• Nenhum resultado encontrado

Brinca Birigui agita cidade no Dia das Crianças

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Brinca Birigui agita cidade no Dia das Crianças"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui Ano VI • Nº 67 • Setembro/2009 • www.sindicato.org.br

Página 6

Página 9 com muita alegria, o Sinbi, a Prefeitura Municipal e o Sesi realizam mais uma vez o brinca birigui, uma grande festa para comemorar o Dia das crianças. Em 2009, o evento acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no recinto de rodeio Espora de Ouro, mas sua programação começa neste mês de setembro, com a Doação de calçados para as cre- ches da cidade, e se estende até o mês de dezembro com diversas outras atividades. Página 12

Semana do Rio Tietê traz senadora Marina Silva a Birigui.

Livro conta trajetória do Calçado Infantil de Birigui no

Cinquentenário.

O Sinbi firmou parceria com uma empresa especia- lizada em assessoria energética para que suas associadas possam monitorar suas contas de energia a fim de poderem economizar. O reajuste de 23,62% na tarifa de energia aplicado pela anEEL (agência nacional de Energia Elétrica) levou o Sinbi a realizar o trabalho. Para usufruir do bene- fício, as empresas devem enviar suas contas ao sindicato para análise. Página 3

a 4a Semana do Sa- pateiro acontece de 20 a 23 de outubro, na sede do Sinbi. além de comemorar o Dia do Sapateiro e levar conhecimento por meio de palestras, o evento vai co- memorar de forma muito

especial os 30 anos do Sinbi.

a programação traz pales- tras sobre design, gestão de pessoas e motivacional e também conta com homena- gens a personalidades que atuaram e contribuíram com a entidade. Página 7

Brinca Birigui agita cidade no Dia das Crianças

Semana do Sapateiro comemora 30 anos do Sinbi

Sinbi firma parceria para redução de custo com

energia elétrica

(2)

Diretoria 2008/2009 Wagner aécio Poli Presidente Sérgio gracia José roberto colli carlos alberto Mestriner Samir nakad

Vice-presidentes José Luiz Fernandes 1º Secretário

antenor Marques da Silva Filho 2º Secretário

Jacir Migliorini 1º tesoureiro antônio Liranço 2º tesoureiro

antônio ramos de assumpção Diretor de Patrimônio ubiraci chaves de Oliveira Denilson Eckstein Diretores Sociais anésio Sorato José roberto rodrigues Diretores-administrativos membros do conselho Fiscal:Valdir Lino Pulzato antônio carlos candelária Fábio Madella

membros Suplentes do conselho Fiscal:

Marcelo ribeiro Moreira Silas ibanhez Soares José carlos barducci Delegados na Federação:

1- Samir nakad

2- carlos alberto Mestriner Suplente Delegado na Federação:

José roberto colli

rua roberto clark, 460 – centro 16200-043 birigui – SP Fone: (18) 3649-8000 Fax: (18) 3649-8005

E-mail: sindicato@sindicato.org.br Projeto gráfico

Pontual Propaganda Fone: (18) 3607-3366 reportagens: Karen Silva imprensa@sindicato.org.br Jornalista responsável;

Paulo Mantello - MTb 24.441 impressão e fotolitos arte Mídia gráfica e Editora Fone: (18) 3641-5550

E x P E D i E n T E EDiTOriaL

ANOS

as ações e projetos realizados pelo Sinbi foram apresentados na Fiesp du- rante uma reunião do comitê de comunicação e Promo- ção associativa (cser/Fiesp), no mês de agosto. O vídeo institucional do sindicato foi apresentado e a atuação do Sinbi foi muito elogiada.

representantes de outros sindicatos presentes na reunião sentiram-se mo- tivados a produzirem mate- riais institucionais como o apresentado pelo Sinbi e a desenvolver projetos e ações de resultado, a exemplo do sindicato calçadista de biri- gui. “Foi apresentada para nós uma grande entidade, voltada para a indústria, para a população, para a socieda- de, algo admirável. O que fa- zem orgulha toda a indústria paulista”, elogiou o diretor executivo do Sindivestuário, Pedro Eduardo Fortes.

a repercussão do tra-

balho gerou uma “convoca- ção” para que o case do Sinbi seja apresentado na plenária que será realizada no mês de outubro na Fiesp, juntamen- te com happy hour.

a diretoria e a equipe do Sinbi comemoraram a boa impressão causada pelo sindicato, que é fruto de muita dedicação e seriedade em cada ação. “O trabalho do Sinbi é muito reconhe- cido, isto demonstra que estamos no caminho certo e nos da mais energia de continuarmos com novos desafios”, parabenizou José roberto colli. “resultados que promovem reconheci- mento, são nosso melhor combustível”, enfatizou Samir nakad.

Para o diretor antenor Marques, os elogios recebi- dos na Fiesp são o começo do grande reconhecimento que ainda virá. “Precisamos estar preparados porque o Sinbi é

uma grande referência e nos- so trabalho felizmente tem estimulado muitos elogios. É importante lembrar também que a cada elogio recebido a responsabilidade aumenta”, ressaltou.

