• Nenhum resultado encontrado

Projeto Curricular Sala A Magia da Música

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Curricular Sala A Magia da Música"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0

Projeto Curricular Sala

“A Magia da Música”

Ed. Luísa Correia

Sala 3 anos

(2)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0

Introdução

“A educação pré-escolar foi oficialmente definida como o lugar de desenvolvimento de atitudes e de aprendizagem de linguagem, de expressão artística e de um conhecimento geral do

mundo.”

Dionisio & Pereira, 2006

O Projeto Curricular de Sala é uma ferramenta de base para a execução de um tema de trabalho com o qual pretendemos atingir objetivos gerais e específicos, fundamentais para o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças, proporcionando-lhe meios que ajudem a obter respostas, para as questões que a sua natural curiosidade lhe impõe.

Todas as crianças têm potencial para desenvolver as suas capacidades musicais, mesmo as mais pequenas são capazes de desenvolver o pensamento critico através da música. A expressão musical permite participar em desafios coletivos e pessoais que irão contribuir para a construção da sua identidade pessoal e social.

As experiências diversificadas de aprendizagem através da música são fundamentais para servirem de desenvolvimento individual para cada criança.

(3)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0

Identificação de interesses e necessidades do grupo

Os interesses das crianças revelam-se essencialmente através das suas preferências por certas áreas e/ou atividades, bem como pelas questões que colocam ou pelos assuntos das suas conversas. Estes aspetos são reveladores dos seus estilos de aprendizagem e dos seus ritmos, que são, necessariamente, diferentes. Cabe ao educador observar atentamente e registar esses dados, essenciais para a planificação das propostas de atividades. A grande maioria das crianças demonstra interesse por atividades que envolvam o jogo simbólico e atividades de faz-de-conta (casinha), bem como atividades de expressão musical. Também revelam uma grande procura pela área dos jogos de mesa (jogos calmos como puzzles, dominós, encaixes...) e pela área de jogos de chão (onde predominam legos, animais e carros). Apesar de gostarem da área dos jogos de mesa, verifica-se alguma dificuldade em levar cabo a consecução de um jogo. Relativamente à área das expressões, todos evidenciam gostar de desenho e pintura. A área da biblioteca é procurada por um pequeno grupo de crianças. A grande maioria tem muita dificuldade em utilizá-la com correção. Adoram cantar, dançar e revelam uma excelente implicação em atividades de expressão motora.

Quanto às necessidades, as mais evidentes neste grupo são:

- Aumento da capacidade de atenção/concentração de algumas crianças e do tempo de permanência nas atividades;

- Promoção da autonomia e independência relativamente à higiene, alimentação e a arrumação;

- Adoção de uma postura dentada correta (manta, atividades de mesa e refeitório); - Cumprimento das normas de funcionamento da sala definidas em grupo;

- Aumento do nível de envolvimento nas tarefas e capacidade de persistirem na sua execução até ao fim;

(4)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0 - Planeamento individual mais responsável durante o tempo de trabalho nas áreas, evitando que as crianças saltitem de área em área com demasiada frequência e sem arrumar;

- Controlo de alguns excessos de impulsividade por parte de algumas crianças; - Resolução autónoma e pacífica de pequenos conflitos do dia-a-dia entre crianças; - Diminuição do nível de ruído da sala, no decorrer das atividades (manter um ambienta calmo).

O Grupo

A sala De Jardim-de-infância é constituída na sua totalidade por vinte e uma crianças, destas crianças, 11 são do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Das crianças matriculadas 8 frequentam pela primeira vez, e todas as outras já frequentavam o infantário.

Características específicas do grupo

É um grupo de crianças ativas, impulsivas, que aderem com entusiasmo às atividades propostas. São crianças bem-dispostas, interessadas, que gostam de colaborar nas atividades. Têm boa relação com os adultos e têm um bom sentido de colaboração e partilha. São crianças que gostam de conversar e de partilhar novidades, no entanto, o grupo possui muitos elementos que ainda se dispersam nas conversas de grande grupo, sendo que a sua capacidade de atenção/concentração ainda é reduzida. Até à data demonstram ter dificuldade em interiorizar algumas regras da sala de atividades, embora já tenham interiorizado a rotina diária. Apresentam também alguma dificuldade em assumir a responsabilidade dos seus actos, culpando muitas vezes os seus pares pelos mesmos. O facto de o grupo ser heterogéneo em termos de competências e em termos etários (com três crianças ainda com os três anos por fazer), pressupõe a necessidade de atenção do educador quer ao nível do apoio direto à realização das atividades de caráter social e de apoio cognitivo. Na sua maioria são crianças autónomas na resolução das suas necessidades diárias, no entanto algumas crianças ainda manifestam algumas

