• Nenhum resultado encontrado

PROINTER II Relatorio Final

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROINTER II Relatorio Final"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

TECNOLOGIA EM ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS DE TECNOLOGIA I (PROINTER II).

RELATÓRIO FINAL

TUTOR PRESENCIAL: ERIOVALDO COELHO MAGALHÕES

INTEGRANTES DO GRUPO:

SERGIO AUGUSTO PESCALINI RA: 7323548616

TIAGO SILVA DE OLIVEIRA RA: 7928608576

WANDERLEI PORTO ALMEIDA BRITO RA: 6790424122

MARCOS RENATO DE TOLEDO RA: 7328552330

GILBERTO BRAZ DE OLIVEIRA RA: 6942009480

SÃO JOSE DOS CAMPOS – SÃO PAULO 2014

(2)

Sumário

RESUMO ... 3

INTRODUÇÃO ... 4

A EMPRESA ... 5

Situação atual da empresa ... 5

MAPEAMENTO DE SISTEMAS ... 6 Sistema Operacional ... 6 Sistemas de Servidores ... 6 Problemas e Oportunidades ... 7 Proposta ... 7 PROJETO LÓGICO ... 7 Visão de Projeto ... 7 Modelagem de Negócio ... 8

Entendimento dos Principais Processos de Negócio ... 8

Levantamento dos Requisitos Funcionais e Organização dos Requisitos ... 8

Mapeamento de Casos e Usos ... 8

Modelagem do Domínio da Solução ... 9

Diagrama de Classes: Caso / Cadastro de Usuário ... 10

Diagrama de Sequência ... 11

Diagrama de Entidade e Relacionamento ... 12

(3)

3 RESUMO

A CAAP (Consulting and Auditing Accounting Projects) é uma empresa, a qual, oferece serviços de auditoria de projetos para outras empresas que possuem relações de contabilidade com entidades terceiras ou mesmo entre empresas independentes do mesmo grupo empresarial. E visa também o oferecimento de serviços para grandes empresas ou conglomerados empresariais, como por exemplo, grupos de empresas com relação entre si ou até mesmo externas com empresas terceiras ou órgãos públicos de gestão civil.

Em relação a forma de captação de contratos de serviços, a empresa faz uso do EPM’s(1)

empresarial ou utiliza-se de licitações públicas.

O crescimento da CAAP mostra-se uma ascensão vertical diante do seu modo de aquisição de contratos de alto valor com grandes empresas, além do fato de ter ampliado de maneira positiva seu portfólio de serviços oferecidos para seus clientes, e possíveis clientes. Com o aumento constante da demanda, a empresa depara-se com uma nova etapa em sua otimização, a questão da defasagem de recursos tecnológicos. A qual se mostra necessária para manter o nível atual e consequentemente melhor de serviço e a melhora na qualidade e eficiência do mesmo.

Tais defasagens presentes são mais bem notadas em determinados quesitos: a análise de dados, gestão de recursos disponíveis pela empresa e comunicação com entidades externas e outras empresas. Defasagens essas que são de suma importância e necessidade para o sucesso da mesma, pois podem arriscar todo projeto e resultado do processamento de negócios e, tão vital quanto, a qualidade da prestação de serviços, uma vez que com maiores demandas a CAAP não poderá mais manter um sistema digamos, “enxuto”, e sim precisará partir para soluções avançadas em T.I afim de garantir a melhor prestação de serviços para seus clientes.

Dessa forma, o projeto em questão visa trazer para a empresa melhorias principalmente para o ambiente da empresa. Realizando a implementação de soluções integradas de gestão de sistemas, fazendo-se uso do guia principal a estabilidade do sistema, ferramenta essa, que permitirá uma melhora significativa nas estruturas da empresa. Sendo todo cadastro efetuado no “Rule”, o qual replicará na base de dados da receita Federal. Pois o sistema tem como base de uso a interface compartilhada com a Receita Federal já que por ele são homologados os registros fiscais.

(4)

4 INTRODUÇÃO

A CAAP, com seus métodos, objetivos e metas, assim como tantas outras empresas apresenta um ponto deficitário, a falta de ferramentas adequadas diante do aumento da demanda de serviços requisitados e necessários para entrega.

Diante desse fator, a contratação de desenvolvedores e analistas colocou-se como questão primordial para o sanar desses problemas, assim como, para ajudar a ampliação dos serviços a serem oferecidos.

Para essa tarefa, a utilização de serviços tecnológicos se fará necessária para a implementação dos um planejamento, funcionamento e resultado compatíveis com o crescimento e qualidade da empresa, dessa maneira, a melhor solução será utilizada e implantada.

Como forma de funcionamento, usa-se até o presente momento as ferramentas MicroSoft (Windows 7 e XP) nas máquinas operantes, para as operações básicas da empresa. E os servidores são em sua maior parte, Windows e para a navegação na rede da internet o sistema Linux e print-server. Já para as tarefas de visualização de projetos, agendamento de

auditorias, registros fiscais, monitoramento de despesas e custos,desenvolvimento de metas e

projetos de contabilidade, a CAAP faz uso de sistemas corporativos.

