• Nenhum resultado encontrado

Elaborado por: Ana Santos Nilza Gonçalves José Loff. Revisto por: Objectivos. Ana Macedo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Elaborado por: Ana Santos Nilza Gonçalves José Loff. Revisto por: Objectivos. Ana Macedo"

Copied!
98
0
0

Texto

(1)
(2)

Objectivos

Elaborado por:

Ana Santos Nilza Gonçalves José Loff

Revisto por:

Ana Macedo

(3)

Índice

Enquadramento teórico 4

Objectivos 7

Metodologia 9

Desenho e plano do estudo 10

Questionário 11

Determinação do aporte hídrico 16

Amostra 18 Análise estatística 19 Apresentação de resultados 20 Resultados 21 Caracterização da amostra 23 Aporte hídrico 32

Atitudes e comportamentos face à alimentação e bebidas 54

Preocupação com a saúde, imagem corporal e nível de hidratação 70

Perfis de consumo e aporte hídrico 76

Conclusões 93

(4)

Janeiro 2009

Enquadramento teórico

Beginning

Beginning

End

End

Because there 

Because there 

are different 

are different 

beginnings...

beginnings...

(5)

Enquadramento teórico

A água é um elemento essencial ao funcionamento do corpo humano, representando cerca de 50 a 60% do seu peso1. Constitui o solvente para reacções bioquímicas, o meio para o transporte de

nutrientes e de outros materiais aos tecidos e órgãos, o meio de excreção de produtos resultantes do metabolismo e o agente de regulação da temperatura corporal, estando presente em todos os sistemas do corpo humano2,3.

Uma hidratação desadequada e continuada, implica uma quantidade de água insuficiente para o normal funcionamento do organismo e está relacionada com a ocorrência de diversas doenças nomeadamente ao nível renal, cardiovascular e digestivo2,4.

De acordo com o Food and Nutrition Board do Institute of Medicine dos Estados Unidos3, os valores

médios diários de referência de consumo total de água para um adulto saudável são de 3,7 litros para homens e de 2,7 litros para mulheres. Existem populações especiais para as quais foram definidos outros valores de referência, tais como insuficientes renais ou hepáticos, grávidas, lactentes, crianças e idosos. Contudo, deve ter-se em atenção que as necessidades diárias de consumo de água são directamente influenciadas por diversos factores ambientais e individuais – condições climáticas como a humidade do ar e temperatura, realização de exercício físico, metabolismo, sudação, situação de doença aguda ou crónica – que podem determinar um ajuste destes valores1,3.

(6)

Enquadramento teórico

Recentemente, a Comissão Europeia solicitou ao Panel on Dietetic Products, Nutrition and Allergies da

European Food Safety Authority (EFSA) uma opinião sobre valores de referência para o consumo de

água que estão actualmente em discussão pública5.

Os valores de referência são fornecidos em termos de quantidade total de água, tanto proveniente do consumo de água mas também de outras bebidas, como leite, sumos, refrigerantes, chá ou café e de alimentos, nomeadamente, sopa e fruta (alimentos que apresentam maior quantidade de água na sua composição)3,6sendo que, de um modo geral, 70%-80% da água que é consumida advém de bebidas

e 20%-30% de alimentos7. A homeostasia implica que existam níveis adequados de hidratação,

independentemente da sua origem3, pelo que o recurso a outras alternativas torna-se de particular

importância quando o consumo de água é reduzido. Não existe evidência científica de que o consumo de água esteja relacionado com uma maior hidratação comparativamente ao consumo de outras bebidas4.

(7)

Objectivos

Good

Bad

Because there 

are different 

perspectives...

Good

Bad

(8)

Objectivos

Objectivo principal:

Analisar a relação entre perfis de consumo e escolha de bebidas e o aporte hídrico, na população portuguesa.

Objectivos secundários:

Caracterizar os perfis de consumidores identificados em termos demográficos, clínicos e sociais. Caracterizar o aporte hídrico dos perfis de consumidores identificados.

Hipótese:

Um perfil de consumo não restritivo no que concerne à escolha de bebidas, isto é, que inclui água mas também refrigerantes, sumos ou alimentos ricos em água, permite um maior aporte hídrico diário face a um perfil restritivo, no qual o aporte hídrico é essencialmente sob a forma de água

(9)

Metodologia

Because there 

are different 

angles...

Right

Wrong

Right

Wrong

(10)

Desenho e plano do estudo

Estudo transversal de uma amostra representativa da população Portuguesa de ambos os sexos, com idade entre os 14 e os 70 anos.

A recolha de dados foi realizada por método de random-route8, por aplicação de um questionário, por

entrevista directa, aos indivíduos que dessem o seu consentimento informado oral para participação no estudo.

Os questionários foram aplicados de segunda-feira a Domingo, entre as 10h e as 22h, tendo sido realizada uma abordagem por domicílio. Em cada localidade, foi realizado um percurso com viragens pré-definidas à direita e à esquerda, a partir de um ponto inicial previamente estabelecido (Câmara Municipal, Igreja, ou escola primária). Na primeira rua o inquiridor dirigia-se à primeira habitação do lado direito. No caso de se tratar de um prédio, escolhia o R/C direito, o 1º andar esquerdo, o segundo andar direito e assim sucessivamente, até ao último andar. De seguida dirigia-se à segunda habitação do lado esquerdo. No caso de se tratar de um prédio, escolhia o R/C esquerdo, o 1º andar direito, o segundo andar esquerdo e assim sucessivamente, até ao último andar.

(11)

Questionário

O questionário visou a caracterização sócio-demográfica e clínica dos inquiridos, a determinação do aporte hídrico, a caracterização do grau de preocupação com a saúde, com a imagem corporal e com o estado de hidratação, a caracterização das atitudes e comportamentos face à alimentação e, por último, a caracterização do grau de prazer e saúde atribuídos a diferentes bebidas.

(12)

Questionário

Caracterização sócio-demográfica - sexo, idade, concelho de residência, estado civil, escolaridade, situação profissional e rendimento do agregado familiar.

Caracterização clínica por auto-reporte - diagnóstico de hipertensão, hipercolesterolemia, gota, diabetes, insuficiência renal e cálculos renais, realização de algum tipo de dieta, peso e altura (a partir dos quais foi calculado o índice de massa corporal - IMC).

(13)

Questionário

O grau de preocupação com a saúde, com a imagem corporal e com o estado de hidratação foi classificado numa escala de 10 pontos de tipo Likert, em que 0 significava preocupação mínima e 10 preocupação máxima. Os indivíduos que indicassem um grau de preocupação >5 deveriam indicar a forma como avaliam o seu estado de hidratação.

(14)

Questionário

As atitudes e comportamentos face à alimentação foram caracterizadas através da resposta a 18 questões, em que os inquiridos deveriam manifestar o seu grau de concordância, numa escala de tipo

(15)

Questionário

Foi utilizada uma escala de tipo Likert, que variava entre 0 (mínimo) e 10 (máximo), para avaliar o grau de saúde (nada saudável a muito saudável) e o grau de prazer (nenhum prazer a muito prazer) associado a 19 bebidas que incluíam, nomeadamente, vários tipos de água, refrigerantes, café e bebidas alcoólicas.

(16)

Determinação do aporte hídrico

O aporte hídrico foi calculado com base no registo do tipo e quantidade de bebidas, sopa e fruta ingeridas nas 24 horas precedentes, por ordem cronológica de consumo e com recurso a fotografias de recipientes (copos, canecas, tigelas) para registo das quantidades, se o inquirido não soubesse indicar o volume consumido. Neste registo foram incluídas todas as bebidas, alcoólicas e não alcoólicas (incluindo leite e iogurtes líquidos), café e chá.

(17)

Determinação do aporte hídrico

As bebidas foram convertidas numa mesma unidade (mililitros) e o peso relativo de água que as constitui foi determinado de acordo com a informação disponibilizada na Tabela de Composição de Alimentos, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge5.

Considerando que, em média, 75% do aporte hídrico advém do consumo de líquidos, foram assumidos como valores de referência de consumo de água, 75% dos valores estabelecidos pelo Food and

Nutrition Board3– 2,8 litros por dia e de 2,0 litros por dia, respectivamente para homens e mulheres.