Parceiros do Sinbi, como o Sesi, e o instituto Pró-criança, braço social do sindicato, também compar- tilharam com a equipe a sa- tisfação da conquista. “nos sentimos orgulhosos por sermos o braço social do Sin- bi e muito recompensados por estarmos cada vez mais próximos em nossas ações”, disse o superintendente do instituto, aparecido Hércules guimael.“nós do SESi nos orgulhamos muito de poder fazer parte desta história e vamos nos empenhar cada vez mais para continuar tendo esta oportunidade.

Parabéns e conte conosco”, afirmou o diretor do Sesi bi- rigui, ataliba Mendonça.

Atuação do Sinbi é elogiada na Fiesp

Esta- mos muito satisfeitos porque te- mos parti- cipado de inúmeras ações na F i e s p e porque nosso trabalho tem sido reconhecido na casa da indústria. Para

nós é uma imensa alegria e uma recompensa pelo trabalho que temos rea- lizado em projetos como o brinca birigui, Semana do Sapateiro, EcoSinbi, aPL e tantos outros que acontecem em prol do desenvolvimento do Polo de birigui e de suas em- presas, a exemplo do que faz a nossa Federação.

Venho parabenizar a toda a equipe do Sinbi e a toda diretoria desta casa pelo empenho e trabalho em cada ação. Parabéns e vamos seguir em frente, cada vez crescendo mais e levando birigui para mais longe!

Wagner Aécio Poli é presidente do Sinbi

Parabens, Sinbi!

(3)

Reservado p Arte Mídia

arranJO PrODuTiVO LOcaL

O reajuste de 23,62% na tarifa de energia aplicado pela anEEL (agência nacional de Energia Elétrica) levou o Sinbi a estabelecer uma parceria com a 3a assessoria Energética, empresa especializada em assessoria na área de energia elétrica, para que suas associadas possam monitorar suas contas de energia a fim de poderem economizar.

Por meio da parceria, as em- presas terão a análise das contas gra- tuitamente e serão orientadas pelos consultores da 3a sobre formas de contenção de desperdício e melhores alternativas de mercado para garantir a economia. Por meio do trabalho será possível que as empresas alcancem uma economia de até 15% nos custos com energia elétrica.

Segundo o assessor comercial da 3a, antônio Luiz Thonhom, existem vá- rios planos alternativos de acordo com o perfil das indústrias, que vão da tarifa convencional, paga sobre a quantidade

de energia consumida, até a compra de energia no mercado livre, de outros fornecedores via leilão.

“nós vamos orientar as empre- sas para que elas saibam qual a melhor opção para elas. É necessário adequar as fábricas no plano certo entre os disponíveis. algumas empresas podem integrar um plano que oferece quanti- dade de energia menor do que a sua necessidade e assim pagar valores altos pelo adicional consumido”, explicou.

além da orientação de merca- do, as empresas conhecerão medidas simples de economia de energia, que passam pela conscientização dos co- laboradores e até pela formação de grupos de acompanhamento do uso da energia dentro das fábricas. “a nossa grande meta é que os funcio- nários levem esse comportamento de economia da empresa para suas casas.

assim teremos uma economia em toda a cidade”, reforçou Thonhom.

Segundo dados da cPFL, as indústrias de birigui têm um consumo mensal de 4.215 MHw. Se final do mês as empresas alcançarem a economia proposta de 15% no consumo, será possível abastecer 3,5 mil residências no mesmo período.

Parceria possibilita redução de custos de indústrias de Birigui com energia elétrica

empresário, se você ainda não encaminhou suas contas para o Sinbi, não perca mais tempo. aproveite a chance de receber gratuitamente esta as- sessoria.

palestra energia elétrica

O Sinbi e a ETEc birigui do centro Paula Souza encaminharam à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo um projeto solicitando a liberação de recursos para a implantação de um núcleo de Design no arranjo produtivo de birigui na Etec Paula Souza.

O material enviado ao secre- tário geraldo alckmin propõe que o núcleo atue na formação de docentes, profissionais e estudantes em De- sign Estratégico para darem suporte, acompanhamento, assistência técnica

e desenvolvimebto de novos produtos para as micro e pequenas empresas do setor calçadista de birigui associadas ao Sinbi. com o trabalho, a meta é ampliar a notoriedade e a competitividade das empresas do Polo.

a implantação do núcleo deve ocorrer em duas etapas. O trabalho começa com a implantação de um labo- ratório com os equipamentos mínimos exigidos para a formação e transferência de ações práticas em design. Também nesta primeira fase, que deve ser realiza-

da em 2010, pretende-se a contratação do centro ricerche iED – criED para a formação de um grupo de até 60 pesso- as que após este trabalho, em 2011, se- rão multiplicadoras no núcleo de Design e nas empresas através da prestação de serviços como atividades de formação e treinamentos, serviços tecnológicos, bancos de dados e gestão.

com o desenvolvimento do traba- lho, a proposta do Sinbi e da Etec birigui do Paula Souza é instalar na escola um curso técnico em design estratégico.

