ou por solicitação, com outros sistemas que proporcionem esta possibilidade. O SIGIP poderá ir adaptando-se às sucessivas modernizações destes sistemas de modo que, quando se ofereçam novos serviços de integração de informação, o SIGIP poderá conectar-se aos referidos serviços através de uma adaptação de baixo custo e impacto para o sistema.

2.1. S

UBMÓDULO DE

R

EGISTRO DE

O

CORRÊNCIA

PM

O submódulo de registro de Ocorrência da PM foi desenvolvido para permitir o registro e a manutenção dos dados dos atendimentos prestados aos cidadãos pelos servidores da Polícia Militar em suas atividades diárias.

(6)

O registro da Ocorrência pode ser realizado pelo próprio servidor policial que prestou o serviço, bem como por um terceiro (operador de uma central, por exemplo), a partir das informações passadas através de rádio, telefone ou formulário específico.

No processo de cadastramento o Sistema permite que sejam recuperadas informações referentes ao mesmo caso, quando registradas previamente através de outros canais de atendimento, ou pelo próprio atendimento da PM.

As Ocorrências registradas e salvas através da funcionalidade de “Salvar Rascunho” só podem ser alteradas pelo policial responsável pelo registro. Essas alterações não são armazenadas e nem mantidas como histórico.

As Ocorrências registradas e concluídas podem ser versionadas pelo policial autorizado a executar essa funcionalidade. Os versionamentos são armazenados em novas versões e as versões anteriores são mantidas como histórico.

2.2. F

UNCIONALIDADES

As funcionalidades relacionadas a seguir pertencem ao Submódulo de Registro de Ocorrência da PM:

ROP

Incluir Registro de Ocorrência PM: Permite ao usuário incluir os registros de Ocorrência da Policia Militar. A funcionalidade foi construída tomando como base o formulário ROP, utilizado pela PM nas suas operações diárias.

Aproveitar dados de outros registros: Esta funcionalidade permite ao usuário durante a inclusão do registro de Ocorrência, aproveitar dados já cadastrados pela Própria PM ou por outros canais, como as Ocorrências da PC e do SIC 190, facilitando desta forma o cadastramento e permitindo a troca de informações entre as diversas organizações Policiais.

Salvar Rascunho de um Registro de Ocorrência PM: Permite ao usuário incluir parte das informações de uma Ocorrência para finalizá-la posteriormente.

Alterar Registro de Ocorrência PM: Através da funcionalidade de Alteração, e possível alterar um registro incluído como rascunho, ou efetivar a alteração de pessoas e objetos envolvidos em uma ocorrência.

Detalhar Registro de Ocorrência PM: Permite que o usuário consulte um registro de Ocorrência.

Excluir Registro de Ocorrência PM: Permite que o usuário exclua um registro de Ocorrência Salvo como Rascunho. Essa funcionalidade é executada através da Tela Detalhar Ocorrência PM.

Versionar Registro de Ocorrência PM: Através da funcionalidade de Versionamento, é possível alterar um registro concluído e criar “n” versões deste registro.

Imprimir Registro de Ocorrência PM: Através da funcionalidade de imprimir, é possível imprimir a Certidão do Registro de Ocorrência da PM – ROP na situação Rascunho e Concluída.

MINI ROP

Incluir Registro de Mini ROP: Permite ao usuário incluir os registros de Ocorrência da Policia Militar de forma resumida. A funcionalidade foi construída tomando como base o formulário MINI ROP, utilizado pela PM em eventos específicos.

Detalhar Registro de Mini ROP: Permite que o usuário consulte um registro de Mini ROP.

Imprimir Registro de Mini ROP: Através da funcionalidade de imprimir, é possível imprimir a Certidão do Registro de Mini ROP.

(7)

2.3. S

ITUAÇÕES DA

O

CORRÊNCIA

O Registro de Ocorrência da PM – ROP, desde o processo de inclusão até o seu versionamento, pode assumir as seguintes situações (status):

Rascunho – O Registro de Ocorrência assume a situação “Rascunho” depois que o operador se utiliza da funcionalidade de Salvar Rascunho.

Concluído - O Registro de Ocorrência assume a situação de “Concluído” quando o usuário que esta registrando a ocorrência conclui o registro.

Versionado - O Registro de Ocorrência assume a situação de “Versionado” quando o usuário responsável pelo atendimento ou outro policial com a permissão de versionar realiza uma alteração em um registro já concluído.

O Mini Registro de Ocorrência da PM – MINI ROP, desde o processo de inclusão até a sua conclusão, assumi somente a situação de “Concluído” quando o usuário que esta registrando conclui o registro.

2.4. N

UMERAÇÃO DO

R

EGISTRO DE

O

CORRÊNCIA

PM

Um registro de Ocorrência PM ou um registro de Mini ROP receberão os seus números após uma ação de salvar rascunho ou conclusão do seu cadastramento.

A Composição do número da Ocorrência esta definida da seguinte forma = UUUUUUU-TT-AA-SSSSS onde:

• "U" sigla que identifica a unidade de local de trabalho do PM Responsável pela Ocorrência,

• "T" tipo do documento (ROP ou Mini ROP),

• "A" ano de registro do atendimento no sistema,

• "S" seqüencial numérico por unidade e por ano, completado com zeros à esquerda.

Exemplo de No de Ocorrência PM - ROP:

39aCIPM-RO-08-00001 | I I |

| I I |_________________ Nº seqüencial de 5 dígitos | I I______________________Ano de Registro da Ocorrência

| I________________________ Tipo de Documento (ROP) Sigla RO e MINI ROP Sigla MR ||______________________________ Unidade do PM Responsável

(8)

3. FORMA DE OPERAÇÃO - REGISTRO DE OCORRÊNCIA PM 3.1. M

ANUTENÇÃO DO

R

EGISTRO DE

O

CORRÊNCIA

PM - ROP

3.1.1. Página Inicial de Busca do Registro de Ocorrência PM - ROP

Descrição:

A tela de Buscar Ocorrências PM – ROP é utilizada para pesquisar uma ocorrência da Policia Militar previamente registrada no sistema. O detalhamento e os critérios estabelecidos para realizar a busca, estão descritos no item 4.5.1 - Realizando a Busca de Ocorrências da PM - ROP.

É também através dos botões de comando desta tela que se tem acesso as funcionalidades de Incluir, Alterar, Detalhar, Versionar e Imprimir.

3.1.2. Incluindo um Registro de Ocorrência PM - ROP

Descrição:

Através da funcionalidade de Incluir, é possível realizar o cadastramento de um Registro de Ocorrência da Policia Militar com as informações específicas da Ocorrência, do Local do Fato, das Pessoas Envolvidas e dos Objetos envolvidos.

Forma de Acesso:

O acesso a tela de Inclusão de uma Ocorrência se da através do Menu do sistema. O usuário deve clicar na opção Operação/Ocorrência PM/ROP.

Passos:

1. Após clicar na opção ROP, o sistema exibe a Tela Buscar Ocorrências PM – ROP.

2. Clicar no botão “INCLUIR” e o sistema apresenta a tela de Incluir Ocorrência PM.

3. A tela de Inclusão possui quatro Abas: Ocorrência PM, Local do Fato, Pessoas Envolvidas e Objetos Envolvidos. Para registrar os dados de uma Ocorrência em sua totalidade todas as informações obrigatórias contidas nestas abas devem ser preenchidas, e a conclusão se dará somente quando todos os campos obrigatórios estiverem preenchidos e haja pelo menos um envolvimento de pessoa ou objeto.