Para caracterização da composição do aporte hídrico, foram consideradas as seguintes categorias: Água mineral com e sem gás/ água da torneira; Leite/ iogurtes/ batidos; Café/ chá; Bebidas alcoólicas; Refrigerantes / água mineral com e sem gás com sabor; Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada; Outros.

Para a determinação dos perfis de consumo foram também incluídos dois alimentos/ unidades alimentares constituídos em grande parte por água.

(18)

Amostra

Assumindo um erro de 2,1%, um nível de significância de 0,05 e representatividade a nível Nacional, para o estudo global, foi constituída uma amostra aleatória de 2.000 indivíduos estratificada por sexo, idade e Região, de acordo com a população residente de ambos os sexos com idade entre os 14 e os 70 anos (Instituto Nacional de Estatística, Censos 2001).

Os locais de realização do estudo foram seleccionados aleatoriamente, em cada uma das Regiões – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve – em número proporcional à dimensão da amostra e de acordo com as suas características demográficas e sócio-económicas.

767

363

108

82 731

(19)

Análise estatística

Os dados foram analisados utilizando o programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 15.0.

Foi efectuada uma análise descritiva das variáveis, sendo apresentada a frequência absoluta e relativa para variáveis categóricas e, a média e o desvio-padrão (média ± desvio padrão, mediana, mínimo e máximo) para as variáveis contínuas.

Foi calculado o Intervalo de confiança a 95% dos aporte hídrico médio global.

As técnicas de análise comparativa incluíram o teste de Qui-quadrado para a comparação de frequências e, para comparação de médias, o teste de t-student para amostras independentes e o teste de One-Way ANOVA sempre que se compararam mais do que 2 grupos.

Para identificar a associação entre atitudes e comportamentos face à alimentação e bebidas foi efectuada uma análise de correspondências múltiplas.

Foi realizada uma análise de clusters pelo método K-Means, para identificação de perfis de consumo. Todos os cálculos e testes de associação entre variáveis ou grupos de indivíduos foram executados para um limiar de significância de 0,05.

(20)

Apresentação de resultados

Foram considerados válidos todos os questionários que apresentavam a Região, sexo, idade, registo do consumo de bebidas nas 24h anteriores e que estivessem preenchidos em mais de 50%.

As não respostas foram tratadas como missing values, razão pela qual, em algumas questões, o número de indivíduos incluídos (N) seja diferente do total da amostra.

Os resultados são apresentados sob a forma de tabelas ou gráficos.

As percentagens apresentadas foram arredondadas à décima pelo que, o total poderá não somar 100%, devido à margem de arredondamento.

(21)

Resultados

Because there 

are different 

opinions...

Yes

No

No

Yes

(22)

Resultados

Foram recolhidos dados de 2049 indivíduos, com a seguinte distribuição regional:

771 37,6% 350 17,1% 740 36,1% 109 5,3% 79 3,9%

(23)

Caracterização da amostra

Because there 

are different 

sights...

Too 

big

Too 

small

Too 

big

Too 

small

(24)

Caracterização sócio-demográfica

N % Masculino 978 47,7 Feminino 1071 52,3 Total 2049 100,0 Idade N 2049 Média 40,3 DP 15,9 Mediana 39,0 Mínimo 14 Máximo 70 N % 14-18 anos 172 8,4 19-30 anos 499 24,4 31-50 anos 764 37,3 51-70 anos 614 30,0 Total 2049 100,0 8,9 25,3 37,1 28,7 7,9 23,5 37,4 31,1 0 20 40 60 80 100

14-18 anos 19-30 anos 31-50 anos 51-70 anos

%

Masculino Feminino

N=2049

Distribuição por sexo e grupos etários Distribuição por sexo

Distribuição por idade

(25)

N % Solteiro 745 36,7 Casado/ u. facto 1018 50,1 Div./ separado 152 7,5 Viúvo 117 5,8 Total 2032 100,0

Caracterização sócio-demográfica

N %

Não frequentou a escola 16 0,8

1º-4º ano 320 15,7

5º -9º ano 500 24,6

10º-12º ano 756 37,2

>12º ano 442 21,7

Total 2034 100,0

Distribuição por estado civil

(26)

N % Estudante 354 17,4 Activo 1143 56,1 Desempregado 151 7,4 Doméstica 124 6,1 Reformado 255 12,5 Trab./ estudante 9 0,4 Total 2036 100,0 N % < 500€ 168 10,9 500-999€ 446 29,1 1000-1499€ 500 32,6 1500-2499€ 313 20,4 2500-4999€ 101 6,6 > 5000€ 7 0,5 Total 1535 100,0

Caracterização sócio-demográfica

Distribuição por tipo de actividade

(27)

Caracterização clínica

25,8 12,7 22,5 3,5 3,9 3,2 24,8 12,0 20,6 3,1 3,4 3,8 26,6 13,4 24,2 3,9 4,3 2,7 0 20 40 60 80 100

Hipertensão Diabetes Dislipidemia Insuf. renal Cálculos renias Gota

%

Total Masculino Feminino

Auto-relato de patologias diagnosticadas pelo médico

(28)

Caracterização clínica

Peso (kg) Altura (m) IMC (kg/m2) N 2041 2044 2041 Média 69,2 1,69 24,3 DP 12,0 0,09 3,6 Mediana 68,0 1,69 24,1 Mínimo 40,0 1,20 15,1 Máximo 125,0 1,96 49,3 Baixo peso; 2,3% Peso normal; 57,5% Excesso de peso; 34,2% Obesidade; 6,0% N=2041 Notas:

Sexo masculino - maior proporção de indivíduos com excesso de peso (47,5% versus 22,2% no sexo feminino, p<0,001)

Sexo feminino - proporção mais elevada de indivíduos obesos (IMC≥30 kg/m2) (6,9% versus 5,0% no sexo masculino, p<0,001)

Sexo masculino- 25,2±3,1 kg/m2 Sexo feminino - 23,5±3,8 kg/m2

(p≤0,001)

Classes de IMC Dados antropométricos – auto-relato

(29)

N % Sim 212 10,5 Não 1800 89,5 Total 2012 100,0

Caracterização clínica

Dieta? 7,8 92,2 13,0 87,0 0 20 40 60 80 100 Sim Não % Masculino Feminino

Que tipo de dieta?

Maioritariamente dietas restritivas em alimentos com sal e alto teor de gorduras

Realização de dieta segundo o sexo

(30)

N %

Sim 840 41,0

Não 1209 59,0

Total 2049 100,0

Caracterização clínica

Prática regular de exercício físico

44,7 92,0 63,6 36,9 23,5 37,6 85,9 51,6 34,2 18,9 0 20 40 60 80 100

Total 14-18 anos 19-30 anos 31-50 anos 51-70 anos

%

Masculino Feminino

Prática regular de exercício físico segundo o sexo e grupo etário

N=2049

(31)

Notas finais

•Foram recolhidos dados de uma amostra 2049 indivíduos, 52% do sexo feminino, idade média de 40,3±15,9 anos

•As patologias mais frequentemente referidas foram hipertensão (26%), dislipidemia (23%) e diabetes (13%), cujas prevalências estão de acordo com o esperado para a população Nacional

•34% dos indivíduos apresentavam excesso de peso e 6% obesidade, sendo maior a proporção de homens no primeiro grupo e a de mulheres no segundo

(32)

Aporte hídrico

Heavy

Light

Because there 

are different 

weights...

Heavy

Light

(33)

Aporte hídrico

(incluindo apenas bebidas)

Total (l/dia) Masculino (l/dia) Feminino (l/dia) N 2049 978 1071 Média 1,58 1,60 1,57 DP 0,69 0,69 0,70 Mediana 1,52 1,53 1,52 Mínimo 0,00 0,00 0,00 Máximo 8,55 5,56 8,55 p 0,296

Verificou-se um aporte hídrico médio diário de 1,58±0,69 litros por dia, IC95% entre 1,55 e 1,61 litros por dia, não se tendo verificado diferenças estatisticamente significativas no aporte hídrico por sexo (p=0,296).

