• Nenhum resultado encontrado

. 1. REVISTA VITRINE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share ". 1. REVISTA VITRINE"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)
(2)

. 2 .

. 3 .

(3)

EDITORIAL

EXPEDIENTE

Jornalista Responsável:

Mariana Menezes - Registro: 0020748-MG

Projeto Gráfico e Diagramação: Agência Rauze

www.VITRINESULDEMINAS.com.br

Pontos de distribuição: São Lourenço: QUIOSQUE REALTECH. Lambari: Estação Mercado do Livro. Cruzília: Gran Café. Baependi: Clínica Bem Estar. Soledade de Minas: Karen Modas. Passa Quatro: Itamodas e ACE CDL. Caxambu: ACE CDL Caxambu. Colaboradora desta Edição:

Thamirys Prince - Fotógrafa - 35 8805-9412

/vitrinesuldeminas /vitrine_sm

contato@vitrinesuldeminas.com.br

(35) 3331.2329 (35) 99807-3042

A Revista Vitrine é uma publicação distribuída

gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida.

CONTATOS

Encerramos este ano com essa sensação compartilhada de “como foi que chegamos até aqui”. Parece até piada, mas foi a realidade nua e crua. Essa edição seria a primeira do ano, e, com muito esforço ela está aqui, concretizada nestas páginas.

Quero agradecer aos clientes anunciantes que foram compreensivos e generosos conosco, esperando todo esse tempo para que cumpríssemos com o compromisso assumido. Faço questão de nomear cada um deles: Dr Musse, Dr. Marcos e Dr. Francisco da Unimed Circuito das Águas, João Vitor do Clube da Casa Gorgulho, Raphael da Apec, Alex da Real Veículos, o Júlio da Auto Fácil, Sergio da Arruda Veículos, Gizele Murad da Gizacred, Patrícia Torres, Zé Pedro Baroni, Júlio e Paloma da Wizard, Marcel da Minas Rural, Mariano do Gomes Supermercados e Tamires Palma.

Meu agradecimento também aos demais anunciantes que, mais uma vez, acreditaram no nosso projeto e reconhecem o resultado de uma propaganda bem feita. Muita coisa mudou no mundo, mas se comunicar e se fazer entender ainda continuam sendo a alma dos negócios.

Meu carinho e gratidão pela equipe que faz essa revista: Ivi Franco, sem sua entrega e dedicação não completaríamos a missão, Bruna, Ananda, Amanda e Felipe obrigada por aguentar os terríveis “dias de fechamento” e pela dedicação incansável aos demais projetos.

São Lourenço perdeu nos últimos dias um grande exemplo de empreendedorismo e personalidade. Nós da Revista Vitrine, que sempre publicamos as histórias de homens e mulheres que fizeram parte da contrução de quem somos como comunidade e região, sentimos muito essa perda.

Não poderiamos deixar de registrar aqui nosso apre-ço e consideração à família de quem é parte muito importante da nossa história.

O Paulinho da RBom esteve conosco nos anos de camarote da Festa de Agosto e nunca tivemos a chance de agradecer a altura.

“Eram dias de muito trabalho, prazos apertados e os bastidores frenéticos de quem trabalha em evento. Em meio a tanta confusão fizemos grandes amigos e o Paulinho foi um deles. Me lembro sempre de como era gentil comigo e me tratava como uma filha. Nunca se negava e ajudar, a sorrir a estender a mão. Um exemplo de ser humano pra mim.” relata Gabriela Real, publisher da Revista Vitrine e respon-sável pelo projeto dos Camarotes Vitrine na Festa de Agosto em São Lourenço.

Com seu jeito simples e sorriso farto, aprendemos muito, sobre trabaho e garra principalmente.

NOSSA HOMENAGEM

No mês passado ele nos deixou, e não somente sentirão essa partida seus filhos, netos e esposa, deixou também carente uma região inteira por onde passou desenhando uma bela historia de trabalho e sucesso.

Todos levaremos seu nome e sua história como uma bela herança. Obrigada Paulinho!

Entregamos mais uma, nossa quadragésima primeira edição completando 8 anos.

Desejo a todos um fim de ano tranquilo, com saúde e paz Gabriela Real.

(4)

. 6 .

. 7 .

REVISTA VITRINE REVISTA VITRINE

NÚCLEO DE ATENÇÃO

INTEGRAL À SAÚDE

DA UNIMED CIRCUITO

DAS ÁGUAS GANHARÁ

NOVO ENDEREÇO

Unimed Pleno

Em breve o Núcleo de Atenção Integral à Saúde Uni-med (NAIS) terá novas instalações em São Lourenço, com endereço à Rua Jayme Sotto Maior n.º 413, Bairro Federal, em um prédio novo, recentemente adquirido pela Unimed Circuito das Águas. A com-pra do imóvel foi aprovada em Assembleia pelos médicos cooperados, em 26 de outubro de 2020. A ampliação do NAIS faz parte de uma visão de futuro da atual Diretoria Executiva, liderada pelo Presidente Musse José Matuck e Diretores Admi-nistrativo Marcos Antônio de Castro e Financeiro Francisco de Assis Pelegrinni Cancela.

O novo espaço amplia as unidades de atendimento para os clientes do plano Unimed Pleno, que têm um modelo próprio de assistência médica, de Aten-ção Integral à Saúde. Para entender melhor esse modelo, saiba que ele é fundamentado em quatro pilares:

1. INTEGRALIDADE: considera as pessoas como

um todo, atendendo a todas as suas necessidades, incluindo promoção à saúde, prevenção, tratamento e reabilitação.

2. LONGITUDINALIDADE: acompanha os clientes ao

longo do tempo através da equipe de saúde, que desta forma consegue conhecê-los cada vez melhor, garantindo a qualidade do seu cuidado.

3. COORDENAÇÃO DO CUIDADO: um plano de

cuidados é direcionado às reais necessidades do cliente, dentro de uma rede de atenção articulada, o que reduz a fragmentação da assistência à saúde.

4. ACESSO: facilita o atendimento ao cliente,

refor-çando a importância de sermos a porta de entrada para o sistema de saúde, ponto crucial para a aplica-ção dos demais princípios.

Inaugurado em 2017, o NAIS funciona atualmente no mesmo prédio que abriga a sede da Cooperativa, à Rua Dr. Melo Vianna, no centro de São Lourenço. O espaço foi reformado para atender com exclusivi-dade os clientes do plano Unimed Pleno, no modelo de Atenção Integral à Saúde, focado na pessoa e não na doença. O sucesso deste modelo de assis-tência médica, não só localmente, mas como uma tendência no mercado de saúde suplementar do Brasil, levou a cooperativa para uma nova etapa de desenvolvimento.

MATÉRIA DE CAPA

. 7 .

REVISTA VITRINE

. 6 .

REVISTA VITRINE

No novo endereço, os clientes do plano Unimed Pleno terão muito mais espaço, numa estrutura con-fortável e moderna e com mais médicos disponíveis para o atendimento. Além disso, novas tecnologias estarão integradas à estrutura, como a Telemedi-cina, que já vem sendo utilizada desde o início do Pandemia da Covid-19.

Apenas os atendimentos da equipe multidisciplinar (nutricionista e psicóloga) permanecerão no antigo endereço. Está em análise também a oferta de ser-viços de Fonoaudiologia no Núcleo Multidisciplinar. Outra novidade é que o novo espaço permitirá o retorno às atividades físicas presenciais do Espaço Viver Bem, assim que findadas as medidas preventi-vas relacionadas à Pandemia do Coronavírus. O es-paço apropriado para a prática de atividades físicas é uma reivindicação dos clientes, que desde o início da Pandemia fazem exercícios em aulas online, con-duzidas pelo Educador Físico do NAIS.

No novo endereço irá funcionar também um serviço próprio de Fisioterapia da Unimed Circuito das Águas, aberto a todos os clientes, com salas de ginástica e capacitação física, contando com equipa-mentos de academia.

“Oferecer soluções de atenção à saúde faz parte da Missão da Unimed Circuito das Águas, uma cooperativa de médicos, construída para cuidar da saúde e bem-estar das pessoas. Pensar, portanto, na ampliação das estruturas físicas com o objetivo de oferecer ainda mais qualidade no atendimento de saúde é um fator intrínseco à gestão responsável da cooperativa”, afirma o Presidente Musse José Matuck. “Estamos crescendo de forma sustentável para oferecer o que há de melhor a nossos clientes”, completou o Presidente.

(5)
(6)

. 10 .

. 11 .

REVISTA VITRINE REVISTA VITRINE

Roteiro Gastronômico

em São Lourenço

A Avenida Comendador Costa, no Centro de São Lourenço, sempre abrigou restaurantes, barzinhos, sendo um ponto de encontro badalado e conhecido de várias gerações.