Aba Ocorrência PM

Na aba Ocorrência PM o servidor deve registrar os dados relacionados à Ocorrência.

Passos:

1. Na aba Ocorrência PM, preencher os campos abaixo, conforme segue:

• Unidade Responsável - selecionar qual a unidade responsável pela ocorrência PM.

• PM Responsável:

* Matrícula – informe a matricula do policial responsável pelo atendimento da ocorrência PM, e o sistema fará uma busca automática na base de servidores públicos para verificar se a matricula existe ou pesquise através da Lupa (ver item 4.5.6 - Realizando a Busca de Servidores Públicos).

(9)

Cargo / Patente – cargo / patente do servidor é preenchido automaticamente a partir da informação da matrícula do servidor.

Nome - nome do servidor é preenchido automaticamente a partir da informação da matrícula do servidor.

Unidade - unidade de local de trabalho do servidor é preenchido automaticamente a partir da informação da matrícula do servidor.

• Policiamento:

* Tipo – selecione o tipo de policiamento. Exemplos: PO a pé, Pó montado, PO patrulha, etc.

Número – informe o número que identifica o policiamento, quando aplicável.

• Evento:

Sigla - informe a sigla do evento e o sistema fará uma busca automática a base de eventos policiais para verificar se este evento existe ou pesquise através da Lupa (ver item 4.5.5 - Realizando a Busca de Eventos Policiais).

Descrição - descrição do evento é preenchida automaticamente a partir da informação do evento.

Período - data de inicio e fim do evento, é preenchida automaticamente a partir da informação do evento.

Município - município que ocorreu o evento é preenchido automaticamente a partir da informação do evento.

• Nº ROP – informe o número do formulário em papel do Registro de Ocorrência Policial - ROP.

• * Origem Solicitação - informe a origem da solicitação. Exemplos: Serviço 190, Central da Unidade, etc.

• * Data/Hora do Fato – informe a data e hora em que o fato aconteceu. Utilizar o calendário para preenchimento da data.

• * Data/Hora do Conhecimento – informe a data e hora que o policial tomou conhecimento do fato. Utilizar o calendário para preenchimento da data.

• * Data/Hora de Chegada no Local – informe a data e hora que o policial chegou ao local.

Utilizar o calendário para preenchimento da data.

• * Data/Hora de Saída do Local - informe a data e hora que o policial saiu do local. Utilizar o calendário para preenchimento da data.

• * Tipos de Ocorrência PM – informe o tipo, subtipo da ocorrência PM e classificação.

Botões do campo Tipo de Ocorrência PM

o Incluir - realiza o acesso à Tela Incluir Tipo de Ocorrência PM.

o Excluir – exclui o registro selecionado.

Clicar no botão Incluir e o sistema disponibilizará uma Tela para Inclusão do Tipo de Ocorrência PM.

Botões da Tela Incluir Tipo de Ocorrência PM:

o Confirmar – confirma a inclusão do registro, após preenchimento dos campos obrigatórios.

o Desistir – desiste da ação e retorna à tela anterior.

(10)

Preencher os campos abaixo:

* Tipo – selecione o tipo de atendimento. A partir desta informação o sistema agrupa os subtipos relacionados ao tipo de atendimento selecionado.

* Subtipo: selecione a sigla referente ao subtipo de atendimento.

* Classificação: Selecione se o fato foi Consumado ou Tentado, Clicar no botão Confirmar para inclusão do tipo de ocorrência.

• Padrão da Viatura: selecione o padrão da viatura utilizada na ocorrência.

• * Descrição da Ocorrência: descreva como aconteceu a ocorrência.

• * Resultado da Ocorrência: selecione qual foi o resultado da ocorrência. Exemplo:

Flagrante Lavrado, Flagrante não Lavrado, Resolvida no Local, etc.

• Esta é uma Ocorrência Complementar: clique ao lado do campo se existir uma ocorrência PM que seja considerada como principal a ocorrência que esta sendo cadastrada.

Nº da Ocorrência - pesquise através da Lupa (ver item 4.5.1 - Realizando a Busca de Ocorrência da PM - ROP) qual a ocorrência PM que será a principal.

OBS: Caso o número da ocorrência PM principal selecionada esteja errada ou queira desistir desta informação, clicar no ícone “Limpar Dados Ocorrência Complementar”

ao lado da lupa.

Data/Hora do Registro – data/hora da ocorrência PM, preenchido automaticamente a partir da informação do número da ocorrência PM principal.

Observação – descreva a relação entre as Ocorrências.

2. Após preencher os campos descritos, clicar no botão “CONCLUIR” para finalizar a inclusão do registro de Ocorrência ou selecionar outra aba para continuar o preenchimento das informações.

3. Caso seja clicado o botão “CONCLUIR”, o sistema exibirá a mensagem: “A execução desta ação implicará na conclusão desta ocorrência. Deseja continuar? OK/”Cancelar”. Ao clicar em OK o sistema fará uma crítica se todos os campos estão preenchidos corretamente e se os campos obrigatórios foram informados.

Aba Local do Fato

Na aba Local do Fato o servidor deve registrar os dados relacionados ao endereço do local do acontecimento.

Passos:

1. Clicar na aba Local do Fato, e o sistema disponibilizará a tela para inclusão do Local do Fato.

2. Preencher os campos abaixo, conforme segue:

• Endereço – o endereço do local do fato pode ser registrado de duas formas: através da busca de logradouro ou através da digitação manual do endereço.

Logradouro – pesquise através da Lupa o logradouro desejado (ver item 4.5.7 - Realizando a Busca de Logradouros).

Permitir a digitação manual do endereço – clique ao lado do campo e o sistema habilitará para preenchimento manual os campos: Logradouro, Numero/ complemento, Bairro, Município, e CEP, conforme tela a seguir.

(11)

• Tipo do Local:

* Tipo – selecione o tipo do local onde ocorreu o fato.

* Complemento - selecione o complemento do tipo do local.

• Ponto Referência: informe o ponto de referência relativo ao endereço do fato.

• Ponto Notável - pesquise o ponto notável através da Lupa (ver item 4.5.8 - Realizando a Busca de Ponto Notável). Essa informação é utilizada para georeferenciamento;

OBS: Caso o ponto notável selecionado esteja errado ou queira desistir desta informação, clicar no ícone Limpar Ponto Notável ao lado da lupa.

• Coordenadas Geográficas:

Latitude: informe em formato decimal um valor entre – 90,000000 a 90,00000

Longitude: informe em formato decimal um valor entre – 180,000000 a 180,00000

3. Após preencher os campos descritos, clicar o botão “CONCLUIR” para finalizar a inclusão do registro de Ocorrência ou selecionar outra aba para continuar o preenchimento das informações.

4. Caso seja clicado no botão “CONCLUIR”, o sistema exibirá a mensagem: “A execução desta ação implicará na conclusão desta ocorrência. Deseja continuar? OK/”Cancelar”. Ao clicar em OK o sistema fará uma crítica se todos os campos estão preenchidos corretamente e se os campos obrigatórios foram informados.

Aba Pessoas Envolvidas

Na aba Pessoas Envolvidas o servidor deve registrar, o envolvimento das pessoas na Ocorrência, bem como sua inclusão no Cadastro Central de Pessoa.

