• Nenhum resultado encontrado

NEWSLETTER. Reunião com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NEWSLETTER. Reunião com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Reunião com a Direção Geral de Alimentação e

Veterinária

A APIC reuniu-se a 06 de Outubro com a Vice-Presidente da DGAV e com os representantes dos Serviços de Internacionalização e de Saúde Pública da DGAV.

Nesta reunião foram abordados os principais problemas que afetam os Associados da APIC, com enfâse nos mercados de exportação e na inspeção sanitária, nomeadamente na necessidade da DGAV garantir as necessidades de abate aos fins-de-semana e feriados de forma a que as empresas possam cumprir os seus objetivos no mercado interno e externo.

Veja aqui os vários ofícios enviados pela APIC.

NEWSLETTER

DEZEMBRO

2014

APIC | ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS INDUSTRIAIS DE CARNES

(2)

Contrato Coletivo de Trabalho (C.C.T.) caduca

A Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) comunicou a 11 de novembro o encerramento do processo de mediação por ausência de acordo entre a APIC e as Associações Sindicais.

A APIC comunicará, dentro dos prazos legais, durante o mês corrente a caducidade do C.C.T., requerendo a sua publicação no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE), passando a aplicar-se a Lei Geral do Trabalho.

Reunião de Técnicos da Subcomissão 2 da CT35

Na sequência da reunião ocorrida em novembro entre vários técnicos das empresas Associados da APIC, e na qual esteve em debate a aplicabilidade dos Regulamentos referentes à Rotulagem e aos Aditivos, reuniu-se, a 19 de Dezembro, a submissão 2 da CT35 para rever e atualizar as seguintes NP’s:

 NP 588 de 2008. Carnes e produtos cárneos. Definição e classificação.

 NP 589 de 2008. Chouriço de carne. Definição, classificação, características e acondicionamento.

 NP 724 de 2006. Salsicha tipo Frankfurt. Definição e características.

 NP 725 de 2008. Toucinho fumado ou bacon. Definição, classificação e características.

 NP 4393 de 2001. Fiambre. Definição e características.

 NP 4451 de 2008. Chourição. Definição, classificação, características e acondicionamento.

Estão previstas outras reuniões, que irão decorrer ao longo de 2015, para finalizar este assunto.

(3)

A APIC na 22ª Feira do Porco

A APIC participou, enquanto FILPORC, com um

stand conjunto com a Federação Portuguesa de

Associações de Suinicultores (FPAS) e a Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA), na 22ª Feira do Porco, que se realizou de 26 a 28 de setembro, no Montijo. Consulte aqui

o programa.

Nas Jornadas Técnicas desta Feira foi realizada uma apresentação sobre a FILPORC onde, entre outros aspetos, foi anunciado o Plano de Atividades da Fileira Interprofissional. Veja aqui a apresentação.

A APIC na inauguração de novas unidades industriais

da Raporal S.A.

A APIC esteve presente no dia 31 de agosto, na inauguração da Unidade Industrial de Secagem de Milho e da nova Unidade de Acabamento de Suínos da Raporal, S.A., na Herdade do Gamoal.

Estas são duas novas apostas que refletem os mais recentes investimentos da empresa no sentido de manter um crescimento sustentável e melhorar a competitividade da sua estrutura.

Exportação para a Venezuela

A APIC solicitou junto das Autoridades competentes, Nacionais e Venezuelanas, a prorrogação do prazo das autorizações para exportação para este país. As autoridades Venezuelanas concederam, em setembro, a prorrogação do mesmo até ao dia 31 de dezembro de 2014.

(4)

Exportações – Missões Técnicas

Realizaram-se a vinda de duas missões técnicas de peritos chineses e cubanos a Portugal, em outubro e novembro, respetivamente, a fim de habilitar as empresas e os serviços oficiais portugueses à exportação de géneros alimentícios de origem animal para estes países. Estas missões decorreram com normalidade, pelo que se espera que a possibilidade de exportação para estes países venha a verificar-se com a celeridade desejada.

Consulte aqui o programa da missão chinesa.

Consulte aqui os requisitos técnicos impostos pela missão cubana e o programa da visita.

Exportação para a Rússia

A 6 de agosto a Rússia decretou um embargo a produtos agroalimentares, incluindo carne e produtos cárneos, provenientes da UE, que terá a duração prevista de 1 ano. Já em outubro este país acrescentou mais produtos carneos à lista de produtos embargados.

Consulte aqui a lista de carnes e produtos carneos embargados pela Autoridades Russas até a data.

A APIC na 1st Portugal Japan Business Session

A APIC esteve presente no 1º Portugal/Japan Business Session, que se realizou em Lisboa, a 7 de outubro, com o tema “Abertura do mercado

Japonês a novos produtos de origem

Portuguesa”.