De uns tempos prá cá, o lugar ganhou mais que isso: um complexo gastronômico cheio de charme e gente bonita, com cardápios muito bem elaborados por empreendedores realmente focados em oferecer serviço e gastronomia aliados a ambientes confortáveis.

Vizinhos, três restaurantes em São Lourenço formam um complexo gastronômico que vale

a pena conhecer. Crie seu roteiro e não deixe nenhum deles de fora!

Todos os estabelecimentos apresentam propostas modernas, com atendimento diferenciado. Em dias quentes é uma ótima escolha, já que os restaurantes oferecem mesas externas e, quando cai a temperatura, há sempre lugar quentinho do lado de dentro.

Em qualquer época do ano há opções para todos os gostos e as crianças são bem vindas!

Av. Comendador Costa, 603 circuitodascervejas DELIVERY: (35) 3331-7286

SOBERANNO

Quer uma ótima experiência gastronômica?

Em frente ao Parque das Águas, o Restaurante Soberanno Gastrobar e Bistrô, sob nova direção desde janeiro de 2020, oferece uma gastronomia contemporânea e de extrema qualidade. Atendimento eficiente e cordial é uma de nossas premissas. Do coração do restaurante saem deliciosos e criativos pratos, com novidades toda semana num cardápio completo que inclui menu kids.

No bar, um experiente barman e barista serve 20 tipos de drinks, cafés especiais regionais, e apresenta nossa Adega, com mais de 60 rótulos de vinhos, além de chopes variados. Tudo isso em um espaço aconchegante, familiar e com muita música boa! Venha nos visitar! Av. Comendador Costa, 599 - DELIVERY: (31) 99876-6006

Soberanno Gastrobar e Bistrô soberannobistro

VINTAGE BURGUERIA

Casa especializada em hambúrguer artesanal, conta tam-bém com um cardápio de carnes. Lá você encontra pratos com as melhores carnes: Picanha, Bife Ancho, Filé Mignon, Short Hibs, Costelinha ao Molho Barbecue - a estrela da casa, cortes de Angus, além dos Hambúrgueres tradicio-nais e acompanhamentos deliciosos.

Essa é uma dica imperdível pra um almoço mais que espe-cial de final de semana ou um lanche à noite com amigos e família. A casa mantém os atributos de uma Steak House: qualidade das carnes, cortes nobres e modo de preparo. Com 4 anos de funcionamento, a casa está localizada em frente ao Parque das Águas, bem no coração de São Lourenço.

Av. Comendador Costa, 601 DELIVERY: (35) 99918-5091

vintageburgueria

GASTRONOMIA

CIRCUITO DAS CERVEJAS

Mistura perfeita de gastronomia com cervejas artesanais num ambiente acolhedor tipicamente brasileiro. Desde que che-gou em São Lourenço, a Circuito tem conquistado o coração e o paladar dos moradores e turistas com sua proposta ousada de Gastropub temático. Em frente ao Parque das Águas, tem como grande diferencial o serviço personalizado aliado à qualidade. No cardápio, mais de 250 cervejas nacionais e importadas, carta de vinhos e uma vasta opção da cozinha internacional alemã, risotos, carnes nobres, peixes e cardá-pio kids. Sempre inovando, hoje conta com oito biqueiras de chope - que funcionam também como uma Growler Station – e uma novidade que se tornou a sensação do momento: um delicioso Gin embarrilado – o Gingibre. A casa também oferece serviço de Delivery e pratos executivos. Vale a pena conhecer.

(7)

O mercado de seminovos

A Federação Nacional das Associações de Reven-dedores de Veículos Automotores (Fenauto), órgão que representa as concessionárias de veículos multimarcas, apontou que as vendas de carros seminovos, computadas até setembro de 2020, já superaram o resultado do mesmo mês de 2019. Foram computados 67.652 veículos seminovos e usados vendidos. Na comparação com a média diária de setembro de 2019, houve um aumento de mais de oito mil veículos comercializados por dia. Os modelos, com uso de até oito anos, se torna-ram os mais populares. Entre eles, o Volkswagen Gol teve mais de 80 mil unidades faturadas no ano passado.

De acordo com Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto, isso demonstra recuperação sustentada do setor, em função da retomada da economia como um todo. “É um resultado realmente muito expres-sivo este que estamos registrando neste ano. A persistir essa evolução, e se o setor de zero voltar a abastecer o mercado, prevemos que o setor poderá apresentar um resultado acima de nossas expectati-vas até o final do ano”, completou o executivo. Muitas pessoas não conseguem dar entrada em um carro zero, por isso, investir em um modelo usado ou seminovo tem se apresentado como uma saída para quem deseja realizar o sonho de ter seu próprio carro.

As vendas de modelos usados têm aumentado e as lojas estão cada vez mais bem posicionadas. O setor de veículos seminovos tem aproveitado a

oportu-AUTOMOTIVOS

nidade para entrar com força nesse mercado e, São Lourenço vem se destacando como um mercado forte e com várias opções quando o assunto é semi¬novo.

A qualidade dos veículos vendidos na cidade faz a fama de ser um bom lugar para se procurar um carro com bom custo beneficio e confiabilidade. As lojas da cidade também têm como diferencial um bom portfólio de veículos chamados “usados jovens”, que são carros revendidos com 4 a 8 anos de uso.

OS 10 MODELOS SEMINOVOS E USADOS

MAIS VENDIDOS EM 2020

A seguir, separamos a lista com os modelos mais vendidos de carros usados no ano de 2020, de acor-do com a Fenauto: 1º – Volkswagen Gol: 82.319 2º – Fiat Palio: 48.971 3º – Fiat Uno: 47.155 4º – Fiat Strada: 30.427 5° – Chevrolet Celta: 29.771 6º – Chevrolet Onix: 24.908 7º – Volkswagen Fox: 24.372 8º – Toyota Corolla: 23.715 9º – Chevrolet Corsa: 22.952 10º – Volkswagen Saveiro: 22.173

APEC VOLKSWAGEN SÃO LOURENÇO – GARANTIA DE BONS NEGÓCIOS!

Aqui você encontra seminovos de qualidade, revisados e com garantia de procedência e, ainda, Volkswa-gen zero km com o menor preço da região. Apec VolkswaVolkswa-gen São Lourenço, cobrimos qualquer orçamento. Venha nos visitar!

Marechal Floriano, 57 - Centro – São Lourenço (35) 3332 7416 | (35) 3332 7869

@apec.veiculos @apecvw

A REAL VEÍCULOS NASCEU DE UM SONHO

Comecei a trabalhar vendendo carros em 2011 na Ford e, desde então, o que era para ser um trabalho temporário se tornou uma paixão. Sempre busquei inovar no atendimento e no direcionamento ideal de produtos para cada tipo de cliente, buscando sempre a satisfação e a certeza do bom negócio. Em 2019, Deus permitiu a realização deste sonho e hoje trabalhamos todos os dias aplicando nossos conceitos de ven-das, com zero burocracia e a entrega de carros zero km e seminovos altamente selecionados.

Av Damião Junqueira de Souza, 468 - Federal - São Lourenço/MG (35) 3332 6354 | (35) 99170 0135

(8)

. 14 .

. 15 .

REVISTA VITRINE REVISTA VITRINE

AUTO FÁCIL

No mercado de automóveis, a Auto Fácil oferece veículos de qualidade com procedência e garantias de mecânica e documentação. Oferece também as melhores taxas de financiamento. Sem nenhuma dúvida é sua melhor compra está aqui.

Av. Damião Junqueira de Souza, 1025 - Federal - São Lourenço/MG (35) 3332-5416 | (35) 98706-5416

autofacil fácil autofacilfacil

Avenida Damião Junqueira de Souza, 652 - Federal - São Lourenço/MG (35) 33325030 | (35) 99811-1074 | www.arrudaveiculos.com

arrudaveiculos/ arrudaveiculossl

ARRUDA VEÍCULOS

Empresa familiar há mais de 22 anos no mercado. Selecionamos criteriosamente veículos de qualidade em toda a região. Buscando sempre entender e compreender a necessidade de nosso cliente, oferecemos as melhores taxas de mercado com atendimento personalizado. Trabalhamos também com consignação e financiamento para terceiros.

(9)

Conheça as cores da

sua beleza natural e

use-as a seu favor!

Até que ponto você concorda com a expressão: “a primeira impressão é a que fica?”