(34)

Aporte hídrico

(incluindo apenas bebidas)

Total (l/dia) 14-18 anos (l/dia) 19-30 anos (l/dia) 31-50 anos (l/dia) 51-70 anos (l/dia) N 2049 172 499 764 614 Média 1,58 1,80 1,68 1,61 1,41 DP 0,69 0,68 0,73 0,70 0,62 Mediana 1,52 1,74 1,63 1,54 1,34 Mínimo 0,00 0,48 0,20 0,00 0,00 Máximo 8,55 4,59 8,55 5,56 4,12 p <0,001

Verifica-se uma tendência de diminuição do aporte hídrico com o avançar da idade, verificando-se diferenças estatisticamente significativas (p<0,001) entre os indivíduos com idade entre os 14 e os 18 anos e os grupos acima dos 30 anos e, entre os grupos com idade entre os 19 e os 50 anos e os inquiridos entre os 51 e os 70 anos. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre sexos na análise do aporte hídrico por grupo etário.

(35)

Aporte hídrico

(incluindo apenas bebidas)

Total (l/dia) Norte (l/dia) Centro (l/dia) LVT (l/dia) Alentejo (l/dia) Algarve (l/dia) N 2049 771 350 740 109 79 Média 1,58 1,73 1,60 1,47 1,32 1,54 DP 0,69 0,56 0,69 0,78 0,61 0,86 Mediana 1,52 1,68 1,54 1,39 1,32 1,31 Mínimo 0,00 0,25 0,31 0,00 0,22 0,00 Máximo 8,55 3,65 5,56 8,55 3,88 4,12 p <0,001

Verifica-se um aporte hídrico estatisticamente superior nas Regiões do Norte e Centro face à Região do Alentejo; o Norte apresenta também valores estatisticamente superiores de aporte hídrico comparativamente à Região de LVT (p<0,001).

(36)

Aporte hídrico

(incluindo apenas bebidas)

Total (l/dia) Não frequentou a escola/ 1º ao 4º ano (l/dia) 5º ao 9º ano (l/dia) 10º ao 12º ano (l/dia) >12ºano (l/dia) N 2049 336 500 756 442 Média 1,58 1,36 1,53 1,70 1,62 DP 0,69 0,68 0,66 0,71 0,67 Mediana 1,52 1,23 1,46 1,64 1,55 Mínimo 0,00 0,00 0,00 0,07 0,00 Máximo 8,55 4,33 3,88 8,55 5,56 p <0,001

Verifica-se uma tendência de aumento do aporte hídrico com o aumento da escolaridade, verificando-se diferenças estatisticamente significativas (p<0,001) entre os indivíduos com menor escolaridade face a todos os outros e entre os indivíduos que frequentaram o 2º e/ ou 3º ciclos e os que frequentaram o ensino secundário (p<0,001).

(37)

Aporte hídrico

(incluindo apenas bebidas)

Total (l/dia) < 500€ (l/dia) 500-999€ (l/dia) 1000-1499€ (l/dia) 1500-2499€ (l/dia) >=2500€ (l/dia) N 2049 168 446 500 313 108 Média 1,58 1,26 1,44 1,56 1,63 1,67 DP 0,69 1,07 1,36 1,49 1,53 1,57 Mediana 1,52 0,72 0,70 0,68 0,69 0,87 Mínimo 0,00 0,18 0,00 0,00 0,20 0,07 Máximo 8,55 3,55 8,55 4,81 4,12 5,56 p <0,001

Verifica-se um aporte hídrico estatisticamente inferior entre os indivíduos com um rendimento mais baixo e aqueles que auferem um rendimento superior a 1000€ e entre os inquiridos com rendimento entre os 500 e os 999€ e os que se inserem nos dois últimos escalões (p<0,001).

(38)

Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas, no sexo masculino, por grupos etários 1,80 1,71 1,61 1,43 2,5 2,8 2,8 2,8 0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0

14-18 anos 19-30 anos 31-50 anos 51-70 anos

A p o rt e de ág ua di ár io (l itr o s/ di a)

Valor recomendado associado ao consumo de bebidas (75% do v alor total)

N=2049

O aporte hídrico médio proveniente do consumo de bebidas foi inferior ao recomendado em todos os grupos etários (p<0,001). A análise do aporte hídrico por grupos etários, no sexo masculino, permitiu verificar que existe um aporte médio inferior nos indivíduos com idade entre os 51 e os 70 anos face a todos os outros grupos (p<0,001).

(39)

Aporte hídrico

(incluindo apenas bebidas)

Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas, no sexo feminino, por grupos etários

1,81 1,60 1,40 1,66 1,7 2,0 2,0 2,0 0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5

14-18 anos 19-30 anos 31-50 anos 51-70 anos

A p o rt e de águ a di ár io (l itr o s/ di a)

Valor recomendado associado ao consumo de bebidas (75% do v alor total)

N=2049

O aporte hídrico médio proveniente do consumo de bebidas foi inferior ao recomendado em todos os grupos(p<0,001), exceptuando nas mulheres entre os 14 e os 18 anos (p=0,909). A análise do aporte hídrico por grupos etários, no sexo feminino, permitiu verificar que existe um aporte médio inferior nos indivíduos com idade entre os 51 e os 70 anos face a todos os outros grupos (p<0,001).

(40)

Aporte hídrico

(incluindo apenas bebidas)

Embora , de acordo com os valores de referência do Institute of Medicine, o aporte hídrico médio dos portugueses, proveniente do consumo de bebidas, seja inferior ao recomendado em todos os grupos, exceptuando nas mulheres entre os 14 e os 18 anos, deve considerar-se que:

•As recomendações, ainda em discussão pública, que a Comissão Europeia solicitou ao

Panel on Dietetic Products, Nutrition and Allergies do EFSA9sobre os valores de referência para

o consumo de água, sugerem valores de referência inferiores aos utilizados na população americana. Isto coloca os resultados encontrados mais próximos dos valores de referência em discussão na Europa. Isto é, apenas os homens com idade superior a 31 anos estarão abaixo do recomendado.

•Por outro lado, importa referir que o aporte hídrico médio encontrado refere-se a um consumo efectuado no Inverno. Considerando que os próprios inquiridos referem que consomem mais líquidos no Verão do que no Inverno, o valor registado poderá estar subvalorizado.

(41)

Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas por categoria, por sexo 43, 4% 38 ,4% 47, 9% 21, 9% 20 ,6% 23, 1% 11, 4% 9, 4% 13, 2% 9, 6% 17 ,0% 2,7 % 6, 8% 7, 7% 6,0 % 6, 6% 6, 5% 6,7 % 0, 3% 0, 2% 0, 3% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Total Masculino Fem inino

Água mineral com e sem gás/ água da torneira Leite/ iogurtes/ batidos

Café/ chá Bebidas alcoólicas

Refrigerantes/ água mineral com e sem gás com sabor Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada Outros

N=1071

N=978

N=2049

(42)

Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre sexos no aporte hídrico resultante do consumo de:

Água mineral com e sem gás/ água da torneira (p<0,001) – Maior consumo no sexo feminino Leite/ iogurtes/ batidos (p=0,001) – Maior consumo no sexo feminino

Café/ chá (p<0,001) – Maior consumo no sexo feminino

Bebidas alcoólicas (p<0,001) – Maior consumo no sexo masculino

Refrigerantes/ água mineral com e sem gás com sabor (p=0,004) – Maior consumo no sexo masculino

Não se verificaram diferenças ao nível do consumo de:

Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada (p=0,708) Outros (p=0,242)

(43)

Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas por categoria, por grupos etários 43 ,4 % 38 ,6% 43, 4% 45, 1% 42 ,4% 21 ,9 % 29 ,7% 22, 5% 20, 0% 21 ,5% 11 ,4 % 2, 0% 8,9 % 12, 0% 15 ,4% 9, 6% 6,6 % 10, 4% 13 ,4% 6, 8% 18 ,1% 9,8 % 5,4 % 2, 9% 6, 6% 10 ,5% 8,7 % 6,6 % 3, 9% 0, 3% 0, 4% 0, 2% 0, 4% 0, 7% 0,2 % 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Total 14-18 anos 19-30 anos 31-50 anos 51-70 anos

Água mineral com e sem gás/ água da torneira Leite/ iogurtes/ batidos

Café/ chá Bebidas alcoólicas

Refrigerantes/ água mineral com e sem gás com sabor Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada Outros N=614 N=764 N=499 N=172 N=2049

(44)

Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre grupos etários no aporte hídrico resultante do consumo de:

Água mineral com e sem gás/ água da torneira (p=0,013) – Maior consumo no grupo dos 31 aos 50 comparativamente com os 14-18 anos

Leite/ iogurtes/ batidos (p<0,001) – Maior consumo no grupo dos 14 aos 18 anos comparativamente a todos os outros grupos

Café/ chá (p<0,001) – Aumento do consumo com o aumento da idade, existindo diferenças entre todos os grupos

Bebidas alcoólicas (p<0,001) – Aumento do consumo com o aumento da idade, existindo diferenças entre todos os grupos

Refrigerantes/ água mineral com e sem gás com sabor (p<0,001) – Diminuição do consumo com o aumento da idade considerada nos grupos, existindo diferenças entre todos os grupos

Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada (p<0,001) - Maior consumo no grupo dos 14 aos 18 e dos 19 aos 30 anos comparativamente com os 31 aos 50 anos; menor consumo no grupo dos 51 aos 70 comparativamente com todos os grupos

(45)

Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas por categoria, por Região 43, 4% 43, 9% 42, 8% 43, 2% 40, 1% 46, 6% 21, 9% 23, 5% 20, 7% 20, 4% 25, 2% 20, 9% 11, 4% 11, 9% 14, 5% 9,8 % 10, 8% 8,4 % 9, 6% 10, 8% 8,0 % 9, 8% 9,6 % 6, 8% 5,9 % 5, 3% 8,3 % 6, 9% 8,2 % 6, 6% 4,1 % 5, 8% 9,9 % 6, 9% 4,6 % 0, 3% 0, 3% 0, 2% 0, 2% 0, 3% 0, 4% 10, 4% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Total Norte Centro LVT Alentejo Algarv e

Água mineral com e sem gás/ água da torneira Leite/ iogurtes/ batidos

Café/ chá Bebidas alcoólicas

Refrigerantes/ água mineral com e sem gás com sabor Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada Outros N=79 N=109 N=740 N=771 N=2049 N=350

(46)

Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre Regiões no aporte hídrico resultante do consumo de:

Leite/ iogurtes/ batidos (p=0,001) - Maior consumo no Norte comparativamente a LVT Café/ chá (p<0,001) – Maior consumo no Centro comparativamente a LVT e Algarve

Refrigerantes/ água mineral com e sem gás com sabor (p<0,001) – Maior consumo em LVT comparativamente ao Norte e Centro

Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada (p<0,001) - Maior consumo em LVT comparativamente ao Norte, Centro e Algarve

Não se verificaram diferenças ao nível de:

Água mineral com e sem gás/ água da torneira (p=0,460) Bebidas alcoólicas (p=0,097)

Outros (p=0,283)

(47)

Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas por categoria, por escolaridade 43, 4% 43, 1% 43 ,0% 43 ,7% 43, 8% 21, 9% 23, 0% 22 ,1% 22 ,1% 20, 1% 11, 4% 14, 7% 12 ,1% 9, 0% 12, 0% 9,6 % 11 ,0% 7, 7% 9,0 % 6,8 % 2, 4% 5, 6% 9, 4% 7,2 % 6,6 % 4, 0% 5, 6% 8, 0% 7,5 % 0, 3% 0, 3% 0, 3% 0, 2% 0, 3% 12, 1% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Total Não frequentou a escola/ 1º ao 4º ano 5º ao 9º ano 10º ao 12º ano >12ºano

Água mineral com e sem gás/ água da torneira Leite/ iogurtes/ batidos

Café/ chá Bebidas alcoólicas

Refrigerantes/ água mineral com e sem gás com sabor Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada Outros N=442 N=756 N=500 N=2049 N=336

(48)

Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre graus de escolaridade no aporte hídrico resultante do consumo de:

Café/ chá (p<0,001) – Menor consumo nos indivíduos com o ensino secundário face a todos os outros

Bebidas alcoólicas (p=0,001) – Menor consumo nos indivíduos com o ensino secundário comparativamente aos dos dois graus de escolaridade mais baixos

Refrigerantes/ água mineral com e sem gás com sabor (p<0,001) – menor consumo no grupo com menor escolaridade comparativamente aos outros; menor consumo nos indivíduos com escolaridade entre o 5º e o 9º ano face aos que frequentaram o ensino secundário

Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada (p<0,001) - Maior consumo nos grupos que frequentaram o ensino secundário ou mais, comparativamente aos do grau de escolaridade mais baixo e entre os do ensino secundário e os que frequentaram o 1º e 2º ciclo

Não se verificaram diferenças ao nível de:

Água mineral com e sem gás/ água da torneira (p=0,953) Leite/ iogurtes/ batidos (p=0,093)

(49)

Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas por categoria, por rendimento 43, 4% 38 ,1 % 43, 1% 42 ,0 % 45, 2% 46, 5% 21, 9% 25 ,9 % 20, 3% 19 ,4 % 20, 1% 19, 2% 11, 4% 15 ,2 % 11, 6% 11 ,0 % 11, 9% 13, 2% 9, 6% 10, 0% 9, 7% 9, 4% 9,3 % 6, 8% 3, 5% 6, 2% 8, 9% 6, 4% 5,0 % 6, 6% 5, 0% 8, 6% 8, 6% 6, 8% 6,1 % 0, 3% 0, 6% 0, 0% 0, 1% 0, 2% 0,7 % 11 ,8 % 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Total < 500€ 500-999€ 1000-1499€ 1500-2499€ >=2500€

Água mineral com e sem gás/ água da torneira Leite/ iogurtes/ batidos

Café/ chá Bebidas alcoólicas

Refrigerantes/ água mineral com e sem gás com sabor Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada Outros N=108 N=303 N=500 N=108 N=2049 N=313

(50)

Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre escalões de rendimento no aporte hídrico resultante do consumo de:

Água mineral com e sem gás/ água da torneira (p=0,029) – Maior consumo no escalão dos 1500 aos 2499€ comparativamente com os que auferem <500€

Leite/ iogurtes/ batidos (p=0,001) – Maior consumo no grupo de menor rendimento comparativamente a todos os outros grupos

Café/ chá (p=0,038) – Maior consumo no escalão <500€ comparativamente com os que auferem entre 1000 e 1499€

Refrigerantes/ água mineral com e sem gás com sabor (p<0,001) – Maior consumo no escalão dos 1000 aos 1499€ comparativamente aos dois escalões abaixo

Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada (p=0,008) – Menor consumo consumo no escalão abaixo dos 500€ comparativamente aos dois escalões seguintes (500-1499€)

Não se verificaram diferenças ao nível de: Bebidas alcoólicas (p=0,739)

(51)

Considerando que no aporte hídrico de 1,6 l/ dia, 43,4% advém do consumo de água mineral com e sem gás/ água da torneira, que a população residente em Portugal é de 10.617.575 de habitantes e que um ano tem 365 dias, temos que:

1,6 l/ dia x 43,4% de água x 10.617.575 de habitantes x 365 dias

2.691.088.089 litros de água consumidos, por ano

Tendo em conta que, por ano, são vendidos cerca de mil milhões de litros de água engarrafada, podemos considerar que o volume de água da torneira consumida por ano é superior a mil e quinhentos milhões de litros (1.500.000.000 litros).

(52)

Notas finais

•Verificou-se um aporte hídrico médio de 1,6±0,7 litros por dia, IC95% entre 1,55 e 1,61 litros por dia, semelhante em ambos os sexos, apresentando uma diminuição com o avançar da idade e valores mais elevados nas Regiões do Norte e Centro

•Existe uma tendência de aumento de aporte hídrico médio com o aumento da escolaridade e do nível de rendimento

•O aporte hídrico médio proveniente do consumo de bebidas foi inferior ao recomendado em todos os grupos (por sexo e grupo etário), exceptuando nas mulheres entre os 14 e os 18 anos

•O aporte hídrico que advém do consumo de água mineral, água da torneira, leite e derivados, café e chá é maior no sexo feminino, enquanto que o que advém do consumo de bebidas alcoólicas, de refrigerantes e de água mineral com sabor é maior no sexo masculino

•Existe um aumento do consumo de café, chá e bebidas alcoólicas com o aumento da idade; inversamente, existe uma diminuição do consumo de leite e derivados, refrigerantes, água mineral com sabor e de sumos de fruta com o aumento da idade

(53)

Notas finais

•Os indivíduos com maior consumo de água mineral e água da torneira são os com idade entre os 31 e os 50 anos

•Ao nível das Regiões não se verificaram diferenças no consumo de água mineral ou água da torneira e no consumo de bebidas alcoólicas

•Verifica-se um maior consumo de refrigerante, águas com sabor e sumos de fruta em LVT, de leite e derivados no Norte e de café e chá na Região Centro

•Existe um maior consumo de refrigerantes e sumos nos indivíduos com escolaridade mais elevada

•Nos escalões de rendimento mais baixos verifica-se um maior consumo de leite, café e chá e um menor consumo de água e sumos

(54)

Atitudes e comportamentos

face à alimentação e bebidas

Because there 

are different 

strengths...

