• Nenhum resultado encontrado

24 HORAS TROFA JANEIRO 2015 REGULAMENTO DESPORTIVO. A participação na competição implica a aceitação dos regulamentos, desportivo e técnico.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "24 HORAS TROFA JANEIRO 2015 REGULAMENTO DESPORTIVO. A participação na competição implica a aceitação dos regulamentos, desportivo e técnico."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Regulamento Desportivo 24 Horas Trofa 2015- Página 1

REGULAMENTO DESPORTIVO

A participação na competição implica a aceitação dos regulamentos, desportivo e técnico. INTERPRETAÇÃO: Os casos não previstos e dúvidas interpretativas dos regulamentos técnicos e desportivos serão resolvidos pela direção de prova.

HORÁRIO:

6ª FEIRA 23.01.2015

13.00H – 18:00H – TREINOS LIVRES (DORSAL 1-16)

17:30H – 17:50H – ENTREGA DOS CARROS NO PARQUE FECHADO (DORSAL 1-16) 18.00H – 18:40H – VERIFICAÇÕES TÉCNICAS PRÉVIAS

18:45H – 19:30H – MONTAGEM 1º GRUPO (DORSAL 9-16); TREINOS LIVRES DORSAL 1-8 (CARROS APOIO)

19:45H – 20:30H – MONTAGEM 2º GRUPO (DORSAL 1-8); TREINOS LIVRES DORSAL 9-16 (CARROS APOIO)

21:00H - QUALIFICAÇÃO (1m por equipa)

22:00H – 24:00H – VERIFICAÇÕES TÉCNICAS FINAIS

SÁBADO 24.01.2015

09.00H – 10.00H – TREINOS LIVRES CARROS DE APOIO (10m por CALHA) / CORRECÇÃO DE ANOMALIAS NOS MODELOS VERIFICADOS

10.05H – 10.25H – PREPARAÇÃO INICIO PROVA 10.30H – 10.40H – WARM UP (10m) CARROS PROVA 11.00H – INICIO DAS 24H SLOTCAR TROFA JANEIRO 2015 DOMINGO 25.01.2015

11.00H – FINAL DAS 24H SLOTCAR TROFA JANEIRO 2015 11.15H – ENTREGA DE PRÉMIOS

INSCRIÇÕES

A prova será disputada por 16 equipas. O valor a pagar por cada equipa que se inscreve na competição é de 250 €, depois de efetuada a inscrição irá receber uma notificação com os detalhes de pagamento, se não o efetuar dentro do prazo estipulado a inscrição será cancelada. Em caso de existir mais de 16 equipas inscritas o critério de seleção será: - ordem de chegada inscrição;

A ordem da pole position será efetuada do último dorsal para o primeiro, a ordem do dorsal será atribuída pela ordem de pagamento da inscrição, ou seja, o primeiro a pagar ficará com o dorsal numero 1 e será o ultimo a efetuar a qualificação e assim sucessivamente. O lugar de pistagem durante a prova poderá ser escolhido aquando da escolha de calha, consoante a ordem do lugar obtido na pole position, ou seja, do 1º para o último lugar, só podendo escolher os lugares disponíveis até então.

(2)

Regulamento Desportivo 24 Horas Trofa 2015- Página 2

PISTA

Fabricada em plástico, da marca NINCO, com 16 calhas (2x8) e 59m de perímetro. O traçado será divulgado uma semana antes da prova na página oficial da competição. Não é permitida a utilização de qualquer produto de limpeza ou aditivo na pista. DESENROLAR DA PROVA

Treinos Livres

Os modelos utilizados nos treinos livres deverão respeitar o regulamento técnico da prova, com exceção do respeitante ao kit de luzes.

Durante os treinos, a atribuição de calhas às equipas estará a cargo do diretor de prova. Cada equipa deverá disponibilizar um elemento para desempenhar funções de pistador. Não é permitida a pilotagem simultânea de dois elementos de uma mesma equipa. WARM UP

Todas as equipas poderão rodar durante 10m na pista de início da prova de 24H, com os carros de prova.

Durante este período, será permitida a limpeza e lubrificação da viatura, como o ajuste de parafusos que fixam o chassi à carroçaria, sob supervisão da organização.

