• Nenhum resultado encontrado

CURRICULUM VITAE. Artur Manuel Chambel Silvério MORADA :

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURRICULUM VITAE. Artur Manuel Chambel Silvério MORADA :"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

B.1 EXPERIÊNCIA ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE

A. DADOS PESSOAIS

NOME : Artur Manuel Chambel Silvério MORADA : Rua Manuel Almeida Vasconcelos.

Lt. 34 Sb/Cv. Esq. 2775-713 Carcavelos TELEF. 918113117 ou 214549050 E-MAIL: artursilverio@naturiberica.pt NATURALIDADE : S. Facundo-Abrantes D. NASCIMENTO : 02/10/64 B. IDENTIDADE : 6465517, 06/12/94, Lisboa Nº. CONTRIBUINTE : 184128471 B. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Licenciatura em Biologia (ramo de Recursos Faunísticos e Ambiente), pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Pós-Graduação em " Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental na Perspectiva da União Europeia" na Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa.

.

Realização de um estágio profissionalizante que teve como tema "Efectivo populacional e utilização do espaço pela Perdiz-vermelha numa reserva de caça Associativa"

C. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

1. Desde Fevereiro de 2002 responsável pelo Departamento de Monotorização e Acompanhamento Ambiental na empresa Naturibérica Lda, (Estudos e Divulgação em Biologia). Trabalhos de Monitorização mais relevantes efectuados:

- Programa de monitorização das aves nidificantes das Salinas do Samouco (em curso desde 1996);

- Programa de monitorização da Avifauna da ponte Vasco da Gama (em curso desde 1996);

- Concepção e Planeamento do Projecto “Monitorização por Satélite da Águia- Perdigueira (Hieraaetus fasciatus) em Meirinhos.

(2)

- Programa de Acompanhamento Ambiental da Estrada Nacional EN379-1 Entre Outão e o Portinho da Arrábida – Tratamento e Estabilização das Encostas

2. 2001

Conjuntamente com o Dr. Pedro Santos efectuou um estudo promovido pela Direcção Geral das Florestas designado “Estudo estratégico do impacto do período venatório no ciclo reprodutivo do javali”.

Responsável pelo estudo e monitorização da situação da espécie prioritária da fauna, o Lince-Ibérico, em dois dos pontos da Rede Natura 2000, Cabrela (PTCON00033) e Comporta-Galé (PTCON00034). Efectuado para o Centro de Estudos de Ecossistemas Mediterrânicos (CEEM), da Universidade de Évora, no âmbito Projecto Rede Natura 2000 da Península de Setúbal-Sado (Programa LIFE-NATURA).

Coordenação da 7ª Campanha de Observação da Migração de Aves Planadoras Sagres 2001, organizada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

3. 2000

Conjuntamente com o Dr. Pedro Santos efectuou um estudo promovido pela Direcção Geral das Florestas designado “Estudo estratégico do impacto do período venatório no ciclo reprodutivo do javali”.

Identificação e delimitação de zonas com aptidão cinegética; quantificação de potencialidades dessas áreas; análise financeira e viabilidade económica das áreas. Estudo efectuado para a Câmara Municipal de Évora com vista à elaboração do respectivo Plano Director Municipal

4. 1999

Conjuntamente com o Dr. Pedro Santos efectuou um estudo promovido pela Direcção Geral das Florestas designado “Estudo estratégico do impacto do período venatório no ciclo reprodutivo do javali”.

Entre Maio e Dezembro de 1999, contratado pela Direcção Geral do Ambiente para integrar a equipa do programa “Contratos de Adaptação Ambiental (C.A.A)”. Este projecto forneceu ajuda e informação aos diversos sectores de actividade industrial Portuguesa, de modo a que estes estejam aptos a cumprir a legislação ambiental nos domínios dos Resíduos, da Água, do Ar e do Ruído. Neste âmbito fez parte da equipe responsável pela sistematização e análise da informação recebida.

5. 1998

Elaboração do Plano de Ordenamento de Albufeira (P.O.A), da Barragem de Vale de Gaio, realizado pela Universidade de Évora. Responsável pela análise realizada ao grupo dos mamíferos.

Conjuntamente com o Dr. Pedro Santos efectuou um estudo promovido pela Direcção Geral das Florestas designado “Estudo estratégico do impacto do período venatório no ciclo reprodutivo do javali”.

(3)

6. 1997

Previsão do impacto dos parques de energia eólica na avifauna, para o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Estudo executado para a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Este trabalho teve como principais objectivos, o estudo da interacção entre aves e as turbinas eólicas, e o aconselhamento de medidas mitigadoras.

Colaboração com o Dr.Pedro Santos Investigador do Departamento de Ecologia da Universidade de Évora no projecto hibridização entre o Javali e o Porco doméstico de montado, e a evolução e actual situação demográfica das populações de javalis a sul do Tejo.