(5)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0 dificuldades a este nível. Presentemente já se identificam a si próprias e aos outros como elementos do grupo e têm bem integrada a dinâmica da sala. A expressão plástica é uma área de grande interesse do grande grupo, adoram pintar e desenhar. O grande grupo tem preferência pela brincadeira livre. Gostam de cantar, ouvir histórias e de brincar no exterior. Ainda solicitam muito a atenção dos adultos tanto no decorrer das atividades dirigidas, bem como nas tarefas de higiene e alimentação.

(6)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0

Características da Criança dos 3 anos

 Corre e anda, mas ainda sem muita coordenação motora. Gosta de realizar atividades com as mãos, mas o faz de forma desajeitada.

 A linguagem já está um pouco mais desenvolvida. Gosta de falar e de aprender palavras novas. Não consegue concentrar-se por muito tempo. É curiosa e faz muitas perguntas. Com frequência, tira conclusões erradas e faz comentários descontextualizados. Tem muita imaginação e gosta de faz-de-conta. Aprecia mímica, histórias e atividades musicais. Não consegue distinguir a fantasia da realidade.

 Gosta de trabalhar sozinha. Apesar de apreciar a companhia de amigos, não se envolve muito em brincadeiras que exijam cooperação. Tem dificuldade para dividir suas coisas. Prefere estar perto de adultos, principalmente familiares, pois lhe trazem segurança.

 Anseia por agradar aos adultos. Tem necessidade da aprovação, do amor e dos elogios deles. Recolhe-se quando sente medo ou ansiedade. Chora facilmente. Mostra-se sensível aos sentimentos alheios. Está começando a desenvolver certa independência. Suas emoções são intensas, mas fugazes.

(7)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0

O Projeto Curricular de sala “A Magia da Música”

O Projeto Curricular de sala” A Magia da Música” tem um conjunto de objetivos a atingir, ao longo do ano letivo, isto é, enquanto o grupo de crianças tiverem interesse em trabalharem/ viverem o projeto. A forma de alcançar estes objetivos será através das rotinas diárias (refeições, higiene, …), dos momentos de brincadeiras livres e das atividades dinamizadas na sala/instituição em cooperação entre crianças e adultos.

Definição dos Objetivos Gerais do Projeto A Magia da Música são:

- Desenvolver o gosto pela música - Estimular a socialização

- Promover atitudes de participação e cooperação em atividades musicais - Desenvolver o sentido auditivo

- Desenvolver a capacidade criadora - Desenvolver a capacidade vocal

- Desenvolver a capacidade de identificar e produzir sons em função das suas características

- Sensibilizar para os diferentes estilos musicais

- Desenvolver atividades de descoberta dos sons: ouvir, reconhecer, sentir, reproduzir Estes objetivos vão estar sempre que for possível dentro das três grandes áreas de conteúdo, definidas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), e que ajudam o educador a orientar o seu trabalho. São elas: Área do Conhecimento do Mundo, a Área da Formação Social e Pessoal e a Área da Expressão e Comunicação.

(8)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0

As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCPE)

Área de Formação Pessoal e Social – considerada como área transversal, pois tendo conteúdos e intencionalidade próprios, está presente em todo o trabalho educativo realizado no jardim-de infância. Esta área incide no desenvolvimento de atitudes, disposições e valores, que permitam às crianças continuar a aprender com sucesso e a tornarem-se cidadãos autónomos, conscientes e solidários.

Área de Expressão e Comunicação – entendida como área básica, uma vez que engloba diferentes formas de linguagem que são indispensáveis para a criança interagir com os outros, dar sentido e representar o mundo que a rodeia. Sendo a única área que comporta diferentes domínios, é precedida de uma introdução que fundamenta a inclusão e articulação desses domínios.

Domínio da Educação Física – constitui uma abordagem específica de desenvolvimento de capacidades motoras, em que as crianças terão oportunidade de tomar consciência do seu corpo, na relação com os outros e com diversos espaços e materiais.