Não é permitida qualquer substituição nem alteração à configuração do carro. QUALIFICAÇÃO

O resultado da qualificação servirá para determinar a ordem de escolha de calhas para o início da prova.

Na qualificação, cada equipa será representada por um piloto que rodará durante 1 minuto na calha determinada pela organização, considerando-se para classificação o tempo da melhor volta. Em caso de empate, tomar-se-á em consideração a segunda melhor volta.

No final da qualificação, os carros regressarão ao Parque Fechado. CORRIDA

Cada manga terá a duração de 83min, seguida de uma paragem de até 7min para troca de calhas.

A duração total da corrida, incluindo mudanças de calha, será de 24 Horas.

Cada equipa percorrerá as 16 calhas das pistas. O resultado final será o somatório do número de voltas completas nas 16 mangas.

No final da última manga anotar-se-á o número da secção em que o carro se imobilizou. Mudança de calha

A ordem de mudança de calha é a seguinte:

1-3-5-7-9-11-13-15-16-14-12-10-8-6-4-2

Nas mudanças de calha os carros serão manuseados pela organização, não sendo permitida qualquer assistência.

(3)

Regulamento Desportivo 24 Horas Trofa 2015- Página 3

Período Noturno

Entre as 23H e as 6H, a iluminação do recinto será reduzida de modo a simular uma situação de condução noturna.

Neste período, será ligada a iluminação do circuito e os carros deverão circular com os respetivos sistemas de iluminação ativados. A ativação destes sistemas pode ocorrer a partir das 21H, quando começar o período noturno todas as equipas devem ter o kit de luzes ativado. O kit de luzes deve estar ligado durante todas as mangas noturnas.

Um kit de luzes é considerado teoricamente operacional se pelo menos 2 Leds (1 dianteiro e 1 traseiro) estiverem a funcionar ao mesmo tempo e durante 5 segundos após o corte de corrente.

O kit de luzes deve estar operacional aquando das verificações, para o carro ser aceite para a corrida.

Um carro está autorizado a correr durante as mangas noturnas se estiver no mínimo teoricamente operacional, se esta condição mínima não for cumprida o kit deve ser reparado ou substituído.

Se o kit de luzes não estiver operacional, e não for reparado ou substituído a equipa em questão incorre numa penalização de 40 voltas na manga em que este não foi reparado ou substituído. Após isto, se este continuar sem funcionar nas devidas condições, a equipa é penalizada em 10 voltas por manga até finalizar o período noturno.

A organização colocará ao dispor das equipas 2 parques de assistência. Cada um destes parques servirá 8 equipas e será supervisionado por elementos da organização. Qualquer assistência e/ou reparação deverá ter lugar nestes parques, onde estarão localizadas as caixas de assistência com todos os sobressalentes e ferramentas das equipas, assim como os produtos de limpeza e lubrificação autorizados, a mudança das caixas para o parque de assistência adjacente à pista onde se encontra a sua equipa é da responsabilidade das equipas. A assistência e/ou reparação dos carros só poderá ocorrer em tempo de prova e nunca durante os intervalos para mudanças de calha.

Aquando da eventual substituição do chassis, todos os elementos mecânicos presentes no chassis substituído deverão transitar para o novo chassis.

Aquando das operações de reparação e assistência, o carro deverá ser retirado da pista e posteriormente recolocado no local assinalado como zona boxes. Se o carro não conseguir atingir esta zona pelos seus próprios meios poderá ser recolhido no local da pista onde estiver imobilizado.

A recolocação dos carros na zona de boxes será assegurada por um comissário da organização. Durante o período nocturno, a iluminação da zona de trabalho nos parques de assistência é da responsabilidade de cada equipa e não poderá interferir com as condições de visibilidade em pista.

VERIFICAÇÕES TÉCNICAS

No dia de 6ªFeira 23-01-2015 , para efeito das verificações técnicas prévias todas as equipas entre as 17:30H – 17:50H – (DORSAL 1-16) devem entregar os carros em parque fechado, da seguinte forma: Chassi + carroçaria separados (sem motor sem pneus traseiros). O não

(4)

Regulamento Desportivo 24 Horas Trofa 2015- Página 4

cumprimento do horário custará uma penalização de 10 voltas por minuto às equipas em infração.

