• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2009"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2009

Transição de marca

O Centro de Ação Voluntária de Curitiba completou 10 anos em março de 2008 e depois de ver consolidada uma etapa de vida da organização, iniciou um processo de amadurecimento e renovação dos conceitos que envolvem seu trabalho.

A busca cada vez maior pela transformação através do voluntariado, em substituição ao assistencialismo, possibilitou uma nova percepção quanto ao trabalho do CAV consolidando ainda mais a sua missão de “Promover o voluntariado transformador”.

Diante desta evolução conceitual e da própria caracterização da missão da instituição o CAV identificou a necessidade de uma mudança na sua marca.

O processo de evolução da marca ocorreu através de uma construção coletiva, proporcionada por uma oficina realizada com aqueles que estavam diretamente envolvidos com o tema, equipe, diretoria e voluntários do CAV.

Como resultado desta construção pode-se chegar ao seguinte resultado:

Nesta transição tem-se também um novo entendimento, o sentimento que se manifestava em forma de ação voluntária, passa agora a contemplar também o pensar, promovendo a o ser humano integral, com seu pensar, sentir e agir integrados em prol do voluntariado transformador.

Esta transformação se baseia, agora, na ação consciente, trabalhada a fim de promover a prevenção das causas e a inovação no tratamento dos problemas sociais.

Gestão social

O ano de 2009 foi um ano de mudanças, que não apareceram somente na criação da nova marca, mas também na estrutura gerencial da organização.

Primeiramente durante o processo de transição de diretoria que ocorreu no final de 2008, e em seguida no processo de transição de equipe que culminou em discussões relacionadas ao processo de gestão da organização. Todas estas mudanças incentivar a observação de uma nova possibilidade: a gestão social. A gestão social é um modo de gerir que tem como característica central a construção coletiva de objetivos, processos e instrumentos de gestão, por meio do diálogo, da participação dos integrantes, da autonomia para decidir, da decisão compartilhada pelos envolvidos na ação, valorizando diferentes vozes e saberes em cada novo contexto.

(2)

O processo de adaptação à gestão social contou com um programa de desenvolvimento de equipe no qual foram trabalhados conteúdos com o objetivo de fortalecer o vínculos entre as pessoas, bem como possibilitar ferramentas práticas para a atuação em prol da missão da CAV.

Gestão interna de voluntários

Mesmo em um momento de mudanças, o CAV manteve-se fortalecido pelo apoio que seus voluntários sempre ofereceram durante o ano de 2009. Consolidando sua boa vontade e desprendimento em forma de atuações práticas os voluntários permitiram ao CAV a possibilidade de continuar cumprindo o seu papel de executar a sua missão. O CAV se orgulha de ter conquistado tantos voluntários transformadores no ano de 2009.

Atendimento aos voluntários

Palestras informativas “O que é ser voluntário”

Realização de palestras gratuitas que acontecem semanalmente conforme um calendário anual, proporcionando ao voluntário conhecimentos sobre a Lei que rege o voluntariado, cidadania, solidariedade, direitos e responsabilidades do voluntário e informações necessárias para que o voluntário possa dar início ao seu trabalho. Após a palestra, cada voluntário está livre para escolher a atividade com a qual mais se identifica.

Em 2009 foram realizadas 48 palestras, onde foram atendidos 1286 pessoas com a ajuda de 3 voluntários palestrantes e de 1 voluntária para atendimento aos participantes antes e durante a palestra. Deste total 9 palestras foram realizadas de maneira gratuita para organizações parceiras como: UFPR – Universidade Federal do Paraná, Igreja Imaculada Conceição, Faculdade Santa Cruz, Associação beneficente São Roque, Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, Colégio Medianeira, Evento: ESEJ Londrina e COPEL.

Grupo de Ação Voluntária

O Projeto Grupo de Ação Voluntária foi elaborado com base nos 10 anos de atuação do Centro de Ação Voluntária de Curitiba que, atuando com o conceito de voluntariado transformador onde as ações voluntárias estão alinhadas às práticas de cidadania, faz-se necessário promover novas formas de atuação voluntária divulgando, incentivando e oferecendo ferramentas para que as pessoas empreendam, planejem, executem e meçam os resultados obtidos com suas atuações no enfrentamento das questões sociais que fazem parte do ambiente onde estamos inseridos.