Strong

Weak

Strong

Weak

(55)

Atitudes e comportamentos face à alimentação

6, 6% 3, 6% 4, 0% 9, 2% 1, 7% 22 ,6 % 25 ,9 % 20 ,8 % 23 ,7 % 10 ,1% 12 ,9 % 22 ,2 % 13 ,3 % 14 ,0 % 14 ,5% 42 ,0 % 48 ,3 % 42 ,8 % 58 ,6% 15 ,9 % 9, 5% 13 ,6 % 10 ,4 % 15 ,1% 38 ,8 % 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 5. Bebo chá pelo menos

uma vez por semana 4. Bebo a quantidade de água diária recomendada 3. Não sou muito rígido com

a minha alimentação, como de tudo 2. Bebo refrigerantes pelo menos uma vez por semana

1. Preocupo-me em comer muita fruta e legumes

diariamente

Discordo totalmente Discordo

Não concordo nem discordo Concordo Concordo totalmente N=2044 N=2042 N=2040 N=2039 N=2041

(56)

Atitudes e comportamentos face à alimentação

8, 9% 11 ,1 % 7, 6% 12 ,6 % 6, 7% 31 ,8 % 40 ,8 % 35 ,9 % 42 ,0 % 23 ,6 % 17 ,5 % 15 ,4 % 18 ,7 % 17 ,2 % 15 ,1 % 38 ,1 % 29 ,3 % 24 ,3 % 46 ,3 % 3, 7% 4, 1% 8, 5% 3, 9% 8, 3% 28 ,7 % 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 10. Substituo o consumo de água por outras bebidas 9. Não sou muito rígido com

aquilo que bebo, consumo qualquer tipo de bebidas 8. Tenho a preocupação de

ter sempre uma garrafa de água comigo 7. Para acompanhar as refeições bebo qualquer

tipo de bebidas 6. Bebo sumos / néctares pelo menos uma vez por

semana

Discordo totalmente Discordo

Não concordo nem discordo Concordo Concordo totalmente N=2041 N=2041 N=2042 N=2042 N=2042

(57)

Atitudes e comportamentos face à alimentação

13, 9% 3, 0% 0, 8% 13, 7% 2, 0% 56, 6% 21, 4% 4, 5% 22, 2% 8, 1% 17, 1% 17, 9% 12, 6% 12, 4% 18 ,9% 9, 4% 55, 3% 39, 0% 58 ,8% 2, 9% 9, 7% 26, 8% 12, 7% 12 ,2% 48, 0% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

15. Das v árias bebidas disponív eis só bebo água 14. Bebo a mesma quantidade de líquidos durante a semana

e ao fim-de-semana 13. Gosto de beber água 12. Bebo bebidas alcoólicas pelo menos uma v ez por

semana

11. Preocupo-me em ingerir bebidas ao longo do dia para

me manter hidratado

Discordo totalmente Discordo

Não concordo nem discordo Concordo Concordo totalmente N=2041 N=2041 N=2038 N=2040 N=2035

Considerando os indivíduos que não mostraram concordância com a afirmação “Gosto de beber água”, 17,8% (N=363), verificou-se que o seu aporte hídrico médio é de 1,44 l/dia. Este valor é estatisticamente inferior ao apresentado pelos indivíduos que concordaram com a afirmação – 1,62 l/dia (p<0,001) e face à média global – 1,58 l/dia (p<0,001).

(58)

Atitudes e comportamentos face à alimentação

2, 9% 2, 4% 0, 9% 5, 0% 15 ,3 % 12 ,0% 5, 5% 21 ,1 % 17 ,4 % 10 ,8% 9, 4% 21 ,6 % 49 ,9 % 58, 3% 46 ,7 % 14 ,6 % 18 ,8% 25, 9% 5, 6% 56 ,0% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%

19. Ev ito beber certas bebidas porque fazem mal à saúde

18. Para matar a sede bebo quase sempre água, raramente bebo outras

bebidas 17. Costumo beber mais líquidos no Verão do que no

Inv erno 16. Quando não consigo beber a quantidade de água

necessária procuro alternativ as noutras bebidas

ou alimentos

Discordo totalmente Discordo

Não concordo nem discordo Concordo Concordo totalmente N=2038 N=2037 N=2044 N=2042

(59)

O gráfico seguinte apresenta uma análise de correspondências múltiplas para identificar a associação entre atitudes e comportamentos face à alimentação e bebidas.

Esta análise permite discriminar os itens associados às dimensões Concordo, Discordo e Não Concordo Nem Discordo. Permite ainda identificar os atributos que não têm grande relevância para o inquirido relativamente às suas atitudes face à alimentação.

Neste sentido, são apresentados a verde os itens sobre os quais a generalidade dos inquiridos concorda, a azul aqueles com discordo, a cinzento os itens com os quais não concordam nem discordam e a preto aqueles que não se diferenciam nesta análise.

(60)

Atitudes e comportamentos face à alimentação

CONCORDO

NÃO CONCORDO NEM DISCORDO

DISCORDO

Evito beber certas bebidas porque fazem mal à saúde Para matar a sede bebo quase sempre água, raramente bebo outras bebidas

Costumo beber mais líquidos no Verão do que no Inverno

Quando não consigo beber a quantidade de água necessária procuro alternativas noutras bebidas ou alimentos

Das várias bebidas disponíveis só bebo água Bebo a mesma quantidade de líquidos durante a semana e ao fim-de-semana

Gosto de beber água

Bebo bebidas alcoólicas pelo menos uma vez por semana

Preocupo-me em ingerir bebidas ao longo do dia para me manter hidratado

Substituo o consumo de água por outras bebidas

Não sou muito rígido com aquilo que bebo, consumo qualquer tipo de bebidas

Tenho a preocupação de ter sempre uma garrafa de água comigo Para acompanhar as refeições bebo qualquer tipo de bebidas Bebo a quantidade de água diária recomendada Não sou muito

rígido com a minha alimentação,

como de tudo Bebo refrigerantes pelo menos uma vez por semana

Preocupo-me em comer muita fruta e legumes diariamente

0,0 Bebo chá pelo

menos uma vez por semana

Bebo sumos / néctares pelo menos uma vez por semana

(61)

Atitudes e comportamentos face à alimentação

Aspectos concordantes:

Costumo beber mais líquidos no Verão do que no Inverno

Para matar a sede bebo quase sempre água, raramente bebo outras bebidas Gosto de beber água

(62)

Atitudes e comportamentos face à alimentação

Aspectos discordantes:

Não sou muito rígido com aquilo que bebo, consumo qualquer tipo de bebidas Das várias bebidas disponíveis só bebo água

Para acompanhar as refeições bebo qualquer tipo de bebidas Tenho a preocupação de ter sempre uma garrafa de água comigo Substituo o consumo de água por outras bebidas

(63)

Atitudes e comportamentos face à alimentação

Aspectos em que não concordam nem discordam:

Evito beber certas bebidas porque fazem mal à saúde

Preocupo-me em ingerir bebidas ao longo do dia para me manter hidratado Bebo a mesma quantidade de líquidos durante a semana e ao fim-de-semana

Quando não consigo beber a quantidade de água necessária procuro alternativas noutras bebidas ou alimentos

(64)

