• Nenhum resultado encontrado

Salvador. Sobre Salvador. Estado. Bahia. População. 2.7 milhões. Código de área (+55) 71. Distância até Recife. 807 km.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Salvador. Sobre Salvador. Estado. Bahia. População. 2.7 milhões. Código de área (+55) 71. Distância até Recife. 807 km."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Salvador

Estado Bahia

População 2.7 milhões

Código de área (+55) 71

Distância até Recife 807 km

Clubes de futebol Esporte Clube Bahia, Esporte Clube Vitória

Prove Moqueca de camarão, acarajé, carne de sol, sorvete.

Faça Carnaval, Praia do Porto da Barra, Centro Histórico, Mercado Modelo, Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Não faça Não caminhe pela cidade durante a noite. Não tente compreender o sistema de ônibus.

Típico para a região Praias animadas, Capoeira, pessoas amigáveis, comida deliciosa, incrível vida noturna, influência da cultura Africana, Baianas.

Links www.salvador.ba.gov.br (Site oficial)

www.setur.ba.gov.br (Secretaria do Turismo)

Sobre Salvador

Capital de Felicidade do Brasil com seus habitantes amigáveis, festas na praia durante toda a semana e o Carnaval - por muitos afirmado ser muito melhor do que o do Rio de Janeiro.

Salvador é a capital do estado da Bahia e é a terceira cidade mais populosa do Brasil com mais de 2,5 milhões de habitantes. A cidade é muito bonita, mas pode ser também perigosa, especialmente durante a noite.

Salvador foi a primeira capital do Brasil e por mais de três séculos serviu como centro de comércio de

(2)

escravos. Uma grande influência da cultura Africana diferencia a cidade de qualquer outra parte do Brasil, e é visível em todos os aspectos da vida - comida, vestuário, religião, arquitetura, música e pessoas.

Tem dois rivais que dominam o cenário do futebol no estado da Bahia e têm um fundo nacional importante: Esporte Clube Bahia e Esporte Clube Vitória.

Salvador – Comida

Se você é entusiasta de frutos do mar, com certeza vai sonhar com a culinária baiana muito tempo depois de sair de Salvador! A primeira posição na lista do que você tem que provar é Moqueca de Camarão - combinação deliciosa de camarões, leite de coco, azeite de dendê, pimenta caiena e coentro.

Logo depois, não se esqueça de provar o Acarajé, um lanche muito bom e bem barato. É feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frito em azeite-de-dendê. O acarajé pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá, caruru entre outros componentes e pratos típicos da cozinha da Bahia. Caso você prefira a versão (em vez de frito) cozida do Acarajé - peça "Abará". Ambas as especialidades podem ser encontradas em quase toda a cidade, nas ruas, servidas por mulheres afro-brasileiras - baianas - em seus tradicionais vestidos brancos.

Outros pratos que você tem que provar, enquanto estiver na Bahia, são:

• Baião de dois - feito com feijão, arroz, alho e queijo, muitas vezes complementado pela Carne de Sol.

• Caldo de sururu - caldo feito de pequenos moluscos com leite de coco, azeite de dendê, coentro e temperos.

• Casquinha de siri - aperitivo feito de carne de caranguejo, leite de coco, coentro e temperos.

• Para os entusiastas de carne recomendamos Carne de Sol - carne de vaca ou cabra seca ao sol ou no ar (servida em versão grelhada ou refogada).

• Para a sobremesa, a melhor escolha será sorvete servido na mais famosa "SOVETERIA DA RIBEIRA" ou "A CUBANA". Alternativamente experimente Tapioca - pequenas panquecas de farinha de mandioca com qualquer recheio que quiser - doces, frutas ou ingredientes salgados.

(3)

Salvador – Transporte

A parte histórica de Salvador é dividida entre as seções da Cidade Alta e a Cidade Baixa, que podem ser facilmente exploradas a pé. A fim de ir de uma parte à outra é necessário tomar o Elevador Lacerda, que custa R$0,15 e é usado por todos os habitantes. Alternativamente, a Cidade Baixa e a Cidade Alta são ligadas por diversas vias, mas recomenda-se usar o Elevador, pois estas ruas são consideradas perigosas, mesmo durante o dia.

Se você quiser ir a outro bairro, pegue ônibus ou táxi, por causa das distâncias significativas e por razões de segurança. Salvador é uma cidade muito bonita, mas também pode ser bem perigosa.

Depois de escurecer sempre tente evitar ruas e lugares desertos, mesmo como as praias.

Infelizmente o transporte público não é o lado forte de Salvador. Horários de ônibus são conhecidos apenas por motoristas, no entanto você pode pensar nisso como parte do charme da cidade. Tudo isso deveria mudar, com o sistema de metrô que foi planejado para ser concluída antes da Copa. Infelizmente, o metrô de Salvador provavelmente não estará pronto até 2014. E se estiver, será somente um trecho que liga a estação principal a um lugar da periferia que não é utilizado por turistas.

