• Nenhum resultado encontrado

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO E CURSO

GABARITO – SIMULADO WR/ENEM – 3º E CURSO – 01/09/2018

INGLÊS ESPANHOL

1. C 1. D 6. A 11. D 16. B 21. B 26. E 31. E 36. E 41. B 46. C 51. E 56. C 61. D 66. E 71. B 76. A 81. C 86. B 2. D 2. B 7. A 12. A 17. B 22. B 27. C 32. A 37. E 42. A 47. B 52. B 57. A 62. D 67. A 72. D 77. A 82. C 87. A 3. C 3. C 8. A 13. C 18. D 23. B 28. C 33. C 38. E 43. A 48. B 53. B 58. A 63. C 68. B 73. D 78. B 83. D 88. A 4. A 4. D 9. A 14. D 19. A 24. A 29. A 34. C 39. A 44. D 49. D 54. E 59. C 64. E 69. D 74. E 79. B 84. E 89. E 5. E 5. A 10.D 15. E 20. B 25. E 30. D 35. C 40. C 45. C 50. D 55. B 60. D 65. E 70. C 75. C 80. E 85. C 90. B

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Questões de 1 a 45

Questões de 1 a 45

Questões de 1 a 5 (opção inglês) QUESTÃO 01

O erro no nome revela que a garota ou não se interessava por ele ou a carta não era para ele.

QUESTÃO 02

A descrição se encontra na íntegra no último parágrafo.

QUESTÃO 03

O garotinho pegou sem pagar.

QUESTÃO 04

O provérbio é de Maomé.

QUESTÃO 05

As sentenças de cunho condicional revelam as hipóteses da narradora que revelam tal ansiedade, assim como os incessantes pedidos a Deus.

Questões de 1 a 45

Questões de 1 a 5 (opção espanhol) QUESTÃO 01

O termo sanha significa raiva, ódio pois o homem que queria ajuda da advogada para fazer o testamento acabou fazendo-o sozinho.

QUESTÃO 02

A aluna de maneira sarcástica diz a sua professora, pelo fato de ela gostar de futebol americano, que é uma boba, tola.

QUESTÃO 03

De acordo com o que se encontra no fragmento, Raimundo e Leo, depois de longo percurso, conseguiram se comunicar e compreender- se, como se percebe em: “Para Raimundo representó un día de gloria cuando su ladrido fue por fin comprendido por Leo, su hermano perro y (algo más extraordinario aún) él comprendió el ladrido de Leo. A partir de ese día, Raimundo y Leo se tendían, por lo general en los atardeceres, bajo la glorieta, y dialogaban sobre temas generales.

QUESTÃO 04

QUESTÃO 05

Para chegar à alternativa há que compreender o sentido da estrutura

“Hacía tiempo que me chiflaba la panza vacía”, que quer dizer que há tempos sua barriga(panza) vazia lhe enolquecia(chiflaba). Portanto, ele matou a galinha porque tinha fome.

QUESTÃO 06

Esta questão mostra o posicionamento do autor a respeito do tem por ele discutido, e o aluno deverá reconhecer a posição crítica assumida pelo articulista, ao analisar um problema de tão grande discussão.

QUESTÃO 07

É importante que o aluno associe (faça dialogar) a imagem da capa ao trio e aos instrumentos que são, normalmente, identificadores da cultura nordestina.

QUESTÃO 08

Focar apenas nos estudos e deixar de lado os momentos de lazer e exercícios físicos pode prejudicar o desempenho do estudante e afetar sua saúde. Por isso, acrescentar à rotina atividades voltadas para o relaxamento e estímulo da autoconfiança é algo recomendado.

QUESTÃO 09

No poema, o poeta manifesta o desejo de purificar-se, pois se sente sujo: “Sou mais baixa das criaturas” / “Me sinto sórdido”. Entretanto, nada parece livrá-lo da culpa imensa que o martiriza. As lembranças da infância são evocadas a contar “história da vida boa que nunca veio”. Tais lembranças parecem ser o único conforto que o poeta encontra em meio ao sofrimento, e por isso deseja levá-las para a eternidade como garantia de uma vida boa.