Passos:

1. Clicar na aba Pessoas Envolvidas, e o sistema disponibilizará a GRID Pessoas.

• GRID Pessoas:

Pessoa - descrição da pessoa (nome, documento, alcunha, etc). Preenchido automaticamente após a inclusão do envolvimento da pessoa

Tipo de Envolvimento - tipo de envolvimento da pessoa com a ocorrência (vitima testemunha, autor, etc). Preenchido automaticamente após a inclusão do envolvimento da pessoa

Botões secundários da Tela Pessoa / Tipo de Envolvimento:

o Incluir - realiza o acesso à Tela Incluir Envolvimento da Pessoa para inclusão de um novo registro.

o Alterar - realiza o acesso à Tela de Alterar Envolvimento da Pessoa, permitindo a sua alteração.

o Excluir - realiza a exclusão do envolvimento da pessoa.

o Detalhar - realiza o acesso a tela Detalhar Envolvimento da Pessoa, permitindo a sua consulta.

2. Clicar no botão Incluir, e o sistema disponibilizará a tela Incluir Envolvimento da Pessoa para registro do envolvimento da pessoa com a ocorrência.

(12)

3. Na tela Incluir Envolvimento da Pessoa o servidor deve registrar o envolvimento da pessoa na ocorrência, bem como ter acesso ao cadastro central de pessoas para buscar uma pessoa já existente ou incluir.

4. Preencher os campos abaixo, conforme segue:

• Dados da Pessoa:

* Pessoa – pesquise através da Lupa a pessoa que deseja incluir no envolvimento (ver item 4.5.9 - Realizando a Busca de Pessoas Físicas e item 4.3 – Manutenção dos Dados de Pessoa Física e Jurídica). Ao selecionar uma pessoa já existente na base ou após incluir uma pessoa, este campo será automaticamente preenchido com as informações existentes da pessoa.

* Faixa Etária – caso a data de nascimento da pessoa esteja informada no cadastro central, este campo será automaticamente preenchido, caso contrário, selecionar a faixa etária da pessoa.

• Dados do Envolvimento:

*Tipo de Envolvimento – selecione o tipo de envolvimento que a pessoa possui com a ocorrência,

Lesão – selecione o grau de lesão da pessoa, caso haja.

Turista / Policial em Serviço – informe uma dessas opções, se a pessoa for um policial em serviço ou um turista.

• Dados da Condução do Envolvido:

Liberado no Local – informe se o envolvido foi liberado no local da ocorrência.

Nº da Ocorrência (Não Policial) – informe o número da ocorrência que motivou a condução do envolvido, se for o caso.

Local de Condução – selecione o local de condução do envolvido e informe a sua descrição.

• Dados da Ocorrência PC:

Número – pesquise através da Lupa a Ocorrência PC que está relacionada à pessoa envolvida na Ocorrência PM (ver item 4.5.4 – Realizando a Busca de Ocorrências da PC);

Unidade e Data – campos preenchidos automaticamente após a informação do número da ocorrência da PC.

• Dados Agente Recebedor (Servidor da SSP-BA):

Matrícula – informe a matricula do Servidor da SSP-BA ou pesquise através da Lupa (ver item 4.5.6 - Realizando a Busca de Servidores Públicos);

Nome, Cargo e Unidade – campos preenchidos automaticamente após a informação da matrícula do Servidor da SSP-BA.

• Dados Agente Recebedor (Não Servidor da SSP-BA):

Matrícula – informar a matrícula do não Servidor da SSP-BA;

Nome – informar o nome do não Servidor da SSP-BA;

Função - informar a função do não Servidor da SSP-BA.

Botões da Tela Envolvimento da Pessoa:

o Confirmar - realiza a inclusão do envolvimento da pessoa na ocorrência;

o Desistir – Desiste da realização da ação e retorna a tela anterior.

(13)

5. Após preencher os campos para incluir o envolvimento da pessoa, clicar no botão “CONFIRMAR”.

O sistema retorna à Grid Pessoa com a informação da pessoa envolvida e seu respectivo envolvimento.

6. Após a inclusão da pessoa envolvida, clicar no botão “CONCLUIR” para finalizar a inclusão do registro de Ocorrência ou selecionar outra aba para continuar o preenchimento das informações.

7. Caso seja clicado o botão “CONCLUIR”, o sistema exibirá a mensagem: “A execução desta ação implicará na conclusão desta ocorrência. Deseja continuar? OK/”Cancelar”.

8. Ao clicar no botão OK o sistema fará uma crítica se todos os campos estão preenchidos corretamente e se os campos obrigatórios foram informados e exibe uma mensagem informando que a Ocorrência foi incluída com sucesso.

Aba Objetos Envolvidos

Na aba de Objetos Envolvidos da Ocorrência o servidor deve registrar o envolvimento dos objetos na ocorrência, bem como sua inclusão no Cadastro Central de Objeto.

Passos:

1. Clicar na aba Objetos Envolvidas, e o sistema disponibilizará a GRIS Objetos.

• GRID Objetos:

Descrição - descrição do objeto (tipo, descrição, modelo, etc). Este campo é preenchido automaticamente.

Tipo de Envolvimento - tipo de envolvimento do objeto com a ocorrência (roubado, extraviado, etc). Este campo é preenchido automaticamente.

Botões Específicos da Tela da Aba Objetos Envolvidos:

o Incluir - realiza o acesso à Tela Incluir Envolvimento de Objeto para inclusão de um novo registro de envolvimento.

o Alterar - realiza o acesso à Tela de Alterar Envolvimento de Objeto, permitindo a sua alteração.

o Excluir - realiza a exclusão do envolvimento de Objeto.

o Detalhar - realiza o acesso a tela Detalhar Envolvimento de Objeto, permitindo a sua consulta.

2. Clicar no botão Incluir, e o sistema disponibilizará a tela Incluir Envolvimento de Objeto para registro do envolvimento do objeto com a ocorrência.

3. Na tela Incluir Envolvimento de Objeto o servidor deve registrar o envolvimento do objeto na ocorrência, bem como ter acesso ao cadastro central de objetos para buscar um objeto já existente ou incluir.

4. Preencher os campos abaixo, conforme segue:

• Dados do Objeto:

* Objeto – pesquise através da Lupa o objeto que deseja incluir no envolvimento (ver item 4.5.10 - Realizando a Busca de Objetos e item 4.4 – Manutenção dos Objetos). Ao selecionar um objeto já existente na base ou após incluir um objeto, este campo será automaticamente preenchido com as informações existentes do objeto.

• * Tipo de Envolvimento – selecione o tipo de envolvimento que o objeto possui com a com a ocorrência.

(14)

• Apreendido – Marque o campo apreendido, caso o objeto tenha sido apreendido.

• Pessoa relacionada com o objeto – selecione dentre as pessoas envolvidas na ocorrência uma que possua relação com o objeto.

• Tipo de relacionamento – selecione o tipo de relacionamento da pessoa com o objeto (proprietário, portador, etc.)

Botões da Tela Inclui Envolvimento de Objeto:

o Confirmar - realiza a inclusão do envolvimento do objeto na ocorrência;

o Desistir – Desiste da realização da ação e retorna a tela anterior.

5. Após preencher os campos para incluir o envolvimento do objeto, clicar no botão “CONFIRMAR”.

O sistema retorna à Grid Objeto com a informação do objeto envolvido (descrição e características) e seu respectivo envolvimento.

6. Após a inclusão do objeto envolvido, clicar no botão “CONCLUIR” para finalizar a inclusão do registro de Ocorrência.

7. Após clicar no botão “CONCLUIR”, o sistema exibirá a mensagem: “A execução desta ação implicará na conclusão desta ocorrência. Deseja continuar? OK/”Cancelar”.