Sinbi e Paula Souza pleiteiam instalação de Núcleo de Design

(4)

aPL

as atividades da segunda fase do convênio aPL de calçados infantis de birigui tiveram início em 17 de agosto, com o diagnóstico empresarial realizado nas empresas do grupo novo e grupo terceirizado que integram a nova fase.

O diagnóstico foi realizado em 31 das 44 empresas que participam do novo convênio, e abordou os módulos perfil da empresa, gestão empresarial, vendas e marketing, produção, gestão de pessoas, tecnologia da informação, organização e método, saúde, seguran- ça e diversidade.

O trabalho foi realizado sob a coordenação do iEDPE – gestão Patri- monial (instituto de Ensino e Desenvol- vimento Profissional e Empresarial) e teve o objetivo de mapear a realidade das empresas no início do convênio. as informações servirão como base para a

elaboração das ações necessárias para os grupos e para acompanhar o desem- penho e evolução das empresas com os treinamentos e consultorias que serão realizados nos 24 meses de convênio.

Segundo o consultor rodolfo abud cabrera, a participação dos em- presários no diagnóstico foi maciça e a responsabilidade quanto ao forne- cimento das informações foi essencial no processo. “nós percebemos todos os empresários muito empenhados em nos fornecer as informações que neces- sitávamos, bem como em encontrar os dados que não estavam disponíveis no momento do diagnóstico. isso benefi- cia o resultado do trabalho porque nos mostra a realidade das empresas nesse início de convênio para a elaboração das ações e avaliação posterior”, afirmou.

Entre diversos resultados, o diag-

nóstico mostrou que a média do setor foi de 79% de custo de produção em relação ao seu faturamento; também foi diagnosticado que a média mensal de pares produzidos é de 23.400 pares e que 10% das empresas que foram visitadas exportam regularmente, 16%

já exportou e 10% estão em fase de es- truturação para exportar seus produtos.

Outros 64% das empresas não exporta e não exportou (confira os demais resul- tados no quadro da página 5).

após a etapa de diagnóstico, as em- presas do grupo novo e grupo terceirizado começam a participar dos treinamentos e consultorias em Produção e Finanças.

De 21 a 23 de setembro consultores da cheverly e do Senai birigui farão o traba- lho em Produção e de 28 de setembro a 1o de outubro, o consultor Paulo roberto Menani tratará da área Financeira.

Atividades da segunda fase do APL começaram em agosto

O diretor superin- tendente do Sebrae-SP, ricardo Luiz Tortorella, participou do lançamento da segunda fase do aPL birigui, em 12 de agosto, e ressaltou que as micro e pequenas empresas hoje tem uma força muito gran- de e têm recebido apoio do governo e dos bancos como nunca visto. “Por essa razão, o Sebrae-SP acredita no potencial das MPEs do setor calçadista de birigui e está investin- do esses r$ 3,5 milhões.

Tenho certeza que as em- presas integrantes desse convênio vão sair da crise

com mais pujança, mais for- ça e mais competitividade”, afirmou.

as expectativas do Sinbi e dos empresários de birigui para a segunda fase do aPL são muito po- sitivas. “neste momento vamos aprimorar muito as atividades que realizamos no primeiro convênio e corrigir alguns rumos para um melhor desempenho do projeto para que nossas empresas tenham todas as condições de se desenvolve- rem e alcançarem resultados ainda melhores nesta fase”, disse o presidente do Sinbi, Wagner aécio Poli.

Ricardo Tortorella participa do lançamento da segunda fase do APL

O diretor superintendente do sebrae-sp Ricardo Luiz Tortorella e o presidente do Sinbi Wagner Aécio Poli assinaram a renovação do Convênio APL para mais 24 meses

(5)

aPL

a) custo Médio de Produção:

média do setor de 79% de custo de produção em relação ao faturamento.

b) Média de Pares Produzidos:

23.400 pares/mês; não há registro significativo de estoque, concluindo que todos foram comercializados.

c) Exportação: 10% das empresas diagnosticadas exportam regularmente;

16% já exportou e 10% estão em fase de estruturação para exportar; 64% das em- presas não exportam e não exportou.

d) Finanças: 65% das empresas têm no seu fornecedor sua principal fonte de capital de giro; havendo necessidade adicional de capital de giro, 77% praticam a antecipação de recebíveis como fonte de recursos.

e) Empregos: 13% das empresas empregam até 19 funcionários diretos;

26% empregam mais de 100 funcio- nários e 61% das empresas têm entre 20 e 99 funcionários diretos.

f) Ociosidade: 65% das empre- sas atuam com ociosidade de até 20%

do seu parque industrial, podendo ex- pandir sua produção sem necessidade de novos investimentos fixos.

g) Produtos: em 71% das em- presas calçados infantis e Juvenis representam mais de 70% do fatura- mento; aparecem também o Feminino adulto e o recém-nascido; não houve registro para Masculino adulto.

h) Mercado: para 84% das em- presas expor seus produtos em feiras nacionais é determinante como ação de prospecção de mercado.