Domínio da Educação Artística – engloba as possibilidades de a criança utilizar diferentes manifestações artísticas para se exprimir, comunicar, representar e compreender o mundo. A especificidade de diferentes linguagens artísticas corresponde à introdução de subdomínios que incluem artes visuais, jogo dramático/teatro, música e dança.

Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita – o desenvolvimento da linguagem oral é fundamental na educação pré-escolar, como instrumento de expressão e comunicação que a criança vai progressivamente ampliando e dominando, nesta etapa do seu processo educativo. Importa ainda facilitar, nesta etapa, a emergência da linguagem escrita, através do contacto e uso da leitura e da escrita em situações reais e funcionais associadas ao quotidiano da criança.

Domínio da Matemática – tendo a matemática um papel essencial na estruturação do pensamento, e dada a sua importância para a vida do dia a dia e para as aprendizagens futuras, o acesso a esta linguagem e a construção de conceitos matemáticos e relações entre eles são fundamentais para a criança dar sentido, conhecer e representar o mundo.

(9)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0 Área do Conhecimento do Mundo – é uma área em que a sensibilização às diversas ciências é abordada de modo articulado, num processo de questionamento e de procura organizada do saber, que permite à criança uma melhor compreensão do mundo que a rodeia.

Objetivos do Projecto

ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

-Veste-se/despe-se (i.e aperta e desaperta) -Calça-se/descalça-se

-Controla os esfíncteres e vai à casa de banho -Conhece as rotinas diárias

-Começa e acaba os seus trabalhos

-Demonstra empenho nas actividades que realiza (por iniciativa própria/ propostas pelo educador

-Manifesta curiosidade pelo mundo que a rodeia -Revela interesse em aprender

-Manifesta as suas opiniões/ expressa as suas ideias

-Aceita a frustração e o insucesso (i.e. chora quando perde um jogo, tem dificuldade em realizar uma tarefa)

-Consegue estar sentado -Espera pela sua vez -Fala num tom moderado -Ajuda os amigos

(10)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0 -Arruma as coisas no lugar

-Partilha brinquedos e materiais

-Dá oportunidade aos outros de intervirem -Cumpre regras

-Aceita a resolução de conflitos pelo diálogo

ÁREA DA EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

DOMÍNIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA -Corre, sobe, salta ao pé-coxinho, gira, transporta, …

-Consegue dar cambalhotas

-Salta obstáculos em altura/comprimento -Faz a distinção entre mobilidade e imobilidade -Consegue lançar uma bola com uma mão/duas mãos

-Utiliza pequenos objectos e instrumentos como tesouras, lápis, pincéis

-Faz a coordenação óculo-manual em actividades como recortar, pegar, desenhar, modelar, atar, desatar, amassar, …

-Pontapeia uma bola com um ou outro pé, mantendo o equilíbrio

DOMÍNIO DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

-Através do desenho, da pintura, da colagem e da modelagem, representa vivências individuais, temas, histórias, objectos, pessoas

-Cria em formato tridimensional objectos, cenas reais ou imaginadas

-Utiliza de forma adequada os objectos e materiais e arruma o material depois de utilizado

(11)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0 -Desenha a figura humana, faz o girino ou completa a figura humana

-Descreve e emite juízos sobre o que vê: objectos, fotografias, obras de arte, pintura e sobre os seus trabalhos

-Completa desenhos

-Controla progressivamente o lápis

-Utiliza diferentes materiais e diferentes técnicas de expressão plástica (i.e. pintura, colagem, desenho, modelagem, estampagem, recorte e rasgagem)

-Interage com os outros em actividades espontâneas ou sugeridas de faz-de-conta -Utiliza formas animadas, marionetas, fantoches e sombras

-Exprime de forma pessoal, corporalmente e/ou vocalmente estados de espírito: alegre, triste, zangado, envergonhado, chateado, …

-Executa ordens de direccionalidade com o próprio corpo -Imita movimentos da natureza: chuva, vento, ondas do mar,… -Imita situações do quotidiano:

-Utiliza e recria o espaço e os objectos, atribuindo-lhe significados múltiplos em actividades “livres”

-Recria situações imaginárias e experiencias do quotidiano

-Manifesta prazer em ter assistência nas representações dramáticas -Distingue o ruído/silencio, o som fraco/som forte

-Desenvolve a memorização

-Reproduz e mima canções simples/esquemas e ritmos simples -Coordena-se com os companheiros nos cantos colectivos -Dança ao som da música/ distingue mudanças de ritmo