As equipas serão distribuídas por 2 grupos de 8 equipas, conforme o horário estabelecido, cada equipa deverá apresentar 1 elemento para proceder à montagem de motor e pneus. Após a entrega do motor e dos pneus, cada equipa disporá de 45 minutos para efetuar a montagem do motor e pneus, durante os 45m de montagem do grupo 1, a pista 1 estará reservada e ativada para as equipas do 1º Grupo, poderem testar o seu carro de prova. A eleição da calha para efetuar os testes, depende só e só mesmo da disponibilidade da mesma, cada equipa pode eleger a calha que quiser desde que esta esteja livre, sempre dentro das pistas reservadas para tal efeito.

Durante a montagem do 2º grupo a pista 2 estará reservada e ativada para as equipas do 2º Grupo poderem testar o seu carro de prova. Os carros devem ser entregues à organização dentro do tempo estipulado para a montagem/testes. O não cumprimento do horário custará uma penalização de 10 voltas por minuto às equipas em infração.

Aquando do início da montagem dos carros, a organização procederá ao sorteio e distribuição de motores e primeiro jogo de pneus para a prova, os restantes jogos de pneus serão depositados nos parques de assistência adjacentes a cada pista, e deve efetuar-se a substituição de pneus à medida que cada equipa ache necessária a sua substituição. A montagem destes será supervisionada pelos comissários técnicos.

Se, ultrapassado este tempo, o carro não estiver montado e entregue, a equipa ficará excluída da qualificação e concluirá a montagem e respetiva verificação em tempo útil de prova. Os carros que estejam de acordo com o regulamento técnico darão entrada no Parque Fechado onde permanecerão até ao final da prova só podendo ser manuseados pela organização ou nas condições previstas para a assistência.

Juntamente com o carro, cada equipa deverá submeter a verificação todos, sobressalentes que pretenda usar durante a prova, sendo estes colocados em caixas próprias de assistência fornecidas pela Organização.

É expressamente proibida a utilização de qualquer tipo de produtos que não os da organização, a organização disponibilizará gasolina isqueiro para a limpeza de pneus.

A organização reserva-se o direito de neutralizar a prova para proceder a verificações técnicas intercalares. Serão alvo de penalizações de 100 voltas, e obrigados a repor a situação regulamentar em tempo de prova os concorrentes cujos carros violem o regulamento Técnico. As restantes irregularidades graves serão punidas com desclassificação.

PRÉMIOS

Todos os participantes receberão um prémio de participação. As três equipas melhor classificadas receberão troféus, e outros prémios que se consigam negociar com potenciais patrocinadores do evento.

1. REPARAÇÕES: As reparações e troca de pneus realizam-se durante a duração da manga, diante de um membro da organização em um local indicado para o efeito, ZONA BOXES, nunca em tempo de troca de pista, nem fora do local indicado.

2. EMPATE: Em caso de empate no número de voltas percorridas, no número de metros dentro da última volta percorrida, consultar-se-á a melhor calha da equipa em número

(5)

Regulamento Desportivo 24 Horas Trofa 2015- Página 5

de voltas, se ainda assim persiste o empate, o número de voltas da calha seguinte e assim sucessivamente.

3. AVARIAS TÉCNICAS: Em caso de avaria da pista, ocorrerá uma paragem da prova até à sua reparação. Nestes casos, a direção de prova determinará como prosseguir a prova e como compensar se necessária a equipa (s) afetada (s). No caso de se efetuar uma paragem da prova, e se comprovar que realmente o problema não era da pista, mas sim do punho ou do carro do piloto que pediu para neutralizar a prova, a sua equipa será penalizada consoante o ponto 7 deste regulamento.

4. NORMAS BÁSICAS DE PARTICIPAÇÃO: A prova disputar-se-á a com uma voltagem compreendida entre os 11.5-12.5V, sendo a voltagem determinada pela organização antes do início dos treinos livres.

5. PUNHOS: A conexão será indicada antecipadamente nas regras particulares de cada prova, e efetuar-se-á mediante “bananas”, podendo utilizar-se todo o tipo de punhos existentes no mercado, sempre que não incluam elementos eletrónicos que potenciem a corrente que chega aos modelos. Os punhos podem ser verificados em qualquer momento da prova por parte da direção de prova. É permitido o uso de punhos eletrónicos. Todos os punhos serão verificados pela organização e receberão uma etiqueta de conformidade, os punhos não conformes não poderão ser usados na competição.

6. RECLAMAÇÕES: Se alguma equipa inscrita na competição deseja formalizar uma reclamação como consequência da verificação de algum modelo participante, ou porque considera uma aplicação injusta ou não aplicação do presente regulamento, deve faze-lo perante a direção de prova, por escrito devidamente assinada por todos os elementos dessa mesma equipa. Deverá ser acompanhada por um depósito de 75€ e formalizar-se antes do prazo máximo de 30 minutos após o término da prova. Se a reclamação tiver procedência o depósito será devolvido ao reclamante.

7. INFRACÇÕES E SANÇÕES: Para garantir os mesmos critérios sancionadores para todos os participantes, fica estabelecido, que tanto para infrações de carácter desportivo como para as de carácter técnico, as seguintes sanções:

(6)

Regulamento Desportivo 24 Horas Trofa 2015- Página 6

INFRACÇÕES LEVES:

Infração Sanção

Não levar creditação ou não estar creditada para estar no recinto Aviso/-10 Voltas

Deficiência na tarefa de pistador (Comer, beber, dormir, usar o telemóvel,…) Aviso/-10 Voltas

Aborrecer/incomodar os pilotos rivais de forma reiterada -10 Voltas

INFRACÇÕES GRAVES:

Infração Sanção

Não parar para repor aileron ou outras peças obrigatórias STOP corrente - 10 Voltas

Não comparência no posto de pistagem STOP corrente - 10 Voltas

Fazer parar a prova por uma causa injustificada - 20 Voltas

Não respeitar a diferença entre os turnos de pilotos da equipa Não contam as voltas da

pista do piloto infrator

Pneus Colados - 100 Voltas

Chassi ou carroçaria deformada -50 Voltas + troca de

elemento defeituoso

Chassi perde identificação durante a verificação -50 Voltas

Manusear o carro durante a pausa entre mangas -20 Voltas

Falta de Atuação do pistador - 10 Voltas

INFRACÇÕES MUITO GRAVES:

Infração Sanção

Falta de educação e ou respeito perante outros participantes/Organização Exclusão

Uso de Imanes Exclusão

Infração das normas acerca de comer, beber ou fumar Exclusão

Fraude Técnica Exclusão

7.2. Técnicas

INFRACÇÕES LEVES: A sanção que corresponde a estes defeitos, consiste num aviso e retificação do defeito ao apresentar o modelo para verificação:

- Eixos fora de medida - Jantes não homologadas

- Montagem de um elemento não homologado - Carroçaria que diste do seu peso de tabela. - Cabos sem o seu invólucro ou invólucro incompleto.

INFRACÇÕES GRAVES: A sanção correspondente a estas infrações consiste em 15 voltas no final sem prévio aviso:

- Não retificação de qualquer defeito leve observado e avisado na verificação. - Apresentar um modelo a verificar com 3 ou mais defeitos leves.

- Manipulação do modelo fora do lugar de reparação indicado, em tempo de prova ou fora do tempo de prova (troca de pistas).

(7)

Regulamento Desportivo 24 Horas Trofa 2015- Página 7

INFRACÇÕES MUITO GRAVES: A sanção que corresponde a estas infrações é a exclusão imediata da prova, a não ser que, a critério da organização, esta permita a continuação dessa equipa em prova, mas sem pontuar nem constar em nenhuma classificação

- Pneus não autorizados ou tratados na competição.

- Acumulação de duas sanções graves (desportivas e técnicas). - Substituição da carroçaria.

8. COMPOSIÇÃO DAS EQUIPAS: Cada equipa será composta por 4 ou 6 pilotos mais o manager/mecânico. Durante a sua permanência no recinto, todos os elementos da equipa estarão sujeitos ao presente regulamento e deverão exibir de forma perfeitamente visível os identificadores fornecidos pela organização.

PILOTO: Todos os integrantes da equipa à exceção do manager/mecânico devem de fazer de piloto. Cada um destes estará obrigado a efetuar um mínimo de 2 turnos e um máximo de 4 turnos de condução, considera-se um turno duas partes da manga ou seja, mais ou menos 41,5 minutos cada parte. É possível efetuar troca de pilotos durante uma manga desde que esta seja efetuada entre o minuto 40 e o minuto 43 inclusive.

A ordem a equipa pode fixar livremente, notificando previamente a direção de prova, para facilitar a identificação dos pilotos e controlo de cumprimento desta norma. No caso de uma equipa não cumprir a proporção dos turnos entre pilotos da mesma equipa, a calha que o piloto esteja em infração, não serão contabilizadas as voltas, a não ser que por causas de força maior, e cujas essas causas, por critério da organização tenham permissão especial.

O piloto não pode abandonar o seu posto de pilotagem sem autorização da organização, exceto para efetuar funções de mecânico. Do mesmo modo, não podem aceder à zona de pilotagem outros membros de equipa, para evitar condutas que possam incomodar os pilotos rivais. É permitido usar meios de telecomunicação, como emissores/receptores via rádio, entre o piloto e outros membros de equipa, para evitar incómodos aos demais participantes.

PISTADOR: Todos os pilotos participantes devem desempenhar, no momento em que seja requerido pela direção de prova, a função de pistador. Somente os pilotos e o manager/mecânico o podem fazer, ninguém mais.

As funções de um pistador são as seguintes:

- Colocar os modelos acidentados novamente em pista

- Retirar da pista os modelos acidentados ou objetos que possam interferir no bom desenvolvimento da prova.

(8)

Regulamento Desportivo 24 Horas Trofa 2015- Página 8

- O comissário deve advertir em voz alta a qualquer participante que tenha produzido um acidente, na sua zona de responsabilidade, especialmente aos pilotos das pistas obstruídas.

- Depois devem retirar os carros acidentados para que não impeçam o andamento dos outros participantes.

- Os modelos são devolvidos à pista sendo o causador do acidente o ultimo a ser recolocado.

- Para colocar os modelos, o pistador deve verificar que não circule outro modelo, que possa ser afetado na sua intervenção.

- Os modelos acidentados devem ser sempre colocados na primeira recta seguinte ao lugar do acidente a uma distância mínima de 30 centímetros da última curva.

CHEFE DE EQUIPA: Cada equipa nomeará antes do início da prova um chefe, e será ele o porta-voz da equipa perante a organização e é o responsável imediato pelos actos dos seus companheiros. Será o único interlocutor válido da equipa e quem será chamado para verificar, junto do mecânico, etc…

MECÂNICO: Pode efetuar tarefas de mecânico qualquer um dos pilotos integrantes da equipa. No cumprimento das suas funções, só o mecânico pode aceder à zona de Boxes para efetuar assistência técnica ao veículo e circunstancialmente, se, se encontrar a pilotar, poderá ser substituído por outro companheiro de equipa.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do trabalho é replicar a investigação desenvolvida por Kahneman e Tversky (1979) identificando em estudantes de graduação e pós-graduação o processo

Levando em consideração as possíveis dificuldades financeiras dos servidores e a importância do endividamento para a economia, o presente estudo buscou investigar a

Como instrumento de coleta de dados adotou-se um questionário estruturado, composto por noventa questões, que abordaram variáveis demográficas e culturais e sete fatores

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Pela Vossa imensa glória, Santidade e braço forte, Nós Vos louvamos, Senhor, quer na vida quer na morte. Cântico

Kroman 14 , em sua análise, coloca que ao ajustar para os fatores prognósticos mais comuns, como o tamanho do tumor, o comprometimento metastático linfonodal axilar, o grau

Com este significativo aumento da população idosa no Brasil, emerge a necessidade da formulação de políticas públicas e, neste artigo, em especial, serão

Posteriormente as imagens derivadas da aplicação do NDSI e de uma nova operação entre bandas foram conjugadas e permitiram a geração de uma terceira classificação que