i) Qualidade: 39% das empresas diagnosticadas desenvolvem progra-

mas permanentes de qualidade total.

j) Produção: 84% das empresas tem na produção diversos níveis de controle como (i) ficha técnica (ii) controle do consumo de materiais (iii) rejeição e (iv) produtividade.

k) Pessoas: 78% das empresas con- sideram que suas lideranças estão motiva- das e comprometidas com a empresa.

l) Saúde, Segurança e Diversi- dade: 62% das empresas indicaram incentivar práticas saudáveis no tra- balho a exemplo, campanhas sobre consumo de álcool.

m) informatização: 94% das empresas possui sistema computa- cional disponível para suas rotinas, sendo que 87% estão ligados em redes integradas nas áreas funcionais das empresas.

Resultados Diagnóstico Inicial – T0

* Grupo novo e Grupo terceirizado

(6)

cinQuEnTEnáriO

O Sinbi encerrou no último dia 28 de agosto as comemorações pelos 50 anos da indústria calçadista na cidade com o lançamento do livro “O cinquen- tenário da indústria do calçado infantil de birigui: Pioneiros e Empreendedores (1958-2008)”, de autoria do professor Marco aurélio barbosa de Souza e Lu- cimari gomes correia barbosa.

O lançamento aconteceu no novo espaço de exposições da Prefeitura, localizado na rua governador Pedro de Toledo, que foi gentilmente cedido ao Sinbi, e reuniu a diretoria do Sindicato, autoridades da cidade e os pioneiros do setor homenageados em 2008 durante sessão solene da câmara Municipal. Fo- ram momentos de muita emoção e res- gate da história da atividade econômica que movimenta a cidade de birigui.

Para os autores da obra, a sa- tisfação em ver o material pronto é enorme. a iniciativa de escrever o livro surgiu para dar continuidade à coleta de materiais iniciada para compor os textos do Museu Virtual do calçado. “Ficamos muito felizes em participar das come- morações pelo cinquentenário e em poder lançar esse livro, cuja publicação teve o apoio do Sinbi. agradecemos a todos os que colaboraram para a rea- lização deste trabalho, em especial ao Sinbi, na pessoa do presidente Wagner aécio Poli, além de toda a diretoria, empresários do setor e colaboradores da instituição”, ressaltaram os autores.

Para os homenageados, o livro trouxe muita emoção ao verem os fa- tos que marcaram suas histórias e dos quais eles mesmos participaram, como as primeiras exportações de calçados de birigui, o reconhecimento de birigui como a capital brasileira do calçado infantil e a grande dedicação para que o Polo se consolidasse e chegasse ao desenvolvimento de hoje.

além do lançamento do livro,

o encerramento do cinquentenário contou com uma exposição de mate- riais que retratam o desenvolvimento da indústria calçadista nesses 50 anos.

Lonas que retratam a evolução dos modelos produzidos em birigui, o in- cremento das linhas de produção das fábricas – que passaram da produção artesanal aos maquinários e esteiras –, desenvolvimento da comunicação das empresas e o avento do nome “capital brasileira do calçado infantil”, dado a birigui pelo Jornal Exclusivo em 1971 ficaram expostas junto com exemplares de calçados e documentos de 31 de agosto a 4 de setembro. a exposição recebeu 230 visitas da população de birigui, estudantes e universitários.

comemoraçõeS

as comemorações pelo cinquen- tenário começaram em agosto de 2008, quando o Sinbi iniciou a distribuição de sapatinhos especiais para todos os recém-nascidos em birigui. a proposta foi presentear a razão de ser das indús- trias no ano do cinquentenário para que a data fosse inserida na história das crianças e de suas famílias. a distri- buição dos sapatinhos se encerraria em agosto de 2009, mas o Sinbi prorrogou a ação até o mês de dezembro.

além do sapatinho, os pioneiros do calçado infantil em birigui foram homenageados em uma sessão solene realizada pela câmara Municipal de birigui. Vinte empresários e profissio- nais que iniciaram as atividades com calçado infantil em birigüi receberam na ocasião o diploma “Personalidade em Destaque”.

Também foi instalado no jardim do Sinbi um obelisco em comemoração aos 50 anos da indústria de calçados infantis. a peça retrata o ciclo do cal- çado e o desenvolvimento da indústria a cada geração.

Sinbi encerra comemorações pelo Cinquentenário

Exposição mostrou elementos da evolução da indústria nesses 50 anos Convidados apreciam o livro durante o lançamento

Os autores, Marco Aurélio Barbosa e Lucimari Gomes Correia Barbosa

(7)

SEMana DO SaPaTEirO

O Sinbi realiza nos dias 20 a 23 de outubro a 4a Semana do Sa- pateiro, com a proposta de atualizar e capacitar os empresários da capi- tal brasileira do calçado infantil. Em 2009, além de levar conhecimento de altíssima qualidade e comemorar o Dia do Sapateiro (25 de Outubro), a Semana do Sapateiro comemora os 30 anos do Sinbi.

a programação da semana traz palestras sobre design e gestão de pessoas, que serão proferidas por acadêmicos de universidades parceiras da Fiesp por meio do Programa interação universidade- Empresa.

