• Nenhum resultado encontrado

6 3 Produção de Materiais de divulgação para os trabalhadores surdos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "6 3 Produção de Materiais de divulgação para os trabalhadores surdos"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA – MESTRADO PROFISSIONAL

PRODUTO EDUCACIONAL DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Guia: Uma produção de materiais da divulgação da Escola SESI para os trabalhadores surdos das indústrias de Pelotas.

RAQUEL MASSOT SIQUEIRA

Pelotas, 2016

(2)

Guia: Uma produção de materiais da divulgação da Escola SESI para os trabalhadores surdos das indústrias de Pelotas.

Produto Educacional da Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas, como requisito à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e de Matemática.

Orientadora: Profa. Dra. Maria de Fátima Duarte Martins

Pelotas, 2016

(3)

3

Sumário

1 Apresentação... 4

2 A pesquisa... 6

3 Produção de Materiais de divulgação para os trabalhadores surdos... 7

3.1 Folder... 7

3.2 Tradutor/Interprete da Língua Brasileira de Sinais... 8

3.3 Vídeos Institucionais... 8

Referências... 9

(4)

1 Apresentação

O Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Pelotas, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e qualificação profissional dos professores, em serviço das redes de educação básica, oportunizando - lhes a participação em processos de formação continuada, promovendo e incentivando-os a ter uma cultura profissional pautada pela autonomia, pesquisa, estruturação e desenvolvimento de currículos flexíveis, ou seja, pelo desenvolvimento de ações que caracterizem sua intervenção na escola e seu trabalho como professor pesquisador de sua prática.

Um dos aspectos que diferencia o Mestrado Profissional do Mestrado Acadêmico é com relação ao trabalho final do curso. Em decorrência da portaria normativa, número 7, de 22 de junho de 2009, ampliaram -se as possibilidades do formato de apresentação do trabalho de conclusão, pois, antes finalizava-se o mestrado com a entrega de uma dissertação, agora, o mestrando pode optar, também, entre

revisão sistemática e aprofundada da literatura, artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas;

desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas; produção de programas de mídia, editoria, composições, concertos, relatórios finais de pesquisa, softwares, estudos de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, proposta de intervenção em procedimentos clínicos ou de serviço pertinente, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação

(5)

5

tecnológica, produção artística; sem prejuízo de outros formatos, de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, desde que previamente propostos e aprovados pela Capes (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2009, p.

31).

Destaca-se, no projeto pedagógico do PPGECM, a articulação teoria/prática, especificamente, a pesquisa em sala de aula, entendendo que essa articulação é um eixo fundamental em um Mestrado em Ensino. Neste sentido, as dissertações de mestrado devem ser instrumentos que expressem esta relação, seja na elaboração, desenvolvimento e análise de projetos curriculares, na prática do trabalho, como também na análise de situações específicas da escola, dos currículos, dos materiais didáticos, dentre outras.

Portanto o Mestrado Profissional da UFPel destaca a produção técnico/tecnológica na área de Ensino entendida como produtos e processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais.

Deste modo, visando articular teoria e prática e atender a exigência de, em um curso de Mestrado Profissional, elaborar um produto educacional, além da dissertação, optou-se por apresentar um produto educacional no formato de um pequeno guia, que oriente os pesquisadores interessados a compreender como deve ser um processo de produção de materiais de divulgação de Escolas e de informações para os surdos.

O presente produto é fruto de uma dissertação de mestrado, construída ao longo de vinte e quatro meses de atividades e atenções, voltadas à Educação de Surdos no mundo e no Brasil e aos trabalhadores surdos das indústrias de Pelotas.

(6)

2 A pesquisa

A pesquisa que deu início à construção deste produto educacional foi realizada, no ano de 2015, na cidade de Pelotas/Rio Grande do Sul.

Na cidade de Pelotas, a escola das indústrias é a Escola de Ensino Médio SESI Eraldo Giacobbe, seus alunos são trabalhadores e/ou dependentes das indústrias da região.

Criado em 1946, no estado do Rio Grande do Sul, o Serviço Social da Indústria – SESI tem como objetivo atuar na missão de promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, com foco em educação, saúde, lazer e segurança do trabalho.