QUESTÃO 10

O bem cultural material apontado na imagem é um exemplo claro de exaltação e afirmação da identidade social local.

QUESTÃO 11

O aluno deverá abstrair do texto de Carlos Heitor Cony que para o enunciador, a escrita tornou-se um ritual a contragosto e não uma forma de se refazer de suas angústias.

QUESTÃO 12

Estado emocional/religioso e equilíbrio racional. O Barroco apela para os sentidos múltiplos do homem, enquanto o Arcadismo reflete de forma racional a produção estética.

QUESTÃO 13

A questão privilegia a leitura como forma do reconhecimento das diferenças dos hieróglifos com a escrita cuneiforme o que resultaria na compreensão do aluno como a característica primordial dos hieróglifos – sua concretude.

(2)

QUESTÃO 15

É importante que o diabético converse com seu médico sobre os exercícios que já realiza ou pretende iniciar, pois muitas vezes serão necessários ajustes na dosagem de insulina e dos medicamentos orais comumente utilizados.

QUESTÃO 16

Esta questão envolve a competência leitora e a habilidade do aluno em reconhecer o importante trabalho feito por determinadas empresas que visam a um faturamento maior.

QUESTÃO 17

A confirmação desta intenção de conceder a lua um valor em si e, mais do que isso, conceder a um termo excessivamente metaforizado por uma tradição literária já ultrapassada, uma concepção moderna:

simplesmente satélite.

QUESTÃO 18

A pintura do artista brasileiro apresenta formas geométricas – linhas, círculos e ângulo. Além disso, é conveniente destacar a ausência de preocupação com a proporção. Deu aos personagens traços cubistas, em vez dos traços europeus, típicos de Leonardo da Vinci. Parte superior do formulário.

QUESTÃO 19

Contemplação. O poema possui características vinculadas ao caráter religioso, mas destaca-se essencialmente por seu caráter reflexivo, logo contemplativo diante da figura do sagrado.

QUESTÃO 20

O próprio texto refere-se à criatividade da produção do século XX.

QUESTÃO 21

O texto apresenta diferentes mecanismos linguísticos e o aluno deverá ter conhecimento dos recursos coesivos e dos marcadores que sequenciam o texto.

QUESTÃO 22

Normalmente, recomenda-se para as gestantes atividades na água, graças à redução do impacto e porque não há risco de a mulher perder o equilíbrio e cair.

QUESTÃO 23

A questão exigirá do aluno não só conhecimento sintático responsável pela organização estrutura do texto, mas também o eixo semântico das orações adjetivas.

QUESTÃO 24

O compositor comparou a relação homem/mulher ao linho e à linha.

Utilizando substantivos e verbos do campo semântico de costura (agulha, ponto a ponto, ziguezague, bordado, bordando), ele criou uma letra que traduz o que ele espera da completude da relação amorosa.

QUESTÃO 25

O domínio da linguagem verbal e não verbal, o conhecimento partilhado e os recursos linguísticos nortearão o aluno para a

“polissemia”, usada para gerar o humor.

QUESTÃO 26

Fugacidade da vida e instabilidade das coisas. O caráter existencialista permeia a construção dos elementos reflexivos presentes no fragmento.

QUESTÃO 27

Entre os artistas primitivos dedicados à escultura, o mais famoso é Mestre Vitalino, criador de figurinhas de barro que representam pessoas e fatos da região sertaneja de Pernambuco. Entre os personagens de Vitalino estão os vaqueiros, os retirantes, os cangaceiros, que, isolados ou compondo uma cena, nos comunicam o modo de ser da gente rústica do sertão.

QUESTÃO 28

A listagem em que os elementos não apresentam sequência narrativa nem argumentativa é caracterizadora da descrição.

QUESTÃO 29

O humor debochado despontou da esdrúxula caracterização da personagem. O discurso direto reiterado (“— Coitada da Das Dores”) reproduz uma impressão generalizada (“ao vê-la todos dizem comiserados”) que se confirma nas caracterizações particulares do observador: “É feia, é desengraçada, é inelegante, é magérrima (…)”.