Dia 20, a mestra em Educa- ção, arte e História da cultura, San- dra Penkal, do centro universitário belas artes, falará aos empresários sobre “gestão e Desenvolvimento em Mercado de calçados” explican- do o conceito de desenvolvimento de coleções de calçados a partir e metodologia de projeto de moda.

na quarta-feira, dia 21 de ou- tubro, será realizada palestra sobre

motivação empresarial e gestão.

Dia 22, a mestra em psicologia renata c. Homem de Mello, da unisa – universidade Santo amaro, palestrará sobre o tema “gestão de Pessoas: Ferramenta para o Suces- so”. a palestra vai levar o público a entender a gestão do material humano existente nas empresas como ferramenta para o sucesso e bom desempenho delas.

SinBi 30 anoS

além das palestras de alta qualidade que serão proferidas durante a Semana do Sapateiro, o encerramento do evento terá um toque especial. as personalidades que atuaram na entidade e contri- buíram para o desenvolvimento do sindicato nesses 30 anos serão

homenageadas com o diploma

“Sinbi 30 anos – mérito de to- dos nós”.

Durante o jantar de encer- ramento da Semana, no dia 23 de outubro, os ex-presidentes da casa, membros do governo do Estado e entidades que atu- aram junto ao Sindicato nestes anos apoiando as conquistas e projetos serão homenageados.

“Esta será nossa forma de agradecer a todas essas pessoas que se dedicaram para que esta entidade surgisse e crescesse a ponto de ser uma referência de seriedade e projetos de resul- tado tanto em São Paulo como no brasil”, disse o presidente do Sinbi, Wagner aécio Poli.

Palestras de alta qualidade e

comemorações dos 30 anos do Sinbi

Programação:

20 de outubro – terça-feira

19h30 – gestão e Desenvolvimento em Mercado de calçados

Palestrante: Sandra Penkal – centro universitário belas artes

21 de outubro – quarta-feira 19h30 – Motivação empresarial e gestão

22 de outubro - quinta-feira 19h30 – gestão de Pessoas: Ferra- menta para o Sucesso

Palestrante: renata c. Homem de Mello – unisa – universidade de Santo amaro

23 de outubro – sexta-feira 20h30 – Jantar de Encerramento e Entrega Diploma “Sinbi 30 anos – Mérito de todos nós”

(8)

cOLuna JuríDica

O Sinbi, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Fiveltec, está realizando a segunda etapa do plantio de árvores na área verde criada em 2008 no Distrito industrial de birigui. além de dar continuidade à arborização do espaço, o foco do trabalho é a educação ambiental de crianças e adolescentes atendidos pelo instituto Pró-criança.

um grupo de 20 adolescentes com mais de 14 anos atendidos pelo instituto Pró-criança está aprendendo a fazer compostagem, que consiste num composto formado por cascas de alimentos (que seriam descartadas no lixo) decompostas que pode ser utilizado como adubo.

O biólogo Márcio Soares está acompanhando as crianças nesse tra- balho. O composto será utilizado para adubar as 200 mudas plantadas ba área verde.

EcOSinbi

Segunda etapa plantio de árvores

trabalha educação ambiental e alimentar

O case do EcoSinbi f o i a p r e - sentado na Mostra Fiesp/

ciesp de res- ponsabilida- de Socioam- biental, re- alizada 25 a 27 de agosto na sede da Fiesp em São Paulo. O pro-

jeto EcoSinbi foi selecionado entre diversos projetos ambientais realizados no Estado.

O membro do comitê ambiental do Sinbi, Samir nakad, apresentou o

trabalho e distribuiu funis para coleta de óleo de co- zinha usado e sorteou m a t e r i a i s produzidos durante as oficinas de reciclagem artística. O trabalho do EcoSinbi chamou muito a atenção dos participantes no evento, que elogiaram o projeto e se interessaram nas infor- mações para aproveitá-las em seus projetos.

ecoSinBi aPreSenta Seu traBalho em moStra na FieSP

nessa edição do Sinbinforma de- bater-se-á, como dito no artigo anterior, a questão das empresas participantes do SiMPLES e o rEFiS Da criSE.

a lei 11.941/2009, apelidada de refis da crise pela comunidade jurídica tributária, foi regulamentada em 23 de julho de 2009, pela publicação da Por- taria conjunta 6, da receita Federal do brasil e da Procuradoria-geral da Fazenda nacional.

Porém, mencionada Portaria con- junta de nº6 não foi tão benéfica, vez que, excluiu desse programa os débitos apurados na forma do Simples nacional (Lei complementar 123/06).

O argumento utilizado pela rFb e

PgFn para deixar de fora do refis da crise as micros e EPP’s foi de que o SuPEr- SiMPLES compreende o pagamento não só de tributos federais, como também estaduais e municipais.