7. Entre 1995 e 1996, bolseiro de investigação do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências de Lisboa, no projecto “Impacto das Barragens na Distribuição e Ecologia da Lontra”.

Em 1996 colaborou na execução de um estudo sobre "Determinação da abundância relativa de aves de rapina através da realização de censos de automóvel", realizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves com o apoio da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica.

8. Em 1995 fez parte do grupo coordenador da 4ª Campanha de Observação da Migração de Aves Planadoras Sagres 1995, organizada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves em colaboração com a Área de Paisagem Protegida do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

9. Em 1993 recenseamento e respectivo plano de ordenamento cinegético da população de Perdiz-Vermelha para a Associação Lusocaça, na Reserva de caça associativa Nº1511.

C.1. Estudos de Impacto Ambiental e Monitorizações

Ver Anexo A

D. PUBLICAÇÕES

SILVÉRIO A., (1998) Aves Planadoras e Energia Eólica Na Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano. Sociedade Portuguesa de Estudos de Aves(S.P.E.A). 24pp

FERNÀNDEZ~LLARIO, P., MATEOS-QUESADA, P., SILVÉRIO, A ,SANTOS P., (2003 ) Habitat effects and shooting techniques on two wild boar (Sus srofa) populations in Spain and Portugal. Zournal Jadwiss. 49:120-129.

FONSECA,C.,P.SANTOS,A.MONZÓN,P.BENTO,A.ALVES DA SILVA,J.ALVES,A.

(4)

G. ACTIVIDADES COMPLEMENTARES

boar (Sus scrofa Linnaeus, 1758) populations of Portugal.. Galemys Review,16 (NE): 53-65.

E. COMUNICAÇÕES

TOMÉ, R., SILVÉRIO, A. e ROSÁRIO, L. (2001). Plano de Gestão para o Lince-ibérico Lynx pardina nos Sítios da Rede Natura 2000 da região de Setúbal. 2º Congresso Nacional de Conservação da Natureza. Lisboa.

SILVÉRIO, A ; CHUMBINHO, A ; CARVALHO, T; PINTO, I.( 2003) Monitorização e gestão da nidificação da Andorinha-do-mar-anã (Sterna albifrons) do Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus)e do Perna-longa (Himantopus

himantopus ) nas Salinas do Samouco. IV Congresso de Ornitologia da S.P.E.A. II

Jornadas Ibéricas de Ornitologia

F. OUTRAS HABILITAÇÕES

Curso de Metodologias de Elaboração de Planos de Gestão de Zonas Húmidas (2003). Este curso foi organizado pelo Instituto de Conservação da Natureza, em colaboração com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Assistiu às 1ªJornadas Sobre a Conservação de Mamíferos 1993,organizadas pela SECEM - Sociedad Española de Conservacion y Estudos de Mamíferos

Participou no Iº Congresso Ibérico de Caça 1992, organizado pela ERENA - Projectos de Ordenamento e Gestão de Recursos Naturais, Lda.

É membro da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (S.P.E.A), associação sem fins lucrativos, fundada em 1993 para o estudo e conservação das aves e dos seus habitats

É sócio fundador da Liga do Mar. A Liga do Mar tem com objectivo promover os aspectos da ecologia social e urbana, a elevação dos valores humanos e civilizacionais, mantendo por finalidade a melhoria da qualidade de vida num ambiente de vida sadio e ecologicamente equilibrado.

(5)

1. É detentor da carta de condução de ligeiros L-1 145 842, 31/12/86. 2. Fala e escreve as línguas francesas e inglesa.

3. Conhecimentos de informática na óptica do utilizador (ambiente Windows) 4. Conhecimentos nos programas de análise estatística(S-PLUS e STATISTICA)

(6)

ANEXO A

Monitorizações e Acompanhamentos Ambientais

Monitorização Avifauna da Variante entre a Estação do Pinheiro e o Pk 94 da Linha do Sul - 1.ª Fase - 2

Monitorização da Fauna e Flora do Pinhal do Atlantico - pré construção

Monitorização da Fase de Pré-Construção do projecto Amendoeira Golfe Resort

Monitorização da Avifauna Parque Eólico das Meadas (Lamego)

Monitorização da Fauna e Flora da Scut Interior norte lanço A-IP5 Castro de Aire Sul

Acompanhamento Ambiental do IP 2 – Nó de Castro Verde ( A2) – Castro Verde

Acompanhamento Ambiental do Loteamento da Herdade do Pinheirinho

Programa de monitorização da Estrada Nacional E. N 315 – Sardão-Meirinhos.

Caracterização da fauna flora e vegetação da Zona Mineira de Aljustrel

Prospecção do Rato de Cabrera (Microtos Cabrerae) no Troço 2 IC1/Ferreira do Alentejo.

Levantamento de Fauna e Flora no âmbito da Caracterização da Situação Ambiental de um Plano de Pormenor na Arrentela.