Este evento pretendeu promover as potencialidades do mercado japonês, facultando às empresas informações úteis sobre

(5)

a exportação para o Japão. Estiveram presentes de cerca de 100 participantes, entre diversas associações, empresários e gestores de empresas ligadas ao sector agroalimentar, dos quais várias empresas Associadas da APIC.

Consulte aqui o programa bem como as apresentações realizadas pelos diversos oradores.

Acordo de Comércio Livre UE-Singapura beneficia

produtos IG

No âmbito do Acordo de Comércio Livre UE-Singapura, Singapura irá introduzir um registo de Indicações Geográficas (IG) especial na sua legislação nacional. Este será aberto a uma lista de 196 produtos da UE que serão determinados pelos seus estados-membros. Estima-se que esta situação entre em vigor não antes de 2016.

Consulte aqui a lista de produtos IG negociada no Acordo de Comércio Livre UE-Singapura.

Rotulagem: Esclarecimento sobre a Aplicação do

Regulamento (UE) N.º 1169/2011

No seguimento de várias diligências tomadas pela APIC no sentido das Autoridades Nacionais permitirem aos operadores económicos esgotar os

stocks de rótulos que haviam sido produzidos em

conformidade com o Reg. N.º 1169/2011 com a menção “Embalado em atmosfera protegida”, entretanto alterada para a menção correta e sempre utilizada pela indústria “Embalado

em atmosfera protetora”, a DGAV publicou um esclarecimento sobre este assunto.

Consulte aqui o referido Esclarecimento.

Consulte aqui a carta que a APIC enviou ao Sr. Diretor-Geral de Alimentação e Veterinária sobre este assunto.

(6)

Obrigações dos Operadores na Identificação de Suínos

vivos para Abate

Foi publicado pela DGAV um esclarecimento que apresenta de forma resumida as obrigações e responsabilidades de cada um dos operadores ao longo da cadeia e do ciclo de vida dos suínos em matéria de identificação animal.

Consulte aqui o documento.

Deteção e Remoção de Corpos Estranhos em Carcaças

A DGAV elaborou um esclarecimento sobre os procedimentos a implementar no caso de deteção de corpos estranhos em carcaças de animais abatidos para consumo humano, nomeadamente a remoção dos identificadores eletrónicos em equídeos e as agulhas partidas por acidente durante o maneio nas explorações.

Consulte aqui o documento completo.

Segurança Alimentar - Utilização de Biocidas

Foi publicado, pela DGAV, um documento com esclarecimentos sobre a utilização de Biocidas. Este destaca as regras para a utilização destes produtos no sector alimentar, a rotulagem dos mesmos e os incumprimentos mais frequentes.

(7)

Novo Procedimento para Atribuição do Número de

Controlo Veterinário a Novos Estabelecimentos

A partir de 1 de janeiro de 2015, a atribuição dos Números de Controlo Veterinário aos novos estabelecimentos, bem como a atualização de dados dos mesmos passará a ser feita exclusivamente no SIPACE - Sistema de Informação do Plano de Aprovação.

Consulte aqui o esclarecimento da DGAV sobre este assunto e aqui o site do SIPACE.

Registo de temperaturas e controlo metrológico de

registadores automáticos

A DGAV publicou um Esclarecimento relativo ao controlo da cadeia de frio, registo e controlo metrológico de registadores automáticos de temperaturas. Este visa especificar os requisitos metrológicos e técnicos dos sistemas de registo automático de temperatura.

Consulte aqui o documento.

Autoridade de Segurança Alimentar do Reino Unido

publica estudo sobre a avaliação da Rotulagem do País

de Origem

Um estudo elaborado pela Autoridade de Segurança Alimentar do Reino Unido com o objetivo de avaliar a Rotulagem do País de Origem analisou 96 amostras de alimentos que incluíam carnes de bovino, suíno e cordeiro, sumo de maçã, tomate e mel, e não identificou casos de alimentos à venda com uma menção incorreta no que respeita ao país de origem, sendo que das amostras de alimentos analisadas, 78 estavam coerentes com a menção indicada e 18 foram identificadas para investigação de acompanhamento.

(8)

O Futuro da Europa é a Ciência

A APIC esteve, em representação da Associação Europeia das Carnes, na Conferência "O Futuro da

Europa é a Ciência", organizada pela Comissão

Europeia e que decorreu na Fundação Champalimaud, em Lisboa, entre os dia 06 e 07 de outubro.

O relatório do Conselho de Aconselhamento para a Ciência e Tecnologia, apresentado nesta conferência, considera que os três principais desafios para ciência e a inovação na Europa nos próximos anos serão a saúde, o emprego, e os recursos e energia.

Consulte aqui o programa, as palestras e debates ocorridos nesta conferência.