A combinatória vocabular é típica da capacidade inventiva de Monteiro Lobato: “ilhéu de burrice ebúrnea”, “um tabloide homeopático de inteligência”, “um grânulo de memória”, “ornou-lhe a asado nariz com um grão de ervilha”. A linguagem envolve o leitor, pois instaura a comicidade que torna inventiva e original a visão caricatural de uma figura feminina.

QUESTÃO 30

Um texto se constrói com objetivos específicos e estruturas linguísticas de acordo com o gênero.

Em relação ao gênero apresentado, o aluno deverá reconhecer a voz passiva pronominal e sua marca de impessoalidade.

QUESTÃO 31

Caracterização de comportamentos dissimulados. O Eu lírico apresenta um jogo de sentido pautado por uma representação ao apresentar e contrapor, sugerindo uma postura dissimulada em seu poema.

QUESTÃO 32

Este desenho marca o retorno da angústia e solidão expressionistas.

Apesar das tonalidades claras e tropicais, a composição é despojada de outros elementos, dando ao casal uma expressão solitária e melancólica.

QUESTÃO 33

O trabalho de uma estrutura sintática reiterada no texto antedê à intencionalidade de seu produtor. Portanto, o aluno deverá recorrer ao seu conhecimento de orações reduzidas com marca de subjetividade.

QUESTÃO 34

Busca, na recriação da mulher, uma síntese de valores espirituais e materiais. O autor propõe uma junção dos elementos materiais e espirituais representados por uma única figura – a imagem feminina.

QUESTÃO 35

O contato com a variedade de brinquedos e brincadeiras e jogos estimula a ação, a representação e a imaginação da criança, ajudando-a superar diferentes barreiras proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências.

QUESTÃO 36

O Naturalismo, em si, representado pela personagem Rita Baiana, enfoca o cientificismo biológico.

(3)

QUESTÃO 37

O que se percebe dessa confissão é a necessidade de Mário conviver com os integrantes da alta burguesia paulistana, fossem eles os mecenas ou os intelectuais que a essa classe pertenciam, como “G. e esposa”, provavelmente Guilherme e Baby de Almeida. A necessidade provinha, talvez, não do amor, como ele afirma, mas do fato de saber que era por meio desse tipo de relacionamento que havia a possibilidade de manter seu espaço de atuação no campo intelectual.

QUESTÃO 38

O texto tem um gênero bem definido o que levará o aluno a perceber que as construções sintáticas estão a serviço, também, do efeito de sentido que a propaganda quer atingir em relação ao tema trabalhado. Isso levou o produtor do texto a explorar de forma expressiva o efeito de sentido da p reposição “sem”.

QUESTÃO 39

Destacar que a naturalidade pode tornar mais claro o estilo das pregações religiosas. A simplicidade no processo de construção do discurso se torna o elemento essencial para o sentido e convencimento dos ouvintes.

QUESTÃO 40

A estratégia de construção que dará sequenciação à notícia apresentada são os marcadores temporais, utilizados como elementos de progressão.

QUESTÃO 41

Na imagem é possível observar que as técnicas utilizadas não apresentam como proposta a simetria, nem serem retilíneas ou paralelas e também não mostram homogeneidade. A proposta é assimétrica.

QUESTÃO 42

A religiosidade e o feísmo. A religiosidade está presente tanto em Aleijadinho quanto em Caravaggio, da mesma forma os traços por representarem elementos exageradamente humanos são característicos do feísmo.

QUESTÃO 43

No poema, a marcação do tempo é o mecanismo essencial para que o aluno compreenda o seu sentido.

QUESTÃO 44

Com isso se faz necessário, quando pensamos em atividade física escolar, principalmente para a educação infantil, pensarmos em atividades recreativas.

QUESTÃO 45

A linguagem foi trabalhada de forma expressiva no texto e o aluno deverá evidenciar o valor da metáfora na construção do sentido que se pretendeu dar ao texto.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Questões de 46 a 90

QUESTÃO 46

O Congresso de Viena e a Santa Aliança eram reativos às grandes transformações perpetradas pela França, exportadora da revolução a cavalo. Portanto, o tzar da Rússia pretendia frear novas e desconfortáveis transformações.