Dessa forma, a proposta de nossa equipe foi a aplicação de um sistema que permitisse aos funcionários uma forma de trabalho mais organizada, completa, direta e acima de tudo eficiente. Assim, a proposta foi a aplicação do GPO’s(2) no Active Directory, permitindo o acesso a impressoras por perfil de usuário; desenvolvimento de um acesso direto a base de dados da Receita Federal através de um aplicativo com conexão de base de dados SNA Windows, como por exemplo o SISCOMEX; e o desenvolvimento de sistema WEB para acesso de clientes ao portal via navegador, evitando assim falhas do sistema ligadas a máquinas de clientes.

(5)

5 A EMPRESA

CAAP (Consulting and Auditing Accounting Projects): Consultoria e Auditoria de Projetos de Contabilidade.

A empresa oferece serviços de auditoria de projetos para empresa que possuem relações de contabilidade com entidades terceiras ou mesmo entre empresas independentes do mesmo Grupo empresarial.

As atividades são fornecidas para os seguintes segmentos:

 Auditoria: De relação cambial  Auditoria: Controle de despesas  Auditoria: Repasse de verbas

 Auditoria: Relação Aduaneira (Tributaria Nacional e Internacional)  Auditoria: IPO’s (Lançamentos de ações)

 Auditoria: Gestão de Centro de Custos  Auditoria: Auditoria de Custos X Produção

 Consultoria: De Project ON (Projeto de Melhorias, Custos X Produção)  Consultoria: Gestão de Centro de Custos

Mercado de atuação

Em geral a CAAP oferece serviços para grandes empresas ou conglomerados empresariais, como grupos de empresas com relação entre si ou mesmo externas com empresas terceiras ou

órgãos públicos de gestão civil. A CAAP capta os contratos de serviços através de EPM’s(1)

empresariais ou mesmo licitações publicas.

Situação atual da empresa

A CAAP está com crescimento muito grande através de aquisição de contratos de alto valor com grandes empresas, além disso, está ampliando seu portfólio de serviços a serem oferecidos para seus clientes. Com essa mais alta demanda a empresa sofre com defasagem de

(6)

6 recursos tecnológicos para manter o nível de serviço e melhorar a qualidade e eficiência do mesmo.

Tais defasagens são mais bem notadas nos quesitos de análise de dados e gestão de recursos disponíveis pela empresa, além de comunicação com entidades externas e outras empresas.

Essas falhas podem arriscar o processamento de negócios e qualidade da prestação de serviços, uma vez que com maiores demandas a CAAP não pode mais manter um sistema mais “enxuto” e sim partir para soluções avançadas em T.I para garantir a boa prestação de serviços.

MAPEAMENTO DE SISTEMAS Sistema Operacional

Ao todo 98% dos sistemas operacionais da empresa são da plataforma Microsoft, sendo 78% Windows 7 (usado na Matriz e Executivos de Serviços) e 22% Windows XP (em geral para filiais e setores que não necessitem de processamento de dados, como por exemplo Manutenção Predial).

Sistemas de Servidores

Em sua grande parte os servidores é Windows, principalmente para rotinas básicas como controle de contas de usuário por Active Directory e servidor de e-mails Exchange.

Há também servidor Linux para controle de DNS e Print Server. Além de um servidor Domino para controle de algumas bases Notes.

Sistemas Corporativos

Sistema “Vitrine”: Sistema que permite visualização de projetos entre a CAAP e a empresa contratante.

Sistema “CAAP IN”: Sistema de agendamento de auditorias e visualização de resultados. Sistema “Rule”: Sistema de registros fiscais.

(7)

7 Sistema “Arrow”: Sistema de desenvolvimento de metas e projetos de contabilidade.

Sistema ODBC Servidor Linguagem S.O

Rule SQL Windows Java/VB Windows

Vitrine SQL Windows Java/VB Windows/MAC/Linux

CAAP IN SQL Windows Java/VB Windows

Rule SQL/BDE Windows/SNA C++ Windows/Linux

Surveyour SQL Windows Java/VB Windows

Arrow SQL Windows Java/VB Windows

Problemas e Oportunidades

Falha geral no Print Server, todos os usuários tem acesso a todas as impressoras, neste quesito a CAAP precisa restringir acesso a algumas impressoras por departamento.

I. Sistema “Rule” apresenta constante falha no acesso a base de dados BDE do Governo

para registros fiscais

II. Sistema “Vitrine”: Os clientes da CAAP ainda tem falha para acesso ao client da

aplicação.

Proposta

I. Aplicar por meio de GPO’s(2) no Active Directory, o acesso a impressoras por perfil

de usuário.

II. Desenvolver acesso direto a base de dados da Receita Federal através de aplicativo

com conexão de base de dados SNA Windows, como por exemplo o SISCOMEX.