Cadastro Florestal do Alto do Pina

Estudo de Incidências Ambientais do Alto do Pina

Estudos de Impacte Ambiental

Estradas

EIA da EN 8-2 entre o Ramalhal e Santa Cruz. Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Incidências Ambientais do CRIMA 3ª Fase - Ligação da EN9 à EN116 (Sobreiro). Elaboração do Relatório de Fauna

(7)

Estudo de Impacte Ambiental Projecto Execução Variante à EN3 (1ª Fase) - lanço Variante à EN114 (Nó 1) e a EN3 (Portela das Padeiras-Santarem). Elaboração do Relatório de Fauna. Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental do sub-lanço do IC6 Venda de Galizes/Covilhã.(Covilhã). Elaboração do Relatório de Fauna

EINCA da CRIMA _ Ligação da EN9 á EN 116 (Sobreiro). Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental (Estudo Prévio) Variante à EN 233 e EN 326 - Ligação do PEC. Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental (Estudo Prévio) Parque Empresarial da Cortiça ao Nó de Gião da A 32 -

Empreendimentos Turísticos

Estudo de Impacte Ambiental do Autodromo Internacional do Algarve. (Portimão ). Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental da implantação do Complexo turístico da Barragem do Monte da Rocha (Beja). Elaboração do Relatório de Fauna e Flora .

EIA de um conjunto turístico a localizar na herdade de pegos claros – Palmela

Estudo de Impacte Ambiental da implantação do Complexo turístico da Quinta da Torre (Torres Novas). Elaboração do Relatório de Fauna e Flora .

Estudo de Impacte Ambiental do Campo de Golf “Cegonha Negra” Vale de Gaia (Belmonte). Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental do Campo de Golf “Pérola da Lagoa” (Óbidos). Elaboração do Relatório de Fauna e Flora.

Estudo de Incidências Ambientais do Conjunto Turístico “Cabo da Roca – Turismo e Natureza”

Estudo de Impacte Ambiental do Empreendimento Turístico Dunas Clube de Santa Cruz. Estudo de Impacte Ambiental (Estudo Prévio). Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Viabilidade Ambiental da Herdade do Corte Velho. Estudo de Impacte Ambiental (Estudo Prévio). Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental do Empreendimento Turístico de Valada. Estudo de Impacte Ambiental (Estudo Prévio). Elaboração do Relatório de Fauna

(8)

Centros comerciais Fábricas

Estudo de Impacte Ambiental Centro Comercial de Alverca. Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental multiusos oriente Moscavide Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental do Centro Comercial de Loulé. Elaboração do Relatório de Fauna

.

Estudo de Impacte Ambiental do Centro Comercial do Montijo. Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental de um Retail Park em Fafiãos – Matosinhos. Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental da Fábrica Swewdwood em Portugal (Paços de Ferreira).. Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental. do Centro Comercial de Loulé. Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental da Área de Negócios do Sotavento Algarvio ( Castro Marim). Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental do Complexo Comercial dos Cabos D´Ávila. Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental Santarem retail park. Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental do Aviário da Avipronto Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental da Zona 2 da ZLIS. Elaboração do Relatório de Fauna

Diversos

Estudo de Impacte Ambiental de uma Barragem para o Rio Pavia(Açude1). Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental da Barragem Vale do Mato. Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental da Barragem do Vale de Mato (Évora). Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental da Barragem do Vale da Casca (Odemira). Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental Mini-Aproveitamento Hidroeléctrico da Moquinha (Mirandela). Elaboração do Relatório de Fauna

(9)

Aditamento ao EIA do Aproveitamento Hidroagrícola da Herdade do Vale da Casca – Barragem do Vale da Casca Velho e Barragem do Vale da Casca Novo

Estudo de Impacte Ambiental das Explorações de Pedra à Calçada Portuguesa no Parque Natural de Serra de Aires e Candeeiros. Elaboração do Relatório de Fauna

Estudo de Impacte Ambiental do Centro de Triagem e Ecocentro da Valorsul. Elaboração do Relatório de Fauna;

Estudo de Incidências Ambientais dum Parque Eólico na Guarda Elaboração do Relatório de Fauna

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Tais orientações se pautaram em quatro ações básicas: apresentação dessa pesquisa à Secretaria de Educação de Juiz de Fora; reuniões pedagógicas simultâneas com

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Em primeiro lugar, faremos uma análise pontuando algumas considerações acerca do marco da Assistência Social dentro do contexto da Constituição Federal de 1988, destacando a

Raichelis 1997 apresenta cinco categorias que na sua concepção devem orientar a análise de uma esfera pública tal como são os conselhos: a visibilidade social, na qual, as ações e

Derivaram de ações capazes de interferir no dimensionamento desta unidade, especialmente que atuassem sobre as vazões e qualidades de água a demandar e