• Nenhum resultado encontrado

Processo de admissão de alunos novos - Unidade São Conrado. 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Orientações Gerais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Processo de admissão de alunos novos - Unidade São Conrado. 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Orientações Gerais"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1 Prezados pais e/ou responsáveis,

Sejam bem-vindos ao ano letivo de 2018.

Conheça, em linhas gerais, alguns sinalizadores de qualidade da Escola Carolina Patrício. Oferecemos uma educação de excelência e nossa proposta tem um perfil humanista conectado à ética, à estética e à cognição, agregando valores ao desenvolvimento de habilidades e competências-chave, necessárias à cidadania no Séc. XXI.

Somos uma Escola contemporânea, multicultural e conectada às novas tendências educacionais. Formamos para o exercício da autonomia, o desenvolvimento do senso crítico e a postura proativa e empreendedora. Privilegiamos a educação bilíngue, multimodal e fomentamos a criatividade no processo de construção do conhecimento.

Praticamos sustentabilidade e mantemos o Projeto Ambiental Integrado – PAI, com estudos e pesquisas voltadas para a recuperação da biodiversidade da Laguna de Marapendi. Também desenvolvemos Projetos de Iniciação Científica, a exemplo do Projeto de Monitoramento da água do Rio Pires, do Herbário Didático e outras ações que incidem diretamente na qualidade de vida, o que corrobora com o perfil de uma escola associada à UNESCO.

Nosso trabalho pode ser visto no site www.escolacarolinapatricio.com.br. Mas você também pode visitar o nosso stand no AquaRio. www.aquariomarinhodorio.com.br Nossa excelência em educação faz toda a diferença! Para tornar-se um parceiro da família Carolina Patrício siga o nosso passo a passo.

Processo de admissão de alunos novos - Unidade São Conrado

6º ao 9º ano do Ensino Fundamental - 2018

Orientações Gerais

(2)

2 a) Então venha conhecer a Escola e inscrever seus filhos para o processo de seleção. Basta entrar em contato com a Secretaria e agendar um horário de visita com a Coordenação Pedagógica. (tel. 3259-3894).

b) No ato da visita, a família preenche uma ficha com os dados necessários para posterior contato.

c) Mas se vocês já visitaram a Escola, então basta confirmar por e-mail, o comparecimento do aluno em novosalunos@carolinapatricio.com.br, até às 17h30min do dia 4 de outubro de 2017.

2. O processo de avaliação auxilia no desenvolvimento de habilidades e competências. Veja como acontece:

a) As avaliações serão realizadas no dia 10 de outubro, 3ª feira, às 9 h ou às 13h, à Estrada da Gávea, 722 - São Conrado - Tel: 3322-0021.

e) Para o referido processo de seleção, os alunos comparecerão em companhia de pelo menos 1 (um) de seus responsáveis. Na ocasião nossa equipe apresentará em detalhes, a Proposta Pedagógica da Escola.

f) Comunicamos aos responsáveis que não permitimos o uso de celulares ou outros aparelhos eletrônicos, incluindo calculadoras, pelos candidatos, durante a avaliação. g) O processo de avaliação não permite revisão e vista das avaliações.

3. Entrevista com o Serviço de Orientação Educacional

a) As famílias dos candidatos aprovados na avaliação escrita serão convidadas para uma entrevista com o Serviço de Orientação Educacional. A Escola organizará os agendamentos de acordo com o número de candidatos, nos dias subsequentes à divulgação do resultado da avaliação escrita.

4. Resultado Final e Matrícula

a) O resultado final será divulgado a partir do dia 23 de outubro, exclusivamente por e-mail.

b) A matrícula, condicionada ao número de vagas, será efetivada a partir do dia 25 de outubro, de acordo com a ordem de chegada. Os interessados terão o prazo de 3 (três) dias a partir do recebimento do resultado final para efetuar a matrícula.

(3)

3 5. Atenção para as orientações sobre o sistema de avaliação

- Avaliações escritas - Análise do boletim escolar

- Entrevista com o Serviço de Orientação Educacional

a) O candidato será avaliado em Língua Portuguesa e Matemática – ver conteúdo avaliativo no item V

b) Para realização das avaliações, os candidatos do 6º e 7º ano deverão trazer lápis ou lapiseira, apontador, borracha e caneta azul ou preta.

c) Trazer cópia do último boletim para ser anexado à avaliação.

6. Conteúdos avaliativos

Língua Portuguesa

O trabalho desenvolvido em Língua Portuguesa em nossa Escola parte do princípio de que a leitura e a interpretação constituem aspectos inseparáveis e formativos essenciais para a construção do cidadão consciente. Os textos e imagens são fontes de informação e reflexão, valorizando o diálogo entre diferentes linguagens trabalhadas constantemente em nossas aulas.

