• Nenhum resultado encontrado

REVISTAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO: SÃO PAULO (APOIO CNPq-FAPESP)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REVISTAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO: SÃO PAULO (APOIO CNPq-FAPESP)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REVISTAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO: SÃO PAULO — 1892-1944. (APOIO CNPq-FAPESP)

Carlos Monarcha/UNESP

Rica e variada, a bibliografia especializada que promove o mapeamento e a análise da imprensa periódica paulista remonta ao final do século XIX e início do século XX. Essa produção bibliográfica teve prosseguimento com outros artigos com ênfase nas séries de revistas de educação e ensino. Em âmbito regional e no quadro mais amplo da trajetória da imprensa periódica brasileira com ênfase na chamada “história da imprensa” . Essa produção bibliográfica foi amplamente incorporada na historiografia sobre o tema da “imprensa periódica” e constitui referência obrigatória para os estudos acadêmicos que, de diferentes ângulos e com diferentes recortes e preocupações, abordam questões inerentes ao movimento de estruturação, expansão e institucionalização da imprensa periódica paulista — ou periodismo paulista — em suas diferentes manifestações: imprensa diária, imprensa operária, revistas de cultura e variedades, revistas acadêmicas, revistas de educação e ensino.

No plano acadêmico, o interesse pelos estudos centrados no periodismo mostra-se permanente, e nas últimas décadas têm atraído a atenção de pesquisadores interessados na avaliação e verificação da produção de impressos em determinadas conjunturas políticas e intelectuais da história do Brasil. Vem-se renovando, assim, a produção intelectual sobre o tema, mediante incorporação das reflexões teóricas de autores vinculados à História Cultural ou a História Social ou ainda a História Intelectual, resultando, por vezes, em trabalhos que oferecem uma visão de conjunto do periodismo.

No âmbito da pesquisa em educação, verifica-se também um interesse crescente pela imprensa periódica especializada em questões de educação e ensino, originando-se uma produção acadêmica expressiva, freqüentemente sintonizada com tendências internacionais. Ainda que raras e dispersas em diferentes acervos públicos, por vezes em estado de conservação precário, as séries de revistas de educação e ensino (paulistas) constituem suportes documentais relevantes para os estudos históricos em educação e vêm subsidiando a produção de dissertações de mestrado e teses de doutoramento, coletâneas de textos, instrumentos de pesquisa e artigos que contribuem para a ampliação de fontes documentais, formulação de temas de estudos e objetos de investigação no âmbito da pesquisa em educação.

(2)

Esses trabalhos dão a conhecer experiências culturais brasileiras concretizadas, por vezes, em conjunturas históricas intelectualmente efervescentes e socialmente instáveis, articuladamente à presença ativa de vanguardas intelectuais dotadas de consciência social e de ruptura, as quais buscam a experimentação e o novo, objetivando estabelecer a identidade moderna da educação e do ensino.

Essa produção acadêmica tem, assim, não apenas contribuído para destacar a importância dos estudos sobre o tema como também está a indicar a necessidade de um estudo global e sistemático das séries de revistas paulistas de educação e ensino, objetivando analisar e interpretar o processo tenso e contraditório de estruturação, expansão e institucionalização desse gênero de periodismo, no estado de São Paulo, entre o advento da República (1889) e o término da Era Vargas (1945), período no qual concretizaram-se radicais transformações na base material da sociedade e nas esferas políticas e sociais articuladamente a enfáticas reorientações do aparelho escolar em âmbito regional e nacional. Nesse período histórico, as revistas de educação e ensino deixaram de ser um tipo de impresso episódico e tornaram-se empreendimentos editoriais significativos, freqüentemente empenhados em concretizar determinados modelos de organização e funcionamento escolar no âmbito do estado de São Paulo.

Essas reflexões derivam, sobretudo, das atividades desenvolvidas pelos integrantes da Equipe Executora do Projeto Integrado de Pesquisa “Cultura escolar urbana. São Paulo: 1840-1940. Repertório de fontes documentais”, que localizou, em bibliotecas e arquivos de instituições públicas e em acervos particulares, séries completas ou incompletas, raras e dispersas, de publicações periódicas, referidas na literatura especializada como “revistas educacionais” ou “revistas pedagógicas” e nomeadas no presente projeto de pesquisa como “revistas de educação e ensino”.

No estado de São Paulo, o periodismo especializado em educação e ensino se tornou um gênero editorial, em decorrência da existência de um parque gráfico assim como de um interesse crescente pela alfabetização e, sobretudo, pela presença atuante de professores primários formados nas escolas normais, os quais despontaram como teorizadores de modelos de educação e métodos de ensino e autores de obras didáticas de larga repercussão. As séries de revistas contribuíram tanto para conferir visibilidade ao tema da educação da infância, a qual, a partir da primeira década republicana, adquiriu centralidade no imaginário político

(3)

republicano, quanto para ampliar o espectro da imprensa periódica de final de século XIX e das primeiras décadas de século XX, quando predominavam a imprensa jornalística — veiculação de material político e social — e as revistas de variedade cultural, literárias, científicas e acadêmicas.

Quadro I

Revistas de Educação e Ensino — São Paulo: 1892/1944

Título das séries Ano Total de

números 1 Revista Moderna. Pedagogica, Scientifica, Litteraria e Noticiosa. São

Paulo, Typographia do Braz; Typographia de Oscar Monteiro.

1892-1893 3

2 A Eschola Publica. São Paulo, Typographia Hennies e Winiger (1a fase); Typographia da Industrial de São Paulo, 1896 (2a fase).

1893-1897 11+10

3 Revista do Jardim da Infancia. São Paulo, Typographia a Vapor Espindola, Siqueira & Com.

1896-1897 3

4 Educação. Revista de assumptos geraes e pedagogicos. São Paulo, Duprat & Comp. Associação Beneficente de Educação.

1902-1903 14

5 Revista de Ensino. Associação Beneficente do Professorado Publico de São Paulo/Directoria Geral da Instrucção Publica. Typographia do Diario Official; Typographia Guimarães a Vapor Hennies Irmãos; Typographia Tolosa; Typographia Helvetia de A. Otto Uhle.

1902-1919 17+22+26

6 Revista da Escola Normal de São Carlos. Orgam de propriedade e redacção do corpo docente. São Carlos, A Graphica Marra & Filhos.

1916-1922 13

7 Revista de Educação. Piracicaba. Orgam da Escola Normal de Piracicaba e Escolas Annexas. Typographia do Jornal de Piracicaba.

1921-1922 3

8 Revista da Sociedade de Educação. São Paulo, Monteiro Lobato e C.ª Editores

1923-1924 9

10 Educação. São Paulo, Directoria Geral da Instrucção Pública/Sociedade de Educação de São Paulo. Estabelecimento Graphico Irmãos Ferraz.

1927-1930

11 Escola Nova. São Paulo, Directoria Geral do Ensino. Estabelecimento Graphico Irmãos Ferraz. (Segunda phase da Revista “Educação” – Orgão da Directoria Geral da Instrucção Publica de São Paulo)

1930-1931 5

12 Educação. São Paulo, Orgão da Directoria Geral do Ensino de São Paulo. Estabelecimento Graphico Siqueira.

1931-1932 33

13 Revista de Educação. São Paulo, Órgão da Diretoria Geral do Ensino do Estado de São Paulo /Departamento de Educação do Estado de São Paulo. Estabelecimento Gráfico Garraux e outros.

1933-1943 10+6+5

14 Educação. São Paulo, Boletim do Departamento de Educação do Estado de São Paulo/Órgão do Departamento de Educação do Estado de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado.

1944 -- 2

Fonte: Relatório Final de Atividades do Projeto Integrado de Pesquisa: “Cultura escolar urbana. São Paulo: 1840-1940. Repertório de fontes documentais”. São Paulo, 2002. UNESP/CNPq.

(4)

***

A primeira etapa das atividades de pesquisa realizou-se entre agosto de 2002 e julho de 2004. Nessa etapa os trabalhos relativos à execução da pesquisa básica do projeto foram conduzidos pela Equipe Executora concretizando-se as seguintes ações: (i) consultas sistemáticas às bibliotecas dos programas de pós-graduação em Educação com a finalidade de localização, recuperação e duplicação da produção acadêmica relativa ao tema da imprensa periódica especializada em educação e ensino; (ii) consultas sistemáticas em arquivos e acervos públicos nos estados de São e Rio de Janeiro objetivando a localização, recuperação e reunião dos exemplares de revistas de educação e ensino das séries eleitas para a composição do corpus documental do projeto de pesquisa; (iii) digitalização dos exemplares das séries de revistas de educação e ensino constantes no corpus da pesquisa objetivando a composição de um acervo documental específico e facilitar o intercâmbio entre pesquisadores e instituições interessadas e disponível no Centro de Referência para Pesquisa Histórica em Educação (CRPHE), FFC-UNESP/Campus de Marilia e na Internet <www.educacaobrasileira.pro.br>; (iv) elaboração de levantamentos globais de cada uma das 14 séries de revistas de educação e ensino contendo texto de apresentação, índice, fichas de referencia técnica, fichas de resumo descritivo; (v) elaboração de um banco de dados digital no formato de CD-ROM a ser veiculado entre público acadêmico contendo os dados obtidos na pesquisa básica do projeto.