8. Ao clicar no botão OK o sistema fará uma crítica se todos os campos estão preenchidos corretamente e se os campos obrigatórios foram informados e exibe uma mensagem informando que a Ocorrência foi incluída com sucesso.

3.1.3. Salvando Rascunho de um Registro de Ocorrência PM - ROP

Descrição:

Esta funcionalidade permite ao servidor incluir parte das informações de uma Ocorrência para finalizá-la posteriormente. Não é obrigatório para Salvar o Rascunho de uma Ocorrência, informar pessoas ou objetos envolvidos.

Forma de Acesso:

O acesso para Salvar Rascunho é o mesmo que para Incluir uma Ocorrência PM (ver tem 3.1.2).

Passos:

1. Acessar a tela Incluir Ocorrência PM.

2. Preencher os campos obrigatórios para Salvar Rascunho que são: Unidade Responsável, Matrícula do PM responsável, Data do Fato e Hora do Fato e clicar no botão “SALVAR RASCUNHO”. O sistema exibe uma mensagem de confirmação que a ocorrência foi salva em rascunho.

3. Para continuar com a inclusão dos dados, basta clicar no botão VOLTAR da tela de confirmação que o sistema disponibilizará a Tela Alterar Ocorrência PM ou através da Tela Buscar Ocorrência PM – ROP.

3.1.4. Alterando um Registro de Ocorrência PM – ROP (Após Salvar Rascunho)

Descrição:

Através da funcionalidade de Alteração, o servidor pode alterar um registro de Ocorrência PM – ROP incluído como RASCUNHO.

Forma de Acesso:

Acessar a tela Buscar Ocorrência PM – ROP, através do Menu do sistema.

(15)

Passos:

1. Na tela de Buscar Ocorrência PM – ROP, selecionar através dos filtros de busca as ocorrências que se encontram na situação de RASCUNHO no Resultado da Busca.

2. Selecionar a ocorrência que deseja alterar e clicar o botão “ALTERAR”. Será disponibilizada a tela Alterar Ocorrência PM.

3. Na tela de Alterar Ocorrência PM, o servidor pode realizar inclusões e/ou alterações em todos os campos de todas as Abas do registro de Ocorrência, com exceção do campo Tipo de pessoa no cadastro Central de Pessoa. A forma de navegação é a mesma descrita no item de Inclusão de um Registro de Ocorrência PM - ROP.

4. Após efetivar as inclusões e/ou alterações desejadas, o servidor pode Salvar Rascunho outra vez, ou Concluir o registro de Ocorrência.

3.1.5. Aproveitando os Dados de um Registro de Ocorrência PM

Descrição:

Esta funcionalidade permite ao usuário durante a inclusão do Registro de Ocorrência PM - ROP, aproveitar dados já cadastrados em outras Ocorrências da própria PM, facilitando desta forma o cadastramento.

Forma de Acesso:

Acessar a tela Buscar Ocorrência PM – ROP, através do Menu do sistema.

Passos:

1. Na tela de Buscar Ocorrência PM – ROP, clicar no botão INCLUIR e será disponibilizada a tela Incluir Ocorrência PM.

2. Preencher os campos abaixo, conforme segue:

• Aproveitamento – Selecione o tipo de informação do aproveitamento, que deseja realizar, neste caso, Ocorrência PM.

• Número – Pesquise através da Lupa qual a ocorrência que será aproveitada (ver item 4.5.1 - Realizando a Busca de Ocorrências PM-ROP).

3. Após selecionar a Ocorrência que deseja aproveitar, o sistema apresentará a tela Incluir Ocorrência PM com o número da Ocorrência PM que foi aproveitada “no campo NÚMERO” e os dados que foram aproveitados.

4. Os próximos passos são idênticos aos de uma inclusão (ver item 4.1.2 - Incluindo um Registro de Ocorrência da PM).

Especificidades do aproveitamento:

• Apenas as ocorrências na situação de concluídas ou versionadas podem ser aproveitadas.

• No aproveitamento nem todas as informações podem ser aproveitadas. A seguir as informações que são aproveitadas da Ocorrência da PM:

o

Unidade Responsável,

o

Tipo de Policiamento e seu respectivo Número,

o

Dados do Evento,

o

Padrão da Viatura,

(16)

o

Dados do Local do Fato (Endereço, Tipo do Local, Ponto de Referência, Ponto Notável e Coordenadas Geográficas),

o

Pessoas Envolvidas e

o

Objetos Envolvidos

• Caso se realize um aproveitamento depois de inserir dados no registro, estes serão perdidas e sobrepostos pelo aproveitamento.

3.1.6. Aproveitando os Dados de um Registro de Ocorrência PC

Descrição:

Esta funcionalidade permite ao usuário durante a inclusão do Registro de Ocorrência PM - ROP, aproveitar dados já cadastrados de Ocorrências da PC, facilitando desta forma o cadastramento e permitindo a troca de informações entre as diversas organizações Policiais.

Neste caso é necessário que exista pelo menos um servidor da PM como Condutor na referida Ocorrência da Policia Civil.

Forma de Acesso:

Acessar a tela Buscar Ocorrência PM – ROP, através do Menu do sistema.

Passos:

1. Na tela de Buscar Ocorrência PM – ROP, clicar no botão INCLUIR e será disponibilizada a tela Incluir Ocorrência PM.

2. Preencher os campos abaixo, conforme segue:

• Aproveitamento – Selecione o tipo de informação do aproveitamento, que deseja realizar, neste caso, Ocorrência PC.

• Número – Pesquise através da Lupa qual a ocorrência que será aproveitada (ver item 4.5.4 - Realizando a Busca de Ocorrências da PC).

3. Após selecionar a Ocorrência que deseja aproveitar, o sistema verifica se existe algum servidor da PM como Condutor na Ocorrência PC. Se verdadeiro, o sistema apresentará a tela Incluir Ocorrência PM com o número da Ocorrência PC que foi aproveitada “no campo NÚMERO” e os dados que foram aproveitados. Caso contrário o sistema exibe a mensagem “Apenas é permitido o aproveitamento de dados de ocorrências das quais pelo menos um policial militar tenha participado como condutor”.

4. Os próximos passos são idênticos aos de uma inclusão (ver item 4.1.2 - Incluindo um Registro de Ocorrência da PM).

Especificidades do aproveitamento:

• Apenas as ocorrências na situação de concluídas ou aditadas podem ser aproveitadas.

• No aproveitamento nem todas as informações podem ser aproveitadas. A seguir as informações que são aproveitadas da Ocorrência da PC:

o

Data do Fato,

o

Hora do Fato,

o

Descrição do Fato,

(17)

o

Dados do Local do Fato (Endereço, Tipo do Local, Ponto de Referência, Ponto Notável e Coordenadas Geográficas),

o

Pessoas Envolvidas e

o

Objetos Envolvidos

• Caso se realize um aproveitamento depois de inserir dados no registro, estes serão perdidos e sobrepostos pelo aproveitamento.

3.1.7. Aproveitando os Dados de uma Ocorrência registrada no Serviço 190

Descrição:

Esta funcionalidade permite ao usuário durante a inclusão do Registro de Ocorrência PM - ROP, aproveitar dados já cadastrados de outras ocorrências originadas do Serviço 190, facilitando desta forma o cadastramento e permitindo a troca de informações entre as diversas organizações Policiais.

Forma de Acesso:

Acessar a tela Buscar Ocorrência PM – ROP, através do Menu do sistema.