Também têm destaque os textos não verbais ou mistos, como a pintura, o cartum, a fotografia, a história em quadrinhos, o anúncio publicitário, o cinema, de forma a desenvolver habilidades que estimulem a criatividade e a expressão. No que se refere ao estudo da gramática, buscamos a perspectiva textual e discursiva, sem dissociar o estudo da Língua de seu contexto.

Valorizamos a produção textual e buscamos ampliar a competência linguística e discursiva dos alunos, tornando-os bons leitores e produtores de todos os tipos de texto, contribuindo para estimular sua participação e interação social.

Para tanto, elaboramos o roteiro abaixo com o objetivo de orientar os candidatos em relação à progressão dos conteúdos básicos:

- Para o 6º ano

O aluno deverá ser capaz de ler, interpretar e produzir textos adequados a sua faixa etária, observando dentre outros aspectos:

(4)

4 - classificação quanto ao número de sílabas e à tonicidade

- ortografia (acentuação gráfica de acordo com as novas normas)

No que se refere à Gramática, espera-se que o aluno reconheça no texto as seguintes classes gramaticais:

- substantivos - adjetivos - artigos - numerais - advérbios - pronomes - verbos

Quanto à Produção de texto, espera-se que o aluno seja capaz de produzir um dos gêneros textuais a seguir:

- relato de experiência - narrativa ficcional

Na produção textual, o aluno também deverá seguir os seguintes critérios: - emprego básico de recursos coesivos (emprego de pronomes, tempos verbais etc.)

- emprego dos sinais básicos de pontuação - organização de períodos e parágrafos

- emprego de ortografia oficial e recursos básicos suplementares: margem, distribuição espacial, letra maiúscula, translineação

- linguagem de acordo com as normas da língua culta

- Para o 7º ano

O aluno deverá ser capaz de ler, interpretar e produzir textos adequados a sua faixa etária, observando dentre outros aspectos:

- emprego de sinônimos e antônimos - distinção entre frase, oração e período - tipos de frase

(5)

5 No que se refere à Gramática, espera-se que o aluno reconheça no texto o sujeito e o predicado, além das seguintes classes gramaticais:

- substantivos

- adjetivos e locuções adjetivas - artigos

- numerais

- advérbios e locuções adverbiais - todos os tipos de pronomes - preposições

- verbos e locuções verbais - interjeições

- conjunções

Quanto à Redação, espera-se que o aluno seja capaz de produzir um dos gêneros textuais a seguir:

- diário

- história em quadrinhos (saber diferenciar interjeições e onomatopeias)

Na produção textual, o aluno também deverá seguir os seguintes critérios: - emprego básico de recursos coesivos (emprego de pronomes, tempos verbais etc.)

- emprego dos sinais de pontuação

- saber usar o discurso direto (presente em diálogos) - organização de períodos e parágrafos

- uso da descrição nos gêneros textuais

- emprego de ortografia oficial e recursos básicos suplementares: margem, distribuição espacial, letra maiúscula, translineação

- linguagem de acordo com as normas da língua culta

- Para o 8º ano

O aluno deverá ser capaz de ler, interpretar e produzir textos adequados a sua faixa etária, observando dentre outros aspectos:

- emprego de sinônimos e antônimos - polissemia

(6)

6 - ortografia (acentuação gráfica de acordo com as novas normas)

No que se refere à Gramática, espera-se que o aluno reconheça no texto todas as classes gramaticais (principalmente verbos no modo imperativo) e, no que se refere às funções sintáticas, o candidato deve reconhecer os seguintes elementos dentro do texto:

- Termos essenciais:

sujeito (identificação e classificação) predicado (identificação e classificação)

- complementos verbais (objeto direto e objeto indireto) - predicativo do sujeito

- adjunto adnominal - adjunto adverbial

Será avaliada a capacidade de reconhecer e classificar os verbos quanto à transitividade.

Quanto à Redação, espera-se que o aluno seja capaz de produzir um dos gêneros textuais a seguir:

- notícia - carta pessoal

- a trama narrativa em diferentes gêneros

Na produção textual, o aluno também deverá seguir os seguintes critérios:

- emprego básico de recursos coesivos (emprego de pronomes, tempos verbais etc.) - emprego de todos os sinais de pontuação como, por exemplo, o uso correto da vírgula entre os termos da oração

- uso da descrição nos gêneros textuais - uso do discurso direto e indireto

- empregar os recursos próprios do padrão escrito na organização textual (paragrafação, periodização, pontuação)

- linguagem de acordo com as normas da língua culta

- atentar à questão da coesão e da coerência entre as partes do texto

(7)

7 - Para o 9º ano

O aluno deverá ser capaz de ler, interpretar e produzir textos adequados a sua faixa etária.