Para compreender o contexto da pesquisa, observam-se conceitos que foram essenciais. Foram exploradas temáticas capazes de subsidiarem os anseios profissionais, fornecendo, assim, o aporte teórico necessário para que os objetivos da pesquisa fossem alcançados. Neste sentido, a pesquisa girou em torno de temas como a história da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no âmbito das indústrias brasileiras, a história do SESI, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, da Confederação Nacional das Indústrias - CNI e da Escola de Ensino Médio SESI Eraldo Giacobbe, identificando, assim, as indústrias de Pelotas que fizeram parte do estudo. Abordou-se o histórico da Educação de Surdos no mundo e no Brasil, as denominações do surdo, ao longo da história e, por fim, o processo de Inclusão no Brasil.

Como objetivo geral, buscou-se realizar uma investigação sobre a escolarização dos Trabalhadores Surdos das indústrias classificadas de grande porte, na cidade de Pelotas, bem como os motivos que levaram estes trabalhadores surdos de estarem ou não incluídos nas oportunidades de escolarização do SESI.

(7)

7

Na pesquisa, também, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os trabalhadores surdos. Analisaram-se os dados obtidos nas entrevistas e, a partir desses resultados, criou-se o produto final da dissertação de mestrado que oriente os pesquisadores interessados a compreender como deve ser um processo de produção de materiais de divulgação de Escolas e de informações para os surdos.

(8)

3 Produção de Materiais de divulgação da Escola SESI para os trabalhadores surdos.

3.1 Folder

Um dos meios para realizar uma divulgação de uma Escola é através de um Folder. Folder é o nome utilizado no Brasil para designar um tipo de impresso publicitário, ou seja, é um impresso de pequeno porte constituído de uma só folha de papel, com uma ou mais dobras e que apresente conteúdo informativo ou publicitário.

O Folder é utilizado quando se deseja passar uma quantidade de informações, atingindo uma população específica, no caso do produto educacional desta pesquisa, os trabalhadores surdos das indústrias de Pelotas.

Segundo Quadros (2006), o surdo percebe o mundo de forma diferenciada dos ouvintes, por uma experiência visual. Para a divulgação da Escola SESI atingir os trabalhadores surdos, o folder deve ser explicativo e com imagens.

Na diversidade da inclusão de estudantes surdos, que traz como peculiaridade a questão da Língua Brasileira de Sinais, remete-nos ao desenvolvimento do pensamento abstrato e na compreensão de conceitos científicos, caracterizando assim, sujeitos que leem o mundo de forma visio-gestual.

Além de imagens o folder deve conter informações da Escola SESI, o que a mesma oferece e o diferencial para atrair os trabalhadores surdos, como por exemplo, interpretes, professores capacitados e etc.

(9)

9

3.2 Tradutor/Interprete da Língua Brasileira de Sinais

Quando houver um contato direto da direção da escola com os trabalhadores surdos das indústrias de Pelotas, faz-se necessário a presença de um Tradutor/Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - TILS.

A presença de um interprete certamente irá facilitar a comunicação entre ambas às partes envolvidas, fazendo com que a informação chegue com mais clareza para o trabalhador surdo.

3.3 Vídeo Institucional da Escola

Se houver a divulgação através de um vídeo institucional da escola, o mesmo deverá conter legenda ou uma janelinha com o TILS.

(10)

Referências

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria normativa n.º 7, de 22 de junho de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Diário Oficial da União, Brasília, ano CXLVI, n.117, p.31-32, 2009.

QUADROS, Ronice Müller de. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste artigo é justamente abordar uma metodologia alternativa para a elaboração de análises contábeis e financeiras, denominada de balanço perguntado e

Pela sociedade do nosso tempo: para que as pessoas não se deixem vencer pela tentação do ateísmo, do consumismo e do hedonismo, mas se esforcem por construir a vida de

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

and generally occur associated with mafic mineral aggregates, where titanite forms continuous rims around ilmenite (Fig.. Table 1- Modal composition of the studied rocks