QUESTÃO 47

Os raios que chegam ao Equador, baixa latitude, são perpendiculares ou próximos da perpendicularidade, promovendo as maiores temperaturas do planeta.

QUESTÃO 48

Em escala local, a escassez de equipes militares pelas baixas em combate, somada à dificuldade para novos recrutamentos, fazem com que o exército sírio e suas milícias escolham suas batalhas e evitem brigar por localidades de maioria sunita ou por aquelas nas quais a população local também não combate o EI.

Já o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, apresentou um plano que prevê “acelerar o apoio aos combatentes tribais da região, para que possam lutar contra o EI ao lado das forças iraquianas” e

“garantir que todas as forças que participam da libertação da província operem sob o comando e o controle do premiê”.

QUESTÃO 49

Com as transformações dentro da Revolução Francesa conduzindo ao poder do general Bonaparte, a autocracia é aceitável: Napoleão controla os poderes e a conserva.

QUESTÃO 50

A base da orientação na superfície da Terra é decorrente da nossa posição com relação aos astros, dessa forma, a rotação determina o movimento aparente dos astros e a nossa base de localização.

QUESTÃO 51

Nietzsche propõe uma perspectiva epistemológica em que a existência de uma verdade absoluta é avaliada a partir de uma postura crítica e autorreflexiva, o que leva ao questionamento acerca da possibilidade de se atingir quaisquer convicções, perspectiva esta que representa uma oposição radical ao dogmatismo.

QUESTÃO 52

Representa o fluxo populacional diário intermunicipal.

Majoritariamente ocorre entre as cidades que compõem as metrópoles, visto o tempo considerável perdido pelos trabalhadores e estudantes no deslocamento casa/trabalho ou escola/trabalho.

QUESTÃO 53

Eugene Delacroix produziu um óleo sobre tela, A Liberdade guiando o povo, em 1830, celebrando as transformações no país e o fim do regime absolutista instaurado na reação do Congresso em Viena.

QUESTÃO 54

O crescimento do preconceito contra os imigrantes no Brasil encontra-se diretamente associado ao posicionamento da mídia e das elites que gerenciam estes grupos. Boa parte dos preconceitos passam a ser ampliados internamente.

(4)

QUESTÃO 55

O candidato deve compreender a historicidade do escrito do padre Antonil, isto é, o século XVIII, e sua relativização da escravidão.

QUESTÃO 56

As reservas minerais do Brasil são descobertas e podem ser exploradas em momento econômico satisfatório e o contrário acontece, economia desaquecida as reservas ficam incubadas, esperando o momento de maior lucratividade.

QUESTÃO 57

A imprensa é fundamental na queda de Carlos X e de Dom Pedro I. O liberalismo está em marcha contra o regime político absolutista.

QUESTÃO 58

A campanha pela permanência precisava dos eleitores trabalhistas, e o fato de que eles não participaram tanto quanto esperado ainda vai ser motivo de muita discussão entre os integrantes da oposição ao governo conservador.

O Partido Trabalhista - que tinha 90% de seus parlamentares a favor de ficar na UE - julgou muito mal o comportamento de seus partidários e, quando percebeu que havia algo errado, não conseguiu fazer muita coisa para mudar isso.

Eles até usaram as figuras mais famosas do partido na campanha - como o ex-primeiro-ministro Gordon Brown e o prefeito de Londres Sadiq Khan. Mas não conseguiram mudar a impressão de que havia uma divisão profunda dentro do partido.

Seu líder, Jeremy Corbyn, receberá a maior parte da culpa. Críticos afirmam que o apoio dele à UE foi muito morno, e que sua ênfase na necessidade de uma “Europa social” simplesmente não convenceu muita gente.

QUESTÃO 59

O quarto poder ao qual o excerto refere-se é o exercido pelo imperador brasileiro: o poder moderador. Tal foi apresentado como mediador entre os demais, porém, na prática, fornecia a D. Pedro I posição soberana, acima de todas as demais instituições políticas.

