• Nenhum resultado encontrado

Higiene dentro do hospital

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Higiene dentro do hospital"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

O que é câncer?

Câncer é o nome que a gente dá para um grupo de doenças que mexem com as células do nosso corpo. Nosso corpo tem milhões de células que são responsáveis por formarem pedaços maiores do nosso corpo, como a pele, o coração, o pulmão, etc. Quando a gente fala em câncer é porque alguma célula ficou doente e não está funcionando normalmente. Essas células doentes acabam se multiplicando no corpo, e as vezes, elas se espalham e moram em uma parte do nosso corpo. Não é uma doença contagiosa, e é possível abraçar e conviver com as pessoas que a gente gosta!

Muitas vezes é preciso ir ao hospital e dormir por lá mesmo. É preciso fazer muitos exames, e as vezes até cirurgias. E depois de descobrirem o local onde essas células estão morando no corpo, o médico vai dizer como será o tratamento. Alguns tratamentos são demorados e é preciso ficar mais no hospital do que em casa ou na escola.

Profa Dra Luzia Iara Pfeifer

Docente FMRP-USP e Coord. LEPTOI

Estagiárias da Terapia Ocupacional FMRP- USP:

Jaqueline Basilio Lupi

Jéssica Milena Domingues

(2)

Tratamento

Eu dentro do hospital

O hospital é um lugar muito

diferente que tem um monte

de regras importantes para

seguir. Mas lá não tem só

regras,

também

tem

um

monte de coisa legal que

vamos contar aqui! É possível

receber visitas de quem a

gente gosta. A mamãe ou o

papai

vão

poder

fazer

companhia o tempo todo no

hospital.

Existem vários tipos de tratamentos que os

médicos chamam de protocolos. Dentro deles

tem a quimioterapia, a radioterapia e a

cirurgia. Tudo isso depende do tipo de câncer.

A quimioterapia é um remédio que vai na veia,

ou por boca (em comprimidos) e é bem forte.

A radioterapia acontece em algumas sessões

diárias de radiação, tipo de raio x, no local

aonde as células do câncer estão morando.

Geralmente esse local fica com uma leve

queimadura

e

sem

pêlos.

Quem

faz

radioterapia também fica cansado, mas não

tem

os

mesmos

sintomas

que

na

quimioterapia. E por ultimo, a cirurgia, que é

uma operação que vai tirar uma parte das

células doentes do seu corpo. Ela pode vir

seguida de radioterapia ou quimioterapia

também..

Ela vai matar as células doentes do nosso

corpo. E como é um remédio forte, é possível

que se passe mal, com cansaço, enjôos,

vômitos, machucados dentro da boca e até o

cabelo pode cair. A quimioterapia demora de

meses até anos para acontecer, tudo depende

das células doente e durante ela, é preciso

ficar longe da escola, dos parques e evitar de

sair de casa ou do hospital, pois o corpo fica

fraco com o remédio e é preciso descansar.

(3)

Enquanto estiver sem cabelo, é legal usar

boné, chapéus, lenços ou até perucas.

Depois que o tratamento terminar, o

cabelo volta a crescer!

Higiene dentro do hospital

Às mãos são as principais formas de transmissão de germes. Por isso, a importância de mantê-las sempre limpas. Boa higiene das mãos significa lavá-las usando água e sabão ou solução de álcool, para impedir que os germes passem de uma pessoa para outra ou piore nossa saúde. Assim com boa higiene podemos diminuir as infecções entre os pacientes.

(4)

A higiene das mãos é para todos nós

Os pacientes e visitantes têm um papel importante a desempenhar para assegurar a higiene das mãos em todo o hospital.

Os visitantes devem lavar as mãos cada vez que

entram ou saem do quarto de um paciente.

Os pacientes e visitantes nunca devem manusear

curativos, drenos, sondas, cateteres ou outros instrumentos a serem usados para tratar um paciente, pois estes devem ser manuseados somente por pessoas treinadas e autorizadas.

Os pacientes devem praticar boa higiene pessoal,

especialmente enquanto estiverem no hospital. Isso inclui lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes das refeições

Alimentação

Uma boa alimentação é muito importante para crescer forte e saudável, e deixar nosso corpo mais forte para ajudar a combater as doenças.

Comida e nutrientes são as substâncias que ajudam formar os dentes, ossos, músculos e tecidos e mantê-los saudáveis. Uma boa dieta alimentar também pode proteger de várias doenças e ajudar a combatê-las.

A dieta de uma criança necessita de um planejamento especial - as necessidades de energia e nutrientes fundamentais são elevadas, mas o apetite é reduzido e os hábitos alimentares inconstantes. A alimentação das crianças deve ser constituída por refeições pequenas e freqüentes, desde que ricas em nutrientes essenciais.