(5)

Tais ações contribuem decisivamente para a realização dos seguintes objetivos: (i) organizar, expandir e divulgar conhecimentos relativos às séries de revistas de educação e ensino necessários à produção do conhecimento histórico em educação; (ii) contribuir para a preservação das raras e dispersas séries de revistas de educação e ensino existentes em acervos, arquivos e bibliotecas situadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, tornando públicos os respectivos conteúdos e potencial informativo.

A segunda etapa das atividades de pesquisa, ora em fase de desenvolvimento, refere-se a elaboração de um estudo global e sistemático das séries de revistas paulistas de educação e ensino, objetivando analisar e interpretar o processo tenso e contraditório de estruturação, expansão e institucionalização desse gênero de periodismo, no estado de São Paulo, entre o advento da República (1889) e o término da Era Vargas (1945).

Do ponto de vista teórico-metodológico em que se baseia a pesquisa aqui proposta, a educação é considerada um fenômeno cultural complexo e multifacetado, demandando: por um lado, uma abordagem interdisciplinar, num trabalho integrado de pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento; e, por outro, uma perspectiva de análise local e/ou regional, buscando-se dar voz aos diferentes sujeitos envolvidos na heterogeneidade de representações e práticas culturais.

Quanto à delimitação cronológica, foi considerado o período de maior representatividade das séries de revistas. Como marco inicial foi eleito o ano de 1892, no qual foi lançada a Revista Moderna, considerada a primeira revista de educação e ensino publicada no estado de São Paulo; como marco final, tem-se o ano de 1945, no qual foi lançada a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, considerada a primeira revista de educação publicada em âmbito nacional.

(6)

Nesse período concretiza-se no estado de São Paulo um processo de mudanças estruturais aceleradas: crescimento demográfico, imigração, surgimento de ferrovias, expansão das fronteiras agrícolas, consolidação urbano-industrial, surgimento de instituições de ensino e pesquisa e crescente ordenação estatal da sociedade, consolidando-se uma formação sócio-econômico-cultural saturada de conflitos político-ideológicos e tensões sociais. Simultaneamente, foram-se produzindo as dimensões constitutivas de uma cultura escolar urbana engendrada por e engendradora de conjuntos de representações e práticas — comportamentos, valores, motivações, discursos e instituições —, os quais, por sua vez, explicitam o movimento característico do período proposto para a delimitação do âmbito desta pesquisa: a primazia do mundo público e político sobre o mundo privado e afetivo.

Com base em reflexões, os critérios para eleição das séries de revistas estudadas foram baseados nas seguintes características presentes nessas séries: focalização de questões de educação e ensino pensadas à luz das ciências da educação; focalização de questões de educação e ensino concernentes à “instrução popular” — ensino normal, primário e “jardim de infância”; divulgação de reflexões teóricas sobre educação; proposição e difusão de experiências práticas sobre métodos de ensino de diferentes matérias; vinculação aos órgãos voltados para gestão da instrução pública.

Referências

Documentos relacionados

Para assegurar uma administração da dose correcta, deve haver um fluxo de água suficiente no sistema de fornecimento de água e é essencial uma mistura correcta

A Federação Eqüestre Internacional (FEI) conta com o irrestrito apoio de todos os envolvidos com os Esportes Eqüestres no sentido de aderir ao Código de Conduta da FEI,

As subscrições e resgates recebidos em cada dia (referentes a pedidos do dia útil anterior) contam, para efeitos de valorização da unidade de participação,

--- --- Alertou depois para a necessidade da substituição do espelho (auxiliar de trânsito), no cruzamento da Avenida Vinte Cinco de Abril com a Rua Duarte Pacheco e o

Neste momento, a circulação e flutuação tão intensiva de pessoas não propicia que se fique vinte anos a trabalhar num centro histórico… Essa leitura e pensamento sobre a

Os firewalls de próxima geração Cisco ASA 5500-X Series oferecem recursos de segurança em escala e também disponibilizam níveis superiores de visibilidade e controle de aplicativos,

As fontes históricas mencionam freqOentemente a mútua inte- ligibilidade entre os vários grupos botocudo ou notam a ausência de dife- renças

O fator saúde corresponde à existência de pessoas com doenças crônicas e pessoas com deficiência nas áreas de risco. Variáveis relativas ao acesso aos serviços de saúde