QUESTÃO 60

São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

QUESTÃO 61

Walter Scott é conformista com a realidade. Romântico e valorizador do folclore da Escócia. Romântico e conservador social. Um perfeito tory.

QUESTÃO 62

A Caxemira representa um dos mais importantes conflitos da atualidade que envolve diferenças étnicas e disputas pela divisão de fronteiras nacionais. Até 1947, no período anterior à independência da Índia e da fragmentação do território indiano, seus 220 mil km2 (aproximadamente a área do estado brasileiro do Piauí) estiveram sob o domínio do Marajá Hari Singh Bahadur, sendo composta dos territórios de Jammu, Caxemira, Ladakh, Aksai Chin, Gilgit, e Baltisan Partition. No entanto, com as transformações que ocorreram após a 2ª Guerra Mundial, esse território foi dividido entre Índia, Paquistão e China.

A Índia ganhou o controle de Jammu, Caxemira e Ladakh. O Paquistão tomou o controle de Gilgit, Baltisan, e a parte ocidental da Caxemira. Atualmente, o estado indiano formado por Jammu, Caxemira e Ladakh é oficialmente chamado Jammu e Caxemira, equivalendo a 141.338 km2 da área total. O Paquistão detém 85.846 km2 e a China possui uma área relativamente menor, com 37.555 km2. O termo Caxemira geralmente é empregado para se referir a toda a região, contendo todas as três áreas.

Após a independência, Índia e Paquistão foram à guerra em três ocasiões. Durante a primeira guerra indo-paquistanesa (1947), o Paquistão obteve sucesso, conquistando grandes áreas do antigo reino da Caxemira, mas estas foram as regiões menos desejáveis e menos populosas. Os chineses, que por muito tempo contestaram os seus limites territoriais com a Índia, assumiram o controle da Aksai Chin em 1950. O governo da Índia tentou, mas não conseguiu recuperar esse território em 1962, quando ocorreu um conflito de fronteira entre os dois países. Na segunda e na terceira guerra indo- paquistanesa (1965 e 1971), a Índia tomou os locais mais populosos e as áreas mais produtivas da Caxemira que eram controladas pelo Paquistão. Os limites territoriais foram definidos em 1972, com a realização do Acordo de Simla, com o aval da ONU, quando foi delimitada a Linha de Controle, em substituição da linha de cessar- fogo criada em 1948.

QUESTÃO 63

O candidato, deve perceber que a construção da história brasileira, construída classicamente do ponto de vista europeu, deve levar em consideração a presença de povos nativos antes da chegada do colonizador português.

QUESTÃO 64

A ação antrópica está vinculada a emissão de gases, alteração da qualidade da água e o desmatamento.

QUESTÃO 65

Os movimentos sociais cresceram durante a primeira metade do século XIX, exemplo clássico do Cartismo e socialismo no continente europeu. O nacionalismo separatista é alimentado contra os impérios, criando um cenário de revolta – um espectro que ronda da Europa.

(5)

QUESTÃO 66

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou nesta sexta-feira a dissolução do Parlamento da Catalunha e a convocação de novas eleições para dezembro. A decisão foi tomada após a ativação do artigo 155 da Constituição, que dá ao governo central poderes extraordinários para preservar a unidade do país e intervir na autonomia regional.

O presidente catalão, Carles Puigdemont, seu vice, Oriol Junqueras, e outros membros da administração regional foram depostos. O diretor da polícia local, a Mossos d’Esquadra, também foi retirado de seu cargo.

Mais cedo, o Parlamento catalão havia votado e aprovado o início do processo de independência da região. A proposta autorizada pela maioria dos deputados da casa deveria dar início à redação de uma constituição própria, porém deve perder validade após a intervenção espanhola.

Mas por que os catalães querem a independência? Os impulsos separatistas existem há séculos, mas cresceram de forma contundente a partir do ano de 2010, até conquistarem aproximadamente metade da população regional.

Assim como em outros movimentos separatistas, os catalães querem ter o poder de tomar as próprias decisões, sem interferências.

Segundo uma pesquisa do Centre d’Estudis d’Opinió (CEO), 26% da população usa o argumento da autonomia como principal razão para a independência. A crença de que estarão melhores sozinhos do que com a Espanha é apoiada por 23% da população, enquanto 19%

desejam um novo modelo de gestão política.

O convívio cada vez mais agressivo entre o governo regional e a administração central também é visto como um motivo para o desmembramento. As relações estão desgastadas e, para muitos, os vínculos são insustentáveis. Além disso, razões históricas, econômicas e culturais também têm grande peso no movimento.

QUESTÃO 67

A “Revolução Cultural” foi uma direta consequência do desastre do Grande Salto, e da perda de apoio do regime maoísta. Ela foi uma perseguição maciça destinada a tornar o país completamente leal ao líder e livre de elementos subversivos, procurando mudar completamente a cultura chinesa e eliminar “seus elementos capitalistas”. Além da destruição de inúmeras relíquias históricas, monastérios e obras de arte, estima-se que os eventos da Revolução Cultural foram responsáveis por mais de 2 milhões de mortes diretas, embora o Partido Comunista Chinês não permita a divulgação de documentos relacionados às perseguições até os dias de hoje.

QUESTÃO 68

Moltke, em nome do Estado prussiano, entende que a ciência e as tecnologias produzidas na revolução industrial, seriam fundamentais para a guerra – portanto, eram de interesse nacional e de grau de segurança nacional.

QUESTÃO 69

O envelhecimento da população, a entrada da mulher no mercado de trabalho e a redução do número de filhos por casal demonstram que o processo de urbanização (superação da população rural pela população urbana) encontra-se concluso. Nos ambientes urbanos o acesso a informação, serviços médicos, saneamento e campanhas de vacinação amplificaram a expectativa de vida. A entrada da mulher no mercado de trabalho reduziu a influência dos dogmas religiosos quanto a autonomia sexual e os métodos contraceptivos, possibilitando um maior controle sobre a natalidade. O custo para se manter um filho na cidade acaba levando as famílias, principalmente de classe média para cima, a reduzir o número de filhos como forma de manter a alta qualidade de vida.

QUESTÃO 70

A alternativa C é a única correta, pois a citação demonstra que Nietzsche critica justamente o antropocentrismo, isto é, a visão na qual o Homem ocupa o centro das atenções em relação não só à Natureza, mas também em relação ao Universo (alternativa A). Do mesmo modo, o autor não poderia revelar aí uma visão de mundo cristã (alternativa B), pois esta também é antropocêntrica. A comparação da vida humana com a vida de uma mosca (alternativa D) serve não para contemplar outras teologias, mas sim para demonstrar a relatividade da importância da vida humana. Por fim, a alternativa E é desmentida na seguinte passagem: “Houve eternidades em que ele (o intelecto humano) não estava; quando de novo ele tiver passado, nada terá acontecido”.

QUESTÃO 71

O candidato deve perceber que a análise histórica sobre o período colonial, baseada em estudos como os de Manolo Florentino e João Fragoso, apontam para uma reflexão polissêmica e mais complexa sobre a economia colonial, rompendo com o império da visão mecanicista do pacto colonial e da monocultura.

QUESTÃO 72

A alteração da rocha a partir da fragmentação ou desagregação é chamado de intemperismo ou meteorização.

QUESTÃO 73

O Congresso de Berlim foi previdente para evitar uma corrida que abrisse guerra entre as potências europeias – portanto, como o suporte indica, disciplinou a partilha do mundo.