Passos:

1. Na tela de Buscar Ocorrência PM – ROP, clicar no botão INCLUIR e será disponibilizada a tela Incluir Ocorrência PM.

2. Preencher os campos abaixo, conforme segue:

• Aproveitamento – Selecione o tipo de informação do aproveitamento, que deseja realizar, neste caso, Serviço 190.

• Número – Pesquise através da Lupa qual a ocorrência que será aproveitada (ver item 4.5.3 - Realizando a Busca de Serviços 190).

3. Após selecionar a Ocorrência que deseja aproveitar, o sistema apresentará a tela Incluir Ocorrência PM com o número da Ocorrência originada do Serviço 190 que foi aproveitada “no campo NÚMERO” e os dados que foram aproveitados, conforme segue:

4. Os próximos passos são idênticos aos de uma inclusão (ver item 4.1.2 - Incluindo um Registro de Ocorrência da PM).

Especificidades do aproveitamento:

• Ocorrências registradas através do Serviço 190.

• No aproveitamento nem todas as informações podem ser aproveitadas. A seguir as informações que são aproveitadas do Serviço 190:

o

Data do Fato,

o

Hora do Fato,

o

Descrição do Fato,

o

Pessoa Envolvida como Comunicante.

• Caso se realize um aproveitamento depois de inserir dados no registro, estes serão perdidos e sobrepostos pelo aproveitamento.

(18)

3.1.8. Detalhando um Registro de Ocorrência PM - ROP

Descrição:

Esta funcionalidade permite que o usuário consulte um registro de Ocorrência PM - ROP.

Forma de Acesso:

Acessar a tela Buscar Ocorrência PM – ROP, através do Menu do sistema.

Passos:

1. Na tela de busca preencha os critérios de busca desejados (ver item 4.5.1 – Realizando a Busca de Ocorrências PM - ROP).

2. Na tabela com o resultado da busca, selecione a ocorrência que deseja detalhar, e clique o botão “DETALHAR”.

3. Será disponibilizada a tela Detalhar Ocorrência PM, com os dados da ocorrência selecionada.

4. Todas as abas da tela Detalhar Ocorrência PM podem ser navegadas em modo de consulta, e caso deseje retornar a tela de busca, clicar o botão “VOLTAR”.

5. Na tela de Detalhar Ocorrência, os botões “ALTERAR” e “EXCLUIR” só podem ser utilizados para ocorrências PM com a situação RASCUNHO. Caso sejam utilizados para as Ocorrências PM nas situações Concluídas e Versionadas o sistema exibirá mensagens informando da impossibilidade de executar tais ações.

3.1.9. Excluindo um Registro de Ocorrência PM - ROP

Descrição:

Esta funcionalidade permite que o servidor exclua somente um registro de Ocorrência PM – ROP Salvo como Rascunho.

Forma de Acesso:

Acessar a tela Buscar Ocorrência PM – ROP, através do Menu do sistema.

Passos:

1. Na tela de busca preencha os critérios de busca desejados (ver item 4.5.1 – Realizando a Busca de Ocorrências da PM - ROP).

2. Na tabela com o resultado da busca, selecione a ocorrência que deseja excluir, e clique o botão

“DETALHAR”.

3. Observe que somente as ocorrências na situação de Rascunho podem ser excluídas. Após clicar o botão “DETALHAR” será apresentada a tela Detalhar Ocorrência PM com os dados da Ocorrência.

4. Na tela Detalhar Ocorrência PM, o servidor pode navegar por todas as abas do registro e se certificar de que este é de fato o registro que se deseja excluir. Em seguida clicar o Botão

“EXCLUIR”.

5. É apresentada a tela Excluir Ocorrência PM.

6. Para efetivar a exclusão do registro, clicar o botão “CONFIRMAR” e será apresentada a tela de confirmação de exclusão.

(19)

3.1.10. Versionando um Registro de Ocorrência PM - ROP

Descrição:

Através da funcionalidade de Versionamento, é possível alterar informações do Registro de uma Ocorrência PM - ROP somente nas situações “Concluído” e “Versionado” e criar várias versões desse registro.

Forma de Acesso:

Acessar a tela Buscar Ocorrência PM – ROP, através do Menu do sistema.

Passos:

1. Na tela de busca preencha os critérios de busca desejados (ver item 4.5.1 – Realizando a Busca de Ocorrências da PM - ROP).

2. Na tabela com o resultado da busca, selecione a ocorrência que deseja versionar, e clique o botão “VERSIONAR”. Observe que somente os Registros de Ocorrência PM – ROP com a situação

“Concluída” ou “Versionada” podem ser versionados.

3. Após clicar no botão “VERSIONAR” o sistema disponibilizará a tela Versionar Ocorrência PM para que seja informado o motivo do versionamento.

4. Após informar o motivo do versionamento o servidor deve clicar no botão “CONTINUAR’. O sistema disponibilizará a tela Versionar Ocorrência PM.

5. A tela de Versionamento é apresentada em modo de edição, e todos os campos de todas as Abas podem ser alterados ou incluídos novos dados. Para finalizar o versionamento, clicar no botão

“CONCLUIR” e será apresentada a mensagem a seguir: “A execução desta ação implicará na conclusão desta ocorrência. Deseja continuar? OK / Cancelar. Ao clicar em OK o sistema exibe a uma mensagem confirmando o versionamento.

3.1.11. Imprimindo um Registro de Ocorrência PM - ROP

Descrição:

Esta funcionalidade permite que o usuário imprima o Registro de Ocorrência PM - ROP.

Forma de Acesso:

Acessar a tela Buscar Ocorrência PM – ROP, através do Menu do sistema.

Passos:

1. Na tela de busca preencha os critérios de busca desejados (ver item 4.5.1 – Realizando a Busca de Ocorrências PM – ROP).

2. Na tabela com o resultado da busca, selecione a ocorrência que deseja imprimir, e clique o botão “IMPRIMIR”.

3. Após clicar no botão IMPRIMIR o sistema disponibilizará o registro para leitura ou impressão.

4. Clicar no ícone IMPRESSORA do browser para imprimir o registro.

(20)

3.2. M

ANUTENÇÃO DO

R

EGISTRO DE

O

CORRÊNCIA

PM – MINI ROP

3.2.1. Página Inicial de Busca do registro de Ocorrência da PM - Mini ROP

Descrição:

A tela de busca é utilizada para pesquisar uma Ocorrência PM - MINI ROP previamente registrada no sistema. O detalhamento e os critérios estabelecidos para realizar a busca, estão descritos no item 4.5.2 – Realizando a Busca de Ocorrências da PM - Mini ROP.

É também através dos botões de comando desta tela que se tem acesso as funcionalidades de Incluir, Detalhar e Imprimir.

3.2.2. Incluindo um Registro de Ocorrência PM - Mini ROP

Descrição:

Através da funcionalidade de Incluir, é possível realizar o cadastramento de um Registro de Ocorrência PM - MINI ROP com as informações resumidas da Ocorrência.

Forma de Acesso:

O acesso a tela de Inclusão de uma Ocorrência PM - Mini ROP se da através do Menu do sistema. O usuário deve clicar na opção Operação / Ocorrência PM / Mini ROP.

Será apresentada a tela de Buscar Ocorrência PM – MINI ROP. Nesta tela clicar o botão “INCLUIR”.