No que se refere à Gramática, espera-se que o aluno reconheça no texto as classes gramaticais e as funções sintáticas que desempenham nos períodos simples e que tenha noção de Coordenação e Subordinação.

Também será avaliada a capacidade de reconhecer os valores semânticos das conjunções (coordenativas e subordinativas) e as Figuras de Linguagem.

Quanto à Redação, espera-se que o aluno seja capaz de produzir um dos gêneros textuais a seguir:

- crônica

- resenha crítica

Na produção textual, o aluno também deverá seguir os seguintes critérios: - empregar mecanismos básicos de coesão (pronominalização, tempos verbais, elipse, etc)

- uso do discurso direto e indireto

- identificar com clareza o interlocutor e o assunto sobre o qual se posiciona - articular adequadamente a seleção e ordenação dos argumentos com a opinião - empregar os recursos próprios do padrão escrito na organização textual

(paragrafação, periodização, pontuação)

- atentar à questão da coesão e da coerência entre as partes do texto

Em todos os níveis o candidato deverá utilizar a Língua Portuguesa com clareza, adequação vocabular, coerência, concisão e legibilidade.

 Matemática

O trabalho desenvolvido em Matemática do 6º ao 9º ano é construído de forma direta, clara e organizada, enriquecido com textos que tratam da história e evolução da Ciência, bem como sobre suas aplicações em outras disciplinas. Tal abordagem

(8)

8 estimula o desenvolvimento de uma visão global integradora da matéria,

contextualizando-a e impedindo a elaboração de conceitos estanques, baseados na simples memorização de fórmulas e dados.

A matemática não deve pressupor olhar para coisas prontas e definitivas, mas a construção e a apropriação de um conhecimento pelo aluno, que se servirá dele para compreender e transformar sua realidade, garantindo o desenvolvimento de capacidades como: observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos e o estímulo às formas de raciocínio como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa.

Para tanto, elaboramos o roteiro abaixo com o objetivo de orientar os candidatos em relação à progressão dos conteúdos básicos:

- Para o 6º. ano

- números naturais:

Leitura e escrita dos números naturais Sistema de Numeração Decimal

Operações (soma, subtração, multiplicação e divisão) Problemas envolvendo as 4 operações básicas Expressões Numéricas simples

- múltiplos e divisores

- números racionais (frações e decimais):

Ideia de um número fracionário/ Representação Gráfica Número misto, fração imprópria

Frações Equivalentes

Soma e subtração de frações Problemas envolvendo frações

Transformações entre números decimais e frações Soma e subtração de números decimais

Problemas envolvendo números decimais - medidas de comprimento e de tempo

- Para o 7º ano

- números naturais:

(9)

9 Sistema de Numeração Decimal

Operações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação)

Problemas envolvendo as operações com números naturais Expressões Numéricas

- múltiplos e divisores

- números racionais (frações e decimais):

Ideia de um número fracionário/ Representação Gráfica Número misto, fração imprópria

Frações Equivalentes

Soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de frações

Problemas envolvendo frações Reta Numérica

Comparação entre números decimais e/ou frações Transformações entre números decimais e frações

Soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com números decimais

Problemas envolvendo números decimais - Porcentagem

- Figuras Geométricas Planas

- Medidas de comprimento, de tempo, de superfície e de volume

- Para o 8º ano

- números inteiros - números racionais

- introdução ao cálculo algébrico

- equação do 1º grau com uma incógnita

- equação do 1º grau com duas incógnitas (sistemas) - porcentagem

- regra de três - juros simples - ângulos

(10)

10 - Para o 9º ano

- números reais

- potenciação e radiciação de números reais - cálculo algébrico

- produtos notáveis e fatoração

- frações algébricas e equações fracionárias

- sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis - retas e ângulos

- polígonos

- estudo de triângulos e quadriláteros

7. As informações oferecidas foram suficientes?

Se você precisar de mais esclarecimentos, então nos procure. Estamos à sua disposição! Entre no site www.carolinapatricio.com.br e clique em Atendimento. Aproveite para conhecer mais de perto nosso trabalho em Noticias em Destaque.

Atenciosamente,

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

Observa-se que os resultados obtidos das seis amostras analisadas (Tabela1), apresentaram elevado valor energético em relação aos valores declarados na rotulagem