Em 2009 foram realizadas duas reuniões com voluntários interessados em empreender um grupo de ação voluntária, além do incentivo para que atuações voluntárias em grupo sejam organizadas pelos voluntários em suas próprias comunidades.

Atendimento qualificado ao voluntário

Na busca de responder às necessidades dos voluntários, respondendo a diretriz principal do Planejamento Estratégico 2009-2011 de foco no voluntário, o CAV disponibiliza atendimentos personalizados via internet, por telefone e presencialmente, como uma forma de responder as suas necessidades e atender suas expectativas em relação às possibilidades de voluntariado.

Em 2009, aproximadamente 1290 pessoas solicitaram um atendimento personalizado ao Centro de Ação Voluntária. Com uma média de 100 atendimentos mensais, o atendimento personalizado aos voluntários é

(3)

um grande apoio ao voluntariado que é disponibilizado pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba.

Atendimento às organizações sociais de Curitiba e Região Metropolitana

A aproximação com as organizações sociais (organizações não-governamentais sem fins lucrativos) de Curitiba e Região Metropolitana é realizada pelo Centro de Ação Voluntária como forma de aliar as necessidades da sociedade, que são atendidas por muitas destas organizações, às demandas de voluntariado, alimentadas em cada indivíduo que acredita em um mundo melhor e utiliza de seu trabalho voluntário como instrumento para esta melhoria. O processo de cooperação consiste em uma parceria consolidada entre o CAV a as organizações para que juntas possam promover o voluntariado e fortalecer o Terceiro Setor.

Em 2009, 29 organizações vieram compor o quadro de 113 organizações cooperadas ao Centro de Ação Voluntária de Curitiba, juntas elas disponibilizam mensalmente mais de 1575 vagas de serviço voluntário através do Auto-encaminhamento online. Acrescenta-se a este item também, o depoimento de uma das instituições cooperadas ao CAV: “Agradecemos toda atenção e carinho dedicados à AFECE este ano de 2009. Parabéns também pela inovação no trabalho do CAV este ano, Logo nova, nova forma de gestão. Deu para sentir "a diferença para melhor"!!!! Um Natal abençoado e Venturoso Ano Novo a Todos Vocês! Calorosos Abraços, Nelise F. Valenga - Coord. Voluntários – AFECE”

Encontro de Coordenadores de Voluntários

Mensalmente o CAV realiza gratuitamente o Encontro Mensal de Coordenadores de Voluntários, evento que convida a todas as instituições cooperadas a participar de um espaço de troca de informações e o fortalecimento de relacionamento como forma de colaborar para o fortalecimento do Terceiro Setor. Os encontros propõem discussões e aproximação entre as organizações.

Para 2009, os Encontros foram baseados em uma metodologia de formação continuada, na qual foram definidos os temas de cada encontro, possibilitando aos participantes acompanhar o desenvolvimento dos assuntos. Os temas trabalhados foram: Voluntariado, Gestão de Pessoas, Parcerias e Redes e Novas possibilidades do voluntariado.

Metodologia de Gestão de Voluntários

Diante das necessidades das organizações cooperadas em relação ao relacionamento com seus voluntários, o CAV promove capacitações baseadas na Metodologia de Gestão de Voluntários. Focada na aproximação de expectativas e necessidades da organização em relação as dos voluntários esta metodologia ajuda as organizações a planejar e organizar um Programa de Gestão de Voluntários que garante bons resultados em relação à prospecção e aproximação com o voluntariado. Em 2009, foram realizados 2 cursos de gestão de voluntários que ajudaram 24 organizações e estruturar seus Programas de Gestão de Voluntários, os cursos foram acompanhados de uma assessoria personalizada a cada uma da organizações e que estuda caso a caso às possibilidades para o sucesso do Programa.

Programa Empresarial de Voluntariado

De todos os serviços fornecidos pelo CAV, este é o que garante a sustentabilidade econômica da instituição e a possibilidade de oferecer os demais serviços para a comunidade e instituições de forma gratuita e de qualidade. Este programa prevê uma consultoria às empresas, com o objetivo de estimular o voluntariado

(4)

junto a seus colaboradores, assim como o seu desenvolvimento e capacitação para tal, já que são os principais atores do programa.