Passos:

1. Após Clicar no Botão “INCLUIR” será apresentada a tela de Incluir Ocorrência PM – Mini ROP.

2. A tela de Inclusão possui Quatro Abas: Ocorrência PM, Local do Fato, Pessoas Envolvidas e Objetos Envolvidos. Para registrar os dados de uma Ocorrência PM - Mini ROP em sua totalidade todas as informações obrigatórias contidas nestas abas devem ser preenchidas. A conclusão se dará somente quando todos os campos obrigatórios estiverem preenchidos e houver pelo menos um envolvimento de pessoa ou objeto cadastrado.

Aba Ocorrência PM

Na aba Ocorrência PM o servidor deve registrar os dados relacionados à Ocorrência PM - Mini ROP.

Passos:

1. Clicar na aba Ocorrência PM.

2. Preencher os campos abaixo, conforme segue:

• Unidade Responsável - selecione qual a unidade responsável pela ocorrência.

• PM Responsável:

* Matricula – informe a matricula do policial responsável ou pesquise através da Lupa (ver item 4.5.6 – Realizando a Busca de Servidores Públicos).

Cargo / Patente – cargo / patente do servidor é preenchido automaticamente a partir da informação da matrícula do servidor.

Nome - nome do servidor é preenchido automaticamente a partir da informação da matrícula do servidor.

(21)

Unidade - unidade a qual o servidor pertence, é preenchido automaticamente a partir da matrícula do servidor.

• Evento:

Sigla - informe a sigla do evento ou pesquise através da Lupa (ver item 4.5.5 - Realizando a Busca de Eventos Policiais).

Descrição - descrição do evento é preenchida automaticamente a partir da informação do evento.

Período - período do evento é preenchido automaticamente a partir da informação do evento.

Município - município que ocorreu o evento é preenchido automaticamente a partir da informação do evento.

• * Data do Fato - informe a data em que o fato aconteceu. Utilizar o calendário para preenchimento da data.

• * Hora do Fato – informe a hora em que o fato aconteceu.

• * Tipos de Ocorrência PM – informe o tipo, subtipo e Classificação da Ocorrência PM.

Botões do campo Tipos de Ocorrência PM

o Incluir - realiza o acesso à Tela Incluir Tipo de Ocorrência PM.

o Excluir – exclui o registro selecionado.

Clicar no botão Incluir e o sistema disponibilizará uma Tela para Inclusão do Tipo de Ocorrência PM.

Botões da Tela Incluir Tipo de Ocorrência PM:

o Confirmar – confirma a inclusão do registro, após preenchimento dos campos obrigatórios.

o Desistir – desiste da ação e retorna à tela anterior.

Preencher os campos abaixo:

* Tipo – selecione o tipo de ocorrência PM. A partir desta informação o sistema agrupa os subtipos relacionados ao tipo de ocorrência selecionada.

* Subtipo: selecione o subtipo da ocorrência PM referente ao tipo de ocorrência escolhida.

* Classificação: Selecione se o fato foi Consumado ou Tentado, Clicar no botão CONFIRMAR para inclusão do tipo de ocorrência.

• * Descrição da Ocorrência PM - descreva como aconteceu a ocorrência.

3. Após preencher os campos descritos, selecionar outra aba para continuar o preenchimento das informações.

4. Caso seja clicado o botão “CONCLUIR”, o sistema exibirá a mensagem: “A execução desta ação implicará na conclusão desta ocorrência. Deseja continuar? OK/”Cancelar”. Ao clicar em OK o sistema fará uma crítica se todos os campos estão preenchidos corretamente e se os campos obrigatórios foram informados.

Aba Local do Fato

1. O preenchimento das informações e a forma de navegação na Aba Local do Fato são idênticos aos passos descritos no item 4.1.2.Incluindo um Registro de Ocorrência PM – ROP, Aba Local do Fato.

(22)

2. Após preencher os campos da aba Local do Fato, selecionar outra aba para continuar o preenchimento das informações.

3. Caso seja clicado o botão “CONCLUIR”, o sistema exibirá a mensagem: “A execução desta ação implicará na conclusão desta ocorrência. Deseja continuar? OK/”Cancelar”. Ao clicar em OK o sistema fará uma crítica se todos os campos estão preenchidos corretamente e se os campos obrigatórios foram informados.

Aba Pessoas Envolvidas

1. O preenchimento das informações e a forma de navegação na Aba de Pessoas Envolvidas são idênticos aos passos descritos no item 4.1.2.Incluindo um Registro de Ocorrência PM – ROP, Aba Pessoas Envolvidas.

2. Após preencher os campos da aba Pessoas Envolvidas, selecionar outra aba para continuar o preenchimento das informações.

3. Caso seja clicado o botão “CONCLUIR”, o sistema exibirá a mensagem: “A execução desta ação implicará na conclusão desta ocorrência. Deseja continuar? OK/”Cancelar”. Ao clicar em OK o sistema fará uma crítica se todos os campos estão preenchidos corretamente e se os campos obrigatórios foram informados.

4. Se todas as informações estiverem OK o sistema exibe uma mensagem informando da inclusão da ocorrência.

Aba Objetos Envolvidas

1. O preenchimento das informações e a forma de navegação na Aba de Objetos Envolvidos são idênticos aos passos descritos no item 4.1.2.Incluindo um Registro de Ocorrência PM – ROP, Aba Objetos Envolvidos.

2. Após preencher os campos da aba Objetos Envolvidos, clicar no botão “CONCLUIR”, o sistema fará uma crítica se todos os campos estão preenchidos corretamente e se os campos obrigatórios foram informados.

3. Após preencher os campos descritos, clicar o botão “CONCLUIR” para finalizar a inclusão da Ocorrência ou selecionar outra aba para continuar o preenchimento das informações.

4. Se todas as informações estiverem OK o sistema exibe a mensagem informando da inclusão da ocorrência.

3.2.3. Detalhando um Registro de Ocorrência PM - Mini ROP

Descrição:

Esta funcionalidade permite que o usuário consulte um registro de Ocorrência PM - Mini ROP.

Forma de Acesso:

Acessar a tela Buscar Ocorrência PM – ROP, através do Menu do sistema.

Passos:

1. Na tela de busca preencha os critérios de busca desejados (ver item 4.5.2 – Realizando a Busca de Ocorrências PM – Mini ROP).

2. Na tabela com o resultado da busca, selecione a ocorrência que deseja detalhar, e clique o botão “DETALHAR”.

(23)

3. Será disponibilizada a tela Detalhar Ocorrência PM – Mini ROP com os dados da ocorrência selecionada.

4. Todas as abas da tela de Detalhar Ocorrência PM – Mini ROP podem ser navegadas em modo de consulta, e caso deseje retornar a tela de busca, clicar o botão “VOLTAR”.

3.2.4. Imprimindo um Registro de Ocorrência PM - Mini ROP

Descrição:

Esta funcionalidade permite que o usuário imprima o Registro de Ocorrência PM - Mini ROP.

Forma de Acesso:

Acessar a tela Buscar Ocorrência PM – ROP, através do Menu do sistema.

Passos:

1. Na tela de busca preencha os critérios de busca desejados (ver item 4.5.2 – Realizando a Busca de Ocorrências PM – Mini ROP).