(12)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0

ÁREA DA EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO -Identifica noções de posição:(i.e. em cima/em baixo/à frente/atrás..) -Identifica noções de quantidade: (i.e. um/poucos/muitos)

-Identifica noções básicas(i.e aberto/fechado/igual/diferente/grosso/fino) -Identifica noções de medida: (i.e. comprido/curto/alto/ baixo)

-Identifica noções de tamanho (i.e. grande/médio/pequeno)

- Identifica figuras geométricas (i.e. círculo, quadrado, rectângulo, triângulo -Conta quantos objectos tem uma dada propriedade

-Conta até 10 e reconhece os números de 1 a 5 -Completa puzzles de 6 peças

-Classifica/seria/ordena os objectos segundo a cor e o tamanho - Interpreta dados apresentados em tabelas ou pictogramas simples -Questiona para obter informação sobre algo que lhe interessa

-Faz perguntas e responde demonstrando que compreendeu a informação -Recita poemas, lengalengas, rimas, trava-línguas, adivinhas

-Compreende / reproduz/inventa histórias e identifica as suas personagens -Compreende as mensagens do adulto e dos colegas

-Partilha informação oralmente através de frases coerentes

-Utiliza a linguagem oral como meio de comunicação com os outros colegas e em diferentes situações (no jogo, na actividade, na sala, no parque,…)

-Adquire vocabulário adequado à idade para estabelecer o diálogo

-Utiliza a linguagem oral para descrever, pessoas,objectos,acontecimentos- -Distingue letras de números/identifica algumas letras

(13)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0 -Mostra interesse pelos livros / pega correctamente num livro

-Diferencia as formas escritas das imagens

-Identifica a forma escrita do seu nome e mostra curiosidade pela escrita -Faz rabiscos e escravinha com lápis e marcadores e identifica-os

ÁREA DO CONHECIMENTO DO MUNDO

-Identifica uma fotografia e associa à realidade -Identifica vários espaços de vivências

-Representa através do desenho ou de outros meios, lugares reais ou imaginários e descreve-os oralmente

-Reconhece momentos importantes de vida pessoal e comunidade: -Distingue unidades de tempo básicas (dia/noite, manhã/tarde, …) -Conhece as partes principais do seu corpo e identificá-los noutros -Identifica sensações do seu corpo

-Sabe o nome, localidade onde vive, nome dos pais e idade -Conhece as dependências e funções da casa/escola

-Reconhece a utilidade e funções de alguns objectos da vida quotidiana -Identifica os meios de transporte que existem no meio em que se deslocam -Reconhece a utilidade e funções de alguns objectos da vida quotidiana

-Reconhece os recursos tecnológicos do seu ambiente e explicar as suas funções e vantagens -Utiliza diferentes suportes tecnológicos nas atividades do seu quotidiano, com cuidado e segurança

(14)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0

Organização dos espaços

A organização do espaço em áreas e a colocação dos diversos materiais são uma das primeiras intervenções da Educadora. Tendo em conta que o espaço é um meio fundamental de aprendizagens, a sala foi dividida em áreas de atividade diferenciadas e devidamente demarcadas.

São elas:

- Área de manta agora área do amarelo, em virtude da pandemia são círculos amarelos colados no chão com distância social para as crianças se sentarem. É aqui que todos se reúnem, diariamente, para cantar os bons-dias, conversar, trocar opiniões, resolver problemas, ouvir uma história, cantar uma canção, repetir uma lenga-lenga e planear em conjunto as atividades do dia.

- Área da expressão plástica/ escrita: mesas de trabalho com material de desenho, pintura, modelagem, recorte, colagem...

- Área da casinha: brincar ao faz de conta…permite que as crianças participem em grupo

- Área dos jogos de chão predominam blocos diversos, legos, peças em madeira, carrinhos, figuras de bonecos, animais, ferramentas

- Área dos jogos calmos inclui jogos de mesa como puzzles, lotos, dominós, enfiamentos, encaixes, jogos de sequências lógicas, de correspondência, memória, etc - Área da biblioteca é composta por um armário com livros, revistas; onde as crianças se podem sentar e fazer as pesquisas ou estar calmamente a ver um livro

-Área da garagem inclui carros, camiões, motas…

Para todas estas áreas foi definida por mim (através da observação atenta dos espaços disponíveis e dos materiais existentes) uma lotação considerada adequada, que permite a distribuição privilegiada das crianças pelos espaços, de modo a que os materiais à disposição sejam suficientes para os elementos que os utilizam. Importa referir que outras áreas poderão ser criadas ao longo do ano de acordo com os interesses e necessidades do grupo.

(15)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0

Organização do tempo

Os dias da semana estão estruturados sob a forma de rotinas.

Dentro de um quadro de flexibilidade, a existência de tempos que se repetem com determinada periodicidade é indispensável para que se proporcione um ambiente seguro e devido á situação pandémica que estamos a viver neste momento, é fundamental incutir as normas de higiene e segurança para o grupo de crianças. Desta forma a higienização das mãos é constante na sala e sempre que possível o distanciamento social, pois agora temos o amarelo no chão para nos sentarmos para manter uma distância de segurança entre as crianças, o distanciamento nas mesas de trabalho assim como nas mesas do refeitório. Só assim sabem o que podem ou vão fazer nos vários momentos do dia e saber o que vem a seguir e, sobretudo, que há dias para determinadas atividades. É assim que as rotinas diárias e semanais vão ajudar a que as crianças progressivamente construam noções temporais. A elaboração em conjunto com as crianças desta rotina tornará ainda mais enriquecedor o ambiente educativo. A rotina diária poderá estar sujeita a alteração de acordo com as necessidades e/ou interesses do momento.

Hora Rotina

8:00 Entrada da Educadora de Infância

8:00/ 9:15 Atividades Livres

9:15/10:00 Higiene/ Reforço da manhã/ Bons-dias/ Partilha de novidades

10:00/11:00 Atividades Orientadas 11.15/11.30 Higiene 11:30/12:15 Almoço 12:15/12:30 Higiene 12:30/14:30 Descanso 14:30/15:00 Higiene 15:15/15:30 Lanche

(16)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0

15:45/16:00 Higiene

(17)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0

Avaliação

Durante o desenvolvimento do projeto temos de ter em conta a avaliação das aprendizagens feitas pelas crianças e da nossa intervenção pedagógica. Desta forma recorreremos aos seguintes elementos de avaliação para o grupo de crianças:

- Observação direta de cada criança.

- Elaboração de Plano de Desenvolvimento Individual da Criança.

- Análise dos registos elaborados no decorrer das atividades que se mostrem mais pertinentes para a avaliação qualitativa das crianças.

- Conversa em conjunto com as crianças: ("O que fizemos", "O que gostamos mais de fazer", "O que não gostamos de fazer" e "O que queremos fazer").

- Se o grupo de crianças utiliza no seu discurso, o novo vocabulário, das aprendizagens efetuadas.

Para avaliar a nossa intervenção pedagógica temos de ter em conta:

- O resultado da avaliação feita com as crianças, sobre aquilo que aprenderam.

- Observação das crianças da sua motivação, o seu empenho, o seu interesse ou dificuldades durante a realização das atividades.

(18)

Jardim Escola “O Amanhã da Criança” Ano Letivo 2020-2021 Mod.PCJI.18/0

Referências

Documentos relacionados

A mancha preta dos citros (MPC), causada pelo fungo Guignardia citricarpa, cuja forma imperfeita corresponde à Phyllosticta citricarpa, está presente em mais de 70 municípios

Aeromonas salmonicida não é considerada patogênica para espécies de peixes de regiões de clima tropical; porém, para as demais bactérias consideradas patogênicas,

No total dos 662 anúncios de emprego analisados, as competências/requisitos a dominar com frequência igual, ou superior, a 10% foram as seguintes: Informática (317

Dessa forma, esta pesquisa visa determinar o comportamento dos metais em uma célula experimental, lisímetro, de resíduos sólidos urbanos (RSU) da cidade de Campina

Dentro deste contexto, e compreendendo os benefícios da implantação de um sistema de gestão integrada para os resíduos gerados no Campus e a importância do Projeto

O objetivo desse trabalho foi realizar o melhoramento genético de Penicillium pinophilum para obtenção de linhagens com elevada capacidade de solubilização de

Apesar das especificidades, é correto afirmar que as principais demandas são comuns para todas as Ceasas brasileiras;...  Diariamente circulam pelas

Para o desenvolvimento do front-end foi utilizado a ferramenta Flutter com a utilização da linguagem de programação Dart. A separação de camada foi mais simples, contendo as pastas