Nos primeiros 30 segundos de interação, avaliamos se uma pessoa é amigável e semelhante a nós, social, cultural e intelectualmente e principalmente, se essa pessoa é confiável. Obviamente que essa avaliação é feita de modo inconsciente, mas é feita! Toda imagem transmite uma mensagem, não há imagem desprovida de significado. A imagem pessoal é carta aberta para quem quiser ler e você pode e deve escolher a mensagem que quer transmitir. Hoje pela manhã, ao se vestir, você utilizou elementos visuais: linhas, formas, cores, texturas e proporções que revelam muito sobre a sua personalidade, tendo você consciência disso ou não!

Você sabia que, dentre os elementos visuais que escolhemos ao vestir, a cor é o elemento que causa maior impacto na imagem pessoal? Cada um de nós é uma cor, e por sermos uma cor, interagimos com outras cores. Podemos dizer que somos seres coloridos! Você já reparou no quanto de cores há em nós: na cor da pele, olhos, cabelos, sangue e até dos nossos órgãos? Você já experimentou uma cor na roupa ou na maquiagem e percebeu que aquela cor não combinava com você ou que aquela cor que você acha linda nas outras pessoas lhe deixou com uma aparência cansada e abatida? E aquela blusa antiga que, toda vez que você usa, recebe mil elogios e você nem entende o porquê? Isso acontece porque existem cores que evidenciam tudo o que não queremos mostrar: manchas,

IMAGEM

olheiras, marcas de expressão, rugas. Enquanto outras que fazem parte da nossa beleza natural nos beneficiam, trazem um aspecto de saúde, jovialidade e beleza para pele. A combinação de cores certas tem o poder de harmonizar e valorizar os traços faciais. Já imaginou descobrir uma paleta com cores exclusivas que harmonize perfeitamente com seu tom de pele, olhos e cabelos? Essa paleta de cores mágicas existe e lhe ajudará a fazer as melhores escolhas quando for fazer suas compras. O quanto de dinheiro você já gastou em compras erradas de maquiagem e roupas por não saber os tons corretos para você?

Muitas mulheres, por não conhecerem seu tipo físico, seu estilo, coloração pessoal, se sentem inseguras na hora de fazer uma produção. Já aconteceu com você, ao se arrumar, o armário estar lotado, mas parecer que não tem nada para vestir, se sentir insegura ao usar as cores porque não sabe se elas realmente combinam com a sua beleza? Se você gasta muito dinheiro com roupas, faz compras arrependidas, acha linda a tendência nas outras mulheres, mas acredita que não combina com você, se sente refém da moda, caso isso aconteça, o serviço de consultoria de imagem pessoal é para você!

O serviço de consultoria de imagem não é apenas sobre roupas, é sobre pessoas, sobre

autoconhecimento! Não é sobre vestir o corpo, é

sobre vestir autoestima! Não é sobre a cor, é sobre o que ela representa para a alma. É trazer à luz quem você é e aonde você quer chegar; é muito mais sobre ser e sentir, é sobre você!

PATRíCIA TORRES NAvES

Consultora de Imagem e Estilo Pessoal patriciatorresnaves@hotmail. com 

patricia_ctorres Patrícia Torres Torres (35) 98845-8060 | (35) 98845-8060

Atendimento: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo Cidades específicas: São Lourenço, Três Corações,

Varginha, São Paulo e Volta Redonda.

CORES CORRETAS:

- Ilumina o rosto;

- Harmoniza os traços faciais; - Rejuvenesce;

- Proporciona um aspecto descansado; - Suaviza a textura da pele.

- Ameniza rugas, manchas, olheiras e linhas de expressão;

- Afina o rosto.

CORES INCORRETAS:

- Acentua as linhas de expressão; manchas e olheiras;

- Escurece o rosto;

- Proporciona um aspecto cansado e abatido; - Proporciona um aspecto amarelado, avermelhado ou acinzentado.

Se você tem alguma dúvida ou gostaria de obter outras informações, solicite uma avaliação. Há mais de 22 anos trabalhando com mulheres, desenvolvi uma ferramenta que lhe permite avaliar, gratuitamente, se você tem a necessidade do serviço de consultoria ou não, para depois contratar a consultoria de imagem e estilo pessoal.

(10)

. 18 .

. 19 .

REVISTA VITRINE REVISTA VITRINE

Zé Pedro Baroni inicia sua

carreira internacional

Com filmes gravados em São Lourenço e região, o ator Zé Pedro Baroni rompe fronteiras com a sua arte, acumulando seleções, indicações e premiações em Festivais de Cinema em mais de dez países. O filme “As Inventariantes”, do diretor Nei Francis-co, gravado em São Lourenço/MG, narra a histó-ria de uma busca insólita de três personagens. Juliano, interpretado por Zé Pedro Baroni, encontra--se em estado terminal com intensa fragilidade. Impossibilitado de falar, seus olhos clamam por socorro.

Por este personagem, Baroni conquistou três prê-mios em Festivais Nacionais e indicações de Melhor Ator no Indie Shorts Film Festival, em Orlando, nos EUA; no Mabig Film Festival 2020 em Augsburg, na Alemanha; no Prague International Monthly Film Festival (PIMFF) em Praga, na República Tcheca e no Košice International Monthly Film Festival (KIMFF) em Košice, na Eslováquia. Na ocasião, alcançou seus primeiros prêmios internacionais de Melhor Ator, um no 1st Monthly Film Festival em Belgrado, capi-tal da Sérvia, outro no Gralha International Monthly Film Awards (GIMFA) em Curitiba/PR e o último no Brazil International Monthly Independent Film Festival, no Rio de Janeiro/RJ.

Além disso, o média-metragem foi selecionado para participar de Festivais em outros estados do país: Minas Gerais, Pará e Espírito Santo. E também no Festival de Cinema Curt’Arruda em Lisboa, Portugal. Alagoa foi outra cidade sul mineira escolhida para ser o cenário de uma produção cinematográfica: “O que passou, está ainda por vir”, do cineasta Lucas Marques. A obra relata o drama de uma jovem que decide abandonar a sua vida na cidade para morar no campo com o seu namorado Yan, vivido por Zé Pedro. Papel que lhe rendeu indicações em festivais em Minas Gerais, Espírito Santo e no Rio de Janeiro. A produção participou de Seleções Oficiais em cinco Festivais Nacionais e em Festivais Internacionais de Cinema nos Estados Unidos, República Tcheca, Eslováquia, Índia, Inglaterra, Rússia, Romênia, Itália e Argentina.

Outra filmagem que prestigiou o Sul de Minas foi ‘‘Legítima Defesa’’, de Vic Kings, produzido em Varginha. A trama apresenta uma família de classe média alta e católica que vive um suspense quando se surpreende com alguém invadindo a sua casa. É hora do pai, Carlos Cavalcanti (Zé Pedro Baroni) de-fender seu lar. Sua interpretação lhe proporcionou duas indicações como Melhor Ator em Minas e em três Festivais Internacionais: Orlando, nos EUA no

Indie Shorts Film Festival, em Londres, na Inglaterra, no London International Film Festival (Lonely Wolf) e em Curitiba/PR, no Gralha International Monthly Film Awards (GIMFA).

‘‘Legítima Defesa’’ marcou presença em cinco Festi-vais Nacionais e em vários países: República Tcheca, Índia, Inglaterra, Estados Unidos, Líbano e Nepal. Entre os novos projetos de Baroni está o lança-mento do filme ‘‘Quanto Tempo’’, do cineasta cambuquirense, Alexandre Félix de Carvalho, gravado em São Lourenço. O ator interpreta o fotojornalista Tom, protagonizando um romance de encher os olhos. O artista que definitivamente se encontrou no cinema já foi escalado para o elenco de outras produções e exibirá seus trabalhos em festivais que envolvem a sétima arte mundo afora.

CULTURA

Joice Terra grava álbum

autoral de (vagar)

CULTURA

Mineirice, brasilidade e muita história para contar. A cantora e compositora mineira Joice Terra se prepara para gravar de(vagar), seu primeiro álbum solo. Devagar sobre a busca de ir um pouco mais lento, mesmo em uma sociedade tão acelerada, e de vagar sobre o caminhar e os rumos da vida que muitas vezes nos levam a lugares inesperados. A artista, que nasceu em São Lourenço, no Sul de Minas Gerais, iniciou sua carreira profissional apenas com 13 anos de idade ainda na sua cidade natal. Como veio de uma realidade de vulnerabilidade socioeconômica, vivenciou o poder transformador da arte, trabalhando

posteriormente em projetos culturais e sociais como Ong Ensina Brasil da rede Teach for All, Cantinhos: transformando com arte, e na coordenação e como docente no projeto Musicalizando na Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais.

Atualmente com uma carreira de abrangência nacional, a artista, que já se apresentou em projetos como SESC Minas ao Luar, SESC Contos e Violas das Gerais e Festival América do Sul Pantanal, grava em dezembro seu primeiro álbum autoral que traz, de acordo com Joice, um desenho da vida, passando por vários momentos desde nascimento, amor, mudanças, reflexões e morte.

Com uma sonoridade que carrega as origens da compositora, “mineirice”, brasilidade e que valoriza as histórias que a música pode contar, o disco inclui faixas autorais como “Pequena” e “Menino”, que contam a história de vida dos pais da artista. Além de canções mais reflexivas como “de(vagar)” que dá nome ao disco e “Leveza”, que obteve recursos para sua gravação por meio da venda de royalties pelo Tunetraders, plataforma inovadora onde inúmeros fãs da artista puderam contribuir.

Em 2020, a artista já acumulou 2 prêmios em grandes festivais brasileiros como melhor intérprete, além de ter seu trabalho autoral selecionado para o maior Festival Online da América Latina (Festival Up) e para o Prêmio Funarte RespirArte.

O disco, esperado para o início de 2021, tem produção musical do paulistano Peter Mesquita, contrabaixista e produtor musical de experiência nacional e internacional.

JOICE TERRA

joiceterra.producao@gmail.com @joiceterraoficial Joice Terra

Spotify: Joice Terra

. 19 .

REVISTA VITRINE

(11)

A importância do

Inglês na sua vida

Que o domínio da língua inglesa é um fator cada vez mais decisivo na busca por melhores oportunida-des na carreira, todo mundo já sabe. Segundo uma pesquisa recente da plataforma de empregos Catho, a fluência no idioma pode aumentar o salário em até 72%, dependendo do nível hierárquico do cargo ocupado.

Apesar disso, 95% dos brasileiros não falam inglês, e apenas 1% é fluente no idioma. Esses números colocam o país na 41ª posição entre 70 países em um ranking de proficiência organizado pelo British Council. Com isso, quem busca investir no apren-dizado do idioma acaba se destacando e saindo na frente na competição por postos mais valorizados. Se antes já era importante se capacitar e dominar o idioma, após a crise que o mundo viveu e vive, tere-mos novos desafios, adaptações e escolhas a consi-derar e sua capacitação será ainda mais relevante. Mas, para garantir que esse aprendizado gere resultados, é fundamental a seleção de um cur-so que seja capaz de entregar o que promete. “A escolha errada nessa área, além de representar uma perda significativa de tempo e dinheiro, pode gerar frustração e até mesmo levar a pessoa a desistir do aprendizado, por acreditar que não é capaz de dominar o idioma”, afirma Diego Sette, gerente pedagógico da Wizard by Pearson, maior rede de ensino de idiomas do mundo.

Por isso, fique ligado nas dicas de Diego sobre o que levar em consideração na hora de escolher o seu curso de inglês.

1. Metodologia: A metodologia é como a escola vai

“entregar” o que você espera. Entender com clareza como ocorre o aprendizado em sala de aula é funda-mental para escolher a melhor opção para você. O método garante que haja uma estrutura de conteú-do e desenvolvimento no seu aprendizaconteú-do, e ainda que as aulas estejam ocorrendo de forma on-line, o método de ensino não deve sofrer alterações, seja de conteúdo ou carga horária.

2. Material didático: O material didático é o

princi-pal instrumento de qualquer escola. É importante avaliar os livros, recursos digitais e outras ferramen-tas que o curso oferece para compreender como ocorre a transferência do conteúdo para os alunos.

3. Professores: Não adianta ter o melhor material e

a melhor metodologia se não há profissionais capa-citados para entregar a melhor aula. Na modalidade on-line as aulas ao vivo garantem a interação com o professor e o acompanhamento pedagógico em tempo real.

4. Comprometimento: É claro que todos os

cur-sos prometem ensino de qualidade, e por isso é importante buscar opiniões de fora que corroborem a promessa. Depoimentos de alunos antigos são importantíssimos para entendermos o real compro-metimento da instituição em entregar os melhores resultados de aprendizagem a seus alunos.

5. Resultados: É fundamental que qualquer

insti-tuição de ensino comprove os resultados de seus alunos. Certificações internacionais são uma régua idônea para confirmar que o aprendizado ocorre de maneira eficaz. Procure saber quais são os resulta-dos resulta-dos alunos da escola nesses testes para tomar a melhor decisão.

EDUCAÇÃO

Av. Dom Pedro II, 121 - centro @wizard_saolourenco wizardsl.idiomas Tel:(35)3331-1685 (35) 98871-1899

(12)

. 22 .

. 23 .

REVISTA VITRINE REVISTA VITRINE

Com uma arquitetura rústica, a Vila Mineira já é considerada a vila mais charmosa do Sul de Minas. Trazendo características que lembram o clima intimista das cidades históricas, o espaço, que já é considerado um ponto turístico de São Lourenço, é decorado com cores alegres e plantas ornamentais, proporcionando uma sensação única de bem-estar e aconchego aos seus visitantes. Dentro da Vila você encontra uma variedade de produtos, com as melhores opções de gastronomia, vestuário, artesanato e muito mais. Por isso, não só para os turistas, como também para os moradores da cidade, a Vila tornou-se uma das melhores opções de entretenimento. O centro comercial encontra-se no coração da cidade, com uma entrada pelo Calçadão e outra pela Avenida Dom Pedro II. Não deixe de conhecer e aproveitar toda paz, tranquilidade, conforto e lazer que o espaço oferece.

Vila Mineira

A.L.M.A. CAVE E WINE BAR OFERECE OS MELHORES VINHOS PARA SÃO LOURENÇO

Local requintado e aconchegante, onde você encontra a melhor carta de vinhos da cidade. São mais de 300 rótulos, nacionais e importados, que são armazenados da melhor forma possível, em temperatura de cave europeia, preservando o sabor e a qualidade da bebida. É o local ideal para quem busca uma boa gastronomia, com pratos requintados, um espaço charmoso e um atendimento diferenciado.

Avenida Dom Pedro II, 538 Lojas 13, 14, 15 e 16 - Centro (35) 998444098 @almawinebarmg

almawinebarmg@gmail.com

CHEIRIM BÃO

A Cheirin Bão, de São Lourenço, é um espaço charmoso e acolhedor. Com localização privilegiada a unidade oferece um atendimento impecável e os melhores cafés produzidos na Serra da Mantiqueira. Além dos tradicionais cafés, o local está com um cardápio especial para o verão, como a Caipirinha a Mineira (especial com um toque de café), o Banoffee para beber (a melhor torta do mundo em forma de bebida), além de outras receitas especiais que você não pode perder!

Rua Wenceslau Braz, 71 Lojas 42 - Centro @cheirinbaoslc

NUDE LINGERIE, UM ESPAÇO SOFISTICADO PARA MODA ÍNTIMA FEMININA

Com uma diversidade de modelos, cores e tamanhos, a Nude oferece peças exclusivas e sofisticadas para todas as ocasiões, trazendo sempre a tendência da estação. Você encontrará calcinhas, sutiãs, camisolas, baby dolls, robes, conjuntos e body com uma diversidade de cores e modelos nas linhas Menina Moça, Plus Size, Noite, Noivas e dia a dia, já que todo dia é especial e você merece esse cuidado!

Av. Dom Pedro II, 538 Loja 34 - Centro (35) 98477-7263 @nudelingerie1504

ST. LAURENT UMA ExPERIêNCIA TEMÁTICA qUE TE LEVARÁ À FRANÇA

Localizado no Centro de São Lourenço, na Vila Mineira, o recém-inaugurado Bistrô oferece uma experiência gastronômica, em um ambiente intimista e tendo a temática Francesa, desde seus pratos a decoração do ambiente. No cardápio uma grande variedade de drinks e crepes franceses, com diversos tipos de recheios, trabalhando também com pratos à la carte e fondues.

Av. Dom Pedro II, 538 Loja 8, 9 e 20 - Centro (35) 99901-6681 @st.laurentbistro

TRAMA RÚSTICA, UMA LOJA DE DECORAÇÃO RÚSTICA, SOFISTICADA E ACONCHEGANTE

A Trama Rústica traz diversos produtos fabricados em tear, couro, madeira de demolição e cerâmica artesanal. Você encontra jogos americanos e de lavabo, manta para sofá, almofadas bordadas, trilho de mesa, peso de porta bordado, tapetes em tear e couro, velas decorativas e muitas outras peças maravilhosas. Sua casa merece esse mimo!

Av. Dom Pedro II, 538 Loja 33 - Centro Tel.: (35) 98419 8968 (24) 98813-4225

(13)

SÍNDICO PROFISSIONAL

x SÍNDICO ORGâNICO

Algumas pessoas acreditam que ser síndico é muito fácil, necessitando apenas assinar alguns documen-tos ao final do mês e, em troca, ainda receber a isenção de sua taxa de Condomínio.

Porém, a realidade é outra, e com as constantes mudanças nas legislações, nos âmbitos trabalhista, previdenciário, ambiental, civil e criminal, a atuação de um gestor predial, com formação técnica para tal e perfil psicológico, tornou-se indispensável.

Este gestor predial precisa saber liderar equipes, ser acessível, dinâmico, discreto, transparente, ter saúde mental e emocional, facilidade em comuni-cação, seleção e treinamento de funcionários, estar disposto a passar por constante reciclagem profis-sional. Somado a tudo isto, precisa ter feito o curso de Síndico Profissional, além de possuir uma forma-ção de nível superior que lhe permita conhecimen-tos básicos em áreas como: administração, direito, contabilidade, economia, engenharia, arquitetura, e ou psicologia.

Um gestor condominial precisa ter disciplina, trabalhar com metas, estar constantemente atento à renovação do seguro predial, dos contratos de prestação de serviço, das ART’s dos elevadores, dos extintores e mangueiras de incêndio, do sistema de para-raios, da desinsetização, desratização, controle de pragas urbanas, manutenção de portões eletrô-nicos, de sistemas de segurança como câmeras de gravação, cercas elétricas, limpeza de caixa d’água e de gordura, manutenção de piscinas, jardins entre outros.

É necessário ter uma boa assessoria jurídica e contábil em nível preventivo, por ser mais barato e resolutivo, bem como dominar as tecnologias, pro-mover assembleias em modelos virtuais, presenciais

Se existe uma pessoa que realmente trabalha em um edifício, é o síndico, pois ele precisa ter um pla-no de ação de curto, médio e longo prazo e realizar a mediação de conflitos.

Somado a tudo isto, o síndico necessita ter visão de futuro e de mercado, estar disposto a negociar orçamentos para redução de custos, ter responsabi-lidade ambiental, elaborar projetos de instalação de energia limpa, coleta seletiva e reciclagem.

Segundo o IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as famílias que residem nos Condomínios atuais possuem uma roupagem completamente diferente daquelas de 30 anos atrás. Cada vez as famílias estão menores, com mais idosos, e optando por criar animais de estimação, e consequentemen-te, as suas necessidades também mudaram, e os Condomínios, por sua vez, precisam se adaptar a estas mudanças.

Se comparado há três décadas, os condomínios não tinham enfrentado uma Pandemia, seus moradores não haviam sido obrigados a ficar em quarentena, com trabalho de Home-office, academias e áreas de lazer fechadas, protocolos sanitários rigorosamente exigidos, e as legislações acerca do enfrentamento ao COVID19 mudando dia após dia.

A empresa “Doutor Síndico em Ação” conseguiu se destacar no segmento condominial do Circuito das Águas, colocando-se ao lado de seus parceiros para juntos ultrapassar este período ímpar, ofertando confiança e profissionalismo.

NEGÓCIOS

(35) 99849 2567 | (35) 3341 1944

VEM PRA

MINAS RURAL

VEM!

VEM PRA

MINAS RURAL

VEM!

Adubos,

fertilizantes e

sementes

para plantio

Vacinas,

medicamentos e

suplementos

veterinários

Rações

animais

e completa

linha pet

Produtos

para

piscina e

muito mais

Aqui

tem

>>

>>

>>

>>

3332.7862

35

3331.7451

ENTREGA

GRÁTIS

CONSULTE CONDIÇÕES

RUA PROFESSOR HENRIQUE

JOSÉ DE SOUZA, 270

BAIRRO CARIOCA - SÃO LOURENÇO

Alessandro José da Silva Carvalho Diretor da Doutor Síndico em Ação

(14)

. 26 .

. 27 .

(15)

La Isla traz o melhor da

gastronomia mexicana

para São Lourenço

São Lourenço acaba de ser contemplado com a abertura do primeiro restaurante Tex Mex da cidade. Inaugurado no dia 06 de novembro, o La Isla que fica no Calçadão 1, oferece os melhores pratos da culinária mexicana como: tacos, burritos, quesadilhas, nachos e muito mais. O cliente também encontra uma variedade de drinks e um cardápio alternativo de petiscos e hambúrgueres.

@laisla_texmex (35) 99882-6925. Fot os: Tham yris Prince Fot os: Tham yris Prince

EM VITRINE

(16)

. 30 .

. 31 .

REVISTA VITRINE REVISTA VITRINE

quando o amor só

faz rima com a dor

COMPORTAMENTO

Os dados de violência doméstica no Brasil são preocupantes. A cada 5 minutos uma mulher sofre violência física ou verbal no nosso país. Além disso, somos o 5º país com a maior taxa de feminicídios do mundo. Durante a pandemia, os números cresceram em mais de 20%. Eles indicam que, durante o isolamento, os conflitos e tensões vivenciados pelos casais têm se intensificado ainda mais.

Quando falamos em violência doméstica,

geralmente pensamos logo na violência física, não é mesmo? Ela é mesmo mais fácil de identificar porque normalmente deixa marcas visíveis. Mas ela acontece de outras formas também e se intensifica quando as tensões do dia a dia de um casal aumentam de proporção e fogem dos limites. A Lei Maria da Penha, que desde 2006 se ocupa dos casos de violência doméstica, nos diz que há também a violência psicológica (essa, a mais sutil delas), a violência moral, a patrimonial (quando quebra objetos e controla o seu dinheiro, por exemplo) e a sexual (sexo sem consentimento, controlar o uso de anticoncepcionais).

É um assunto delicado de se falar pois, quando falamos especificamente da violência doméstica, estamos falando também de outros afetos, inclusive do amor. Mas é um amor que, se não olhado com sensibilidade, vai se apagando e dando espaço para um mal estar generalizado, causado por acúmulo de mágoas, angústias, raiva. E é nesse momento em que a única palavra que rima com amor é dor. E é quando o laço que incialmente tinha sido efeito desse encontro, passa a ser nó. Mas, será mesmo

que dor é a única palavra possível pra dizer desse sentimento que nos toma e que nos faz decidir fazer laço com alguém?

Não quero dizer aqui que casais que tem conflitos sejam necessariamente casais em situação de violência. Como disse, o amor é um sentimento que pode comportar todos os afetos. Mas quero apontar aqui para a repetição dos acontecimentos, que faz com que muitas vezes a conversa e o diálogo sejam substituídos pelas ofensas ou por um silêncio extremo. Em resumo, é quando a troca deixa de acontecer. E a violência entra justamente nesse lugar onde a palavra de um e outro já não é mais considerada e não dá mais conta de expressar aquilo que se sente. Ela acontece num ciclo no qual há a fase de tensão (quando os conflitos ficam mais intensos), a explosão (quando, de fato, a violência aparece com mais agressividade) e a fase chamada de lua de mel, que é o momento da reconciliação com a retomada de um certo romance e promessas de tentativas de mudanças. O ciclo se repete e, exatamente por envolver tantos sentimentos, não é fácil de se interromper.

E como lidar com esses acontecimentos? Temos as vias jurídicas de denúncia via 180 – Central de Atendimento à Mulher, mas também é necessário que haja espaço para que a palavra volte a circular. É preciso que todos esses sentimentos sejam elaborados. Que os homens se responsabilizem e, no caso das mulheres (que compõem os números que eu trouxe aqui), é importante que criem suas próprias ferramentas para romper ou lidar com essa situação.

Há vários sinais de que um relacionamento tem te afetado negativamente, por isso é importante que você se conheça, conheça seus limites e que faça escolhas mais conscientes na relação e, principalmente, sobre si. Assim, é possível pensar em construir novas narrativas. E se, como diria Cazuza, “o nosso amor a gente inventa”, por que não pensar em inventar, então, novas formas de amar e de ser amado?

CAROLINE MELLO

Psicóloga Clínica e pesquisadora do tema da violência doméstica @entreoslacos

(35) 99163-9047 entreoslacos.psi@gmail.com

• Manicure e pedicure

• Alongamento em fibra de vidro • Blindagem de cálcio

• Spa dos pés • Esmaltação em gel • Cutilagem russa

• Corte feminino, masculino e infantil • Escova • Mechas • Coloração • Hidratação • Reconstrução • Botox capilar • Selagem • Penteado • Maquiagem • Alongamento de cílios • Design de sobrancelha • Micropigmentação de sobrancelhas • Massagem relaxante, modeladora e drenagem • Limpeza de pele

• Depilação com cera • Depilação egípcia • Depilação a laser

SERVIÇOS

Ética, profissionalismo e inovação para lhes proporcionar a melhor experiência! Os melhores trata-mentos e proceditrata-mentos para você ficar mais bela, em um só lugar!

(35) 98804-3821 - Avenida Getúlio Vargas, 284

(17)

Walter Lessa assume

a gestão de São Lourenço

Formado em medicina há 42 anos, é especializa-do em ginecologia, obstetrícia e ultrassonografia. Casado com Ciléa, pai de quatro filhos e avô de sete netos atuou como médico na policlínica durante 15 anos. Foi diretor clínico do Hospital São Louren-ço, chefe do setor materno infantil e fundador do Reviva, Centro de Reabilitação em Dependência Química. Foi médico plantonista da maternidade do Hospital São Lourenço até 2019. Durante cinco anos foi secretário Municipal de Saúde em São Lourenço quando mudou o conceito de Saúde Pública com projetos inéditos no Estado, habilitando a cidade a receber o Centro Viva Vida como projeto piloto. É um homem visionário e apaixonado por esportes e bastante empreendedor.

Já foi duas vezes vereador e vice-prefeito de São Lourenço.

A seguir, uma entrevista realizada com ele já eleito, para que nossos leitores conheçam um pouco mais de quem assume a gestão da cidade em janeiro.

Dr Lessa, a coligação da sua campanha era “A mudança que São Lourenço precisa”. Por onde começar? Quais as primeiras e principais medidas a serem tomadas a partir do dia 1°?

Os desafios são muitos. Temos algumas priorida-des como: melhora do transporte coletivo para a

GESTÃO PÚBLICA

O transporte coletivo tem sido um problema, os ônibus que levam as pessoas para o trabalho, para uma consulta médica, para o supermercado. As pessoas necessitam se deslocar por diversas razões e, na nossa cidade, não há mais ônibus para suprir essa necessidade. Resolver este problema será uma ação prioritária. Uma das nossas primeiras ações será fazer um Decreto emergencial prorrogando os serviços já oferecidos e aumentar os bairros para serem atendidos até que possamos atender 100% da população.

A cidade precisa de um carinho especial, praças bem cuidadas, fontes bonitas, plantas, pinturas e o trânsito organizado. O que o turista quer é uma cidade aconchegante e bonita, cuidaremos dos grandes e pequenos detalhes.

Neste momento, é normal que comecem as espe-culações sobre a composição da sua equipe, do seu secretariado. Como pretende compor suas pastas?

Nossa equipe será formada por quadro de profis-sionais técnicos, e servidores públicos de carreira serão aproveitados na nossa gestão para assumir cargos. O secretário de educação será indicado pe-los profissionais de educação. Esses foram compro-missos assumidos na nossa campanha e nós vamos cumprir.

Nossos secretários terão compromissos com metas

e resultados e serão cobrados. Acompanharei de perto todas as secretarias. Precisamos de economi-cidade e eficiência na gestão da nossa economi-cidade e isso vamos buscar todos os dias.

Palavra do prefeito.

Eu e o meu Vice-Prefeito Gil, gostaríamos de mais uma vez agradecer a população pela confiança, e reforçarmos nosso compromisso com cada um dos Sãolourencianos. Seremos Prefeito e Vice-Prefeito da cidade de São Lourenço. As eleições terminaram no dia 15/11 às 17 horas. Agora é trabalho e traba-lho, fazer 8 anos em 4, para uma cidade que merece um carinho muito especial.

Nosso desafio é muito grande, mas estamos prontos para enfrentá-los comprometidos em trabalhar pelo bem comum e fazer o melhor. Pedimos a Deus sa-bedoria e muita saúde para que possamos conduzir nossa cidade da melhor maneira e trazer muitas alegrias para as famílias da nossa cidade. população, melhoria da pavimentação, melhora na

qualidade da água fornecida pelo SAAE, geração de empregos e o atendimento com maior resolutivida-de e agilidaresolutivida-de na área da saúresolutivida-de.

Para o desenvolvimento econômico, temos que primeiro começar pelo caminho mais curto, que é o turismo. Trabalharemos com um calendário de eventos que movimente nossa cidade também nos dias de semana e baixa temporada, através de congressos médicos, científicos e empresariais. Reforçaremos o turismo local e regional em parceria com os circuitos turisticos e com apoio de progra-mas de incentivo dos governos estadual e federal, trazendo eventos que valorizem as belezas naturais da nossa cidade e região da Mantiqueira. Além disso, incentivar a criação e ampliação de pequenas e microempresas, valorização de artistas locais, realização de cursos profissionalizantes e várias ou-tras ações possíveis e factíveis de serem realizadas. Muitas coisas serão resolvidas com pessoas técnicas e capacitadas para dar resolutividade nas demais questões. Nosso governo será um governo compro-metido com resultados.

Sabemos que nossa indústria é o turismo, mas nossa força está no comércio e no espirito em-preendedor da nossa cidade. Quais os planos pra essas duas frentes depois de um ano atípico como foi 2020?

Sabemos que o turismo é o caminho mais rápido para recuperarmos a economia na nossa cidade. Acreditamos no comércio como uma alavanca muito importante na geração da economia local e sabe-mos que São Lourenço se firma cada vez mais como um polo de serviço com muita qualidade na área da saúde.

Mesmo com a crise gerada pela pandemia, nosso comércio continua forte, mas vamos fortalecê--lo ainda mais com um Plano de Desenvolvimento Municipal e a criação de um Centro de Pequenas Empresas. Estas iniciativas facilitarão as Parcerias Públicos Privadas e darão suporte para aquelas empresas que precisam e, assim, superarmos juntos esta crise que nos assolou em 2020.

A mobilidade urbana vem sendo uma grande dor de cabeça em São Lourenço. Quais os projetos para resolver e atender, de forma efetiva, as necessida-des da população? O Centro Turístico da cidade, na sua opinião, merece um cuidado diferenciado?

A Revista Vitrine parabeniza o prefeito e vice eleitos, assim como todos os vereadores. Desejamos sorte, confiantes no compromisso assumido com o dinheiro público e a gestão de nossa cidade sede, assim como todas as demais da região.

(18)

. 34 .

. 35 .

REVISTA VITRINE REVISTA VITRINE

O que seria de você

sem a sua voz?

SAÚDE VOCAL

A voz é o principal meio de comunicação do ser humano, através dela um bebê anuncia sua chegada ao mundo. Ela faz parte de todas as atividades que desenvolvemos ao longo de nossas vidas – trabalho, lazer e todas as relações interpessoais. Ela é única, faz parte da nossa identidade, expressa nosso humor e, inegavelmente, é utilizada da hora que acordamos até o momento em que finalizamos nosso dia. No entanto, ainda são poucas as pessoas que cuidam da voz, a maioria nem lembra que a voz é ferra-menta essencial para o exercício de suas atividades. Talvez seja porque “ela está ali desde sempre”, desde que nos entendemos como indivíduo e simplesmen-te “aconsimplesmen-tece” em nossas vidas.

É comum professores, recepcionistas, atendentes, vendedores, médicos e uma série de profissionais não perceberem que são profissionais da voz. Isso ocorre porque somente quem vende o direito de uso da sua voz – locutores, cantores, atores, dubla-dores e cia – se veem como profissionais da voz.

TE CONVIDO A RESPONDER: VOCê UTILIZA SUA VOZ INTENSIVAMENTE PARA ExERCER SUAS ATIVIDADES PROFISSSIONAIS?

Se sim, entenda dois conceitos que foram se fortalecendo e sendo melhor definidos nas duas últimas décadas – Instrumento Voz e Profissionais da Voz – fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas recomendam e nos ajudam a inserir em nosso cotidiano hábitos e cuidados que são fáceis e evitam danos à saúde vocal.

Como profissional da voz há quase 20 anos – cantora e preparadora vocal para canto e fala profissional – incentivo que todos se avaliem com um otorrinolaringologista periodicamente e desenvolvo em minhas aulas propriocepção, conscientização e reeducação do uso da voz. Saúde, beleza e conforto vocal andam juntos e dependem de atitudes diárias.

Hoje eu te proponho não esperar ter rouquidão ou fadiga vocal, torne hábito durante a sua rotina de atividades: água na quantidade e frequência correta

ao longo do dia; consumir maçã regularmente, pois ela limpa o trato vocal; observe sua respiração, ela deve expandir seu tórax e não elevar seu colo; boceje e alongue seu corpo sempre que puder; faça hidratação com nebulização usando soro fisiológico e use umidificador próximo a sua cama a noite toda.

O corpo responde rápido, experimente!

Quando você se pergunta sobre qual o arsenal mínimo que você utiliza para realizar sua profissão, provavelmente você lembra do smartphone e de toda a tecnologia básica necessária, de papel, cane-ta, até sua locomoção, mas dificilmente vai colocar

(19)

Uma nova representante

Nada garante

sua escolha

COMPORTAMENTO

Olá, eu me chamo Marisol Faria do Nascimento Gomes, tenho 31 anos de idade, sou casada e mãe da Ágata. Sou policial militar há treze anos, formada em direito com aprovação no Exame da Ordem e fui eleita a vereadora mais votada em São Lourenço, com 888 votos para o mandato 2021-2024. Sou natural de Juiz de Fora. Em 2007 ingressei na Polícia Militar em Belo Horizonte e, após formar em primeiro lugar no Curso Técnico em Segurança Pública, atuei como Soldado no município limítrofe, Contagem, de 2008 a 2012. Meu esposo também é policial militar e na busca por qualidade de vida, quando prestei o concurso para promoção a Sargento, escolhemos a região a fim de trabalharmos em São Lourenço.

Em 2013, fui transferida para a cidade, para a Sede do 57º Batalhão, onde trabalhei nas áreas de análise

Ela foi eleita com a maioria dos votos e já chega presidindo a primeira reunião da Câmara

Municipal de Vereadores de São Lourenço. Saiba quem é a Sargento Marisol

O mundo quer respostas rápidas, soluções eficien-tes, mentes brilhaneficien-tes, resiliência. E as pessoas querem um lugar no mundo, então, buscam corres-ponder. Diante da distância entre o ‘eu’ e o ‘mundo’ alguns adoecem, emprestam o corpo na tentativa de localizar a dor que, antes de ser física, nesses casos, trata-se de uma dor na alma. Outros pen-sam estar enlouquecendo, para não ‘enlouquecer’ mergulham nos excessos: comida, bebida, drogas, compras, internet, jogos, enfim, uma overdose de si mesmos. De uma maneira geral, a dor em não cor-responder provoca uma inquietação dividida entre passividade e angústia.

José Saramago, em algum momento disse: “Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos.”

Todas as tentativas de nomeação são portanto falsas.

Como suportar esse ponto cego? Como não sermos invadidos pela luz do positivismo, da explicação pronta, da resposta universal com validade para todos? Nosso aspecto mais humano reside naquilo que escapa a qualquer apreensão. Em outras pala-vras, nossa humanidade está na subjetividade, na singularidade.

Então, por que tanta festa para a objetividade, por que tanto esforço em busca da razão ascética, do método, do sistema? O ser humano sempre se vangloriou por ser racional. “Pense bem antes de decidir!” A intuição, a sensibilidade, a palpitação do coração sempre foram mal vistas diante da tomada de decisão.

Ao meu ver, por dois motivos principais. Primeiro, pela tentativa do ser humano de controlar o intangí-vel. O homem apavora-se diante da vulnerabilidade. Segundo, porque responder ao acaso e às surpresas da vida exige invenção e responsabilidade.

“Como eu posso tomar uma decisão antes de saber?”

Guiados por essa pergunta os psicanalistas são con-vocados a atuar além da clínica. Há uma responsabi-lidade psicanalítica inscrita no mundo, que alcança as escolas, as empresas, as famílias e a sociedade de uma forma geral, já que o futuro será sempre incerto e volátil.

Para citar um exemplo, as empresas, em especial nesse momento histórico de pandemia, estão sendo criminal, auxiliar de companhia, almoxarifado,

secretaria, central de atendimento ao 190 e serviço operacional.

Na formação acadêmica, embora tenha iniciado os estudos em Pedagogia e mais tarde Química Tecnológica (conclui apenas um semestre de cada área), eu me encontrei no Direito. Ingressei na Faculdade São Lourenço em 2015 e concluí o curso em 2019, mesmo ano em que fui aprovada na OAB e que a Ágata nasceu.

O interesse por política surgiu mais no curso superior (no Ensino Médio eu cheguei a ser representante de classe), com discussões e estudos sobre o tema e desde 2017 acompanhava pelas mídias o trabalho do futuro candidato a Presidente Bolsonaro.

Em 2018, houve maior intensificação na campanha, participando ativamente nas ruas e nas redes sociais, quando tive a grata notícia que o então candidato a Deputado Federal, Cabo Júnio Amaral, era contemporâneo de curso de soldado e fui apresentada ao Movimento Direita Minas, fundado por ele, e que visa defender os ideais conservadores no nosso País.

Em 2020, durante uma visita a Brasília para participar de uma manifestação de apoio ao nosso Presidente, tive a grata oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e de tomar café da manhã com ele, momento ímpar na minha vida.

Decidi ser candidata a vereadora por não me sentir representada e, diante da necessidade de ocupação de espaços pela direita, de pessoas capacitadas e que não façam da vida política profissão, atuando em benefício próprio, sem zelo com o dinheiro público.

Atribuo a votação expressiva que recebi, 888 votos, a esse sentimento de necessidade de mudança na população e ao reflexo do trabalho feito na eleição nas ruas e nas redes sociais. Além disso, muitos amigos e apoiadores abraçaram a causa espontaneamente e fizeram toda a diferença. Assim, é esse sentimento de mudança, de saber ouvir, de dar satisfação à população que pretendo carregar nos próximos 4 anos na Câmara Municipal.

Obrigada São Lourenço pela oportunidade. A política está mudando!

exigidas a se reinventarem; a inovação e a criativi-dade nunca estiveram na ordem do dia como agora estão. O modelo tradicional, vertical e hierárquico, colapsou. O líder até pode exigir que alguém entre-gue resultados, mas, não é possível exigir criativi-dade. Nesse aspecto, temos uma chance única de expressão da razão sensível. Para que haja criativi-dade é preciso inspiração, abertura, espaço para o erro, apoio e parceria. Diante do susto e do impacto dessa crise, cada empresa mostrou sua fragilidade e sua força. E nunca antes a força esteve tanto do lado humano como agora. O afeto e a amizade serão os grandes laços socais.

Portanto, as empresas, as escolas e toda a socieda-de estão sob o impacto da maior revolução socieda-de todos os tempos, ao que o psicanalista brasileiro Jorge Forbes nomeou “Terra Dois”, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman chamou “Tempos Líquidos” e o também sociólogo italiano Domenico De Masi pro-põe como “Ócio Criativo”; seja como for, o Futuro deve ser inventado e não projetado. O ano de 2020 acabou com todas as fantasias de projeções. Encerro na companhia daqueles que falam a partir do intangível, sempre a melhor companhia! “Sou definitivamente contra o definido porque o definido é o bastante e o bastante não basta”. Fer-nando Pessoa.

FRANCIELE MATIAS CARNEIRO

Psicanalista, Psicóloga, Especialista em Gestão de Pessoas e consultora nas áreas de liderança e equipes.

(35) 98867-4066 Franciele.Matias.Carneiro

GESTÃO PÚBLICA

(20)

. 38 .

. 39 .

REVISTA VITRINE REVISTA VITRINE

Unimed Circuito das Águas

conquista OURO no Selo

Unimed de Governança e

Sustentabilidade 2020

SAÚDE

A Unimed Circuito das Águas conquistou a categoria OURO na edição 2020 do Selo Unimed de Gover-nança e Sustentabilidade, concedido pela Unimed do Brasil.

O Selo é um reconhecimento do Sistema Unimed às cooperativas que estão em convergência com o que há de mais atual no mercado, incluindo atributos do cooperativismo e especificidades do negócio Unimed, para promover o crescimento sustentável e o aprimoramento das práticas de gestão e gover-nança.

A participação no Selo inclui envio de ampla docu-mentação técnica à Unimed do Brasil, para verifi-cação das evidências de todas as práticas relatadas no questionário base. A área de Sustentabilidade e Desenvolvimento Cooperativista da Unimed avalia e pontua cada uma das 69 questões respondidas e emite a classificação final, que pode ser bronze, prata, ouro ou diamante.

“O questionário do Selo passa por contínua evolu-ção e aprimoramento, tornando-se uma

ferramen-ta cada vez mais exigente e compleferramen-ta quanto às atividades e processos de gestão da cooperativa. Se-guimos implantando as melhorias apontadas a cada ano, sabedores de que o objetivo final é a gestão sustentável por meio das melhores práticas do mer-cado e do Sistema Unimed, e estamos muito felizes com os resultados alcançados, graças aos esforços, principalmente, de nossas equipes de colaborado-res e de nossos cooperados” disse o Pcolaborado-residente da Unimed Circuito das Águas, Musse José Matuck.

MUSSE JOSÉ MATUCk

Presidente da Unimed Circuito das Águas e Coordenador do Núcleo de Atenção Integral à Saúde. Médico especialista em Cirurgia Geral; Cirurgia Pediátrica;

Atenção Integral à Saúde.

. 38 .