Por enquanto, porém, vamos voltar à situação atual. Sempre tente saber o máximo possível sobre quando entrar e sair do ônibus, qual o numero ou nome do ônibus você vai pegar para ir e qual para voltar, e não tenha medo de pedir ajuda às pessoas ao redor ou funcionários do ônibus.

No caso de você precisar ir de algum restaurante ou bar localizado perto da praia para um clube ou hotel que fica mais dentro do bairro, não importa qual é a distância - considere tomar um táxi. Nas noites esta será opção única e altamente recomendada. Tente saber antes o preço aproximado da viagem e fique de olho no taxímetro, para que não seja cobrado o dobro por ser estrangeiro. Lembre-se que também pode negociar o preço antes de entrar no táxi, o que é uma boa alternativa, especialmente se você estiver indo para algum lugar bem distante.

Existe também uma opção de táxis executivos, brancos e azuis. São mais confortáveis e obviamente mais caros do que os normais. Táxis executivos não têm taxímetros - só os preços fixos listados em uma tabela exibida no carro. Você pode encontrar estes táxis perto de perto de lugares como shoppings principais, grandes hotéis, aeroporto, estação rodoviária ou estação de ferry boat.

(4)

Como ir e voltar do aeroporto?

O Aeroporto 02 de Julho está localizado a 28 km de distância do centro da cidade. Site do aeroporto (também em Inglês): www.aeroportosalvador.net

NOTA: O nome oficial do aeroporto é Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, nome do

filho de um político ditador, ambos falecidos. O antigo nome do aeroporto é Aeroporto Internacional

02 de Julho, data estadual que comemora a Independência da Bahia, já que, apesar da

independência do país ter sido declarada vários meses antes, os portugueses não queriam ceder a Bahia, sendo que aqui durante meses houve conflito armado, e os portugueses foram derrotados nesse dia. Não é necessário dizer que a população da cidade tem ÓDIO desse novo nome do aeroporto, mantido a contragosto do povo por questões políticas. É uma excelente forma de começar uma conversa e ganhar a simpatia de um soteropolitano (pessoa nascida em Salvador) chamando o Aeroporto de 02 de Julho, afinal esse sempre foi o nome próprio dele.

Há dois tipos de ônibus que operam entre o aeroporto e Salvador.

O primeiro é o ônibus convencional - linhas: Aeroporto/Lapa, Aeroporto/Campo Grande e Aeroporto/São Joaquim. A passagem custa cerca de R$3. Esses ônibus não têm ar-condicionado e por vezes podem ser perigosos.

A segunda opção - mais recomendada - é o ônibus executivo. A linha Aeroporto/Praça da Sé passa por Pituba, Rio Vermelho, Barra, Ondina e Praça da Sé. É um pouco mais caro, mas com ar-condicionado e mais seguro.

Taxi é bem caro, por isso tente negociar o preço com o motorista antes. É altamente recomendado

usar um táxi depois de escurecer.

Neste site: www.transalvador.salvador.ba.gov.br, você pode encontrar horários de ônibus e numeros de linhas, bem como simuladores de custos do serviço de táxi. Infelizmente, por enquanto, o site é apenas em Português.

Salvador – Alojamento

Salvador tem bastantes opções de hospedagem. É sempre aconselhável reservar o hotel com antecedência. Como sempre, o melhor é ficar no lugar onde você vai passar a maior parte do tempo. No caso de Salvador, estes bairros seriam o Pelourinho, Barra e Rio Vermelho.

(5)

Salvador - Passeios

Salvador é uma cidade muito bonita, onde passear pelo Centro Histórico, aproveitando o clima de praia, visitar igrejas e lugares como a casa onde Michael Jackson gravou parte do vídeo “They don’t really care about us” fará você se sentir num lugar extasiado. Para começar, é bom simplesmente caminhar pela Cidade Alta, comer acarajé servido nas ruas por baianas vestidas de branco e depois descer 72 metros do Elevador e comprar uma lembrança no Mercado Modelo.

O centro histórico de Salvador, chamado Pelourinho, é um Patrimônio Mundial da UNESCO oferecendo vislumbre da história e arquitetura brasileira. Pelourinho é uma praça triangular localizada no coração da cidade, onde os escravos eram açoitados publicamente décadas atrás.

NOTA: Significado de ‘pelourinho’ no dicionário - ‘s.m. Coluna de pedra ou de madeira, utilizada antigamente para amarrar presos ou condenados e submetê-los à vergonha pública ou ao açoite. Erguido na praça principal da cidade ou vila, em frente à Casa da Câmara, era às vezes instalado sobre alguns degraus para que ficasse bem exposto. No Brasil, foi muito usado para castigar escravos’. (fonte: Dicionário Online de Português, www.dicio.com.br)

As ruas estreitas e agradaveis do centro de Salvador oferecem muitos restaurantes excelentes e atrações turísticas, como a Igreja de São Francisco, de estilo barroco, ou o Museu Afro-Brasileiro, que documente história de comércio de escravos. Na frente do Palácio Rio Branco, uma ex-sede do governo da Bahia (reconstruída algumas vezes), você encontrará uma vista muito bonita da Cidade Baixa e Elevador Lacerda, que irá levá-lo lá por uma taxa simbólica.