QUESTÃO 74

Com o decorrer dos anos seguintes à morte de Tito, o sistema da presidência rotativa mostrou sua inadequação. A isso somou-se o desastre dos comunistas na antiga União Soviética. A soma desses dois fatores (a crise da alternância do poder na Iugoslávia e o esvaziamento do comunismo no Leste europeu) provocou uma série de anúncios unilaterais de independência. Os eslovenos e os croatas não queriam mais ficar subordinados a uma república onde os sérvios, que eles sempre consideram culturalmente inferiores a eles, fossem maioria. O desaparecimento súbito da URSS provocou um vácuo a leste, fazendo com que os estados da Eslovênia e da Croácia desejassem retornar a sua antiga posição pró-ocidental. Significativo disso foi o fato da Alemanha Ocidental ser a primeira a reconhecer a independência da Eslovênia e da Croácia, dando assim o seu aval ao processo de desmontagem da República Socialista Federativa da Iugoslávia. O mesmo pode-se dizer do Vaticano, quando o papa João Paulo II apoiou o separatismo da católica Croácia, dando mais um passo na sua política de desmontagem do comunismo no Leste europeu.

(6)

QUESTÃO 75

No Estado positivo, para Comte, a sociedade funcionaria de maneira harmônica e coesa, sendo a sociologia a ciência responsável por entender os mecanismos desse funcionamento de maneira análoga e utilizando os mesmos métodos das ciências da natureza. Uma vez que esse funcionamento se desse de forma plena, o progresso ocorreria, sendo o Estado o responsável por garantir a ordem social necessária para isso, a partir da manutenção da coesão e da estabilidade, usando inclusive a força quando preciso.

QUESTÃO 76

A partir da Revolução Técnico-Científico-Informacional (década de 1970) notamos o colapso do modelo urbano de aglomeração e das metrópoles industriais. A dispersão das atividades secundárias (desconcentração industrias) possibilitou que cidades médias e metrópoles regionais passassem a atrair estas empresas para os seus territórios. No caso brasileiro, este processo torna-se vigoroso na virada entre as décadas de 1980/90. Este processo acaba sendo atrativo à força de trabalho e atividades de serviço e comércio nas cidades médias (100 mil até 500 mil habitantes) e metrópoles regionais (entre 1milhão e 2 milhões de habitantes). Em contrapartida, a desconcentração industrial nas grandes metrópoles reduz o número de postos de trabalho, amplia o desemprego e acentua a violência, tornando as grandes metrópoles, gradativamente zonas de forte emigração.

QUESTÃO 77

A prática intervencionista federal procurava retaliar as oligarquias que hipotecaram apoio ao civilismo – mas Pinheiro Machado realizou de maneira comedida, evitando atrito com SP.

QUESTÃO 78

A expansão econômica (madeireira, agropecuária e mineração) sobre a Amazônia está gerando uma grande perda da biodiversidade.

QUESTÃO 79

Entre diversas reinvindicações, Frei Caneca alegava a falta de unidade nacional, mesmo pós apresentação da Constituições; de acordo com este líder da Confederação do Equador, o poder moderador forçava uma unidade a partir da ação do monarca, porém cada região interpretará a realidade nacional à sua maneira. Ou seja, o governo brasileiro não representava todos os brasileiros.

QUESTÃO 80

O Curdistão iraquiano é uma região autônoma desde 1991. Na região montanhosa do Norte do Iraque, o Curdistão tem 4,5 milhões de habitantes, em sua maioria curdos, apesar de ter uma minoria turcomana. Suas línguas oficiais são o curdo e o árabe, e a religião majoritária é o islamismo sunita. O Curdistão é composto de três províncias: Dohuk, Erbil e Solimania, mas os curdos iraquianos reclamam outros territórios a Bagdá, especialmente a província multiétnica e petroleira de Kirkuk.

O Curdistão iraquiano, cuja capital é Erbil, tornou-se uma região autônoma por causa da Constituição do Iraque de 2005, que instaurou uma República federal. A região já gozava de autonomia desde a Guerra do Golfo de 1991. Após a derrota iraquiana, os curdos se revoltaram, mas a repressão provocou um êxodo e forçou os Estados Unidos e seus aliados a instaurarem uma zona de exclusão aérea para proteger seus moradores.

QUESTÃO 81

Reação Republicana é o mais estruturado movimento de oposição ao continuísmo de SP/MG na primeira república. Os nilistas denunciam as mazelas do regime e reivindicam moralização política.