Em 2009, foi desenvolvido junto à Itaipu Binacional, tanto em Curitiba quanto em Foz do Iguaçu, e na Exxon Mobil. Cada Programa Empresarial de Voluntariado conta com um atendimento direcionado para as necessidades da empresa e de seus colaboradores. O CAV anualmente se esforça para oferecer novas possibilidades e serviços para atender com qualidades às empresas. Como inovação proposta em 2009 pode-se citar o Ciclo de Desenvolvimento: Voluntários transformadores, 6 módulos direcionados à sensibilização e capacitação dos colaboradores da empresa para iniciar um trabalho voluntário. O ciclo conta com os módulos:

 O processo de tomada de decisão: uma metodologia para potencializar os resultados de reuniões.  Empreendendo Ações Voluntárias

 Comunicar e aprender, como fazer?  Elaboração de projetos sociais

 Melhorando os resultados de minhas ações  Ligando-me a uma causa ou instituição social Classificados Sociais - O BOTICÁRIO

Uma página de classificados, baseada no modelo jornalístico, focada na divulgação de vagas de serviço voluntário solicitadas pelas instituições cooperadas ao Centro de Ação Voluntária de Curitiba. Quinzenalmente tais vagas são divulgadas para os colaboradores do O Boticário. Esta seção incentiva a prática da cidadania, já que consiste na divulgação de oportunidades de trabalho voluntário nas organizações sociais.

Em 2009, foram enviadas 24 edições dos classificados sociais.

Projeto Geração

Projeto realizado pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba em parceria com a Aliança Empreendedora, buscando incentivar o voluntariado em grupos de geração de renda localizados em comunidades economicamente desfavorecidas. Em 2009 mobilizou voluntários e voluntárias, os capacitou e os acompanhou na realização do trabalho voluntário.

O público médio diretamente atendido foi de 111 pessoas e o indireto de 377 pessoas, todos relacionados aos 11 grupos de geração de renda envolvidos com o projeto.

Total de grupos de geração de renda atendidos: 11 Total de voluntários que atuam no projeto: 32

Autoencaminhamento online

Tido como diferencial do Centro de Ação Voluntária de Curitiba, o autoencaminhamento online é um banco de dados de serviço voluntário que fica disponível no site do CAV (www.acaovoluntaria.org.br), de forma gratuita, para que os voluntários possam ter acesso às possibilidades de atuações voluntárias. Neste espaço do site, os voluntários podem optar por vagas em instituições sociais e em escolas (as que fazem parte do Programa Comunidade Escola da Prefeitura de Curitiba); podem formar seu próprio grupo de ação voluntária, ou ter acesso a informações sobre “Práticas de Cidadania e Voluntariado” como: consumo

(5)

consciente, preservação da natureza e participação política.

Em 2009, 1821 pessoas se cadastraram em busca de mais de 1575 vagas de serviço voluntário por mês que foram ofertadas por 113 organizações sociais de Curitiba e Região Metropolitana e 80 escolas municipais vinculadas ao Programa Comunidade Escola.

Boletim Informativo Voluntários

É um boletim online enviado quinzenalmente para todas as pessoas que assistem a palestra informativa ou disponibilizam seu e-mail como contato, o banco de e-mails conta com mais de 8 mil e-mails cadastrados. O boletim traz informações sobre instituições sociais cooperadas, dicas de cidadania e preservação ambiental, divulgação de vagas de serviços voluntários, além de contar com a colaboração, a partir de 2009, do jornalista Rulian Maftum, que trás para o boletim alguns dos temas tratados em seu programa, Sintonia Social, na Rádio Lúmen FM.

Em 2009, foram produzidos 27 boletins, que foram enviados quinzenalmente para mais de 8 mil pessoas.

Rede Brasil Voluntário - Semana Brasil Voluntário 2009

A Rede Brasil Voluntário, foi criada por iniciativa dos centros de voluntariado de Curitiba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo no intuito de unir forças a fim de reconhecer o voluntariado e, desta forma, mostrar a outras pessoas como podem se tornar voluntárias. A primeira ação da Rede, em conjunto com o Programa de Voluntários das Nações Unidas, administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD foi a Semana Brasil Voluntário 2008. Esta ação acontece todos os anos, sempre na semana do dia 5 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional do Voluntário. Em 2009 muitas atividades foram desenvolvidas na Semana Brasil Voluntário 2009 pelos Centros de Voluntariado do Brasil, com destaque para o Prêmio Voluntariado Transformador, promovido pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba.