Bebidas: Saúde

0% 20% 40% 60% 80% 100% Águ a da torne ira Água mine ral se m gás Água mine ral co m g ás Água mine ral se m gá s com sabo r Águ a m inera l com gás com sabor Ch á Café Leite Sum o de frut a nat ural Sum os d e fru ta n atur al e mba lados ctar es Ice tea Cola Refrig erante s com gás Refrig erante s sem gás Bebi das iso tónic as Cerv eja Vinho Bebi das b ranca s e lico res 0-3 4-6 7-10

(65)

Bebidas: Prazer

0% 20% 40% 60% 80% 100% Águ a da torne ira Água mine ral se m gás Água mine ral co m g ás Água mine ral se m gá s com sabo r Águ a m inera l com gás com sabor Ch á Café Leite Sum o de frut a nat ural Sum os d e fru ta n atur al e mba lados ctar es Ice tea Cola Refrig erante s com gás Refrig erante s sem gás Bebi das iso tónic as Cerv eja Vinho Bebi das b ranca s e lico res 0-3 4-6 7-10

(66)

Bebidas: Saúde vs. Prazer

0 2 4 6 8 10 Águ a da torne ira Água mine ral se m gás Água mine ral co m g ás Águ a m inera l sem gás c om sa bor Água mine ral co m gá s co m sab or Chá Café Leite Sum o de frut a nat ural Sum os d e fru ta n atur al e mba lados ctar es Ice t ea Cola Refrig erante s com gás Refrig erant es sem gás Bebid as iso tónic as Cerv eja Vinho Bebi das b ranca s e lico res Saúde Prazer Máx. Mín.

(67)

No gráfico seguinte estão marcados os scores médios (de 1 mínimo a 10 máximo) atribuídos a cada bebida no que diz respeito a saúde e a prazer.

O ponto de cruzamento entre os dois eixos corresponde ao valor médio de todas as bebidas em conjunto, na dimensão saúde e na dimensão prazer.

Bebidas posicionadas nos dois quadrantes superiores tiveram pontuações médias na dimensão prazer superiores à média global.

Bebidas posicionadas nos dois quadrantes da direita tiveram pontuações médias na dimensão saúde superiores à média global.

(68)

Bebidas brancas e licores Vinho Cerveja Café Chá Água com gás com sabor

Água mineral sem gás com sabor

Água da torneira Sumo de fruta natural

Ice-tea

Refrigerantes sem gás

Néctares

Bebidas isótonicas

Sumo de fruta natural embalada

Refrigerantes com gás Leite Colas Água com gás Água mineral sem gás 0,0 1,0 2,0 3,0 4,0 6,0 7,0 8,0 9,0 10,0 0,0 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 6,0 7,0 8,0 9,0 10,0 5,0

Saúde

Prazer

(69)

Notas finais

•A maioria dos inquiridos afirma gostar de beber água e preocupar-se com o consumo de líquidos, principalmente no Verão

•Quem afirma não gostar de beber água apresenta um aporte hídrico inferior aos que referem gostar e ao apresentado pelo total da amostra

•Existe a percepção por parte dos inquiridos de que o seu consumo de bebidas é restritivo, ou seja, recai mais sobre o consumo de água em detrimento de outras bebidas

•As bebidas de saúde e prazer por excelência, e em simultâneo, são em 1º lugar a água mineral sem gás, em 2º lugar fica o sumo de fruta natural e em 3º o leite.

•Em oposição, as bebidas de menor prazer são as bebidas isotónicas, as bebidas brancas e licores e a água sem gás com sabor. As bebidas consideradas piores para a saúde são as bebidas brancas e licores, as colas e os refrigerantes com gás.

•A cola e o café foram as bebidas que apresentaram uma maior discrepância entre as vertentes prazer e saúde – dão prazer mas não são saudáveis

(70)

Preocupação com a saúde,

imagem corporal

e nível de hidratação

Because there 

are different 

motivations...

Pleasure

Obligation

Pleasure

Obligation

(71)

Preocupação com a saúde

Total Masculino Feminino

N 2026 967 1059 Média 7,3 7,0 7,5 DP 1,6 1,6 1,6 Mediana 7,0 7,0 7,0 Mínimo 0 0 1 Máximo 10 10 10 p <0,001 1,5 2,1 1,0 29,3 34,6 24,2 69,2 63,3 74,6 0% 20% 40% 60% 80% 100%

Total Masculino Fem inino

0-3 4-6 7-10 p<0,001

N=2026

Grau de preocupação com a saúde segundo o sexo

(72)

Preocupação com a imagem corporal

Total Masculino Feminino

N 2026 967 1059 Média 7,0 6,7 7,3 DP 1,9 1,9 1,8 Mediana 7,0 7,0 7,0 Mínimo 0 0 0 Máximo 10 10 10 p <0,001 3,9 5,1 2,8 33,0 37,6 28,8 63,1 57,3 68,4 0% 20% 40% 60% 80% 100%

Total Masculino Feminino

0-3 4-6 7-10 p<0,001

N=2026

Grau de preocupação com a imagem corporal segundo o sexo Grau de preocupação com a imagem corporal

(73)

Preocupação com o nível de hidratação

Total Masculino Feminino

N 2018 966 1052 Média 6,4 6,2 6,6 DP 2,0 2,0 1,9 Mediana 6,0 6,0 7,0 Mínimo 0 0 0 Máximo 10 10 10 p <0,001 6,0 7,2 4,8 44,0 49,0 39,5 50,0 43,8 55,6 0% 20% 40% 60% 80% 100%

Total Masculino Feminino

0-3 4-6 7-10 p<0,001

N=2018

Grau de preocupação com a hidratação segundo o sexo Grau de preocupação com a hidratação

(74)

Preocupação com o nível de hidratação

N %

Quantidade de líquidos que bebeu 939 67,5

Cor da urina 1021 73,3

Sensação da boca 684 49,1

Outro 142 10,2

Modo de avaliação do estado de hidratação

(considerando os indivíduos com nível de preocupação >5 - n=1392)

N %

Alterações da pele 63 44,3

Sede 17 12,0

Frequência da micção 11 7,7

(75)

Notas finais

•Quando questionados sobre o seu nível de preocupação com a saúde, imagem corporal e nível de hidratação, numa escala de 0 (mínimo) a 10 (máximo)…

•o nível médio de preocupação com a saúde foi de 7,3 sendo que 69% indicou valores ≥ 7 •o nível médio de preocupação com a imagem corporal foi de 7,2 sendo que 63% indicou

valores ≥ 7

•o nível médio de preocupação com o estado de hidratação foi de 6,4 sendo que 50% indicou valores ≥ 7

•A cor da urina e a noção da quantidade de líquidos ingerida foram as principais formas de avaliação do estado de hidratação indicadas pelos indivíduos que apontam um nível de preocupação com esta factor ≥ 5

•As mulheres apresentam níveis superiores de preocupação com a saúde, com a imagem corporal e com o estado de hidratação, comparativamente aos homens

(76)

Because there 

are different 

orders...

Order

Chaos

Chaos

Order

Perfis de consumo e

aporte hídrico

(77)

Perfis de consumo

A construção de perfis de consumo foi efectuada através de uma análise de clusters pelo método

K-Means, considerando informação sobre o aporte hídrico (incluindo bebidas, sopa e fruta) e as atitudes

e comportamentos face à alimentação.

Um cluster corresponde a indivíduos que se aproximam nas modalidades de resposta, afastando-se dos restantes.

Os clusters foram caracterizados em função de variáveis socio-demográficas, clínicas, antropométricas, grau de preocupação com a saúde, imagem corporal e hidratação e, percepção de prazer e saúde associado às várias bebidas.

As características mencionadas seguidamente correspondem às modalidades de resposta sobre-representadas, não significando que as restantes modalidades de resposta estejam ausentes.