(21)

Para quem já conhece, não há surpresa alguma no sorriso e carinho que aguardam cada paciente nos consultórios. Inaugurada há 7 anos, a clínica conta , com medicos nas especialidades de Ginecologia, Obstetrícia, Angiologia, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, e Ultrassonografia. É formada por profissionais altamente capacitados, tendo como objetivo o tratamento humanizado e seguro dos pacientes, aliando expertise e tecnologia ao acolhimento e bem-estar.

Esse é um legado que Dr. José Mauro, Ginecologista e Obstetra, tão reconhecido em seus mais de 40 anos de atuação na região, conseguiu transmitir à filha, Dra. Vanessa do Carmo Ferreira Khachikian, que além de Ginecologista, é especialista em Ultrassonografia.

Além de pai e filha, a Clínica tem o especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular Dr. Giuliano Silva dos Anjos e a Dra. Edriana Moreira dos Anjos, clínica médica e pós-graduanda em Dermatologia e Estética. Alinhados aos mesmos princípios, prezam pela qualidade do atendimento a cada diagnóstico ou tratamento. “A medicina evolui a cada dia e com

Excelência em atendimento especializado e humanizado

ela precisamos seguir, sempre inovando, sempre atualizando”, diz Dr. Giuliano.

A inovação no campo científico da medicina não deve distanciar o médico do paciente. “Uma boa conversa durante a consulta pode desvendar a causa de um mal-estar ou mesmo de uma doença mais séria. Aqui não temos pressa durante a consulta, pois estamos 100% voltados para a paciente”, acrescenta a ginecologista Dra. Vanessa. A Telemedicina foi necessária durante o período de isolamento social e serviu como uma ferramenta que proporcionou aproximação dos clientes, quando uma visita ao consultório não era possível. “A tecnologia que temos à disposição hoje é muito importante e traz grandes benefícios, mas nada substitui o olho no olho do atendimento clínico presencial. Ficamos muito felizes de poder retomar os atendimentos na clínica, tomando todas as precauções e seguindo as orientações preconizadas. “Seguimos nossa missão com muito amor e

dedicação ao próximo, promovendo a excelência no atendimento especializado e humanizado” diz José Mauro.

Clínica Dr. José Mauro

Ferreira da Silva

SAÚDE

GIULIANO SILVA DOS ANJOS

CRM 49595

- Angiologia e Cirurgia Vascular - Doenças Venosas, Arteriais, Linfáticas - Ecografia Vascular

- Cirurgia de Varizes: Convencional, Termoablação, Espuma.

- Estética Vascular: Laser Transdérmico para Vasinhos e Microvarizes.

EDRIANA MOREIRA S DOS ANJOS

CRM 70971

- Clínica Médica, Dermatologia Clínica e Estética - Dermatologia Clínica e Preventiva

- Dermatologia Cirúrgica

- Dermatologia Estética: Aplicação de Toxina Botulínica (Botox), Fios de PDO, Preenchimentos com Ácido Hialurônico, Bioestimulação de Colágeno, Skinbooster, Peelings e Outros.

CONVÊNIOS: ATENDIMENTO consulta dos CARNÊS HOSPITALARES E PREFEITURAS, UNIMED.

DR JOSé MAURO FERREIRA DA SILVA

CRM: 10790-MG - Ginecologia

- Obstetricia Pre-natal - Cardiotocografia - Cirurgia Ginecológica

- Cirurgia de Alta Frequência - C.A.F. - Prevenção do Câncer de Colo e Mama - Colposcopia

- DIU

- Implantes hormonais

DRA VANESSA DO CARMO FERREIRA KACHIKIAN CRM: 39841

- Ginecologia - Ultrassonografia - Colposcopia - Cardiotocografia

- Prevenção do Câncer da Mama e do Colo Uterino (citologia) - Cauterização

- CAF - Cirurgia de Alta Frequencia do Colo do Utero - Implante do DIU

- Implante Hormonal Subcutâneo - Climaterio

(22)

. 42 .

. 43 .

REVISTA VITRINE REVISTA VITRINE

O amor é para agora, o

amor é para todos

CULTURA

Esse ano de 2020 tem provocado uma onda de insegurança e angústia em muitas pessoas. Por isso, nada melhor do que receber nesse momento uma mensagem de esperança e de otimismo que consiga tocar os corações.

Foi pensando nisso que a escritora Sarah Carvalho acaba de lançar o livro “O amor é para agora, o amor é para todos!”.

Nas 532 páginas da obra, a autora, que é coordena-dora do Movimento do Despertar da Divina Cons-ciência - Movimento Dedico, traz ensinamentos, com uma sabedoria prática, do Mestre Ascenso Micaell.

O livro traz mensagens sobre o universalismo, a fraternidade, o autoconhecimento, a espiritualidade em ação, e a necessidade urgente do ser humano encontrar a unidade e exercitar o amor mesmo nas diferenças.

“A assinatura do Mestre Micaell sempre foi o Amor. Durante anos ele vem propagando a sua fé inaba-lável na força do amor que cada um traz consigo como um incrível potencial divino que necessita ser desperto. É uma grande alegria trazer esses ensinamentos que colocam a sabedoria em ação e mostram como ter uma consciência mais desperta nas várias áreas da nossa vida”, conta Sarah.

Não só para agora - em que o mundo pede por mais empatia, mais generosidade - esse livro traz uma nova forma de enxergar a vida como um todo e as situações que nos acontecem diariamente, sendo um ótimo livro de cabeceira.

Novo livro de Sarah Carvalho

“Com o processo de escrita desse livro descobri que escolher o caminho do amor nas pequenas atitudes tem tudo a ver com felicidade. E que a felicidade que tanto almejamos não é nada parecida com aquela ideia de perfeição dos comerciais que assistimos na infância. A felicidade não é a ausência de conflitos ou dificuldades, e sim é um estado que alcançamos a partir da maneira que lidamos com tudo isso. Eu acredito que existem maneiras para lidarmos com as questões cotidianas da vida que muitas vezes nos afligem, com mais amor, de forma mais consciente, estando mais atentos às incríveis possibilidades que o Agora nos oferece. Podemos hoje decidir mudar para melhor com um simples há-bito e isso transformará toda a trajetória das nossas vidas”, ressalta a escritora.

O livro pode ser adquirido pelo site do Movimento Dedico : www.movimentodedico.com.br ou pelo contato: (35) 99722-0777.

Sobre a Dedico: É uma instituição universalista que cuida do ser humano há 25 anos. Como centro de desenvolvimento espiritual, busca agregar ensi-namentos que estejam alinhados ao despertar da consciência para um novo mundo.

Acredita no princípio do re-ligare como a cone-xão com o sagrado que está na base de todas as religiões. Firma-se em quatro pilares igualmente im-portantes: meditação, o autoconhecimento, oração e atitudes transformadoras.

Este movimento existe muito além de um espaço físico, ele vibra no coração de cada pessoa que quer despertar a sua consciência para o sagrado que há nela, que há no outro, que há na vida.

www.movimentodedico.com.br Rua Cel. Olímpio Cezar de Araújo, 139 Parque Olímpico – São Lourenço (MG) (35) 99722-0777 @movimentodedico

(23)

www.gorgulho.com.br

É o momento de contabilizar os sonhos

realizados, de comemorar os êxitos e

fazer novas listas de sonhos e objetivos para

o ano que vai começar.

Desejamos a todos os nossos clientes

ITAMONTE

(35)

3363-3313

SÃO LOURENÇO

Referências

Documentos relacionados

Estes parâmetros do sparkle para o íon magnésio no método RM1, quando utilizados para a otimização das geometrias dos complexos, no geral levaram a melhores

Porém, ao contrário do que faz pensar a corrente historiográfica que ressalta a importância do clero (que julga fundamental para o sucesso da colonização), a atuação dos

Pelo presente instrumento, de um lado o MUNICÍPIO DE TUNEIRAS DO OESTE, pessoa jurídica de direito público interno, com sede à Rua Santa Catarina, 409, Centro, Paço Municipal,

Contribuições/Originalidade: A identificação dos atributos que conferem qualidade ao projeto habitacional e das diretrizes de projeto que visam alcançá-los, são de fundamental

Assista ao vídeo em nosso canal e descubra por que faz muito mais sentido você trazer os seus recursos para uma Entidade com mais de 50 anos de experiência no assunto.. Você

Os profissionais que não estão atuando na área puderam se desligar do CRF/MG até o dia 31 de março sem pagar a anuidade de 2018.. Conforme um parecer jurídico da Advocacia-Geral

O marxismo sob a ótica do pensador peruano, apresenta-se à sociedade e às classes despossuídas como doutrina, método de ação, “evangelho e movimento de massas”, como fé

As abraçadeiras tipo TUCHO SIMPLES INOX , foram desenvolvidas para aplicações que necessitam alto torque de aperto e condições severas de temperatura, permitin- do assim,