REFORSE

A REFORSE - Rede de Fortalecimento do Terceiro Setor tem por objetivo o desenvolvimento e fortalecimento individual para o crescimento social por meio da troca de experiências e articulação do terceiro setor. Esta Rede baseia-se no diálogo entre instituições afins com a perspectiva de uma construção de cooperação e articulação para o crescimento mútuo, gerando um ambiente de regras claras, transparência, respeito e cumprimento aos compromissos assumidos.

Em 2009 foram realizadas as primeiras reuniões de aproximação e alinhamento de expectativas entre as seguintes organizações: AFECE, Associação Abelhinhas Santa Rita de Cássia, APAREM, Associação Arnaldo Gilberti, Centro de Ação Voluntária de Curitiba, Ciranda, Elo – Agência, Fundação Francisco Bertoncello, Instituto História Viva, Alvorecer – Ação Social e Educacional, Lar Fabiano de Cristo, Projeto Não Violência, Escola Especial Nilza Tartuce, PRECAVVIDA, Fundação Pró-renal, Sociedade Global, Socorro aos Necessitados, Projeto Geração, Instituto Sou Cidadão e SOVIDA.

Conselho Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no Município. A criação dos conselhos municipais de assistência social está definida na Lei

(6)

Orgânica da Assistência Social - Lei 8.742/1993 e o CMAS de Curitiba foi criado em 1995 pela Lei Ordinária 8.777/95. Dois grupos de conselheiros compõem o CMAS: os representantes do poder público, indicados pelo Governo Municipal, e os representantes da sociedade civil, eleitos pelas entidades inscritas no CMAS, cada grupo tem o mesmo número de representantes: nove conselheiros governamentais e nove conselheiros não-governamentais, e o período de gestão no CMAS é de dois anos.

O Centro de Ação Voluntária de Curitiba teve uma representação no CMAS na gestão de 2007/ 2009.

Revista Filantropia

A Revista Filantropia defende através da comunicação a ideia de que o Terceiro Setor e a responsabilidade social corporativa vem se tornando importantes armas contra a desigualdade social, pobreza, fome e violência que assolam o Brasil do Oiapoque ao Chuí. A revista está comprometida em oferecer informações de qualidade sobre as diferentes áreas que envolvem o setor social brasileiro, inclusive, os investimentos das grandes corporações em Responsabilidade Social.

O Centro de Ação Voluntária desde junho de 2006 possui uma parceria com a Revista Filantropia, focada na produção de conteúdos para diferentes espaços da revista, em 2009 foi responsável pela produção de artigos para a seção “Voluntariado Empresarial” produzindo bimestralmente artigos para todas as edições da revista.

Prêmio Voluntariado Transformador

O Prêmio Voluntariado Transformador é um projeto que tem como objetivo fortalecer o voluntariado através do reconhecimento e valorização de cidadãos e cidadãs que, por meio do trabalho voluntário participam ativamente do desenvolvimento social de suas comunidades, transformando realidades e contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Em 2009, nas 130 inscrições o Centro de Ação Voluntária encontrou grandes exemplos de transformação realizados através do voluntariado em todo o Paraná. No dia 24 de novembro de 2009, o Teatro Positivo foi realidade a grande festa de comemoração e valorização destes grandes exemplos de voluntariado transformador.

Referências

Documentos relacionados

Khoshdel et al.2009 realizaram estudo dos níveis plasmáticos das citocinas IL-10, IL-12 e IFN-γ em moradores de área endêmica para a leishmaniose visceral no Iran, avaliando

Alguns autores utilizam o volume das evacuações (superior a 10 ml/kg/dia) para definir diarreia 16. As complicações mais frequentes decorrem da desidratação

No caso de uma sobrecarga de água precoce após a aplicação (orvalho ou chuva), é possível que colóides de protecção solúveis em água se soltem da película de pintura,

Da mesma forma que nas organizações com fins lucrativos, os processos internos das organizações sem fins lucrativos têm como principal objetivo identificar os processos

Hoje, terá oportunidade de conhecer a cidade livremente através do tour HOP ON HOP OFF, que permite embarcar e desembarcar no ônibus nas diferentes pa- radas de acordo com a

Os dados foram obtidos através da elaboração de um questionário aplicado a cinco organizações não governamentais e sem fins lucrativos com o objetivo de apurar

Estudos farmacocinéticos com clindamicina mostraram que não há diferenças importantes entre pacientes jovens e idosos com a função hepática e renal normal (ajustado

- Escolher no mínimo quatro destes animais classificados como elite, os quais apresentem ser potenciais touros e que possam contribuir para o desenvolvimento da