Essa foi uma surpresa desagra- dável para muitas microempresas e empresas de pequeno porte, as que mais costumam entrar em dificuldades quando o país está em crise.

a Portaria conjunta n°6 extrapolou os limites da lei 11.941/09, restringindo a amplitude daquele diploma, que não circuns- creveu a adesão ao parcelamento somente a empresas de médio ou grande porte.

Mas a absurda situação foi cor- rigida, pela própria rFb, que publicou

esclarecimento em seu site na internet no último dia 28/08/2009, onde diz que as empresas que fazem parte do Simples nacional poderão parcelar débitos tribu- tários que tenham sido constituídos ante- riormente à adesão ao Supersimples.

a expectativa é de que a possibi- lidade de parcelamento de dívidas aos micro e pequenos empresários, mesmo que somente para os débitos que não fazem parte do Simples nacional, gere maior solidez às pequenas empresas e traga alívio nesse momento mais sensível da economia mundial.

Dra. Cláudia E. Fraga N. Ferreira é advogada e assessora jurídica do Sinbi

Refis da Crise e empresas participantes do Supersimples

UA Birigui - Travessa João Pessoa, 86, Centro. (18) 3644-0089

(9)

Sinbi 30 anOS

O Departamento Hidroviário e a

Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, junto com diversos parceiros de birigui, realizou na sede do Sinbi a Semana do rio Tietê, evento que promo- veu debates, mesas redondas, reuniões e exposições sobre o rio, seu potencial, suas necessidades e o que tem sido feito para preservá-lo.

a Semana aconteceu de 14 a 18 de setembro, e contou com a presença da senadora Marina Silva na abertura.

conhecida por sua atuação à frente

de questões ambientais no governo Federal, Marina falou dos desafios do desenvolvimento sustentável, que en- globa políticas e ações que promovam a geração de riqueza, saúde e educação, respeitando o meio ambiente. “É neces- sário que o desenvolvimento sustentável seja capaz de dialogar com as diferenças culturais, proporcione condições para que as comunidades tenham condições de vida dignas e distribua riqueza de forma correta”, disse Marina Silva.

Semana do Rio Tietê mobiliza Birigui sobre a importância do rio

após uma década decisiva para o setor, de incentivo aos investimentos das empresas na qualidade e do supor- te às suas associadas nas adaptações com a nova moeda, o Sinbi chegou ao ano 2000 com mais maturidade e garra para um trabalho mais fortalecido por meio de parcerias.

O ano 2000 e a primeira década do século xxi foram marcados por uma atuação mais agressiva do sindicato à frente dos interesses da classe por ele representada, sempre com apoio de entidades parceiras, governos Federal e Estadual e a Federação das indústrias do Estado de São Paulo.

nesses anos, o Sinbi junto com a Secretaria de Desenvolvimento, instalou em birigui a Etec do centro Paula Souza para capacitar a mão-de-obra do setor

calçadista e formar profissionais em enfermagem; junto com o Sesi birigui, apoiou a vinda do Teatro Popular do Sesi na cidade, que permite gratuitamente o acesso da população à cultura.

Também nessa década, projetos que beneficiam as micro e pequenas empresas, seus colaboradores e a cida- de foram idealizados e concretizados.

O convênio aPL de calçados infantis foi firmado entre o Sinbi e o Sebrae São Paulo para capacitar as micro e pequenas empresas do Polo calçadista a serem mais competitivas e lucrativas.

após 24 meses de excelentes resul- tados, o convênio foi renovado para mais dois anos a fim de beneficiar mais empresas.

Os projetos biriFest e brinca birigui, realizados em parceria com o Sesi e a Prefeitura Municipal, levam à toda a cidade, na pessoa dos colabo- radores das indústrias calçadistas e de vestuário e às crianças de birigui, qualidade de vida, esportes, diversão, mostrando a responsabilidade social que as empresas e o sindicato têm e manifestam.

O trabalho social também acon-

tece por meio do braço social do Sinbi, o instituto Pró-criança e por meio do projeto EcoSinbi, que trabalha a consci- ência ambiental dos empresários e cola- boradores das indústrias associadas.

a atuação firme e a dedicação dos presidentes e diretores que passa- ram pela entidade nos anos anteriores prepararam o caminho para que no momento oportuno o sindicato se transformasse no agente de articulação de parcerias e projetos bem sucedidos que é hoje e num membro importan- tíssimo da governança local.

Sinbi: articulador de grandes parcerias e projetos

Diretorias anteriores e empresários associados prepararam caminho para grandes parcerias

(10)

HiSTória DO caLçaDO

Indústria de Calçados Sfapa

(Pachelli)

a indústria de calçados Sfapa, empresa formada por Wander José Pachelli e João carlos Sfaciotti, iniciou suas atividade em dezembro de 1980 direcionando sua produção para a li- nha infantil. a produção inicial foi de 30 pares diários e na época empregava dez funcionários, passando gradati- vamente para uma produção de 60 pares/dia e, posteriormente, para 120 pares diários.