2. Na tabela com o resultado da busca, selecione a ocorrência que deseja imprimir, e clique o botão “IMPRIMIR”.

3. Após clicar no botão IMPRIMIR o sistema disponibilizará o registro para leitura ou impressão.

4. Clicar no ícone IMPRESSORA do browser para imprimir o registro.

3.3. M

ANUTENÇÃO DOS

D

ADOS DE

P

ESSOA

F

ÍSICA E

J

URÍDICA

A forma de operação das funcionalidades referentes a todo processo de cadastramento e manutenção dos dados de pessoas físicas e jurídicas estão documentadas no seguinte manual:

Manual do Usuário – Módulo de Operação – Submódulos de Pessoas e Objetos Arquivo: Manual_pessoas_objetos.doc

3.4. M

ANUTENÇÃO DOS

O

BJETOS

A forma de operação das funcionalidades referentes a todo processo de cadastramento e manutenção dos dados de objetos estão documentadas no seguinte manual:

Manual do Usuário – Módulo de Operação – Submódulos de Pessoas e Objetos Arquivo: Manual_pessoas_objetos.doc

(24)

3.5. T

ELAS DE

B

USCAS

3.5.1. Realizando a Busca de Ocorrências PM - ROP Descrição:

Essa funcionalidade é utilizada para pesquisar uma ocorrência da Policia Militar previamente registrada, através do Registro de Ocorrência Policial (ROP), que poderá ser alterada, detalhada, versionada ou impressa, através da Tela Buscar Ocorrência PM - ROP. A partir desta tela também é possível incluir (cadastrar) um novo Registro de Ocorrência Policial (ROP).

A pesquisa será feita de acordo com o seguinte critério de busca:

• Pelo menos um campo auto suficiente deve ser preenchido.

Os campos auto-suficientes para pesquisa são: Número da Ocorrência, sigla do evento e período de cadastramento ou período do fato. Os campos que não são auto-suficientes servem para refinar os critérios de busca e só funcionam conjuntamente com pelo menos um critério auto suficiente.

Forma de Acesso:

O acesso a tela de Buscar Ocorrência PM – ROP se da através do MENU do sistema. O usuário deve clicar na opção Operação / Ocorrência PM / ROP.

Passos:

1 – Através do Menu Operação/opção Ocorrência PM/ ROP, o sistema disponibilizará a Tela Buscar Ocorrências PM – ROP para pesquisa.

Botão da Tela Buscar Ocorrências PM:

o Buscar - realiza a pesquisa dos registros de acordo com os critérios estabelecidos.

2 - Preencher os campos abaixo de acordo com os critérios de busca estabelecidos:

• Unidade Responsável - selecionar qual a unidade responsável da ocorrência,

• Unidade Origem - selecionar qual a unidade origem da ocorrência,

• Nº da Ocorrência - informar o número da ocorrência PM,

• Sigla do Evento – Informar a sigla do evento para pesquisa,

• Pessoa Envolvida - Informar o nome da pessoa envolvida na ocorrência,

• Situação da Ocorrência – Selecionar uma situação para pesquisar a ocorrência,

• Matrícula do PM Responsável - informar a matrícula do policial responsável pela ocorrência,

• Período do Cadastramento – informar um período válido para pesquisa,

• Número ROP - informar o número do formulário ROP.

• Fato

Período – informar o período em que ocorreu o fato. Utilizar o calendário, Município – selecionar o município que ocorreu o fato,

Bairro - informar o bairro que ocorreu o fato,

Logradouro - informar o logradouro que ocorreu o fato.

• Tipo de Ocorrência PM

Tipo – selecionar o tipo da ocorrência para pesquisa, Subtipo – selecionar o subtipo da ocorrência para pesquisa.

(25)

3 – Clicar no botão “BUSCAR”, após o preenchimento dos critérios de busca, e o sistema disponibilizará o Resultado da Busca com as seguintes informações:

Ocorrência, Data do Fato,

Unidade Responsável, Envolvidos,

Local do Fato, Situação.

4 - Caso o sistema encontre mais de 300 registros que correspondam aos critérios definidos, não será apresentado nenhum registro. Será apresentada uma mensagem para que o usuário refine o seu critério de busca.

3.5.2. Realizando a Busca de Ocorrências PM - Mini ROP

Descrição:

Essa funcionalidade é utilizada para pesquisar uma ocorrência da Policia Militar previamente registrada, através do Mini ROP, que poderá ser detalhada ou impressa, através da Tela Buscar Ocorrência PM – Mini ROP. A partir desta tela também é possível incluir (cadastrar) um novo Mini ROP.

A pesquisa será feita de acordo com o seguinte critério de busca:

• Pelo menos um campo auto suficiente deve ser preenchido.

Os campos auto-suficientes para pesquisa são: Número da Ocorrência, sigla do evento e período de cadastramento ou período do fato. Os campos que não são auto-suficientes servem para refinar os critérios de busca e só funcionam conjuntamente com pelo menos um critério auto suficiente.

Forma de Acesso:

O acesso a tela de Buscar Ocorrência PM – Mini ROP se da através do Menu do sistema. O usuário deve clicar na opção Operação / Ocorrência PM / Mini ROP.

Passos:

1 – Selecionar, na tela Buscar Atividades, o Menu Operação, opção Ocorrência PM – Mini ROP, e o sistema disponibilizará a Tela Buscar Ocorrências PM – Mini ROP para pesquisa.

Botão da Tela Buscar Ocorrências PM:

o Buscar - realiza a pesquisa dos registros de acordo com os critérios estabelecidos.

2 - Preencher os campos abaixo de acordo com os critérios de busca estabelecidos:

• Unidade Responsável - selecionar qual a unidade responsável da ocorrência,

• Unidade Origem - selecionar qual a unidade origem da ocorrência,

• Nº da Ocorrência - informar o número da ocorrência PM,

• Sigla do Evento – Informar a sigla do evento para pesquisa,

• Matrícula do PM Responsável - informar a matrícula do policial responsável pela ocorrência,

• Período do Cadastramento – informar um período válido para pesquisa,

(26)

• Período do Fato – informar um período válido para pesquisa.

• Tipo de Ocorrência PM

Tipo – selecionar o tipo da ocorrência para pesquisa, Subtipo – selecionar o subtipo da ocorrência para pesquisa.

• Pessoa Envolvida (Nome) - Informar o nome da pessoa envolvida na ocorrência.

3 – Clicar no botão Buscar, após o preenchimento dos critérios de busca, e o sistema disponibilizará o Resultado da Busca com as seguintes informações:

Ocorrência, Data do Fato,

Unidade Responsável, Envolvidos,

Evento, Situação.

4 – Caso o sistema encontre mais de 300 registros que correspondam aos critérios definidos, não será apresentado nenhum registro. Será apresentada uma mensagem para que o usuário refine o seu critério de busca.

3.5.3. Realizando a Busca de Serviços 190

Descrição:

Essa funcionalidade é utilizada para pesquisar um Registro de Atendimento do Serviço 190 para aproveitamento em um Registro de Ocorrência Policial - ROP.

A pesquisa será feita de acordo com o seguinte critério de busca:

• No. da Ocorrência – informar o número do registro do fato no serviço 190,

• RG do Solicitante – informar o RG da pessoa que comunicou o fato ao serviço 190,

• Nome do Solicitante – informar o nome da pessoa que comunicou o fato ao serviço 190.

Forma de Acesso:

O acesso a tela de Buscar Serviços 190 se da através do Menu do sistema. O usuário deve clicar na opção Operação / Ocorrência PM / ROP.

Passos:

1 – Através do Menu Operação/opção Ocorrência PM/ ROP, o sistema disponibilizará a Tela Buscar Ocorrências PM – ROP.

2 – Na Tela Buscar Ocorrências PM – ROP, clicar no botão INCLUIR e o sistema disponibilizará a Tela Incluir Ocorrência PM.

3 – Na Tela Incluir Ocorrência PM, campo APROVEITAMENTO, selecionar a opção “SERVIÇO 190” e clicar na Lupa. O sistema disponibilizará a tela Buscar Serviços 190 para pesquisa.