(5)

Porque não trazer comida de fora para o hospital?

Entendemos que muitas vezes a comida de casa é mais gostosa, mas quando estamos dentro de um hospital temos um profissional chamado Nutricionista que cuida com carinho de uma comida muito especial.

Sabe porquê a comida do hospital é especial? Resposta: É porque ela é preparada de forma única para as necessidades de nutrientes de cada criança. Isso mesmo, a comida do hospital é preparada para você comer tudo que seu corpo precisa para crescer saudável e se recuperar da doença.

Não quer dizer que a comida de casa não seja boa, quer dizer que neste momento tem uma comida especial para o que você precisa.

Vamos brincar de circular quais alimentos são

bons para nossa saúde?

(6)

Os profissionais

Dentro do hospital tem muitos profissionais para ajudar a cuidar da sua saúde, vamos contar para você quais.

Assistente Social: Ajudar as famílias com

condições sociais e econômicas menos favorecidas a acharem estratégias para enfrentar essa situação.

Enfermeiro: Dar remédios por boca e por

injeção, coletar sangue para exames para ajudar no seu tratamento.

Médico: Diagnóstico e tratamento da doença e

dos sintomas.

Nutricionista: Vai ajudar com a sua alimentação.

Vai ver se está comendo bem, se está gordinho ou magrinho e vai dizer qual será a melhor comida pra você durante e depois do tratamento.

Psicólogo: Ajudar aos pais e crianças a superar as

dificuldades de estar internado.

Terapeuta Ocupacional: Vai ajudar a tornar

menos “chato” estar no hospital, brincar com você e ajudar a você se tiver alguma dificuldade em realizar alguma atividade.

A rotina do hospital

Pela manhã são realizadas as visitas, para examinar você, ver como você está se sentindo e também tomar alguns remédios, que pode ser por boca ou na veia com uma picadinha de injeção (mas lembre que os remédios são para ajudar a você no tratamento.

(7)

Conversando com a criança

Por quê conversar com a criança? A partir dos 7 anos de idade é possível explicar mais abertamente sobre o que é a doença, como será o tratamento e que este ultimo dependerá da colaboração dela. Também, com esta idade, a criança poderá se expressar com mais facilidade sobre seus medos e angústias.

Cada idade tem sua diferença, mas em todos os casos, é fundamental que os pais passem tranqüilidade, carinho e apoio para a criança, para que ela se sinta protegida e acolhida.

A postura da família é muito importante para a evolução do tratamento.

É importante que os pais conversem com a criança, pois assim a criança se sentirá segura e tranqüilizada. Sempre de uma forma sincera, clara e sem sobressaltos. Há uma variedade de formas de se explicar sobre a condição da criança, dependendo da idade em que ela esteja, pois uma criança de 2 anos não entenderá da mesma forma que uma criança de 5 ou de 8 anos.

Se sua criança tem por volta de 2 anos, é importante dizer sobre o “dodói” que necessita de cuidados. Nesta idade, a criança precisa sentir que seus pais estão ali para lhe proteger, dando apoio e força, principalmente ao fazer algum exame ou em coletas de sangue, ou ficar longo tempo no hospital.

A partir dos 5 anos de idade, ela compreenderá melhor o conceito de doença, que são as células más que com o tratamento farão com que as células boas protejam das células más. Será importante explicar que ela precisará colaborar e cooperar com o tratamento e os exames. Os pais devem transmitir confiança e atitudes positivas.

(8)

A inclusão dos pais no tratamento do câncer infantil é muito importante.

Os pais desempenham função de colaboradores e por isso, os pais precisam estar em plenas condições para se envolverem no processo, que é longo e inclui procedimentos invasivos, como cirurgia e sessões de quimioterapia e radioterapia, que podem deixar a criança ainda mais vulnerável e debilitada.

Os pais que conseguem neste momento delicado passarem tranqüilidade, carinho e apoio para a criança, é muito importante, pois ajuda a criar um ambiente de confiança, para que ela se sinta protegida, acolhida e mais a vontade de falar sobre suas angustias e necessidades neste momento, enfrentando de uma forma menos sofrida o tratamento.

Importância da organização familiar

Sabemos que enfrentar essas situações são difíceis e que a família sofrem angustias semelhantes as do paciente, e que neste momento não estão desamparados, podem contar com a equipe toda, para uma atenção, acolhimento e orientações da organização familiar e do momento vivenciado.

(9)
(10)

PARA

(11)

LIGUE OS

PONTOS

Referências

Documentos relacionados

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

Desta forma, é evidente que após os tratamentos de águas residuais uma determinada quantidade de anilina ainda estará presente e esta concentração precisa ser