Em 1984, ocorreram algumas

mudanças societárias na empresa. De início, João carlos Sfaciotti retirou-se da sociedade para formar uma nova empresa: a calçados gancal, oriunda da aquisição da calçados Ysbel de propriedade de Jovino Pachelli, pai de Wander. Depois em seu lugar, ingressou na empresa alceu Tossato, proprietário da calçados Tossatti (an- tiga calçados Sandra) fato que poste- riormente alterou o nome da empresa para Tossato & Pachelli.

após as mudanças societárias acelerou-se o crescimento da empresa e a produção do famoso calçado nina chegou aos 1.200 pares/dia, confeccio- nados por 120 trabalhadores entre 1987 e 1988, período em que alceu Tossato retirou-se da sociedade, alterando o

nome da empresa para cal- çados Pa- chelli.

nos anos

90, os impactos gerados pelos planos econômicos (Plano collor e Plano real), acarretaram o encerramento das ativida- des da empresa, em 1996.

O ins- tituto Pró- criança de birigui re-

aliza neste mês de se-

tembro a visita anual aos asso-

ciados e terceiriza- dos do segmento calçadista, com o propósito de orientar, conscientizar e incentivar o cumprimen- to da Legislação que proíbe o trabalho do menor.

a utilização da mão-de-obra in-

fantil, excetuados os casos de contrato de aprendizagem regulamentados pela Lei 10.097, é vedada pela ordem legal vigente. Existem ainda restrições sempre crescentes na comunidade in- ternacional, especialmente na maioria dos países importadores, no tocante a sua utilização, o que torna o seu controle indispensável para o fortaleci- mento do bom conceito das indústrias exportadoras.

Há sete anos, o instituto Pró- criança tem promovido auditorias espe- cíficas para a verificação da existência da mão-de-obra infantil entre as indústrias associadas. Felizmente, ao longo desse período, não se constatou a utilização

de menores de 16 anos no trabalho.

Essa demonstração de consciên- cia e profissionalismo do empresário biriguiense é certificada através do selo do Pró-criança nas embalagens dos seus produtos.

Balanço atendimentos:

O instituto informou o balanço de atendimentos realizados até agosto de 2009. ao todo, foram realizados 845 atendimentos, sendo 634 na área de saúde, 96 na área da educação e 115 atendimentos diversos. Desde o início do trabalho do Pró-criança birigui, foram realizados 11.782 aten- dimentos a 8.139 crianças.

Pró-Criança realiza levantamento sobre

trabalho infantil em setembro

(11)

inSPiraçõES

Dia 06 de outubro o polo de birigui terá acesso as informações da pesquisa do Fórum de inspirações para couro, calçados e artefatos Verão 2011.

as inspirações e conceitos que nortearam a pesquisa do Fórum serão contextuali- zadas pela consultora de moda Tatiana Souza, às 19h, na sede do Sinbi.

na palestra, Tatiana Souza ante- cipará às empresas e profissionais do setor informações sobre moda, design e comportamento do verão 2011. ao final da apresentação, serão entregues aos participantes fanzine e a cartela de cores que serão utilizados como

material de apoio às empresas no de- senvolvimento de novos produtos.

conforme o Vice-Presidente de Design e inovação da assintecal, Mil- ton Killing, o novo formato do Fórum adotado na última edição repercutiu positivamente em toda a cadeia cal- çadista. “no novo formato do Fórum a decodificação das inspirações per- mite que as informações da pesquisa sejam canalizadas na primeira etapa e depois visualizadas nos materiais. isso contribui para o desenvolvimento e qualificação de todo o setor”, explica.

a novidade desta edição é que

a exposição dos materiais do Fórum ocorrerá paralelo ao Salão “inSPira- MaiS”, de 03 a 05 de fevereiro de 2010, em São Paulo no centro de convenções Frei caneca.

Os interessados em participar do Fórum Verão 2011 podem obter mais informações pelo hotsite do projeto:

www.assintecal.org.br/forum ou e- mail: vendas@assintecal.org.br.

O Fórum de inspirações é uma realização da assintecal by brasil e do Senai, em parceria com o Sebrae, apex- brasil e agência brasileira de Desenvol- vimento industrial (abDi).

Calçadistas de Birigui terão acesso antecipado às informações de moda e design para o Verão 2011

a Etec de birigui do centro Paula Souza vai oferecer no próximo ano 235 vagas, sendo 80 para o En- sino Médio, 40 para o curso Técnico

em Enfermagem, 40 para o Ensino Médio (modalida- de EJa) integrado ao curso Técnico em gestão da Pro- dução do calçado, 40 para Técnico em administração e 35 vagas para o Teletec – adminis- tração Empresarial (modalidade pre- sencial).

as inscrições para o Vestibuli- nho ETEc 1º Se- mestre – 2010 terá s u a s i n s c r i ç õ e s abertas a partir do dia 05/10/2009 e se estendem até o dia 26/10/2009.

Elas podem ser feitas pelo site www.

vestibulinhoetec.com.br ou na pró- pria escola, situada à rua Ermando Zin, 1.531 – Jardim Santana. as informações sobre os pré-requisitos para as inscrições em cada curso podem ser obtidas pelo telefone (18) 3644-4019.

O centro Paula Souza existe em birigui com o objetivo de profissio- nalizar cidadãos e empreendedores com perfis profissionais voltados às áreas de saúde, indústria e serviços, para que sejam aptos ao mercado de trabalho local e regional.

a Etec de birigui dispõe de uma infraestrutura de qualidade com máquinas, equipamentos, recursos didáticos pedagógicos atualizados e adequados à realidade de seus cursos. além disso a escola conta com laboratórios, cantina e quadra esportiva aberta.

Etec Birigui abre 235 vagas em 2010

Laboratório do curso técnico em Gestão da Produção de Calçados

(12)

O D i a d a s c r i a ç a s está chegando e junto com ele o brin- ca birigui, uma grande festa realizada pelo Sinbi, Sesi e Prefeitura de birigui para comemorar essa data, ofere- cendo muitas brincadeiras, alegria e diversão para a garotada de birigui.

O brinca birigui 2009 aconte- cerá nos dias 17 e 18 de outubro, no recinto de rodeio Espora de Ouro, das 15h30 às 20h30, mas sua pro- gramação começa já neste mês de setembro com muitas novidades. O diferencial da festa em 2009 é a jun- ção de diversas atividades antes e de- pois do evento,

para reforçar a preocupação da cidade e das indústrias de birigui com as crianças.

a p r o - gramação do brinca birigui começa com a

tradicional campanha de Doação de calçados, que presenteia os alunos das creches da cidade com sapatinhos na semana do Dia da criança. O Sinbi já está organizando a solicitação para as empresas doarem os calçados, adotan-

do as creches. a en- trega dos sapatinhos vai ocorrer na semana de 5 a 9 de outubro.

após o brinca bi- rigui, serão realizados

eventos como as apre- sentações do Projeto cultura nos bairros, da Secre- taria de cultura da Prefeitura;

apresentação de uma Opereta de Músicas natalinas no Sesi birigui;

programa alimente-se bem – re- ceitas natalinas; e para encerrar em grande estilo, a apresentação da Orquestra bachiana Jovem Sesi-SP, dia 8 de dezembro.

a inclusão dessas ações na programação é uma forma de refor- çar o brinca birigui para a população e unir os esforços para beneficiar as crianças da cidade. “nós temos

várias ações importantíssi- mas na cidade que podem presentear as crianças e suas famílias. Então unimos todas para fazer uma grande festa e levar alegria e diversão a elas”, explica o presidente do Sinbi, Wagner aécio Poli.

Programação no recinto O brinca birigui 2009 aconte- cerá nos dias 17 e 18 de outubro, no recinto de rodeio Espora de Ouro.

Será montado no recinto um parque

de diversões completo para as crian- ças brincarem. Também faz parte da programação oficinas, atividades educacionais realizadas pelo Senai e pelo EcoSinbi e a animação de palha- ços, mágicos e equilibristas.

na praça de alimentação, serão distribuídos gratuitamente ca- chorro quente, refrigerante, pipoca, algodão doce e água. as crianças menores terão um espaço especial no fraldário e uma ala no parque com

brinquedos indicados ao tamanho e idade. Também uma equipe de seguranças muito bem preparada está sendo contratada para os dois dias de evento, a fim de garantir a tranquilidade da festa.

Podem participar da festa crianças de 0 a 12 anos, sendo que as de até oito anos devem estar acompanhadas dos pais ou respon- sáveis. Os convites para as crianças participarem serão entregues em to- das as escolas municipais, estaduais e particulares de birigui.

Mais uma vez, o brinca birigui acontece com o patrocínio e apoio de inúmeros parceiros, como entidades, empresas, fornecedores e empresas do comércio. a organização da festa entende que este é um evento para todas as crianças de birigui, por isso está contando neste ano com o apoio de diversos setores para presentear a garotada da cidade.

Muita alegria no Brinca Birigui 2009

Referências

Documentos relacionados

A despeito de Freud ter aberto tal possibilidade, os analistas que enveredam por esse caminho não o fazem sem dificuldades, pois o discurso que orienta as práticas nas instituições

Este artigo busca mostrar de forma sucinta, a influência e a importância da mão de obra e do trabalho escravo, bem como as relações de trabalho nas fazendas e

Toxicidade para órgãos - alvo específicos - exposição repetida: não há dados disponíveis. Perigo por aspiração: não há

The greater incidence of complications related to the catheter occurred in newborns with a higher mean number of catheters, greater length of hospitalization, lower

Através da tecnologia em seu microfone cancelador de ruído, este headset filtra o áudio perfeito,?. oferecendo excelente

Resultados: Foram selecionados cinco artigos, na qual abordam a discinesia escapular de maneira ampla, trazendo informações sobre a biomecânica do ombro e o papel

Depois, converse com eles sobre o trabalho dos profi ssionais da indústria cultural, como são feitos os livros e as revistas, como é o processo de impressão off-set e como

O projeto é uma realização do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi), em parceria com Sebrae-SP e Prefeitura de Birigui, que reúne empresários de