(78)

Perfis de consumo

Foram identificados 4 perfis de consumo:

Perfil 1 17,1% N=339 Perfil 2 35,8% N=711 Perfil 3 24,1% N=479 Perfil 4 23,0% N=457

(79)

Perfis de consumo

Sexo: Masculino

Grupo etário: 31-50 anos

Estado civil: Divorciado/ Separado Escolaridade: 5º-9º ano

Sit. Profissional: Activo ou Desempregado Categoria IMC: Excesso de peso

Perfil 1

Perfil 2

Perfil 3

Perfil 4

Sexo: Feminino

Grupo etário: 14-18 anos Estado civil: Solteiro Sit. Profissional: Estudante Categoria IMC: Peso normal Exercício físico

Sexo: Masculino

Grupo etário: 14-30 anos Estado civil: Solteiro

Escolaridade: 10º-12º ano Sit. Profissional: Estudante Exercício físico

Sexo: Feminino

Grupo etário: 51-70 anos Estado civil: Casado ou Viúvo Escolaridade: 1º-4º ano

Sit. Profissional: Doméstica ou Reformado Patologias: HTA, diabetes, dislipidemia

Categoria IMC: Excesso de peso e obesidade Dieta

(80)

Perfis de consumo

Perfil 1

Concorda totalmente:

Não sou muito rígido com a minha alimentação, como de tudo

Bebo bebidas alcoólicas pelo menos uma vez por semana

Concorda:

Para acompanhar as refeições bebo qualquer tipo de bebidas

Não sou muito rígido com aquilo que bebo, consumo qualquer tipo de bebidas

Substituo o consumo de água por outras bebidas

Discorda totalmente:

Bebo chá pelo menos uma vez por semana

Tenho a preocupação de ter sempre uma garrafa de água comigo

Das várias bebidas disponíveis só bebo água

Discorda:

Preocupo-me em comer muita fruta e legumes diariamente

Bebo refrigerantes pelo menos uma vez por semana Bebo a quantidade de água diária recomendada Bebo sumos / néctares pelo menos uma vez por semana Preocupo-me em ingerir bebidas ao longo do dia para me manter hidratado

Gosto de beber água

Bebo a mesma quantidade de líquidos durante a semana e ao fim-de-semana

Quando não consigo beber a quantidade de água necessária procuro alternativas noutras bebidas ou alimentos

Para matar a sede bebo quase sempre água, raramente bebo outras bebidas

(81)

Perfis de consumo

Discorda:

Para acompanhar as refeições bebo qualquer tipo de bebidas

Não sou muito rígido com aquilo que bebo, consumo qualquer tipo de bebidas

Perfil 2

Concorda:

Preocupo-me em comer muita fruta e legumes diariamente

Bebo refrigerantes pelo menos uma vez por semana Bebo sumos / néctares pelo menos uma vez por semana Quando não consigo beber a quantidade de água necessária procuro alternativas noutras bebidas ou alimentos

Evito beber certas bebidas porque fazem mal à saúde Substituo o consumo de água por outras bebidas

(82)

Perfis de consumo

Perfil 3

Concorda:

Não sou muito rígido com aquilo que bebo, consumo qualquer tipo de bebidas

Bebo sumos / néctares pelo menos uma vez por semana Para acompanhar as refeições bebo qualquer tipo de bebidas

Não sou muito rígido com a minha alimentação, como de tudo

Substituo o consumo de água por outras bebidas Bebo bebidas alcoólicas pelo menos uma vez por semana

Quando não consigo beber a quantidade de água necessária procuro alternativas noutras bebidas ou alimentos

(83)

Perfis de consumo

Perfil 4

Concorda totalmente:

Preocupo-me em comer muita fruta e legumes diariamente

Bebo a quantidade de água diária recomendada Bebo chá pelo menos uma vez por semana

Tenho a preocupação de ter sempre uma garrafa de água comigo

Preocupo-me em ingerir bebidas ao longo do dia para me manter hidratado

Gosto de beber água

Bebo a mesma quantidade de líquidos durante a semana e ao fim-de-semana

Das várias bebidas disponíveis só bebo água Costumo beber mais líquidos no Verão do que no Inverno

Para matar a sede bebo quase sempre água, raramente bebo outras bebidas

Evito beber certas bebidas porque fazem mal à saúde

Discorda totalmente:

Bebo refrigerantes pelo menos uma vez por semana Não sou muito rígido com a minha alimentação, como de tudo

Bebo sumos / néctares pelo menos uma vez por semana Não sou muito rígido com aquilo que bebo, consumo qualquer tipo de bebidas

Substituo o consumo de água por outras bebidas Bebo bebidas alcoólicas pelo menos uma vez por semana

Discorda:

Para acompanhar as refeições bebo qualquer tipo de bebidas

(84)

Perfis de consumo e aporte hídrico

(incluindo apenas bebidas)

Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas, por perfis de consumo

1,43 1,58 1,69 1,62 0,0 0,2 0,4 0,6 0,8 1,0 1,2 1,4 1,6 1,8

Perfil 1 Perfil 2 Perfil 3 Perfil 4

A p o rt e de ág ua di ár io (l itr o s/ di a)

Média global de aporte hídrico no estudo

A análise do aporte hídrico por perfis de consumo permitiu verificar que o Perfil 1 apresenta um valor estatisticamente inferior a todos os outros perfis e que o consumo do Perfil 3 regista um valor superior ao

(85)

Aporte hídrico resultante do consumo de bebidas por categoria, por perfis de consumo 29 ,3% 44 ,0 % 41,9% 54, 0% 19 ,4% 24 ,4 % 20,9% 21, 2% 10 ,2% 9,5% 9,8% 16, 3% 26 ,5% 10,4% 4,1% 8,5% 8,2% 9,5% 1,0% 6,1% 9,2% 7,1% 2,6% 0, 10 % 0, 10% 0, 30% 0, 60 % 4,7% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Perfil 1 Perfil 2 Perfil 3 Perfil 4

Água mineral com e sem gás/ água da torneira Leite/ iogurtes/ batidos

Café/ chá Bebidas alcoólicas

Refrigerantes / água mineral com e sem gás com sabor Sumos de fruta naturais/ sumos de fruta natural embalada Outros

Perfis de consumo e aporte hídrico

(86)

Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os perfis de consumo no aporte hídrico resultante do consumo de:

Água mineral sem gás/água da torneira/ água mineral com gás (p<0,001) – Maior consumo no

Perfil 4 e menor consumo no Perfil 1face aos restantes perfis

Leite, iogurtes, batidos (p<0,001) – Maior consumo no Perfil 2 face a todos os outros e menor consumo no Perfil 1 face ao Perfil 2

Café, chá (p<0,001) – Maior consumo no Perfil 4

Bebidas alcoólicas (p<0,001) – Maior consumo no Perfil 1 face aos outros perfis e no maior consumo no Perfil 3 face ao Perfil 2e ao Perfil 4

Refrigerantes / água mineral sem gás com sabor / água mineral com gás com sabor (p<0,001) – Menor consumo no Perfil 4face aos outros perfis

Sumos de fruta naturais / sumos de fruta natural embalada (p<0,001) - Maior consumo no Perfil 2 face aos outros perfis e menor consumo no Perfil 4face aos restantes

Perfis de consumo e aporte hídrico

(87)

6,4 7,4 7,0 7,9 6,2 7,4 7,1 7,0 5,0 6,6 6,3 7,2 0,0 2,0 4,0 6,0 8,0 10,0

Perfil 1 Perfil 2 Perfil 3 Perfil 4

Saúde

Imagem corporal Hidratação

Mín Máx

Nível de preocupação com a saúde, imagem corporal e hidratação, por perfis de consumo

Os perfis de consumo apresentaram níveis de preocupação com a saúde estatisticamente diferentes, sendo o Perfil 4 aquele que mais se preocupa e o Perfil 1 o que menos se preocupa (p<0,001). Relativamente à preocupação com a imagem corporal, o Perfil 1 apresenta valores mais baixos em relação ao outros perfis e, o Perfil 2 valores mais elevados quando comparado os outros perfis (p<0,001). Face aos outros grupo, o Perfil 1 apresentou o nível mais baixo de preocupação com o nível de hidratação, ao contrário do Perfil 4 que apresentou o valor mais elevado (p<0,001).

(88)

Perfis de consumo e saúde associada às bebidas

0 2 4 6 8 10 Águ a da torne ira Água mine ral se m gá s Água miner al c om gá s Água miner al sem gás co m sa bor Água miner al c om gá s com sab or Chá Café Leite Sum o de fruta natu ral Sum os d e fru ta n atur al em balad os Néct ares Ice t ea Cola Refrig eran tes co m gá s Refrig eran tes sem gás Bebi das i sotón icas Cerve ja Vinh o Bebid as b ranc as e lico res

Perfil 1 Perfil 2 Perfil 3 Perfil 4

Máx.

Mín.