III. Desenvolvimento de sistema WEB para acesso de clientes ao portal via navegador,

evitando assim falhas do sistema ligadas a máquinas de clientes.

PROJETO LÓGICO Visão de Projeto

(8)

8 O Projeto visa trazer melhorias para o ambiente da empresa, com a implementação de soluções integradas de gestão de sistemas, como guia principal a estabilidade do sistema da CAAP.

Modelagem de Negócio

As soluções foram apresentadas durante o desenho do projeto, onde foram analisados os pontos mais críticos da empresa, os sistemas que não podem ter indisponibilidade, ações de contingência e diretivas para manutenção do ambiente.

Entendimento dos Principais Processos de Negócio

Os principais processos executados pela CAAP estão no desenvolvimento de soluções para contabilidade de grandes grupos e empresas, a comunicação com seus clientes é vital, bem como a continuidade de negócio, e demanda fiscais regulamentadas.

Levantamento dos Requisitos Funcionais e Organização dos Requisitos

Para este processo foi usado o sistema “Rule” como exemplo, este sistema é responsável pelo

registro de usuários, propostas, IPO’s(3), projetos e requisitos de colaboradores físicos e

empresa clientes. Para os mapeamentos abaixo usamos como exemplo a função de cadastro de usuários.

Mapeamento de Casos e Usos Exemplo base para entendimento:

Classe Caso Uso

Usuário Cadastro de usuário Usuário cadastra Usuário

Administrador Cadastro de usuário Administrador Exclui / Altera

usuário

Controlador Cadastro de usuário Controlador verifica ação de

(9)

9 Modelagem do Domínio da Solução

Usuário

•Usuário cadastra Usuário Proposto

Administrador

•Administrador, Aprova/Exclui •UsuárioProposto

Controlador

•Controlador Verifica ação do Usuário /Administrador.

(10)

10 Diagrama de Classes: Caso / Cadastro de Usuário

Legenda:

Tipo: Recurso*

Usuário

• O usuário por Adicionar novos Usuários Proportos no sistema.

Tipo: Recurso

Administrador

• O Administrador por Aprovar/excluir o Usuário Proposto durante o processo de adção ao sistema.

Tipo: Sistema**

Controlador

• O controlador registra e monitora toda a ação das classes envolvidas seja ela, Usuário, Usuário Proposto ou Administrador.

(11)

11 Recurso*: Recurso físico, no caso uma pessoa que cadastra e aprova a ação

Sistema**: No caso um módulo do “Rule” que cataloga as ações tomadas

Diagrama de Sequência

Cadastro

• Cadastro de Usuário Proposto

Aprovação

• Aprovação do Usuário Proposto pelo

Administrador

Registro

• Registro do processo e ações tomadas pelo

Usuário quem fez o cadastro e o Administrador.

(12)

12 Diagrama de Entidade e Relacionamento

• Controle • Registro • Aprovação • Cadastro de Usuário Proposto Base de Dados (Governamental) Base de Dados (CAAD) Logs de Registro Sistema de Comunicação (Rule)

(13)

13 Para maior entendimento

Todo cadastro efetuado no “Rule” replica na base de dados da receita Federal, pois o sistema tem como base de uso interface compartilhada com a Receita Federal já que por ele são homologados os registros fiscais. Por este motivos o Cadastro de Usuários Propostos está dentro da parte de solução apresentada para as falhas deste sistema no Item “Problemas e Oportunidades” (acima), O sistema “Rule” Foi tomado como base para elaboração do projeto.

Referências Bibliográficas

EPM’s(1): http://pt.wikipedia.org/wiki/EPM

GPO’s(2): http://pt.wikipedia.org/wiki/Active_Directory

Referências

Documentos relacionados

Nosso principal objetivo é determinar curvas de solo acumulado (em mm) como função do total precipitado (em mm) para os diversos barramentos instalados na bacia.. Um exemplo

 Imposto progressivo : contribuintes de alta renda pagam uma fração maior de sua renda do que aqueles de baixa renda.. Alíquotas do imposto de renda federal dos Estados

(Enem 2013) As fraldas descartáveis que contêm o polímero poliacrilato de sódio (1) são mais eficientes na retenção de água que as fraldas de pano convencionais, constituídas

RESUMO – O objetivo deste trabalho foi sintetizar ésteres etílicos utilizando lipase de Burkholderia cepacia imobilizada por adsorção física em sílica mesoporosa

Valores: para contratar ou renovar a adesão e logotipo da sua empresa no GUIA ABTCP DE FORNECEDORES & FABRICANTES DE CELULOSE E PAPEL, os valores deverão ser consultados com

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

auxiliar na criação de KPI’s. Fonte: Elaborado pela autora com base nos Quadros de 1 a 10 dessa dissertação.. O Quadro 13 apresenta os resultados trabalhados e que possuem

O processo de gerenciamento da capacidade foi desenhado para assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI esteja alinhada com as necessidades do negócio. O