QUESTÃO 82

A ampliação da pressão dos EUA sobre os países do Oriente Médio a partir dos eventos de 11/09/2001, possibilitou uma reconfiguração do poder na Ásia, onde a China e a Rússia passaram a ampliar suas relações comerciais e estratégicas como forma de conter esta nova política externa estadunidense. Dentre estes acordos temos a OCX ou SCO (Organização de Cooperação Xangai), onde notamos fortes laços comerciais e a possibilidade de formação de acordos militares entre os associados. O Irã entre outros países observadores representa a consolidação de uma região livre da influência dos EUA, potencializando uma projeção geoestratégica de China e Rússia no Oriente Médio, Sudeste Asiático e Extremo Oriente.

QUESTÃO 83

O trecho final da citação deixa bem claro que a intenção de D. Pedro I e daqueles que o cercavam (elite dirigente) não era permitir mudanças significativas, pois estas poderiam comprometer os privilégios já estabelecidos. “Mas o que parecia uma revolução – a abdicação de D. Pedro I em consequência do clamor popular –, logo mostrou sua cara e seu objetivo maior, ou seja, mudar para deixar tudo exatamente como estava” – o que parecia uma mudança de governo, na verdade era a continuidade velada de um grupo no poder.

QUESTÃO 84

Descartes, ao defender a dúvida metódica como base do pensamento filosófico, inaugura um novo princípio para fundamentar as ciências.

Assim, o racionalismo cartesiano, baseado na dúvida sistemática e na certeza da existência de um sujeito pensante, rompe com o pensamento científico clássico e fornece as bases das ciências modernas.

QUESTÃO 85

No excerto, realizado em cerimônia fúnebre, Péricles apela para a dimensão emocional e elogia Atenas, naquele instante envolvida na guerra contra Esparta. Então o governante de Atenas elogia seu povo e sua polis, atribuindo valores éticos e políticos modelares.

QUESTÃO 86

Moscou forneceu, nos últimos anos, mais de 30% da demanda de energia do bloco europeu (em petróleo e gás). Grande parte da recuperação econômica da Rússia, após o fim da Guerra Fria, encontra-se baseada na exportação de commodities energéticos, principalmente gás natural e petróleo.

QUESTÃO 87

O candidato deve compreender que a estrutura social e cultural do escravismo colonial era marcada pela presença de africanos de diversas regiões e realidades distintas e que se uniam pela especificidade da realidade colonial.

QUESTÃO 88

A compensação ambiental é um instrumento para amenizar o impacto ambiental, investimento no meio ambiente ou sociedade impactada para compensar a ação degradatória irreparável ao meio ambiente.

QUESTÃO 89

O conceito das práticas citadas pelo entrevistado é globalismo. Um Estado ou uma organização multilateral ameaça um ator internacional em nome da defesa dos Direitos Humanos.

(7)

QUESTÃO 90

O trecho apresenta o ponto de vista do abolicionista Joaquim Nabuco em relação às manifestações sociais de escravos pela abolição. De acordo com ele, a abolição seria feita pela força da lei, da política.

Mesmo assim, não podemos negar a importância das manifestações plurais realizados por escravos e abolicionistas para pressionar os políticos de sua época a assinarem a lei pelo fim da escravidão. Por isso, o trecho não nega tal importância, apenas traz uma visão particular sobre a resolução deste problema.

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Essa linha de pensamento, que mais tarde veio a se chamar processo de internacionalização da firma da Escola de Uppsala, levou os estudos de Negócios Internacionais a cruzarem

Esperamos que o Apprenti Géomètre 2 não apenas seja utilizado como mais um recurso em sala de aula, mas que contribua positivamente para o processo de ensino e aprendizagem de área

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Por meio do Celin, Centro de Ensino de Línguas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), o curso “Literatura, Estudo

Por se tratar de investimentos em Ativos Imobiliários, que podem ter como objeto a exploração comercial de imóveis, a rentabilidade de tais Ativos Imobiliários

Em 2017, o CADE instaurou processo administrativo para apurar a formação de cartel por empreiteiras que atuaram em licitações públicas, incluindo obras de metrô em sete