(89)

0 2 4 6 8 10 Águ a da torne ira Água mine ral se m gá s Água miner al c om gá s Água miner al sem gás co m sa bor Água miner al c om gá s com sab or Chá Café Leite Sum o de fruta natu ral Sum os d e fru ta n atur al em balad os Néct ares Ice t ea Cola Refrig eran tes co m gá s Refrig eran tes sem gás Bebi das i sotón icas Cerve ja Vinh o Bebid as b ranc as e lico res

Perfil 1 Perfil 2 Perfil 3 Perfil 4

Máx.

Mín.

Perfis de consumo e prazer associado às bebidas

Nível de prazer atribuído às bebidas, por perfis de consumo

(90)

Notas finais

Perfil 1 17,1% Homem 31-50 anos Pouca preocupação com a saúde, imagem corporal e hidratação Muito pouco rígido com alimentação e bebidas Consumo de bebidas alcoólicas Aporte hídrico=1,43 Menos

restritivo restritivoMais

Perfil 4 23,0% Mulher 51-70 anos Baixa escolaridade HTA, diabetes e dislipidemia Muita preocupação com a

saúde e hidratação Restritivo com alimentação e

bebidas

Consumo de água, café e chá

Aporte hídrico=1,62 Perfil 2 35,8% Mulher 14-18 anos Exercício físico

Preocupação com a imagem corporal Alguma preocupação na escolha de bebidas

e alimentos

Consumo de leite e derivados e sumos de fruta

Aporte hídrico=1,58 Perfil 3 24,3% Homem 14-30 anos Exercício físico Pouco restritivo com alimentação e bebidas Consumo distribuído de bebidas

(91)

Notas finais

Foram identificados 4 perfis que se diferenciam relativamente aos comportamentos e atitudes face à alimentação e no aporte hídrico.

Dois dos perfis definidos opõem-se em termos das características que os definem, representando perfis muito específicos – Perfil 1 e Perfil 4.

Perfil 1 - homens, de meia idade, que não se preocupam com a saúde, imagem corporal ou hidratação, apresentando um consumo diversificado de bebidas mas com um elevado consumo de álcool, o que se reflecte num aporte hídrico inferior à média global

Perfil 4 – mulheres, mais velhas, com baixa escolaridade, com maior prevalência de patologias, restritivas ao nível da alimentação e bebidas, com um consumo elevado de água e pouca diversidade ao nível do consumo de outras bebidas, o que se reflecte num aporte hídrico semelhante à média encontrada na amostra

(92)

Notas finais

Os dois outros perfis definidos, embora apresentem semelhanças em algumas das suas características, diferenciam-se ao nível da restrição que impõem ao seu consumo, que se reflecte no aporte hídrico:

Perfil 2 - mulheres, jovens, com preocupação elevada com a imagem corporal, que se reflecte ao nível da escolha de alimentos e bebidas o que, por sua vez, explica o aporte hídrico semelhante ao da amostra global

Perfil 3 – homens, jovens, com um nível de preocupação médio com a saúde, imagem corporal e estado de hidratação, apresentando um consumo diversificado de bebidas que se reflecte no aporte hídrico mais elevado dos perfis identificados

(93)

Conclusões

Beginning

Beginning

End

End

Because there 

Because there 

are different 

are different 

ends...

ends...

(94)

Conclusões

• O aporte hídrico da população portuguesa com idade entre os 14 e os 70 anos é semelhante entre sexos mas apresenta uma diminuição com o avançar da idade, valores mais elevados nas Regiões do Norte e Centro e aumenta com a escolaridade e o nível de rendimento.

•43% do aporte hídrico é proveniente do consumo de água, sendo que o restante é distribuído por outras classes de bebidas como leite e derivados, café e chá, bebidas alcoólicas, refrigerantes e sumos.

O aporte hídrico é inferior ao recomendado pelo Institute of Medicine (EUA), excepto nas mulheres entre os 14 e os 18 anos. No entanto, face às recomendações menos exigentes da European Food

Safety Authority, ainda em discussão pública, apenas os homens de idade superior a 31 anos estarão

(95)

Conclusões

• Considerando o aporte hídrico e as atitudes e comportamentos face à alimentação é possível identificar 4 perfis distintos em termos de características demográficas e clínicas, mas também na escolha, mais ou menos restritiva, de alimentos e bebidas.

•O aporte hídrico foi menor no perfil com menor envolvimento com as dimensões de saúde. Este factor parece ser mais relevante, no que toca ao impacto no aporte hídrico, do que a maior ou menor restrição auto-imposta na escolha das bebidas consumidas. O perfil que apresentou o maior aporte hídrico é simultaneamente pouco restritivo na escolha das bebidas consumidas e razoavelmente preocupado com a saúde.

•O aporte hídrico das pessoas que não mostram concordância com a afirmação “gosto de beber água” (18% da amostra) é inferior ao das restantes pessoas.

•Os resultados enfatizam a necessidade de programas educativos das populações, que promovam o reconhecimento da importância do estado de hidratação para uma vida saudável e que considerem nas suas recomendações não apenas o consumo de água mas também de outras bebidas.

(96)

Because there 

are different 

habits...

Complex

Simple

Complex

Simple

Referências bibliográficas

(97)

Referências bibliográficas

1. Sawka MN, Cheuvront SN, Carter R RD. Human water needs. Nutr Rev 2005; 63 (6 Pt 2): S30-9. 2. Kleiner SM. Water: an essential but overlooked nutrient. J Am Diet Assoc 1999; 99 (2): 200-6.

3. Food and Nutrition Board, Institute of Medicine. Dietary Reference Intakes for Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate. Washington, DC: National Academies Press; 2004. Available online at: http://www.nap.edu/books/0309091691/html. Accessed March 6, 2009.

4. Grandjean AC, Campbell SM. Hydration: Fluids for Life. Washington, DC: ILSI North America; 2004. 5 Lunn J., Foxen R. How much water do we really need? Nut Bull 2008; 33:336-342.

6. Porto A., Oliveira L, editores. Tabela da composição de alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Centro de Segurança Alimentar e Nutrição; 2006.

7. U.S. Department of Health and Human Services, National Centre for Health Statistics. Third National Health and Nutrition Examination Survey. 1988–1994.

8. Lopes JL. Fundamental dos Estudos de Mercado. Ed. Sílabo Lda. Lisboa 2007.

9. Scientific Opinion of the Panel on Dietetic Products, Nutrition and Allergies on a request from the EC on dietary reference values for water. The EFSA Journal. [online] 2008 [consultado em Março de 2009]. Disponível a partir de URL: http://www.efsa.europa.eu/cs/BlobServer/DocumentSet/ nda_op_drv_water_draft_en_released_for_consultation.pdf?ssbinary=true.

10. Marques M, Pinho O, Vaz de Almeida, MD. Manual de quantificação de alimentos. Porto: Curso de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto; 1996.

(98)

Referências

Documentos relacionados

a) Drible: é a forma pela qual o praticante se desloca pela quadra com a sua posse, sem infringir as regras do jogo. É executado com movimentos coordenados de braço, antebraço, punho

Em vista dorsal, o pecíolo é liso e brilhante, alongado, mais largo na porção posterior e afilando anteriormente, extremidades póstero-laterais convexas com cerdas eretas

(2010) aponta que a melhoria na renda dos mais pobres e, consequentemente, a redução da pobreza, se deve ao aumento dos salários dos trabalhadores de baixa qualificação, o aumento

Assista ao vídeo em nosso canal e descubra por que faz muito mais sentido você trazer os seus recursos para uma Entidade com mais de 50 anos de experiência no assunto.. Você

Foram feitos também a clonagem e o sequenciamento de um fragmento genômico, correspondente ao gene da capa protéica (CP) do isolado IDA.R, para estudar as suas

Para tarefas de preparação mais complexas, o Fiery Workflow Suite oferece ferramentas adicionais: Fiery Impose, Fiery Compose e Fiery JobMaster, todas com a mesma interface

Oficina guiada por artistas para confecção de brinquedo feito de papel para brincar com o vento.. Ponto de Encontro e informação sobre as salas

Com este estudo, após a obtenção dos dados, conclui-se que a aplicação do gás tetrafluoretano, na determinação da vitalidade pulpar na face palatina ou lingual dos