Dia Mundial da Alimentação

A APIC participou no dia 16 de outubro, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, no Fórum «Inovação Agroalimentar: Oportunidades e

Desafios no Combate ao Desperdício» que

juntou em debate a Investigação, a Produção, a Transformação, a Distribuição, a Restauração, Organizações de Defesa do Consumidor e ONG’s.

Este evento, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, deu ainda relevo ao facto de 2014 ser o Ano Europeu contra o Desperdício Alimentar e Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Consulte aqui toda a informação sobre este evento.

5º Congresso da FIPA

A APIC esteve presente no 5º Congresso da Indústria Portuguesa Agroalimentar que este ano teve como tema “Competitividade e Crescimento”.

(9)

Neste evento foi apresentado um trabalho desenvolvido entre a FIPA e a Deloitte que visou estabelecer as expectativas dos empresários sobre o potencial de evolução do sector até 2020. Consulte aqui o referido trabalho.

Nos painéis de debate foram abordados os principais desafios que se colocam à economia nacional, aos consumidores e ao panorama da sustentabilidade.

Consulte aqui toda a informação sobre este evento.

Atualização do Salário Mínimo

vs

Tabela Salarial

Em outubro de 2014 o salário mínimo nacional foi atualizado para €505,00, e estará em vigor de 1 de outubro de 2014 e 31 de dezembro de 2015 - Decreto-Lei 144/2014.

As empresas Associadas da APIC atualizaram a retribuição mensal mínima dos seus trabalhadores, o que no caso da tabela salarial em vigor (2009) implicou a atualização das categorias XI, XII, XIII e XIV.

Legislação Nacional e Comunitária – 2014

REGULAMENTO (UE) N.º 966/2014 DA COMISSÃO de 12 de setembro

de 2014 que altera o anexo do Regulamento (UE) n.º 231/2012, que estabelece especificações para os aditivos alimentares enumerados nos anexos II e III do Regulamento (CE) n.o 1333/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho, no que diz respeito às especificações para o propionato de cálcio.

REGULAMENTO (UE) N.º 1098/2014 DA COMISSÃO de 17 de outubro

de 2014 que altera o anexo I do Regulamento (CE) n.º 1334/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito a determinadas substâncias aromatizantes.

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N.º 1114/2014 DA COMISSÃO de 21 de outubro de 2014 que

altera o Regulamento (CE) n.º 2075/2005 que estabelece regras específicas para os controlos oficiais de deteção de triquinas na carne.

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 29 de outubro de 2014 que altera o anexo III

da Decisão 2007/777/CE no que diz respeito aos requisitos de sanidade animal em matéria de triquinas incluídos no modelo de certificado veterinário para as importações na União de determinados produtos à base de carne derivados de suínos domésticos.

(10)

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N.º 1218/2014 DA COMISSÃO de 13 de novembro de

2014 que altera os anexos I e II do Regulamento (UE) n.º 206/2010 no que diz respeito aos requisitos de sanidade animal em matéria de triquinas incluídos no modelo de certificado veterinário para as importações na União de suínos domésticos destinados a reprodução, rendimento ou abate e de carne fresca desses animais.

Retificação do Regulamento (UE) n.º 1169/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios, que altera os Regulamentos (CE) n.º 1924/2006 e (CE) n.º 1925/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho e revoga as Diretivas 87/250/CEE da Comissão, 90/496/CEE do Conselho, 1999/10/CE da Comissão, 2000/13/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, 2002/67/CE e 2008/5/CE da Comissão e o Regulamento (CE) n.º 608/2004 da Comissão.

REGULAMENTO (UE) N.º 1327/2014 DA COMISSÃO de 12 de dezembro de 2014 que altera o

Regulamento (CE) n.º 1881/2006 no que diz respeito aos teores máximos de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH) em carne e produtos à base de carne fumados de modo tradicional e em peixe e produtos da pesca fumados de modo tradicional.

www.apicarnes.pt

Visite o site da APIC na área reservada a Associados e consulte: as últimas cotações nacionais e europeias de suínos e bovinos; as últimas atualizações de legislação nacional e comunitária; noticias relacionadas com o sector, entre outros.

Referências

Documentos relacionados

A estabilidade do corpo docente permanente permite atribuir o conceito muito bom, segundo os parâmetros da área, para o item 2.2 (pelo menos 75% dos docentes permanentes foram

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

Porém, a partir dos meados do século XIV, e até antes para algumas regiões como o Baixo-Alentejo ou o concelho de Santarém, medidas defensivas, procurando conservar as matas para

As demonstrações financeiras consolidadas anexas foram preparadas no pressuposto da continuidade das operações, a partir dos livros e registos contabilísticos das empresas incluídas