Botão da Tela Buscar Serviços 190:

o Buscar - realiza a pesquisa dos registros de acordo com os critérios estabelecidos.

o Selecionar – realiza a seleção da ocorrência escolhida, o Desistir – retorna a tela anterior.

(27)

4 - Preencher os campos abaixo de acordo com o critério de busca estabelecido:

• Nº da Ocorrência - informar o número da ocorrência (serviço 190).

• Solicitante

RG – informar o número do RG da pessoa que comunicou o fato ao serviço 190, Nome – Informar o nome da pessoa que comunicou o fato ao serviço 190.

5 – Clicar no botão Buscar, após o preenchimento do critério de busca, e o sistema disponibilizará o Resultado da Busca com as seguintes informações:

Nº Ocorrência, Data do Registro, Data Fechamento, Envolvidos.

3.5.4. Realizando a Busca de Ocorrências PC

Descrição:

Essa funcionalidade é utilizada para pesquisar uma ocorrência da Policia Civil previamente registrada no sistema e validada, que poderá ser incluída em uma ocorrência da Policia Militar, através da Tela Buscar Ocorrência PC.

Forma de Acesso:

O acesso a tela de Buscar Ocorrência PC se da através do Menu do sistema. O usuário deve clicar na opção Operação / Ocorrência PM / ROP.

Passos:

1 – Através do Menu Operação/opção Ocorrência PM/ ROP, o sistema disponibilizará a Tela Buscar Ocorrências PM – ROP.

2 – Na Tela Buscar Ocorrências PM – ROP, clicar no botão INCLUIR e o sistema disponibilizará a Tela Incluir Ocorrência PM.

3 – Na Tela Incluir Ocorrência PM, campo APROVEITAMENTO, selecionar a opção “OCORRÊNCIA PC” e clicar na Lupa. O sistema disponibilizará a tela Buscar Ocorrências para pesquisa.

4 - A pesquisa será feita de acordo com o seguinte critério de busca:

• Pelo menos um campo auto-suficiente deve ser preenchido.

Os campos auto-suficientes para pesquisa são: Número da Ocorrência PC, sigla do evento e período do registro ou período do fato. Os campos que não são auto-suficientes servem para refinar os critérios de busca e só funcionam conjuntamente com pelo menos um critério auto-suficiente.

5 - Preencher os campos abaixo de acordo com os critérios de busca estabelecidos:

• Unidade do Registro - selecionar uma unidade,

• Matrícula do Delegado Responsável - informar a matrícula do delegado responsável pela ocorrência,

• Nº Ocorrência PC - informar o número da ocorrência PC,

• Período de registro – informar um período válido para pesquisa,

• Evento – Informar a sigla do evento,

(28)

• Situação da Ocorrência – Selecionar a situação da ocorrência que deseja buscar,

• Tipo da Ocorrência – Selecionar o tipo da Ocorrência,

• Natureza – Informar a Natureza do fato,

• Unidade de Circunscrição – selecionar a unidade de circunscrição,

• Unidade Destino - selecionar a unidade de destino.

• Fato

Data – informar o período que ocorreu o fato. Utilizar o calendário, Município – selecionar o município que ocorreu o fato,

Bairro - informar o bairro que ocorreu o fato,

Logradouro - informar o logradouro que ocorreu o fato.

• Pessoa Envolvida (Nome) - Informar o nome da pessoa envolvida na ocorrência.

6 – Clicar no botão Buscar, após o preenchimento dos critérios de busca, e o sistema disponibilizará o Resultado da Busca com as seguintes informações:

Número da Ocorrência, Tipo

Data do Registro Envolvidos, Local do Fato, Situação.

7 – Caso o sistema encontre mais de 300 registros que correspondam aos critérios definidos, não será apresentado nenhum registro. Será apresentada uma mensagem para que o usuário refine o seu critério de busca.

3.5.5. Realizando a Busca de Eventos Policiais

Descrição:

Essa funcionalidade é utilizada para pesquisar o evento policial que faz parte de uma ocorrência policial efetuada através do ROP ou do Mini ROP, através da Tela Buscar Eventos Policiais.

A pesquisa será feita de acordo com o seguinte critério de busca:

• Descrição;

• Período do Evento;

• Evento + outro filtro de pesquisa;

• Município + outro filtro de pesquisa.

Forma de Acesso:

O acesso a tela de Buscar Eventos Policiais se da através da Lupa (Selecionar Evento) do campo Evento (Sigla), na aba Ocorrência PM. O usuário deve clicar sob a Lupa do campo Sigla.

(29)

Passos:

1 – Clicar na lupa (Selecionar Evento) no campo Sigla e o sistema disponibilizará a Tela Buscar Eventos Policiais, para pesquisa.

Botões da Tela Buscar Eventos Policiais:

o Buscar - realiza a pesquisa dos registros de acordo com os critérios estabelecidos, o Selecionar – realiza a seleção do evento desejado para incluir, alterar ou versionar

uma ocorrência policial, através do ROP. Para Mini Rop essa pesquisa é somente para incluir a ocorrência.

o Desistir – desiste da ação e voltar à tela anterior.

2 - Preencher os campos abaixo de acordo com os critérios de busca estabelecidos:

• Tipo de Evento – selecionar um tipo de evento,

• Período do Evento – informar o período que ocorreu o evento, utilizando o calendário,

• Descrição – informar qual a descrição do evento,

• Município – informar o município em que ocorreu o evento.

3 – Clicar no botão Buscar, após o preenchimento dos critérios de busca, e o sistema disponibilizará o Resultado da Busca com as seguintes informações:

Tipo, Sigla, Descrição,

Período do Evento, Município.

4 – Selecionar um evento para pesquisar, incluir, alterar ou versionar uma ocorrência. Para Mini ROP somente pesquisar e incluir uma ocorrência.

3.5.6. Realizando a Busca de Servidores Públicos

Descrição:

Essa funcionalidade é utilizada para pesquisar o Servidor Público que faz parte de uma ocorrência policial efetuada através do ROP ou do Mini ROP, através da Tela Buscar Servidores Públicos.

A pesquisa será feita de acordo com o seguinte critério de busca:

• Cargo / Patente;

• Nome;

• Nome de Guerra;

• Organização + outro filtro de pesquisa;

• Tipo de Unidade + Unidade.

Forma de Acesso:

O acesso a tela de Buscar Servidores Públicos se da através da Lupa (Selecionar Servidor Público) do campo PM Responsável (Matrícula), na aba Ocorrência PM. O usuário deve clicar sob a Lupa do campo Matrícula.

Referências

Documentos relacionados

SINF0037 Gestão da Informação SINF0071 Sistemas Operacionais SINF0018 Sistemas Operacionais SINF0053 Banco de Dados I SINF0027 Banco de Dados SINF0054 Banco de Dados II

Após 90 dias da semeadura (primeiro subcultivo), protocormos com um par de folíolos foram selecionadas visualmente, mantendo um padrão de altura de cerca de dois milímetros

Neste sentido, o presente estudo busca como objetivo principal realizar um revisão de literatura sobre as atuais intervenções realizadas nas empresas com vistas a minimizar os

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Figure 8 shows the X-ray diffraction pattern of a well-passivated metallic powder and a partially oxidized uranium metallic powder.. Figure 7 - X-ray diffraction pattern of

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

Na contemporaneidade em que vivemos é notório as mudanças que vem ocorrendo nos aspectos social, econômico e político. Isso vem influenciando o sistema educacional,

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis