• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (PROMEC UFRGS)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (PROMEC UFRGS)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

(PROMEC – UFRGS)

EDITALPROMEC N. º. 03/2020 – Retificado INSCRIÇÕES PRORROGADAS

(Seleção para ingresso em 2021) MESTRADO ACADÊMICO

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROMEC/UFRGS), torna pública a abertura do Processo Seletivo para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica em 2021.

O presente Edital terá vigência conforme calendário descrito no Item 8.

1. Das Inscrições

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente de forma eletrônica, no período de 10 de novembro de 2020 a 19 de fevereiro de 2021.

A inscrição requer a digitalização e o envio da documentação exigida (Item 2 deste Edital) pelo endereço:

https://www1.ufrgs.br/posgraduacao/processoseletivo/index.php/inscricao/login

O PROMEC/UFRGS não se responsabiliza por atrasos e/ou perda de prazo ocasionados por instabilidades e/ou não funcionamento do sistema.

A ausência de qualquer um dos documentos solicitados indeferirá a inscrição.

2. Da Documentação para a Inscrição

Os documentos que devem ser digitalizados e enviados para realizar a inscrição são: 2.1. Ficha de inscrição com foto 3x4, em formulário oficial do Programa, assinado:

Anexo I deste Edital;

(2)

Rua Sarmento Leite, 425 - sala 202 +55 51 3308 3255 CEP: 90,050-070 - Porto Alegre RS www.ufrgs.br/promec promec@ufrgs.br identificação equivalente e/ou passaporte);

2.3. Diploma do Curso de Graduação ou Atestado de Provável Formando até 30/05/2021 fornecido pela Instituição;

2.4. Resumo (abstract) do trabalho de diplomação para alunos já graduados; 2.5. Histórico Escolar do Curso de Graduação;

2.6. Histórico Escolar de Pós-Graduação, obrigatório caso já tenha cursado disciplinas de pós-graduação;

2.7. Curriculum Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br/);

2.8. Tabela do Índice Currículo Vitae (Icv) preenchida (ver Anexo III), com cópia dos documentos comprobatórios.

2.9. Deverão ser indicados pelo candidato, no portal de inscrições da UFRGS, de duas a quatro pessoas de referência (por exemplo, professores, ex-orientadores, colegas de trabalho, etc.), os quais receberão um e-mail diretamente pela UFRGS, com instruções para envio das cartas de recomendação. Estas cartas de recomendação serão consideradas na avaliação do Curriculum Vitae do candidato. São necessárias duas cartas de recomendação, no mínimo.

3. Da Taxa de Inscrição

O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais) deverá ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) no Banco do Brasil, que será gerada pelo sistema de inscrição online, após o envio da documentação para inscrição.

O candidato terá até o último dia do período de inscrições para efetuar o pagamento. Não é necessário enviar cópia do comprovante de pagamento. O candidato deve guardar seu comprovante de pagamento até a homologação da inscrição ser divulgada.

As inscrições somente serão homologadas após o pagamento da taxa de inscrição, com exceção dos candidatos isentos.

3.1. Do Pedido e dos Critérios de Isenção da Taxa de Inscrição

O pedido de isenção será realizado diretamente no sistema online de inscrição, mediante o preenchimento de formulário, entre os dias 10 de novembro a 10 de fevereiro de 2021, conforme normas estabelecidas neste edital.

(3)

A isenção do pagamento do valor da taxa de inscrição será concedida ao candidato que comprovar carência socioeconômica. Os itens podem ser comprovados mediante declaração escrita no modelo constante no Anexo II deste Edital e assinada pelo próprio interessado, conforme previsto na Lei 7.115/83.

A solicitação e os documentos comprobatórios serão analisados pela Comissão de Pós-Graduação. O resultado do pedido será divulgado em data prevista no Edital. Somente depois desta data, quem tiver o seu pedido indeferido deverá realizar o pagamento do boleto bancário gerado durante o processo de inscrição. Não há restituição de pagamentos.

Os candidatos estrangeiros que não possuem CPF estão isentos do pagamento da taxa de inscrição.

4. Das Vagas

As vagas serão distribuídas nas 4 (quatro) Áreas de Concentração do PROMEC/UFRGS, conforme apresentadas no Quadro 1, sendo oferecidas 60 (sessenta) vagas no total. A ocupação da totalidade das vagas está condicionada à qualificação dos candidatos. O PROMEC não se obriga a preencher todas as vagas ofertadas neste edital.

Quadro 1 – Distribuição das vagas previstas neste Edital.

Áreas de Concentração Vagas

Energia 15

Fenômenos de Transporte 15

Mecânica dos Sólidos 15

Processos de Fabricação 15

Serão aceitas pelo Programa inscrições de candidatos diplomados ou que estejam cursando o último semestre dos cursos de Engenharia, Física e Matemática (Bacharelado e Licenciatura) e Tecnólogos.

5. Do Processo Seletivo

(4)

Rua Sarmento Leite, 425 - sala 202 +55 51 3308 3255 CEP: 90,050-070 - Porto Alegre RS www.ufrgs.br/promec promec@ufrgs.br Documentação, Entrevista, Classificação e Divulgação dos Resultados.

As entrevistas ocorrerão por meio de sistema de videoconferência. O link para as entrevistas será divulgado no momento da homologação das inscrições, com o cronograma das entrevistas, conforme calendário constante no item 8 deste edital.

6. Da Avaliação

Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 6,0 (seis) ao final do processo seletivo. Os candidatos serão classificados a partir de uma Nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, gerada pela seguinte equação:

Nota = 0,3×IHG + 0,3×ICV + 0,4×IEP

onde os índices IHG, ICV e IEP podem assumir valores de 0 a 10 pontos, conforme descrito a seguir:

IHG - Índice Histórico Graduação

O IHG é calculado pela seguinte equação:

IHG = [(IES(ORI)/ IES(REF)] × Mgh x Icg

onde Mgh é a Média geral do histórico de graduação, IES(ORI) e IES(REF) correspondem aos conceitos ENADE do curso de origem e do curso de Engenharia Mecânica da UFRGS. Se superior a IES(REF), o valor de IES(ORI) fica limitado ao valor de IES(REF). Icg é Índice do curso de graduação, e segue a pontuação:

Engenharia Mecânica = 1,0

Engenharia de Energia = 1,0

Engenharia de Controle e Automação = 1,0

Outras Engenharias = 0,8

Física e Matemática (Bacharelado) = 0,7 Física e Matemática (Licenciatura) = 0,5

(5)

ICV – Índice Currículo (preencher tabela em anexo)

A tabela encontra-se no Anexo III deste Edital. O Anexo IV deste Edital apresenta um exemplo de preenchimento da tabela ICV.

A tabela (item 2.8 dos documentos para inscrição), em anexo ao edital (Anexo II), deve ser preenchida pelo candidato. Nesta tabela devem ser anexadas cópia dos documentos comprobatórios, organizados em páginas numeradas, que serão indicadas na tabela para comprovação de cada item. Documentos não apresentados na forma descrita não serão considerados.

A pontuação de cada item será analisada e validada por Comissão indicada pela Comissão de Pós-Graduação do PROMEC, podendo ser questionada durante a entrevista.

IEP – Índice Entrevista Pessoal

Obtido da soma das notas atribuídas aos seguintes itens (máximo de 3,33 pontos em cada um e 10 pontos na soma deles):

1) Motivação para o curso de mestrado; 2) Vocação para a pesquisa;

3) Convicção e objetividade.

7. Da Divulgação

Todas as etapas do Processo de Seleção serão divulgadas no site do PROMEC:

(6)

Rua Sarmento Leite, 425 - sala 202 +55 51 3308 3255 CEP: 90,050-070 - Porto Alegre RS www.ufrgs.br/promec promec@ufrgs.br 8. Calendário

EVENTO PERÍODO

Período de divulgação do edital 10/11/2020 a 10/12/2020 Período de inscrições 10/11/2020 a 19/02/2021 Pedido de isenção da taxa de inscrição 10/11/2020 a 10/02/2021

Divulgação do resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição

até 12/02/2021

Divulgação dos candidatos homologados e Cronograma das

entrevistas

20/02/2021

Data para recursos dos candidatos homologados

até 21/02/2021

Período para a realização das entrevistas (por videoconferência)

22/02/2021 a 26/02/2021

Divulgação do resultado preliminar até 03/03/2021 Período para recursos do resultado

preliminar até 05/03/2021

Divulgação do resultado Final 10/03/2021

Vigência do Edital até 31/08/2021

9. Dos Casos Omissos

As situações não contempladas neste Edital serão resolvidas pela Comissão de Pós-Graduação do PROMEC/UFRGS.

(7)

10. Considerações Finais

10.1. A nota mínima para aprovação é 6,0 (seis). Dentre os aprovados será feita uma classificação de acordo com a nota.

10.2. Como critério de desempate para a nota, até a segunda casa depois da vírgula, será escolhido o aluno que obteve seu título de graduação em menor tempo, levando em conta, proporcionalmente, os tempos previstos para cada curso. Caso o empate persista, se escolherá o candidato de maior idade.

10.3. Caso alguma área de Área de Concentração não tenha 15 (quinze) candidatos aprovados, candidatos aprovados de outras áreas podem ser aproveitados, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação segundo a nota final, até o limite de 60 (sessenta) admissões no Programa.

10.4. Os recursos deverão ser encaminhados via e-mail à Coordenação do Programa: editais.promec@ufrgs.br. Os recursos serão julgados pela Comissão de Pós-Graduação do PROMEC.

10.5. O ingresso dos aprovados se dará somente no início do primeiro ou do segundo trimestre letivo do ano de 2021.

10.6. A inscrição do candidato implica na aceitação das normas e instruções para o processo de seleção contidas neste edital.

Informações Adicionais http://www.ufrgs.br/promec

Porto Alegre, 17 de janeiro de 2021.

Prof. Fernando Marcelo Pereira Coordenador do PROMEC/UFRGS

(8)

Rua Sarmento Leite, 425 - sala 202 +55 51 3308 3255 CEP: 90,050-070 - Porto Alegre RS www.ufrgs.br/promec promec@ufrgs.br COLAR AQUI A FOTO 3X4 SOLICITADA NO EDITAL Ata CPG Ingresso: _________ Ata Saída: _______________ Bolsista: _________________ C O L A R A Q U C O L A R A Q U ANEXO I FICHA DE INSCRIÇÃO Mestrado Acadêmico NOME: _______________________________________________ CPF: ______________________ RG: _________________ ÓRGÃO EMISSOR: _____________ DATA EMISSÃO: ____/____/______ DATA DE NASCIMENTO (dd/mm/aa): ____/____/______ ESTADO CIVIL: _____________________ NATURALIDADE: ___________________________ NACIONALIDADE: _______________________ FILIAÇÃO: _______________________________________________________________________ ENDEREÇO: _____________________________________________________________________ CEP: _______________ CIDADE: _______________________ CELULAR: ____________________ TELEFONE: _____________________ E-MAIL: _______________________________________ Nº CARTÃO (SÓ PARA EX-ALUNOS DA UFRGS): ________________

FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA: GRADUAÇÃO: ____________________________________________________________________ INSTITUIÇÃO: _______________________________________TÉRMINO: ______________ PÓS-GRADUAÇÃO: ________________________________________________________________ INSTITUIÇÃO: ______________________________________ ÁREA: _____________________________________________ TÉRMINO: ______________

É DOCENTE? ______ UFRGS OUTRA IFE OUTRA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

 ENERGIA

 FENÔMENOS DE TRANSPORTE  MECÂNICA DOS SÓLIDOS  PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

PRETENDE CANDIDATAR-SE A BOLSA DE ESTUDOS? SIM NÃO (BOLSA IMPLICA TEMPO INTEGRAL)

(9)

ANEXO II

FORMULÁRIO PARA ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: SELEÇÃO DE ALUNOS PARA MESTRADO ACADÊMICO

OBSERVAÇÃO: SOMENTE SERÃO ANALISADAS AS SOLICITAÇÕES QUE TIVEREM TODOS OS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Nome do candidato: ____________________________________________________________ CPF nº_________________________________ Estado civil: ___________________________ Endereço completo: (rua, núm., bairro, cidade) ______________________________________ ____________________________________________________________________________ (anexar cópia da conta luz do mês anterior)