Abaixo do Elevador ficam alguns quiosques e o prédio do Mercado Modelo, de 1861, onde você pode comprar artesanatos e especialidades da culinária baiana. Na parte de trás do Mercado Modelo frequentemente você pode ver apresentações de capoeiristas praticando Capoeira, arte marcial que combina elementos de dança e música.

Como você já está na parte de trás do Mercado Modelo, também pode comprar um bilhete e pegar um barco para Forte de São Marcelo, um dos dois

(6)

da Barra’) - está localizado no bairro da Barra e também é freqüentemente visitado por turistas graças à sua localização e farol em cima.

Saindo do Farol subindo a Avenida Oceânica, seguindo o percurso do Carnaval, tem o Morro do Cristo, onde acontece um dos pores-do-sol mais encantadores do Mundo. É comum as pessoas vendo aquilo começarem a bater palmas.

Outro lugar bem famoso de Salvador é a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, conhecida em todo o Brasil devido às suas Fitinhas do Bonfim. Na tradição popular, a fita é enrolada no pulso e fixada com três nós. A cada nó precede um pedido, realizado mentalmente, e que deve ser mantido em segredo até a fita se romper por desgaste natural. A igreja fica bem longe do centro, por isso você terá que tomar um ônibus na direção de "Bonfim". Ela foi construída no meio do século XVIII, em nome do Senhor do Bonfim. Devido à grande importância da influência da cultura Africana na região, a igreja de Nosso Senhor do Bonfim também honra e dedica orações de sextas-feiras a Oxalá, a divindade suprema na religião Candomblé. Dentro dela encontram-se azulejos muito bonitos e a famosa Câmara dos Milagres, cheia de

fotos, notas e próteses de pessoas que foram ou desejam ser milagrosamente curadas.

Finalmente, o que Salvador é maioritariamente famosa por - vida de praia. Você não pode vir a Salvador e deixar de se divertir no clima excelente de uma de suas famosas praias. É obrigatório ir à Praia do Porto da Barra, beber uma deliciosa caipirinha ou água de coco direto da fruta, conversar com pessoas amigáveis, nadar nas águas refrescantes do Oceano Atlântico e desfrutar o seu dia!

NOTA: Salvador é uma cidade bem perigosa e você deve sempre ter muito cuidado quando visitá-la!

Salvador - Vida Noturna

Destinos noturnos mais frequentados são os bairros da Barra e Rio Vermelho. Também é bastante comum, entre os habitantes, beber primeiro nos postos de gasolina (a atividade é conhecida como "esquenta") e depois entrar nas boates.

Restaurantes com a deliciosa comida baiana geralmente estão localizados perto das praias, embora você também possa encontrar muitos lugares agradáveis na Cidade Alta, bem como no interior. O bairro do Rio Vermelho é sede de vida noturna bem movimentada, com seus bares cheios da vida, música ao vivo, excelentes restaurantes e barracas que servem acarajé. Bares e restaurantes são

(7)

muito vívidos, com mesas geralmente localizadas ao ar livre, permitindo aos clientes desfrutar a brisa fresca e clima incrível da cidade.

Como Salvador é a Meca das festas, você vai encontrar aqui grande variedade de boates com festas loucas que duram até de manhã. Sair em Salvador é uma experiência excitante, graças aos seus habitantes amigáveis e casas noturnas muito boas. Todo mundo encontra algo para seu gosto e bolso.

NOTA: Bares e boates na Barra e Rio Vermelho são bastante próximos uns dos outros, mas se você está mudando de lugar sempre pergunte a alguem se é seguro andar ou deve tomar um táxi.

Devido à desigualdade social, crimes de rua ocorrem frequentemente em Salvador, portanto, é necessário ter sempre muito cuidado.

(8)

ww w.t uris mo .sa lvad or .b a.go v.b r

Referências

Documentos relacionados

Por força do presente instrumento, a CONTRATADA obriga-se a executar para a CONTRATANTE, os serviços conforme Anexo I, obedecendo fiel e integralmente a todas as

Análise da influência do laser de baixa potencia arsenieto de gálio e alumínio (660nm)sobre a recuperação funcional e morfológica do nervo ciático de ratos

[r]

A FENPROF voltou de novo a fazer a denúncia desta grave situação, alertando a opinião pública para a inaceitável dimensão do desemprego docente e, ao mesmo tempo, "denunciando

No exemplo apresentado na Figura 6, facilmente o aluno percebe que é necessário colocar (somar) 2 tomates em ambos os pratos para descobrir que o número de tomates oculto

Orientar a comer nos horários para evitar sentir muita fome nas refeições principais, mas que o nível de fome deve ser condizente com a quantidade de comida.

A partir das definições dadas por Carvalhinho, este artigo visa discutir os processos toponímicos perpassados pela história socioeconômica do Beco do Açúcar,

Về thực chất, đây là một quá trình tự động điều khiển các hoạt động của máy (như các máy cắt kim loại, robot, băng tải vận chuyển phôi liệu hoặc chi tiết