Fone: _________________________________ Celular: ______________________________ Informe a Instituição onde concluiu a graduação/pós-graduação:

___________________________________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE MORADIA

Assinale as pessoas que residem com o candidato

( ) pai ( ) mãe ( ) irmãos ( ) cônjuge ou companheiro ( ) filhos ( ) avó ( ) avô ( ) tios ( ) colegas e/ou amigos ( ) outros citar __________________________________ TOTAL DE PESSOAS QUE MORAM COM O CANDIDATO: ___________________________

CONDIÇÕES DE MORADIA DO CANDIDATO, CASO NÃO RESIDA COM OS PAIS, CONJUGE OU COMPANHEIRO

( ) Imóvel próprio (anexar cópia do IPTU)

( ) Imóvel alugado (anexar cópia do recibo do aluguel do mês anterior) ( ) Imóvel financiado (anexar cópia do recibo da prestação do mês anterior)

( ) Imóvel cedido; por quem? ___________________________________________________ ( ) Pensionato

( ) Casa de Estudante (anexar cópia do recibo de pagamento do mês de anterior)

( ) Outro, especifique: _________________________________________________________ CONDIÇÕES DE MORADIA DO CANDIDATO, CASO RESIDA COM CÔNJUGE OU

COMPANHEIRO

( ) Imóvel próprio (anexar cópia do IPTU)

( ) Imóvel alugado (anexar cópia do recibo do aluguel do mês anterior) ( ) Imóvel financiado (anexar cópia do recibo da prestação do mês anterior)

( ) Imóvel cedido; por quem? ___________________________________________________ ( ) Reside de favor

( ) Outro, especifique: _________________________________________________________ CONDIÇÕES DE MORADIA DOS PAIS DO CANDIDATO

( ) Imóvel próprio (anexar cópia do IPTU)

( ) Imóvel alugado (anexar cópia do recibo do aluguel do mês anterior) ( ) Imóvel financiado (anexar cópia do recibo da prestação do mês anterior)

( ) Imóvel cedido; por quem? ___________________________________________________ ( ) Outro, especifique: _________________________________________________________

(10)

Rua Sarmento Leite, 425 - sala 202 +55 51 3308 3255 CEP: 90,050-070 - Porto Alegre RS www.ufrgs.br/promec promec@ufrgs.br CONDIÇÕES PROFISSIONAIS Candidato Cônjuge ou Companheiro Pai Mãe Desempregado Profissional liberal Empresário

Autônomo com Carteira assinada Servidor publico Estagiário/bolsista Aposentado Pensionista Nunca trabalhou Observação: Anexar:

1.Comprovante de Rendimentos (do Candidato)

2.Bolsista Estagiário apresentar cópia Contra-cheque ou Contrato da Bolsa.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Pais separados: ( ) Sim ( ) Não

Pais ou Cônjuges/companheiro falecidos? ( ) Sim ( ) Não Tem filhos? ( ) Sim, Quantos ________________ ( ) Não Candidato paga pensão alimentícia para filhos e/ou ex-cônjuge ( ) Sim; Valor R$ ________________ ( ) Não

Candidato recebe pensão alimentícia para seus filhos ( ) Sim; Valor R$ ________________ ( ) Não

Declaro que, caso as informações prestadas neste documento não forem verdadeiras, estarei sujeito às penalidades cabíveis em lei.

Data: ______/ ______/ ___________

Assinatura do candidato _______________________________________

PARECER DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

( ) Deferido ( ) Indeferido Motivo: __________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Data _____/ _____/_________ Assinatura: _________________________________________________

(11)

ANEXO III

(12)

Rua Sarmento Leite, 425 - sala 202 +55 51 3308 3255 CEP: 90,050-070 - Porto Alegre RS www.ufrgs.br/promec promec@ufrgs.br ANEXO IV

Referências

Documentos relacionados

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne